Fantasmas renascem, Fla abusa de erros e nova eliminação fica por um fio

Compartilhe com os amigos

“Sem dúvida, no ano, essa foi uma das partidas em que tivemos o menor aproveitamento”. A frase do técnico Zé Ricardo explica mais ou menos a atuação do Flamengo na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, na última quarta-feira, no Serra Dourada, que garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Apesar da vitória, o Rubro-Negro, que estaria eliminado com qualquer derrota, sofreu bastante e quase repetiu o pesadelo da eliminação da Libertadores, vivido há uma semana e ainda muito fresco na memória dos jogadores, da comissão técnica e da torcida.

Tudo parecia correr tranquilamente bem. Afinal, se no fim de semana o Flamengo fez 3 a 0 no Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro, por que passaria dificuldade? Enganou-se quem assim pensou. Pressionado pela queda para o San Lorenzo na Argentina e a possibilidade de uma nova eliminação precoce, o Flamengo viu antigos fantasmas reviverem, falhas defensivas quase se tornarem gols adversários e os donos da casa desperdiçarem chances claras que aumentariam a ferida rubro-negra.

O time comandado por Zé Ricardo abriu o placar logo no início da partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, mas o gol, por incrível que pareça, não ajudou. Com a vantagem de poder até empatar àquela altura, por causa do 0 a 0 em casa, o Flamengo recuou e ficou acuado diante do Atlético-GO – muito mais por causa de falhas próprias do que por méritos dos goianos. Os erros de passe, por exemplo, tomaram conta das tentativas frustradas de saída de bola dos visitantes.

O Rubro-Negro, durante boa parte do confronto, viveu assim: tentava sair jogando, errava, era ameaçado, quase sofria o gol, recuperava a bola e dava chutão. Os volantes Márcio Araújo e Willian Arão não encontravam os laterais. Ederson, na criação, não funcionava. Guerrero, sozinho no ataque, pouco conseguia fazer. O Flamengo parecia acuado.

Sem Everton, Gabriel e Berrío, que costumam atuar pelos lados, mas estão lesionados, o Flamengo jogou com Trauco como “falso 10”, segundo Zé, e Rodinei aberto pela direita. Apesar dos quatro laterais em campo, já que ainda tinha Pará e Renê, o Rubro-Negro sofreu muito em jogadas de linha de fundo – principalmente pelo lado esquerdo da defesa.

O que também prejudicou – e muito – o desempenho do Flamengo foram os constantes erros de Rafael Vaz e Márcio Araújo em saídas de bola. O zagueiro, que, sejamos justos, vinha fazendo bons jogos, falhou em pelo menos três tentativas de afastar o perigo ou sair jogando: em uma ele protege a bola, tenta jogar para lateral, não consegue e é desarmado pelo adversário na linha de fundo; noutra rebate lançamento da zaga do Atlético-GO nos pés de um jogador dos donos da casa; e, por fim, passa fraco demais e vê o toque ser interceptado ainda no campo de defesa.

Márcio Araújo não ficou para trás. Errou em pelo menos quatro jogadas que poderiam ter complicado ainda mais a situação do Flamengo: tentou driblar na defesa e foi desarmado (o lance é duvidoso e a falta poderia ter sido marcada, é claro), errou passe de poucos metros para Renê perto do meio de campo, errou toque para Rômulo no meio de campo e deu o contra-ataque para o Atlético-GO e, por fim, demorou demais para se ajeitar com a bola também perto da linha central e deixou a zaga exposta após ser desarmado.

Muralha, por sua vez, saiu mal do gol em lances de perigo para os donos da casa, como bolas alçadas na área, e, quase sozinho, teve dificuldade para encaixar a bola no segundo tempo e poderia ter se complicado. O último lance, inclusive, retratou bem o nervosismo do Flamengo àquela altura. Sabia que uma derrota seria desastrosa por causa da eliminação da Libertadores.

Vamos aos números:
Finalizações: Atlético-GO 17×7 Flamengo
Passes errados: Atlético-GO 29×34 Flamengo
Bolas levantadas: Atlético-GO 17×9 Flamengo
Roubadas de bola: Atlético-GO 10×10 Flamengo
Faltas cometidas: Atlético-GO 16×17 Flamengo

O gol do Atlético-GO não saiu, porém, após nenhum erro retratado pelos números, mas depois de um que mostra exatamente a apatia e o nervosismo dos jogadores em campo: depois do lateral, Renê salta e perde no alto para o adversário, que ajeita de cabeça para Jorginho, livre e por trás de Rafael Vaz, empatar. Os rubro-negros praticamente não tiveram reação no lance. O próprio técnico Zé Ricardo admitiu, em entrevista coletiva, que os erros técnicos complicaram o posicionamento tático da equipe em campo.

O Flamengo, durante boa parte do jogo, não conseguia se organizar. Erros atrás de erros foram minando as possibilidades de uma recuperação para aliviar o sistema defensivo, pressionado constantemente pelo insistente Atlético-GO. Só o cruzamento-gol de Matheus Sávio foi capaz de limpar a barra rubro-negra.

A eliminação para o San Lorenzo na Libertadores, é claro, segue viva na memória de todos do elenco, da comissão técnica e da torcida e com certeza pairou sobre os jogadores durante os momentos de pressão do Atlético-GO no Serra Dourada. A má atuação, porém, também expõe a falta de peças de reposição para o técnico Zé Ricardo, que teve, mais uma vez, de improvisar laterais no meio de campo para suprir ausência de desfalques.

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Que jogo HORROROSO!!! esse ontem hein. Só me vem uma coisa em mente APATIA, e FALTA DE RAÇA!!!. De vez os caras demonstrarem vontade e mostrar pra torcida que esta tudo bem, que o jogo contra o San Lorenzo foi atipico, só mostra que o fla ta uma merda. Quero ver quando vier um adversário mais forte. Porra levar pressão do Atletico-GO?, fala sério né

  • O fantasma é puro e simplesmente esse: uma gestão de futebol equivocada. Um modelo de cobrança incompatível com a competitividade que exige o futebol moderno.

    Quando olhamos Bandeira, Caetano, Zé Ricardo, e até o Tanure, vemos as mesmas expressões no rosto; o mesmo jeito de falar; os mesmos discursos, tudo igual. Tudo igualmente passivo ao extremo, excessivamente pano quente. Suponho que o nível e a forma de cobrar também sejam as mesmas.

    Zé Ricardo é prof de educação física de escola pública. Acredita e precisava pregar essa história de todos tem sua importância, ninguém é pior nem melhor etc. Isso é bom lá, nem tanto na base, por onde passou, mas de forma nenhuma seria adequado a um time profissional.

    Não existe justificativa plausível para M.A, Rafael Vaz, Gabriel (que fique no DM pelos próximos 5 anos), Arão (que não tem correspondido) sejam titulares absolutos e inquestionáveis. Isso é inadmissível e inexplicável. Cartola de nenhum time campeão de títulos importantes deixaria algo assim acontecer. Por mais liberdade que seu treinador tivesse para trabalhar. O que acontece no elenco do Flamengo hoje é uma aberração da natureza.

    Eu disse no domingo antes da nossa “Quarta-feira negra” (depois do jogo contra o Atlético-MG) que o time do Flamengo estava brincando com a sorte.Não merecia a confiança e expectativa toda que a torcida depositava. Me ironizaram, aqui mesmo na Coluna; já tinha falado depois daquela derrota patética contra o Altético PR, que nossa displicência em aproveitar oportunidades e matar o jogo nos custaria MUITO CARO.

    Está tudo aí. Uma vergonha atrás da outra. Ontem, por alguns minutos eu vi a casa desabando por completo. Fiquei assustado. Não com a eliminação, mas com o que o Sr. “Trabalho Continua” e seus asseclas diriam e fariam a respeito.

    SRN!

  • Num elenco com 8 jogadores de meio campo disponíveis (os 5 volantes mais Mancuello, Matheus Sávio e Ederson) e nenhum ponta apto, o técnico insistiu no mesmo esquema ao improvisar 2 laterais como atacantes de lado.

