Mattos: “Fla vê sinal de licitação do Maracanã, e Flu tem entendimento com Lagardère”

Compartilhe com os amigos

Adversários na final do Estadual, Flamengo e Fluminense planejam rumos diferentes para o palco da final, o Maracanã. A diretoria rubro-negra vê sinais de uma nova licitação para o estádio, e a tricolor já tem um entendimento alinhado com a Largadère se esta assumir o estádio por venda. O governo do Estado não decidiu o que fará com o Maracanã.

Primeiro, é preciso lembrar que os dois rivais têm perfis diferentes de torcida e jogos. O Flamengo tem uma torcida maior, gera mais receita e por isso quer participar da administração do estádio. O Fluminense tem um contrato em vigor que reduz suas despesas ao atuar no Maracanã e pretende usa-lo só em uma parte dos jogos.

A diretoria rubro-negra está atenta às movimentações do governo do Estado do Rio de Janeiro. E trabalha com a informação de que pode ser lançada em breve uma nova licitação para estádio, anulando a concessão da Odebrecht em seguida.

Os dirigentes do Flamengo, no entanto, não sabem quais seriam as regras da nova licitação e por isso não têm certeza se haverá interesse em participar desta. O plano econômico do clube para o estádio envolvia o uso de áreas internas do Maracanã para fins comerciais, como restaurantes, para poder aumentar receita e com isso pagar custos. Mas não se sabe se isso é possível.

Já a diretoria do Fluminense teve reuniões com representantes da Largadère e ficou encaminhado um entendimento entre as partes caso esta assuma o estádio. A ideia é que seja mantido o contrato com a Odebrecht com ajustes. Por exemplo, hoje, já valem aditivos que repassam uma parte das despesas ao tricolor e a ideia seria que uma parte dos custos portanto ficasse com o clube.

Em compensação, a empresa francesa acena com a viabilização de novas receitas de marketing do estádio para o Fluminense. Não há, no entanto, nenhum contrato assinado entre as partes. E, no final das contas, a Lagardère sabe que o clube pode exigir a manutenção do atual contrato.

Outra diferença entre os clubes seria o uso do Maracanã. A intenção do Fluminense é utilizar o Maracanã apenas em partidas grandes, cima de 30 mil, ficando com Édson Passos para públicos menores. Isso reduz prejuízos em jogos no Maracanã com baixo público.

O Flamengo também planeja a Arena da Ilha para partidas menores, mas, se tiver o Maracanã, sua ocupação do estádio será bem mais intensa. Afinal, como o clube participaria da gestão, ocuparia espaços dentro do equipamento.

Enquanto espera a situação do Maracanã, o clube rubro-negro toca seus estudos sobre estádio próprio. Mas não há uma localidade definida, nem forma de financiamento.

Fonte: Rodrigo Mattos / Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Qual foi a novidade?

  • De novo?

  • Vejo as pessoas falando em abandonar o Maracanã e se esquecem que as maiores glórias do Mengão foram nesse estádio, tirando o mundial é claro. Torço para que iniciemos o mais breve possível a construção do nosso próprio estádio, mas não tem como não associar o Flamengo com o Maracanã ou vice versa. Podemos, e como podemos, viver sem o maraca, mas o que seria ganhar um carioca em cima dos 3 pequenos (Fluminense, Botafogo e Vasco) não sendo na “nossa casa”? Somos os maiores do Brasil!!!

    • Corinthians largou o Pacaembu
      Atlético-MG largou o Mineirão
      Grêmio largou o Olímpico

      E todos esses clubes estão bem melhores hoje do que eram antes.

      • só um questionamento o Corinthians está melhor hoje do que antes? antes da divida do estadio ele tinha grana para montar elenco e ganhar brasileiro, hoje ele é meio de tabela e olhe lá! Nosso adversário passou a ser o Palmeiras, acredito que temos sim que partir para estadio próprio, mas com os pés no chão, Talvez um estadio para 40 mil pessoas com condições de ser ampliado para 60 ou 80 mil pessoas e sem cobertura pois é oque mais encarece a obra de um estadio!

