Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Planejando os próximos passos

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicação: 31/05/2017
39 Comentários
Atualização: 31/05/2017
Compartilhar

Maio chegou ao fim, meus amigos, e com ele a nossa participação na libertadores. Trágico, mas não é o fim. Já externei minha opinião noutras ocasiões, não vou repetí-las nestas linhas. O que deve ficar claro é que esta coluna se legitima, exclusivamente pelo clube de regatas Flamengo e, embora não devamos deixar de aprender com os erros do passado, temos que olhar adiante, visto que o tema seja o calendário mensal deste que alimenta as nossas esperanças.

Falando bem sinteticamente para não entrar na seara religiosa, há um midrash judeu em que num diálogo com seu discípulo um mestre conclui: – “Tantas vezes você cair, deve levantar. Até que chegue a hora e esta hora te encontre de pé”. Completamente adaptada a nossa situação e esvaziada do conteúdo religioso. Não é patrulhamento religioso. Nem mesmo sou judeu e me desculpem aqueles que se incomodarem. Mas me ajuda a olhar o que ainda está por vir e parar de lamentar. A hora vai chegar!

Mas vamos ao objeto do texto. Fizemos exatamente 8 jogos em maio. Ganhamos 4, empatamos 3 e perdemos 1, o mais importante. Fizemos 13 gols e tomamos 7. Levamos 11 cartões amarelos. A base foi aproveitada em 6 jogos. Sávio em 6, Voinícius Jr em 3, Paquetá em 2 e Ronaldo e Vizeu em 1. Fizemos um jogo com reservas e ainda assim Thiago e Léo Duarte não entraram.

Os destaques ficam para o iluminado Rodinei, que foi o artilheiro do mês com quatro gols, um a mais que Guerrero. O número de cartões diminuiu, mas ainda se destaca Pará que conseguiu levar três, por três competições diferentes, menos mal. O aproveitamento é de 62,5%. Pouco para as nossas pretensões. Para corrigir isto temos que empatar menos.

É imprescindível destacar a quantidade de gols sofridos. Dos sete, cinco foram de cabeça e com participação de Rafael Vaz. Não é caça as bruxas, mas temos que repensar o treino de bolas aéreas.

A impressão é que o time sentiu demasiada falta de seu articulador e dono do sorriso de Thigu Soares. É compreensível depender de quem tem muito talento, mas precisamos mudar isto. Até porquê, já temos amostra de depender de quem não tem talento.

O mês de junho terá jogos no meio e no fim de semana sempre. No calendário da CBF, antes do sorteio dos confrontos, o jogo de ida das quartas de final da copa do Brasil acontecerá no dia 28. Portanto aquela competição que ficou interessante devido à nossa queda, acontecerá já no fim do mês. Aguardamos o adversário.

A Sulamericana ainda não foi definida e voltaremos a falar dela para o mês de julho. Não podemos esquecer que Trauco e Guerrero vão desfalcar o time em até três jogos. Contra Sport, Avaí e Ponte. Oportunidades para Renê e, Deus queira, Vizeu. Nas próximas datas Fifa o campeonato brasileiro vai parar, se serve de consolo.

Serão cinco jogos fora, um deles contra o Fluminense, o da Copa do Brasil ainda por definir. Estaremos no Rio contra Botafogo, Fluminense e Ponte preta; fora contra Sport, Avaí, Chapecoense e Bahia, podendo ter mais um pela CB. Se fizermos a mesma quantidade de pontos que maio estaremos até bem e somaremos 15 pontos no próximo mês. Com a chegada de Conca e a possível contratação de Everton Ribeiro essa realidade tende a melhorar, mas o ideal é subir um pouco a pontuação. Precisaremos de ousadia se quisermos ser campeões e é vital criar gordura agora, para quando afunilar às fases mais densas da sulamericana e Copa do Brasil.

O jogo contra o Botafogo tem que ser encarado como uma final. Se for na ilha então… Teremos uma semana para treinar e isso deve ser demonstrado em campo. Sport e Avaí fora de casa devem somar 4 pontos para nós. Vitória contra a Ponte em casa. O jogo contra o Fluminense, por ser um clássico, pode gerar um empate. Perdoem-me, mas precisamos de vitória contra chapecoense e Bahia. Portanto 17 pontos nos permitem sonhar com o título. Note que este mês não há espaço para derrota. Os adversários mais fortes que vamos enfrentar, já vencemos no cariocão. Claro que é uma expectativa otimista.

Não quer dizer que uma derrota ou empate contra equipes que pensávamos vencer seja um desastre, mas isso mudaria um jogo em que poderíamos empatar e teríamos que transformá-lo em vitória. O importante é elevar o aproveitamento e consertar as falhas na defesa. Levamos gol nas duas rodadas do brasileiro já.

Vai pra cima deles, Mengo!

Anderson Alves, O otimista.
Follow @alvesotimista

Assuntos:BrasileirãocalendárioDatas FifaFlamengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Anderson Alves
Seguir
Colunista do Coluna do Flamengo
39 Comentários
  • marcondes Alves disse:
    31/05/2017 às 14:31

    desses 7 jogos tem que ganhar 15 pontos, ou seja 5 vitorias .

    Reply
    • Douglas Pedro disse:
      31/05/2017 às 14:32

      Tem que ganhar as 7

      Reply
    • Bernardo disse:
      31/05/2017 às 14:37

      E ganhar as partidas da copa do Brasil

      Reply
    • João Silvester disse:
      31/05/2017 às 15:02

      Meu caro, nossos adversários esse mês são times que lutarão no meio da tabela e olhe lá. Temos a obrigacao de vencer todas.

      Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:59

      Dá para fazer! Aliás, dá para ganhar até os 7, mas vamos olhar com mais calma, os que retornam podem não ficar os jogos todos etc

      Reply
  • Dieki disse:
    31/05/2017 às 14:47

    de que adianta não ter jogo na data fifa se tem na véspera? os times se desfalcam da mesma forma.

    Reply
    • [email protected] disse:
      31/05/2017 às 14:58

      Kkkk pensei mesma coisa

      Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:58

      Sim. Essa é a minha crítica. Observando as outras datas FIFA o campeonato vai parar até nessas rodadas aí. Mas vai ter primeira Liga… Valeu, Dieki

      Reply
  • Isaias disse:
    31/05/2017 às 14:48

    Engraçado…
    No domingo o zé disse que o atl. Paranaense se impoz mais e empatou porque tiveram a semana livre pra treinar….
    A GENTE JÁ TEVE ISSO VARIAS VEZES E NUNCA VI TIME SE IMPOR, PORQUE SEU ZÉ RUELA…
    Agora temos mais uma semana livre, vamos ver como vamos jogar com o foguino…

    Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:56

      Isso que eu também quero ver.

      Reply
  • DefendaSeuDinheiro disse:
    31/05/2017 às 14:50

    Belo texto.
    Meus parabéns.
    SRN

    Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:56

      Obrigado. SRN

      Reply
  • João Silvester disse:
    31/05/2017 às 15:00

    7 jogos pelo Brasileirão, sendo dois clássicos. Se o Flamengo pretende ser campeão é bom começar a se impor, ganhar as partidas fora de casa e trazer esses 21 pontos.

    Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:55

      Putz! Só isso aí? Calma! Tem que lutar pelos 21, mas os campeões não ganham todos. Tomara ganhemos

      Reply
      • João Silvester disse:
        01/06/2017 às 11:00

        Campeões não ganham todas, de fato, mas também não perdem pra Bahia, Avai e muito menos os clássicos estaduais. Analisando os confrontos vindouros é obrigação ganhar todas sim.

  • Marcio Luna disse:
    31/05/2017 às 15:11

    19 PONTOS TA DE BOM TAMANHO…

    Reply
    • Nathan França disse:
      31/05/2017 às 15:56

      O bom é ganhar a porra toda isso q importa

      Reply
  • BVZ Top disse:
    31/05/2017 às 15:20

    Acho que tem buscar 3 pontos em cada partida fora. Porque “conseguir” três empates fora, pode ser considerado bom. Acho uma péssima mania. Porque se jogar pra ganhar, e ganhar uma e perder duas fora, são os mesmos 3 pontos. Com a chance de ganhar uma segunda partida ou empatar (em qualquer situação, leva-se mais pontos). E estamos considerando a comparação com 3 empates de 3 fora, que seriam considerados bons. E se perde uma, já são 2 pontos e não 3. Por isso acho que matematicamente faz mais sentido sempre jogar pra frente como se estivesse em casa.

    Reply
    • Ednei P. de Melo disse:
      31/05/2017 às 15:43

      “Acho uma péssima mania. Porque se jogar pra ganhar, e ganhar uma e perder duas fora, são os mesmos 3 pontos.” — Por outro lado, os adversários faturam 6 pontos ao invés de 3. Empate fora de casa é muito interessante porque mina as chances dos adversários em fazer pontos. O que é obrigatório é vencer em casa e caso não consiga, aí sim deve compensar com uma vitória fora de casa… &:-D

      Reply
      • Anderson disse:
        01/06/2017 às 10:03

        Beleza, Ednei. Então, o empate precisa ser uma circunstância do jogo e não o objetivo. Tá ganhando continua massacrando para fazer mais gols. Se o adversário empatar, paciência. Só não pode sair do Rio pensando nisso

    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 10:01

      Também acho isso! Parar de jogar por um golzinho. Ainda mais que a defesa está mal

      Reply
  • Gabriel Torres disse:
    31/05/2017 às 15:38

    A pontuação mínima que devemos fazer nesses 7 jogos é 16 pontos, menos que isso eu n aceito. Temos que entrar pra conquistar os 21.

    Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:54

      Temos que entrar para conquistar os 21 sempre sim.

      Reply
  • Fla 2017 disse:
    31/05/2017 às 16:16

    21 pontos e 3X0 na Copa do Brasil. Isso é o mínimo que esse time tem que fazer. Os gambás sem receber ganharam o brasileiro de 2015.

    Reply
    • Bruno Wevergton disse:
      31/05/2017 às 16:48

      Lá tinha um pequeno detalhe: TITE.

      Reply
      • Anderson disse:
        01/06/2017 às 09:53

        Não só isso! Um time campeão rende dinheiro. Muitas vezes é mais importante fazer boa campanha e ser vendido, ter o clube recebendo prêmios para pagar e etc… Valeu, Bruno!

    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:50

      É… Não é bem por aí… Seria ótimo, mas acima de 14 não há crise

      Reply
  • - Ryan - disse:
    31/05/2017 às 16:56

    15 pontos é aproveitamento de campeão nessa sequência do BR, mas acredito que podemos mais.

    Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:50

      Podemos sim, Ryan. TMJ

      Reply
  • Eduardo O Wagner disse:
    31/05/2017 às 17:19

    Vamos fazer um exercício de estatística aqui.
    Pegando uma média de aproveitamento de 66,3% dos campeões dos últimos 13 anos, sendo que o menor aproveitamento foi 58,8 com o Flamengo e o máximo 72,5 com Cruzeiro, (Palmeiras teve 70% de aproveitamento ano passado), daria, já arredondado, 14 pontos nestes 7 jogos (4 vitórias, dois empates e 1 derrota). Eu creio/quero/espero ser necessário colocar uma gordurinha aí nestes pontos. Pois então, jogando a meta para 16 pontos neste mês, seria equivalente a 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota, o que é equivalente a 76,1% de aproveitamento.
    Então, sejamos realistas, com qualquer pontuação de 14 pontos para cima neste mês, estaremos pelo menos na média dos campeões dos pontos corridos.

    Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:48

      Exato!

      Reply
  • Alex Silva disse:
    31/05/2017 às 20:16

    Avaí, Sport e Bahia são times que sempre complicam para o Flamengo e vencer os 3 fora de casa é o ponto crucial desse mês de junho. Dois Clássicos Botafogo e Fluminense onde tudo pode acontecer e dois em casa Ponte Preta e Chapecoense onde só a vitória interessa. 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. 16 pontos. Ou no limite 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota. 14 pontos.

    Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:47

      Mais ou menos a contagem. Não pode menos que 14

      Reply
  • Sergio Fabri disse:
    31/05/2017 às 20:30

    Analisando friamente a tabela, pelos bons números do flamengo esse ano principalmente e os grandes jogadores que vão entrar a partir de agora nada d+ seria imaginar vitória contra avaí, sport a Bahia fora de casa, 100% contra ponte e chape em casa, Fogo cansado e sem montillo e sassá talvez presa fácil e flu talvez dessa sequência o teste mais equilibrado porém ser sornoza que é uma peça fundamental pra eles ou seja: não seria exagero imaginar um cenário 5 ou 6 vitórias e 1 ou 2 empates nessa sequÊncia boa de equipes que vão brigar apenas do meio da tabela pra baixo no campeonato ou seja sequência pra nos embalar e nos colocar no topo da tabela isolado!!

    Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:45

      Esse é o meu sonho. Na verdade se embalarmos, nenhum desses times seria grande desafio.

      Reply
  • Evandro Caldeira disse:
    31/05/2017 às 22:18

    Se quisermos ser campeões, devemos buscar o resultado positivo fora de casa, o elenco é grande e bom, mas o treinador é fraco, maio foi estatístico, se jogar estatisticamente não ganha campeonatos, seu balanço de maio foi negativo, mas tem torcedor se acostumando com as eliminações e derrotas na hora-h e se apegando as estatísticas, me faz perceber que o trabalho está excelente, o importante é manter a regularidade, o que importa é as estatísticas para alguns!

    Somando vitórias e derrotas, o Flamengo foi bem, mas caiu quando e na hora que não devia, o tabu na baixada continua, quem é bom joga em qualquer campo.

    Bolas aéreas tem sido um ponto fraco na defesa, cadê o goleiro para fazer a diferença nestas horas? Não podemos esperar somente por 2 zagueiros e 2 baixos laterais! A defesa deve ter sintonia, bom posicionamento e o goleiro deve aparecer nas bolas alçadas na área, ele não deve somente esperar que os zagueiros cortem, ele precisa, deve ter a atitude de sair bem afastando a bola de qualquer jeito! Agora fica esperando somente pelos zagueiro! Fica difícil!

    Reply
    • Anderson disse:
      01/06/2017 às 09:43

      Até te entendo, Evandro. Até quero mudança de goleiro, mas se retirar a falha do zagueiro também complica. Espero troca no setor também. SRN

      Reply
      • Evandro Caldeira disse:
        04/06/2017 às 16:03

        Concordo, precisamos de 1 goleiro e 3 bons zagueiros! Mas falo, critico embasado no que temos no elenco Anderson, se a gente for analisar, precisa-se de peças a altura do Diego em muitos setores!

  • Sergio Fabri disse:
    02/06/2017 às 03:32

    Como diz Guardiola treinador acostumado a títulos principalmente em pontos corridos disse que o campeonato se decide nas primeiras 10 rodadas ou que mostra quem de fato vai até o final na briga pelo título e então vamos neste raciocínio: nas proximas 7 rodadas e já 3 finalizadas totalizando 10 neste caso. Dos proximo 7 chape e ponte é quase barbada e 6 pontos garantidos em casa, botafogo jogo meio de semana na ilha e um time limitado tecnicamente obrigação vencer com nosso mando e toda nossa torcida quase. Os 3 jogos fora dá pra fazer 7 pontos de 9 possível e flu mais um empate totalizando tudo 17 de 21 possíveis que bateria em 5 que já temos 22 pontos em 10 rodadas que dá uma média de 2,2 pontos por rodada e nessa batida fecharíamos o turno de 19 rodadas com 40 pontos pontuação de liderança garantida e 2° turno fazendo um pouco – da média do 1° no caso 35 pontos que daria uma média no caso menor de 2 pontos partida bateria 75 pontos ou seja, pontuação garantida que bate campeão!!

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Joia de R$ 293 milhões, Cristian Araújo participa do 1º treino com os profissionais do Flamengo

3

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

11 13
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino aproveita passe de Royal e marca 1º gol do Flamengo contra o Benfica

6 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

95 46

Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

27 10
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

35 1

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

3
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  2. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  3. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

  4. Eduardo em EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

    Caso haja a oportunidade de trazer, por quê não? É um jogador que tanto pode jogar ao lado do Arrascaeta…

  5. Joãozinho Trepidação em Porto faz proposta ao Flamengo para contratar Daniel Sales, promessa da base

    Além de Johnny, D. Salles é outro garoto da base que merece toda atenção. Muito bom de bola.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo