Colunas

O grito de Afirmação de Zé Ricardo

Ano passado, escrevi uma coluna dizendo que Técnico do Flamengo era uma profissão de Risco, podendo elevar uma criatura ao céu ou condená-la ao inferno. José Ricardo Mannarino, o Zé Ricardo, topou o desafio e assumiu o risco de ser a bola da vez.

Com 65% de aproveitamento e apenas 11 derrotas em 63 partidas, o treinador conquistou o seu primeiro título, e iniciou o caminho para se juntar a galeria dos grandes treinadores da história do Flamengo. Os seus números falam por si. Mas não falam tudo.

Zé Ricardo é um cara peculiar, tem suas convicções e as segue de forma fidedigna, muitas das vezes contrariando o clamor da massa e a lógica de alguns. Foi massacrado em muitas decisões que tomou, e com muita tranquilidade e serenidade soube suportar a todas elas.

Quando assumiu o time deixado por Muricy, o fez referendado pela excelente copinha que fizera, liderando o Flamengo ao Tri campeonato da competição, e desde então conseguiu algo que há muito não era visto no Flamengo: Regularidade.

E começou a mudar muito o nosso conceito de padrão tático, ou você lembra de alguma vez ter discutido e analisado tanto de táticas com algum outro treinador? Zé Ricardo exercitou ao máximo esse ponto, variando e surpreendendo com as suas inovações.

Durante essa trajetória, o carioca errou e acertou muitas vezes, por muitas vezes mostrou toda a sua competência, algumas vezes contou com a sorte e também sofreu com a inexperiência, mas em todas elas ele nunca abandonou a sua convicção.

A resiliência por sinal foi a palavra que ditou a sua trajetória até o momento, soube suportar as críticas e não se ensoberbeceu  com os elogios, pelo contrário sempre se mostrou muito tranquilo para absorvê-los.

Mas faltava algo para consolidar o trabalho até aqui realizado por um treinador que em seu primeiro ano levou o Flamengo ao terceiro lugar do brasileiro, é o primeiro do seu grupo na libertadores, está nas quartas de final da Primeira Liga e nas oitavas da Copa do brasil: Faltava um título.

E ele veio, da melhor maneira que poderia vir, Invicto, com melhor campanha, melhor ataque, melhor defesa, artilheiro e vencendo o rival nos dois jogos. Servindo para consolidar o trabalho e dando confiança para as próximas batalhas que se aproximam.

Não é o céu ainda. Mas está muito longe do inferno que propagaram. O trabalho vai sendo feito com toda a responsabilidade e profissionalismo que se espera. Os resultados começam a aparecer.

E o “treineiro” vai quebrando paradigmas, conquistando o respeito dos adversários, destruindo a desconfiança de alguns e jogo a jogo construindo uma base forte e vitoriosa, mesmo com os questionamentos persistentes, os resultados o justificam, e ontem começou a escrever a sua história no Mais Querido do Mundo.

Então senhores, só uma coisa para dizer: deixa o Zé trabalhar!

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda ou Discorda? Comente e Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter ! É Mengão 24 horas por dia!

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • "Mas faltava algo para consolidar".. Você acha mesmo que treinador hoje em dia se consolida com títulos dos pífios estaduais?! Se ele for eliminado na Libertadores dia 17 e começar mal o brasileiro, tudo se esfacela. Cara, na boa, O Zé Ricardo é um bom treinador, também gosto dele, mas gosto mais ainda daquele ditado "um passo de cada vez"... Vamos ver o que vai ser do Zé e Mengão nas grandes competições deste ano, depois voltemos a refletir sobre a palavra "consolidação". Elenco bom em mãos, ele têm. Vamos torcer!!!! SRN!

    • Não vai ganhar tudo...
      Dificilmente deixará de ganhar alguma coisa...
      E independente do que vier à frente já provou seu valor equivalente ao TEMPO que é Técnico de um Profissional !!!
      É um Tite ???
      Não...
      É um Guardiola ???
      Não...
      Mas quem sabe não pode vir a ser no FUTURO ???
      Seus números são de CAMPEÃO !!!
      Mas pelo seu comentário, parece que o cara assumiu ONTEM o Time !!!!
      Não tem mais nada que provar !!!!
      Já é uma realidade como Jovem Técnico !!!!