    Durante o jogo notei que a marcação adiantada do Atlético GO fez com que nossos 2 laterais (na posição certa,claro) ficassem inoperantes pra subir. Devido a isso, caberia a nossa dupla de volantes armar o jogo para o armador (Ederson) e os laterais improvisados (Trauco e Rodinei). Contudo, devido a normalidade de Márcio Araújo em apenas “roubar e entregar” e a queda de rendimento de William Arão, ficamos sem alternativas. Pra piorar, temos um goleiro com sérias deficiências na saída de bola (seja pelo alto ou no chão). Além de tudo se vê a insistência num zagueiro cometedor de erros primários que quase custou a classificação. Réver e Guerrero são dois coitados ao dividir espaço com tanta gente ruim.

  • Não sou imediatista, mas está evidente que Vaz não tem condições de ser titular. Palmeiras acabou de contratar um jogador de 22 anos que foi titular ano passado na série A. Não consigo crer nem compreender como Léo Duarte, zagueiro, destro, boa saída de bola e veloz, não tem uma sequência de 3,4 jogos que seja. Vizeu idem, mesmo que como reserva direto do Guerrero. Poha, emprestem Léo Duarte e Vizeu para jogarem a série A por outros times, então!

  • Fiquei com a impressão que os jogadores fizeram corpo mole devido à busca do Fla por reforços (goleiro, zaga e ataque). Foi um verdadeiro festival de horrores! Fora o lance do Rever que parece ter dado uma dura no Matheus Sávio por ter feito o gol…

  • “falta de peças de reposição para o técnico Zé Ricardo”

    Vai se lascar!

    Ele que escolhe montar um time com mais defensores do que atacantes, no banco tinha Vizeu, Paquetá, Sávio e V.jr. Tanto é que quando entrou o Sávio o time conseguiu sair do sufoco e fez o gol do alívio.

    Os dois laterais “extras” que ele colocou teve que tirar pela ineficiência ofensiva, ele tá perdido porque não sabe fazer o time jogar de outro jeito e com isso tá viciando os jogadores a se posicionarem errado.

    A postura do time do Flamengo em campo é de doer os olhos, fora as falhas individuais.

    • Concordo contigo!

  • E tragam um goleiro que SABE SAIR. Muralha virou Murinho.

  • “Falso 9”, “Falso 10”, “Falso time”.

    Sem Diego o time acaba. Daí quando Diego tomar cartão ou se machucar ou tiver que ser poupado, vai perder pontos importantes no Brasileirão e ser terceiro ou segundo?

    Quando Diego voltar, e entrar Conca e E.Ribeiro, e usando mais VJ, é capaz de ganhar o Brasileiro e um monte de gente falar “Zé Ricardiola”…o time vai ganhar APESAR dele. Que nem ano passado, que quase ganhou APESAR do treinador. Esse treinador muda o esquema todo dia. Não é variação de esquema não…é mudar mesmo toda hora. Não existe sequência, exemplo, do Paquetá ser o substituto oficial do Diego. Po, deixa jogar 5 jogos ali. Não vou nem falar do Cuéllar que joga uma e tiram ele. Vacilou em alguns jogos mas nunca teve sequência. Cuéllar só teve sequência com Muricy, e JOGOU MUITO BEM. Muitas enfiadas verticais e raça pra marcar. Mas acabou pro Cuéllar, e Ronaldo só vai ter sequência em 2021.

    Estou há um ano falando a mesma coisa, deve estar ficando chato já: “O Zé tem potencial mas precisa primeiro ir pra um time de série B, vencer, depois ir pra um time de bairro como corinthians, daí sim, ir pro Flamengo um dia”.

    Vai ser ruim de engolir se o time ser campeão APESAR do Zé Ricardo e um monte de gente falar “Zé Ricardiola”. Daí mascara o problema e ano que vem vai faltar experiência em algum momento pra levar a Liberta, como por exemplo, chamar o San Lorenzo pro campo de defesa na casa deles, ao invés de mandar os jogadores continuarem com a marcação alta do primeiro tempo.

  • Trauco falso 10… morri de rir.
    A gente tem falso técnico
    Falso vp de futebol
    Falso zagueir central
    Falso cabeça de área
    Falso volante
    Falso goleiro.
    O que tem mais nesse time eh falso alguma coisa

    • Segundo o presidente, só tem falso torcedor.

      Pra ele o trabalho “é bom”…

  • Faz alguns dias postei um comentário aqui sobre essa partida, na ocasião eu disse o seguinte: “[…] É muito irritante ver algo não dando certo (ou não tanto quanto deveria) ser exaustivamente estressado à ponto de, no elenco inteiro, não haver um só ponta disponível e mesmo com essa limitação o time jogar com, muito provavelmente, 3 ou 4 laterais, isso mesmo: LATERAIS, que são, em sua essência, defensores.”
    Bom, ontem vimos isso em campo. Novamente um time com 9 jogadores de defesa em campo e eu sei que laterais atacam, mas isso até o goleiro pode fazer se ele quiser. A questão aqui é a seguinte: Entrar com 4 laterais para manter uma formação que o próprio elenco não suporta. Qual é o motivo de tanto amor? O Flamengo não pode ter variação tática? Está escrito no estatuto do clube que, independentemente de haver ou não pontas no elenco, o esquema será o 4-3-3?
    Assisti ontem um jogo ridículo, digno de um clássico moribundo da série C, não de um dos elencos mais caros do país. Não foi somente a atitude moribunda dos jogadores em campo a culpa não é somente deles, mas sim de quem está no banco, assistindo de camarote mais um jogo ruim do time. Já a algum tempo o Flamengo não joga uma partida bem e a tendência não é melhorar, estamos manjados.
    A verdade é dura: se fosse um time com o mínimo de capacidade, ontem estaríamos fora de mais uma competição. Isso uma semana após uma eliminação ridícula no torneio tido como o mais importante do ano. Ontem as peças improvisadas não renderam o esperado.
    Trauco tem caído de rendimento jogo após jogo (o que aconteceu?).
    Rodnei é um bom jogador e tudo mais, mas ainda é um lateral não tem poder de decisão.
    Arão fez mais uma partida ruim, ele não consegue fazer a bola chegar no meio, não aproxima, não distribui e não tem feito um bom trabalho na defesa, passa da hora de passar um período no banco.
    Márcio Araújo, não tenho muito o que falar, ontem fez uma das piores, se não a pior, partida dele no ano. Vem jogando até bem, acho que ele é útil, mas não contra o todo poderoso Atlético-GO. Ele pode ser usado contra times que possuem jogadores rápidos que caem pelas costas dos laterias, fora isso ele é banco.
    Vaz, não tem como. Ele ainda tava no jogo de domingo de tão atrasado que entrava nas jogadas. errou tudo o que tentou e o que pensou em tentar.
    Alex, uma cerca baixinha na frente do gol, e cheia de furos. Entretanto não comprometeu.
    Desculpem pelo texto longo, mas o jogo de ontem, 7 dias depois de uma eliminação na libertadores não está sendo fácil de digerir. SRN

  • Serei repetitivo.
    Acho que já vimos o máximo que o Zé Ricardo pode dar.
    Não é possível ter um elenco desses que ainda e ter um esquema bizarro e escalacão lamentável e engessada.
    Nem falo do psicólogico e da postura.
    Não precisa né?

  • Vamos parar com essa porra de mimimi, importante é ganhar!!! VamoFlamengo!!!

    • Hahahau. Boa a ironia

  • Ao contrário do que muitos pensam,
    C. R. Flamengo >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> EBM

  • Ele fez isso propositalmente por um motivo, pra gente achar que o time joga melhor com o peteleco

    • Olha não duvido, ou peteleco canela de mosquito fez macumba igual a que ele fez para ser titular fez para o Mengão ir mau sem ele

      • petróleo kkkkkkkkkk

    • Já falei
      Everton Ribeiro tá vindo porque o zé Ricardo acha importante um reserva pro Gabriel

  • Diretoria omissa, não cobra elenco, não cobra treinador, depois daquela eliminação vexatória e desse jogo de ontem sofrível, deveriam vir a público cobrando alguma postura dos atletas, e ao meu ver, demitir Zé Ricardo, porque não tem cabimento o que o time vem jogando em campo, time se arrastanto, não tem nenhum comprometimento, o Flamengo que sempre foi caracterizado por ser um time de raça, hoje em dia se destaca por suas eliminações precoçes e vexatórias para times pequenos. Chega a ser cômico as jogadas “ensaiadas” do nosso time, o time não é compacto, não marca o adversário pra roubar a bola, somente “cercar”, não cria jogadas de perigo ao adversário, o treinador com o elenco que tem, sempre colocando as piores opções em campo, assim não dá.

