Mattos: “Seis acertos de Zé Ricardo que explicam o título do Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Quatro horas após o título do Flamengo, Muricy Ramalho, penúltimo técnico do time, entra ao vivo para falar no Sportv sobre o trabalho de Zé Ricardo: ”Pegou um time que não estava bem comigo e fez um excelente trabalho.”

A sinceridade e correção de Muricy, que ressalte-se passava por um problema de saúde na época, mostram o tamanho do trabalho de Zé Ricardo durante um ano. Sim, o Flamengo tem um dos melhores elencos do país. Mas seu jogo de dominante sobre o adversário, com passes constantes, opções de jogo, é mérito do treinador.

Isso não significa que o Flamengo seja um esquadrão, imbatível. Não é. Mas é um time que hoje tem mais qualidades do que defeito, uma cara e jogadores conscientes do que têm de fazer. Isso é mais importante do que um título do Estadual.  Veja como ele mudou o time em um ano.

Organização

Com Muricy, no início do Brasileiro-2016, o Flamengo jogava com uma linha avançada de quatro jogadores, o que deixava o time excessivamente exposto e sem jogo de meio-campo. O primeiro passo de Zé Ricardo foi recuar Arão para jogar ao lado de Márcio Araújo que foi mantido na principal formação.

O esquema com ponteiros foi mantido, mas Cirino foi trocado por Gabriel que voltava mais e dava consistência no meio e na defesa. De time sem padrão para se proteger, o Flamengo passou a se fechar com duas linhas de quatro quando se defendia, bem mais difícil de ser furado.

Jogo de passes

Zé Ricardo passou a dar ênfase na troca de passes e posse de bola para o Flamengo. O predomínio no número de jogadores no meio de campo foi uma chave para isso. Para isso, os jogadores de lado apareciam constantemente no setor para dar vantagem ao time.

Os laterais Jorge e Pará fechavam para o meio para se tornarem armadores em determinados momentos. Em outras situações, Gabriel e Éverton ocupavam esse espaço. Não ficavam alinhados e a ideia era ter três jogadores de cada lado, lateral, meio-campista e ponteiro. O time passou a ser dominante na posse de bola na maior parte dos jogos.

O fator Diego

Quando chegou o jogador mais cerebral no Flamengo, no meio da temporada, Zé Ricardo tinha que encaixa-lo no time. Ele deu menos obrigações defensivas (ele marcava, mas em menor intensidade) ao meia que podia sobrar das duas linhas de quatro jogadores, juntamente com Guerrero. O jogador ainda flutua também para trás para dar todo o ritmo ao jogo do time.

Entende a natureza do Flamengo

Por ter sido formado no Flamengo, Zé Ricardo tem a percepção de que não é possível para o clube fazer um jogo de contra-ataque, nem fora, nem especialmente em casa. A torcida rubro-negra pressiona o time a jogar sempre para frente. Por seguidas vezes, ele repetiu que respeitaria essa realidade e faria sua equipe atuar de acordo com a natureza do clube. Na Libertadores, até fora o Flamengo tem sido ofensivo.

Não tem medo de contrariar a torcida

Em vários momentos, Zé Ricardo contrariou opiniões quase majoritárias da torcida do Flamengo. O maior exemplo é Márcio Araújo, que é um jogador com limitações ofensivas e que marca com eficiência. O treinador não só insistiu com ele como pediu a renovação do contrato baseado nos seus números positivos de desarmes, e o jogador tem sido eficiente nesta temporada inclusive na saída de bola.

Um outro exemplo é que trocou jogadores de renome como Juan pelo reserva Rafael Vaz por entender que este estava melhor. Independentemente de acertar ou errar, Zé Ricardo toma suas decisões baseado em suas convicções e nos números que dispõe para avaliar seus jogadores.

Inovações táticas

Após um fim de ano com queda de rendimento em 2016, Zé Ricardo precisava de alternativas para dar um salto no padrão de jogo do Flamengo. E não tem cansado de inovar em busca desse formato ideal que, diga-se, ainda não está consolidado.

Primeiro, botou Macuello do lado do campo – não deu certo. Depois, criou como alternativa a formação com três ”volantes” no jogo contra a Universidade Católica, e aumentou seu domínio da posse de bola, tornando o time mais ofensivo. Em seguida, criou a alternativa com dois laterais para dar velocidade e reforçar a marcação, seja na direta com Pará e Rodinei, seja na esquerda com Trauco e René. Assim, supera desfalques e cria desequilíbrio nos adversários.

Fonte: Rodrigo Mattos | Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • ZR só tem seis derrotas em quase um ano de técnico profissional. Quer argumento melhor para dizer que ele é o cara?

  • Cornetas!! Oow cornetas??? Kd vcs????

    • Não sei onde os “cornetas” estão, mas as ricardetes estão em massa. Aqui acima por exemplo nós vemos a maior delas kkkkkkkkk

      • Nunca vi um comentário desse João Dias sem a palavra ”corneta”.

      • Se começarem a distribuir os títulos de ricardete, vou ter que reinvindicar um dos primeiros.

        Não é possível que no Brasil não haja justiça.

        • kkkkkkkkkk Você ainda tem senso crítico quando o Zé Ricardo pisa na bola. Já Bart, joão ricardias, Dager Amaral (aquele que falou que o Paquetá é fraco) e outros torcem mais pelo técnico do que para o Flamengo. Ele pode escalar meia dúzia de Gabrieis e o time jogar mal, mas o que vai importar é a o bem estar do treinador.

          • “o bem estar do treinador” kkkkkkkkk parece até uma entidade.

            Esse dager nunca vou esquecer. Questão de dias o Paquetá me mete aquele golaço, seloco.

      • Olha um ai!!!! Kkkkkkkkkk apareceu. O cornetinha mor. Faltam o douglas galvão, rafael mengão, white, nick souza…. A lista é grande..

  • Parabéns, ZR.

  • Chupa, corneteiros!

  • Já falei mais de uma vez aqui..
    O Ze. Ricardo vai ser campeão brasileiro mais de uma vez..

    Parabéns ZÉ RICARDO.. Campeão invicto.
    Não é para qualquer um.

  • No meu trabalho tinha um cara que cornetava o ZR direto! Uma vez lhe falei. Um cara, com anos de Flamengo, que treina o time todos os dias, que chega ao time profissional do clube e vc acha que sabe mais que ele! Como as vezes o ser humano é arrogante!

    • Mas isso não acontece só no futebol, é síndrome do brasileiro.

      Respeitar engenheiro, pra quê? Sei construir melhor que qualquer engenheiro, mestre de obra ou pedreiro. Médico, pra quê? Ou sou velho e pego remédio com “chegado” na farmácia, ou sou jovem e consulto o google. Advogado, pra quê? Leio uma página na internet e entendo tudo, azar do cara que perde tempo estudando leis, jurisprudência, doutrina…

      Brasileiro não respeita profissional. A maioria dos brasileiros é como aquela senhora velha que contrata um pedreiro e fica dando palpite no que ele está fazendo.

  • Zé Ricardo! ???

  • Não há motivos de corneta nesse momento!!!Afinal de tudo de ruim que ocorreu, já passou, no carioca fomos campeões!

  • esse torcida e top do podia ser a do Mengo prbns Zé Ricardo vc demostrou q vc é o mlr técnico de revelações de todos tempos prbns presidente o mlr presidente do mundo do mengao golaço do guerrero é do Rodney são craques esse ano é tudo nosso somos campeão consta o Fla jogou mto rever Vaz para Rodney trauco René Márcio Araujo William arão Everton Berrio Gabriel Paolo Guerrero as agora o Zé Ricardo amostrou q e o mlr técnico do Brasil pode ter ctz vms ganhar MTS títulos esse ano são craques cracaços TMS com elencaço e campeão e campeão campeão campeão campeão aqui e Flamengo rumo aos títulos e rumo ao hepta Conca já já vai tá voltando jgr mto é craque Ederson tmbm jogadorzaços Diego Ribas já vai tá jgndo Thiago santos tmbm jgr mto é Everton ribeiro já já vai vim pro mengao jgr mtos pra mim já é do mengao aqui e Flamengo rumo aos títulos e rumo ao hepta

  • Os cornetas sumiram hoje. O que será que aconteceu ?

    • Mas a sua sobre a base nunca some, o “crack” Rômulo está mais para o feijão do que o Vinícius Jr para o Negueba.

      • Chora mais, corneta.

  • kkkk matéria que elogia o ZR após título quase não tem comentário. Deve ser porque pessoal ou não acordou hoje ou foi cedo para o trabalho e não pôde comentar.

    Os cornetas devem estar quase infartando. Se o MA fizesse aquele gol no final, aí rolaria suicídio em massa na capital. Cornetas estão desesperados.

    Eu já fui tachado aqui de “Ricardete”, defensor do ZR, mas só na internet e na boca dos mafiosos ex-presidentes do Fla que ele era criticado. A mídia de TV já o elogiava constantemente, e lembro de uma matéria após Copa SP, que dizia que a maior revelação daquele campeonato não era o elenco, era o treinador, que conseguiu que um time sem grandes revelações conseguisse ganhar a Copinha.

    Um a um os argumentos dos cornetas:
    >> “ZR” não varia sua tática!” : mostrou que sim, se ano passado a falta de pré temporada o fez fixar em seu 4-2-3-1, este ano já experimentou 4-1-4-1, laterais improvisados de pontas, tentou Mancuello como ponta direita de pé esquerdo (porém Mancu não é Messi, Mancu é só mais um argentino comum), testou 4-4-2 tradicional, e assim por diante;
    >> “ZR insiste com MA, Gabriel e companhia” : MA está voando, até os cornetas estão concordando, e sobre Gabriel e outros, não tem ninguém no banco muito melhor. Idolatravam Berrío, já se viu que ele é comum, idolatravam os moleques da base, também comuns; Vaz é ruim mesmo, mas se o Donatti não consegue uma sequência sem se lesionar, fica difícil…
    >> “ZR não dá chance aos estrangeiros” : como não? Trauco e Guerrero são intocáveis, e o restante tem que jogar bola para entrar. Mancu, Berrío, Donatti, Conca não jogam por lesões ou deficiência técnica. Cuellar, teve suas chances também, não é ruim, mas também é comum. Vai entrar quem estiver melhor.
    >> “ZR não sabe mexer no time” : essa nem precisava defender. Perdi a conta de quantos jogos o Fla virou ou melhorou no segundo tempo. Só nesta semana, Flu e U. Católica. Ano passado, sem pesquisar, me recordo de Cruzeiro e São Paulo no Brasileirão.
    >> “ZR não vai conquistar nenhum título pelo Fla”: …. sem resposta… com resposta, Carioquinha é pequeno, mas ganhar invicto é feito de apenas 5 ocorrências, como disse ontem a transmissão. Terminar o BR de pontos corridos com melhor pontuação da história do Fla, besteira também, tinha que ter ganhado, Palmeiras e Santos deveriam receber alguma macumba para perder…

    Chega! O técnico não é perfeito, ninguém é, mas espero que essa conversinha idiota de chamá-lo de aprendiz ou treineiro se encerre a partir de ontem.

    • Excelente explanação. Concordo plenamente.

    • Excelete irmão.100% de acordo.

    • Nunca lamentei tanto um gol perdido como o do Marcio Araujo, merecia muito o gol… Sobre o Zé Ricardo, ele é o prata da casa que deu certo… que tenha vida muito longa no comando

      • Pois é, amigo. ZR sempre foi a contradição dos argumentos dos cornetas e modinhas, pois estes pedem prata da casa, mas não valorizaram o técnico prata da casa.

    • Excelente análise.
      Já falei aqui na coluna mais de uma vez.
      O Ricardo será Campeão Brasileiro mais de uma vez.

    • Onde assino? Esta postagem foi tão boa, que aproveito também para rubricar, deixar a impressão digital e batizá-la com uma gotinha de sangue! &;-D

      • Obrigado, Ednei! Fla não é Real Madrid, por isso mesmo temos que valorizar o que temos.

    • Perfeito cara. Os cornetas covardes somem agora.

    • Tiago Simas: que homem!

  • Que o Zé Ricardo possa relaxar e curtir hoje a conquista do time ontem,

    A partir de amanhã já tem que focar de novo e estrear bem no brasileiro, copa do brasil e ratificar a passagem para o mata mata das Libertadores.

    SRN

  • “Não tem medo de contrariar a torcida”
    Verdade, pois as vezes parece até que faz de sacanagem kkk.
    SRN

    • Pois é. Quem tenta agradar a todos mundo não agrada a ninguém. O treinador que tentar fazer isso vai acabar sem emprego e odiado por todos.

    • Torcida tem que ser contrariada mesmo, pensa que entende profissionalmente de futebol.

      Curioso ver um jogo em local público, seja estádio ou boteco. Se você observar bem, NINGUÉM presta atenção no jogo 100% do tempo. Não assiste nem 20%, o restante do tempo está distraído com ambiente ou comentando com colegas ao lado sobre coisas que nem está vendo.

    • Kkkkkkkk

  • Grande materiA. Realmente zé ricardo é fod@.

  • Justo

Comentários não são permitidos.