Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

O Sonho do Camp Nou Rubro-Negro

Redação
Redação
Publicação: 03/05/2017
125 Comentários
Atualização: 03/05/2017
Compartilhar

Quando falamos de estádio para o Flamengo, a resenha é grande, as opiniões são diversas, os sonhos são inevitáveis, mas uma certeza é compartilhada por todos: O Flamengo precisa de um. E um estádio serve de inspiração para alguns rubro-negros: O Camp Nou.

Durante todo esse estardalhaço por uma nova licitação do Maracanã, ficaram claras algumas posições que por mais que o rubro-negro relute, vão ser difíceis de serem revertidas, como a política que envolve o Maracanã, a posição contrária de todos os clubes rivais e a posição de que o Maracanã nunca será exclusivo do Flamengo.

A preocupação e anseio pelo estádio próprio cresceram e a busca pela casa nova tomou outras vertentes e se mostra essencial para fugir de todo o imbróglio envolvendo o superfaturado New Maracanã.

A casa própria é hoje um consenso, e ponto decisivo para alcance de um novo patamar para o Flamengo. Mas aí entra um novo questionamento: Qual o modelo de estádio o Flamengo deve brigar para ter?

De certo, a Ilha do Governador hoje é apenas uma solução temporária e paliativa para o Flamengo, visto que pelo potencial de sua torcida serve apenas para jogos de pequeno apelo, e tende a ter lotação máxima todas as vezes em que o flamengo ali se apresentar. Para se ter uma noção, a sua capacidade é de 1/5 do número de Sócios torcedores do Clube Rubro Negro hoje.

Mas, então deveríamos ir por qual sentido? Se depender da torcida do Flamengo, conhecida por sua empolgação e confiança, que às vezes beira a megalomania, o Camp Nou deveria ser a inspiração. O Estádio do Barcelona, um dos maiores e mais míticos do mundo, é o que habita os sonhos rubro-negros.

Pesquisei então para ver se esse sonho é um sonho possível, não apenas em questões financeiras, mas principalmente em viabilidade prática.

O Camp Nou atualmente tem capacidade para 99 mil pessoas. Na temporada 15/16 o Barcelona arrecadou 158 milhões de euros com a exploração das instalações do Camp Nou, tendo nesse valor bilheteria, turismo e eventos. O Clube tem público médio de 78.736 mil torcedores por jogo, o Tour ao Museu tem média de 5 mil visitas por mês, e é hoje o 3º ponto turístico mais visitado da Espanha. O ticket médio é de aproximadamente 60 euros por jogo e o custo de manutenção mensal do Complexo é de quase 2,2 milhões de euros, levando em consideração que o mesmo abriga não só o estádio, mas um museu, lojas e um outro mini-estádio.

O Flamengo em 2016 arrecadou perto de 11,5 milhões de euros com bilheteria, tendo uma média de 18.270 pagantes e com ticket médio de € 15,3 (R$ 53,00). Como 2016 foi um ano atípico, devido à peregrinação pelo Brasil e por estádios de menor capacidade, considerando apenas os jogos no Maracanã, a média seria de 41.907 pagantes por jogo.

Em 2017, o público médio é de 17.614 pagantes por jogo, se considerássemos apenas os jogos de Libertadores, essa média subiria para 53.720 pagantes e ticket médio de € 18,7 (R$ 65,00). Se mantida essa média no Brasileirão, seria recorde, bem acima das 41 mil pessoas da arrancada de 2009.

Com esses números é possível fazer algumas constatações:

  • O Barcelona é sim um exemplo a ser seguido quando se trata de exploração do seu complexo esportivo, e deve servir de inspiração para o flamengo buscar modelo parecido com seu estádio.
  • Brigando por todos os títulos que disputou, com grandes adversários e competições estelares, o Barcelona teve sua maior média de público dos últimos anos, beirando 79 mil pagantes, deixando para gratuidades ou ociosos 20 mil lugares no Camp Nou.
  • Um estádio do porte do Camp Nou tem um custo mensal alto, e inviável para os padrões brasileiros, que não tem em sua cultura a compra de pacotes para a temporada e que sua presença está atrelada aos resultados dos times.
  • O Flamengo deve buscar um estádio entre 45 e 60 mil pessoas no máximo, pois mais do que isso corre o risco de só ter ocupações consideráveis em jogos de grande apelo, podendo gerar prejuízos nos demais jogos.

Portanto amigos, nem oito, nem oitenta. Nem Ilha, nem Camp Nou. O Flamengo precisa de um estádio que reflita sua realidade financeira, esportiva e sócio-econômica, para ter nele uma fonte de receitas e impulsionador de resultados esportivos.

Precisa ter um estádio para dar seu grito de liberdade das amarras do governo e das maracutaias que habitam o meio político-esportivo no Rio de Janeiro. E na minha humilde opinião, esse estádio, não será o maracanã.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda? Discorda? Comente e Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior!É Mengão 24 horas!

Assuntos:Camp NouestádioFlamengoJerônimo JrMaracanã
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
125 Comentários
  • Mesquita Marco disse:
    03/05/2017 às 07:27

    Concordo em gênero, número e grau. Ótimo texto!

    Reply
    • Jerônimo Simeão Júnior disse:
      03/05/2017 às 07:37

      Obrigado Marco! SRN!

      Reply
  • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
    03/05/2017 às 07:34

    Eu já fui um convicto da solução Maracanã simplesmente porque é um estádio já pronto para o uso assim que conseguir a concessão. Hoje dado a impressionante melhora financeira do Flamengo já não acho essa a melhor situação e também gostaria que o Flamengo partisse para uma solução própria e nesse caso o meu sonho seria o estádio no qual se jogou o SuperBowl desse ano com capacidade de 71 mil pessoas, mas pelo andar da carruagem acho que o Flamengo acabará ficando com o Maracanã mesmo. SRN

    Reply
    • Jerônimo Simeão Júnior disse:
      03/05/2017 às 07:38

      O problema pode ser o custo de manutenção de um estadio tão amplo. Mas, sonhar grande e pequeno dá o mesmo trabalho não é? SRN!

