Neste post, mostro a vocês a evolução do Manto Sagrado ao longo dos anos e seus modelos. Claro que priorizo os Mantos Rubro-Negros, mas nada impede de mais para frente trazer uma postagem parecida com os uniformes número dois e até do numero três. Mas se liguem aí e digam qual modelo vocês mais gostam. Confiram:
Foi o primeiro uniforme utilizado no futebol, no jogo de estréia, o Flamengo vanceu o Mangueira por 16 a 2. Este uniforme durou até o jogo de 15/11/1913, Flamengo 1 x 0 América. Em 1995 foi relançada para homenagear o centenário do clube, porém somente utilizada em amistosos e neste ano apenas.
Cobra Coral
As cores da camisa eram iguais as da Alemanha que na época (final do ano de 1913) já era inimiga pública mundial. Sendo assim esta camisa também não durou muito tempo e em 28/05/1916 na derrota para o Bangu por 3×2 foi utilizada pela ultima vez.
A primeira camisa Rubro-Negra
O primeiro modelo da camisa rubro-negra foi criado em 04/06/1916 e durou até meados dos final dos anos setenta . A camisa foi usada nas conquistas dos três tricampeonatos estaduais 42-43-44/53-54-55/78-79-79 Especial).
Nova camisa Rubro-Negra
O modelo da camisa rubro-negra com as listras mais largas foi criada em 1980 e o CRF foi redesenhado. As três estrelas verticais em referência aos três tricampeonatos estaduais 42-43-44/53-54-55/78-79-79Especial) são adotadas no segundo semestre de 1980.
A camisa do primeiro patrocínio
Modelo da camisa rubro-negra, criado em 08/04/1984 no jogo Flamengo 3×0 América RJ, a novidade é o patrocínio, algo até então inédito no Brasil e usado até 1992, ano do pentacampeonato Brasileiro.
O primeiro Manto com a logo da CBF
Modelo de 1993, o primeiro modelo da Umbro com a logo da CBF na manga em alusão a Conquista do Campeonato Brasileiro em 1992. A camisa tinha as listras um pouco mais finas do que de anos anteriores.
Camisa do Centenário
Camisa usada no ano do Centenário do Flamengo em 1995. Seguindo o modelo de 1993, as listras eram mais finas e o vermelho predominava. Na manga da camisa tinha a logo FLA100 em alusão aos 100 anos do Flamengo naquele ano.
Modelo de 1996
Modelo usado em 1996. A camisa tinha o escudo tradicional do clube e a palavra Flamengo como uma espécie de marca d’água. A blusa trazia também no peito a marca BR da Petrobrás.
Modelo de 1998
Modelo usado em 1998. A novidade fica por conta do CRF dentro de um círculo e uma faixa branca abaixo da gola. As listras pretas são finas e as vermelhas mais grossas.
Última camisa da Umbro
Último modelo feito pela Umbro que foi usado nos anos de 1999 e no primeiro semestre do ano 2000. Com essa camisa o Flamengo conquistou o Bi Carioca em cima do Vasco. As listras são mais largas.
Camisa do Tri Carioca em 2001
Primeiro modelo feito pela Nike e usado no segundo semestre de 2000 a 2001. Com essa camisa, o Flamengo conquistou o seu quarto Tri Carioca. A novidade da camisa fica por conta da saída do CRF e a inclusão do escudo tradicional do Clube. A logo BR passa para as mangas da camisa.
Modelo Campeão da Copa dos Campeões
Modelo utilizado no segundo semestre de 2001 a 2002. A camisa trazia acima do escudo, quatro estrelas brancas em alusão ao Tetra tri Carioca e uma estrela dourada em alusão ao mundial de 1981. Com esse modelo, o Flamengo foi campeão da Copa dos Campões.
Modelo de 2005/2006
Modelo utilizado no segundo semestre de 2005 e primeiro semestre de 2006. A camisa tem o contorno preto. A novidade fica por conta da volta do CRF ao invés do escudo de anos anteriores.
Modelo de 2006
Modelo lançado em 2006. A única diferença do modelo anterior são as cores que foram invertidas. A camisa tem o contorno vermelho. Esse modelo sofreu variações no patrocínio como vamos ver a seguir.