      ""E depois voltemos a refletir sobre a palavra "consolidação""

      Tá maluco ???

      Não, você vai dizer...
      Mas tá na cara que depois de ontem e de um ano de casa e você cruza o "braço e diz vamos ver..."
      Continua o mesmo cada vez mais RISÍVEL e DOENTE CORNETA https://uploads.disquscdn.com/images/f38bd8c36ab263e6a4efbe6dfe1c16f981ce3491c719a47ca2e9a088b67b05d3.jpg que torcia contra e agora vai voltar a ficar só na encolha esperando uma derrota para voltar a dizer...
      EU FALEI NO ANO PASSADO...

      PQP...

      • Cara, vamos com calma. O ZR ganhou seu primeiro título, mas pegue os últimos títulos que o flamengo teve, o carioca é o menos importante. O Andrade foi campeão brasileiro e foi demitido logo em seguida. Jayme de almeida foi campeão da CB e do carioca também, e depois de ser eliminado da Libertadores também foi demitido.
        Então, vamos com calma, ZR é um bom técnico, mas não precisa endeusa-lo e também achar que tudo são flores, pois ele as vezes comete alguns equívocos e cabe a nois reclamar para que o mesmo mude e não faça novamente. Você nunca jogou jogo de xadrez e assistiu de fora, as vezes de fora a gente vê coisas que estando la jogando a gente não enxerga, assim também é no futebol, as vezes ele comete alguns erros e cabe a nois avisá-lo para que o erro seja sanado.
        Assim é a vida, ninguém vive só de elogios, e nem só de critica. Hoje ele está de parabéns pelo título conquistado, mas ainda temos grandes decisões esse mÊs onde sao mais importantes que o carioca, e como disse o amigo, quando chegar o final do ano e vermos todo o saldo de 2017 que iremos consolidar ou nao o trabalho do Zé Ricardo.

        • Na boa,quer comparar Zé Ricardo com Andrade ou mesmo Jayme? Os dois não eram técnicos, os times jogavam sozinhos, ali que não existiam variações táticas e existiam as panelinhas...quem se escalvam eram os próprios jogadores, regularidade? também não existia.
          Zé pode não ser um grande técnico, mas comparar com esses dois é sacanagem com o trabalho dele, independentemente do que acontecer daqui para frente.
          SRN

          • Só estou dizendo que mesmo ganhando o carioca, ele não está imune a ser demitido ou ser criticado, pois vamos ser sinceros, o ZR tem algumas escolhas muito equivocadas. Quero que ele continue, mais quero que ele evolua também.
            EU prefiro esperar e ver o andar da carroagem, ver se no final de 2017 iremos conseguir pelo menos um dos 3 titulos principais, que é CB, brasileirao ou libertadores. CArioca era mais que obrigação, pois o time do flamengo e o elenco do flamengo é muito melhor que o dos outros.

          • Ninguém está acima das críticas, ZR tem muito o que aprender e ainda mais para ser considerado um técnico excelente, mas não se pode comparar com esses citados que eram simplesmente treineiros e motivadores. Discordo com o obrigação do carioca, time nenhum tem obrigação de ganhar títulos e sim de entrar e fazer o melhor e fez (melhor campanha). Assim como não tem obrigação de ganhar nenhum dos 3 títulos importantes, mas tem obrigação de jogar e disputar bem a competição.

        • Concordo que temos que ir com calma, e que o técnico ainda tem muito que evoluir, mas comparar ao Andrade é só Jayme não é cabível. Ele pode vir a perder tudo a partir de agora, não dá prá saber, mas é inegável que entende muito da sua profissão.

      • Meu caro, acho que você está agindo com o coração, e de forma exacerbada e nem é pelo fla, mas mais pelo Zé... Eu propus esperar, a palavra consolidação é forte demais ao meu ver. E quando você leu meu comentário, você deve ter visto o trecho que eu falo que acho ele bom treinador.
        Agora, torcer para o fla perder??? Torcer contra o Fla??? Por causa de treinador? Nunca. Pelo contrário, quero que o Zé ganhe o brasileiro, Libertadores.... Quero que ele crave que além de bom treinador, é "papão de títulos importantes" (isso sempre foi muito importante na carreira dos grandes treinadores do Brasil). No entanto, se amanhã ele se perder, o time começar a jogar mal, perder uma série de títulos e ficar notório que ele não tá dando conta, claro que pode acontecer a troca de treinador (talvez você mesmo pedirá, acontece). Flamengo em Primeiro Lugar meu Camarada. De qualquer forma, viva a divergência salutar! É assim que se constrói um bom diálogo, com educação e respeito a opinião alheia. SRN!

    • Acho que vc nao entendeu o que o Jeronimo quis dizer sobre consolidação se o texto fosse: Este Titulo Carioca veio para premiar o Bom trabalho do Ze Ricardo!!! vc concordaria? afinal em 64 partidas tivemos apenas 11 derrotas aproveitamento de mais de 64% de pontos e em tres titulos com ele ganhamos um (o carioca) fomos terceiro no brasileiro (onde exige regularidade) e fracassamos na copa sul americana (ali sim nao cabe suavizar) sobre ser eliminado pelo San Lorenzo e possivel? sim, mais se ocorrer tem que demitir? nao acho que seja pra tanto, agora ate concordo que se o time tiver uma sequencia ruim no brasileiro em 10 rodadas mais a eliminação da libertadores ele com certeza vai chapecoar do cargo, mais vendo o que o time tem feito neste um ano no comando vc acredita que pode ter uma sequencia tao ruim assim? considerando que ainda veio reforços?
      Carlos Campos acabou se exaltanto mais enfim o que acha do que passei pra vc.

      • Sim, gostei da sua análise. E olha só, Premiar sim, digamos que o carioca foi importante pra ele cara, foi de fato um prêmio por merecimento mesmo. Já a palavra consolidar (tornar algo sólido; firme) eu usaria num contexto mais a frente, quando ganharmos A Libertadores ou Brasileirão (testes mais pesados), ou quem sabe os dois??Heheehe. Só isso que questionei. Enfim, é isso brow, conversa sadia é tudo, as discordâncias acontecem e devem mesmo acontecer, senão, a graça inexistiria. SRN!

  • Parabens ao Zé Ricardo!!! Nem sempre concordei com suas escolhas, e ainda torço o nariz aqui e ali por algumas, mas tenho que reconhecer seus méritos, seu profissionalismo, seus resultados e principalmente sua educação acima da média dos treinadores brasileiros. Dificilmente você vê o Zé Ricardo proferindo palavrões a 3 x 4 ou azucrinando quarto arbitro ou bandeirinha (pratica comum nos treinadores nacionais). Dificilmente você vê um atleta ser desrespeitado com palavrões ou qualquer desiquilibrio verbal (eu nunca ouvi ou vi) e isso é um avanço enorme na qualidade do comando do futebol no gramado. Eu desejo todo o sucesso do mundo ao meu Mengão, ao Zé Ricardo, aos jogadores e a Diretoria. Estou ciente de que não vamos ganhar tudo (quase impossivel), mas também estou feliz porque sei que com o comando do Zé, o time vai lutar em campo para ganhar tudo. Parabens Zé Ricardo e que venham muitos outros titulos!!!

    • Eu gostei de ver os jogadores falando em "fazer história". Isso mostra que eles querem muito. Já é meio caminho andado. Parabéns a todos.

  • Muricy Ramalho sobre Zé Ricardo:

    "Pegou um time que não estava bem comigo e fez excelente trabalho"

    Zé Ricardo tem minha admiração.Recebe duras críticas, mas está fazendo um trabalho muito bom. Comete erros, como qualquer técnico, mas mesmo contrariando a muitos não foge de suas convicções, e isso eu admiro em uma pessoa. Esse título foi muito importante para ele, pois além de merecer ele precisava e muito para aliviar a carga sobre ele.

    • Nunca esperei palavras como essas vindas do Muricy. Bacana.

  • Merecido, e pro clube é uma blz, custo-beneficio, Zé é um técnico em crescimentoe outros títulos virão esse ano ainda. Mas por favor, pare de colocar o Gabriel pra jogar.