      Reply
      • Carlos Ueslei Rodrigues de Oli disse:
        03/05/2017 às 11:47

        O custo da manutenção do Maracanã, na minha opinião, esta sobrevalorizado pela Odebrecht. Não consigo imaginar qualquer justificativa plausível para um custo tão acima dos demais estádios do Brasil. Acredito que a Odebrecht embute nesse custo os mensalinhos que ela deve pagar aos políticos no RJ além de usar o Maracanã para cobrir possíveis prejuízos em outras áreas. Acho que um novo gestor, que espero que seja o Flamengo, possa diminuir esse custo. A única coisa que me desanima em relação ao Maracanã é que o Flamengo iria ficar preso em um contrato que o obrigaria a ceder os estádio aos outros times do RJ. Como disse se pudesse votar hoje eu votaria para construir um novo estádio mas a solução Maracanã também é uma boa solução. SRN

  • Almir Ribeiro disse:
    03/05/2017 às 07:35

    O Estádio próprio é de fundamental importância para alavancar o Flamengo de vez. Imagina o quanto o ST vai subir, podendo explorar com publicidade, marketing…ai ser maravilhoso. Ai meu não tem mais que depender de nada e de ninguém. O potencial do Flamengo é gigantesco. O Estádio pode seguir o modelo do Allianz Parque para 65 mil pessoas. 80/100 mil acho que não seria bom, os custos são enormes e dificilmente lotaria todos os jogos. É o que penso. SRN.
    Maracanã SE vier, vai ser uma novela e o Fla terá que fazer muitas concessões, pois quando é o Flamengo virá um draminha só…agora todos estão “preocupados” com o Maracanã, que ficou entregue às moscas e nenhum desses pixotes sequer se mexeu.Agora que o Flamengo entrou na briga pronto…todos contra é claro: E.Miranda falar que o Maracanã é do Estado e tal (medo e nada mais)…é piada, pois toda Empresa que pegar o Estádio ele será “publico privado”, vive nos anos 80 o idiota, o Chorão-FC pedindo “espírito desarmado” um patife desses que vive querendo prejudicar o Flamengo com a barração do Engenhão. Hipócrita. O Fluminencse descaradamente defendendo o contrato que tem (aliado uma pinoia). A luta vai ser grande, mas teremos nosso Estádio, o Maracanã…é muito incerto.

    Reply
    • Jerônimo Simeão Júnior disse:
      03/05/2017 às 07:40

      Exatamente Almir. Me preocupa a situação do Maracanã. Sempre teremos algum tipo de problema com federação, clubes e governo. Tem que pensar na casa própria! SRN!

      Reply
  • Bruno Pires disse:
    03/05/2017 às 07:46

    Podemos lançar o Projeto Camp Ninho…

    Reply
    • Jerônimo Simeão Júnior disse:
      03/05/2017 às 07:49

      Rsrsrs. Ficaria contente só com o projeto de estádio mesmo. O Camp Nou é apenas sonho. SRN!

      Reply
  • Serginho Meira disse:
    03/05/2017 às 07:50

    Estranheza não terem divulgados sobre o morro da viúva. Não houve alguma proposta boa? Seria uma ótima matéria​ e iria colocar a par toda torcida!
    Vamos Mengão ta na hora de crescer!

    Reply
    • Jerônimo Simeão Júnior disse:
      03/05/2017 às 07:51

      Ontem seria o dia para abertura das cartas e análise das propostas. Ao longo do dia deve pintar alguma informação aqui no Coluna! ?

      Reply
      • Serginho Meira disse:
        03/05/2017 às 12:32

        Era para ter aberto na sexta. Mais to ancioso pra ver oq apareceu d novidade

    • zarakem disse:
      03/05/2017 às 08:41

      Ontem foi o dia da abertura das propostas, acredito que a diretoria deva visitar todos os terrenos ( caso tenham propostas) para só depois tomar uma decisão sobre qual a melhor, só então tornaram publica. é só o que eu acho e o que eu faria.

      Reply
      • Serginho Meira disse:
        03/05/2017 às 12:27

        A abertura foi na sexta , mais nao vem o caso rsrs e que jaja tenhamos a nossa tão sonhada casa para 60.000 e partamos para uma nova era, a era da grandeza rubro negra !

      • zarakem disse:
        03/05/2017 às 12:35

        como vc falou não vem ao caso, mas o que eu li foi que na sexta feira foi o encerramento das proposta e que o clube ira abrir começar a analisar a partir de tersa (ontem) mas que façam a melhor escolha para o clube.

      • Serginho Meira disse:
        04/05/2017 às 10:53

        A torcida aguarda anciosa o desfecho e wue sejam boas noticias saídas dos envelopes!

      • zarakem disse:
        04/05/2017 às 12:01

        Que as noticias sejam ótimas e em cada envelope aberto a certeza de um futuro grandioso, onde a ultima zoação dos que torcem contra o Flamengo seja sessada, a de que não temos casa, essa é minha esperança que um futuro ainda melhor esteja por vir.

      • Serginho Meira disse:
        04/05/2017 às 16:05

        Querendo ou não já não podem falar, nós temos a ilha !

  • Junior Vinicius disse:
    03/05/2017 às 07:58

    Por toda admiração que eu tenho com alguns trabalhos europeus, pela forma profissional que eles conduzem o clube, não me agrada em nada se inspirar em nenhum europeu, primeiro porque a realidade é muito distante, segundo porque nós já temos uma cultura, nosso modelo de estádio tem que ser o velho Maracanã, estádio grande, extremamente bonito é que já deu certo com o clube, se conseguíssemos fazer um como o Velho Maracanã seria sonho.

    Reply
    • Wanderson George disse:
      03/05/2017 às 09:30

      Concordo,, tem que ser um estádio moderno, mas com a alma do antigo maracanã, tem que ter um espaço pra geral, aí sim esse estádio terá a cara do mengão.

      Reply
  • Valmir disse:
    03/05/2017 às 08:08

    Acredito que um estádio para algo em torno de 50 mil pessoas seja o ideal pois os jogos de grande apelo são menos de 20% no ano, isso contando os clássicos que no carioca nem pode mais chamar de grande apelo. Não temos garantias que , mesmo com dinheiro, teremos um time capaz de ganhar tudo todo ano, e aí é que a coisa complica, do que vai adiantar ter um estádio para 80, 100 mil pessoas se estará na sua maior parte do tempo com uma média de público de 30 mil?
    Temos que ser sensatos, se o time vai bem 50 mil é pouco se o time vai mal 50 mil é um exagero, como todos sabem, futebol não é uma ciência exata.
    SRN

    Reply
  • Mateus Carvalho disse:
    03/05/2017 às 08:09

    Pela nossa média de público o ideal seria 65mil. É loucura o flamengo fazer um estádio de 90mil lugares e a média de público de 40 a 50 mil, vai ficar varias cadeiras vazia, tirando a sensação de caldeirão e fora o prejuízo.

    Reply
    • Felipe José Schweitzer disse:
      03/05/2017 às 10:07

      discordo, tens que pensar que a tendencia é do time ficar mais forte com isso atrai-se publico, alem disso tem o ST que vai bombar mais ainda. Alem do mais tem mais oferta com isso da pra segurar o preço num patamar mais povão. Eu acho uma boa

      Reply
  • Igor Sá disse:
    03/05/2017 às 08:28

    Que Camp Nou que nada, o Santiago Bernabeu tem muito mais haver!
    Camp Nou é um estádio largo, sendo necessário um terreno muito maior. Em compensação o Santiago Bernabeu tem um projeto Vertical, com arquibancadas umas acima das outras

    https://uploads.disquscdn.com/images/4e021a43f0b492aedd5723f1a53bc8c8602284e1c35057c6cdabfbd50c33be1b.jpg

    Ou seja, em um espaço menor, pode-se construir com grande capacidade, algo entorno de 60 mil estaria suficiente!