Mudança no patrocínio
Camisa também usada em 2006. O modelo é o mesmo, mas saindo pela primeira vez da camisa o patrocínio Lubrax e estampando agora o Cartão Petrobrás.
Camisa Bi Campeã da Copa do Brasil em 2006
O mesmo modelo anterior, porém volta o patrocínio Lubrax e manga direita recebe a logo Podium e a esquerda o Cartão Petrobrás. Com essa camisa o Flamengo se sagrou Bi-Campeão da Copa do Brasil em 2006.
Modelo Campeão Carioca de 2007
Modelo utilizado a partir do segundo semestre de 2006 e foi utilizado até o início do segundo semestre de 2007. Com esse modelo o Flamengo conquistou o título Carioca de 2007.
Camisa da arrancada no Brasileiro de 2007
Camisa lançada no segundo semestre de 2007. A camisa faz alusão a 1981 com listras mais grossas. Com essa camisa o Flamengo deu a arrancada para o terceiro lugar no Brasileiro daquele ano.
Camisa usada na Libertadores 2008
Com o mesmo modelo de 2007 que foi usado até o fim do primeiro semestre de 2008. O Flamengo disputou a Libertadores com essa camisa. As novidades ficam por conta da numeração na frente, abaixo do patrocínio Cartão Petrobrás que está um pouco maior em relação ao ano anterior.
Primeira camisa da Olympikus em 2008
Essa camisa foi fabricada pela Olympikus. Idêntica ao modelo da Nike 2007/2008. Como havia um imbróglio judicial com a Nike na justiça, a empresa brasileira para se resguardar colocou três interrogações ao invés de sua logo no lugar da Nike. O Flamengo disputou algumas partidas com ela até a Nike vencer a liminar do Clube na justiça e o Clube ser obrigado a vestir a empresa americana novamente. Outra novidade era a volta do tradicional Lubrax no patrocínio máster.
Última camisa da Nike em 2009
Último modelo fabricado pela Nike que o Flamengo vestiu no segundo semestre de 2008 até o fim do contrato em julho de 2009. Com essa camisa o Flamengo iniciou a conquista do Penta-Tri.
Camisa do Penta-Tri em 2009
Essa camisa aqui é rara. O Flamengo rompeu com a Petrobrás após vinte e quatro anos de parceria e passou a jogar com a camisa limpa. Sem nenhum patrocínio. O Flamengo conquistou o Penta-tri com essa camisa e iniciou a campanha do Hexacampeonato Brasileiro com esse raridade.
Primeira camisa oficial da Olympikus em 2009
Foi o primeiro Manto desenhado pela Olympikus e lançado ainda em 2009, no mês de julho. Como o Flamengo não tinha patrocinador máster na época, a Olympikus estampou por três meses a sua própria marca.
Camisa da conquista do HEXA
Com essa camisa o Flamengo terminou o ano de 2009 conquistando o hexacampeonato. No ombro o patrocínio da Bozzano e no lugar da Olympikus Tube, a ALE que ficou até 2009. Foi c om esse Manto que Ronaldo Angelim marcou o gol histórico sobre o Grêmio.
Modelo com o escudo da CBF em 2010
Esse foi o segundo modelo desenhado pela Olympikus. Na manga trazia pela primeira vez o patrocínio da BMG e no peito a Batavo como patrocinador máster. A camisa é bonita, mas os patrocínios em desacordo com a tradição do uniforme, esconderam um pouco a beleza.
Modelo sem escudo da CBF e sem patrocínio máster
O Flamengo chegou a fazer algumas partidas em 2011 sem o patrocínio máster até usar o endereço do site antes do lançamento do novo uniforme. Aqui fica claro a beleza da camisa.
Modelo lançado em 2011 sem patrocinador
O modelo de 2011 foi lançado sem patrocinador máster o que causou furor na torcida. O Manto trazia somente o patrocínio da BMG na manga e no lado direito do peito o selo em comemoração dos 30 anos do mundial conquistado em 1981.
Modelo de 2011 com parceria da P&G
Esse modelo com o patrocínio da P&G que trazia a Gillette foi usada de setembro até o fim da temporada. O patrocínio não agradou muito a torcida.
Modelo 2012. Último fabricado pela Olympikus
Esse modelo marca a despedida da Olympikus como parceira do Flamengo. Também sem patrocinador máster, mas com a BMG na manga. Essa camisa sofreu diversas variações. A primeira delas é que diferente da que era vendida, a versão de jogo trazia o logotipo da UNICEF. Além disso houve as diversas mudanças como patrocinadores, endereços de promoções e divulgação do Sócio Torcedor.
adidas e Flamengo fizeram um lançamento diferente. Através de um site, os torcedores que desvendariam o novo Manto Sagrado. A cada participação, uma parte do Manto era revelado. A camisa nova também inspirada nos anos 80 com listras largas. A gola no estilo Henley e botões brancos causou certa polêmica nas redes.
Eu tenho a de 2001, a primeira da Nike e ganhei a de 2010, que como diz a matéria, é bonita masno logo da Batavo mata a camisa. Como foi presente, tá valendo.
Pra mim as menos bonitas são as da Umbro. Porque não existe camisa feia do Fla. Algumas nem são tão bonitas mas ficaram marcantes pelas conquistas.
As 4 da Adidas estão bonitas. SRN
COmo dizem, gosto cada um tempo o seu, mais vamos falar a verdade.
As camisas que a adidas fazia na decada de 80 eram bonitas, quando saiu e entrou a umbro, so fez camisetas feias, assim como a nike que so fez uma camisa bonita, que por sinal foi a ultima, de 2009. Trocando de patrocínio, a Olympikus também só fez camisetas feias, e agora a Adidas tem feito camisas mais bonitas pro flamengo, com destaque a de 2015 e 2016.
Essa nova camisa de 2017 encaixa muito bem com os patrocínios, apesar que achei meio feio o da CAIXA, que deveria ser centralizado na faixa preta, e não próximo a borda da faixa, fora isso, a camisa ficou sim Bonita.
MAs ainda gosto das camisa pretas cm detalhes em vermelho. As camisas alternativas são muito bonitas.
Muito legal… parabéns pelo texto…. essa de 1992 me marcou muito Acho uma das mais bonitas ….eu tinha meus 16 anos… lembro que quando fomos campeões no final do jogo desci e subi de joelhos 3 andares muito emocionado pagando promessa….kkkkkkk….meu joelho ficou todo lascado..kkkkkkkkkkk
Todas as camisas do Flamengo são bonitas…
Mas as da Adidas são as que eu gosto menos.
E no que diz respeito a cor, gosto dos modelos que têm um vermelho mais vivo, como nos modelos de 2015 e especialmente o de 2011.
E se lançassem o modelo”Cobra coral” com as faixas brancas um pouco mais finas, seria TOP…
Só um pequeno detalhe: A camisa da “cobra coral”, como o povo diz foi criada para coincidir com as cores do império alemão, uma espécie de homenagem à época. Posteriormente, o Brasil mudou de lado na guerra, deixando “o eixo” de lado e neste caso, o Flamengo preferiu trocar a camisa.
Claro que não. A listra branca foi colocada porque os remadores não concordavam que o futebol utilizasse a mesma camisa. Daí foi criada a Cobra Coral. Ela foi extinta sim por causa da guerra pelas cores coincidirem com a da Alemanha Nazista
Anteriormente ao fato da mudança de posicionamento do Brasil durante a guerra, os remadores já tinham negado a possibilidade das cores serem utilizadas no futebol. O Flamengo participou extraoficialmente no futebol antes de 1912. De 1903 à 1911, de forma experimental e jogou com camisa branca, exatamente por conta da negação dos remadores. O final da sua história foi o que eu disse, o resto não achei material comprobatório, só informações extraídas de blogs, etc.
Correção: em 1914 (até 1918), a Alemanha ainda era um Estado Imperial, não existia sequer nazismo durante a Primeira Guerra.
Esse post deveria ficar fixo em algum lugar do site, é muito importante e interessante termos esse tipo de comparação na hora que forem lançar mantos novos.
Sugiro que façam um com o segundo e terceiro uniformes também.
Várias dessas camisas foram subestimadas em seus lançamentos, houve reclamação no começo, mas depois idolatradas… como a última da Nike (a famosa Freddy Kruegger), a primeira da Olimpikus, a do Hexa, que me arrependo amargamente de não ter comprado por achar feia na época (hoje em dia é relíquia), a de 2015 EU particularmente não gosto muito, mas quem vai no Maracanã sabe que é uma das mais usadas pela galera, a de 2016 na minha opinião é a mais bonita do SÉCULO, é perfeita… e mesmo assim teve chiadeira no começo… a nova camisa 2017, também gostei, só acho que erraram na cor dos botões, se fossem vermelhos como a faixa em que estão, estaria perfeita também… Ótima postagem, façam para a camisa branca também!!!! Quem sabe até pras terceiras camisas!!!!