    • A utlização da base de forma mais coerente e esses jogadores que nem os números justificam (Gabriel, Damião) são os erros que consigo enxergar no Zé Ricardo.
      SRN

      • Pois é, cara. Mesmo não concordando com a entrada de Gabriel e Damião ao invés de Cafú, Paqueta, M. Sávio, Ronaldo, eu compreendo. Sinceramente, nunca assisti um treino do Flamengo, então não sei quem tem mérito para entrar ou ficar no banco. Prefiro acreditar no trabalho que vem dando certo.

        • Aí eu discordo em parte...treino é importante e sim deve ser muito considerado. Porém Vizeu, Paqueta, M. Sávio, Ronaldo (não vejo o Cafu no mesmo nível) nas raras vezes que entram, não vão mal, mesmo sem sequencia (mtas vezes não tem destaque na partida, mas os piores também nunca são) enquanto que Damião e Gabriel entram muitas vezes e de 5 jogos conseguem ir mal em 3, não comprometer em 1 e joga bem em 1. Treino é importante mas se no jogo eles vão ser inoperantes não adianta colocar.
          SRN

        • Discordo em parte.
          Tive o desprazer de assistir o Cafu no Fla Flu em Cariacica este ano. Este garoto é novo mas não tem o menor condicionamento físico. Ainda no primeiro tempo, ele foi na defesa ajudar na marcação e para conseguir voltar para o ataque demorou uns vinte minutos trotando. Esse tipo de coisa só ao vivo no campo de jogo para observar.
          Levo fé no Ronaldo e um pouco menos no Paquetá, que parece te perdido mobilidade, mas deve ser apenas efeito dos trabalhos de musculação.
          Acho Mateus Sávio um jogador comum, como o próprio Gabriel. se tiver bons jogadores do lado, tipo Diego, Guerrero, Éverton, podem colaborar. Mas se depender dele para ganhar o jogo, pode esquecer. SRN

  • É incrível como tem gente q some daqui do coluna.....o.o #apenasobservo

  • pois e', 11 derrotas em 63 partidas e tem gente com a cara de pau de reclamar do cara.

  • esse campeonato so serve pra dar tranquilidade ao ZE.
    gracas a deus...

    • Vai ficar tranquilo só até o jogo na Argentina. Se ganhar, aplausos. Se perder ninguém mais lembra do título.

  • Queria ver se o Guerrero não faz aquele gol ontem e a gente perde nos pênaltis a matéria que ia sair hoje, falando sobre o Gabriel(que entrou bem, bateu o escanteio do gol, enfiou uma bola pro Éverton e iniciou a jogada do gol do Rodinei) ter sido o primeiro a entrar no segundo tempo, sobre Damião na frente do Vizeu,etc.

    Concordo com a matéria, mas ela só vale quando o time ganha pra torcida.

    • Vejo o texto retratando os fatos, e não as ipoteses.
      Se tivessemos perdido... estariamos analisando outros fatos.

      • Verdade, mas mostra como as coisas são entre céu e inferno. SRN

  • Acho que as pessoas endeusá de mais o ZR, calma, o cara foi campeão invicto com méritos no carioca, mais Luxemburgo fez isso em 2011 e queremos ele de volta??? ;; Jayme de almeida ganhou a CB 2013 e o carioca 2014 mas depois de ser eliminado na fase de grupos da libertadores foi demitido. O Andrade ganhou um BRASILEIRÃO em 2009 e foi demitido logo em seguida. então todas as pessoas estão sujeitas a erros e acertos, a criticas e a elogios, mas nada é so Elogios, nada é so criticas, nada é so erro ou so acertos.
    O ZR foi campeão com o flamengo ontem com méritos, mas vamos com calma. A classificação da libertadores ainda não está garantida. A gente tem que criticar sim quando vÊ o técnico comentando alguns equívocos, as criticas são feitas pra que ele melhore cada vez mais, isso não é ser corneta, assim como quando é pra elogiá-lo não é ser Ricardete.
    Vamos parar de extremos, vamos torcer, criticar, elogiar e vamos empurrar o time pra grandes conquistas esse ano, pois não quero chegar no fim de 2017 apenas sendo campeão carioca. A consolidação de um trabalho, é feito no resumo de todo o 2017, ai sim saberemos se ele é ou não um técnico excelente, pois bom a gente já sabe que é.

