Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Coluna do Torcedor: “Flamengo, uma herança, uma paixão”

Redação
Redação
Publicação: 10/05/2017
1 comentário
Atualização: 10/05/2017
Compartilhar

Ao nascer de uma criança, saliento, o fato mais encantador que pode vir para uma família tem aqueles velhos clichês… “Qual será o sexo do bebê?” “Se for menina; será Manuela” “Que mané menina; tenho certeza que é um molecão aí nessa barriga; vou nomeá-lo de Arthur”. 

Antes de dar continuidade, por favor, não julguem esse texto como “machista”, porque mulheres também amam futebol. Aliás, muitas de vocês dão de goleada em muito rapaz por aí.

Com o passar de alguns anos, o pequeno menino já com uma certa noção do que é futebol, (porque desde o descobrimento do sexo da criança, estava o pai com a bola nas mãos conversando com seu filho dentro da barriga da mãe) o leva para obter sua primeira experiência. Semelhante ao filme Rei Leão, na apresentação de Simba.

Após o “ritual”, se o projeto de gente virar para você e dizer “Papai, estou sentindo um frio dentro da barriga, mas não é dor de barriga” já era, como dizia Mano Brown “Esse não é mais seu, ó… subiu”.

Eis que surge um novo Rubro Negro, e assim se inicia o processo vitalício chamado, herança. 

Dicionário Rubro Negro:

Herança

Significado: Ato de partilhar sua paixão ao seu filho. 

Definição: 1 – Fase em que o projeto de gente apresenta sintomas de que está entendendo o que é ser Flamengo. 2 – É a parte em que ele descobre que será diferenciado perante aos seus amigos que não tiveram a mesma sorte de possuir DNA vermelho e preto.

Concluindo o processo vitalício, meu caro, é só levar o Arthur aos jogos, colocá-lo no meio da torcida para que o próprio sinta seu coração junto com a bateria e as batidas de mãos. Porém, aconselho a ter cuidado, pelo fato do menino já nascer campeão, sabemos que a marra vem desde a etapa inicial de vida, e para que ele possa ser um amigo suportável diante de seus colegas que integram a torcida arco-íris, acrescente fórmula “humildade”. Quer saber? não apresenta por$@ nenhuma, deixa o moleque ser feliz! a culpa não é dele se os outros gostam de ser considerados como “o ponto fora da curva”.

Para que essa etapa obtenha sucesso, leve seu filho em uma final de campeonato, pode ser estadual, nacional e quem sabe, uma internacional logo mais?

Agora o assunto vai para toda Nação!

Meu amigo, creio que o ponto auge de ser Flamengo vem sempre ao final de alguma conquista. Seja em um olhar para a torcida, até para o “Rodlindo” correndo cheio de lindeza que reside em seu rosto e dizer, “Como é bom ser Flamengo! Obrigado Senhor, por me dar esse privilégio de ser Rubro Negro”.

É de protocolo a equipe começar meia bomba, e com o decorrer da parte final, renascer em momentos improváveis. Ô time que gosta de nos fazer sofrer até os 35/38 minutos do segundo tempo! É de característica virar partidas nos acréscimos. Mas isso aí está no termo em que assinamos ao adquirir o direito de torcer por esse clube.

Provérbio Rubro Negro:

Cap. 1 – “Terás momentos de angústia, entretanto, lhe recompensarei com surpresas onde nunca descobrirás”

Suspeito de que algo conspira ao nosso favor na maioria das vezes. Quem é capaz de explicar o gol do Pet aos 43 contra o Vasco? Dentre outros. 

Por isso, quando se tem uma camisa vermelha e preta do outro lado do campo disputando uma final com seu time, recomendo que aguarde o apito final, não é apropriado cantar vitória mesmo que esteja faltando 5/10 minutos para findar o confronto. Dizem os Deuses supremos que ao efetuar esse ato de rebeldia, estarás fortalecendo cada vez mais a sua possível sentença. Quanto mais se pratica este delito, mais forte será o seu castigo, e realmente, esse time não é de Deus. Talvez só quando chegarmos no céu, tomaremos conhecimento do que acontece aqui na terra.

E essa felicidade preenche nossas almas com o apito final do juiz, por mais que esse personagem em toda história final possua caráter duvidoso, é ele o responsável por nos permitir selar a paz. Acompanhado de sorrisos, abraços, beijos, inúmeros choros de alívio. Nem o final dos filmes de Sessão da Tarde é mais bonito que nossas conquistas, usei um exemplo bem ruim, mas tudo bem.

Ser Flamengo é isso e muito mais, é como se fosse um conhecimento de senso comum, onde vivemos experiências novas ao logo dos anos e a cada conquista, descobrimos novos “enigmas”, novas emoções. É renovado de geração em geração, não tem um final. Só se faz expandir com a chegada do Arthur, Manuela e etc. 

É um amor renovável e eterno, como já diz o nosso hino ” Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer”

Caio Rodrigo


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Assuntos:ColunaFlamengoRUBRO-NEGROTorcedor
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
1 comentário
  • Gabriel Silva disse:
    10/05/2017 às 15:49

    Que texto sensacional! Definiu o que é ser Flamengo!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Real Madrid anuncia renovação de contrato com Vini Jr, cria do Flamengo

5 4

Próximo adversário do Flamengo, Vitória joga pela Copa do Brasil hoje; saiba onde assistir

@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Torcedores do Flamengo ‘invadem’ rede social de Luiz Henrique, alvo do clube

27 3

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

14 38
Brasileirão

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

8

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

10 12
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

11 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  2. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  3. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  4. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  5. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo