Um dos grandes clichês quando se fala do Campeonato Brasileiro, junto com dizer que “os pontos corridos premiam a regularidade” e “o Internacional vem forte esse ano”, é falar da “importância do elenco”. Numa competição longa, intercalada com outras, e que ainda tem uma janela europeia de transferências no meio, com certeza vai levar vantagem o clube que não apenas montar um bom time, como se cercar de bons reservas que possam substituir o goleiro machucado, o lateral convocado, o meia que caiu de produção, o atacante que foi vendido pra China por uma valor acima do PIB estimado de algumas pequenas nações do Caribe e vai voltar em seis meses dizendo que não se adaptou.
Em tese, o projeto do Flamengo para 2017 passava por isso. Num ano cheio de competições importantes, a diretoria prometeu formar um grupo com atletas para suprir todas as posições, recursos para todas as emergências, mão de obra humana para toda e qualquer eventualidade. Mas como qualquer um pôde perceber, a partir da primeira vez em que começamos a atuar com 4 laterais em campo por falta de atacantes e meias, as coisas não saíram exatamente dentro do planejado.
E depois de um jogo como esse contra o Atlético-PR, em que mais uma vez peças-chave da equipe falharam em momentos importantes, fica a questão: faltam ao Flamengo os atletas para realizar as funções dentro de campo, ou ele apenas não vem sabendo usar os jogadores que tem e aproveitar os recursos disponíveis no próprio grupo?
Isso porque Muralha vem falhando? É inegável que vem. Nosso setor defensivo, com a presença de Muralha e Rafael Vaz, vem transmitindo níveis de nervosismo e tensão só comparados aos de um assessor parlamentar em Brasília dando F5 na home de um grande portal de notícias nestes últimos dias. E a tendência não parece ser de melhoria. Mas antes de buscar um goleiro mediano como o ventilado Walter, do Corinthians, não seria a hora de dar uma chance para César ou Thiago? Antes de cogitar importar por altas cifras um zagueiro para compor elenco, não faria mais sentido testar mais vezes Léo Duarte?
O mesmo vale para o meio-campo. Se Márcio Araújo está tão disperso que em algum momento vai vestir a camisa ao contrário e William Arão obviamente viveu algum momento Space Jam em que tocou numa bola a pedido de um pequeno alienígena e perdeu todo seu futebol, não seria a oportunidade para que Cuellar entrasse mais, ou Ronaldo fosse testado? No ataque, Lucas Paquetá não vem fazendo por merecer mais chances, assim como Vizeu não poderia ser aproveitado numa formação com dois atacantes? Isso sem falar em Vinícius Jr, que, com 16 anos, já mostra ser talvez uma das melhores opções para o ataque pelo lado do campo?
Não que o Flamengo não precise de reforços. Se pudéssemos receber um goleiro, um zagueiro e um atacante de seleção, nenhum de nós iria reclamar. Mas para receber um goleiro reserva do Corinthians, um zagueiro mediano que não se deu bem lá fora ou outro atacante que vá disputar posição no mesmo nível que o Gabriel, com certeza faz mais sentido buscar as soluções dentro do elenco, confiar no potencial da molecada, parar de desempatar as disputas por posição usando o critério de quem é mais velho, como se o 11 inicial do Flamengo fosse alguma espécie de concurso público em que alguns atletas não só já passaram, como também têm estabilidade e por isso decidiram que vão apenas comparecer pra colocar o paletó em cima da mesa.
Não adianta absolutamente nada ter um elenco completo, variado, o mais cheio de opções que for, se na hora que importa não vamos ter coragem de usar essas peças para que elas colaborem com o time. E claramente a hora que importa já chegou.
Fonte: Nosso Flamengo | ESPN
Na minha opiniao, faltam reforcos para zaga. E o tecnico aproveitar melhor o elenco.Tirando do time titular jogadores que estao em fase descendente devido a quantidade de jogos, e dando sequencia e ritimo de jogo a outros que teem boa tecnica, e o caso de Mancu, Cuellar e na zaga ao Juan ou Leo DUARTE ja que Donatti esta contudido. Este dois sao melhores que o Rafael Vaz Que nao esta em fase boa e deveria ser afastado para apurar a tecnica.
Os dois!
eu acho que a diretoria tinha boas expectativas do flamengo pelo menos na liberta, agora, estão querendo reforçar da forma que for pra ver se ainda ganha algo esse ano…. lembrando que precisamos de jogadores decisivos no ataque e de goleiro e zagueiros que podemos confiar pro restante da temporada
Falou tudo! Principalmente sem um centroavante de verdade, não vai dá!
Precisa nem de resposta olha lá oq Abelão ta fazendo com o mediocre fluminense.
Pois bem, posso resumir o que falta pela ordem, Ambição, Amadurecimento e Reflexão de trabalho, tenho certeza que dispostos a se concentrar nesses três argumentos certamente seremos bem melhores, mais consistentes!
SABER USAR O ELENCO É FUNÇÃO DO TÉCNICO
SRN
TEM QUE APRENDER A USAR O ELENCO!! ZAGUEIRO TEM O RONALDO, MEIO TEM PAQUETÁ, TEM THIAGO QUE ESTÁ VOLTANDO DE LESÃO NO JOELHO, TEM CUELLAR, GOLEIRO TEM THIAGO E O CÉSAR E AINDA O PAULO VICTOR QUE ESTÁ NA TURQUIA, TEM VIZEU, AÍ FICAM AS PERGUNTA, DAMIÃO ESTÁ FAZENDO ALGUMA COISA PRA JOGAR? MARCIO ARAÚJO, SEMPRE O ENGANADOR DE SEMPRE, TEM RAFAEL VAZ, SEM COMENTÁRIOS COM ESSE, MURALHA MÃO DE ALFACE…. E POR AÍ VAI, SE O SANTOS DE LEÃO, FOI CAMPEÃO COM VÁRIOS VINDO DA BASE, PORQUE NÃO O FLAMENGO.
elenco mal utilizado, pois não consegue mudar a forma de jogar quando alguns jogadores importantes estão fora.
Poderia mt bem nesse período da ausencia do diego ter escalado um time forte com: Muralha; para; donatti; rever; trauco; romulo/cuelllar; warão; ederson; everton; berrio/mateus savio; guerreiro…E outra, o time não precisa jogar com os “rapidinhos” se o Arão souber ficar mais preso um pouco, armando o time de trás.
A culpa defensiva está nas pessas escolhidas pelo treinador, mas também na inconsistencia do arão que acredita ser um meia e não volante dos anos anteriores (precisa baixar a bola e preocupar primeiramente em marcar pra depois sair pro jogo na boa).
O Zé Ricardo não dá oportunidade igual pra todo mundo.
Zé Ricardo – “Esse ano vamos dar muitas oportunidades à base”.
Ficou só no discurso
Esse time tem carências na defesa, no meio-campo e no ataque:
Defesa – O Goleiro é super inseguro e a zaga tem sido uma ótima mãe, a bola área praticamente virou pênalti.
Meio-campo – Márcio Araújo e Arão, pelo amor de Deus que dupla!
Ataque – Existe ? Tem algum atacante matador, artilheiro e finalizador ?
FALTA ESSE TÉCNICO CRIAR VERGONHA NA CARA E SABER UTILIZAR O ELENCO QUE TEM!!!
EXEMPLOS:
VIZEU, V. JR, PAQUETÁ, RONALDO (SAI CARAMUJO), CUELLAR (SAI WILLIAN ARÃO), COLOCA O THIAGO NO GOL TAMBÉM TESTA O MOLEQUE.
SACA: GABRIELA, M.A, MURALHA, WILLIAN ARÃO, RAFAEL VAZ.
E PRINCIPALMENTE SACA O ZÉ BOIOLA.
O elenco do Flamengo não é ruim, longe disso na verdade, mas precisa de alguns reforços pontuais para essa temporada:
Um zagueiro, um atacante e um ponta.
