Notícias

Fantasmas renascem, Fla abusa de erros e nova eliminação fica por um fio

“Sem dúvida, no ano, essa foi uma das partidas em que tivemos o menor aproveitamento”. A frase do técnico Zé Ricardo explica mais ou menos a atuação do Flamengo na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, na última quarta-feira, no Serra Dourada, que garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Apesar da vitória, o Rubro-Negro, que estaria eliminado com qualquer derrota, sofreu bastante e quase repetiu o pesadelo da eliminação da Libertadores, vivido há uma semana e ainda muito fresco na memória dos jogadores, da comissão técnica e da torcida.

Tudo parecia correr tranquilamente bem. Afinal, se no fim de semana o Flamengo fez 3 a 0 no Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro, por que passaria dificuldade? Enganou-se quem assim pensou. Pressionado pela queda para o San Lorenzo na Argentina e a possibilidade de uma nova eliminação precoce, o Flamengo viu antigos fantasmas reviverem, falhas defensivas quase se tornarem gols adversários e os donos da casa desperdiçarem chances claras que aumentariam a ferida rubro-negra.

O time comandado por Zé Ricardo abriu o placar logo no início da partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, mas o gol, por incrível que pareça, não ajudou. Com a vantagem de poder até empatar àquela altura, por causa do 0 a 0 em casa, o Flamengo recuou e ficou acuado diante do Atlético-GO – muito mais por causa de falhas próprias do que por méritos dos goianos. Os erros de passe, por exemplo, tomaram conta das tentativas frustradas de saída de bola dos visitantes.

O Rubro-Negro, durante boa parte do confronto, viveu assim: tentava sair jogando, errava, era ameaçado, quase sofria o gol, recuperava a bola e dava chutão. Os volantes Márcio Araújo e Willian Arão não encontravam os laterais. Ederson, na criação, não funcionava. Guerrero, sozinho no ataque, pouco conseguia fazer. O Flamengo parecia acuado.

Sem Everton, Gabriel e Berrío, que costumam atuar pelos lados, mas estão lesionados, o Flamengo jogou com Trauco como “falso 10”, segundo Zé, e Rodinei aberto pela direita. Apesar dos quatro laterais em campo, já que ainda tinha Pará e Renê, o Rubro-Negro sofreu muito em jogadas de linha de fundo – principalmente pelo lado esquerdo da defesa.

O que também prejudicou – e muito – o desempenho do Flamengo foram os constantes erros de Rafael Vaz e Márcio Araújo em saídas de bola. O zagueiro, que, sejamos justos, vinha fazendo bons jogos, falhou em pelo menos três tentativas de afastar o perigo ou sair jogando: em uma ele protege a bola, tenta jogar para lateral, não consegue e é desarmado pelo adversário na linha de fundo; noutra rebate lançamento da zaga do Atlético-GO nos pés de um jogador dos donos da casa; e, por fim, passa fraco demais e vê o toque ser interceptado ainda no campo de defesa.

Márcio Araújo não ficou para trás. Errou em pelo menos quatro jogadas que poderiam ter complicado ainda mais a situação do Flamengo: tentou driblar na defesa e foi desarmado (o lance é duvidoso e a falta poderia ter sido marcada, é claro), errou passe de poucos metros para Renê perto do meio de campo, errou toque para Rômulo no meio de campo e deu o contra-ataque para o Atlético-GO e, por fim, demorou demais para se ajeitar com a bola também perto da linha central e deixou a zaga exposta após ser desarmado.

Muralha, por sua vez, saiu mal do gol em lances de perigo para os donos da casa, como bolas alçadas na área, e, quase sozinho, teve dificuldade para encaixar a bola no segundo tempo e poderia ter se complicado. O último lance, inclusive, retratou bem o nervosismo do Flamengo àquela altura. Sabia que uma derrota seria desastrosa por causa da eliminação da Libertadores.

Vamos aos números:
Finalizações: Atlético-GO 17×7 Flamengo
Passes errados: Atlético-GO 29×34 Flamengo
Bolas levantadas: Atlético-GO 17×9 Flamengo
Roubadas de bola: Atlético-GO 10×10 Flamengo
Faltas cometidas: Atlético-GO 16×17 Flamengo

O gol do Atlético-GO não saiu, porém, após nenhum erro retratado pelos números, mas depois de um que mostra exatamente a apatia e o nervosismo dos jogadores em campo: depois do lateral, Renê salta e perde no alto para o adversário, que ajeita de cabeça para Jorginho, livre e por trás de Rafael Vaz, empatar. Os rubro-negros praticamente não tiveram reação no lance. O próprio técnico Zé Ricardo admitiu, em entrevista coletiva, que os erros técnicos complicaram o posicionamento tático da equipe em campo.