    • Se ele vir a ganhar um título maior, creio que estarás aqui para ver defeitos no adversário a qualidades na nossa equipe.

      • Eu vejo qualidade na nossa equipe e coisas que poderiam melhorar ainda mais na equipe, para que ela fosse bem superior ao que é hoje, botando medo nos adversários. Eu NUNCA falei que queria que o ZR saísse do flamengo, quero que ele melhore ainda mais junto com a equipe, são coisas diferentes.

        Ontem por exemplo, o flamengo fez um bom jogo, considerando a fala do ZR em que o time nao iria jogar pensando na vantagem ???
        A dias que o time vence e joga mal, a dias que o time perde e joga bem (exemplo os dois jogos contra U.C. e ATP fora de casa na libertadores).
        Eu por exemplo acho, que o flamengo no primeiro jogo semana passada jogou MUITO MAIS que o jogo de ontem.

    • Quando perdeu amistosos de pré-temporada, não faltou críticas de companheiros aqui na Coluna.

      "treinero", "não tem nome pra dirigir o Flamengo", "estagiário", "flamengo não é lugar pra aprender", "abel muito melhor".

      Eu, e vários aqui, sempre falávamos em continuidade. Sempre. Nunca gostei de Gabriel e Márcio Araujo, nem as retrancas e percas de resultados quase ganhos (como contra o Botafogo ano passado). Isso é criticar. Querer troca de técnico é insanidade.

      O silêncio de quem cornetava aquela época, nada mais é que a assinatura do atestado de burrice.

      Vou deixar aqui minha mensagem sincera e clara:

      "CHUPA!"

      Há braços, NÃO ME ACORDEM!

      Estaremos comemorando coisas maiores ao final do ano, e será criada no Flamengo uma identidade, algo fora dos padrões brasileiros que, mesmo após 2 jogos com oscilações e maus resultados, a última coisa que venha a se pensar é em troca de técnico.

      Eu acredito demais nessa diretoria!

      • Eu tambem nao quero que ele saia .. Quero q seja mais ousada, coloque jogadores melhores pra jogar e parar de insistir em jogadores que nao agregam em nd ao time. Se fosse pra querer q ele fosse embora, nao iria perder meu tempo escrevendo o que ele precisa melhprar.

        • Dá tempo ao cara. Está para fazer apenas um ano no profissional de um clube gigante com uma torcida carente de títulos. É natural que ele ouse com cautela. À medida que os resultados forem aparecendo ele vai ficando mais confiante, como aliás aos poucos já está acontecendo. Esse ano vemos variações táticas que não haviam ano passado. Montou um bom para suprir a falta do Diego. Está evoluindo. Um trabalho sério precisa de tempo, sequência.

      • Mesmo no caso bem provável de comemorarmos titulos sem ser de pré temporada, os Flamenguistas anti vão continuar com as suas cornetas. Tinham alguns cornetando até no dia da conquista falando que o Abel deu baile no Flamengo, que o Flu pressionou o Flamengo, que foi muito mais time e que demos sorte. Fazer o que.

  • Acho que o Zé hoje é o técnico ideal para o Flamengo, considerando os técnicos no Brasil (acho o Caca bom, mas não gosto muito do jogo dele...esse ano mesmo não vai funcionar), pois é barato, conhece o clube, tem o elenco na mão e não é um treineiro como o Andrade em 2009 ou o Jayme em 2013, pois eram times que jogavam sem o minimo de regularidade ou um padrão bem definido.
    O Zé Ricardo só peca na utilização da base de forma mais coerente e na utilização de jogadores que nem os números conseguem justifica-los como o Gabriel e o Damião.
    SRN

