Sonho mais próximo! Fla e Prefeitura entram em acordo para estádio na Gávea

Compartilhe com os amigos

O sonho de um estádio próprio começa a virar realidade para o Flamengo. Em coletiva realizada na manhã de hoje, o presidente do rubro-negro assinou, junto com o prefeito do Rio, um protocolo de intenção para a construção de um estádio acústico na Gávea, sede do clube. Além deles, a Subsecretária de Esportes e ex-Presidente do Clube, Patrícia Amorim e Clarissa Garotinho, secretária municipal de desenvolvimento, estavam presentes.

O sonho de erguer um estádio no local sempre foi um desejo do Flamengo, mas que esbarrava na pressão negativa da associação de moradores do local. Para conseguir erguer seu estádio, o Flamengo fará com que ele seja acústico, para que assim evite que o barulho incomode a vizinhança. Outra exigência dos moradores é que não tenha estacionamento, assim evitando transtornos no trânsito da região.

O estádio na Gávea será de menor porte, para aproximadamente 25 mil torcedores. Com isso, o Maracanã permanece sendo uma meta para o Flamengo mandar partidas de maior demanda e o estádio da Gávea ficaria para jogos de menor apelo. O projeto do Flamengo ainda não foi anunciado, mas a previsão de término é de 3 anos.

– Temos o mais importante: a boa vontade do prefeito. A vontade todos sabem que sempre temos. Recursos também não serão problema. O importante é saber que temos aval e compromisso do prefeito para realizar nosso sonho. Claro que há outras etapas burocráticas, vamos seguir as regras do jogo – fiz o Presidente Eduardo Bandeira de Mello, que deu mais detalhes sobre o projeto inicial:

– Estádio de 25 mil pessoas. Projeto de arquitetura não está concluído, avançamos no contato com escritórios. A ideia é ser um estádio com custo barato por torcedor. Não tem necessidade de ser luxuoso. Tem que ser funcional e confortável”.

Para os torcedores chegarem ao estádio, as estações de metrô próximas a Gávea são as melhore opções. O Prefeito Marcelo Crivella anunciou que o Flamengo entrará em convênio com o metrô-rio para o melhor serviço possível aos torcedores.

Confira outros trechos da entrevista dada pelo Presidente do Flamengo

Tempo de construção e ajuda de Patrícia Amorim

– Três anos é um chute que estou dando aqui. Com o projeto pronto, vamos dizer que quanto tempo vai levar. Patrícia pessoa de confiança do prefeito e que está nos ajudando muito nesses projetos que envolve o Flamengo, inclusive no projeto do Morro da Viúva.

 Investimento no estádio

– Claro que existem fonte de recursos que o Flamengo melhor do que ninguém sabe como fazer e buscar. O custo eu não vou chutar, porque isso depende do projeto, mas não vai fugir aos estádios mais eficientes, como a Arena da Baixada, que tem um custo por torcedor bastante interessante. Vamos ter um estádio bonito, funcional e interessante.

Geração de empregos

– Geração de emprego na construção, valorização da área. Um estádio tem a ele acoplado uma série de elementos como loja de material esportivo, restaurante, bar temáticos, existe ideia de criação de um centro de convenções do esporte

Ideia de estádio

– Estádio de 25 mil pessoas. Projeto de arquitetura não está concluído, avançamos no contato com escritórios. A ideia é ser um estádio com custo barato por torcedor. Não tem necessidade de ser luxuoso. Tem que ser funcional e confortável. É perfeitamente minimizar o barulho. Será superfuncional, vai ajudar a recuperar aquela área de trás da Gávea, com acesso por três estações de metrô”. Bandeira é o autor das últimas declarações.

Maracanã ainda seguir em pauta

– Estamos falando de um estádio de 25 mil pessoas na Gávea, mas isso não exclui o interesse do Flamengo no Maracanã. O Maracanã é muito caro, custa 40 milhões de reais por ano.

Detalhes do protocolo assinado

– Estamos falando de um estádio de 25 mil pessoas na Gávea, mas isso não exclui o interesse do Flamengo no Maracanã. O Maracanã é muito caro, custa 40 milhões de reais por ano. Existem alguns problemas. Queríamos estar assinando a licença, mas ainda demora um pouco. Nosso departamento de patrimônio já sabe do que precisa. O projeto será apresentado completo, não terá problema algum porque toda as regras serão cumpridas, e existe a boa vontade do prefeito. Se fizermos tudo que está no regulamento, não terá o menor problema.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • o que a galera parece não estar entendendo é que esse estádio pode até sair “de graça”.. terreno já é nosso, arrumar um parceiro e mais naming rights não é a coisa mais complicada do mundo. claramente a intenção é fazer um estádio com custo baixo por jogo, a base poderá jogar lá também, um esquema especial pra sócios melhorando o ST.. o custo em geral será baixíssimo… não é nada que vire impedimento de se construir realmente um estádio maior em niterói, na barra ou onde quer que seja..