  • Levir Culpi, já!

  • Esse nosso Flamengo riquinho do Bandeira é quem um playboy na blitz: Chega com a camisa de marca, pesadona, e acha que vai se dar bem pra cima de todo mundo só com o dinheiro do papai.

    Nosso time é cabaço, sem vida, sem alma. São burocráticos e batedores de ponto. Não desejam ser diferentes. Os ricos do Palmeiras honram a cada jogo o dinheiro que tem.

    Ai a gente fala que vai apoiar e tal, mas como apoiar alguém ou alguma coisa que sequer tem intenção de fazer a sua parte. Ver o Flamengo ontem era de dar nojo.

    Segura a sacola pq contra o CAP vai ser porrada. E garanto: Zé Ricardo cai após a goleada de domingo.

    EBM vai querer diminuir ao máximo o desastre anunciado contra o Botafogo. Coloca o Jaime e aí o Jaime diz que teve pouco tempo. Outra sacada foi inventar uma ótima desculpa pra levar o jogo PR Volta Redonda e não pagar o mico da tragédia anunciada contra o Botafogo dentro da Ilha e depois te que ler no Twitter os agradecimentos do Botafogo por cuidarmos tão bem da casa deles.

    Ninguém acredita no Flamengo, nem mesmo o EBM.

    • Retardado!

      • a verdade dói

      • Ricardete

        • Mais retardado ainda!

  • Ze Ricardo é um treinador promissor, mas peca pela inexperiência.

    • Inexperiência ou frouxidão, panelismo e cabeça dura?

    • Sabe quem realmente é um treinador promissor e bem mais jovem que o Zé Ruela ?! Jair Ventura!

      • Popoca tbm é melhor que o Ze

      • Jair Ventura >>>>>>>> Zé Ricardo

      • No Bostafogo ninguem cobra. Pressão zero.

  • É inacreditável como esse time do Flamengo é previsível demais. O time não tem uma jogada ensaiada, sempre com a velho estilo de ficar explorando as pontas.

    O time está completamente engessado, não faz nada de novo, não tem variações táticas. Já passou da hora do Arão esquentar um banco, Vaz, etc.

  • “Márcio Araújo não ficou para trás. Errou em pelo menos quatro jogadas que poderiam ter complicado ainda mais a situação do Flamengo” Na libertadores estava uma barata tonta também, mas o Zé irá manter o cara. Esse problema crônico do Zé só se resolve com uma intervenção no DF, mas como BM está na dele, Ok. Depois não reclame.
    Váz um horror só. Não me passa a menor confiança. Donatti de um simples desconforto, ao sumiço…são coisas que me deixam preocupado e com muitas dúvidas.

    Reflexão:

    É inacreditável que em um time como o Fla ainda prevaleçam peças de valor questionável e “nulas”, que as mediocridades ainda estejam presentes em nome de uma “eficiência” só momentânea, que pelo menos a mim nunca convenceu. Hoje o Fla tem um ELENCO qualificado, com jogadores de potencial, e o Zé ainda recorre a Gabriel, MA, Vaz…é contraditório de mais. Comodismo? Teima? Medo? O que pode ser? Eficiência? Aonde? Peguem os oito jogos finais do Brasileiro ano passado, o time caiu vertiginosamente, e os “eficientes” juntos.
    Que eficiência inquestionável é essa de MA? fez duas partidas bem e já duas horríveis, isso é lenda urbana, desculpa esfarrapada. Dá uma dor no coração de ver MA com a 8 que foi simplesmente de Adílio…é doído de mais. Ronaldo esperando ser mais aproveitado, Cuellar, (Rômulo tenho certeza que voltar-a a jogar bem), são opções melhores no conjunto e ficam sendo preteridas. MA é um intocável? Então se questione todo o elenco, apaga tudo…nem sondagens recebe de tão “maravilhoso que é”. O meu questionamento é nessa direção. PORQUE OS OUTROS NÃO TEM AS MESMAS OPORTUNIDADES? Gabriel eu nem vou comentar. Chega a ser ridículo um inútil desses ainda vestir o Manto Sagrado.
    Zé tem até potencial, mas é teimoso e inexperiente, não podia ser efetivado em um ano tão forte em competições. Comete erros grosseiros e até “bobos”, principalmente quando mexe, normalmente mexe mal, cometendo equívocos, que já custaram caro. O pior é que ele insiste em suas teimas. Eu defendi sua permanência apenas fazendo parte de uma comissão mais cascuda, depois sim com mais rodagem efetiva. Erro de planejamento a meu ver. Não sei o que esperar, pois o futuro é incerto, mas o que resta é torcer que o CRF não passe o ano em branco…tomara que não, pois o que se vê é desanimador. Como um bom Rubro-negro tenho muita esperança ainda. SRN.

