Flamengo acertou ao vender Vinicius Jr. ao Real Madrid? Blogueiros opinam

Compartilhe com os amigos

Real Madrid e Flamengo oficializaram nesta terça-feira (23) o acordo pelo jovem Vinicius Júnior, de apenas 16 anos. Os merengues pagaram 45 milhões de euros (cerca de R$ 164 milhões) pelo jogador, que deu ao clube rubro-negro a segunda maior venda da história do futebol brasileiro, ficando atrás apenas de Neymar. Diante disso, convidamos os blogueiros do UOL Esporte a comentarem sobre a negociação: O Flamengo acertou em vender Vinicius Jr.? Foi melhor para os dois (clube e jogador)? Confira as opiniões:

Alexandre Praetzel

O valor de R$ 164 milhões é irrecusável por um menino de 16 anos, ainda sem disputar muitas partidas pelos profissionais. Infelizmente, não temos como concorrer com o futebol europeu. Apesar do talento de Vinicius, não existe nenhuma garantia de que ele vá estourar e ser um jogador extraordinário. Ficará no Brasil, será mais lapidado no Flamengo e chegará ao Real Madrid com o tempo necessário para se adaptar, aos 20 anos de idade. Foi o melhor para os dois, sem dúvida.

Avallone

Pelo lado financeiro, obviamente o Flamengo acertou. Está vendendo uma promessa – ainda que uma grande promessa – por mais de 150 milhões de reais. Vi Vinicius Jr. jogar pela seleção Sub-17 e ele demonstrou habilidade, personalidade, determinação. Deve dar craque, mas tem 16 anos: quem garante que, mais tarde, será o mesmo? Não deixa de ser uma aposta. Neste momento, a transferência de Vinicius Jr parece ser boa, muito boa, para o jogador e para o Flamengo. Mas o velho futebol, sabe como é, de repente pode pregar uma de suas surpresas e o atacante se transformar em fenômeno raro. Aí, o que fazer? Faz parte das apostas do jogo.

Juca Kfouri

Não fez bem, porque mais uma vez exporta o artista, não o espetáculo. Não fez mal, porque não lhe restou outro caminho no saco sem fundo que é nosso futebol. Mas jamais comemorarei a venda de um jogador. Fico é triste.

Julio Gomes

Acertou. É um valor muito alto para um jogador ainda incerto. No futuro, o valor pode parecer uma pechincha. Mas são tantas coisas que podem fazer um jogador não virar… Acho um bom negócio para o clube. Até porque ainda pode se beneficiar esportivamente por um ou dois anos.

Marcel Rizzo

Apesar de o garoto ter apenas 16 anos, é um dinheiro alto que o Flamengo não poderia abrir mão. Vinicius aparenta ser um jogador diferenciado, mas é impossível prever se realmente vai estourar — há ainda questões que não têm relação com talento, como lesões, que podem acontecer e prejudicar a carreira. Há outro ponto também nessa negociação, feita às claras, com o Real Madrid procurando o clube e pagando valores altos e negociados entre as partes, diferente, por exemplo, do que aconteceu com Neymar, Barcelona e Santos, que até hoje discutem na Justiça qual o verdadeiro valor dessa transação.

Menon

Não vejo outra opção para o Flamengo ou qualquer outro time brasileiro diante de uma oferta desse tipo. A utopia é que algum dia haja margem de manobra para nossos clubes.

PVC

Acho que não tinha muito que fazer. Porque o Brasil se acomodou com a ideia de que o jogador nasce para ser vendido. É isso que tem de mudar. No caso do Vinicius Júnior, Flamengo conseguiu o maior dinheiro recebido por um clube brasileiro e pode manter o jogador por um ou dois anos. Talvez até 2019, dependendo do que o jogador decidir daqui a um ano. Deste ponto de vista, pode conseguir vantagem técnica, por contar com o jogador, e econômica.

Ricardo Perrone

Foi bom para os dois, mas para jogador e clube seria melhor se ele se firmasse no Flamengo, ajudasse o time a conquistar títulos e fosse vendido já como uma realidade, valendo muito mais. Porém, quem garante que o garoto vai se tornar um dos melhores do mundo? A diretoria do Flamengo é quem mais pode avaliar esse potencial e a única que conhece a necessidade dos cofres do clube. Assim, não pode ser condenada ao vender um atleta que por enquanto é só uma promessa em troca desse caminhão de dinheiro. Ainda por cima podendo ficar mais um ano com ele. O Real arriscou mais do que o Fla.

Rodrigo Mattos

Flamengo foi muito bem na negociação de Vinicius Jr. Pela regra da Fifa, que restringe contratos com menores a três anos, só conseguiu contrato até 2019 e poderia perdê-lo de graça. Diante disso, acertou ao articular uma renovação casada com venda com o Real Madrid, o que aumentou sua renda para além da multa original de 30 milhões de euros. O jogador preferiu o Real, o que é uma escolha arriscada pela falta de histórico jovens que estouram no clube. Mas seu talento pode compensar isso.

