Colunas

Manual de Montagem de Elenco para Leigos (ou para Diretorias de Excelência em Gestão Financeira)

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Obviamente procurarei tratar de forma lúdica um problema crônico e recorrente que aflige nosso Departamento de Futebol desde que nossa nova, austera, honestíssima e proba diretoria assumiu o mais querido em dezembro de 2012. Resolvi elaborar esse pseudo-manual técnico para que eles possam, enfim, abrir os olhos, aceitarem as críticas, identificarem com clareza os erros cometidos e começarem a trabalhar da melhor forma possível no quesito da gestão de nosso elenco. Se é necessária uma visão exterior imparcial, isenta e sem segundos interesses na busca da tão sonhada excelência esportiva, essa consultoria servirá (se por ventura for lida e ponderada pelos responsáveis da pasta) para que possamos elucidar alguns fatos pouco claros que ocorrem no Reino chamado Flamengo através de elucubração sensata e permeada de conceitos concernentes ao objetivo proposto a ser alcançado esportivamente pelo C.R. do Flamengo. Vamos lá!

1 – Infra-estrutura – nesse quesito não temos do que reclamar: Exos, Ninho do Urubu, campos de treinamento de nível internacional, alojamento de alto padrão, CEP com câmara hiperbárica, tudo o que há de melhor para atingirmos os melhores resultados está sendo oferecido ao elenco profissional. Na área da base, o projeto arquitetônico já está sendo remodelado e atualizado visando o início das obras de finalização do CT para que possamos formar, com a mesma qualidade dos profissionais, nossas jovens promessas. A garotada está utilizando, temporariamente, as instalações provisórias que foram destinadas ao elenco principal quando o módulo profissional estava em fase de construção. A previsão de entrega é para o final de 2018.

2 – Metas e objetivos a serem alcançados – nessa fase, ainda literal e filosófica, muito tem-se a discutir e ponderar. É a partir dela que traçamos os perfis necessários à composição do elenco a ser montado para que possamos atingir as metas e conquistarmos os objetivos propostos. Lembremos sempre da poderosa tríade: eficiência, eficácia e efetividade! Eficiência (capacidade de realizar algo da melhor maneira possível), Eficácia (quando o trabalho atinge o objetivo proposto ou a meta a ser alcançada) e Efetividade (capacidade de atingir um objetivo traçado trabalhando-se da melhor maneira possível). Após definirmos e pontuarmos todas essas ações a serem realizadas, podemos passar à próxima fase.

3 – Definição das diretrizes esportivas – é nessa parte que as coisas começam a complicar-se. As diretrizes devem ser traçadas da melhor maneira possível e também ponderadas onde elencar-se-ão todas as possibilidades de variações que possam ser impostas por condições externas ou internas, que estão ou não a nosso alcance, que encontram-se fora ou não de nosso controle. É nessa parte que definiremos a forma do time portar-se em campo, qual a melhor filosofia de trabalho e, ainda, qual o direcionamento técnico e filosófico que queremos que a equipe apresente ao longo do tempo. É nessa fase que definimos o estilo de jogo que queremos atrelar ao clube, uma espécie de identidade futebolística da agremiação, não importando quais técnicos ou jogadores estejam trabalhando naquele momento ou período. A filosofia deve ser implantada em todas as divisões da agremiação, para que os jogadores de base já saibam o que fazer em cada posição quando forem alçados ao elenco principal. Neste período, vamos definir se seremos um equipe sólida defensivamente ou extremamente ofensiva, se primaremos pela defesa ou optaremos pelo ataque, ou ainda se pleitearemos ser uma equipe coesa e sólida defensivamente, mas com um ataque preciso e eficaz.

4 – Escolha da comissão técnica – definida a estratégia e a maneira de atuação do time, a identidade da equipe, passemos então à escolha do técnico que mais se adequará ao estilo. Isso é essencial que seja feito NESTE MOMENTO da gestão! É aí que a maioria dos dirigentes de clubes erram, pois não respeitam a hierarquia dessas regras básicas e fáceis de serem adotadas (na maioria esmagadora das vezes por cederem às pressões políticas internas eles, temendo perder seu prestígio com a Nação, esquecem-se de que o bem maior deve ser realizado em prol da instituição). Para lograrmos êxito na empreitada, temos que levar em consideração o histórico do treinador através de análise das atuações de suas equipes anteriores. Devemos escolher o treinador com vida pregressa que melhor se adequará à filosofia esportiva escolhida anteriormente. Fazendo assim, o trabalho será facilitado e a probabilidade de erro é minimizada sobremaneira.

5 – Montagem do elenco – após a comissão técnica ter sido escolhida a dedo de acordo com a filosofia de atuação da equipe, devemos realizar a montagem do elenco de forma a potencializarmos sua qualificação. Devemos levar em consideração que TODOS os jogadores devem desempenhar mais de uma função (o futebol moderno exige isso!), embora a função principal deva ser levada muito mais em conta do que as funções secundárias (ou seja: um jogador de frente deve ter mais poder de ataque do que qualidades defensivas). Isso é essencial, se quisermos alcançar os objetivos traçados. Todo elenco deve ter um espinha dorsal de excelência (1 goleiro, 2 zagueiros, 1 volante, 1 meia e 1 atacante), e quanto mais qualificados forem os atletas para compor o 11 principal, melhor. Definidos estes nomes, os quais devem ser os de maior qualidade e, principalmente, os que mais se aproximam da identidade esportiva da equipe, podemos seguir trabalhando e escolher o restante do grupo com que trabalharemos de forma com que os atletas considerados reservas possam ter força suficiente para disputar a posição com os 11 considerados titulares. Ainda nesse mote, devemos ter atenção especial a um conceito insofismável: “Não tenha jogadores de qualidade duvidosa no seu elenco, nem mesmo como 3ª ou 4ª opção pois, quando você precisar lançar mão deles… eles CONTINUARÃO ruins”! Isso é ponto pacífico. Outra qualidade pouco presente nos departamentos de futebol é saber ouvir segundas e terceiras opiniões (principalmente da torcida e dos críticos embasados), pois muitas vezes jogadores medianos e com pouca qualidade são contratados e se eternizam nos clubes que acabam preterindo e alijando sua base de jogadores formados na casa, cujos quais poderiam ser lançados no time titular ou até serem negociados gerando divisas ao clube formador. Muitas vezes, o problema está tão na cara que a proximidade nos cega a ponto de não o percebermos.

No geral, é isso. Como vocês puderam perceber não há fórmula mágica, e sim uma cadeia de ações que devem ser obedecidas com muita presteza e humildade para que interesses pessoais não sobreponham-se aos anseios coletivos e altruístas da agremiação esportiva. Dito isso, deixo aqui esse manual para que possa ser aproveitado por quem quer que seja. Na vida pessoal, na vida profissional e até em relações conjugais devemos ser honestos, fiéis aos nossos princípios éticos, cooperativos, proativos e ainda devemos saber estabelecer diretrizes básicas agindo baseados em preceitos fundamentais de conduta. Ainda devemos saber respeitar essa linha tênue entre a liberdade e a libertinagem, sabendo nos por a largo da situação para que decidamos com sobriedade e sapiência os melhores rumos a serem tomados para que continuemos crescendo. Saber ouvir é uma arte que devemos saber cultivar ao longo de nossa existência. Vai pra cima deles, Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken

Gostou? Comente, participe!
Não gostou? Critique, deixe sua opinião!
Mas faça-o com respeito e educação.
Lembre-se: a intolerância e a má-educação são os combustíveis dos fracassados.

Ver comentários

  • A gestão não é boa no futebol, último título foi à 4 anos.

        • Complementando ainda mais..era a turma do Pelaipe . RC ganhou um carioqueta agora gastando 40 milhões..ai fica fácil kkkk

      • Mas Flamengo é assim...é bagunça​ mano..estão querendo domar um leoa kkkkkk aí não dá certo

    • Isso ja vai fazer 4 anos que ganhamos a CB.Titulos de expressao que e bom nada

    • Me fala qual gestão do Flamengo foi boa no futebol ?
      Melhor me fala qual gestão no Flamengo fez algo Planejado?
      Sinceramente vocês que reclamam do Flamengo da gestão são um bando de mimimi
      Flamengo sempre foi tratado como falido como brigando para não cair ,hoje tem um elenco bom um dos três melhores do país e vem uns ze ninguém falar que não é boa a gestão ,me fala pelo amor de deus qual Flamengo que você via antes do bandeira e do ze ,era o flamengo maior da América que batia de frente com o barça?porque não tô enxergando
      Srn

      • O curica com uma dívida imensa atualmente consegue ser melhor do que éramos quando estávamos super endividados, ou seja, entender de futebol não é o forte dessa gestão, porque até quando tem dinheiro não gasta corretamente, é só olhar pras contratações milionárias no banco de reservas.

        • Melhor ?fala sério ,ele vive do que foi deixado quando as coisas estavam em dia ,só olhar agora os salários atrasados espera e você vai ver ,e outra meu amigo série B,só se ergueu porque caiu ,é por causa do planejamento que foi feito ,quando levaram o tite falavam igual você fala ,Corinthians foi eliminado pelo tolima e o tite era burro,mas o Andrea bancou e sabe o que aconteceu,2 brasileiro ,1 libertadores 1 mundial ,mas teve que ter tempo de 2007 do rebaixamento o Corinthians só começou a ganhar em 2011 ,olha só 5 anos depois .Pensa

          • E os nossos milhões no Banco de reservas ? Não é indício de gestão meio burra pra futebol ?

          • Óbvio que não amigo ,isso se chama elenco ,peça de reposicao ,claro que algumas são equivocadas ,mas muito disso é marketing,olha o barça o real a juve,todos tem um banco milionário ,isso se chama gestão ,ninguém consegue montará time só com 11 jogadores top

          • Na moral, é burrici sim! A maioria dos jogadores do time titular vieram de graça, mas justamente os que pagamos pra vir não rendem, ou seja, dinheiro jogado fora.

          • Não meu amigo ,muitos foram comprados ,compra não é só transferência mas tem as luvas ,está montando elenco ,se aprende com erros,ante veio o Carlos Eduardo ,e agora temos Diego conca e se Deus quiser Éverton ribeiro ,na minha opinião mais acertos que erros .

          • Achar que não precisa de reforços pra uma Libertadores é burrici! Achar que um técnico iniciante aguentaria a pressão da Libertadores é burrici! Levar à sério o Estadual enquanto disputa uma Libertadores é burrici!

          • Precisa de reforços óbvio ,zagueiro ,e talvez um ponta esquerda ,mas quais opções ?
            Técnico ,me diz uma coisa se você é presidente e o teu técnico teve um curto tempo em 2016 para treinar viajou mais que o lula em campanha,sem casa pra jogar ,e o cara consegue um 3º lugar um time com estilo de jogo ,onde os adversários só jogando se defendendo e no contra ataque,você trocaria ?
            Ou você acha que se trocasse já ganhar a libertadores,o brasileiro ?
            Futebol sul-americano não é só time melhor é casco é rodagem ,tem que perder hoje para amanhã ser campeão ,antes sair na fase de grupos no grupo mais difícil do que passar amanhã e perder pro América em casa com vantagem de 3 gola ,por isso a gente é o país do 7x1 ,imediatismo
            E não adianta falar que os cara já estão há 3 anos , o problema do Flamengo já vem há 20 anos ,ou vai dizer que o flamengo sempre foi uma potência um campeão é favorito em tudo ,meu amigo sempre brigamos para não cair ,hoje estamos discutindo que deveríamos ser campeões ,olha que avanço .

          • Você mesmo respondeu à respeito de trocar o técnico pois, como você falou:

            "Futebol sul-americano não é só time melhor é casco é rodagem"

          • Mas fique tranquilo, parceiro. Os que derem certo ficam, os que derem errado vão embora e não ficará divida alguma. Vai ser tudo pago direitinho. Sem contar que esse dinheiro "jogado fora" foram eles que conseguiram

          • Gastar 36 milhões com peças de reposição???? Tá lokooo...não defenda o indefensável...os caras da diretoria são bons, mas tem falhas absurdas no futebol amigo.

          • Queria montar um time para ser campeão gastando quantos?
            E outra perto dos concorrentes nossos gastos são controlados,claro que existe erros mas do que adianta só ficar reclamando,parece que o time foi rebaixado.
            E quanto se monta Elenco ninguem é titular absoluto existe uns em melhores momentos.

      • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

  • Bom era na época de atraso de salários, jogadores nas páginas policiais, Flamengo despejado de CT alugado, time brigando para não cair.

    Gente chata pra kct, tá louco!

    • Tática "infalível" de torcedor com pequenas ambições: nivelar por baixo. Tsc tsc tsc.

      • Tática infalível do chorão nivelar por cima ,me fala quando o Flamengo foi grande além da época do Zico ,foi grande como é hoje ,fala ao chorão?
        Pequenas ambições ? Vocês que estão imaginando que o fla é o Barcelona ,para se tornar o Barcelona leva tempo o chorão ,se não tá bom do jeito que tá pega os vídeos do Flamengo da patrícia do Kleber leite e fica assistindo pois aquele era bom né ?

    • Não adianta comentar. O que a direção do Flamengo está buscando fazer (e com sucesso) é uma profunda reestruturação do clube como um todo. E desde que assumiram, o clube como um todo cresceu lentamente, mas firme e estável. Como ainda estamos em um processo de transição, é natural que tenhamos alguns problemas e instabilidades (especialmente no futebol). &;-D

  • Pelo dinheiro que o clube gastou mesmo quando tava na fase de ajuste financeiro se vê que teve muito mais erros que acertos no futebol.

  • Flamengo tem Rever e donatti que jogam pela direita e Vaz que joga pela esquerda, aí eles querem trazer Rhodolfo que joga pela direita? brincadeira, pq não tenta Anderson Martins que joga pela esquerda ou qq outro que jogue nessa posição

  • O maior problema atual do Mengão creio que seja o APEGO A AMIZADE, em outras linguas a boiolagem do trenero e diretoria e os jamais da vida, como por exemplo. Vaz, Caramujo. jamal, Damião e etc.. enquanto ficarmos com os jogadores só por que eles são legais boas pessoas, faz bem pro grupo. e não COMPROMETEM continuaremos a toma naquele lugar nas competições IMPORTANTES..ta na hora do clube ser profissional, e começar a dispensar e por na barca esses perebas..o clube precisa é de jogadores de alto niveis e não de amiguinhos legais de grupo, tnc p....

    • Não basta dispensar. Tem q ter algum clube interessado. Ter retorno do investimento.

      • Retorno do Investimento??? Com o Damião que tá emprestado é impossível, ele serve só pra desvalorizar o Vizeu.
        Agora se achar algum time no mundo que quer Vaz, Gabriel e MA pode mandar de graça que já vale

      • Mas se por exemplo fazer o que essa diretoria fez renovando por mais DOIS ANOS com Gabriel com contrato terminando só para recuperar o dinheiro é um tremendo tiro no pé de todas as formas possíveis. Primeiro mantém o elenco com um jogador de baixíssima qualidade, quando deveria qualificálo; segundo, Gabriel já tinha quatro anos de Flamengo e jamais recebeu propostas e com certeza está desvalorizado porque é um jogador fraquíssimo; além de não conseguir recuperar o investimento feito, acaba gerando prejuízos técnicos e financeiros, tomando espaço de jogador formados no clube que poderiam dar retorno financeiro e técnico, enfraquecendo o time, já que sempre joga e causando prejuízos irreversíveis, pois compromete simplesmente ao tomar lugares de jogadores mais úteis, além de ter sido um dos principais responsáveis pelo nosso fiasco na LIbertadores.

        • Mas é um jogador q poderia cair bem em um time da serie B. Pode emprestar com opção de venda. Com um valor baixo apenas compensatório. Assim como outro. Apesar de MA ser perseguido pela torcida, ele cabe em alguns times da serie A. E faz a mesma coisa. Mas tem q ter em vista um substituto, pois ele é para compor elenco. Minha opinião.

          • Ok, se quer fazer isso, então faz com antecedência, não se renova o contrato por mais um ano ou dois. Repito, Gabriel tinha 4 anos de Flamengo. Teve tempo de sobra para avaliar que ele é um péssimo jogador e se quisesse emprestar, teria emprestado. Não tinha necessidade de renovar por mais dois anos com um jogador só para "recuperar investimento". E todos nós sabemos que a diretoria não renovou para emprestá-lo, para recuperar investimento. Renovou porque o acha útil e ZR não hesita em escalá-lo. Rolou até homenagem do Bandeira quando ele completou 200 jogos pelo Flamengo. Tem um vídeo na Fla TV e também postaram aqui uma dele recebendo do Bandeira a camisa de nº 200. Digo sem medo de errar: Gabriel é o jogador mais fraco do atual elenco.

        • Opa, pera lá, ano passado o Gabriel recebeu sim uma proposta do Corinthians, confirmado pelo nosso "queridíssimo" Cristóvão que enganava o timinho na época. E o mais agravante, ele tinha 6 partidas atuadas, nao poderia mais jogar. O Zé escalou ele, jogou, alcançou 7 partidas no Brasileiro e melou a negociação! E outro detalhe: após ser escalado nesse jogo o mesmo Gabriel ficou mais de 10 partidas sem sequer ser relacionado para banco! Senhoras e senhores isso é ou não é um MiSTÉRIO?

    • Achar que eles estão no elenco pq são boas pessoas é ingenuidade... Basta vc ver quem são os empresários dessa turma que vc vai ver pq eles estão ai

      • Não tem nenhuma ingenuidade minha é só você ver que marcio araujo e Gabriel estão no flamengo 4/5 anos e a única explicação para estarem ainda no elenco é a amizade que eles tem com a diretoria/presidente/tecnico/elenco. por que são inuteis não produziram nada nesses anos todos para justificarem ainda estar no FLAMENGO contestados todos esses anos criticados todos esses anos, Se empresarios tem uma parcela dessas permanecia talvez sim talvez não.. se realmente tiver, aí estamos fufu.. não vou pedir mais nenhum jogador para contratação. vai ser banco pro gabriel mesmo kkkkk

        • Eu preferia que vc estivesse certo, e eles estivem ai por serem legais, seria mais facil se livrar deles

  • Texto parece bom... Mas muito longo
    Vou terminar um dia ?
    Gostei bastante da definição de eficiência, eficácia e efetividade
    Voltando ao que interessa, que sejam eficientes na identificação dos nossos problemas (goleiro, zagueiro esquerda, volante e ataque/meia direita), eficazes (Julio Cesar, Gil, Luiz Gustavo e Everton Ribeiro) e efetivos (2 em termino de contrato e 2 gastando R$ 40 MM no total).
    Dispensa Juan, MA, Mancuello, Gabriel e Damião.
    Reserva para Vaz, Arão
    Time:
    Julio César (mureta), Rodinei (para), Rever (Donatti), Gil (Vaz), Trauco (rene ); Luiz Gustavo (Ronaldo), Cuellar (Arao), Everton Ribeiro (Berrio), Diego (Conca), Everton (Ederson/V Jr); Guerrero (Vizeu)

    Tecnico: Levir Culpi
    Assistente: Zé Ricardo

    SRN

    P.S.: ouvi um amém? ??

      • Bom pra vc
        Julio César vem bem no Benfica, esta em fim de contrato, tem experiência e conhece a casa
        O principal: seria referência para o Tiago
        Alias, goleiro tem que ser formado em casa, principalmente já com noção de saída de gol e saída com os pés.. Não é possível que durante anos de base e treinamentos não consigam revelar goleiros com pelo menos esses fundamentos já bem trabalhados
        SRN

        • Posso estar enganado, mas últimos jogos que vi do Benfica ele era reserva até de outro Brasileiro.

      • Levir não é ruim, problema que os times não são muito equilibrados, tendem a ser muito ofensivos
        Já Zé Ricardo confessou ser fã do estilo italiano, pelo jeito do time atuar vemos priorizar mais a defesa
        Uma parceria entre os dois poderia ser benéfica, para eles e para o Mengo
        SRN

  • Avante flamengo honestidade acima de tudo , torcida contra sempre existirá. E babacas pau mandado também. Torce torce torce uma vez flamengo. Flamengo até morrer.

  • Alô diretoria! Vocês são os CARAS em relação administração e gestão financeira. Mas estão deixando a desejar no quesito contratações. Salvo algumas excessões, como o Diego, Guerrero e Everton Ribeiro, vocês estão investindo em atletas que não deram retorno ao clube. Não tenham medo de ser feliz! Abram os cofres e contratem atletas de alto nível técnico e de qualidade indiscutível. Geromel ou Gil, Aranguiz ou Renato Augusto, um atacante e um goleiro para serem titulares incontestáveis. Zé Ricardo tem que aproveitar mais o Vizeu, Ronaldo, Lincohn, Paquetá, Vinicius jr.
    O Flamengo é gigante e merece respeito e sua torcida é seu maior patrimônio.Não há espaço para vaidades e choque de egos. Flamengo em primeiro lugar!...sempre!