Notícias

Mattos: “Presidente do Fla reclama de custo do Maracanã: ‘Estamos sendo espoliados'”

Compartilhe

Apesar dos resultados esportivos positivos, o Flamengo está bem insatisfeito com o modelo de parceria com a Odebrecht para o uso do Maracanã. Dirigentes rubro-negros reclamam que ficam com um percentual pequeno da renda enquanto uma grande fatia vai para a empresa manter o estádio.

Um exemplo foi o Fla-Flu em que apenas um terço ficou para os clubes. Assim, o total das despesas foi de R$ 2,160 milhões, sendo mais de R$ 600 mil de aluguel. Na Libertadores, o Flamengo deixou mais de R$ 7 milhões para a Odebrecht em três jogos.

”Estamos sendo espoliados no Maracanã”, contou o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. ”Esse modelo não dá para ser mantido. Se for assim, não dá.”

A Odebrecht entende que o modelo atual é o único para financiar a manutenção do estádio enquanto o governo do Estado do Rio de Janeiro não decide se faz uma nova licitação ou aceita a venda do equipamento. O problema é que essa fórmula pune reduziu consideravelmente os ganhos percentuais dos clubes considerados os contratos com a própria empreiteira.

Neste formato, a diretoria rubro-negra pretende repensar se vai continuar a atuar no Maracanã ou se leva as partidas para a Arena da Ilha, que deve estar liberada para jogos nas próximas semanas. Faltam adaptações pedidas pela polícia e corpo de bombeiros para isolamento da entrada de torcedores rivais.

Os dois próximos jogos estão marcados para o Maracanã. A possibilidade de levar as partidas maiores para Ilha implicará em uma mudança na política nos preços dos ingressos. Ou seja, bilhetes podem ser mais caros para obter a renda similar a do estádio mais tradicional e maior.

Outros aspectos a serem considerados são técnicos. A diretoria pretende ouvir a comissão técnica. ”O gramado está perfeito, e a torcida fica bem próxima. Precisamos treinar lá para saber como vai ser”, contou o diretor de futebol, Rodrigo Caetano.

Fonte: Uol / Rodrigo Mattos

Ver comentários

  • Por essas e outras que EBM deveria esquecer o Maracanã. Tirando a ganância de fato a operação do estádio é muito cara. Precisamos de uma Arena nossa para no máximo 45 mil. Esquece o Maracanã Bandeira!

      • Usa a Arena da Ilha e joga fora do Rio nas competições que puder. Em 4 anos dá para ter pronta uma arena para até 60 mil torcedores. Quanto ao dinheiro, essa venda do Vinícius Jr dá um aporte enorme para o início da construção, o restante faz com empréstimos calculados, ou até mesmo parcerias com o setor privado. Se demorar a construir estádio, vão acabar as boas opções de terreno, o Flor mesmo vai partir para construir arena própria.

      • O que tem feito nos últimos anos que o Maracanã esteve fechado, ou seja, se vira jogando em tudo quanto é lugar.

  • É intrigante...a Odebrecht uma empresa corrupta ainda tem lucro com um estádio, que ela mesma desprezou na cara do governo . Porque mandar jogos para o Maracanã ainda..pela liberta poderia mandar para fora ué...carioca, ok, pois o chorão ficou de cú doce e teve que ser lá. Então porque reclamam? Todo jogo nessa porra vai dar prejuízo.Entendo que tenha um apelo estratégico em mandar os jogos lá pela gestão do Maracanã, mas a que preço. Não adianta vai ser sempre assim. PREJUÍZO CLARO.

    • Almir,
      Eu vejo as coisas da seguinte maneira: elas são político-jurídicas

      1. Enquanto a situação do Cabral não for decidida para valer, ou seja, julgado e condenado em segunda instância tendo como resultado o imediato cumprimento da pena as coisas vão ser empurradas com a barriga.
      2. O Pezão aguarda o desfecho do item 1 para saber o que sobrará para ele - em todos os sentidos.
      3. No meio disso tudo ainda teremos de ver os desdobramentos da insurreição que parece estar acontecendo no STF.

      Veja que o município já se ofereceu para ficar com o Maracanã - não estou discutindo o Prefeito, apenas o fato - o que certamente aceleraria uma decisão de nova licitação ou não porque o prefeito está em começo de mandato.

      O Pezão já está vendo o sol poente do seu mandato e não quer contrariar doadores (enquanto permitirem a leniência que está sendo feita com as empreiteiras e seus setores de propina e tivermos um ministro do STF - por sinal presidente do TSE - dando entrevistas a dizer que caixa 2 em campanha é normal, tudo vai ficar nas mãos da Odebretch.

      SRN

    • Concordo, porem quando o Flamengo tenta mandar os jogos fora, a torcida do Rio reclama, que esta sendo esquecida, deixada de lado e etc... Ou então quando perde, é porque a torcida do outro estado não sabe torcer... Complicado... e outra, no BR, não pode mudar de estado e no RJ só tem como alternativa o vazião...

  • Deixa o Maracanã para lá. Vem jogar a Libertadores em Brasília/DF.

  • O estádio da ilha tem que ficar apto para jgs, assim poderemos barganhar aluguel do Maracanã com um valor máximo a ser pago.

  • Não dá pra jogar fora do Rio, a ilha é melhor de ser usada do que o Maracanã.

  • Não adianta, o prejuízo sempre será enorme quando jogar no Maracanã, enquanto o Flamengo não for o "dono" dele.

  • O que está faltando para esquecer o Maracanã. Nessas condições impossível. Cadê a inteligência do clube?

    • Você achava melhor ter jogado a Libertadores fora do Rio? A escolha foi acertada, agora daqui pra frente a estratégia deve mudar, especialmente para o brasileirão.

  • Quem chega a ponto de se humilhar pelo Maracanã é o próprio Presidente Bandeira. Até um analfabeto sabe que esse estádio não é viável financeiramente, independente de quem o administre. O Flamengo precisa de um projeto de estádio com urgência, se quiser lucrar no futuro.

  • Não entendi. O estádio da Ilha não reformado pra servir de opção ao Maracanã? Ainda precisa trinar pra ver como fica? A grama é a mesma do CT e do maracanã e o tamanho do campo é o mesmo. O retorno financeiro não será o mesmo do maracanã com casa cheia? Deveria ter pensando nisso antes de gastar 15 milhões nessa reforma.

    • O custo operacional da Arena é bem menor. O que o Flamengo arrecada no Maracanã, certamente arrecadará tranquilamente na Ilha. Mas a sensação de perda financeira e nostálgica do Maracanã é grande!

  • Ebm Vou apoiar o sro sempre !! deixar essa porra pra la , ser nos nao jogamos, ninguém joga.
    Vamos em busca do nosso, sei q não e tão facil fazer um estádio.. Mais vamos tenta !! A nação esta com ( SR ) srn

Notícias recentes

  • Destaque

CBF toma decisão importante para a arbitragem do Brasileirão

Árbitros passarão por preparação especial na Espanha A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma…

23/06/2026
  • Copa do Mundo

Com Carrascal no banco, Colômbia divulga escalação para jogo contra Congo na Copa do Mundo

Colômbia tenta classificação antecipada nesta terça-feira (23) A seleção da Colômbia entra em campo nesta…

23/06/2026
  • Destaque

Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

Evertton Araújo é um dos destaques do Flamengo na temporada O Flamengo recebeu uma proposta…

23/06/2026
  • Notícias

Possível venda de Emerson Royal: veja opções de laterais para o Flamengo no mercado

Flamengo vai repor a possível saída de Emerson Royal para o Aston Villa (ING)? O…

23/06/2026
  • Destaque

Técnico do Flamengo desabafa: “Quero que a equipe volte a ter empatia com a torcida”

Anunciado pelo Flamengo, Demétrius Ferracciú quer recuperar o status de Orgulho da Nação da equipe…

23/06/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo, Vini Jr. reencontra freguês em jogo do Brasil x Escócia

Seleção Brasileira enfrenta a Escócia nesta quarta-feira (24) O principal jogador da Escócia é um…

23/06/2026