    • "O Zé Ricardo só peca na utilização da base de forma mais coerente e na utilização de jogadores que nem os números conseguem justifica-los como o Gabriel e o Damião. "
      É por isso que existe criticas a ele, pois eu nao vejo coerência no ZR em escalar o DAmião do domingo passado no banco, entrar e nao fazer nada, ai na quarta ele coloca o Vizeu no banco, nao colocou o mlk pra jogar e ontem ele voltou de novo com o Poste(Damião).
      Outra coisa é a insistência com Gabriel, tendo o Matheus savio que é muito mais jogador, não é lento, pode muito bem ajudar a marcar e entrou bem quando teve oportunidades, ou mesmo o paqueta.
      Outra coisa é a utilização do MA no time, pra mim nunca vai fazer sentido um cara que entra no campo com uma unica obrigação, entrar em campo para ajudar na marcação, e mesmo assim não é o lider de desarmes do time, ontem se o Rene nao tiver roubado no minimo 5 bolas a mais que ele eu aposto. Na libertadores, o arão é o que mais rouba bolas, além de aparecer muito la na frente, ajudar a armar o time e mesmo assim, só tem 3 passes errados a mais que o MA que so toca pro lado e pra trás. Uma das virtudes do ZR foi montar um bom sistema defensivo, com arão ajudando na marcação, os pontas ajudando os laterais, então não vejo a necessidade de se ter o MA no time, sendo que podemos utilizar o cuellar ou o ronaldo que da muito mais dinamismo na saída de bola, se apresentam pro jogo. Só vc perceber que mesmo tendo o MA, o time tomou gol em TODOS os jogos que ele entrou desde aquele jogo contra o U.C. la no chile.
      E por fim, a ultima critica que faço ao ZR pra melhorar é em relação a colocar jogadores fora de posição. Colocou o MAncuello de ponta direito mesmo sabendo que o argentino nao tem velocidade pra acompanhar lateral, e não deu oportunidades ao argentino na sua real posição. Ele jogou bem contra o flu no primeiro jogo e fazia um jogo até entao apagado contra o U.C., mas nesse jogo ele tava como meia armador, aparecendo muito la na frente, na área, quando o certo é colocar o cara pra puxar a bola la de traz, dar passes de qualidade pros pontas ou pro guerrero, e por exemplo, o gabriel joga mal 10 jogos e 1 bom e sempre joga. Ontem ele colocou o Trauco como meia armador e o cara nao foi bem, pois uma coisa é ele jogar como ponta, outra como armador da equipe.

      Então minhas criticas são apenas pra melhorar ainda mais o flamengo, não quero o time bem, quero o time excelente, jogando o fino da bola, onde os adversários entram ja com medo do flamengo e quero que no final do ano, o ZR junto com o flamengo conquiste um dos 3 títulos principais pelo menos.

      • Contra o fluminense no primeiro jogo não tomamos gol com o MA em campo, e esse está longe de ser o único fator responsável pelo time fazer gols ou não.

        ''Se o atacante ajuda na marcação, não tem força para chegar na finalização... Falam muito isso. É uma das grandes mentiras do futebol'' disse Tite agora pouco na palestra da CBF. O Mancuello poderia e ainda pode funcionar nessa função, não precisa sempre voltar a 32 km/h dando carrinho no lateral adversário na linha de fundo, mas recompor dentro do possível, e isso ele vinha fazendo, o problema é que não vinha se encontrando na hora de atacar, ou o time não vinha encontrando ele, pois ele sempre saía da direita pra rececer a bola pelo meio. Acho que as atuações individualmente ruins dele colaboraram para não funcionar, mas garanto que o Conca pode fazer essa função(já fez quando jogava com o Deco) e jogar bem ali. O Conca faz 34 anos em 2017 assim como o Jadson que faz essa função no Corinthians. Acho que a lesão não deve reduzir o rendimento dele.

        SRN

        • "Contra o fluminense no primeiro jogo não tomamos gol com o MA em campo, e esse está longe de ser o único fator responsável pelo time fazer gols ou não." .. contra o vasco tamém nao tomou gols, na semifinal da TR, mas o vasco jogava pelo empate. O que eu quero dizer, que não foi a entrada dele que melhorou nosso sistema defensivo, e sim o conjunto do flamengo, a marcação de todos os jogadores que fez com que o time melhorasse nesse quesito, e eu acho que pode-se colocar um jogador mais participativo, que saiba fazer a saída de bola sem sofrer com a marcação, desde que mantenha essa estrutura de marcação.