        • A culpa do endividamento deles, foi a corrupção, mas se fizessem direito poderiam estar bem melhores atualmente.

      • O olímpico sempre foi do grêmio..
        O Atlético mineiro saiu do Mineirão mais continua sem estádio…o horto é do América mg

        • Mas saíram de estádios que era onde haviam passado suas maiores glórias, mas atrapalhavam seus crescimentos, e seriam um problema para o futuro.

    • ano passado flamengo jogou muitos jogos fora do Rio de Janeiro justamente porque não tem um estadio próprio, hoje em dia todos os times grandes tem seu estadio proprio, porque não o flamengo.

  • Sou a favor de um estadio propio! Mas hj é invivel economicamente o país estar em uma enorme crise financeira e cada vez mais vai ficar pior, então o maracanã é a solução mais racional nesse momento! Nao se pode fazer imvestimentos nessa amplitude como é um estadio de futebol em um país onde a economia é uma gangorra!

  • Toda hora isso…

  • O Maracanã, NUNCA, será de forma oficial e definitiva do Flamengo. Infelizmente isso é uma realidade e não entendo porquê, a diretoria não encherga isso. Precisamos construir nosso estádio de verdade!

    • Muito bem más a dívida quer o Maracanã como quer o título de 87 e o mundial que a Fifa ñ conhece chupa urubu

      • O que houve com seu time?
        Faz tempo que não vejo ele em campo.

      • É sério?
        Vc tem coragem de postar na página com seu clube numa situação alarmante,não tem dinheiro nem pra pagar a cedae?
        Com certeza irá cair e vem aqui bostejar!

    • Baseado em que vc diz que nunca será do Flamengo de forma oficial? Gostaria de entender… Valeu

      • O Flamengo pode conseguir a concessão. Mas o Maracanã ainda será do estado do Rio de Janeiro. Nunca será de forma legal, oficial, nosso. Entendeu?

        • A concessão vale por 30 anos. Em 30 anos, fazendo as coisas certas a gente tera grana pra comprar o Maracanã em definitivo se quisermos. Estádio “próprio” é mais uma questão sentimental que nossa torcida tem, por que caem na pilha dos antis. O estádio na Ilha foi criado pra gente ter poder em negociar, até semana passada a gente era praticamente obrigado a jogar no Maracanã. Agora não dependemos dele, ele depende da gente. Irão implorar pra gente administrar o Maracanã, dentro de uma concessão de 30 anos, justa e lucrativa. Aí todos poderão por um busto do EBM ao lado do busto do Beline. Fique tranquilo, os caras estão com​ o controle da situação.

          • Meu amigo, Maracanã não é mais o mesmo, e não empurra mais o Flamengo. E o estado do Rio de Janeiro NUNCA venderá o Maracanã para o Flamengo. Porque político nenhum, vai deixar. O certo é deixar o Maracanã só para jogos grandes. E partir para o estádio próprio. Nos moldes do atlético paranaense. E que tenha acústica para dar pressão!

  • Venda de Vinícius JR, arrecadação com o leilão do Morro da Viúva, venda de cadeiras cativas a uns 20 mil reais… acredito que isso daria pra dar entrada na construção de um estádio próprio, seja ganhando a licitação do Maracanã ou não. Falei tudo isso pois é uma vergonha um dos maiores clubes do Brasil não ter um estádio próprio pra jogar,e torço demais por EBM e companhia fazerem tudo o que os incompententes do passado não tinham vontade.

    • venda do V JR, 150 mi, Morro da Viúva,100 mi, name rings, cadeiras cativas e publicidade uns 300 mi, total 550 mi da para construir um estadio para 40 mil pessoas com condições de ser ampliado para 60 ou 80 mil pessoas no futuro, sem cobertura, uma vez que temos opções de terrenos doados exemplo o de Niterói!

      • Sim, cara. Além disso existe um segundo terreno guardado a sete chaves pelo depto de patrimônio do Flamemgo.

  • O Flamengo precisa do Maracanã? Não!
    O Maracanã precisa do Flamengo? Sim!
    Pra que vcs acham que serve o alçapão do Urubu, na Ilha?
    A diretoria, pra variar, está fazendo tudo perfeitamente. Só esperar pacientemente, que seja em um ano ou dois, vão vir implorando pra gente pegar o Maracanã.
    Não digam que o Flamengo precisa de estádio próprio, o que o Flamengo precisa é de um estádio muito grande e muito bem localizado, dentro de um custo justo. Isso acontecerá​. O Governo não terá saída.

  • Muita gente precisando praticar o desapego. Deixem esse elefante branco pra quem quiser e vamos agir nossa vida.

    • Concordo.

  • Vocês ainda acreditam nesse Mattos? O cara é um mentiroso.

  • Os Flores são traíras vivem na aba do Flamengo, juntamente com os outros 3 nanicos do RJ vão sabotar o Flamengo até o último instante para não deixar assumir o Maracanã.
    Estádio próprio para ontem é a solução deixe o Maracanã apodrecer com o governo do estado.

  • Eu precisava dessa notícia

  • Tenho certeza de 5 coisas:

    1 – NUNCA vão entregar a administração do Maracanã ao Flamengo

    2 – Se não for o “dono” do Maracanã, o Flamengo só terá prejuízo (como está tendo) se jogar lá.

    3 – Maracanã não sobrevive sem o Flamengo, e vão tentar forçar o Flamengo à jogar lá.

    4 – Atualmente, é muito mais lucrativo jogar no estádio da ilha.

    5 – É humilhante o Flamengo não ter um estádio próprio.

    • Concordo em gênero, número e grau.

    • O último termo é o mais verdadeiro, infelizmente.

    • Sobre o n5
      De boa, nem acho humilhação o Fla não ter estádio próprio. Isso é munição pros adversários, sem dúvida, mas o problema maior de não ter um estádio, para mim, é não poder gerir algumas rendas específicas, fica-se a mercê desses pulhas das federações, e fato também de não conseguir alavancar o ST como vemos nossos colegas do sul, por exemplo…. quero dizer, atrapalha mais a estratégia financeira do clube. O Fla tem uma vantagem que nenhum outro time do Brasil tem, onde ele joga, joga em casa (Claro que com as devidas ressalvas)!

      Espero ansiosamente essa resolução, Fla tendo a casa própria, um cantinho (grande) para chamar de seu, e acabar com a zueira dos outros para com a gente de vez… Mas eu não tenho porque sentir vergonha quando um tri rebaixado vascaíno me zoa por conta de estádio, ainda mais aquela bosta que eles tem.

  • O “aliado” não sei de que, está vendo só o seu lado. Cabe ao Flamengo ver o seu. Ponto final. Não tem que se juntar com um clube famoso por resolver questões por baixo do pano e que sempre teve muita inveja do Flamengo. O Flamengo tem que pensar em si e pronto. Eles é quem precisam do Flamengo. BM tem que ser malandro e ficar de orelha em pé. NÃO EXISTE ISSO DE “ALIADO’. Cada um na sua BM.

  • O Fluminense rompeu a “parceria” que vinha mantendo com o Flamengo e foi buscar seus interesses próprios, em vez de se juntar ao Flamengo na gestão do Maracanã.

    Escolheu um lado, e se o Flamengo conseguir a licitação, depois não vem chorar as pitangas, vão pagar por terem sido egoístas.

  • O ponto aqui é ter o Maracanã e poder usar o estádio em sua totalidade. Em dias de jogos promover ações que os torcedores passem por exemplo o dia lá e consumam produtos do Flamengo, isto inclui venda de souvenirs, camisas, artigos esportivos, restaurante e lanchonetes, museu, com a presença de ídolos e tudo mais. Isto acontece no futebol e basquete americano e fideliza e muito os clientes. Toda a receita desta venda seria do clube como espaços para propaganda em geral.
    Ou seja, não se ater somente a venda de ingressos mas fazer o torcedor/cliente usar e consumir o Flamengo.
    Isto da um potencial gigantesco de vendas e arrecadação.
    Infelizmente a merda do Fluminense parece não enxergar isto e este potencial, até porque a torcida dos caras tem bom poder aquisitivo.

Comentários não são permitidos.