O Flamengo, durante boa parte do jogo, não conseguia se organizar. Erros atrás de erros foram minando as possibilidades de uma recuperação para aliviar o sistema defensivo, pressionado constantemente pelo insistente Atlético-GO. Só o cruzamento-gol de Matheus Sávio foi capaz de limpar a barra rubro-negra.

A eliminação para o San Lorenzo na Libertadores, é claro, segue viva na memória de todos do elenco, da comissão técnica e da torcida e com certeza pairou sobre os jogadores durante os momentos de pressão do Atlético-GO no Serra Dourada. A má atuação, porém, também expõe a falta de peças de reposição para o técnico Zé Ricardo, que teve, mais uma vez, de improvisar laterais no meio de campo para suprir ausência de desfalques.

Fonte: Globo Esporte

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Ze ruela ta pedindo pra sair, ele ta louco pra ser demitido. O cara escala 4 laterais. Ve assim o Fla nao tem elenco. Mas tem sim, se os principais estao no DM, tem a molecada. Nem parece que o tecnico veio da base. Ele insisti nos piores jogadores. Devia dar mais chances para a base.

    • Molecada pra q??? Pra torcida fazer o q fizeram com o mlk ontem, quando ele foi entrar vaiaram chamaram o técnico de burro por causa de um erro, ele mais ajudou do que atrapalhou...
      Um mlk de 20 anos é suscetível ao erro da pra aceitar(Vinicius Junior vai ser um craque tenho quase certeza q sim, mais colocar o mlk numa boca quente com o time horroso q nem o de ontem é demais tbm!!!)...queria ver todos tendo essa indignação com o Gabriel, M A, Rafael V por exemplo!!! Eu digo com toda certeza enquanto esses jogadores estiverem jogando pelo Mengao pode ir se acostumando nunca vamos subir de patamar, vale ressaltar q M A até q não joga tão ruim ele cumpri sim o q é lhe determinado só q no dia q o time precisar dele perdendo de 1x0 ou empatando precisando da vitória pode ter certeza q não pode se contar com esse jogador. Podem perceber q Rafael Vaz, Gabriel e M A só jogam bem quando o time tá ganhando aí ele matam a pau só q quando é jogo difícil são pior q um sub-17 só atrapalham o time!!!!

      • A torcoda pega no pé do Caramujo e Jamal e o Zé Ruela continua insistindo com eles, esse papo de torcida não é desculpa.

      • Ser vaiado não prejudica mt pelo contrário faz o cara amadurecer

  • Alex Santana, Rafael Vaz, Márcio Araújo e Arão mostraram que são no máximo medianos e o Zé Ruela mesmo assim os mantém intocáveis. #DesapegaZéRicardo porque eu já não gosto do seu trabalho por não ter variações táticas, com jeito de jogar totalmente previsível, e não cobrar atitude dos jogadores, mas pelo menos tenha pulso firme pra barrar jogadores que estão jogando mau, pelo menos isso!

  • A soberba do Flamengo é tanta, que faz o time entrar de salto no campo.
    Quando Zico falou que o time do Flamengo era mediano, vários mensaleiros Bandeiretes e Ricardetes xingaram o Zico. Olhem onde chegou o nível da nossa babação pelo Bandeira, xingar o nosso maior herói.

    Ainda tem PALHAÇO dizendo que Flamengo vai competir com Real e Barcelona, e os Bendeiretes acreditam ..

  • "Márcio Araújo não ficou para trás. Errou em pelo menos quatro jogadas que poderiam ter complicado ainda mais a situação do Flamengo" Na libertadores estava uma barata tonta também, mas o Zé irá manter o cara. Esse problema crônico do Zé só se resolve com uma intervenção no DF, mas como BM está na dele, Ok. Depois não reclame.
    Váz um horror só. Não me passa a menor confiança. Donatti de um simples desconforto, ao sumiço...são coisas que me deixam preocupado e com muitas dúvidas.

    Reflexão:

    É inacreditável que em um time como o Fla ainda prevaleçam peças de valor questionável e "nulas", que as mediocridades ainda estejam presentes em nome de uma "eficiência" só momentânea, que pelo menos a mim nunca convenceu. Hoje o Fla tem um ELENCO qualificado, com jogadores de potencial, e o Zé ainda recorre a Gabriel, MA, Vaz...é contraditório de mais. Comodismo? Teima? Medo? O que pode ser? Eficiência? Aonde? Peguem os oito jogos finais do Brasileiro ano passado, o time caiu vertiginosamente, e os "eficientes" juntos.
    Que eficiência inquestionável é essa de MA? fez duas partidas bem e já duas horríveis, isso é lenda urbana, desculpa esfarrapada. Dá uma dor no coração de ver MA com a 8 que foi simplesmente de Adílio...é doído de mais. Ronaldo esperando ser mais aproveitado, Cuellar, (Rômulo tenho certeza que voltar-a a jogar bem), são opções melhores no conjunto e ficam sendo preteridas. MA é um intocável? Então se questione todo o elenco, apaga tudo...nem sondagens recebe de tão "maravilhoso que é". O meu questionamento é nessa direção. PORQUE OS OUTROS NÃO TEM AS MESMAS OPORTUNIDADES? Gabriel eu nem vou comentar. Chega a ser ridículo um inútil desses ainda vestir o Manto Sagrado.
    Zé tem até potencial, mas é teimoso e inexperiente, não podia ser efetivado em um ano tão forte em competições. Comete erros grosseiros e até "bobos", principalmente quando mexe, normalmente mexe mal, cometendo equívocos, que já custaram caro. O pior é que ele insiste em suas teimas. Eu defendi sua permanência apenas fazendo parte de uma comissão mais cascuda, depois sim com mais rodagem efetiva. Erro de planejamento a meu ver. Não sei o que esperar, pois o futuro é incerto, mas o que resta é torcer que o CRF não passe o ano em branco...tomara que não, pois o que se vê é desanimador. Como um bom Rubro-negro tenho muita esperança ainda. SRN.

    • "Eu defendi sua permanência apenas fazendo parte de uma comissão mais cascuda, depois sim com mais rodagem efetiva." Dei a mesma sugestão ano passado. O apego a jogadores que não tem nível sequer para estar no Flamengo, a falta de variações e de experiência, tudo isso me fez pensar que seria melhor, para o Zé e para o clube, investir na formação dele esse ano e mantê-lo como membro da comissão técnica. Olha o que os anos como auxiliar do time profissional proporcionaram ao Jair Ventura. Claro que ele também se preparou, estudou, mas aprendeu muito com essa vivência. Agora não há boas opções no mercado. Em janeiro teríamos a opção inclusive de trazer um técnico de fora.

  • É inacreditável como esse time do Flamengo é previsível demais. O time não tem uma jogada ensaiada, sempre com a velho estilo de ficar explorando as pontas.

    O time está completamente engessado, não faz nada de novo, não tem variações táticas. Já passou da hora do Arão esquentar um banco, Vaz, etc.

  • Ze Ricardo é um treinador promissor, mas peca pela inexperiência.

  • Esse nosso Flamengo riquinho do Bandeira é quem um playboy na blitz: Chega com a camisa de marca, pesadona, e acha que vai se dar bem pra cima de todo mundo só com o dinheiro do papai.

    Nosso time é cabaço, sem vida, sem alma. São burocráticos e batedores de ponto. Não desejam ser diferentes. Os ricos do Palmeiras honram a cada jogo o dinheiro que tem.

    Ai a gente fala que vai apoiar e tal, mas como apoiar alguém ou alguma coisa que sequer tem intenção de fazer a sua parte. Ver o Flamengo ontem era de dar nojo.

    Segura a sacola pq contra o CAP vai ser porrada. E garanto: Zé Ricardo cai após a goleada de domingo.

    EBM vai querer diminuir ao máximo o desastre anunciado contra o Botafogo. Coloca o Jaime e aí o Jaime diz que teve pouco tempo. Outra sacada foi inventar uma ótima desculpa pra levar o jogo PR Volta Redonda e não pagar o mico da tragédia anunciada contra o Botafogo dentro da Ilha e depois te que ler no Twitter os agradecimentos do Botafogo por cuidarmos tão bem da casa deles.

    Ninguém acredita no Flamengo, nem mesmo o EBM.

  • Diretoria omissa, não cobra elenco, não cobra treinador, depois daquela eliminação vexatória e desse jogo de ontem sofrível, deveriam vir a público cobrando alguma postura dos atletas, e ao meu ver, demitir Zé Ricardo, porque não tem cabimento o que o time vem jogando em campo, time se arrastanto, não tem nenhum comprometimento, o Flamengo que sempre foi caracterizado por ser um time de raça, hoje em dia se destaca por suas eliminações precoçes e vexatórias para times pequenos. Chega a ser cômico as jogadas "ensaiadas" do nosso time, o time não é compacto, não marca o adversário pra roubar a bola, somente "cercar", não cria jogadas de perigo ao adversário, o treinador com o elenco que tem, sempre colocando as piores opções em campo, assim não dá.

Notícias recentes

Recordar é viver! Relembre 5 vídeos históricos do título do Flamengo na Libertadores 2019

Bicampeonato da Libertadores do Flamengo completa cinco anos neste sábado (23) O dia 23 de…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024