  • Estádio na Gávea, não exclui a construção de um Estádio de maior capacidade. O “up” que este Estádio na Gávea trará à auto-estima Rubro-negra é imensurável. Mas não querendo ser pessimista, e não obstante a enorme boa vontade da atual prefeitura, vale lembrar que, a dificuldade de ainda não termos o Estádio na Gávea resido no quão este assunto vem sendo usado como moeda política de entidades e políticos, que vivem dos votos justamente dessa região da Cidade.
    SRN

  • Sou Flamengo demais, gosto muito dessa diretoria, mas esse estádio eu não gostaria que saísse do papel. Sinceramente, acho uma burrice administrar 2 estádios como o Flamengo almeja fazer . No Brasil não tem time que faça isso. E pra que disser que o Atletico mg faz, o independencia tem suas despesas “divididas” com o america mg e o mineirão é do estado, sendo cobrado pouco de taxa por jogos lá. E isso seria impossível aqui no RJ devido ao governo quebrado que não quer assumir o maracanã. Sobraria pro Flamengo ter que manter dois estadios. Sendo o maracanã dividido com o fluminense (oque eu não concordo também). Se for fazer um estádio que seja grande, do tamanho que a nação merece, estádio pra 50-55 mil lugares estaria ótimo. Modular, com opção de fechamento do anel superior (em caso de jogos de menor importância, jogos que seriam jogados na arena da ilha ou nesse estadio da gavea). E só lembrando que o maracanã, que não é nosso, custa uns 40 milhões por ano em manutenção e já tá com a cobertura danificada (reportagem da globo). Prefiro gastar pra manter uma coisa 100% nossa. Construir isso é jogar dinheiro fora!

    • Somente olhando o estádio da Gavea como estádio futebol, eu acho que você tem razão, mas acho que o modelo a ser aplicado é mais amplo. Será um estádio com bares e restaurantes que vão funcionar sempre, e que estarão situados na lagoa, além dos shows e outros atrações. Acho sim, como você disse uma ambição muito grande ter 2 estádios, mas como a arena do Mengão será na Zona Sul, ele vai ter sim um grande atrativo se corretamente planejado. O Maraca vai continuar sendo sustentado pela magnética nos jogos maiores, mas teremos jogos menores durante o ano. Os outros clubes vão continuar jogando no Maracana, em classicos e outros jogos e teremos que mante-lo aptos e lucrar com isso….

  • Pra esse estádio pequeno sair, deve ter rolado uns condicionantes junto ao estado/município tipo ser obrigado a usar o maracanã. Todos sabem que um estádio do Fla inviabiliza o Maraca.

  • Algum colega aí pode me dizer qual a capacidade do chiqueiro do vice da gama ?..estádio do América MG ?…e do pacaembu? …

    • Do vice e do América não chegam a 20 mil. Estádio não vão poder dizer que não temos.

      • TMJ

    • sao januario 21mil, mas so podem colcoar 15mil.. independencia 23 mil.. pacaembu 40 mil

      • Valeu

  • Por q não p 40;000
    Ou 45;000 mil pessoas
    Na minha opinião
    Se vai gastar dinheiro p construí
    Um estadio de 25 mil pessoas,
    Por q não fazer em Niterói
    P 40ou 45mil pessoas.
    Não podemos ficar reféns do Maracanã por resto da vida
    E se for jogar na Gávea com 25 mil pessoas
    O sócio torcedor vai só embora
    Muita gente q é sócio ficaria de fora
    Desanimando pela capacidade

    • Também acho que seria mais interessante fazer logo um de 45 mil. Mas isso envolve muita coisa: terreno, preço do terreno, acessibilidade, etc.
      Aquele terreno já é do Mengão, um problema a menos. E se houver uma parceria com a empresa que construir hotel no morro da viúva, espero que role promoção para st off Rio.
      A gente tem que aproveitar as oportunidades. E para o Mengão oportunidades assim são raríssimas.

  • Amigos já é um avanço, ahh tem que fazer pra 30,40,50 mil torcedores, calma uma coisa de cada vez, depois de pronto ampliação será o de menos…agora teremos 2, na Gavea e o Maraca, Flamengo vai administrar o Maraca ..que os antis procure outra argumentação ..pq a de estádio não vai colar.SRN

    • só com mágica pra colocar 50 mil na gávea..

  • É um sonho? Por favor, não me acordem!
    Já que o estádio é apenas pra 25k pessoas temos que tomar cuidado com o perfil do torcedor! Não se pode ter “torcedor sofá”, temos que ter no estádio gente com a cultura do clube pra empurrar o time, o torcedor que gosta de silencio fica em casa! Faz um método de avaliação em que o torcedor que vai e tem uma postura inadequada​ perca a próxima partida por exemplo.

    • Entao o cara que gosta de ver seu time ao vivo mas nao se esgoela, nao deve ir ao jogo. Deve assistir em casa. No sofá. Eh isso mesmo!? E desculpe a minha sinceridade, mas método de avaliacao de postura de torcedor?! Vai ficar um fiscal olhando quem nao grita vamo flamengo, amo ser campeao vamo flamengo, dursnte os 90 minutos. Dai vao pegar a impressao digital dele e ele nao vai mais ver jogos do flamengo. Companheiro, menos neh. Vivemos em uma democracia onde as pessoas tem o direito de ir e vir.