          QUanto ao mancuello, acho que o flamengo em nenhum jogo que ele fez como ponta o time sofreu defensivamente, ele fechava os espaços normalmente, assim como o conca vai fazer, nao espere que ele volte na "velocidade da luz" como berrio e gabriel fazem.

          " o problema é que não vinha se encontrando na hora de atacar, ou o time não vinha encontrando ele, pois ele sempre saía da direita pra rececer a bola pelo meio." acho que ele puxar pro meio, vai ser a mesma coisa que o conca irá fazer, acho que o flamengo não precisa viver de cruzamentos. O problema do mancuello que eu vejo, é que ele entrava de mais dentro da área e ficava esperando pra receber a bola ou uma sobra, ele deveria articular as jogadas, dar os passes pros jogadores a frente (diego é quem deveria se aproximar mais do guerrero e não ele) e ele aparecer como elemento surpresa, e nao ficar esperando la na área enquanto a jogada ainda esta la atras. Assim é o arão as vezes tbm, se manda la pra frente em vez de ajudar na saida de bola, a armar o time.
          Ou seja, mancuello não é um jogador ruim, mas era mal aproveitado.

      • Perfeito com exceção da parte do Mancuello.
        Quem pediu para ser mudado foi ele, não jogou bem em nenhuma posição. Não vi o primeiro tempo contra o fluminense, mas o segundo foi mal (minha opinião) e contra a Univ Católica péssimo.
        SRN

        • Ele pediu pra mudar pois era unica posição que ele poderia entrar em campo, ja que o ZR nunca mudou o esquema de jogo pro mancuello jogar, sempre mantendo o time com dois pontas, nunca testou o 442 por exemplo.Além disso, mostra o comprometimento do jogador, que além de pedir pra fazer outra função que jamais tinha feito, ainda abdicou de alguns dias das suas ferias pra treinar.
          O que eu acho que ele não deu certo naquela posição, foi que o MAncuello estava entrando demais na área, esperando a bola em vez de buscar e ajudar na criação de jogadas, acho que isso é coisa fácil de se resolver com uma conversa, mostrando o replay dos jogos.
          Agora nos jogos que ele fez como segundo volante, eu achei que ele foi razoavel contra o flu (foi participativo, tentou alguns chutes, armar o time de tras) e contra o U.C. ele foi mal sim, mas eu teria tirado o inutil do Gabriel e colocado o Rodinei e daria mais alguns minutos pra ver se o argentino renderia.
          O gabriel a gente ja sabe que ele faz 10 jogos ruins pra 1 mais ou menos, e nesse jogo contra o U.C> ele nao fez absolutamente nada, assim como foi no jogo contra o ATP.

    • Concordo com sua análise.
      Só acho que o caso do Gabriel é um pouco diferente do Damião. Acho que quando todas as opções ofensivas (Conca, Éderson, Berrio na libertadores, Thiago Santos) estiverem disponíveis o Gabriel será menos utilizado. Só acho, não tenho como ter certeza. O tempo dirá.
      O caso do Damião é que eu realmente não consigo entender, como o Vizeu é reserva daquele caneludo. SRN

Notícias recentes

Vidente prevê resultado do próximo jogo do Flamengo no Brasileirão contra o Grêmio

Flamengo enfrenta o Grêmio no domingo (22), às 18h30 em Porto Alegre O Flamengo entra…

20/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

20/09/2024

Torcedores do Flamengo pedem demissão de Tite e elegem substituto “livre no mercado”

Trabalho de Tite não vem agradando boa parte dos torcedores do Flamengo A derrota por…

20/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

20/09/2024

Escalação do Flamengo: com 12 poupados, veja provável time para jogo contra o Grêmio

Flamengo comunicou que poupará 12 jogadores contra o Grêmio, em Porto Alegre O Flamengo segue…

20/09/2024

Flamengo ‘retira’ 12 atletas de jogo contra o Grêmio e terá time reserva no Brasileirão

De olho na partida decisiva contra o Peñarol (URU), Flamengo vai preparar jogadores durante a…

20/09/2024