Notícias

Festas de jogadores e ingerência de cartola: no Bola da Vez, Mano explica por que saiu do Flamengo

O técnico Mano Menezes é o Bola da Vez desta terça-feira (30 de maio), às 21h30, na ESPN Brasil e no WatchESPN. O treinador do Cruzeiro foi entrevistado pelo apresentador João Carlos Albuquerque, o ‘Canalha’, e os comentaristas André Kfouri e André Plihal.

No programa, Mano falou sobre a curta passagem pelo Flamengo em 2013, onde ficou apenas três meses e pediu demissão. O treinador explicou os motivos que resultaram na saída, entre eles as festas de jogadores.

“Aconteceram fatos lá que me levaram a tomar uma atitude radical, porque não é comum um técnico pedir para sair. Tive que pagar multa rescisória. Minha questão com o Flamengo, eu até dei uma declaração e entendo porque foi deturpada, porque eu também não dei todas as explicações. Quando a gente não dá todas as explicações, as pessoas também têm direito de especular. Eu disse que a filosofia que eu tinha sobre futebol não estava sendo entendida sobre os jogadores, e as pessoas disseram que os jogadores não estavam entendendo aquilo que eu queria de futebol”, disse.

“E também fatos que ocorreram depois com o grupo do Flamengo, que apareceram depois em algumas festas, algumas coisas. Para quem estava atento, viu que era disso que eu estava falando. Porque nós havíamos eliminado o Cruzeiro da Copa do Brasil, um resultado importante, e aconteceram fatos naquela semana que eu achava que não deveriam ter sido comemorados. E alguns jogadores entenderam que poderiam comemorar fora do limite que eu acredito do profissionalismo do futebol”, acrescentou.

Outro motivo está relacionado com Luiz Eduardo Baptista, mais conhecido como Bap, ex-vice-presidente de marketing do Flamengo. “Uma pessoa dentro do Flamengo quis decidir para quem eu daria e para quem eu não daria entrevista. Foi o Bap. Eu tinha marcado duas entrevistas com dois colegas de vocês (jornalistas) e, quando essa pessoa do Flamengo descobriu, ele não queria permitir. E aí eu tive um desgaste para mostrar para ele que eu estava treinador do Flamengo, mas que o Flamengo não ia decidir minha vida profissional em todos os aspectos. Mesmo assim, fiz as duas entrevistas, e ele, internamente, considerou aquilo uma traição”, afirmou.

“Então, fomos somando fatos que me levaram naquele momento, também analisando o rendimento da equipe, que oscilava muito, a entender que, mesmo com as críticas que eu ia receber e pelas coisas que não abro mão, era a decisão que eu deveria tomar”, explicou.

Entre outros assuntos abordados pelo técnico na entrevista também estão a experiência no futebol chinês, a rivalidade Cruzeiro x Atlético-MG e o excesso de jogadores estrangeiros no Brasil.

Fonte: Espn

Ver comentários

  • Quantos técnicos não devem ter caído no Fla por isso. O ZR mesmo, tá aí ainda porque é dócil e aceita ingerências. Se tivesse mais peito, teria colocado uma cambada de jogador de empresário no banco.

  • Melhor coisa que aconteceu foi a sua demissão, qual a grande trabalho do mano ? Nenhum. Técnico fraco e arrogante, ainda por cima é envolvido em esquema com empresários, obrigado por pedir pra sair, e por favor, nunca mais pise na Gávea.

  • Saiu porque é frouxo....não aguentou a pressão..se tivesse personalidade e CARÁTER não esperaria 4 anos para se explicar....faça me o favor só otário acredita nessa história...perdeu em casa maraca lotado pro mesmo Atlético paranaense q venceriamos uma semana depois a copa do Brasil...Sr mano Menezes o sr é técnico de segunda grandeza...porque o sr não mete o malho na CBF q te chutou pra fora da seleção?

  • "A seleção brasileira está longe de agradar dentro de campo; porém, no mercado da bola, é campeã de vendas e de lucros para clubes e empresários. Nos dois anos da gestão de Mano Menezes à frente da equipe, 27 jogadores foram vendidos após serem convocados — sem contar as negociações de atletas como Lúcio e Júlio César, que mudaram de clube sem o pagamento de cifras milionárias. Transações que, somadas, movimentaram R$ 1 bilhão (em valores atuais)."
    Um cara desse tem coragem de falar em profissionalismo ? Pelo amor, é muita falta de caráter, seu jogo é sujo, só escala atletas de empresários.

