Após dar nó tático no primeiro jogo e sofrer no segundo, como de costume, o Flamengo venceu os dois jogos da final do Estadual (1×0 no primeiro jogo, 2×1 no segundo) e se consagrou campeão invicto da competição. Contestado por alguns e aclamado por outros pois deu uma nova face ao Fla, Zé Ricardo concedeu entrevista coletivo e comemorou muito ao título. Confira os principais pontos:
”Emoção única. Realização pessoal,, profissional. E de um clube que vem mostrando um crescimento, com pessoas sérias. Fazer parte desse momento é prazeroso e gostaria de dividir com todos os flamenguistas e em especial ao presidente pela oportunidade”. Essas foram as primeiras palavras de Zé Ricardo durante a coletiva. O técnico estava extasiado com o primeiro título profissional.
Após, comentou sobre o gol tomado no início, aos 3 minutos:
”Sem dúvida, foi o pior cenário para o início. Hoje o Fluminense começou num ritmo forte e acabamos nos descuidando. Sentimos, e administrar não foi fácil. Mesmo com atletas experientes. Jogo ficou aberto”, completou.
Analisando a partida, o técnico disse ter equilibrado o jogo no segundo tempo e que mereciam a vitória. Não deu outra: Guerrero empatou e Rodinei finalizou o placar. Flamengo 2 x 1 Fluminense.
”Segundo tempo equilibramos isso, conversamos no intervalo. Sabíamos que a tensão era grande e prevaleceu o merecimento para trazer essa taça para Gávea. Graças a Deus deu tudo certo”.
Zé Ricardo diz estar muito contente e que era um dos sonhos dele, como profissional:
”Estou muito feliz. Eu nasci, cresci e fui criado ao lado do Maracanã. Frequento desde os 7 anos de idade. Minha cabeça não parava de pensar. Pouco dormi. E a preocupação também era o Flu, o Abel Braga. Quando a gente vê grandes finais, tem sempre um grande adversário”.
E também não deixou de parabenizar Abel Braga…
”Tínhamos um campeão mundial dirigindo o Fluminense. Falei com Abel que era um prazer dividir esse momento mágico. As emoções foram de misturando. Queríamos que a equipe mantivesse calma e equilíbrio e tentei passar isso”.
Após, disse que não sabia digerir a derrota e que pediu aos deuses do futebol para adiar a derrota.
“Pedi para que os deuses do futebol adiassem essa derrota. Não consigo descrever totalmente a alegria e a emoção que estou sentindo; Confesso ter ainda dificuldade de digerir derrota. Todo vitorioso passa a encarar derrota como aprendizado. Espero ter saúde para isso e contar com pessoas como conta para trazer alegrias para essa nação”.
Finalizando as partes importantes da coletiva, Zé dedicou o título para duas pessoas: Muricy e Zagallo.
“Queria fazer duas menções. Primeiro ao Muricy Ramalho, que por um motivo de saúde deixou o projeto. Sempre me deu apoio. A outra é o Zagallo. Através de um amigo, o conheci pessoalmente. Também me deu palavras carinhosas. Guardei comigo. Isso nos dá força. Porque passamos por momentos difíceis”.
LIBERTADORES
”Temos desafio enorme na Argentina dia 17, contra o San Lorenzo. São tarefas que a gente precisa conversar. Mas são objetivos do clube e com certeza vamos tomar a melhor decisão”.
ADVERSÁRIO
”O Fluminense é um grande adversário. Certeza absoluta que vai fazer um grande ano. A gente teve dificuldade realmente. A gente sentiu depois do gol, percebi a equipe um pouco não sabendo o que fazer. O importante foi manter a calma.”
MERECIMENTO
”Merecimento de um grupo que trabalha demais, que se adora. Brigam diariamente pelas posições no campo e tem um comprometimento e intimidade fundamental para fazer uma equipe desenvolver”
TRABALHO NOS BASTIDORES
”Acho que o trabalho que o presidente e o Fred Luz vêm fazendo é acima de qualquer coisa. Duas pessoas competentes e honestas. Responsáveis. Eles passam essa liderança.”
A IMPORTÂNCIA DO TÍTULO
”Se fosse o Zé ou outro treinador, a cobrança pelo título seria grande. Não pode o Flamengo ficar dois, três anos sem ganhar taça. Somos alimentados por vitórias. Coube a mim capitanear a parte técnica e contar com um grupo talentoso, que sabe das suas limitações também. E que está aprendendo a sofrer quando precisa.”
