Ovelhas negras do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Nem tudo são flores no universo rubro-negro, e nem deveriam ser. É sensacional ver jogadores do calibre de Diego, Réver e Guerrero em campo, enquanto a diretoria ainda busca Conca e Éverton Ribeiro para agregar qualidade. A famosa “boa dor de cabeça” pro treinador também alcança nosso imaginário, tão acostumado a eleger e clamar pelos melhores dos piores.

Os mesmos torcedores que hoje se dividem entre Éderson, Éverton, Conca, Diego e até Éverton Ribeiro para preencher duas ou três vagas de meio-campo se debatiam, em 2007, num ferrenho debate sobre qual zagueiro era pior: Moisés ou Irineu. A disputa atacante entre Paulo Sérgio e Diego Maurício, no Brasileirão de 2010, hoje dá lugar a Guerrero, Damião e Vizeu, todos selecionáveis, cada um a sua maneira. A “questão Márcio Araújo”, que se estende há anos como um dos temas mais polêmicos do elenco, é tocada por pessoas que gastavam tempo, dinheiro e voz no Maracanã com Clayton, Jaílton, Hugo Colace e Toró, num universo sem fim de volantes flamenguistas.

Pois bem, amigos, os tempos são outros e somos fortuitos por isso. Olhar para o passado com este olhar crítico é excelente para constatar nosso progresso técnico e administrativo, mas nem isso faz a Nação baixar a guarda. Cada período é marcado por títulos, craques, ídolos e também pelas ovelhas negras – aqueles jogadores que ninguém compreende como podem ter chegado ao Flamengo e que parecem ter algum tipo de apreço especial do treinador que os escala sem nenhum pudor. E hoje? Quem são os candidatos a Dimba e Negreiros do atual Flamengo? Listo abaixo potenciais nomes a serem recordados negativamente em um futuro nem tão distante.

Rafael Vaz

O início do zagueiro foi bem melhor do que todos esperavam. Reserva no clube pelo qual atuava na segunda divisão, Vaz chegou praticamente assumindo a titularidade, apesar de sua qualidade limitada – compensada com dedicação e com o bom momento vivido. A virada do ano trouxe de volta seu padrão: alguns erros e a tradicional inconsistência. O que marca Rafael Vaz negativamente, entretanto, não são as falhas defensivas, mas suas aventuras e devaneios técnicos. Ele simplesmente se acha capaz de efetuar lançamentos de quaisquer distância e natureza com facilidade, mesmo quando estes não são a opção mais indicada, e tem uma tara absurda por cobrar faltas, principalmente aquelas que levam bastante perigo. Como resultado, temos várias bolas entregues ao adversário advindas do que deveria ser uma simples saída de bola e outras tantas boas oportunidades de gol desperdiçadas, já que excelentes jogadores perdem a oportunidade de bater faltas para este pseudo-cobrador. Ainda pior, o frenesi gerado pela torcida sempre que uma falta é marcada rente à área é automaticamente convertido em vaias e xingamentos logo após a bicuda de Vaz para fora, quase sempre para longe do gol.

Se Vaz fosse o zagueiro que limitadamente consegue ser, ele poderia ser um simples e útil jogador para o Flamengo. Porém, com suas ilusões e excesso de confiança, ele se queima com a torcida e se projeta a símbolo de derrotas e maus resultados, ao protagonizar lances bizarros com a frequência que lhe é peculiar.

Gabriel

Gabriel chegou no Flamengo em janeiro de 2013, como revelação do Bahia. No ano anterior, inclusive, ele havia sido destaque, eleito o melhor jogador do poderoso Baianão e autor de numerosos 18 gols no ano. Sua contratação foi modelo do que fora visto como uma saída para a falta de verbas da época: um grupo de empresários investidores adquiriu 50% do seu passe e repassou ao Flamengo, atentos a retornos futuros. Na época, sua chegada foi ofuscada pela contratação de Elias, porém em pouco tempo Gabriel fez por merecer as atenções da torcida do Flamengo com suas frequentes aparições.

Nestes pouco mais de 4 anos, Gabriel nunca foi unanimidade. Já foi considerado como boa aposta, meia em evolução, jogador para compor elenco, dispensável, moeda de troca… mas sempre no jeito Gabriel de ser. Foram 202 partidas pelo Flamengo, várias apagadas, mas uma ou outra com gol e lampejos – o que parece nutrir a esperança da comissão técnica. Diz-se que Gabriel tem um papel tático importante, mas isto certamente não agrada em nada a torcida. Seu nome hoje é sinônimo de insatisfação e, para muitos, ele vai ser sempre o “câncer do Flamengo”, como o tuíte de Lucas Paquetá dizia.

Cheguei perto de adicionar mais nomes ao título de possíveis símbolos negativos do atual Flamengo, mas resolvi me conter pela ausência de unanimidade. Márcio Araújo se tornou um ídolo momentâneo, Muralha ainda não percorreu nem metade do caminho para ser tão negativado, Leandro Damião é ocultado pelo qualidade de Guerrero… mas quem decide é a Nação!

E vocês, confrades, personificam em qual jogador seus momentos de ira?!

SRN!

Rodrigo Coli

Twitter: @_rodrigocoli

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Manchester City:
    – Lá vem o Gabriel Jesus

    Flamengo:
    – Jesus, lá vem o Gabriel

  • Não entendo de tática de futebol, mas não me agrada ligação direta entre defesa e ataque, salvo se o zagueiro fosse um gênio do futebol, capaz de dar um passe açucarado de, digamos, pelo menos, 60 metros, ao atacante. Impossível? então não se arrisque. Não gosto, também, de presunção. Só deve bater falta quem sabe. vaz não sabe fazer nem uma coisa nem outra. Caso se limitasse a ser zagueiro clássico nem o criticaria. gabriel é outra coisa. Apagado na maioria dos jogos, só nos irrita com seus lampejos, raros, cada vez mais raros, que só servem pra gente ficar com sentimento de culpa por criticarmos sua atuação. Muralha é mediano pra ruim, mas, diante do que temos, reserva ainda iniciante, Zé deve saber o que está fazendo em escalá-lo. Damião é reserva, embora preferiria ver Vizeu entrando mais vezes.

  • texto ok, mas eu não teria poupado o Damião não.

  • Vaz, Gabriel, MA, são jogadores comuns a meu ver. Criam algo que não existe. “Craques” instantâneos. Nenhum ai é unanimidade, pois tem potenciais a altura e até melhor, mas não gozam da preferência do Zé Ricardo. Isso é fato. Vaz pode pegar banco e LD entrar, já que Donatti se recupera, Ronaldo atuou muito bem no jogo passado e mostrou estar pronto para brigar por posição, mas esbarra na preferência de Zé Ricardo por MA. Cadê o rodízio, as mesmas oportunidades…Gabriel: você tem Mancuello, Rodinei com Pará (ótima ideia) M.Sávio pode cair pela direita, Berrio…aonde ele é (indispensável)???? Pelo contrário, é DISPENSÁVEL. Em quatro anos nada evoluiu, nem física e nem tecnicamente. Vive de “lampejos” e nem isso ultimamente tem. Ai é aquela questão da preferência do Zé por ele. Parece uma hipnose…intrigante para não dizer ridículo.
    É um ano importante de grandes competições, e não dá para ver jogadores (comuns) sendo tratados como diferenciados…Vaz é um caso de arrogância, (acho que ele acreditou quando Zé disse que ele, MA e Gabriel são de alto nível), ele levou ao pé da letra. Coitado, está muito iludido. Espero que Donatti tenha, pelo menos chance de recuperar a titularidade, pois para mim é melhor e vinha bem. Vaz é um “enganador” quer fazer tudo para dizer que é o fodão. Zé abre o teu olho, pois isso vai dar problema uma hora.

  • E sobre os lançamentos do Vaz..alguns terminaram em gols e alguns em lances de perigo. Falta uma orientação: “Vaz, faz suas boas enfiadas mas quando tiver CERTEZA. Do contrário, passa e deixa o meio-campo criar”

  • Bem lembrado Rodrigo! E quando a gente ficava pensando em qual zaga ia: Wellington chutão ou Wallace leitor? E no meio-campo…Cléber Santana.

    Eu acho que o Vaz tem espaço sim. Quer queira quer não, formou por muito tempo a melhor zaga do Brasileiro. Já o Gabriel…já não é um garoto mais, que prometia.

    E tem que por sob avaliação Renê e Rômulo, que ainda não entraram em campo.

    • Rômulo bem menos.

    • vaz só precisa aprender que não é Rivelino nem Zico. Quando isso ocorrer será um bom zagueiro.

  • Quando o Vaz aceitar que não faz lançamento estilo Frank de Boer nem bate falta igual ao Pirlo ou o próprio Paqueta, vai ser muito útil.

  • Concordo com o texto. Boas análises Jamal e do vazkenbauer. E sim, o elenco é o melhor dos últimos tempos. Arrisco-me a dizer que é o melhor elenco pós era Zico. Em minha opinião humilde e despretensiosa é melhor que aquele time com o gaúcho, do luxa, que ficou 6 meses sem perder. A evolução do clube em termos de elenco, estrutura e afins é inegável.

  • Pra mim pode vazar : Gabriel , Mancuello , Damião , Adryan . Da até pra fazer dinheiro em alguns jogadores que tem mercado , como Mancuello e Adryan . Juan deve se aposentar .
    Traria ou Weverton do Atlético PR ou Alisson do Roma para o gol , Leandro Castan para a zaga , canhoto e joga do lado esquerdo e Everton Ribeiro para a ponta direita .
    Time titular : Weverton ou Alisson , Para , Rever , Castan , Trauco , MA , Arão , Diego , Everton Ribeiro , Everton ou Conca , Guerrero .

  • Gabriel deveria apenas compor o elenco e olhe lá. R. Vaz se parar de bater falta e lançar para o amiguinho imaginário dele, poderá ser útil no elenco, quarta nós tínhamos o Ederson e o Paquetá para baterem a falta e ele tomou a bola do garoto para isolar a bola de forma ridícula, enquanto o Donatti não volta prefiro o Juan que possui um passe infinitamente melhor e só lança na boa.

  • Gabriel não tem explicação.

    • Alguém deve tá pegando o garoto, não vejo outra explicação.

    • Tem explicação o empresário dele é o filho do Kléber leite essa creio q seja a explicaçao

Comentários não são permitidos.