    • “Eu defendi sua permanência apenas fazendo parte de uma comissão mais cascuda, depois sim com mais rodagem efetiva.” Dei a mesma sugestão ano passado. O apego a jogadores que não tem nível sequer para estar no Flamengo, a falta de variações e de experiência, tudo isso me fez pensar que seria melhor, para o Zé e para o clube, investir na formação dele esse ano e mantê-lo como membro da comissão técnica. Olha o que os anos como auxiliar do time profissional proporcionaram ao Jair Ventura. Claro que ele também se preparou, estudou, mas aprendeu muito com essa vivência. Agora não há boas opções no mercado. Em janeiro teríamos a opção inclusive de trazer um técnico de fora.

  • A soberba do Flamengo é tanta, que faz o time entrar de salto no campo.
    Quando Zico falou que o time do Flamengo era mediano, vários mensaleiros Bandeiretes e Ricardetes xingaram o Zico. Olhem onde chegou o nível da nossa babação pelo Bandeira, xingar o nosso maior herói.

    Ainda tem PALHAÇO dizendo que Flamengo vai competir com Real e Barcelona, e os Bendeiretes acreditam ..

    • Marcio Araújo viad0, seu babaca

  • Não sei até quando o Presidente vai segurar esse treinador.

  • Alex Santana, Rafael Vaz, Márcio Araújo e Arão mostraram que são no máximo medianos e o Zé Ruela mesmo assim os mantém intocáveis. #DesapegaZéRicardo porque eu já não gosto do seu trabalho por não ter variações táticas, com jeito de jogar totalmente previsível, e não cobrar atitude dos jogadores, mas pelo menos tenha pulso firme pra barrar jogadores que estão jogando mau, pelo menos isso!

  • Ze ruela ta pedindo pra sair, ele ta louco pra ser demitido. O cara escala 4 laterais. Ve assim o Fla nao tem elenco. Mas tem sim, se os principais estao no DM, tem a molecada. Nem parece que o tecnico veio da base. Ele insisti nos piores jogadores. Devia dar mais chances para a base.

    • Molecada pra q??? Pra torcida fazer o q fizeram com o mlk ontem, quando ele foi entrar vaiaram chamaram o técnico de burro por causa de um erro, ele mais ajudou do que atrapalhou…
      Um mlk de 20 anos é suscetível ao erro da pra aceitar(Vinicius Junior vai ser um craque tenho quase certeza q sim, mais colocar o mlk numa boca quente com o time horroso q nem o de ontem é demais tbm!!!)…queria ver todos tendo essa indignação com o Gabriel, M A, Rafael V por exemplo!!! Eu digo com toda certeza enquanto esses jogadores estiverem jogando pelo Mengao pode ir se acostumando nunca vamos subir de patamar, vale ressaltar q M A até q não joga tão ruim ele cumpri sim o q é lhe determinado só q no dia q o time precisar dele perdendo de 1×0 ou empatando precisando da vitória pode ter certeza q não pode se contar com esse jogador. Podem perceber q Rafael Vaz, Gabriel e M A só jogam bem quando o time tá ganhando aí ele matam a pau só q quando é jogo difícil são pior q um sub-17 só atrapalham o time!!!!

      • A torcoda pega no pé do Caramujo e Jamal e o Zé Ruela continua insistindo com eles, esse papo de torcida não é desculpa.

      • Ser vaiado não prejudica mt pelo contrário faz o cara amadurecer

Comentários não são permitidos.