Manual de Montagem de Elenco para Leigos (ou para Diretorias de Excelência em Gestão Financeira)

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Obviamente procurarei tratar de forma lúdica um problema crônico e recorrente que aflige nosso Departamento de Futebol desde que nossa nova, austera, honestíssima e proba diretoria assumiu o mais querido em dezembro de 2012. Resolvi elaborar esse pseudo-manual técnico para que eles possam, enfim, abrir os olhos, aceitarem as críticas, identificarem com clareza os erros cometidos e começarem a trabalhar da melhor forma possível no quesito da gestão de nosso elenco. Se é necessária uma visão exterior imparcial, isenta e sem segundos interesses na busca da tão sonhada excelência esportiva, essa consultoria servirá (se por ventura for lida e ponderada pelos responsáveis da pasta) para que possamos elucidar alguns fatos pouco claros que ocorrem no Reino chamado Flamengo através de elucubração sensata e permeada de conceitos concernentes ao objetivo proposto a ser alcançado esportivamente pelo C.R. do Flamengo. Vamos lá!

1 – Infra-estrutura – nesse quesito não temos do que reclamar: Exos, Ninho do Urubu, campos de treinamento de nível internacional, alojamento de alto padrão, CEP com câmara hiperbárica, tudo o que há de melhor para atingirmos os melhores resultados está sendo oferecido ao elenco profissional. Na área da base, o projeto arquitetônico já está sendo remodelado e atualizado visando o início das obras de finalização do CT para que possamos formar, com a mesma qualidade dos profissionais, nossas jovens promessas. A garotada está utilizando, temporariamente, as instalações provisórias que foram destinadas ao elenco principal quando o módulo profissional estava em fase de construção. A previsão de entrega é para o final de 2018.

2 – Metas e objetivos a serem alcançados – nessa fase, ainda literal e filosófica, muito tem-se a discutir e ponderar. É a partir dela que traçamos os perfis necessários à composição do elenco a ser montado para que possamos atingir as metas e conquistarmos os objetivos propostos. Lembremos sempre da poderosa tríade: eficiência, eficácia e efetividade! Eficiência (capacidade de realizar algo da melhor maneira possível), Eficácia (quando o trabalho atinge o objetivo proposto ou a meta a ser alcançada) e Efetividade (capacidade de atingir um objetivo traçado trabalhando-se da melhor maneira possível). Após definirmos e pontuarmos todas essas ações a serem realizadas, podemos passar à próxima fase.

3 – Definição das diretrizes esportivas – é nessa parte que as coisas começam a complicar-se. As diretrizes devem ser traçadas da melhor maneira possível e também ponderadas onde elencar-se-ão todas as possibilidades de variações que possam ser impostas por condições externas ou internas, que estão ou não a nosso alcance, que encontram-se fora ou não de nosso controle. É nessa parte que definiremos a forma do time portar-se em campo, qual a melhor filosofia de trabalho e, ainda, qual o direcionamento técnico e filosófico que queremos que a equipe apresente ao longo do tempo. É nessa fase que definimos o estilo de jogo que queremos atrelar ao clube, uma espécie de identidade futebolística da agremiação, não importando quais técnicos ou jogadores estejam trabalhando naquele momento ou período. A filosofia deve ser implantada em todas as divisões da agremiação, para que os jogadores de base já saibam o que fazer em cada posição quando forem alçados ao elenco principal. Neste período, vamos definir se seremos um equipe sólida defensivamente ou extremamente ofensiva, se primaremos pela defesa ou optaremos pelo ataque, ou ainda se pleitearemos ser uma equipe coesa e sólida defensivamente, mas com um ataque preciso e eficaz.

4 – Escolha da comissão técnica – definida a estratégia e a maneira de atuação do time, a identidade da equipe, passemos então à escolha do técnico que mais se adequará ao estilo. Isso é essencial que seja feito NESTE MOMENTO da gestão! É aí que a maioria dos dirigentes de clubes erram, pois não respeitam a hierarquia dessas regras básicas e fáceis de serem adotadas (na maioria esmagadora das vezes por cederem às pressões políticas internas eles, temendo perder seu prestígio com a Nação, esquecem-se de que o bem maior deve ser realizado em prol da instituição). Para lograrmos êxito na empreitada, temos que levar em consideração o histórico do treinador através de análise das atuações de suas equipes anteriores. Devemos escolher o treinador com vida pregressa que melhor se adequará à filosofia esportiva escolhida anteriormente. Fazendo assim, o trabalho será facilitado e a probabilidade de erro é minimizada sobremaneira.

5 – Montagem do elenco – após a comissão técnica ter sido escolhida a dedo de acordo com a filosofia de atuação da equipe, devemos realizar a montagem do elenco de forma a potencializarmos sua qualificação. Devemos levar em consideração que TODOS os jogadores devem desempenhar mais de uma função (o futebol moderno exige isso!), embora a função principal deva ser levada muito mais em conta do que as funções secundárias (ou seja: um jogador de frente deve ter mais poder de ataque do que qualidades defensivas). Isso é essencial, se quisermos alcançar os objetivos traçados. Todo elenco deve ter um espinha dorsal de excelência (1 goleiro, 2 zagueiros, 1 volante, 1 meia e 1 atacante), e quanto mais qualificados forem os atletas para compor o 11 principal, melhor. Definidos estes nomes, os quais devem ser os de maior qualidade e, principalmente, os que mais se aproximam da identidade esportiva da equipe, podemos seguir trabalhando e escolher o restante do grupo com que trabalharemos de forma com que os atletas considerados reservas possam ter força suficiente para disputar a posição com os 11 considerados titulares. Ainda nesse mote, devemos ter atenção especial a um conceito insofismável: “Não tenha jogadores de qualidade duvidosa no seu elenco, nem mesmo como 3ª ou 4ª opção pois, quando você precisar lançar mão deles… eles CONTINUARÃO ruins”! Isso é ponto pacífico. Outra qualidade pouco presente nos departamentos de futebol é saber ouvir segundas e terceiras opiniões (principalmente da torcida e dos críticos embasados), pois muitas vezes jogadores medianos e com pouca qualidade são contratados e se eternizam nos clubes que acabam preterindo e alijando sua base de jogadores formados na casa, cujos quais poderiam ser lançados no time titular ou até serem negociados gerando divisas ao clube formador. Muitas vezes, o problema está tão na cara que a proximidade nos cega a ponto de não o percebermos.

No geral, é isso. Como vocês puderam perceber não há fórmula mágica, e sim uma cadeia de ações que devem ser obedecidas com muita presteza e humildade para que interesses pessoais não sobreponham-se aos anseios coletivos e altruístas da agremiação esportiva. Dito isso, deixo aqui esse manual para que possa ser aproveitado por quem quer que seja. Na vida pessoal, na vida profissional e até em relações conjugais devemos ser honestos, fiéis aos nossos princípios éticos, cooperativos, proativos e ainda devemos saber estabelecer diretrizes básicas agindo baseados em preceitos fundamentais de conduta. Ainda devemos saber respeitar essa linha tênue entre a liberdade e a libertinagem, sabendo nos por a largo da situação para que decidamos com sobriedade e sapiência os melhores rumos a serem tomados para que continuemos crescendo. Saber ouvir é uma arte que devemos saber cultivar ao longo de nossa existência. Vai pra cima deles, Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken

Gostou? Comente, participe!
Não gostou? Critique, deixe sua opinião!
Mas faça-o com respeito e educação.
Lembre-se: a intolerância e a má-educação são os combustíveis dos fracassados.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Grande Monken e grande texto!

    • Esse é o Andy!
      Grande abraço parceiro!
      SRN!

  • Flamengo tem que aprender a dispensar jogadores…
    AtleticoMG, Paranaense, São Paulo e varios outros clubes fazem isso, mas no Flamengo parece que empresário de jogador que manda…

    Reforço em dizer que Flamengo tem que aprender a dispensar jogadores com qualidade baixa, precisamos para qualificar nosso elenco ainda mais… E enquanto nossos dirigentes não desapegarem à esses atletas que só desqualificam nosso elenco, ficamos presos com estes e ainda perdemos oportunidade de qualificar ainda mais nosso elenco com contratações melhores que destes atletas que estão o desqualificando.

    Enquanto nosso elenco estiver com muitas peças de baixo nível, não vamos evoluir tanto quanto poderiamos!

  • Se colocasse você como presidente por um ano o flamengo voltaria a ser aquele flamengo falido,aquele Flamengo qu vivia da glória do Zico,
    Sabe o que tem que acontecer os Flamenguistas que só criticaram caírem na Real ,nos últimos 10 anos quantos Brasileiros Ganhamos ?quantos libertadores?nos últimos 20 anos ?
    Querem colocar a culpa no Bandeira de melo no ze Ricardo e esquecem que o Flamengo estava há no mínimos 20 anos atrasados ,querem que façam milagre em 3 anos ?
    Eu vejo umas críticas ao bandeira e ao ze ricardo que sinceramente às vezes eu acho que tô ficando maluco será que era o flamengo mesmo antes do bandeira um time campeão ?sera que antes do ze era um flamengo que metia medo em todo mundo que ganhava de todo mundo ?
    Parem de chorar meus amigos ,nunca fomos Barcelona ,fomos um grande time no tempo do Zico ,de lá pra cá só acumulamos vergonha e dívida ,até a chegada do Bandeira ,depois ele colocou um técnico que sim tem seus defeitos ,mas um técnico Promissor ,que diferente dos outros técnicos com a experiência dele não tenta só ficar defendendo ele ataca e faz gola é só 3 derrotas esta temporada
    Sinceramente apaga esse seu texto porque se você entendesse alguma coisa de futebol além de criticar já era dirigente .
    Ridículos ,choroes

    • E outra ,o Flamengo quem vê esse pessoal reclamando do técnico do presidente de todo mundo ,deve ter memória fraca ,me lembro quando o Flamengo foi eliminado na liberta pelo america ou outros vexames muitos maiores ,para se conquistar alguma coisa tem que ter apoio da torcida tem que apoiar incondicionalmente ,mas esperar o que dos brasileiros ?
      Povo ignorante do caramba ,para se tornar um Gigante o caminho é longo ,para se consolidar lá é mais longo ainda !
      Querem fazer alguma coisa virem ST ,já que são tão flamenguistas e entendedores de futebol ,só 29,90 mês .

      • Quanto ao futebol vem deixando a desejar.Sou Flamengo e nao dirigentes.Vem tomando decisoes que prejudicar o clube nas 4 linhas

  • O goleiro é importantíssimo para a vitória do time é segurança da zaga:

    Teriamos o gol com: Júlio César e Thiago que ganharia esperiencia com a presença do Júlio.
    Thiago é um grande goleiro é um excelente pegador de pênaltis.
    Dois Zagueiros: precisamos de dois zagueiros rápidos eu investiria no Geromel e em mais um Zagueiro, que poderia ser o Gil.
    Laterais: Estaríamos bem servidos, mas temos na base 4 laterais de altíssimo nível:
    Klebinho, Wesley pela direita
    É Moraes e Maicon pela esquerda.

    Volante: 1o Volante: Mandaria o Márcio Embora. E usaria o Ronaldo, subiria o Theo e o Hugo ou só um deles.
    2o Volante: Arão, mas subiria o Jean Lucas que joga muita bola.

    Meio: Estamos bem servidos : Diego, Conca, Ederson, Mancuello (daria mais chances, e usaria mais o Paquetá.

    Ataque: Se vier o Everton Ribeiro, ficamos com um ataque muito bom.
    Mais ainda vejo uma vaga para um atacante de área que saiba jogar pelos lado e fazer gols: Traria o Diego Tardelli.

    Não podemos esquecer que temos: Everton, Vinícius Junior, Berrio, Vizeu.
    O Damião eu mandaria embora e subiria o Lincoln.

    Técnico: Investiria no Jorge Sampaiolli.

    Diretor de Futebol: Traria alguém que realmente entendesse de futebol chega de Caetano. Traria o Leonardo

    • Sampaolli vai assumir a seleção Argentina , sem chance !

    • Graças a Deus você não é presidente !

      • Bom e renovar com os perebas e mandar os melhores que nao jogam embora.Aiiii Meu Deus Salvou o Flamengo da Falencia.Muito Muito Muito Obrigado.Mas se continuar com pereba no elenco e deixar a panela esta procurando a serie B.Sou sincera e estou vendo nao ganhamos do fraquissimo Atletico PR sequer empatamos e os perebas estavam la andando em campo.Unicas coisas boas dessa gestao sao as financas e pagamento de dividas.Guerrero Diego Rene.Nem vou refrescar memoria de pessoas aqui

        • Você entende nada de futebol ,antes como era o Flamengo o sabichona?
          Devendo tudo é passando vexames muito maiores ,flamengo tem 122 anos filha ,não tem como consertar tudo em 3 anos ,de tempo e verá,senão vai torcer pro Barcelona
          Caímos no grupo mais difícil e perdemos jogos onde estávamos jogando melhor ,precisa ter casco para jogar na libertadores precisa de TEMPO para de chorar ?.

          • Vai chorar voce voce demente.Fomos eliminados por pra incompetencia.Ui e quem entende e voce ne machinho? Diferente de voce analiso videos dos lances.Vejo Vs de todos os times campeonato Mexicano.Ta brigando com a garota errada.Melhor voce parar com suas asneiras.Voce que nao entende droga nenhuma.Mostra a cara usa foto?Da a cara a tapa filho.Se liga Cavernoso

            • ??? O que tem a ver uma coisa com outra ?discussao é cada um dar sua opinião ,e dai que você é mulher ,qual o problema ?que bom isso quer dizer que temos torcedoras com opinião .
              Eu estou defendendo a longo prazo ,você defende resultados já ,é isso e ponto .

              • Longo prazo de vexames.Time nao e dinheiro veja o nosso clube.Tem os melhores no banco e escala os que nenhum time no Brasil quer.Defendo um clube equilibria do nos dois pontos.Se quiser agressividade vai ter.Se me Chamar de vascaida vai levar na cara

              • Longo prazo? Ah sim, vc defende a longa permanência dos perebas como Damião, Gabriel e MA…
                3 bostas q já deveriam ter saído do time!

                • Clap clap clap Smith perfeito tem que dar na cara mesmo

              • Obrigado porem nao gostei do Vascaida.Prefiro pular da Ponte antes de trocar meu Mengo por qualquer outro timeco

                • Tá bom leoa ,desculpa pela ofensa da vascaína kkkk.
                  Aqui é devoto e defendo o meu time quando os outros criticam o que não pode é jogarmos todo um planejamento que não é pra 3 anos e sim para 7 anos ,o que estão fazendo no flamengo vai dar frutos ,nunca nenhum time no Brasil fez o que o flamengo está fazendo ,Erros acontecem mas os caras que estão lá o ebm o ze ,não precisavam ter assumido essa responsabilidade se o flamengo não fosse prioridade para eles ,acho que precisa de tempo e calma ,hoje somos melhores que já tres anos e pode ter certeza que seremos o Maior clube da é um dos maiores do mundo .

          • Conheco muito bem os pontos fracos e fortes do clube.Conheco desde crianca ate hoje.Nao precisa ficar falando de dividas porque nao estou pedindo contratacao.Seja Coerente nas suas ponderacoes e nao fala do assunto.SRN

          • Que Barcelona amigo? Detesto time europeu.So acompanho futebol brasileiro,sulamericano e central-america.Abracos

      • É você também não ! Pois deve preferir dar chances para Gabriel e MA do que dar chance para os garotos da base. Vc deve ser parente do Rodrigo Tartaruga Caetano. Kkkkkki

        • Kkkkk deus me livre , mas sua ideia de colocar os garotos da base é boa porém meu amigo ,isso não é copa São Paulo ,nem o barça tem tantos jogadores da base subindo ao mesmo tempo ,eles sobem um ou dois por ano ,e dai vai colocando no time ,é isso que o flamengo tá fazendo começou com Vizeu e Léo Duarte,esse ano foi o paqueta Ronaldo e Sávio ,ano que vem sobem mais uns 2 e quando a gente for ver meio time vai ser da base igual ao barça de hoje em dia ,mas isso leva tempo e sorte de não vir nenhum real e levar os mlk.

  • 2019 eu acredito.Vem logo Ta demorando chegar demais

  • Everton Ribeiro e ponta nao fara milagre algum do Mularaujo entregar pacoca.Sera que me verei obrigada a torcer contra esse jogador? Nao aguento mais daqui a pouco o Ronaldo Vaza pra Chape Curica Vitoria Bahia porque nao joga drogaaaaaadrogaaaaaa

  • Galera Ja era Cuellar foi pro Vitoria.o Vitor Sergio e otimo jornalista acabou de sair no twitter dele no extra em varios portais.So mais uma coisa domingo rezar bastante a todos os santos Virgem de Guadalupe, Sao Judas tadeu, Cosme Damiao, Sao francisco so eles na causa cansei.Cuellar foi a gota

  • Jumentooooo de Melo so Se for.Mauro tinha que ter chamado esse azucrinado de banana.Esses caras sao Vascaidos podem investigar ou Rosas venenosas ou gambas

    • Jumento ? O sua pseudo torcedora ,se não fosse ele já estaríamos na série ou estaríamos mais fu que qualquer time .
      O que tu quer ?
      Flamenfo campeão mundial em três anos de trabalhos ?
      Últimos título foi há 30 anos só porque tinha um fenômeno chamado Zico,não se ilude nada acontece da noite pro dia .
      Vascaína deve ser você falando asneira !

      • Vascaida e sua avozinha torcedor de dirigente.Aiii Salvou o Flamengo da Falencia.Muito bla bla bla e no futebol nao vem fazendo nada de bom.Sou Flamengo desde o comeco da minha vida.Vendo esse cara renovar com jogadores sem alma e mandar embora os melhores sangra meu oogulho Flamenguista.Pois sou torcedora do clube e nao de direcao e de jogador.Estou cobrando melhorias no futebol

        • Qual melhores embora ? cuellar? É um bom jogador porém fraco ,jogava série b na Colômbia .
          Se fosse torcedora era para apoiar o flamengo ,pois por causa de torcedores igual você que o fla estava essa bosta nos últimos anos ,só pensavam em ganhar alguma coisa no ano e deu ,as contas nunca pagaram ,respeito nunca teve .
          Gestão bandeira de melo :
          1 copa do Brasil
          1 carioca
          500 milhões pagos em dívida
          500 milhões de arrecadação
          Quer comparar com qual presidente ?
          Com a patrícia ?
          1 brasileiro
          100 milhões em dívidas so com jogadores
          Vexames na libertadores
          Clube quebrado
          Me fala qual Flamengo que você tá falando que não te honra porque sinceramente não lembro dessa potência do futebol que vocês falam ,o patamar que o flamengo está hoje somente na época do Zico ele conseguiu .

          • Vc e maluco cara.Cuellar mesmo no time espacado do Muricy era um Dos melhores.Tite que e o melhor tecnico do Pais rasgando elogios a ele.Meu Filho voce pode ate entender de futebol.Mas seus conceitos de volantes e so tomar a frente de uma jogada toque estabanado pra Tras, toques de lados.Eu hein que mente atrasada Chama o Luxa pra ca ja que acha que o futebol os volantes do fazem defender hahaha nem perco meu tempo

            • Qual melhor volante do mundo ?
              Toda equipe no mundo tem um volante que marca e toca simples e tem um que joga avançado ,olha o real madrid ,casemiro e kroos.e tantos outros .
              O cuellar acho que faltou oportunidade sim,porém ele não é dos melhores que temos ,acho que ele faria a posição que o Rómulo joga com três volantes ele seria muito mais efetivo que o Rómulo ,porém eu treino o time e não sei o dia a dia

              • Sabe tudo de futebol esse ai.Cara eu nem queria esse vascaido ta me confundindo com outrem.Romulo e fraquissimo Cuellar e Ronaldo vejo potencial.Claro quando se quer um time com boa saida de bola e que nao Se atrapalhe nas saidas.Ah mas Se quer um volante brucutu que so cercador e toma a frente do adversario na corrida o mito da Volancia serve.Eu achando que o cara tinha argumento e ele vem comeca o comentario e me Chama de Vascaida Ah sai dai

                • Leoa,todo volante que sai jogando com classe e tudo mais que você listou ,precisa de um brucutu do lado ,exemplos kroos habilidade casemiro brucutu busquets habilidade mascherano brucutu,longe de mim defender o MA,porém não adiantar colocar dois volantes habilidosos ,nenhum time usa isso porque não funciona .

              • Procurando a parte de algum comentario meu aqui em que eu disse que o Cuellar era o melhor volante do mundo

                • Procura a parte que eu disse que você falou que o cuellar é o melhor volante,estou perguntando na sua opinião ,qual você acha o melhor volante da atualidade ?

          • Voce tem algum problema com leitura?Desde quando um jogador que esta no elenco precisa gastar oh “senhor entendido” “sabe tudo” de futebol.Esperando argumentos la o cara babar os dirigentes.So Jesus na Causa

    • Leoa, não exagere EBM está sendo importantíssimo para o Fla.
      A única reclamação é o futebol. Principalmente a manutenção dos perebas e a contratação de jogador baixado.

      • Sim mas no futebol ninguem pode cobrar.Porque toda vez vem esse papo de dividas financas e eu disse que e importante.Porem nas 4 linhas a 4 anos nao ganhamos nada de titulo de expressao

  • Cuellar esta sendo emprestado ao vitoria confirmado.Diretoriaaaa Burraaaaaaa Jumentooooo de melo.Esse tal de Araujo e macumbeiro nao tem explicacao alguma.Mina todos os volantes

  • Ao ler essa matéria, mais precisamente na parte de jogadores desempenharem mais de duas funções, pensei num escalação com Renê na zaga. Ele já se mostrou de grande qualidade defensiva, com desarmes cirúrgicos, velocidade e BOA SAÍDA DE JOGO (coisa que o VAZcaino não tem nem em uma pelada de final de ano). Vejamos:

    Muralha

    Pará – Réver – Renê – Trauco

    Ronaldo

    Ederson – Diego – Conca – ÉR

    Guerrero

  • Elenco 2017:
    Goleiros: Muralha, Thiago, Gabriel e César;
    Zagueiros: Juan, Réver, Donatti, Vaz, Leo Duarte;
    Laterais: Rodinei, Pará, Renê, Trauco;
    Volantes: Arão, Márcio Araújo, Cuéllar, Rômulo, Ronaldo, Trindade;
    Meias: Ederson, Mancuello, Conca, Diego, Adryan, Paquetá, Matheus Sávio;
    Atacantes: Guerrero, Gabriel, Damião, Vinícius Jr., Éverton, Berrío, Cafu, Thiago Santos, Vizeu.

    • Nós temos 35 jogadores no elenco. No ataque só o Gabriel eu emprestaria para outro clube. No meio Adryan venderia. Volantes Venderia o Cuéllar. Laterais não mexeria e Goleiros contratava um goleiro. Juan deveria pensar mais e se aposentar, pois o Zé não vai colocar ele.

      • Não sabia que o Trindade tinha voltado do empréstimo…

      • Difícil é encontrar quem compre e quem queira o Jamal emprestado.

        • Acho que nem o Uzberquistao quer esse traste

      • Juan é o melhor zagueiro q nós temos. Mas o Zé estagiário prefere a bosta Vaz!

    • Cuellar foi pro Vitoria amigo acabou de sair nas noticias

    • 35 jogadores… Pra que?

      Jogadores que nosso treinador utiliza
      Goleiro: Muralha
      Zagueiros Rever, Vaz, Juan (aos 40 minutos pra retranca) e Donatti
      Laterais; Rodinei, Pará, Renê, Trauco
      Volantes: Arao, MA, Romulo
      Meias: Ederson, Diego, MS (pouco).
      Atacantes: Guerrero, Damião, Everton, Berrio e Gabriel

      20 jogadores são utilizados por nosso treinador e estou sendo generoso, porque sem forçar a barra diminuiria pra 17. Isso é metade do nosso elenco.

      Aí depois perguntam porque o time está estourado de lesão. Não há rodízio algum de peças e quando tem ele coloca logo o time inteiro reserva.

      Estou exagerando?

  • Bom texto, o ponto alto é o quinto, referente à montagem do elenco.

  • Fechar esse time compactado no 442 esses pontas so vai dar certo com pontas eficientes.Larga de inventar

  • Meu time:442 um goleiro que preste Donatti Leo Duarte ou Juan contratar mais um zagueiro Rene/Trauco Rodinei no lugar do Para Ronaldo Cuellar de 2 volante ou Arao se voltar a render Diego Conca Everton Ribeiro se vier e Guerrero chega de vergonha

  • Obrigado pela dedicação do texto mas no fundo vc romantizou muito. Flamengo não tem vp de futebol. O bandeira que faz essa figura. Se com o Godinho já era praticamente nulo. Agora com o bandeira ficou negativo.

  • Chegaaaaa de pereba Chegaaaaa Fora as 4 porcarias ate o Furada tambem.Goleiro Ja.Arao ta na hora do Banco ta jogando nada

    • Mas o corinthians também gastou muita grana com Guilherme, Marquinhos Gabriel e Giovanni Augusto que não renderam mais que Mancuello, Berrio e Alan Patrick por exemplo.

      • Cuellar ta indo pro Vitoria minha revolta e de maior parte e maior ainda.

  • Quero esses porqueiras fora do Flamengo.Se nao criarem site para todas essas porcarias

  • Presidente do Curica acaba de dizer que o Flamengo investiu alto pra jogar a Libertadores com Pereba
    AI I I I QUE ODIOOOOOOOOO

    • Paty, pode preparar os calmantes pois será assim até o fim dessa gestão, que prefere jogador bom de grupo , que não comprometa e faça o arroz e feijão! Injustificável Gabriel a 4 anos no Fla, injustificável nos contetarmos (no caso os blues) com jogadores meia boca! Veja o Palmeiras, depois que o Alexandre Mattos entrou só trouxe jogador bom ! Poucos erros! Já o Caetano trouxe 36 milhões de jogadores sul americanos p ficar no branco. Será que ninguém vê isso??? Essa gestão é boa nas finanças mas quem tem seus cargos lá dentro não faz direito! Até o DM entrou nessa! Bando de bundões, ano passado tinha-mos o melhor DM já esse ano o jogadores como Berrío, que já foi duas vezes, Everton, 3 três vezes, Donnati 2, e o Ederson quase não volta ! 1 ano de DM, Runco falou que era p ter voltado em outubro do ano passado! Depois que Runco saiu virou bagunça! Cheg@ logo 2018, chega dessa direitoria que ao pensa em pagar contas!

      • E como o Mauro Disse e muitos nao gostam.Mas ele so fala a verdade.Pagar dividas, superavit preminhode twitter e primeiro lugar em facebook likes de clube com mais seguidores.E disso que essa direcao gosta.DM do clube pifio jogadores vao pra la e nao voltam.Bla bla bla EXOS “ajuda e recuperar jogadores ou atrasar a recuperacao”.Ver Caramujo de titular depois de dizer que era bom ser eliminado da primeira liga pra descansar.Cochilando contra os argentinos e os 3 atleticos PR Go e MG.Renovando com ele e indo ao ar dizer que torcida nao pode falar nada, com ar de arrogancia quem manda e ele.Se a torcida carioca ai no RJ for protestar duvido que nao impeca de destruir o clube nas 4 linhas.Ja tem arco-iris achando bom emprestimo de jogador ate Se oferecendo pra pegar os outros.2018 tem que vir com tudo.Ate agora Guerrero Diego Rene Trauco e se vier Everton Ribeiro unicos que vao jogar e os perebas ficam.Chega de Passar vergonha sao 3 anos caramba.Faco Coro contigo e os demais

        • Vtnc passar vergonha ?como se antes fosse um Barcelona ,cala essa boca ,o mauro tá mordido porque o Bandeira botou ele no lugar ,você falar uma merda dessa ,passar vergonha ,hoje tá tudo em dia as contas maior arrecadação do Brasil top3 elenco favorito no brasileiro ,copa do brasil sul-americana primeira liga ,tua memória deve ser uma merda ,não lembra da bosta que era antes do ebm?ou não o flamengo era o Barcelona e os caras quebraram o flamengo .vsf

          • Nao pretendo ir a esse lugar que voce ” o senhor entendido de futebol” me mandaste.Onde foi que eu falei pra gastar?Meu Deus esse cara tem problema com leitura.Pra defender pereba ele distorce o que ele ler quando lhe convem.O Clube vai viver de administracao de Dinheiro e quando vai provar no campo a “maravilhosa gestao” tem?espero isso desde que o “maravilha EBM” se reelegeu

            • O vascaína não falei diretamente para você ,mas só olhar os últimos 20 anos e me aponta um presidente melhor ?uma gestão melhor ?um técnico melhor? Um elenco melhor ? Que o flamengo teve ,não me venha com essa de distorce ,você fala uma coisa é agora fica aí mudando de opinião .

          • Vcs deveriam fundar o EBM Futebol Clube !!!!! E passar a comemorar balanço contábil no final do ano !!!

            • Queria o que defender os titulos e dividas do Kleber Leite da patricia amorim,como se o Flamengo fosse um grande Clube antes campeão de tudo,Hoje pelo menos existe algo para se orgulhar que é a administração.
              Ou não o Flamengo sempre foi campeão de tudo ?

      • Lucas agora passei a ser Leoa Zangada so assim esse baboes de direcao nao vem me agredir

        • Rs, normal! Sempre existiram opositores!

  • Alô diretoria! Vocês são os CARAS em relação administração e gestão financeira. Mas estão deixando a desejar no quesito contratações. Salvo algumas excessões, como o Diego, Guerrero e Everton Ribeiro, vocês estão investindo em atletas que não deram retorno ao clube. Não tenham medo de ser feliz! Abram os cofres e contratem atletas de alto nível técnico e de qualidade indiscutível. Geromel ou Gil, Aranguiz ou Renato Augusto, um atacante e um goleiro para serem titulares incontestáveis. Zé Ricardo tem que aproveitar mais o Vizeu, Ronaldo, Lincohn, Paquetá, Vinicius jr.
    O Flamengo é gigante e merece respeito e sua torcida é seu maior patrimônio.Não há espaço para vaidades e choque de egos. Flamengo em primeiro lugar!…sempre!

    • Acabaram de mandar o Cuellar de Bandeja pro Vitoria

  • Avante flamengo honestidade acima de tudo , torcida contra sempre existirá. E babacas pau mandado também. Torce torce torce uma vez flamengo. Flamengo até morrer.

  • Porra…

  • Pq não publicou minha opniao? Nem escrevi palavrão.

  • Texto parece bom… Mas muito longo
    Vou terminar um dia ?
    Gostei bastante da definição de eficiência, eficácia e efetividade
    Voltando ao que interessa, que sejam eficientes na identificação dos nossos problemas (goleiro, zagueiro esquerda, volante e ataque/meia direita), eficazes (Julio Cesar, Gil, Luiz Gustavo e Everton Ribeiro) e efetivos (2 em termino de contrato e 2 gastando R$ 40 MM no total).
    Dispensa Juan, MA, Mancuello, Gabriel e Damião.
    Reserva para Vaz, Arão
    Time:
    Julio César (mureta), Rodinei (para), Rever (Donatti), Gil (Vaz), Trauco (rene ); Luiz Gustavo (Ronaldo), Cuellar (Arao), Everton Ribeiro (Berrio), Diego (Conca), Everton (Ederson/V Jr); Guerrero (Vizeu)

    Tecnico: Levir Culpi
    Assistente: Zé Ricardo

    SRN

    P.S.: ouvi um amém? ??

    • Não! Parei no Julio Cesar e cansei…

      • Bom pra vc
        Julio César vem bem no Benfica, esta em fim de contrato, tem experiência e conhece a casa
        O principal: seria referência para o Tiago
        Alias, goleiro tem que ser formado em casa, principalmente já com noção de saída de gol e saída com os pés.. Não é possível que durante anos de base e treinamentos não consigam revelar goleiros com pelo menos esses fundamentos já bem trabalhados
        SRN

        • Posso estar enganado, mas últimos jogos que vi do Benfica ele era reserva até de outro Brasileiro.

    • _ Levice? Não, mil vezes não!

      • Levir não é ruim, problema que os times não são muito equilibrados, tendem a ser muito ofensivos
        Já Zé Ricardo confessou ser fã do estilo italiano, pelo jeito do time atuar vemos priorizar mais a defesa
        Uma parceria entre os dois poderia ser benéfica, para eles e para o Mengo
        SRN

  • O maior problema atual do Mengão creio que seja o APEGO A AMIZADE, em outras linguas a boiolagem do trenero e diretoria e os jamais da vida, como por exemplo. Vaz, Caramujo. jamal, Damião e etc.. enquanto ficarmos com os jogadores só por que eles são legais boas pessoas, faz bem pro grupo. e não COMPROMETEM continuaremos a toma naquele lugar nas competições IMPORTANTES..ta na hora do clube ser profissional, e começar a dispensar e por na barca esses perebas..o clube precisa é de jogadores de alto niveis e não de amiguinhos legais de grupo, tnc p….

    • Não basta dispensar. Tem q ter algum clube interessado. Ter retorno do investimento.

      • Retorno do Investimento??? Com o Damião que tá emprestado é impossível, ele serve só pra desvalorizar o Vizeu.
        Agora se achar algum time no mundo que quer Vaz, Gabriel e MA pode mandar de graça que já vale

      • Mas se por exemplo fazer o que essa diretoria fez renovando por mais DOIS ANOS com Gabriel com contrato terminando só para recuperar o dinheiro é um tremendo tiro no pé de todas as formas possíveis. Primeiro mantém o elenco com um jogador de baixíssima qualidade, quando deveria qualificálo; segundo, Gabriel já tinha quatro anos de Flamengo e jamais recebeu propostas e com certeza está desvalorizado porque é um jogador fraquíssimo; além de não conseguir recuperar o investimento feito, acaba gerando prejuízos técnicos e financeiros, tomando espaço de jogador formados no clube que poderiam dar retorno financeiro e técnico, enfraquecendo o time, já que sempre joga e causando prejuízos irreversíveis, pois compromete simplesmente ao tomar lugares de jogadores mais úteis, além de ter sido um dos principais responsáveis pelo nosso fiasco na LIbertadores.

        • Mas é um jogador q poderia cair bem em um time da serie B. Pode emprestar com opção de venda. Com um valor baixo apenas compensatório. Assim como outro. Apesar de MA ser perseguido pela torcida, ele cabe em alguns times da serie A. E faz a mesma coisa. Mas tem q ter em vista um substituto, pois ele é para compor elenco. Minha opinião.

          • Ok, se quer fazer isso, então faz com antecedência, não se renova o contrato por mais um ano ou dois. Repito, Gabriel tinha 4 anos de Flamengo. Teve tempo de sobra para avaliar que ele é um péssimo jogador e se quisesse emprestar, teria emprestado. Não tinha necessidade de renovar por mais dois anos com um jogador só para “recuperar investimento”. E todos nós sabemos que a diretoria não renovou para emprestá-lo, para recuperar investimento. Renovou porque o acha útil e ZR não hesita em escalá-lo. Rolou até homenagem do Bandeira quando ele completou 200 jogos pelo Flamengo. Tem um vídeo na Fla TV e também postaram aqui uma dele recebendo do Bandeira a camisa de nº 200. Digo sem medo de errar: Gabriel é o jogador mais fraco do atual elenco.

            • Parece que o Rômulo tá querendo pegar esse título dele…

        • Opa, pera lá, ano passado o Gabriel recebeu sim uma proposta do Corinthians, confirmado pelo nosso “queridíssimo” Cristóvão que enganava o timinho na época. E o mais agravante, ele tinha 6 partidas atuadas, nao poderia mais jogar. O Zé escalou ele, jogou, alcançou 7 partidas no Brasileiro e melou a negociação! E outro detalhe: após ser escalado nesse jogo o mesmo Gabriel ficou mais de 10 partidas sem sequer ser relacionado para banco! Senhoras e senhores isso é ou não é um MiSTÉRIO?

    • Achar que eles estão no elenco pq são boas pessoas é ingenuidade… Basta vc ver quem são os empresários dessa turma que vc vai ver pq eles estão ai

      • Não tem nenhuma ingenuidade minha é só você ver que marcio araujo e Gabriel estão no flamengo 4/5 anos e a única explicação para estarem ainda no elenco é a amizade que eles tem com a diretoria/presidente/tecnico/elenco. por que são inuteis não produziram nada nesses anos todos para justificarem ainda estar no FLAMENGO contestados todos esses anos criticados todos esses anos, Se empresarios tem uma parcela dessas permanecia talvez sim talvez não.. se realmente tiver, aí estamos fufu.. não vou pedir mais nenhum jogador para contratação. vai ser banco pro gabriel mesmo kkkkk

        • Eu preferia que vc estivesse certo, e eles estivem ai por serem legais, seria mais facil se livrar deles

  • Flamengo tem Rever e donatti que jogam pela direita e Vaz que joga pela esquerda, aí eles querem trazer Rhodolfo que joga pela direita? brincadeira, pq não tenta Anderson Martins que joga pela esquerda ou qq outro que jogue nessa posição

    • To achando que o Rever não fica!

      • Ficaria se tivesse liberta ou se prorrogassem o empréstimo. Como não devem aceitar prorrogar é tchau e bênção mesmo.

      • só se for isso

  • Pelo dinheiro que o clube gastou mesmo quando tava na fase de ajuste financeiro se vê que teve muito mais erros que acertos no futebol.

  • Bom era na época de atraso de salários, jogadores nas páginas policiais, Flamengo despejado de CT alugado, time brigando para não cair.

    Gente chata pra kct, tá louco!

    • Tática “infalível” de torcedor com pequenas ambições: nivelar por baixo. Tsc tsc tsc.

      • Tática infalível do chorão nivelar por cima ,me fala quando o Flamengo foi grande além da época do Zico ,foi grande como é hoje ,fala ao chorão?
        Pequenas ambições ? Vocês que estão imaginando que o fla é o Barcelona ,para se tornar o Barcelona leva tempo o chorão ,se não tá bom do jeito que tá pega os vídeos do Flamengo da patrícia do Kleber leite e fica assistindo pois aquele era bom né ?

    • Não adianta comentar. O que a direção do Flamengo está buscando fazer (e com sucesso) é uma profunda reestruturação do clube como um todo. E desde que assumiram, o clube como um todo cresceu lentamente, mas firme e estável. Como ainda estamos em um processo de transição, é natural que tenhamos alguns problemas e instabilidades (especialmente no futebol). &;-D

  • A gestão não é boa no futebol, último título foi à 4 anos.

    • E foi looooooooooonge de ser algo planejado

      • Ótimo complemento Yan.

        • Complementando ainda mais..era a turma do Pelaipe . RC ganhou um carioqueta agora gastando 40 milhões..ai fica fácil kkkk

      • Mas Flamengo é assim…é bagunça​ mano..estão querendo domar um leoa kkkkkk aí não dá certo

    • Isso ja vai fazer 4 anos que ganhamos a CB.Titulos de expressao que e bom nada

    • Me fala qual gestão do Flamengo foi boa no futebol ?
      Melhor me fala qual gestão no Flamengo fez algo Planejado?
      Sinceramente vocês que reclamam do Flamengo da gestão são um bando de mimimi
      Flamengo sempre foi tratado como falido como brigando para não cair ,hoje tem um elenco bom um dos três melhores do país e vem uns ze ninguém falar que não é boa a gestão ,me fala pelo amor de deus qual Flamengo que você via antes do bandeira e do ze ,era o flamengo maior da América que batia de frente com o barça?porque não tô enxergando
      Srn

      • O curica com uma dívida imensa atualmente consegue ser melhor do que éramos quando estávamos super endividados, ou seja, entender de futebol não é o forte dessa gestão, porque até quando tem dinheiro não gasta corretamente, é só olhar pras contratações milionárias no banco de reservas.

        • Melhor ?fala sério ,ele vive do que foi deixado quando as coisas estavam em dia ,só olhar agora os salários atrasados espera e você vai ver ,e outra meu amigo série B,só se ergueu porque caiu ,é por causa do planejamento que foi feito ,quando levaram o tite falavam igual você fala ,Corinthians foi eliminado pelo tolima e o tite era burro,mas o Andrea bancou e sabe o que aconteceu,2 brasileiro ,1 libertadores 1 mundial ,mas teve que ter tempo de 2007 do rebaixamento o Corinthians só começou a ganhar em 2011 ,olha só 5 anos depois .Pensa

          • E os nossos milhões no Banco de reservas ? Não é indício de gestão meio burra pra futebol ?

            • Óbvio que não amigo ,isso se chama elenco ,peça de reposicao ,claro que algumas são equivocadas ,mas muito disso é marketing,olha o barça o real a juve,todos tem um banco milionário ,isso se chama gestão ,ninguém consegue montará time só com 11 jogadores top

              • Na moral, é burrici sim! A maioria dos jogadores do time titular vieram de graça, mas justamente os que pagamos pra vir não rendem, ou seja, dinheiro jogado fora.

                • Não meu amigo ,muitos foram comprados ,compra não é só transferência mas tem as luvas ,está montando elenco ,se aprende com erros,ante veio o Carlos Eduardo ,e agora temos Diego conca e se Deus quiser Éverton ribeiro ,na minha opinião mais acertos que erros .

                  • Achar que não precisa de reforços pra uma Libertadores é burrici! Achar que um técnico iniciante aguentaria a pressão da Libertadores é burrici! Levar à sério o Estadual enquanto disputa uma Libertadores é burrici!

                    • Precisa de reforços óbvio ,zagueiro ,e talvez um ponta esquerda ,mas quais opções ?
                      Técnico ,me diz uma coisa se você é presidente e o teu técnico teve um curto tempo em 2016 para treinar viajou mais que o lula em campanha,sem casa pra jogar ,e o cara consegue um 3º lugar um time com estilo de jogo ,onde os adversários só jogando se defendendo e no contra ataque,você trocaria ?
                      Ou você acha que se trocasse já ganhar a libertadores,o brasileiro ?
                      Futebol sul-americano não é só time melhor é casco é rodagem ,tem que perder hoje para amanhã ser campeão ,antes sair na fase de grupos no grupo mais difícil do que passar amanhã e perder pro América em casa com vantagem de 3 gola ,por isso a gente é o país do 7×1 ,imediatismo
                      E não adianta falar que os cara já estão há 3 anos , o problema do Flamengo já vem há 20 anos ,ou vai dizer que o flamengo sempre foi uma potência um campeão é favorito em tudo ,meu amigo sempre brigamos para não cair ,hoje estamos discutindo que deveríamos ser campeões ,olha que avanço .

                    • Você mesmo respondeu à respeito de trocar o técnico pois, como você falou:

                      “Futebol sul-americano não é só time melhor é casco é rodagem”

                • Mas fique tranquilo, parceiro. Os que derem certo ficam, os que derem errado vão embora e não ficará divida alguma. Vai ser tudo pago direitinho. Sem contar que esse dinheiro “jogado fora” foram eles que conseguiram

              • Gastar 36 milhões com peças de reposição???? Tá lokooo…não defenda o indefensável…os caras da diretoria são bons, mas tem falhas absurdas no futebol amigo.

                • Queria montar um time para ser campeão gastando quantos?
                  E outra perto dos concorrentes nossos gastos são controlados,claro que existe erros mas do que adianta só ficar reclamando,parece que o time foi rebaixado.
                  E quanto se monta Elenco ninguem é titular absoluto existe uns em melhores momentos.

    • Ué, e o carioca?

      • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

Comentários não são permitidos.