    Reply
    • O. JUNIOR disse:
      03/05/2017 às 08:31

      Isso sim é um caldeirão ?

      Reply
      • James Howllet disse:
        03/05/2017 às 09:12

        Embora relatos sinceros de muita gente boa deem conta que a torcida do Real (a do Barça também!) é de uma frieza, bundamolice e frescuras ímpares.Mas aí…. é problema deles.

      • Ltom Macêdo disse:
        03/05/2017 às 14:55

        Times que não precisam da torcida pra vencer.

      • James Howllet disse:
        03/05/2017 às 22:56

        Oh…”Pai” …perdoai-o.

    • Ricardo Dias disse:
      03/05/2017 às 08:44

      Os dois são espetaculates!

      Reply
    • André N Lessa disse:
      03/05/2017 às 08:45

      Seria interessante ver também como foi estruturado o novo estádio da Juventus da Itália.
      SRN

      Reply
    • Lukas Hoeft disse:
      03/05/2017 às 14:43

      Santiago Bernabeu é espetacular! Também acho o melhor modelo para o Flamengo se basear

      Reply
  • O. JUNIOR disse:
    03/05/2017 às 08:57

    A pergunta é…
    Se o Flamengo continuar firme na sua política econômica, austeridade e crescimento..
    Em 10 anos e 20 anos, qual poderá ser a realidade do Clube mais querido do Brasil?

    Será que temos a real noção das nossas potencialidades, independente da situação econômica brasileira nas próximas duas décadas?

    Reply
  • Douglas Pedro disse:
    03/05/2017 às 08:57

    Vamos nos concentrar em ganhar hoje
    Me arrependi de não comprar. Infelizmente estou sem grana, mesmo assim acho que eu vou lá procurar algum cambista.

    Reply
  • JuniorFla disse:
    03/05/2017 às 09:05

    Estava conversando com um amigo palmeirense, e ele disse algo que concordei, o Flamengo possui 40 milhoes de torcedores, se o clube fizer uma campanha doe R$ 2 para construção do estadio em 1 mes será 80 mi multiplica isto por 5 meses. Sabe concordo também no que ele falou, só denegrimos a imagem do nosso Clube e do nosso patrimonio, quando estamos aqui falando mal de nossos jogadores, sabemos que não são dignos de envergar este manto, mais uma vez que estão ali temos que apoiar e dizer estamos contigo Mengão. Nos torcedores temos que começar a criar campanhas para mostrar ao Clube (referindo aos dirigentes) que não apoiamos o Maraca e queremos um estadio para ser nosso, e se a diretoria quiser a nação está pronta a ajudar. Assim que temos que agir, se olharmos quantos sites que fala exclusivamente de Flamengo, quantos Vlogs, seguidores.
    Aproveitar a midia e começar a usar ela ao nosso favor e fazer o grande ser maior ainda. SRN

    Reply
    • Breno Poubel disse:
      03/05/2017 às 09:28

      É utopia acreditar que 100% da Nação rubro negra tem condições ou está disposta a doar para o nosso Mengo.So pegar pelo número de sócios torcedores, não chega a 1% do total de torcedores!

      Reply
      • JuniorFla disse:
        03/05/2017 às 10:12

        Po mais ai que ta a magia, vc acha porque não temos muitos socios, vide o preço ser elevado, e não temos retorno de nada, cara lança um comercial falando que e para construção do estadio, meu amigo eu duvido se nego não ajuda, cara 20% ajudando ja e muito.

      • Silvio marcelo disse:
        03/05/2017 às 10:45

        Penso como você..

      • Tulio Mêne Melo disse:
        03/05/2017 às 11:28

        Só temos 0,22% dos nossos tocedores sócios. Nosso meta seria 0.5% da nossa torcida 200mil sócios torcedores. Nosso sonho seria 1% chegando a 400mil pessoas. Nenhum clube no mundo conseguiu chegar nem perto disso

    • Tulio Mêne Melo disse:
      03/05/2017 às 11:25

      O Flamengo sabe que pode contar com algum tipo de contribuição por mais pequena que seja somente com 2% da sua torcida….
      Mais mesmo assim é um número super considerado 800mil pessoais.

      O brasileiro não tem esse costume, vai demorar muito para se ter isso.
      O Flamengo tem que pagar o estádio é com a venda do Nome, e dos camarotes. Pronto tá pago o estádio.

      Reply
  • zarakem disse:
    03/05/2017 às 09:28

    seria muito interessante se a diretoria do Flamengo revelasse todas as propostas feitas pelo morro da viúva para que ao menos nos torcedores venhamos a conhecer todos os terrenos oferecidos na troca. encomendasse 3 projetos de estádios e deixasse que a torcida escolhesse o que mas gostou em uma votação online.

    Reply
  • Louhan Sodré disse:
    03/05/2017 às 09:31

    Westfalenstadion… O Signal Iduna Park (estádio do Borussia Dortmund)

    Exemplo a ser seguido CEGAMENTE! SRN6…

    Reply
  • PET 43 disse:
    03/05/2017 às 09:33

    Por que Não se Inspirar na arquitetura do antigo maraca, mas fazendo agora uma estrutura mais moderna???

    Reply
  • Antonio Aranda disse:
    03/05/2017 às 09:33

    Alguém ai tem grupo do zap do mengão?

    Reply
  • alfredo disse:
    03/05/2017 às 09:38

    É!Mas se pararmos para pensar, infelizmente a realidade é outra,vcs sabem.pode ser igual ao estádio do Palmeiras,mas o grito que esse estádio é nosso, só após 30 anos ou mais.

    Reply
  • Hudson Ramalho disse:
    03/05/2017 às 09:41

    O flamengo se for construir um estadio tem que ser o Maior do Brasil, se o Maracanã não der certo tem que partir para o maior.

    Reply
  • JRS disse:
    03/05/2017 às 09:47

    pessoal por mais complicado que possa parecer.. por todas as burocracias e politicagem envolvidas seja pela tal associação de moradores ou prefeitura.. acho que o estádio que do Flamengo vai acabar sendo na Gavea mesmo.. é esperar pra ver

    Reply
  • Willy Morais Marques disse:
    03/05/2017 às 09:54

    Parabéns! Muito bom o texto, concordo praticamente com tudo. Entretanto, com você falou o Barcelona é um exemplo a ser seguido e o flamengo deve buscar modelo parecido com seu estádio. Diante dessa situação, penso também que um estádio atualmente co. essa capacidade entre 45 e 60 mil é o ideal, diante nossa cultura ser diferente dos espanhóis. Porém, acho que o Flamengo deve construir um estádio pensando na possibilidade de expandir com o passar dos tempos, pois essa cultura brasileira pode ser muda e o Flamengo tem um potencial tão grande ou maior de que o do Barcelona e isso deve ser levado em conta.