      • É isso mesmo, quer assistir ao vivo sem torcer ? Compra um camarote, assisti no telão de casa.
        Não necessariamente um fiscal pra analisar se ele grita, é pra analisar se ele joga coisas em campo, se ele causa badernas e outras coisas desses tipos, quando se estiver com a bola rolando é pra identificar quem canta ou não.
        Se causar badernas eu sou a favor de não ir mais mesmo, um estádio não é lugar de brigas, agora sobre o não torcer, não é caso de impedir o cara não entrar e sim educar ele sobre nossa cultura, sobre a importância do apoio dele, garanto que qualquer torcedor vai topar isso.

  • Tinha que fazer pra 35, 40 mil.
    Parece que a área disponível na Gavea é maior que onde foi construída a arena da baixada.

    • A intenção Léo é que o estádio da Gávea possa ser expandido para 50 mil se precisar.

      • Essa informação saiu em algum lugar?

        • Não

      • Seria ótimo mas ainda não vi esse número em nenhum lugar. Só vejo 20 ou 25 mil.
        Daria pra jogar as fases finais da libertadores.

  • Enfim a Paty contribuiu para o Flamengo.

    • O jeito é mandar fazer guarda chuva de aço. Vai ter chuva de canivete

  • Só esperando pra ver o projeto dessa arena.. tomara que contratem um escritório competente e que projete com a cara do Flamengo, vermelho e preto, nada de Branco igual a maioria dos estádios do Brasil. (Sou arquiteto) SRN

  • Na minha opinião deveria tentar um projeto estadio da gavea para capacidader 40 mil pessoas, poderia atender a demandar das fase finais da libertadores

    • Concordo plenamente
      Não sei por q só 25 mil
      Muito sócio torcedor vai desanimar
      Por não poder ir ao estádio
      E assim cancela a assinatura

    • A associação de moradores de lá é complicada. Mais vale um de 20, 25 construído a um de 45 que não consegue sair do papel. Veja a Arena McFla, nem sinal de inicio das obras.

  • Essa administração significa para o clube muito mais do que sanear finanças, resgatar a credibilidade e elevar a qualidade de um time. Para mim o grande feito foi a mudança de cultura. Hoje até a torcida discute sobre as finanças do clube. Mudamos de mentalidade. Infelizmente ter um time competitivo não é sinônimo de conquistar títulos. Mas torço muito para que venhamos a conquistar um título de expressão para coroar essa administração e enraizar de vez essa nova cultura que nos foi proporcionada.

    • Ta aew que eu dei foi valor ao teu comentário!

      TMJ SRN

      • TMJ Breno. SRN

  • ACho que tem muito torcedor sem noção. Passamos anos e anos sem ter estádio próprio, depois de muito trabalho dessa fantástica diretoria, temos a oportunidade de construir um estádio com um custo que cabe perfeitamente nas condições atuais do Flamengo. Deixaremos de ser refem da Ferj, do Maracanã e etc sem a necessidade de nos endividarmos por anos. Acho essa notícia ESPETACULAR!!!!

    • Não pode deixar de levar em consideração o comentário do colega Renan Amorim ai em baixo …”sei que há o maracana nesse pagode ainda…

  • Arena multiuso MC Fla, Estádio Acústico para 25 mil pessoas (maior que o Horto), provável revitalização e transformação em hotel da antiga sede do Flamengo no morro da Viúva, Arena da Ilha por três anos (tempo estimado para construção do estádio na Gávea), sócio torcedor explodindo… Prevejo hegemonia nacional e continental!!! Só tá faltando o shopping e o aeroporto do Mengão rsrsrsr…

    • comentário perfeito amigo!

    • Boa…….

    • Apenas corrigindo que a ideia do hotel eh para terceiros e nao para o flamengo. O que o flamengo conseguiu foi conseguir o ” alvara” “hoteleiro” para facilitar a venda ou permuta do mesmo.

  • ótima jogada do bandeira, com certeza já está tudo certo com a prefeitura, Flamengo vai assumir o Maraca e o Governo vai apoiar um estadio menor para o Flamengo mandar seus jogos de pouco apelo, assim dificilmente o mengão vai te prejuízo.

  • O Clube de Regatas do Flamengo está a anos luz dos demais clubes brasileiro. Dos clubes do Rio de Janeiro ele está a milhares de anos luz a frente. Os clubes do Rio preferiram se apequenar e se aliar a bandidos que dirigiram e dirigem a FFERJ nos últimos 20 A 30 anos. Se não abrirem os olhos sumirão, como sumiram América e Bangu. Parabéns EBM e toda a diretoria.

  • Hegemonia!
    É melhor ter alguém forte ou alguém fraco ao seu lado?
    Azar de quem é contra o Flamengo.

  • Pra mim trata-se de jogada política pra municipalizar o Maracanã. Seria ótimo pra prefeitura ser parceira do clube de maior torcida do Brasil.

    • O Crivella fez essa proposta no início do ano que foi declinada pelo Pezão.

      Só que muita água rolou debaixo dessa ponte desde então….

      SRN

      • Pezao nao consegue nem pagar o mes dos funcionarios. Uma hora a casa vai cair.

  • excelente! mas quero ver o Prefeito apoiar um de 50 mil algum dia, seja onde for na cidade, será que sai um de 50 mil algum dia? acho difícil pq o maracanã se tornaria um elefante branco, por isso o poder publico dificultaria.

    • No rio, é dificil, mas existem já estudos em andamento para um estádio na Barra (eu acho que é no terreno do Terra Encantada….e em Niteroi (num terreno proximo ao Caminho Niemeyer)…

      • O preço do terreno do Terra Encantada deve ser quase o custo de construção de um estádio. Fora da nossa realidade. A não ser que apareça uma parceria muuuuuuito boa

        • Parceira bill gates, warren buffet ou carlos slim.

      • Terra encantada. 1.5bi de reais como roi( retorno do investimento). As duas construtoras donas do terreno esperam essas cifras

  • No caso do Flamengo ganhando a licitação do Maracanã, seria possível negociar naming rights?

    • não! Flamengo seria como um inquilino, não dono!

      • Dei uma lida sobre o assunto e seria possível, porém isso teria que está na licitação.

        Seria uma parceria comercial como há teatros e casas de espetáculos que mesmo estando nas mãos de terceiros tem os direitos de propriedades negociados.

        • Um exemplo seria: Marcanã Carabao Arena.

          Para isso teria que haver aprovação dos órgãos públicos, mas isso pode está já na licitação. O verdadeiro nome do estádio permaneceria o nome do jornalista.

        • Acho que isso o governo não abre mão. Agora o Flamengo pode negociar “sector” rights, pode por exemplo chamar de carabao mais, o setor mais nobre do estádio …

    • Não

    • Mesmo que pudesse, nenhuma empresa iria se interessar porque o nome Maracanã já está gravado como nome do estádio. Podemos sim negociar Naminr Rights do estádio da Gavea.

    • Com a globo dominando o futebol, naming rights no brasil eh utopia.

  • NÃO DEIXA ESSA PATRICINHA VOLTAR…por favor… Florminense toda

  • Até que enfim uam boa ação da Patricia Amorim, e uma gestão da prefeitura simpática ao mais querido. Essa Arena vai ser um point de encontro, estádio acustico, com bares e restaurantes, a beira da lagoa Rodrigo de Freitas, isso será sensacional. A capacidade de 25 mil está ótima, vai tornar o estádio num caldeirão e vai garantir frequencia alta.

  • CHEGA DE DEMORA… ADIANTA LOGO ISSO…
    VAI ESPERAR O QUE ?
    PRECISAMOS DE ESTÁDIO E DO MARACANÃ
    PRA SAIR DAS MÃOS DA CBF…FERJ…etc

  • Boa notícia, q esse projeto saia do papel e q logo logo espero estar vendo um jogo do fla recheado de craques ao lado de belas paisagens. E n como alguns clubes q enchem a boca dizendo ter estádio e q se sair do treino a visão nd agradável.

  • Embora eu tema o risco de “elitizar” as arquibancadas com essa capacidade de 25mil, a ideia é ótima, vamos gerir um estádio possível, dentro da realidade financeira do clube e dentro da realidade do país, sem elefante branco, sem custos exorbitantes e pelo jeito sem maiores problemas com o entorno, o q da mais crédito ainda pro clube.

    • Elitizar espetáculos infelizmente é inevitável

      • É fod* vc ir no estádio e ter nego atrás pedindo pra vc sentar q não tá dando pra ver o jogo…

        • Mas vc nao concorda que devem ter setores e setores? Um pro cara ficar em pe, outro sentado, um com luxo, outro sem luxo e por ai vai. Concordo com setores com ingressos a 10 reais pro cara ver o jogo amontoado. Vai para esse setor quer. Inclusive vou querer ir nesse varias vezes. Como fiz muito na geral do maraca. Agora quero poder levar o meu filho e minha filha pequenos de vez em quando para verem os jogos e pelo menos sentar e ver o jogo. Entao, nesse dia eu vou la e pago mais caro.

      • Q se dane a massa q estava presente nos piores momentos que o clube passou. Q muitas vezes salvou o time na base do grito. Nas quebras de recordes mundiais de público. Agora na maré mansa, o clube dá as costas e coloca dentro do “Estadio Boutique” 20% de seus sócios torcedores. Genial. Como vc diz, eletizar é inevitável, Mas esquecer sua história é covardia e ingratidão.

        • Jogos com maior demanda serão no maracanã.

          • Sei q há o Maracanã nesse pagode ainda. Mas a questão é q , com a ascensão do Flamengo, os jogos pequenos serão pra ,no mínimo, 35 ou 40Mil. Penso no Flamengo com uma dívida sob controle e com uma receita de 500 ou 600 Mi por ano. Com umelenco fortíssimo. Isso já é uma realidade. Imagina daqui a 3 anos quando estiver pronta a casa. Entende. O Flamengo é um Gigante.

            • Penso da mesma forma. .

      • A muralha Amarela do Borussia faz pressão não porque é elite ou massa, mas sim por ser um setor que obriga a quem vai ter uma postura!

    • Aí você tem que considerar duas coisas: primeiro, que os jogos que vão ser realizados nesse estádio serão os de menor apelo, partidas que no Maracanã seriam deficitárias. Segundo, que se for um estádio sem luxos, com um custo de manutenção baixo, como falou o Bandeira, e onde 100% da arrecadação ficará com o Flamengo, o lucro será maior. Sendo assim, dá pra colocar ingressos acessíveis.

      • Infelizmente ou felizmente( dependendo do ponto de vista de cada um) o futrbol eh um negocio.

    • Mauro Cezar trouxe idéias interessantes pra promover a torcida, nenhuma delas inibe pobre ou rico, acredito que o clube regatas Flamengo deveria exigir que o torcedor que vá a um setor do estádio tenha um comportamento compatível com nossa cultura, quer assistir sentado ou sei la? Fica em casa! Estádio é local de ganhar o jogo no grito

      • Amigo. Desculpe novamente discordar de vc. Vc ja foi ha algum jogo do barcelona ou real madrid no camp nou ou no santiago bernabeu? A media de publico eh altissima. No camp nou entao, tem sempre mais de 70 mil pessoas. Vc nao deve contar 1000 pessoas torcendo como vc preconiza. O resto eh torcedor nutela( como vc despreza)
        Soh que o torcedor nutela que paga a conta alta do time. Que permite eles a comprarem todo mundo e fazerem times que ganham jogos idependente de qualquer coisa.
        Torcida ajuda!? Sim. Muito.
        Mas o que ganha jogo eh time bom.

        • Não fui, mas se for falar de média de público o Borussia Dortmund tem a maior do mundo, e conta se nos dedos quem não torce lá, principalmente no setor da muralha Amarela.
          Eu não falei de torcedor rico ou pobre, não sou segregador de classe, falei de perfil de torcedor, nada impede que um Nutella ou Raiz independente dos valores que recebam apoiem o time, isso não tem a ver com dinheiro, os Alemães são ricos e nem por isso deixam de torcer.

        • Ainda vou te contar outro fato: a torcida do Real Madrid VAIA o CR7, eles simplesmente vaiam o melhor jogador do mundo.
          Se você não considera que a copa do Brasil em 2013 não foi ganha pela torcida Flamenguista vemos futebol de maneira diferente.

  • Meu time tem 2 estádios.

  • Já pensou…. Arena da gavea… arena da ilha e o maracana tudo nosso? rs

  • Crivela foi esperto, fechou com a gente.

  • “Recursos também não serão problema.” A que ponto chegamos ein amigos

    • Isso é uma gestão de respeito . Nem em mil anos a nação sonharia com isso tudo .

  • Mais uma notícia boa: Gabriel fora do jogo de amanhã.

    • Jura? Sexta Santa. Problema médico ou Zé viu a luz?

      • O que vc acha?

    • É mas complementa ai q ele ta sendo poupado pro jogo de Quarta…

      • Mas titular ele não deve ser

  • Parabéns EBM que gestão maravilhosa , resgatando a grandeza do Flamengo , dívidas ,salários , dívidas antigas com jogadores , credibilidade , estádio ilha , dá Gávea , brigou e conseguiu a nova licitação do Maracanã , ct de alto nível , contratações , vc realmente é o cara do Mengao.

  • E ainda tem torcedor
    reclamando da capacidade do estádio. .. Menos povo, o Flamengo até um tempo recente nem tinha Onde jogar… É pra glorificar de pé nação. Vamos ter mais um de maior capacidade mais pra frente. Parabéns pra diretoria do Flamengo.

    • Huahuahaua. Isso. Na verdade, ate agora nao temos o de jogar. A porra da ilha que era pra ficar pronta em fevereiro, ta longe disso. E no maraca, estao estuprando o flamengo com esses custos bizarros.

  • CT de alto nível, estádio próprio, time forte, vou te falar uma coisa Bandeira, se essa Libertadores vier, tem que ter uma estátua tua na entrada do Estádio.

    • Até sem a libertadores , pelo avanço em todas as áreas do Flamengo ele já merece.

      • Já tá atrasada. Bandeillini

  • Na minha opinião, preferia q fosse um estádio p/ no mínimo 50 mil pessoas. Já q não dá p/ ser construído na Gávea, q construíssem em outro lugar. O fato é q não podemos ficar dependendo somente do Maracanã.

  • Era mais vantagem construir um de 50mil com opção de fechamento do anel superior para jogos de pequeno porte, resultando em mais ou menos 25mil lugares disponíveis. Mas entendo que adquirir um terreno para construir é uma tarefa dificil. Enfim, acho o maracanã muito caro, e depender da torcida do fluminense é complicado. Uma alternativa boa seria retirar as cadeiras nos setores de trás dos gols pra ter uma renda extra.

  • Só um Lembrete – Increvam-se na FLA TV, divulguem-la e dêem Like.

    • E virem ST

  • Ótima notícia. Dá gosto ver o Fla finalmente se organizando. Parabéns a toda diretoria.

  • Pequeno porte e flamengo não combina na mesma frase.

    • Por isso q vai ter dois

    • Essa arrogância já nos prejudicou muito

  • Um estádio pra 25 mil comportando os jogos de menor apelo não é ruim. O problema vai ser a concessão do Maracanã, que custa 40 milhões por ano. Se não vamos mandar boa parte dos jogos lá, como vamos custear isso? A menos que não tenhamos um contrato de concessão, e sim sejamos parceiros da empresa que detém a concessão do estádio com acordos verbais para jogos pontuais.

    • está caminhando para isso…

  • Ok, de início acho que não é uma boa, acho que o Lucro não será grande, 25mil é muito pouco pra torcida do Flamengo e continuaremos vivendo de aluguel no maracanã.

    Porém, se conseguirmos a administração do maracanã e o estádio da Gávea se tornar um “caldeirão”, acho que poderemos fazer o sucesso que o atletico-mg fez com o Independência (nosso caso a Gávea) sendo a “Casa” e o Mineirão (no nosso caso o Maracanã) sendo o “Salão de Festas”.

    • Então… acredito que será EXATAMENTE isso!
      Acho que vai ser uma ótima porque acaba com jogos deficitários

    • então passa a ser “uma boa”…

  • Tem gente que não entende a importancia desse estádio e como é dificil construir um estádio, ainda mais no rio de janeiro. Parabens ao EBM. Mas é claro que vai ter torcedor reclamando, porque quer de todo jeito um estádio pra 50 mil, só pra esfregar na cara dos rivais.

    • Aí é que tá! Você falou tudo! Muitos ditos torcedores aqui não estão se importando com o que seria mais viável para Fla, estão se importando mais com “status”. Querem que o Fla construa um estádio grande, do zero, a qualquer custo, só para, como você disse “esfregar na cara dos rivais”.

    • Disse tudo J M

  • Só não entendi uma coisa. Jogar no Maracanã é caro, todo mundo sabe, mas o Flamengo quer jogar lá só jogos pontuais, de maior apelo.

    Então quem é que vai segurar essa banana da manutenção do Maracanã? Desse jeito duvido que seja concedida a concessão pro Flamengo.

    • Duvido muito que o Flamengo vá querer gerir o maracanã sozinho, apesar de improvável neste momento, é quase certo que no futuro o Fluminense entre na empreitada tbm, dividir custos e mais jogos lá, eu acho uma boa.

      • Pelo que eu já vi os tricolores querem uma molezinha, vão fazer de tudo pra manter esse acordo de jogar lá sem custos. Preferem que uma outra Odebrecht assuma do que eles mesmos assumirem numa parceria, até porque não confiam no próprio taco, ou seja, na sua torcida.

        • Complicado rapaz, confesso que não consigo pensar em uma solução rentável pro maraca sem um parceiro. Quantos jogos iriamos mandar lá? A cada 5 jogos 2 no maracanã? Não sei.

          • É necessário lembrar que além dos jogos, o Flamengo pode obter renda no maraca de outras fontes: aluguel para shows, visitas ao estádio, museu do futebol, lojas para venda de produtos, etc.

    • Só fazer 1 show do Paul MCartney por mês que vai dar lucro ..kkk

    • EBM e o Tostes já deram entrevistas afirmando que iria administrar com parceiros, alem disso eles salientaram que quem está a frente do Maracanã hoje não sabe geri-lo, por isso não está sendo viável para ninguém.

    • 38 rodadas de brasileirão, finais de regionais, libertadores. Será que tudo isso não paga ?

      • Só pouco mais da metade jogaremos em casa, e poucos jogos realmente com apelo. Quem acha que Flamengo e Ponte Preta na sétima rodada, por exemplo, vai dar mais de 30 mil pessoas? E por aí vai.

        • Mas a torcida precisa comprar nossa briga… Se não realmente fica inviável.

  • Ótima notícia!

    Triste é ver flamenguistas reclamando de um estádio desses, por ser só pra 25 mil pessoas. O time precisa estar muito bem pra por mais do que isso em todos os jogos do Brasileirão. Ano passado, só Palmeiras e Corinthians tiveram média de público superior a 25 mil torcedores. E o Palmeiras foi o campeão, liderando o Brasileirão desde a 10ª rodada.

    O Flamengo tem uma torcida maior? Tem! Mas pouca gente tem condições de comprar ingresso a 80 reais pra ver um Flamengo x Avaí da vida.

    Acredito que 25 mil tá ótimo a curto prazo, tendo a disposição o Maracanã ou outro estádio de maior porte.

    • Essa é a realidade brasileira, temos que aceitar. Precisa ter um estádio de porte médio pra jogar campeonatos deficitários como o carioqueta e outros.

      • Isso mesmo, acho que mesmo se o flamengo fosse construir um estádio de grande porte, ainda sim seria feita a Arena da Gávea para 25 mil pessoas.

      • Tenho certeza que um estádio acustico, com bares e restaurantes a beira da Lagoa, vai tornar o mesmo num point de encontro e geração de receitas para o Mengão. Até os jogos do carioqueta serão mais frequentados, só para poder ir ao estádio do Mengão na Lagoa. 25 Mil para a Gavea está ótimo. Até que enfim uma boa ação da Patricia Amorim, se esse estádio sair, eu até perdoo as lambanças dela na gestão do mais querido. Em tempo, precisa ser construido antes da proxima eleição porque o Crivella não se reelege (quase certo), e basta mudar a gestão para tudo ficar mais dificil (só ver o que a gestão do Paes fez com a arena Multiuso).

    • O barcelona tem dois estádios tbm… perfeitamente plausível a ideia de ter dois estádios visto que as nossas médias de público são para menos de 30 mil.

    • Alem do que neguinho eswuece mas o flamengo tem mais de 30 milhoes de torcedores. Qualquer estadio vai ser pequeno.

  • É um sonho? Obrigado Bandeira e equipe. Você como torcedor sabe o que vai representar pra gente ter um estádio próprio. Diretoria extremamente competente e determinada em solucionar todos os nossos problemas.
    Com certeza vai ser um estádio bonito e dentro das nossas possibilidades. Vai substituir o estádio da Ilha do Governador.
    E obrigado Patrícia, você como presidente foi péssima e muito mal assessorada, mas é rubro-negra de coração e está se empenhando pra ajudar a tornar o nosso sonho realidade.

  • Quanto deve faturar de naming rights? Quanto foi na Aliianz?

    • quase uns 650 milhoes

    • Achei uma matéria do Estadão sobre os recursos:
      O Estado teve acesso a alguns contratos feitos pela WTorre, construtora responsável pela obra, e constatou que ela já arrecadou cerca de R$ 560 milhões. São R$ 300 milhões com naming rights, R$ 65 milhões com camarotes (apenas a metade foi vendida até o momento), R$ 95 milhões com estacionamento e catering (operação de alimentos e bebidas) e R$ 103 milhões com patrocínios diversos.

  • Vai ser melhor que aquele lixo chamado São Januário KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • 30 mil estava perfeito!!!! Vamos melhorar essa capacidade ai… 25 fica ruim!

    • Vamos ver, era 20, virou 25… quem sabe não é só a cabecinha?

    • Onde cabe 25 cabe 35 rsrsrs

      • Huahuahua. Isso era ha 60 anos atars que era a maior zona. Hj em dia nao da isso. Se tem 30 mil num estadio de 25 mil e da uma merda… fudeu.

    • Se fazer de capacidade maior já perde o sentido de administrar o Maracanã…

    • nao pode ser apartir de 30 mil, se nao o flamengo vai se acomodar demais, 25 mil é oq comporta o independencia, capacidade de lá é 23 mil, mas cabem 30.. na gavea vai ser de 25, mas devem caber mais..

  • Ta liberado mesmo ou tem que pedir permissão para outros órgãos públicos?

    • Na verdade falta muita coisa. O Flamengo não apresentou nem o projeto ainda, precisa ser aprovado por todos os órgãos responsáveis. Isso é apenas uma carta e intenção, o prefeito está dizendo que apóia a construção de um estádio na Gávea.

    • Dar entrada a qualquer questionamento,,no caso obra,sancionada (legalizada),pela prefeitura,é protocolar.Me parece que nesse caso a prefeitura, tem intenção de aprovar,as licença mais difíceis são a de meio ambiente e a no caso da CET-Rio(impacto no trânsito), nada que uma boa caneta da não resolva.Entretanto o maior obstáculo são os ricos moradores,as madames com seus cachorrinhos de raça, que não querem pobres na região. Infelizmente essas pessoas além de ricas são influentes e muito chatas.

      • Sim , a maioria dos Juizes mora no leblon .Meu maior medo são eles .

      • agora tem Metrô.

  • Ótima notícia

  • O estádio de pequeno porte do flamengo será maior que o estádio de grande porte do vasco

  • Olá amigos campeões carioca , seria um pequeno estádio mas um
    estádio que substituiria o projeto da Ilha do Governador , com as
    acomodações mais ou menos em igual condições , a importância
    maior , fica por conta da propriedade , sonho de todos os Rubros
    Negros , pelo gramado caldeirão requerido no reduto da Gávea .

    Saudações Rubro Negro

    • Nada a ver comparar o estadio da Gavea com a lha, o estadio da Gavea terá assentos acolchoados e retráteis padrão Fifa e deverá ser 100 % coberto, o segundo do hemisfério sul ( o primeiro foi a Arena da Baixada). Terá camarotes, restaurantes de bom nível, lojas abúnica semelhança com a ilha é a capacidade e a qualidade do gramado de resto sem comparação até porque um custou 20 milhões para se adaptado o outro custará 300 milhões para ser construido.

      • Você, que parece que já viu o projeto que nem o Bandeira viu, me diga, vamos ter grama sintética também? Afinal um estádio todo fechado não favorece o gramado natural rs

        • Não tem projeto ainda mas se o estádio será com isolamento acústico e para explorar eventos como shows provavelmente será todo coberto, não precisa de grama sintética ou faz gramado removível ou tratamento po iluminação artificial

  • Estádio Eduardo Bandeira de Mello

    • Ja tem até bandeira no nome

    • Para aqueles que gostam de dar méritos a todos que merecem, podem chamar de Estádio Chapa Azul rsrsrs

      • Blue Stadium

  • Fazer um estádio pra 25 mil torcedores e melhor nem fazer, vai acabar vivendo de alugue no Maracanã mesmo.

    • São basicamente 90 jogos na temporada. Vc acha que dar pra usar o Maracanã e lucrar em todos os jogos?

      • O Palmeiras, Atlético Paranaense, Corinthians… lotam todo jogo, porque o Flamengo não conseguiria?

        • Simplismente pq o seu sócio torcedor dá ingresso. Não é rentável esse modelo

        • Palmeiras – Tem mecenas
          Atletico – Nem na libertadores enche
          Corinthians – 1 bilhão de divida

          • O atlético vive lotado, o Palmeiras lotado e com lucro e Corinthians só não está rachando de ganhar dinheiro com seu estádio porque fez um péssimo negocio. Tudo desculpa, afinal a maior torcida do mundo faz ou não a diferença?

            • Corinthians fez estádio sem poder fazer, atlético tem média de 41% de ocupação (pouco mais de 16mil torcedores)não lota mesmo, o Palmeiras poderia ser modelo, mas o imbróglio que virou a gestão do estádio depois de pronto o desabona.

            • “o atlético vive lotado” PQP so lotaram um jogo e na libertadores, e é porque foi contra o flamengo.

            • O estádio do atletico tem capacidade para 25 mil
              vive lotado pffffffff
              Ridículo!
              Até os viceínos lotam estádio para 25 mil! Eu hein que idéia!
              A idéia é ser superavitário gênio!
              E tem mais, muito melhor um estádio com baixíssimo custo por pessoa e altamente rentável do que um maracanã a um custo elevadíssimo!!!
              Ponto pra diretoria novamente!!

            • A arena do Atletico Paranaense não vive lotado coisa nenhuma, ilusão tua. Está sempre lotado lá quando ha jogos do Mengão na casa deles, pois eles vão na verdade porque é jogo contra o mengão, tanto é que quando liberam as pesquises de maiores públicos mandantes no Brasileiro, vc não vê o Paranaense nas cabeças. SRN

              • Na verdade essa metodologia de medir maiores mandantes eh bizarra. Eh feita por paulistas para paulistas.
                O mais normal seria pegar o publico total do jogo e somar. Pq o flamengo sempre leva o dele e arrasta milhares dos torcedores doe outros times que querem jogar contra o flamengo.

        • Poderia construir um estádio com espaço para ampliação.Conforme o Flamengo for melhorando financeiramente,vai aumentando a capacidade do estádio.

        • Vc falou três clubes , quer tem estádios próprio , claro q cada um de diferente casos, e n tem prejuízo com a bilheteria.

        • vc quer encher o rabo de dividas agora? 25 mil pessoas é maior que o sao januario, o independencia comporta 23mil, tres anos pra construir eh o tempo que o flamengo joga na ilha, pra construir estadio infelizmente nao é como construir uma casa, ja foi dificil conseguir aprovação na gavea, imagine um estadio maior, pra a prefeitura ter que demolir o maracanã, eles nao sao bestas

        • Primeiro, se informe melhor. Eles tem uma boa média de público, mas vários jogos deles tem menos de 25 mil pagantes durante o ano.
          E além disso, pra fazer um estádio maior, teria que comprar o terreno, que em pontos bons da cidade é muito caro, além do custo pra preparar o terreno e do custo maior da construção.
          Hoje, a melhor solução é construir o estádio na Gávea pra 25 mil e ganhar a licitação do Maracanã, que diminuiria nossos custos comos jogos lá, poderíamos alugar para eventos para ajudar a pagar a manutenção do estádio e mandar os jogos da maior apelo e o estádio da Gávea ficaria para os jogos de menor apelo.

        • Vc acha que um jogo Flamengo x Madureira vai encher? Flamengo x Bangu? Flamengo x Resende?

        • 35 a 40 mil por jogo

    • Outro ponto seria as categorias de base e futebol feminino. Alem do turismo gerado no estádio

      • Shows…

    • Aqui na coluna podia ter a opção de negativar comentários.

      • Boa sugestão!

      • MAs tem! A setinha pra baixo

        • Tenta negativar meu comentário

          • Pronto

    • Só de show é capaz de pagar o custo anual

  • A chance é zero de o flamengo construir um Estádio de grande porte. Porém é lutar por um modelo vantajoso de administração do Maracanã.

    • Pelo que o Bandeira falou, se o flamengo não puder administrar o Maracanã, o flamengo deve ir atrás de estádio de grande porte, sem deixar de fazer o estádio na Gávea, pois ele disse que quer um estádio de pequeno/médio e um de grande porte. Aí deixaríamos de ser time sem estádio para ser time de dois estádios!

      • O mesmo falou que Maracanã não existe sem flamengo. Esse discurso foi tão forte que quebrou qualquer expectativa do governo de fazer maracutaias e receber propina da Largadere…kkkk

  • Cadê os antis Fora Bandeira?

    O que ele faz pelo Flamengo não deixa apenas a camisa gigante, mas um clube gigante! Ele é um ídolo

    • existem????????? eu nunca vi alguem querer que ele saia ueheuhe um dia proximo teremos casa, e amis futuramente teremos casa de praia e apartamento, SRN

      • De vez em quando aparece uns por aqui.

  • Agora a piada dos paulistas vai deixar de ser que o flamengo não tem estádio e vão dizer que o flamengo tem um estádio pequeno. Tomara que eles zoem mesmo, enquanto isso a gente nada em dinheiro com nosso modelo lucrativo de jogos grandes no Maracanã administrado por nós e jogos menores na Gávea.

    • E se perdermos o Maraca, o flamengo construirá um estádio de grande porte sem abrir mão de construir a Arena da Gávea.

  • Arena Marcio Araujo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • kkkkkkk

  • Agora o Euvírus acaba de arrancar aquela Ceroula fedida pela cabeça !!!

Comentários não são permitidos.