
Foto: Fred Gomes/GE
O sonho de um estádio próprio começa a virar realidade para o Flamengo. Em coletiva realizada na manhã de hoje, o presidente do rubro-negro assinou, junto com o prefeito do Rio, um protocolo de intenção para a construção de um estádio acústico na Gávea, sede do clube. Além deles, a Subsecretária de Esportes e ex-Presidente do Clube, Patrícia Amorim e Clarissa Garotinho, secretária municipal de desenvolvimento, estavam presentes.
O sonho de erguer um estádio no local sempre foi um desejo do Flamengo, mas que esbarrava na pressão negativa da associação de moradores do local. Para conseguir erguer seu estádio, o Flamengo fará com que ele seja acústico, para que assim evite que o barulho incomode a vizinhança. Outra exigência dos moradores é que não tenha estacionamento, assim evitando transtornos no trânsito da região.
O estádio na Gávea será de menor porte, para aproximadamente 25 mil torcedores. Com isso, o Maracanã permanece sendo uma meta para o Flamengo mandar partidas de maior demanda e o estádio da Gávea ficaria para jogos de menor apelo. O projeto do Flamengo ainda não foi anunciado, mas a previsão de término é de 3 anos.
– Temos o mais importante: a boa vontade do prefeito. A vontade todos sabem que sempre temos. Recursos também não serão problema. O importante é saber que temos aval e compromisso do prefeito para realizar nosso sonho. Claro que há outras etapas burocráticas, vamos seguir as regras do jogo – fiz o Presidente Eduardo Bandeira de Mello, que deu mais detalhes sobre o projeto inicial:
– Estádio de 25 mil pessoas. Projeto de arquitetura não está concluído, avançamos no contato com escritórios. A ideia é ser um estádio com custo barato por torcedor. Não tem necessidade de ser luxuoso. Tem que ser funcional e confortável”.
Para os torcedores chegarem ao estádio, as estações de metrô próximas a Gávea são as melhore opções. O Prefeito Marcelo Crivella anunciou que o Flamengo entrará em convênio com o metrô-rio para o melhor serviço possível aos torcedores.
Confira outros trechos da entrevista dada pelo Presidente do Flamengo
Tempo de construção e ajuda de Patrícia Amorim
– Três anos é um chute que estou dando aqui. Com o projeto pronto, vamos dizer que quanto tempo vai levar. Patrícia pessoa de confiança do prefeito e que está nos ajudando muito nesses projetos que envolve o Flamengo, inclusive no projeto do Morro da Viúva.
Investimento no estádio
– Claro que existem fonte de recursos que o Flamengo melhor do que ninguém sabe como fazer e buscar. O custo eu não vou chutar, porque isso depende do projeto, mas não vai fugir aos estádios mais eficientes, como a Arena da Baixada, que tem um custo por torcedor bastante interessante. Vamos ter um estádio bonito, funcional e interessante.
Geração de empregos
– Geração de emprego na construção, valorização da área. Um estádio tem a ele acoplado uma série de elementos como loja de material esportivo, restaurante, bar temáticos, existe ideia de criação de um centro de convenções do esporte
Ideia de estádio
– Estádio de 25 mil pessoas. Projeto de arquitetura não está concluído, avançamos no contato com escritórios. A ideia é ser um estádio com custo barato por torcedor. Não tem necessidade de ser luxuoso. Tem que ser funcional e confortável. É perfeitamente minimizar o barulho. Será superfuncional, vai ajudar a recuperar aquela área de trás da Gávea, com acesso por três estações de metrô”. Bandeira é o autor das últimas declarações.
Maracanã ainda seguir em pauta
– Estamos falando de um estádio de 25 mil pessoas na Gávea, mas isso não exclui o interesse do Flamengo no Maracanã. O Maracanã é muito caro, custa 40 milhões de reais por ano.
Detalhes do protocolo assinado
– Estamos falando de um estádio de 25 mil pessoas na Gávea, mas isso não exclui o interesse do Flamengo no Maracanã. O Maracanã é muito caro, custa 40 milhões de reais por ano. Existem alguns problemas. Queríamos estar assinando a licença, mas ainda demora um pouco. Nosso departamento de patrimônio já sabe do que precisa. O projeto será apresentado completo, não terá problema algum porque toda as regras serão cumpridas, e existe a boa vontade do prefeito. Se fizermos tudo que está no regulamento, não terá o menor problema.
Flamengo quer Breno Bidon e Corinthians monitora Everton Cebolinha Em meio à pausa no calendário…
Leonardo assumiu o Flamengo em março de 2026 após saída de Filipe Luís Diretor de…
Vlahovic tem apenas 26 anos e deixou a Juventus (ITA) de graça A temporada europeia…
Carlos Leite, que também representa Gerson, abriu o jogo sobre os bastidores Titular do Flamengo…
Vinicius Souza está atualmente no Wolfsburg (ALE) O Palmeiras segue ativo no mercado de transferências…
Flamengo e Botafogo travaram uma batalha nos bastidores por Luiz Henrique O Botafogo vive grave…
Ver comentários
Agora o Euvírus acaba de arrancar aquela Ceroula fedida pela cabeça !!!
Arena Marcio Araujo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkk
Agora a piada dos paulistas vai deixar de ser que o flamengo não tem estádio e vão dizer que o flamengo tem um estádio pequeno. Tomara que eles zoem mesmo, enquanto isso a gente nada em dinheiro com nosso modelo lucrativo de jogos grandes no Maracanã administrado por nós e jogos menores na Gávea.
E se perdermos o Maraca, o flamengo construirá um estádio de grande porte sem abrir mão de construir a Arena da Gávea.
Cadê os antis Fora Bandeira?
O que ele faz pelo Flamengo não deixa apenas a camisa gigante, mas um clube gigante! Ele é um ídolo
existem????????? eu nunca vi alguem querer que ele saia ueheuhe um dia proximo teremos casa, e amis futuramente teremos casa de praia e apartamento, SRN
De vez em quando aparece uns por aqui.
A chance é zero de o flamengo construir um Estádio de grande porte. Porém é lutar por um modelo vantajoso de administração do Maracanã.
Pelo que o Bandeira falou, se o flamengo não puder administrar o Maracanã, o flamengo deve ir atrás de estádio de grande porte, sem deixar de fazer o estádio na Gávea, pois ele disse que quer um estádio de pequeno/médio e um de grande porte. Aí deixaríamos de ser time sem estádio para ser time de dois estádios!
O mesmo falou que Maracanã não existe sem flamengo. Esse discurso foi tão forte que quebrou qualquer expectativa do governo de fazer maracutaias e receber propina da Largadere...kkkk
Fazer um estádio pra 25 mil torcedores e melhor nem fazer, vai acabar vivendo de alugue no Maracanã mesmo.
São basicamente 90 jogos na temporada. Vc acha que dar pra usar o Maracanã e lucrar em todos os jogos?
O Palmeiras, Atlético Paranaense, Corinthians... lotam todo jogo, porque o Flamengo não conseguiria?
Simplismente pq o seu sócio torcedor dá ingresso. Não é rentável esse modelo
Palmeiras - Tem mecenas
Atletico – Nem na libertadores enche
Corinthians – 1 bilhão de divida
O atlético vive lotado, o Palmeiras lotado e com lucro e Corinthians só não está rachando de ganhar dinheiro com seu estádio porque fez um péssimo negocio. Tudo desculpa, afinal a maior torcida do mundo faz ou não a diferença?
Corinthians fez estádio sem poder fazer, atlético tem média de 41% de ocupação (pouco mais de 16mil torcedores)não lota mesmo, o Palmeiras poderia ser modelo, mas o imbróglio que virou a gestão do estádio depois de pronto o desabona.
"o atlético vive lotado" PQP so lotaram um jogo e na libertadores, e é porque foi contra o flamengo.
O estádio do atletico tem capacidade para 25 mil
vive lotado pffffffff
Ridículo!
Até os viceínos lotam estádio para 25 mil! Eu hein que idéia!
A idéia é ser superavitário gênio!
E tem mais, muito melhor um estádio com baixíssimo custo por pessoa e altamente rentável do que um maracanã a um custo elevadíssimo!!!
Ponto pra diretoria novamente!!
A arena do Atletico Paranaense não vive lotado coisa nenhuma, ilusão tua. Está sempre lotado lá quando ha jogos do Mengão na casa deles, pois eles vão na verdade porque é jogo contra o mengão, tanto é que quando liberam as pesquises de maiores públicos mandantes no Brasileiro, vc não vê o Paranaense nas cabeças. SRN
Na verdade essa metodologia de medir maiores mandantes eh bizarra. Eh feita por paulistas para paulistas.
O mais normal seria pegar o publico total do jogo e somar. Pq o flamengo sempre leva o dele e arrasta milhares dos torcedores doe outros times que querem jogar contra o flamengo.
Poderia construir um estádio com espaço para ampliação.Conforme o Flamengo for melhorando financeiramente,vai aumentando a capacidade do estádio.
Vc falou três clubes , quer tem estádios próprio , claro q cada um de diferente casos, e n tem prejuízo com a bilheteria.
vc quer encher o rabo de dividas agora? 25 mil pessoas é maior que o sao januario, o independencia comporta 23mil, tres anos pra construir eh o tempo que o flamengo joga na ilha, pra construir estadio infelizmente nao é como construir uma casa, ja foi dificil conseguir aprovação na gavea, imagine um estadio maior, pra a prefeitura ter que demolir o maracanã, eles nao sao bestas
Primeiro, se informe melhor. Eles tem uma boa média de público, mas vários jogos deles tem menos de 25 mil pagantes durante o ano.
E além disso, pra fazer um estádio maior, teria que comprar o terreno, que em pontos bons da cidade é muito caro, além do custo pra preparar o terreno e do custo maior da construção.
Hoje, a melhor solução é construir o estádio na Gávea pra 25 mil e ganhar a licitação do Maracanã, que diminuiria nossos custos comos jogos lá, poderíamos alugar para eventos para ajudar a pagar a manutenção do estádio e mandar os jogos da maior apelo e o estádio da Gávea ficaria para os jogos de menor apelo.
Vc acha que um jogo Flamengo x Madureira vai encher? Flamengo x Bangu? Flamengo x Resende?
35 a 40 mil por jogo
Outro ponto seria as categorias de base e futebol feminino. Alem do turismo gerado no estádio
Shows...
Aqui na coluna podia ter a opção de negativar comentários.
Boa sugestão!
MAs tem! A setinha pra baixo
Tenta negativar meu comentário
Pronto
Só de show é capaz de pagar o custo anual
Estádio Eduardo Bandeira de Mello
Ja tem até bandeira no nome
Para aqueles que gostam de dar méritos a todos que merecem, podem chamar de Estádio Chapa Azul rsrsrs
Blue Stadium
Olá amigos campeões carioca , seria um pequeno estádio mas um
estádio que substituiria o projeto da Ilha do Governador , com as
acomodações mais ou menos em igual condições , a importância
maior , fica por conta da propriedade , sonho de todos os Rubros
Negros , pelo gramado caldeirão requerido no reduto da Gávea .
Saudações Rubro Negro
Nada a ver comparar o estadio da Gavea com a lha, o estadio da Gavea terá assentos acolchoados e retráteis padrão Fifa e deverá ser 100 % coberto, o segundo do hemisfério sul ( o primeiro foi a Arena da Baixada). Terá camarotes, restaurantes de bom nível, lojas abúnica semelhança com a ilha é a capacidade e a qualidade do gramado de resto sem comparação até porque um custou 20 milhões para se adaptado o outro custará 300 milhões para ser construido.
Você, que parece que já viu o projeto que nem o Bandeira viu, me diga, vamos ter grama sintética também? Afinal um estádio todo fechado não favorece o gramado natural rs
Não tem projeto ainda mas se o estádio será com isolamento acústico e para explorar eventos como shows provavelmente será todo coberto, não precisa de grama sintética ou faz gramado removível ou tratamento po iluminação artificial
O estádio de pequeno porte do flamengo será maior que o estádio de grande porte do vasco
Ótima notícia