  • Já perceberam que a torcida soberba do Flamengo não aceita nenhuma crítica sequer a nada da gerencia ?
    O Runco saiu ? Runco tá errado !
    O Mano saiu ? Culpa do Mano !
    O Zico criticou o time? Não precisamos de Zico, ele não é ninguém!

    Temos que aceitar críticas. Tá errado, tá errado. Tem que corrigir!

    Festinha de jogador em demasia tem que ser repreendido. Jogador é funcionário do clube.
    No Vasco o Milton dobrou as horas de treino e a diretoria apoiou.Aqui, passam a mão na cabeça desses jogadores, por isso Arão e outros ficam dormindo em campo.

    Mano, treinador da seleção, muito bom técnico, viu alguma coisa que fez ele sair.

    Zé Ricardo, técnico sem grife e sem moral, por questão de necessidade deve ser totalmente submisso a diretoria e empresário, do jeito que eles querem. Sempre defendi que a escalação de Gabriel vem de empresário

    • E bem isso...o Gabriel estava a 5 partidas sem ser relacionado...na partida de estreia do Diego contra o grêmio brotou do nada no time TITULAR e ficou até hj...todo jogo começa jogando ou entra...e a maior prova de e escalado por empresário chegado do RC...isso faz o torcedor de palhaço e massa de manobra..mas enfim a torcida do flamengo hj e torcida de diretoria..

    • Zé Ricardo é técnico sem grife e sem moral e qual é mesmo a grife e a moral do mano?

    • Vale ressaltar aqui uma coisa. Quando o Mano saiu do Flamengo, o time começou jogar bem e ganhou a Copa do Brasil, aí então Elias explicou - Quando o Mano pediu para sair, nos reunimos e decidimos que, se a gente não fizesse uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, não tirasse o time da situação que estava, a culpa ia ser dos jogadores. A partir desse momento, a equipe se fechou. Começamos a ser companheiros de clube. Porque companheiro é aquele que no momento difícil vai lá e faz por você - afirmou, durante participação no "Arena SporTV".

    • Concordo com vc sobre criticas, que a torcida as vezes é mimada e não gosta de ouvir ou ler umas verdades.
      Mas colocar Mano Menezes, no msm nivel do Runco com dezenas de anos
      de Flamengo. Ou pior, cometer heresia, sugerir q o Messias rubro negro já agiu como o Mano. Aí vc erra.

      Temos q aprender a ouvir criticas sim, temos q saber cobrar qd precisa.
      Mas não podemos aceitar q um Covarde como esse técnico de midia diga o que quiser sobre o Clube, só para tentar amenizar um dos atos mais ridiculo já cometido por um técnico. Aí não podemos aceitar. Tomara q diretoria dê uma resposta, ele cita indiretamente o Bonde da Stella, como se o Flamengo de 2013 pra cá fosse só isso. Ele quer se levantar nas custas da diretoria q aceita tudo.

      A diretoria tem q parar de ser e agir como um beta, O Maior do Mundo é o alpha dog do futebol brasileiro. Tem q se comportar como tal, precisa ser firme e demonstrar sua força, sem ser arrogante.
      Exemplo, se fosse um VP do Flamengo zuando o sub-lixo do Foguinho, o Carlos Eduardo Pereira já estaria repudiando o ato através da imprensa. Eles(os Bostafoguenses) nem precisam de Maracanã, nem tem condições de jogar lah, mas foram lah tumultuar a audiencia publica só para marcar território e impedir q o Fla conquiste mais. Temos q parar de ser tão submissos, Todos os Flamenguistas, começando pela diretoria.

  • Rapaz, a verdade é uma só: ele ja tinha um acerto com o Corinthianse resolveu abandonar o barco. É isso!!! Essas desculpinhas ai, nao colam (pelo menos pra mim). Abandonou o Cruzeiro tambem. Copiado do post do facebook de Franklin Rohr.
    Ele tem direito a criticar o Flamengo que realmente ainda peca na condução do departamento de futebol aqui e ali, mas não foi o motivo real da saida. Ele tinha um acerto verbal com o Corintians que queria liberar o Tite (que não iria renovar), só que o Corintians não tinha avaliado a multa rescisoria que deveria pagar ao Tite, e quando notou isso informou que iria esperar o Tite terminar o contrato (em dezembro) e ele ficou meio ano sem trabalhar....as outras coisas que ele diz são causas paralelas mas não a causa principal da saida...

  • Quando o cara começa a dar várias desculpinhas é pq não tem uma boa desculpa pra dar... Se os jogadores iam pra festa qnd não deveria ir, que afastasse esses jogadores ou pelo menos colocasse-os no banco...
    Saiu pq não aguentou o peso da Nação... Viu no Fla a pressão q teve na seleção brasileira. E por tudo q tinha passado na seleção abandonou o barco com medo de passar por tudo de novo... É um frouxo... Simples assim.

  • "Eu disse que a filosofia que eu tinha sobre futebol não estava sendo entendida sobre os jogadores, e as pessoas disseram que os jogadores não estavam entendendo aquilo que eu queria de futebol”, disse".
    Fala, fala e não diz claramente nada. Foi um covarde sim e deixou o clube para ir pro Curica. Conta outra camarada. Porque demorou tanto tempo para dizer isso? Uma cosia simples de se falar...o Wallim disse que tentou se comunicar e você sequer respondeu. Pera ai, então você é o dono do time? Entrevistas que eu saiba sempre são de comum acordo. Só está piorando. O fato é que foi um erro da Diretoria na época em achar que você seria o nome ideal, um técnico que estava tratando por baixo do pano a sua ida pro Curica e usou o Fla como um trampolim. Simples assim.
    Dane-se você o Fla segui o seu caminho. E que bom que não deu certo. Nunca gostei dessa escolha mesmo.

  • Bap é muito eficiente e útil ao fla, mas dizem que que é prepotente e arrogante tbm(não posso afirmar isso), e o Mano foi correto. Cumpriu o contrato dele pagando a multa e pronto. Melhor q ficar murrinhando no cargo até ser mandado embora só p levar a grana como a maioria faz. Acho q ele foi muito corajoso e digno. Só pecou em não ter jogado rasgado o verbo e explicado isso tudo na época.

  • Oportunista!!!!
    Ele é um cara articulado, tem mais talento no Marketing pessoal do q de treinador.
    Esperou 4 anos para se justificar, e junta coisas fragmentadas como se tudo aquilo já ocorresse na época dele.

    Primeira mentira- Ingerência no futebol no período em que ele esteve técnico.
    O gerente de futebol a época era o Pelaipe, embora tenha feito contratações horrorosas, fez um excelente trabalho no período mais complicado dessa reestruturação. Controlava bem o elenco. Pelaipe era respeitado, linha dura, mas admirado pelos jogadores. Basta lembrar o titulo da CB2013, Paulo Pelaipe sendo jogado para o alto pelos jogadores durante a comemoração, pura demonstração de admiração.

    Segunda mentira- Dei declarações q foram deturpadas.
    Não teve deturpação nenhuma, abandonou o time num dos maiores vexames do Flamengo, sofremos uma virada histórica e ridicula da Atletico-PR dentro do Maraca. Vinhamos de uma derrota para o Cruzeiro nas oitavas da CB 2013, sem perspectiva de classificação. A situação era complicadissima e o risco de rebaixamento era gigantesco, ele foi covarde. Fez um catadão de todas as crises que o Flamengo teve e pôs como se tudo isso já ocorresse a época dele.

    Terceira mentira(a mais sutil)- Ele se coloca com uma referencia de carater.
    Age como se fosse um exemplo de dignidade, uma pessoa q não aceita romper seu principios, não aceitava conviver num ambiente tão sujo como o Flamengo da época. Como se o Corinthias q ele assumiu meses depois fosse um exemplo de ética e principios. No Flamengo tinha Bonde da Stella, no Corinthians tinha Sheik e companhia. E o bonde só veio ser formado depois, por jogadores q foram contratados após a passagem dele. Usou a divulgação do Bonde para ratificar e parecer verdadeiro.

    Foi covarde, técnico mediano e covarde, preteriu o Flamengo q vivia o auge da crise com um elenco ridiculo, por um Corinthians q parecia uma ilha de estabilidade e com o elenco muito melhor a época. Quis seguir o caminho mais fácil, está certo. Errado é não assumir a responsa do q fez.