PS: A camisa branca 2015 é difícil achar alguma que se compare… pqp, incrível!!!
Exato. Tenho dos dois modelos de 2009. Comprei a da olypikus no lançamento. Quando recebi, a comparação com a da nike (que tb tenho) me fez pensar que o fla tinha feito burrada. A camisa da nike parecia melhor, tecido mais grosso, mais bem acabada. Mas ai usei a da olk num churras, suei pouquissmo e desencanei.
A camisa da nike de 2005, preta com listras vermelhas é bem mais bonita que a de 2006, vermelha com listras pretas. Eu tenho preferencia por modelos mais pretos que vermelhos. E gostei mt da ultima da nike, a freddy kruegger. Tenho a minha guardada. O modelo do ano passado foi melhor da Adidas. Tenho que me acostumar com esse novo.
Já eu o contrário! Desse modelo 2005/2006, eu tenho a que predomina o vermelho… e acho bem mais legal, rsrsrs… das que predominam o preto, a do tricampeonato de 2001 é a que eu mais curto (e é a única que eu gosto da fase Umbro também).
Excelente post!!!! Obrigado pela pesquisa.
Penta tri de 2009 eh a mais maneira
Boa pesquisa, parabéns!
Camisa usada até 92 era lindíssima
1984>2000>2016!
O modelo de 1987 continua insuperável e a primeira da Nike, espetacular, vêm na sequência.
Tai matéria f…!
Parabéns galera do site!
Hum… Patrocínio é mal necessário pois boa parte mata a beleza do manto.
A nova camisa vista pessoalmente e muito linda , não entendo quem achou feia . Gosto e que nem c# , cada um tem o seu .
A camisa atual é muito linda, realmente. é mais elegante. mas prefiro a anterior á essa.
Eu tenho a de 2001, a primeira da Nike e ganhei a de 2010, que como diz a matéria, é bonita masno logo da Batavo mata a camisa. Como foi presente, tá valendo.
Pra mim as menos bonitas são as da Umbro. Porque não existe camisa feia do Fla. Algumas nem são tão bonitas mas ficaram marcantes pelas conquistas.
As 4 da Adidas estão bonitas. SRN
Eu tenho a camisa de 2009 a última feita pela Nike e é muito bonita ainda bem q as camisas vem evoluindo nos últimos anos
COmo dizem, gosto cada um tempo o seu, mais vamos falar a verdade.
As camisas que a adidas fazia na decada de 80 eram bonitas, quando saiu e entrou a umbro, so fez camisetas feias, assim como a nike que so fez uma camisa bonita, que por sinal foi a ultima, de 2009. Trocando de patrocínio, a Olympikus também só fez camisetas feias, e agora a Adidas tem feito camisas mais bonitas pro flamengo, com destaque a de 2015 e 2016.
Essa nova camisa de 2017 encaixa muito bem com os patrocínios, apesar que achei meio feio o da CAIXA, que deveria ser centralizado na faixa preta, e não próximo a borda da faixa, fora isso, a camisa ficou sim Bonita.
MAs ainda gosto das camisa pretas cm detalhes em vermelho. As camisas alternativas são muito bonitas.
A de 2016 é a mais bonita.
Muito legal… parabéns pelo texto…. essa de 1992 me marcou muito Acho uma das mais bonitas ….eu tinha meus 16 anos… lembro que quando fomos campeões no final do jogo desci e subi de joelhos 3 andares muito emocionado pagando promessa….kkkkkkk….meu joelho ficou todo lascado..kkkkkkkkkkk
Qual pernambucano imita mais o Mengão, Santa Cruz ou Sport ?
Kkkkkkkkkkkkk
Gosto muito da do penta-tri.
Todas as camisas do Flamengo são bonitas…
Mas as da Adidas são as que eu gosto menos.
E no que diz respeito a cor, gosto dos modelos que têm um vermelho mais vivo, como nos modelos de 2015 e especialmente o de 2011.