    Reply
  • Valdir Filho disse:
    03/05/2017 às 10:03

    Haaa se o mengão se inspirasse no estádio do Benfica, mas os dirigentes não esquece esse Maracanã de jeito nenhum…..acho que falta mas pressão da torcida pra esquecerem o Maraca, e partirem para nossa casa , que estamos esperando por tantos anos….mas paciência né ! https://uploads.disquscdn.com/images/eb3940fb9c89081bb14d60136c91c5e5648d64fe280a05a8aed2fc14b10da01f.jpg

    Reply
    • Rodrigo Andrade disse:
      03/05/2017 às 11:11

      O Estádio da Luz é na minha opinião o mais bonito da Europa.
      Você sabe a capacidade desse estádio? Pois ele parece enorme, tem arquibancadas próximas e é muito bacana esse aí, e se eu não me engano, os estádios de Portugal só obedecem o “Padrão UEFA” que é inferior ao “Padrão FIFA”, mas é tão rentável quanto.

      Reply
      • Arthur disse:
        03/05/2017 às 11:33

        60 mil, pra mim o tamanho perfeito pro Flamengo, isso no máximo… sou a favor de até menos, um de 50 mil já tá de excelente tamanho, até pra gerar uma disputa entre os sócios que faça o clube ter taxas de ocupação altas, que é o que os paulistas estão fazendo agora e se dando bem…

      • Flamaster_Canada disse:
        03/05/2017 às 13:58

        O tamanho perfeito para o Flamengo é 120 mil!

      • EuMeSmObYmYsElF disse:
        03/05/2017 às 15:14

        120 mil lugares pra mer média de 25 mil pagantes… é mesmo..

      • vitor monteiro disse:
        03/05/2017 às 18:16

        acho o estadio do bayer de munique mais bonito da europa

      • Valdir Filho disse:
        03/05/2017 às 19:22

        Capacidade do estádio da Luz 65.600 mil pessoas!

    • Cleverson Augusto disse:
      03/05/2017 às 11:32

      Mais e o valor?

      Reply
  • Alessandro Gomes disse:
    03/05/2017 às 10:08

    Camp Nou, sem chance!!!
    Estádio para 60 mil e jogos por menores preços adequados é/ou um pacote para jogos próximos, exemplo:
    Na compra dos 3 jogos em casa dá primeira fase dá libertadores “grátis”os jogos contra pequenos no estadual.

    Reply
  • Giulia Vargas disse:
    03/05/2017 às 10:09

    Eu acho esse estádio muito bonito. É o Hidalgo, do Pachuca do México. Tem capacidade para 30 mil, mas o do Flamengo teria que ser maior pra 50 mil. Esse modelo é muito legal, pequeno, acanhado, caldeirão moralizador.

    https://uploads.disquscdn.com/images/d7187f27eed9d05ccd4458271018d36d2ef1b1c66d70bf79b74de84ee1ad85a9.jpg

    Reply
    • Cleverson Augusto disse:
      03/05/2017 às 11:30

      Tem o exemplo o estádio da Juventus, 318,5 milhões para 41 mil lugares.

      Reply
      • Giulia Vargas disse:
        03/05/2017 às 11:38

        Nesse caso, o valor não tem o mesmo significado. Economia, impostos, burocracia e etc… aqui tudo é tudo mais caro e complicado.

      • Cleverson Augusto disse:
        03/05/2017 às 11:42

        Com certeza, o preço médio de um estádio aqui iria beirar na casa dos 600 milhões exemplo é o atlético MG, tá tirando o que pode e não pode para reduzir os custos do seu possível estádio.

    • Flamaster_Canada disse:
      03/05/2017 às 13:57

      Que estádio fuleira, bicho! Foi construído em cima de algum monumento asteca?

      Reply
  • Daniel Silva disse:
    03/05/2017 às 10:12

    um estádio pra 80 mil estaria de bom tamanho

    Reply
  • Silas Eliaquim disse:
    03/05/2017 às 10:14

    Acredito q um estádio para 40 50 mil pessoas como muitos dizem n é o ideal lembrando das gratuidades q São aplicadas na cidade do Rio de Janeiro. E faço uma obs se o nosso atual presidente fala com todas as letras q o maraca. Pode sim ser rentável ao Flamengo pq n construir um estádio com a mesma capacidade de público?

    Reply
  • João Pedro Meschiatti disse:
    03/05/2017 às 10:29

    Un estádio na Gávea no estilo arena da baixada pra 30 mil pessoas estaria ótimo, com arquibancadas bem proximas ao campo. Jogos de maior apelo podem ser feitos no Mané Garrincha sem problema.

    Reply
    • Cleverson Augusto disse:
      03/05/2017 às 11:20

      Problema é no brasileiro, com as vendas de mando proibido mane garrincha ou qualquer estádio fora do Rio seria inviável

      Reply
    • Jobson Massollar disse:
      03/05/2017 às 15:17

      Você quer dizer então que uma semi ou final de Libertadores, semi ou final de Copa do Brasil ou jogos importantes com o Flamengo disputando o Brasileirão deveriam ser jogados em Brasília ?!?!? Então é melhor se mudar pra lá de vez.

      Reply
  • Rodrigo Andrade disse:
    03/05/2017 às 10:35

    Dá pra ver que esse estádio do Barcelona é meuo remendado, certamente não foi construído já com todo esse tamanho, em algum momento o Camp Nou deve ter sido algo parecido com o Estádio do Peñarol, por isso eu sou à favor do Flamengo construir um estádio sem cobertura parecido com o do Peñarol, e de acordo com o crescimento do clube, pode construir mais uma arquibancada por cima, o próprio Boca Jrs. vem fazendo isso, atualmente a “La” Bombonera tem 3 anéis de arquibancadas, e eles pretendem construir mais um anel para aumentar a capacidade de 40 para 60 mil lugares.
    Só uma ideia, acho perigoso construir uma arena moderna com cobertura, sendo que no futuro haja a necessidade de aumentar a capacidade do estádio.

    Reply
  • DefendaSeuDinheiro disse:
    03/05/2017 às 10:45

    Nosso Camp Nou é na ilha do governador ou na Gávea, chega de ilusão. Jogo grande é no maraca.
    SRN

    Reply
  • Felipe Ferreira disse:
    03/05/2017 às 10:45

    Flamengo nao pode ter um estadio para menos de 65 mil pessoas, existe um na europa que me foge o clube agr, em que em jogos menores os anéis superiores sao fechados, reduzindo em uma carga de 15 a 20mil lugares, e em jogos maiores com ocupação total, o Fla tinha que ir nesse modelo, limitar um estadio inteiro para apenas 50 mil lugares nao condiz com oq é Flamengo, SRN!

    Reply
    • Felipe Ferreira disse:
      03/05/2017 às 10:46

      O ESTADIO EM QUESTÃO É O NOVO DO TOTTEHAM, QUE ESTÃO CONSTRUINDO.

      Reply
    • Brunn disse:
      03/05/2017 às 11:16

      Concordo plenamente!
      Dois estádios em um seria uma excelente saída.

      Reply
    • Tulio Mêne Melo disse:
      03/05/2017 às 11:18

      Na final do carioca foi feito isso no Domingo. O Anel central do Maracanã dos dois Lados foi fechados. E todo o resto ficou lotado.

      Reply
  • Silvio marcelo disse:
    03/05/2017 às 11:00

    Parabéns pelo texto …… que se faça um estádio para 50 mil com estrutura para ser ampliado acho que esse seria mais interessante​..

    Reply
  • Felipe lopes disse:
    03/05/2017 às 11:26

    Arena fla para 70 m pagantes. E eskecer o maracanacutaia.

    Reply
  • Henrique disse:
    03/05/2017 às 11:36

    Sobre Custo de manutenção de Estádio , estava vendo o balanço financeiro do São Paulo e neste eles lançaram o custo do Morumbi , 15,393 Milhões arrecadando 21 milhões com camarotes , alugueis , publicidade , etc fora arrecadação de jogos 32,962 milhões . Então um estádio de capacidade maior necessariamente não precisa ser tão mais caro do que um menor desde que seja pensado na sua construção nos custos de manutenção.

    Reply
  • João Vitor disse:
    03/05/2017 às 11:37

    Já comentei aqui, e vou voltar a repetir, hoje na Engenharia da para se fazer quase tudo.
    Se o Flamengo quiser construir um estádio para 45 mil lugares ( já deixar projetado) a ampliação para 60 mil ( e já deixar projetado) para amplia depois para 80 mil lugares.

    As empresas de construção civiil consegue fazer isso, e o flamengo vai ampliando conforme for alcançando sempre perto de uma % de ocupação do estadio.

    Reply
    • Matheus Maia disse:
      03/05/2017 às 13:20

      Exatamente o que eu ia dizer, o Liverpool, ele sim e o verdadeiro exemplo a seguir, pois ampliaram o seu estadio, o Anfield, se o flamengo fizesse isso que vc falou seria perfeito

      Reply
    • Flamaster_Canada disse:
      03/05/2017 às 13:46

      Com certeza, tentar aprisionar a nossa torcida em moldes deveras modestos, a reduzindo simbolicamente para 40.000, é um tiro no pé de 200mm.

      Seria o mesmo que fazer o que a fdp fifa fez com o Brasil na copa, mais especificamente com o nosso Maracas. Reduziu-se o estádio a pó para quebrar uma de nossas identidades nacionais, o futebol, atacando-se o seu maior símbolo: a grandeza do Maracas, que representava a grandeza de nosso futebol.

      Confinar a torcida do Mengão em um muquifo para poucos ‘mils’ seria certamente nos fadar à uma representação simbólica de timeco inferior, a nos conduzir para um futuro de reles arcoirista sem norte. Péssima ação de marketing para o Maior do Mundo.

      Se tivermos somente recurso para quarentinha, tudo bem. Mas o faça pensando já em ampliá-lo no futuro para que fique bem claro para os arcoiristas safado quem é que manda nessa bagaça!

      Então, João, mandastes muito bem no seu post.

      SRn

      Reply
      • Flamaster_Canada disse:
        03/05/2017 às 13:53

        mandaste*

  • Adriano Gomes disse:
    03/05/2017 às 11:52

    Parabéns pelo texto. Tudo ao seu tempo. Flamengo hoje ainda não tem recursos financeiros para investir na construção de qualquer estádio. Parceria seria ideal mas sociedade não costuma dar muito certo. Melhor aguardar mais uns dois anos e com a redução das dívidas será possível construir o estádio com próprio recurso. Estádio 100% do Flamengo.

    Reply
  • Almir Albuquerque disse:
    03/05/2017 às 12:03

    Esse tipo de post dá muita audiência mas não leva a lugar nenhum.

    O Camp Nou é antigo, não serve de modelo pra quem vai construir um estádio hoje.

    Sonhar com uma média de público de Libertadores durante todo o ano não é realista, nosso futebol brasileiro tem médias de público que ficam abaixo da terceira divisão inglesa, isso incluindo o Flamengo.

    O Barcelona está num patamar mundial que o Flamengo ainda nem sonha em chegar, atraindo público e turistas do mundo inteiro que garantem uma arrecadação alta.

    Nossa comparação tem que ser realista, palmeiras, corinthians, boca juniors, américa-mex… Aí sim dá pra começar a discutir.

    Reply
    • stonedalien disse:
      03/05/2017 às 12:34

      Perfeito, é difícil de admitir mas o Palmeiras é o exemplo a ser seguido em relação a estádio.

      Reply
      • Henrique disse:
        03/05/2017 às 15:31

        Exemplo que acho difícil de acontecer novamente , ganhar um estádio de graça.

  • Bruno Lovatti disse:
    03/05/2017 às 12:23

    Nao se esqueçam das gratuidades no Rio de Janeiro, que deve beirar os 10 mil torcedores. Portanto, o ideal é ter um estádio para pelo menos 50 mil PAGANTES. Estádio ideal para o Fla seria entre 55.000 e 65.000 pessoas preparado para manutenção mais baixa, sem estas frescuras de cobertura panorâmica e que abre e fecha. Isso para abandonar o Maracanã de vez. Ou então algo para até 30.000 torcedores em jogos de menor apelo e maracanã para publico maior. Eu prefiro a primeira opção, estádio próprio para 65.000.

    Reply
  • stonedalien disse:
    03/05/2017 às 12:27

    Pessoal esquece que Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Bayer, e outros grandes europeus antes de palcos com 70/80mil começaram com palcos menores, é loucura fazer um investimento desse nível numa coisa tão instável que é o futebol, ainda mais num país como o nosso, o Flamengo deve pegar como exemplo a realidade em que vive, deve seguir Palmeiras, Atlético-PR, Grêmio, talvez acrescente até o Corinthians nessa lista, são exemplos de clubes que tiraram muita força da modernização dos seus estádios, com o Maracanã foi o contrário e é essencial pro futuro do Flamengo ter sua casa, seja a sucessão da Ilharão na Gávea ou então o tão sonhado estádio de grande porte padrão RAIZ!!

    Reply
  • Vágner Rondon disse:
    03/05/2017 às 12:46

    Nem tanto céu, nem tanto mar. Guardada as devidas proporções, deveríamos fazer como o Atlético/PR, a primeira versão da Arena da Baixada cabia somente 25.000 e com a reforma foi para 41.375. começar com mais que 40.000 lugares é loucura, por causa do preço de construção e manutenções. Com o tempo podemos aumentar a capacidade do estádio até quem sabe virar um Camp Nou e seus 99.000 lugares.

    O Atlético Mineiro por exemplo, abre mão de jogar a final do campeonato mineiro no Mineirão porque no Independência mesmo com 23.018 lugares, o lucro é muito maior para o clube porque até a coxinha vendida é revertida para o Atlético.