Concordo que vários jogadores do elenco são subutilizados, caso de Cuellar, Mcancuello, Lucas, Vizeu, Leo, Tiago e Ronaldo. Esses jogadores juntos formariam um bom time para jogar a serie A do campeonato brasileiro, mas que no Flamengo pegam banco para jogadores como: Gabriel, Vaz, Márcio Araújo e Arão. Sim, Arão! Não joga nada faz um tempo e sequer é lembrado na lista dos que precisam passar um tempo no banco.
Precisamos reavaliar esses titulares absolutos, como chegamos ao nível de sentir falta do Everton? Tudo bem que ele seja um jogador esforçado, mas não o vejo como fundamental de um time do tamanho do Flamengo.
Precisamos de pontas que façam jogadas como a do Paquetá no ultimo Domingo, dribla, corta para dentro e procura alguém em posição para finalizar. Precisamos deixar de lado esses pontas que só sabem correr até a linha de fundo e cruzar pra área torcendo pra alguém acertar a bola.
Precisamos de um zagueiro que passe confiança com e sem a bola nos pés. Mesmo conseguindo salvar alguns gols feitos, Vaz está em uma fase terrível, bem como o Réver. Nossa dupla de zaga está mal, mas meu xará, Rafael, está muito mal e vem, seguidamente, comprometendo o resultado.
Atacante, essa parte alguns pode parecer injusta, mas precisamos de um homem gol! Guerrero perde muitos gols, é lento na hora de finalizar e em certos momentos demora muito para passar a bola. Não é um jogador que ganhe com facilidade no 1×1, mesmo sendo um cara com um domínio de bola excelente, sabe prender a bola no ataque e faz um pivo muito bom e é só. Nosso principal atacante não aproveita metade das chances de gol que ele tem, e não é, de fato, um camisa 9.
Bom, resumindo: Vaz, MA, Arão Deveriam passar uns dias no banco
Ronaldo, Paquetá, Vizeu, Cuellar e Mancuello deveriam ganhar mais minutos e quem sabe uma sequência de jogos.
Excesso de atacante e falta de contratação pra zaga e gol
o ze escala mau porque insiste em jogadores ruins porque tem alguma panela ou dedo de empresario envolvido fato se o ze começar a escalar direito ai sim vamos ter evoluçao eu nunca entendi contrataram os refoços pra ficar no banco kkkkkkk entao porque contratou po se escala os jogadores que ja estavam no time
Reforços
Excelente texto, temos elenco SIM, não temos é um técnico como eu e muitos outros já observamos a muito tempo, é triste ver que o bandeira não vai mudar isso, ele é capaz de deixar contratar um time inteiro, ao invés de reconhecer que errou e vem errando em manter esse Zé e o maldito do Rodrigo Caetano em seus cargos. Srn.
Acho o elenco mediano e mal montado e o técnico fraco, frouxo e paneleiro. O elenco não é tudo o que dizem, mas o ZR faz parecer pior do que ele é.
o questionamento é tardio. Todos sabem que o elenco do fla é um dos mais qualificados do país e tá rumando pra ser o melhor. Pra responder esta pergunta basta olha pra alguns meses atras. O muralha chegou a ser convocado pra seleção. O que aconteceu, ele esqueceu como agarrar? Resposta: Não. O que foi então? Muito simples, o time (principalmente a defesa e o meio) tá todo desarrumado. Portanto, O muralha ficou mais exposto e ai as falhas podem aparecer pra qualquer bom goleiro. Tô falando bom goleiro (o Muralha é bom, não é excelente). Veja a zaga do galo, tá uma merda também, e ai o Vítor também vem falhando em alguns gols (goleiro ficou exposto também). No mengo, a culpa é do técnico que perdeu o homem de criação do meio de campo (Diego), e por causa de pouca experiencia, resolveu colocar um monte de volantes e laterais para criar. Vcs já viram como o Guerreiro tá jogando mal porque não tem ninguém no meio de campo pra nutri ele de bola boa pra finalizar. PORTANTO, A RESPOSTA É SIMPLES: O ELENCO É MUITO BOM, MAS O TÉCNICO NÃO SOUBE USÁ-LO, E AINDA PERMANECE NO CARGO. AI VÃO TRAZER UM MONTE DE JOGADOR BOM PRA ESSE MESMO TÉCNICO QUE FEZ UM MONTE DE LAMBANÇA no BR16 e ainda anda fazendo em 2017. VAI RASGAR DINHEIRO.
bom comentário, quem treina sistema defensivo é o treinador
FATO.
Concordo com quase tudo, exceto que o Muralha é bom. Ele é mediano
Não sabe usar o elenco. Simples assim.
Temos algumas carências na zaga e 1ºvolante, o problema que temos algumas opções como Donatti, Ronaldo e Cuellar, porém não são utilizados como o Vaz e MA.
Colocar Donatti e Cuellar no time titular é diferente de colocar no time reserva o rendimento será diferente.
O próprio Rodinei não joga bem com os reservas, mas é outro com os titulares.
exatamente, pq não insistir com Cuellar ou Ronaldo
Nós temos excesso de pontas e de meias, mas não temos nenhum centroavante decente. NENHUM GOLEADOR
Damião e Guerrero somam juntos 1400000
Não ter um homem gol no time é assustador!!
“Não adianta absolutamente nada ter um elenco completo, variado, o mais cheio de opções que for, se na hora que importa não vamos ter coragem de usar essas peças para que elas colaborem com o time”. As duas coisas. Reforçar é preciso, mas não precisa encher o time de jogador, mas pontuais…visto que só 11 entram em campo. O que preocupa são as “teimas” e a manutenção de peças de valor “nulo/duvidoso” no elenco. Não tendo mudança na mentalidade do Zé, vai complicar, o cara não quer desapegar dos seus “craques” imaginários. Chega ao ridículo o que ele faz para MA ficar. Até três volantes ele colocou incrível. **Everton Ribeiro, Arão, Rômulo (em forma) Ronaldo, aonde MA tem vez? Aonde MA tem que ser titular ai? Opções muito melhores existem e o cara não desapega desses “medianos”. Gabriel nem como opção deveria ficar mas alguém duvida que ele (Zé) dará oportunidades ao Gabriel e MA?
Cuellar pode sair sem ter tido uma sequência justa, pois qualidade tem de sobra para jogar na vaga de MA, mas o Zé não abre mão do cara, parece uma doença crônica. Só um resumo. Ai reside o problema a meu ver. Zé Ricardo.
*Zagueiro, Goleiro tem que trazer para reforçar atrás. Tem que ter um equilíbrio.
Na minha opinião sempre faltou técnico. ..cuellar e Ronaldo são infinitamente melhores que o Márcio e Rômulo sem falar no Arao que já deveria pegar banco faz tempo…o Donate já era pra estar jogando faz tempo. ..enfim. ..todas as escolhas que o aprendiz vem fazendo nos trouxeram o que ?…falta técnico …sempre faltou !!!!
A maioria esmagadora da Nação vê que o técnico é paneleiro, escala mal e q não existe meritocracia no Flamengo.
Hum…As duas coisas?
Flamengo perdeu a oportunidade de contratar o Marcelo Bielsa que foi pro Lille a uma semana esse inclusive dispensou 12 jogadores dos 29 no elenco talvez o medo de pedir a saída de alguns preciosidades ñ o tenham procurado, tem o Gerardo Martino que é pupilo do el loco e está no Atalanta United poderiam dar ao menos uma consultada.
DIRETORIA ESTA CERTA EM CONTRATAR https://uploads.disquscdn.com/images/92a0556d5ce0d4cc22d4524413c593d89d45613877a71d299e52dd34d6a09e32.png https://uploads.disquscdn.com/images/b378851d8913e72edb8dcc8c67a2901cc95a7904f7419905a41841e4d1bc76a4.png , QUANDO GUERRERO-TRAUCO-DIEGO NÃO ESTIVEREM EM
CONDIÇÕES DE JOGO (CONVOCADOS), ESSES JOGADORES CONTRATADOS SEGURAM A ONDA, E AINDA
TEREMOS RESERVAS DOS RESERVAS…OPÇÕES PARA O BANCO
EVERTON-BERRIO-MANCUELLO-RONALDO-PAQUETA-VIZEU-LEO-JUAN-CAFU-THIAGO
SANTOS-THIAGO-ADRYAN-SÁVIO-GABRIEL, ACREDITO QUE VIZEU E ADRYAN SERÃO
DISPENSADOS (VENDIDOS) NESSA TEMPORADA E CAFU, THIAGO SANTOS, SERÃO
EMPRESTADOS.
Tem que contratar, mas se não mandar embora MA, Gabriel, Vaz… eles vão continuar sendo titulares
Fazendo uma analogia à Seleção Brasileira, quem acreditaria que o Brasil chegaria à Copa do Mundo com antecedência nas mãos do Dunga? No Brasil todo mundo era ruim até o Tite chegar e agora o Brasil vira um dos favoritos à Copa do Mundo.
Chegando ao Flamengo, passamos pelo o mesmo problema. Não que o elenco do Flamengo seja do nível da seleção Canarinho (e nem a idéia ou objetivo do comentário é esse), mas da para ver que o Flamengo é uma espécie de trem de luxo guiado por um ser que está aprendendo a andar de bicicleta e nem pretende ser maquinista ainda. Definitivamente o Flamengo não tem vestiário e não há cobrança por resultados. Simplesmente quem está no Flamengo joga a vontade, sem qualquer pressão e recebendo mimos em entrevistas patéticas do Zé Ricardo após os jogos comentando jogos do Flamengo aos quais ninguém viu. Elogia publicamente o que deveria criticar internamente e assim mais um ano ameaçado começa a se desenhar com uma perda lastimável e vergonhosa de nosso principal objetivo.
Para quem gosta das estatísticas e enumerar o “bom” trabalho de Zé Ricardo, vamos aos fatos:
– Eliminação vexatória da Libertadores e Sulamericana recentes.
– Queda absurda e derrotas acontecidas a base de covardia no Brasileiro que nos tirou o campeonato ano passado.
Onde está a cobrança em um elenco que deveria estar entre os maiores do Brasil representando bem e com garra um país e sua própria instituição?
O Flamengo hoje é o time dos bons números, de boas estatísticas, torcedores que apoiam incondicionalmente sem cobrar mais nada, o que mostra um típico comportamento de time pequeno em ambições.
Títulos? O técnico não tem coragem e ambição, é fraco, confuso e inseguro. O time se acomodou e se acostumou a perder em momentos decisivos e não receber qualquer crítica ou cobrança posterior. A comissão técnica gasta horrores trazendo novos nomes para desorientar uma torcida que há tempos já está desorientada e não cobra mais nada (claro que com exceções). Quem vaia vexame hoje chamam de corneteiro ou que quer fazer mimimi. Quando aplaude vexame dizem que o cara é flamenguista. Se continuar assim iremos por água abaixo, com um time cheio de bons jogadores mas sem vontade de jogar.
Hoje somos o “Time do Mosaico”, do “Cheirinho”, do “Quase”… e os títulos outros comemoram e debocham de nós. O Flamengo sempre funcionou a base de berros, cobranças e xingamentos quando não funcionava e de apoio quando honrava a camisa. Hoje a torcida tá mansa e frouxa com os jogadores. Por isso estamos onde estamos. Nosso problema não é jogador, mas o mau uso deles e a falta de cobrança. O time não tem vestiário.
Perfeita análise, Igor Nonno!
Faço minhas suas palavras. Ótima visão sobre os fatos e acontecimentos. Perfeito!
Nossa… está perdendo a graça fazer comentários… &:-D
Quando falam do seu queridinho Márcio Araújo que ao meu ver já deu só esse ano tchau. Vc fica triste Ednei kkk. Tem que mandar embora ele, VAZ e dar oportunidade pra jogadores bons porque esses dois são médios pra fraco principalmente o MA.
SRN
Falta zaga e goleiro e mandar embora Gabriel, Mancu, Vaz, M. Araujo, aposentar Juan e se aparecer algum maluco vewnder Berio
Temos elenco, mais não temos técnico, aí não adianta nada !
não vô me surpreender se a diretoria neste momento tá conversando com algum técnico pro lugar do Zé. É lógico que tá. É fato que o Zé queimou quase todos os estrangeiros contratados para manter a sua panelinha. A diretoria agora vai contratar jogador inquestionável como o ER. É lógico que a diretoria, após entregar essas peças ao Zé, vai dar a ele no máximo 3 rodadas do BR17 pra vê os resultados. E se forem negativos, certamente, já deve tá engatilhando um novo técnico. Eu confio nessa diretoria. Só acho que tá faltando mais indelicadeza e falta de educação ao Fla. Tudo muito respeitoso e paciente, cheio de mi mi mi. Todos os jogos os times adversários tão jogando contra o mengo com sangue nos olhos e tão batendo muito no fla, principalmente como vem ocorrendo nos jogos contra o botafogo e atlético paranaense (na libertadores foi só pancada), e os jogadores do fla tão muito passivos a tudo isso, como se fossem um bando de juvenis.
Acho que o Elenco poderia ser melhor utilizado, porém acho que o maior problema é o uso melhor do dinheiro para contratações, em muitos casos gasta-se muito por pouca coisa. Seguindo a lógica do poeta ZR, o excesso de dinheiro está atrapalhando o Flamengo nas contratações.
se a base do flamengo não é utilizada pelo ZR isto não é uma decisão apenas dele. não é de hoje que por conta da influência de empresários, diretamente ou via dirigentes, a base do flamengo é esquecida e preterida por jogadores contratados.e essa realidade não mudou com a atual direção embora em outras áreas , financeira e administrativa, mudanças tenham sido implantadas. é impossível entender que jogadores, e apenas no elenco atual, como marcio araújo, gabriel, rafael vaz sejam titulares absolutos e ninguém da base receba oportunidades de verdade, diferente de jogar a cada dois, três meses ou mais. ZR tem culpa porque aceita esta influência prejudicando a carreira dos garotos com quem ele mesmo vem trabalhando há muito tempo. era o cara certo para promover radical mudança quanto a transição da base para o profissional, mas preferiu não se envolver e deixar tudo como está. SRN
Flamengo contrata pra deixar no banco, melhor reforço seria contratar outro técnico e tirar o bonde dos perebas(MA, Vaz, Gabriel, Muralha, Damião) do elenco.
Olá rubro negros , esta pergunta tem a ver com vários comentários sobre contratações super
avalizadas com pouco proveito , que analiso , combatendo os critérios usado pelo presidente
Bandeira de Mello, onde vejo apenas movimentação financeira sem os cuidados necessários
para não comprar gatos por lebre , inteiramente ignorado pelo gestor. Isto acontecia sempre
nas transações com sérios prejuízos aos cofres da Gávea , cofres que sua excia salvou com
a recuperação das finanças do clube , mas com atitudes após a recuperação , sem nexo nem
com uma explicação plausível ,pela radicalização, mudando a direção de intenções sem nexo,
adquirindo atletas com super avaliação e pouco rendimento , claramente causando prejuízos
de grande monta , gerando de todos nós , desconfiança no comportamento , perdendo muito ,
pelo abandono do carro chefe “O FUTEBOL” , que traz recursos de toda ordem para o erário
que se acumula , que nas mãos de outros clubes seria totalmente diferente , até por que nós
temos observado o comportamento dos gestores dos co-irmãos ,que sem os recursos iguais
aos que recebe o Flamengo , estão fortalecidos de forma evidente , sempre enfrentando nos
gramados , com vantagens e a raça que desapareceu no nosso mengo . É uma vergonha
sentida pela Nação a falta de um esquadrão competente e razoável , por que fica restando
saber, para onde vai o dinheiro que entra no Flamengo ,e que , não adianta inventar despesa
extra , depreciando os R$ 164 MI , da negociação com o menino Vinícios Junior , anunciado
na mídia que ao Flamengo só sobrariam R$ 66.000 MI , o que seria uma Vergonha Nacional.
Já basta a vergonha de a polícia Federal prender quatro vice-presidentes encrencados nas
“Lava a Jatos da vida” , parecendo que uma quadrilha fora estabelecida na Gávea , será ?
Flamengo até morrer ,eu sou