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • São duas perguntas diferentes.
    Uma é “a diretoria acertou diante da diferença de riqueza entre o mercado lá fora e aqui, e levando-se em conta que ano que vem ele ia sair sem o Flamengo levar nada?”

    Outra é “é legal ver nossas melhores promessas sendo exportadas para os endinheirados assistirem?”

    Porque para a primeira pergunta, a resposta é óbvia.

    Para a segunda, é preciso estratégia. Enquanto os times não se estruturarem financeiramente, vai continuar sendo assim. Como disse alguém aqui, “essa diretoria brinca de Monopoly”. Ainda bem que “brinca de Monopoly”, porque sem a diretoria a dívida estaria perto de 2 bilhões, e com essa diretoria, o faturamento vai chegar a 1 bilhão até 2020, chegar a 2 bilhões até 2023 mais ou menos, chegar a 3 bilhões até 2025 ou 26…”. Daí quem sabe, poderemos manter alguns craques desse nível?

  • Maior burrice, o que o Flamengo pode perder com publicidade não chega aos pés desse trocado que o Real pagou.
    Flamengo levou 150 milhões, real vai fazer 1 bilhão com ele.
    Muito amadorismo do futebol brasileiro.

    • Real vai fazer 1 bilhão com ele porque o mercado europeu e a estrutura que o Real já chegou permitem fazer 1 bilhão com ele. E mais do que isso, o Real pode esperar para fazer 1 bilhão com ele.

      • Mas não é.

        É cada uma.

        • ?????

    • Cara, para de falar besteira! Depois de Zico, só apareceu drogbinhas, neguebas, Adrians e esse tipo de pseudocraques! 167 Milhões é dinheiro pra kct! Eu ainda tenho dúvidas se o cara vai arrebentar!

      • 167 milhões é troco.
        O problema é ficar se vendendo por qualquer coisa.
        Estou falando de publicidade que se pode ganhar em cima do moleque.
        Inclusive com a imagem do Zico junto.
        Flamengo não sabe ganhar dinheiro com Marketing.

      • Não tem nada haver uma coisa com outra.

    • Mesmo que ele saísse daqui como o Neymar saiu, a diferença de valor não seria tão alta. E estamos falando o famoso “se”.
      Mesmo q ele vire o novo Messi ou o novo Pelé, se considerar o poder aquisitivo e as transferências da América do Sul para Europa, nunca chegaríamos a valores mais altos.
      SRN

      • Discurso de perdedor, de quem não acredita no trabalho que está sendo feito.
        Parece que estamos vendendo uma força.

        • O seu já é discurso de maluco.

          • É sim …

            • Bom q concorda.

              • Amigão, vai dar meia hora de cu com o relógio quebrado.
                Que cara chato !!!
                Eu tenho minha opinião e você a sua. Então cada um cuida da sua vida.
                Vai encher o saco de outro.

                • Vai vc já q vc gosta tanto. Pede para esse traveco ai na foto te dar uma enrabada

  • Não existe certo ou errado, existia uma multa que era de 30 milhões de euros e os caras ofereceram 45. Vai falar o que?

    Não, só sai com a multa?

  • Melhor que isso só mesmo trocar o Vampeta pelo Adriano e o Reinaldo

  • O único que se sabe que ainda não lucrou é o Real Madri. Tanto Flamengo, Vinícius e seus empresários estão estourando champanhe por essa negociação.

    • Se o Flamengo colocasse o V.Jr para jogar ano passado e ser campeão brasileiro, ele poderia ser negociado por 100 milhões de Euros, assim como foi com o Bale, mas ele já foi negociado por 45 milhões de Euros, nada mal tbm, se a diretoria fosse mais ousada faria isso ano passado, e tbm teria que reforçar o sistema defensivo que foi mais o responsável pela perca do título brasileiro de 2016, agora é corrigir os erros, reforçar e vencer tudo que disputar!

    • Bem isso. Kkk

    • Pensamento subdesenvolvido.
      O tesouro é do Mengão. Vamos lucrar com isso.
      Depois que a grana acabar vai fazer o que? Lapidar outro craque?
      Ou ficar babando ovo do Real e do moleque?

  • Acertou porque não tinha outra escolha. Simples.

    A realidade é: o futebol brasileiro não pode(consegue) segurar os craques à nível mundial por muito tempo em solo nacional. E até os que não são craques mas são jogadores acima da média, também não ficam muito tempo.

    Então o que dá para fazer é vender essas promessas pelo preço mais alto, e trazer com esse dinheiro jogadores acima da média que o futebol brasileiro consiga “comportar”.

    A gente perde o Vinicius, que na melhor das hipóteses ficaria até os 21, e ganha o Everon Ribeiro, que é um craque que dá para trazer – e ficar.

    E vai ser assim por muito tempo, até que o futebol brasileiro mude drasticamente e pelo consiga, pelo menos, oferecer mais resistência às investidas europeias, asiáticas ou árabes.

  • Numa venda futura do atleta, o Flamengo teria direito a algum valor por ser clube formador?

    • Sim…mas pro Real vender o jogador só ele não for o que eles querem

Comentários não são permitidos.