E se lançassem o modelo”Cobra coral” com as faixas brancas um pouco mais finas, seria TOP…
ÓTIMA MATÉRIA!
Para dar uma melhorada, acho que podiam colocar o patrocínio da CAIXA no centro da faixa preta.
Realmente, os Mantos da nike deixaram a desejar. O resto é demais, principalmente as retrôs.
Esse logo da caixa é horrível.
Só um pequeno detalhe: A camisa da “cobra coral”, como o povo diz foi criada para coincidir com as cores do império alemão, uma espécie de homenagem à época. Posteriormente, o Brasil mudou de lado na guerra, deixando “o eixo” de lado e neste caso, o Flamengo preferiu trocar a camisa.
Claro que não. A listra branca foi colocada porque os remadores não concordavam que o futebol utilizasse a mesma camisa. Daí foi criada a Cobra Coral. Ela foi extinta sim por causa da guerra pelas cores coincidirem com a da Alemanha Nazista
Anteriormente ao fato da mudança de posicionamento do Brasil durante a guerra, os remadores já tinham negado a possibilidade das cores serem utilizadas no futebol. O Flamengo participou extraoficialmente no futebol antes de 1912. De 1903 à 1911, de forma experimental e jogou com camisa branca, exatamente por conta da negação dos remadores. O final da sua história foi o que eu disse, o resto não achei material comprobatório, só informações extraídas de blogs, etc.
Correção: em 1914 (até 1918), a Alemanha ainda era um Estado Imperial, não existia sequer nazismo durante a Primeira Guerra.
Esse post deveria ficar fixo em algum lugar do site, é muito importante e interessante termos esse tipo de comparação na hora que forem lançar mantos novos.
Sugiro que façam um com o segundo e terceiro uniformes também.
as de 1984-92 e 2001 são hors concours. fazem parte do imaginário popular quando se fala de flamengo.
a camisa do fla é única no mundo, sem clubismo.
Poderiam fazer essa nova camisa com gola polo, acho que essa gola de padre ficou estranha. Kkkkk
Várias dessas camisas foram subestimadas em seus lançamentos, houve reclamação no começo, mas depois idolatradas… como a última da Nike (a famosa Freddy Kruegger), a primeira da Olimpikus, a do Hexa, que me arrependo amargamente de não ter comprado por achar feia na época (hoje em dia é relíquia), a de 2015 EU particularmente não gosto muito, mas quem vai no Maracanã sabe que é uma das mais usadas pela galera, a de 2016 na minha opinião é a mais bonita do SÉCULO, é perfeita… e mesmo assim teve chiadeira no começo… a nova camisa 2017, também gostei, só acho que erraram na cor dos botões, se fossem vermelhos como a faixa em que estão, estaria perfeita também… Ótima postagem, façam para a camisa branca também!!!! Quem sabe até pras terceiras camisas!!!!
PS: A camisa branca 2015 é difícil achar alguma que se compare… pqp, incrível!!!
Exato. Tenho dos dois modelos de 2009. Comprei a da olypikus no lançamento. Quando recebi, a comparação com a da nike (que tb tenho) me fez pensar que o fla tinha feito burrada. A camisa da nike parecia melhor, tecido mais grosso, mais bem acabada. Mas ai usei a da olk num churras, suei pouquissmo e desencanei.
A camisa da nike de 2005, preta com listras vermelhas é bem mais bonita que a de 2006, vermelha com listras pretas. Eu tenho preferencia por modelos mais pretos que vermelhos. E gostei mt da ultima da nike, a freddy kruegger. Tenho a minha guardada. O modelo do ano passado foi melhor da Adidas. Tenho que me acostumar com esse novo.
Já eu o contrário! Desse modelo 2005/2006, eu tenho a que predomina o vermelho… e acho bem mais legal, rsrsrs… das que predominam o preto, a do tricampeonato de 2001 é a que eu mais curto (e é a única que eu gosto da fase Umbro também).
A mais bonita, pra mim, é a de 2001.Tanto a home, quanto a away (mais bonita até).
Me critiquem!
Também gosto da de 2001… Aliás, deveriam fixar esse post, e fazer mais… pras brancas, pras terceiras, pras de treino, de goleiro…
A minha primeira foi essa que tinha marca d’água
Faltou a Umbro do segundo semestre de 1992 e a da Final da Supercopa de 1993