GUERRERO
”Guerrero tinha que marcar história aqui no clube. Fico feliz por ele também. no passado falei para o Paolo tudo que pensava, que contava com ele e que nosso time jogaria para frente. Que um grande atacante tinha que está ali, e esse atacante é o Guerrero”
ALTERNATIVAS
”Fomos para o intervalo com avaliações do primeiro tempo. Berrío não conseguiu desempenhar como foi semana passada. Trauco foi sacrificado, esperávamos contar com Romulo. Mancuello também não se recuperou a tempo para estar conosco. Rômulo sentia dores, decidimos colocar o Trauco por dentro, mexendo o mínimo possível, colocando Renê e Everton fechando setor esquerdo. O Miguel fez o que pôde, mas vi que ele não conseguia desempenhar muito a função.
RODINEI, O ILUMINADO
”Tentamos mudar, e usamos a arma do Rodinei mais uma vez. E o Gabriel entrando numa sobrecarga nas costas do Lucas. Conseguimos uma ou duas vezes, mas não ficou tão claro”
GABRIEL
”Gabriel taticamente ajuda demais. É cobrado, às vezes demasiado, mas sabe que Flamengo é assim. Entrou concentrado e achou um passe por dentro para o Rodinei e conseguimos a vitória”.
Esse gol tomado no início foi bom porque não fosse, o jogo seria mais equilibrado e era capaz do jogo ter sido outro. Com o gol tomado dominamos o jogo e mostramos equilíbrio mental em situações adversas. Deus sabe o que faz e ilumina os escolhidos, faz inclusive o contestado Márcio Araújo hoje ser unanimidade entre a torcida.
Jamal foi muito bem, e se não fosse tão ruim de finalização ele teria escrito o nome dele no jogo….mas valeu pelo empenho, pela força na marcação…parabens a todos, e vamos que vamos para novos titulos…
Parabens ao Zé!!! Ele faz um grande trabalho a frente do nosso Mengão. Não é um trabalho sem erros, mas é um trabalho com muitos méritos. Acho que aos poucos, ele vai arejanado a mente com relação aos esquemas táticos, e com isso vai ganhando grande força para comandar o maior do Mundo. Muito feliz, por tudo e pelo resultado, mas não vamos nos iludir, precisamos de titulos maiores esse ano, e que o investimento dê resultados. Estamos junto com o Zè jogadores, agora é fazer um grande jogo na Quarta (com time misto para não forçar a barra com os jogadores) e estrear contra o Galo com força máxima.
https://uploads.disquscdn.com/images/f38bd8c36ab263e6a4efbe6dfe1c16f981ce3491c719a47ca2e9a088b67b05d3.jpg
Muito obrigado a TODOS os “pé no saco”, “Seca Pimenteira”, detratores e achincalhadores de nosso Técnico e sua Comissão, que abrilhantaram e elevaram exponencialmente o valor da VITÓRIA que todos do bem e que acreditaram no trabalho da Diretoria e Nossa Grande Instituição vem já a algum tempo executando…
Parabéns a TODOS envolvidos…
Mengão sempre !!!!
E ainda nos chamam de viúvas do Zédiola. Só sabemos reconhecer o bom trabalho, essa é a verdade. Belíssimas palavras amigo!
Nós, temos sim que criicar quando ocorre o erro, e exaltar quando se executa bem o planejamento e o jogo. Parabens ao Zé, e aos jogadores, a diretoria e todos nós pelo titulo invicto!! Esperamos mais titulos ainda esse ano…
Uma coisa é criticar pontualmente, outra é ficar o tempo todo desmerecendo este grande profissional, como a maioria faz aqui.
Valeu Carlos.
O pior é que esse “povo movediço” raríssimamente possui educação, fleuma e inteligência.
Comum é se reproduzirem com nics diferentes a cada sapatada na cara. Fosse apenas as criancinhas…
Boa. Corneteiros do Apocalipse bem quietinhos hoje. Mas não nos iludamos, já já tão aí de volta
Hahahaha
Sumiram todos!
Hum… Alguém aí saberia responder se existe outro clube no Brasil com essa característica de possuir quase sempre um técnico da casa no momento de formar grandes equipes e conquistar títulos como o Flamengo?
Só o Mengão meu irmão Rubro Negro…
Parabéns pela conquista !!!
Mengão sempre !!!
Sempre…Sempre Mengão!!!
Anteontem mesmo ainda houve neguinho rasgando as calcinhas após confirmarem Cuca na Chiqueirolândia.
Parabéns também a direção do Fla por segurarem o Zé nos momentos mais tensos. Embora até aqui a postura seja elogiável- pois, além disso não passa quase nada em relação ao elenco- estou tranquilo, mesmo sabendo que a bonança no Fla é exceção.
???
Era bom ano passado na copinha, foi bom ano passado e é bom hoje!
Trabalho a longo prazo, nada além disso. Filosofia, e trabalho, muito trabalho.
Humilde e merecedor dessa conquista. Vai nos levar a grandes conquistas, nunca duvidei e nunca deixei de apoiar!
Aos críticos: continuem!
Tamo junto, p0rra!
Parou de falar mal do Zé Ricardo?
O Ruan Pedro sei que não é corneta, sempre vejo ele defendendo o Zé. Os corneteiros eu sei de cor os nomes, mas não vou citar para evitar polêmica.
Poderíamos citar, não? kkkk
Esse cara está, sem dúvidas, entre os 3 melhores técnicos do Brasil. É disparado o mais regular que já acompanhei em 23 anos de vida.
Ham? Você deve ser novo por aqui, meu caro kkkk mas, de qualquer forma, seja bem vindo!
Jkkkk
Sou novo não… confundi sua foto com a de um outro cara…
Me desculpe.
Saudações Rubro-negras
kkkkk TMJ!
Onde estão os que pediam o “grande Abelão” ?!
O elenco que o Zé tem é muito melhor do que o do Abel.
O Abel conseguiu tirar leite de pedra com esse time jovem do Fluminense.
Essa final não pode desmerecer o título do Zé e nem o trabalho bem feito do Abel.
Colocou bem, mas ainda não justifica pedirem para trocar o Zé pelo Abel.
O Zé as vezes faz umas besteiras (e insiste nelas) que acaba com que muitos fiquem receosos com sua capacidade.
Vejo como uma questão de gosto. Gostar de um não significa que o outro não presta. Será que se o Abel estivesse no Flamengo e o Zé no Fluminense o resultado de hoje seria diferente? É impossível prever isso.
Eu admiro muito o trabalho do Tite e a forma com que ele trabalha por exemplo. Se ele estivesse livre hoje, dificilmente eu não iria querê-lo no Flamengo, mas isso não significa que o Zé não presta.
Então, é justamente por ser imprevisível saber que não acho que justificasse a troca e todo o recomeço de trabalho. Sem duvida Tite está um (ou dois) patamares acima dos outros, e mesmo admirando a evolução do Zé, não há como recusar a troca pelo Tite.
Eu era a favor da troca no final do ano passado. O Zé só cai esse ano se o time cair muito de rendimento e coincidindo com eliminações. Fora isso ele vai até o fim.
É gostoso ser campeão com a nação fazendo a festa no Maracanã, né?
Então não inventa mais Gabriel e não insista no Rafael Vaz que você poderá ao final do ano tem mais sensações boas como essa.
Vamos ver se agora a pressão diminui em cima dele. Brigaremos pela Libertadores e pelo Brasileiro.
Torço pelo ZR, critico bastante, mas não quer dizer que torço pra dar certo, melhor ele do que outro pra vir comer dinheiro, se não for contratar um técnico que faça diferença melhor ZR, só tem que parar de insistir com algumas peças como por exemplo Gabriel, hj mais um jogo que não fez nada, já podia ter entrado com Rodnei.
O Rodinei ter entrado no segundo tempo fez com que ele tivesse mais fôlego do que os jogadores do Fluminense, acho que o Zé fez bem.
APRENDAM DE UMA VEZ POR TODAS:
TROCAR DE TÉCNICO É, E SEMPRE SERÁ, A ÚLTIMA MEDIDA EFICAZ A SE TOMAR (salvo excepcionalidades)
#pas
Além de tudo que já foi falado, não esqueçam que o Zé ganha uma fração dos medalhões. Cuca agora no Palmeiras precisou da Crefisa para complementar salário.