    Reply
    • Ednei P. de Melo disse:
      03/05/2017 às 14:20

      Ainda acho que a capacidade ideal seria 30 mil, além de não abandonarmos o Maracanã e deixar para ver o que acontece mais à frente. Se for constatado MESMO que não teremos a concessão do estádio, aí sim seria interessante ampliar a sua capacidade. Excelente! &;-D

      Reply
      • Giulia Vargas disse:
        03/05/2017 às 14:57

        Já ouviu falar no Hidalgo, estádio do Pachuca? Muito legal, acanhado e tem essa capacidade.

      • Ednei P. de Melo disse:
        03/05/2017 às 15:24

        Putz! Que estádio lindo! Gostei! &;-D

      • Vágner Rondon disse:
        03/05/2017 às 16:13

        É por aí… Nada de começar um estádio já para rivalizar com o Maracanã, só projetar para crescer DEPOIS se necessário.

  • Flamaster_Canada disse:
    03/05/2017 às 13:26

    Carai, neguin quer seguir o modelo arcoirista para conseguir construir o nosso estádio. O que dizer a respeito disso? Que tal, vai para a pustaquelhespariu?!

    Putz, que pobreza de espírito rubro-negro, pois é notório que estão perdendo suas insígnias inigualáveis, o dna vermelho e preto, para a grande mídia.

    Não há nada mais decepcionante que ver Rubro-negros se comportando como meros arcoiristas.

    Façam-nos um grande favor, se joguem da ponte logo!

    Flamengo é Flamengo! Por acaso, já ouviram falar desta expressão antes?

    Mengão jamais deverá copiar NADA que é feito pela arcoíris.

    Nós somos originais e temos os nosso meios peculiares de fazer as nossas bagaças.

    Arenas dos rebaixados, chiqueiros, estádios construídos com dinheiro público e vasos sanitários são todos mixarias de arcoiristas.

    Como ousam a comparar o Flamengo com qualquer um daqueles subalternos???

    Ou fazemos as coisas ao nosso modo ou é tiro no pé de 200mm!!!

    Isso aqui é Flamengo, porra!

    Mengão Sempre!

    Reply
  • Hérik Grossi disse:
    03/05/2017 às 13:44

    É possível contruir um estádio gigante com capacidades acima de 70 mil, e só fazer arquibancadas sem cadeiras atrás dos gols, trazer de volta a geral, a geral está no dna rubru negro, sem dizer que diminuiria bruscamente o valor da manutenção!

    Reply
  • Cassius Regazzoni disse:
    03/05/2017 às 14:07

    Concordo em grande parte com o artigo.
    A única coisa que é essencial é que este estádio tenha uma geral a preços populares para aproximar o Mengão de seus torcedores humildes. Da Nação Rubro-Negra. Pode ter camarotes e outras sofisticações, mas tem de prever uma geral.

    Reply
  • Daniel Pires disse:
    03/05/2017 às 14:39

    Cada vez mais a relação Flamengo/Maracanã vai se apagando….até um dia romper por completo, talvez até com a demolição do estádio num futuro não distante…que triste!!

    E quem gostava dessa relação, como eu, viverá de lembranças desses bons tempos em que nosso futebol tinha identidade própria…ao contrário desse “estilo europeu” existente hoje

    Reply
    • Jobson Massollar disse:
      03/05/2017 às 14:55

      Não pode demolir. É tombado pelo patrimônio histórico. Mesmo que fique sem manutenção alguma, a construção vai continuar lá, apodrecendo, para tristeza dos que viveram momentos mágicos como nós.

      Reply
  • Juan Oliveira disse:
    03/05/2017 às 14:47

    Esses dias mesmo saiu uma matéria dizendo que as finanças do Flamengo não está tão boa assim. Aí me vem nego querendo estádio com urgência, e pior, estádio com mais de 60mil. Nego viaja demais, ainda bem que está bem longe do clube.

    Reply
    • Henrique disse:
      03/05/2017 às 15:28

      Por isso que acho melhor continuar no Maracanã , investir no elenco , conquistar títulos e no futuro construir um grande estádio, +60mil , com recursos acumulados ao longo do período , isso se o Maracanã não for mais adequado.

      Reply
      • Juan Oliveira disse:
        03/05/2017 às 16:27

        Também penso assim ou ficar lá na ilha por um bom tempo.

  • Ltom Macêdo disse:
    03/05/2017 às 14:55

    No dia que tivermos média de 50000 pessoas por jogo poderemos construir outro estádio pra 80000 sem dificuldade.

    Por enquanto pensar em mais do que isso é magalomania

    Reply
    • Jobson Massollar disse:
      03/05/2017 às 15:03

      Pois é, provavelmente os que mais pedem estadio para 60 mil ou mais são os que menos frequentam os estádios. Infelizmente, na nossa cultura futebolística, estádio só enche quando o time vai bem.
      Ás vezes eu acho que o brasileiro se importa mais com ganhar do que torcer e incentivar seu time.

      Reply
      • Abutre disse:
        03/05/2017 às 18:30

        Flamengo encheu estádio até quando brigava pra não cair!
        Imagine o clube arrumado…

        Acho que o Flamengo tem que fazer um estádio entre 48 a 60 mil lugares, que permita, no entanto, uma futura AMPLIAÇÃO para 90 ou 100 mil lugares.
        Se o Flamengo lotou diversas vezes o Maracanã com mais de 100 mil pessoas no passado, por que não o faria hoje em dia?
        Essa conversa de que estádio grande dá prejuízo pode ser verdade para times com torcidas medianas e metidas a grande.
        A torcida do Flamengo é gigante.
        Só de sócios torcedores já temos uns 90 mil e quanto mais forte o clube for se tornando e disputando cada vez mais títulos o estádio rubro negro de qualquer tamanho que fizerem será pequeno.
        Mas, é preciso construir por etapas, como o Patético fez na Arena da Baixada.
        E é preciso também um estádio que possa ser otimizado para públicos pequenos, médios e grandes, onde os setores que não forem ser usados sejam isolados sem que se tornem onerosos para o clube.
        O Maracanã se tornou caro por 3 motivos:
        Superfaturamento, luxo desnecessário para atender ao padrão FIFA e as empresas que o Cabral colocou mamando na reta pra faturar em cima do estádio.
        Mas, se o Flamengo fizer um estádio sem luxo desnecessário, e for construindo por etapas, a medida que o próprio estádio for gerando renda, poderá ter um estádio gigante como a sua torcida.

  • adysson disse:
    03/05/2017 às 15:01

    Ainda não consigo entender o seguinte:
    SE O FLAMENGO GANHA A LICITAÇÃO DO MARACANÃ , COMO VAI CONSTRUIR SEU ESTÁDIO PROPRIO? E CONSTRUINDO SEU ESTADIO PROPRIO,O Q VAI FAZER COM O MARACANÃ? HAJA VISTO Q AS LICITAÇÕES SAO DE LONGO PRAZO.

    Reply
    • Henrique disse:
      03/05/2017 às 15:23

      A intenção do Flamengo conseguindo o Maracanã e´construir um estádio de pequeno porte na Gavea.

      Reply
  • Vinícius Quintanilha disse:
    03/05/2017 às 15:09

    Acho que o texto foi regular, mesmo sendo certeiro ao ponderar o imbroglio do Maracanã. Nem o Flamengo, tampouco qualquer outro clube da América Latina, possuem o patamar financeiro, midiático e técnico dos grandes clubes Europeus. Se o texto fosse sobre o sonho da “Bombonera rubro-negra”, creio que aí sim seria mais pé no chão. Sonhar é bom?Sim.Contudo, é necessário lucidez.

    Reply
    • Mariano Gomes disse:
      03/05/2017 às 15:57

      Comentário perfeito, pois são necessárias todas as ponderações possíveis, visto que, Barcelona pertence a outro mundo, quando o assunto é futebol. Além do mais, as visitas de turismo ao Camp Nou, são decorrentes de uma Europa que além do turismo interno, ainda é visitada por turistas dos mais variados Continentes. Em suma, a Europa é a Meca do futebol; e a nossa América do sul, não obstante ter vários títulos Mundiais, e sua inequívoca importância, está muito aquém da realidade Europeia.
      SRN

      Reply
      • Abutre disse:
        03/05/2017 às 18:29

        Acho que o Flamengo tem que fazer um estádio entre 48 a 60 mil lugares, que permita, no entanto, uma futura AMPLIAÇÃO para 90 ou 100 mil lugares.
        Se o Flamengo lotou diversas vezes o Maracanã com mais de 100 mil pessoas no passado, por que não o faria hoje em dia?
        Essa conversa de que estádio grande dá prejuízo pode ser verdade para times com torcidas medianas e metidas a grande.
        A torcida do Flamengo é gigante.
        Só de sócios torcedores já temos uns 90 mil e quanto mais forte o clube for se tornando e disputando cada vez mais títulos o estádio rubro negro de qualquer tamanho que fizerem será pequeno.
        Mas, é preciso construir por etapas, como o Patético fez na Arena da Baixada.
        E é preciso também um estádio que possa ser otimizado para públicos pequenos, médios e grandes, onde os setores que não forem ser usados sejam isolados sem que se tornem onerosos para o clube.
        O Maracanã se tornou caro por 3 motivos:
        Superfaturamento, luxo desnecessário para atender ao padrão FIFA e as empresas que o Cabral colocou mamando na reta pra faturar em cima do estádio.
        Mas, se o Flamengo fizer um estádio sem luxo desnecessário, e for construindo por etapas, a medida que o próprio estádio for gerando renda, poderá ter um estádio gigante como a sua torcida..

    • Jerônimo Simeão Júnior disse:
      03/05/2017 às 17:23

      Vinicius, concordo que a nossa realidade é outra, e a ideia foi justamente de mostrar que não temos hoje condições financeiras, esportivas e nem sociais de pensar em um Camp Nou. SRN!

      Reply
      • Abutre disse:
        03/05/2017 às 18:27

        Acho que o Flamengo tem que fazer um estádio entre 48 a 60 mil lugares, que permita, no entanto, uma futura AMPLIAÇÃO para 90 ou 100 mil lugares.
        Se o Flamengo lotou diversas vezes o Maracanã com mais de 100 mil pessoas no passado, por que não o faria hoje em dia?
        Essa conversa de que estádio grande dá prejuízo pode ser verdade para times com torcidas medianas e metidas a grande.
        A torcida do Flamengo é gigante.
        Só de sócios torcedores já temos uns 90 mil e quanto mais forte o clube for se tornando e disputando cada vez mais títulos o estádio rubro negro de qualquer tamanho que fizerem será pequeno.
        Mas, é preciso construir por etapas, como o Patético fez na Arena da Baixada.
        E é preciso também um estádio que possa ser otimizado para públicos pequenos, médios e grandes, onde os setores que não forem ser usados sejam isolados sem que se tornem onerosos para o clube.
        O Maracanã se tornou caro por 3 motivos:
        Superfaturamento, luxo desnecessário para atender ao padrão FIFA e as empresas que o Cabral colocou mamando na reta pra faturar em cima do estádio.
        Mas, se o Flamengo fizer um estádio sem luxo desnecessário, e for construindo por etapas, a medida que o próprio estádio for gerando renda, poderá ter um estádio gigante como a sua torcida.

  • O. JUNIOR disse:
    03/05/2017 às 15:39

    Em manaus tem um estádio lindo..
    Bem que Flamengo poderia se mudar para lá https://uploads.disquscdn.com/images/a5e889d487b82053634b4f5c1a530cddf1f2350542a432cfa83af2602a65fb4d.jpg

    Reply
  • Rodrigo Alves disse:
    03/05/2017 às 15:47

    Um estádio aos moldes do Anfield, Signal Iduna Park, seriam estádio perfeitos para o Fla, estádios com capacidades altas e bem fechados aos estilo caldeirão, prendendo o grito dentro do estádio, se pá da para meter um medo psicologico nos adversarios, com um urubu na entrada do vestiário deles, e construindo o vestiário adversário embaixo do setor onde fica as organizadas, igual a la bombonera.

    Reply
  • Ítalo mendes rodrigues disse:
    03/05/2017 às 16:04

    Basicamente o flamengo precisa de um estadio exatamente como o macarana, porem sem os seus problemas kkkk.

    Reply
  • Fla 2017 disse:
    03/05/2017 às 16:42

    Resumindo: O Flamengo precisa de um estádio para ontem.

    Reply
  • Drill Fevers disse:
    03/05/2017 às 16:43

    Na minha opinião tem que pra pelo menos 100 mil pessoas, e não estou viajando não. para jogos pequenos abre apenas alguns setores, não precisa abrir o estádio completo. tem muito torcedor do flamengo que parece do bangu, do america, pensa pequeno demais, estadio pra 50 mil, é pra inter, curinthins, gremio, palmeiras, o flamengo esta 1 passo a frentre em nivel de grandeza que este clubes, vamos parar de falar em custo de manutenção, um estadio de verdade, do estilo antigo para 100 mil pessoas, custa menos em manutenção do que qualquer arena desta da copa incluindo o novo maracanã. Vamos pensar grande gente. Se o estadio não encher todo jogo paciencia, mas não podemos igualar o flamengo a nossos adversarios. Somos maiores e um dos motivos foi sempre jogarmos no maior estadio , e hoje deve ser da mesma forma.

    Reply
    • Flamaster_Canada disse:
      03/05/2017 às 18:35

      Claro! A geral tem uma notória dificuldade para entender isso. Eles se esquecem do valor simbólico do futuro estádio. Nem que ele seja feio!

      Reply
  • Drill Fevers disse:
    03/05/2017 às 16:55

    Nosso estadio pra 115 mil pessoas , custo de construção baixo e manutenção também

    https://uploads.disquscdn.com/images/8e2cd896543317fd1f1bd9c190c5ca3d3086df4622f57334e049ed51aaa68fd2.png

    Reply
    • Flamaster_Canada disse:
      03/05/2017 às 17:10

      Aondo que boto a moedinha para começar jogando?

      Reply
    • Smith disse:
      03/05/2017 às 19:23

      parece o estádio olímpico de Los Angeles…

      Reply
  • Josiel Bezerra disse:
    03/05/2017 às 18:03

    Hoje um estádio de 50 mil lugares é um bom negócio pro Flamengo.

    Reply
  • Leonardo disse:
    03/05/2017 às 18:16

    Pode ser de 50 mil mas que tenha a possibilidade de mais a frente ter a capacidade aumentada…
    Mas o principal problema é lugar. Mas esse assunto já ficou até chato enquanto não tem nada melhor nem ficar sonhando.

    Reply
  • Abutre disse:
    03/05/2017 às 18:21

    Acho que o Flamengo tem que fazer um estádio entre 48 a 60 mil lugares, que permita, no entanto, uma futura AMPLIAÇÃO para 90 ou 100 mil lugares.
    Se o Flamengo lotou diversas vezes o Maracanã com mais de 100 mil pessoas no passado, por que não o faria hoje em dia?
    Essa conversa de que estádio grande dá prejuízo pode ser verdade para times com torcidas medianas e metidas a grande.
    A torcida do Flamengo é gigante.
    Só de sócios torcedores já temos uns 90 mil e quanto mais forte o clube for se tornando e disputando cada vez mais títulos o estádio rubro negro de qualquer tamanho que fizerem será pequeno.
    Mas, é preciso construir por etapas, como o Patético fez na Arena da Baixada.
    E é preciso também um estádio que possa ser otimizado para públicos pequenos, médios e grandes, onde os setores que não forem ser usados sejam isolados sem que se tornem onerosos para o clube.
    O Maracanã se tornou caro por 3 motivos:
    Superfaturamento, luxo desnecessário para atender ao padrão FIFA e as empresas que o Cabral colocou mamando na reta pra faturar em cima do estádio.
    Mas, se o Flamengo fizer um estádio sem luxo desnecessário, e for construindo por etapas, a medida que o próprio estádio for gerando renda, poderá ter um estádio gigante como a sua torcida.

    Reply
  • Anselmo Rotterdam disse:
    03/05/2017 às 18:44

    Galera temos um novo grupo do whatsapp só para flamenguitas quem quiser participar add 11 971923533

    Reply
  • Rico Rufino disse:
    03/05/2017 às 19:01

    Acho que a discussão vai além da nossa cultura de não comprar ingresso pra temporada. Isso pesa bastante, é claro, mas também temos outros itens como mobilidade urbana, segurança, calendário (incluindo horário de jogos) e o jeito como as federações ainda influenciam e muito nos nossos campeonatos. Enfim, a discussão é grande. eu sou a favor de um estádio próprio sim pelo fato de ter muita gente fazendo força para que não nos deixar assumir o maracanã.

    Reply
  • Jr disse:
    03/05/2017 às 21:24

    Vamos por os pés no chão¹: Se sair uma nova licitação pelo Maracanã vocês acham que o Flamengo vai ganhar, com o tanto de maracutaia que a gente ve por aí? Vocês acham que vão permitir que só um time faça parte da licitação (como no caso do foguinho)?
    Se levar, ótimo. Mas, duvido muito.

    Vamos por os pés no chão²: não devemos contar com o ovo que não saiu da galinha. Afirmar que o número de ST’s irá explodir por causa de um estádio próprio é puro achismo. Gostaria muito de estar errado em relação a isso. Mas, sabe como é, duvido muito das coisas quando elas dependem de terceiros.

    Seria maravilhoso se o Flamengo conseguisse construir um estádio para 45 ou 50 mil torcedores na Gávea. Terreno próprio, estações de metrô perto. Sem contar que facilitaria a ida de turistas ao estádio.

    Agora, se isso não por possível o local terá que ser muito bem escolhido. O fato é que um estádio para até 50 mil torcedores é o ideal.

    Reply
  • nico disse:
    04/05/2017 às 11:33

    estadio do flamengo tem que ser no estilo do estadio AZTECA – mex….. porem mais compacto..camp nou JAMAIS, flamengo não se deve espelhar nesses times !! camp nou é muito feio !! os mais bonitos da espanha são o do atlhetic bilbao (LA CATEDRAL)… o novo estadio do ATLETICO DE MADRID (LA PEINETA) e o santiago bernabeu …todos com arquiteturas modernas, tetos parcialmente ou totalmente fechados, protegendo o publico das variações climaticas.. ou seja, flamengo tem que seguir esse mesmo raciocinio, ser a diferença nesse pais com pensamento no passado !!

    Reply
  • Paulo Bernardo disse:
    05/05/2017 às 22:49

    Meus amigos, quando se trata de Barcelona estamos falando de um clube que fechou 2016 com rendimento de 679 milhões de euros (R$ 2,4 bi), e lucro de 29 milhões de euros (R$ 105 mi). Vamos colocar os pés no chão. Não é a realidade do Flamengo, que ainda conta com uma divida de cerca de 390 milhões de reais, na melhor das hipóteses. Começar a construir um estádio do zero será muito custoso ao clube, então eu acho que o Flamengo poderia considerar a Gávea, sua estrutura já construída (como o campo e o museu) e a sua localização na Lagoa, cujo acesso pode ser feito por 2 estações do metro, para fazer a tão sonhada Arena. Imaginem quantos turistas que visitam o Rio de Janeiro irão querer fazer um tour por lá, ter o corcovado como plano de fundo. Mesmo que tenha que ser uma Arena acústica por conta de o bairro ser residencial, vale a pena investir nesse projeto. O jornalista @MauroCezarESPN publicou recentemente sobre o estádio do Espanyol de Barcelona: 40,5 mil pessoas ; 80 milhões de euros (cerca de 300 milhões de reais). Ou seja, bom,barato e auto-sustentável. Assim como há vários outros exemplos, como o do Juventus. Alem do mais, Flamengo e Maracanã sempre foram unha e carne, um faz parte da historia do outro. Assim concluo que os jogos de maior porte devem ser realizados no Maior do Mundo, enquanto os de menor publico na Arena do Mais Querido, possivelmente na Gávea! SRN

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo vence Palmeiras fora de casa e sobe posições no Brasileirão

3 1

Emerson Royal liga para jogador do Benfica e pede desculpas após lesão em jogo do Flamengo

5 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino aproveita passe de Royal e marca 1º gol do Flamengo contra o Benfica

6 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

O esclarecimento do lateral do Lyon sobre rumor de proposta do Flamengo

8

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

24 64
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

66 6

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

3 1
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. cenario musical brasil em Os 15 Jogadores de Futebol Mais Ricos do Mundo: Renda, Carreira e Investimentos

    Ótimo artigo! Obrigado por compartilhar. Mantenha com o bom trabalho. Já favoritei!

  2. Lucas Nobre em A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

    Nãããããããããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!

  3. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  4. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  5. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo