Notícias

Coluna do Torcedor: “Flamengo e o surgimento do mito do projeto hegemônico”

Desde o início da gestão EBM, nosso Flamengo mergulhou em um processo de profissionalização sem precedentes, o que vem permitindo um aumento gradual na capacidade de investimento do clube. O que esperam todos os torcedores é que este seja um caminho sem volta, que nos leve ao posto merecido de principal potência do futebol brasileiro.

Essa história, porém, todos já conhecem. Ocorre que, ao largo desse processo de aperfeiçoamento, existem muitas partes dispostas a desqualificar este trabalho e atrapalhar nossos planos, pois sabem que, com um Flamengo forte, dificilmente conseguirão fazer frente às nossas cores.

Nesse cenário, surgiram discursos pouco amigáveis e condutas nada leais principalmente por parte dos presidentes de Vasco e Botafogo, aliados da Federação do Rio e os maiores opositores políticos atuais do Flamengo. Durante um tempo, acreditou-se por parte da diretoria rubro-negra que o Fluminense poderia ser um aliado em tais embates, fato que vem se apresentando cada vez mais improvável, o que tornou-se evidente após as declarações do presidente Abad sobre os planos do Flamengo para o Maracanã.

Fato é que, quando estão à tona assuntos que envolvem mais de um clube, com destaque para cotas de TV e estádio, nossos três maiores rivais se unem contra nós e nos acusam de possuir o que chamam de um “projeto hegemônico”.

Todos sabemos que uma das maiores discussões atuais é a definição de uma solução definitiva para a questão do estádio, seja no sonho de administrar o Maracanã ou então para não depender mais dele. Contudo, essa jornada não será fácil e parece que, pelos recentes acontecimentos, daqui em diante seremos nós contra tudo e contra todos.

O discurso do presidente do clube das laranjeiras, que foi recebido com surpresa pela diretoria rubro-negra, é repleto de contradições. Acusa o Flamengo de querer o Maracanã só para ele, mas ignora que o clube já deixou claro em diversas oportunidades que abrirá as portas para todos que lá quiserem atuar. Para manter o bom contrato que possuem com o consórcio, nosso rival na final do estadual desconsidera a possibilidade de parceria para uma futura administração em conjunto e faz isso pensando apenas nos próprios interesses. Diz ainda que o Maracanã foi construído com dinheiro público, mas ignora que o Engenhão também foi levantado às custas do bolso do contribuinte e hoje é gerido unicamente pelo Botafogo, que inclusive impõe barreiras para outro clube utilizar o equipamento.

Na minha visão, o Flamengo encontra-se numa situação em que nenhum outro clube no Rio “fala a língua” de nossa atual diretoria, nos restando apenas lutar pelos nossos próprios interesses e não abrir mão de nossos direitos. Se quiserem entender isso como um projeto hegemônico, que entendam, o futuro lhes dará a resposta e mostrará qual projeto trará maiores resultados.

Por hora, esqueçamos parceria com Fluminense ou qualquer outro clube! Se for necessário elaborar proposta para assumirmos integralmente a gestão do Maraca em caso de nova licitação, assim o faremos, temos capacidade pra isso! Se for para adquirir um terreno visando a construção do nosso tão sonhado estádio próprio, seguiremos adiante. O importante é continuar apoiando a nossa diretoria, já que hoje temos a dádiva de possuir uma direção que realmente luta pelos interesses da Nação Rubro-Negra, o que sempre foi o sonho de 10 entre 10 flamenguistas.

Por mais que os rivais tentem nos isolar, o Flamengo jamais estará sozinho, pois por trás dele existe uma gigantesca Nação de 40 milhões de torcedores. Seguiremos em frente!! SRN

Bernardo Mesquita


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Muito coerente a matéria é de fato demonstra o que sempre aconteceu no Rio de janeiro ,todos contra o Flamengo.
    Talvez seja a deixa quê precisávamos pra ir pra licitação sozinhos ou partir de fato é de direito pra construção do nosso estádio, Vamos Flamengo lutar por dignidade .

  • Gostei do texto. Esta diretoria é um achado pro Flamengo, fez o clube brigar por titulos na base do planejamento e não na base da sorte como foi o título de 2009, acho que o torcedor devia ser mais consciente disso, mas parecem que tem memória curta das humilhações que passavamos devendo salário,contratando quem não podiamos pagar, sendo eliminados dos campeonatos que realmente importavam e sendo iludidos por carioquinha todo ano.

  • Estatégia bura desses clubes cariocas, o Fla descolou do futebol carioca a muito tempo, são clubes minúsculos com faturamento anual de 200 milhões, o Fla ja chegou na casa dos 500 milhões de faturamento anual e hj supera os paulistas. Ou o Flu se alia ao Fla e tenta se descolar dos nanicos cariocas ou morre abraçado.

  • Realmente os últimos acontecimentos tem mostrados facetas interessantes sobre o comportamento dos outros clubes do RJ, que só enxergam o próprio umbigo, uns deles mergulhados em administrações que por si só dão o cartão de visitas do clube.
    Volto a repetir que se pensarmos em estádio, o Maracanã é a nossa primeira opção até porque está pronto, precisar ser gerido de forma eficiente, além de todo o simbolismo que ele representa ao nosso clube.
    Mas paciência tem limite e nada mais justo do que pensar em plano paralelo de ter nossa casa e que compreenda realmente a nossa grandeza.
    O foco é mantermos firmes a nossa posição para o Maracanã independente da mesquinharia e idiotices praticadas pelos outros três presidentes, sobretudo, os de Botafogo e Vasco. Talvez uma aproximação com o Abad do Fluminense seja uma alternativa como aliado político neste imbroglio, mas temos que esperar mais ele estender a mão e reconhecer certa coisas do que propriamente mudarmos nossa conduta e princípios.
    O Maracanã ainda tera muito pano pra manga até por causa da morosidade da justiça e porque querem mesmo que o processo sempre e fique esquecido para se preparar plano da chamada oposição.
    O paralelismo em busca da casa própria já está em andamento pelo que percebo, verificações de terrenos, processo de venda do Morro da Viúva e cada vez mais a nossa solida situação financeira para angariar recursos e parceiros na empreitada.
    Esperemos os próximos capítulos...

  • O que precisar ter em mente é que a nossa grandeza os assusta e que a tal hegemonia é eminente. Ninguém quer o Flamengo com o Maracanã, pois sabem que com ele, é a ilha, faremos 140 mim/ano com a torcida tranquilamente. Fora outras nuances. Mais, convenhamos, o futebol brasileiro merece a nossa hegemonia.

    • O plano de negócios do Fla pro Maraca é chegar nesse patamar de 140 mi/ano. Serão várias ações como retirar cadeiras retráteis e colocar assentos comuns para aumentar a capacidade e vender ingressos mais populares e também intensificar a exploração do complexo para visitações

      • 1.Museu do Flamengo
        2.Estátua do Zico
        3.Loja oficial do Flamengo
        4.Vendas dos Camarotes
        5.Vendas das placas de publicidade
        6.Transformar em um ícone de turismo
        7.Aluguel para empresas realizarem eventos
        -lançamentos de produtos
        -workshops
        -seminários
        8.Vendas do names righting
        9. Aluguel para os maiores shows internacionais do RiodeJaneiro
        10. Aluguel do estádios para ( Vasco, Fluminese jogar clássicos e decisões )
        11. Arrecadação com alimentação nos dias dos jogos ( alugando os bares )
        12. Aluguel de stands para empresas de varejo nos dias dos jogos.
        13. Customização das cadeiras com a marca de algum patrocinador

        Enfim são dezenas de ações para otimizar a renda do maior do mundo

        • O problema é que o maracanã. é tombado por exemplo não pode vender naning rights

  • A verdade que agora o fla esta no patamar acima de todos o bandeira esta investindo o que pode o torcedor tem que entender agora e so melhora o maracana vao fazer tudo para atrapalhar com maracana o fla fica embativel em 3anos o clube mais rico do brasil demos 3 passos para tras agora pra frente e so alegria.

    • Cara, seus comentários são bem sensatos, mas se melhorar a pontuação serão ainda melhores. SRN

  • Ótimo texto! Concordo que o Flamengo está sozinho, mas não acredito que por muito tempo, pois quando a boa gestão começar a refletir em títulos o mengão acabará influenciando os outros a terem uma gestão mais profissional. Você não era o escritor do Gol do Mengão!? Era um blog bem legal... tente voltar com ele!

    • Não é bem assim nao,! Boas gestões no futebol tem vários clubes, a diferença é que o Flamengo é uma potência econômica.

      • Concordo, Eduardo. Outros clubes possuem boas gestões, o problema é que o potencial econômico deles é muito inferior ao do Flamengo.

  • A torcida agora tem q para de mimi quando perde vamos agradece a gestao bandeira o fla esta crescendo em 3anos seremos a maior potencia do brasil agora entenda a visao do bandeira o corinthias unico q poder bate de frente com a gente esta ruim das pernas palmeiras vive da crefisa o fla so depende da torcida agora pra frente e so vitoria acredita nacao.

    • Em 3 anos jogando com Muralha, Pará, Vaz, Araujo, Arão, Gabriel e até Guerrero seremos motivos de chacota. Não vamos ganhar nada além de Carioca, torneio da Disney ou Primeira Liga.

      • Estamos qualificando o time ano a ano... com o tempo chegamos lá...

      • Muralha excelente goleiro. Teve 1 falha aí todo mundo pega corda. 3 meses atras foi convocado, era o melhor goleiro do Brasil.
        Para deu a volta por cima, surpreendeu a todos, tá jogando muito.
        Vaz, se não inventar, joga bem, mais não pra ser titular.
        Arao, é um dos melhores segundo volantes do país, também foi convocado pelo tite.
        Gabriel, concordo, horrível. Destestável.
        Agora o Guerreiro, está vivendo o melhor momento pelo time, a melhor média de Golã da carreira do cara é agora, ai a torcida taca pau no cara de novo.... pelo amor de Deus

  • Uma divida de 750 para 390 isso e pra quem e serio demais num brasil aonde mechemos so tem roubo deus e rubro negro.

  • Acredito que nossa gestão já influência no futebol Brasileiro pois os outros torcedores estão vendo que quando os dirigentes tem competência e trabalham em prol do clube as mudanças acontecem para melhor, infelizmente essa mudança ainda não se refletiu para dentro de campo porém acredito que é só uma questão de tempo para que isso ocorra, no mais é como está escrito acima, estamos sozinhos nesta caminhada pois uma potência como o Flamengo vai ser difícil de segurar, e isso incomoda muita gente, eles vão usar de todos os artifícios para tentar nos parar, desde impedir que consigamos um estádio para fortalecer ainda mais o nosso clube até começar a fazer tramoias dentro de campo.

    SRN #SeFicarPutoÉPior

Notícias recentes

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Filipe Luís abre o jogo sobre futuro no Flamengo: “Se não ganhar a próxima partida, não estarei aqui”

Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…

15/11/2024

Landim garante que Flamengo vai contratar atacante para substituir Gabigol

Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…

15/11/2024

Notícias do Flamengo hoje: Bruno Henrique suspenso, saída de De La Cruz e reviravolta de Gabigol

Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…

15/11/2024

De La Cruz esclarece sobre possível saída do Flamengo

De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…

15/11/2024

Veja as chances do Flamengo conquistar título do Brasileirão após empate contra Atlético-MG

Flamengo ainda tem chances matemáticas de título no Brasileirão O Flamengo ficou apenas no empate…

15/11/2024