Pouco marketing, muito trabalho: Zé sofre com críticas, mas números mostram eficiência

Compartilhe com os amigos

Quem foi que disse que o grande treinador veste terno ou precisa ficar igual a um desesperado à beira do campo? O futebol exige mudanças, mas mostra pouca paciência para aceitar o novo. A novidade tem prazo de validade. Até quando? O Campeonato Brasileiro, competição mais difícil do nosso país, já mostrou que o novo é realidade.
Ao ser confirmado no ano passado, o técnico Zé Ricardo sabia da pressão que viria pela frente. Só não imaginava que o “inimigo” estaria bem próximo: o torcedor do Flamengo. Substituir Muricy Ramalho depois da conquista da Copa São Paulo era a missão e o novo comandante cumpriu bem o trabalho. Foram 39 jogos, 21 vitórias, 10 empates e 8 derrotas (62,4% de aproveitamento). Mais do que estes números, as conquistas. O Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar e garantiu a vaga direto na fase de grupos da Libertadores.

Veio 2017 e com ele a pressão, ainda maior. O exigente torcedor quer conquistas sempre e não perdoa certas escolhas ou erros. Nesta temporada, o Flamengo se reforçou e trouxe jogadores importantes, como Berrío, Rômulo e Conca. A missão do treinador rubro-negro era encontrar a melhor formação em busca do título. Eles ainda não vieram, mas a passos largos está próximo.

Os números mostram que a temporada está ainda melhor. Em 24 jogos, são 15 vitórias, 6 empates e apenas três derrotas, com aproveitamento de 70,83%. Isso tudo não é suficiente para tornar o Zé Ricardo um treinador mais “simpático” ao torcedor. Quando ele insiste com Rafael Vaz, vaia. Ao escalar Marcio Araújo, vaia. Afinal de contas, o que o torcedor quer de verdade?

Quero um trabalhador, um profissional dedicado e que busque o novo o tempo todo. Estou cansado do nome por nome. Passou da hora de deixar o talento falar mais alto que o peso de um nome.

Zé não é mais um Zé, um Zé qualquer. Zé Ricardo é o treinador do Flamengo, que está a um empate do título estadual, bem próximo das oitavas na Conmebol Libertadores Bridgestone e que vai entrar como um dos favoritos ao título brasileiro.

Por mais trabalho e menos marketing!

Fonte: Fox Sports

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Zé Ricardo é um ótimo treinador e tem feito um belo trabalho no Flamengo, tenho certeza de que ainda vai longe na carreira pois é um estudioso e tem tudo para conquistar títulos este ano com o Mengão.

  • O Zé ta fazendo um grande trabalho, não adianta criticar, os números falam por si só.

  • O Jogo é quarta, o q passou é tudo conversa fiada.

  • ZR erra muito e sabe disso, porém tem humildade para reconhecer e de fato tenta melhorar. Na minha opinião, só trocaria ele pelo Dorival, na qual sou fã de seu estilo !!! Flamengo não joga um futebol vistoso, toma pressão desnecessária mas se tratando de resultados – ele é o melhor dos últimos anos. Apenas para constar, não acho justo as críticas feitas a Murici Ramalho, pois ele tem parcela nessa etapa de profissionalização do Flamengo. O cara teve que jogar com Wallace e César Martins na zaga.

    • É aquela coisa, sem Diego, Conca, Éderson, é difícil sair o tal futebol vistoso. Com Éverton, Berrío e afins se nos mantermos competitivos já é bastante

      • Mesmo com Diego o futebol não é vistoso. Ederson e Conca ainda não podemos falar: um chegou machucado e não estreou e Ederson infelizmente só vive no DM.

        • Kkkkkk Futebol vistoso nem sempre te dá títulos. A equipe de Zé nunca é um bando

  • O debate aqui no coluna sobre esse assunto é bem engraçado. Quarta-feira aparecem os criticos do ZR (entre os quais eu me incluo) descendo o pau no treinador e ninguem tem a coragem de defender, é uma proporção de 99 atacando e 1 defendendo. Aí o time ganha um jogo e os defensores do tecnico aparecem todos e os criticos somem. Minha posição é clara e o tempo pode me desmentir (torço muito, muito mesmo, de verdade), mas o ZR não é tecnico para as ambições do Flamengo, pelo menos as minhas. Modinha? Tenho 34 anos só de Maracanã, ST desde o inicio, já gastei mais dinheiro do que o saudável pelo Flamengo, então sem essa de modinha, mas me dou o direito de achar o time do Flamengo mau treinado, isso não significa que eu quero Joel, Luxemburgo e outros caras defasados que andam por aí, simplesmente é areia demais pro caminhão dele, ao menos que ele fosse um Guardiola da vida que saiu do Barcelona B e fez uma revolução, não me parece o caso. Agora, quando eu to lá no estádio, não tem essa… ZR é Guardiola, Marcio Araujo é Adilio, Gabriel é craque, todos tem meu apoio incondicional, nunca vaiei jogador em estádio e já vi muita baranga por aí, mas quando acaba o jogo, na hora da resenha, sou crítico.

    • Não torço contra e nem para que o cara perca o cargo. Mas ele tem muito a aprender ainda !!! Belo comentário !!!

    • ? Muito bom!

    • Imagine se essa equipe fosse treinada. Kkkkkkkkkkk

  • Bem. Vou dar a minha opinião:
    O Zé assumiu o time com o Brasileirão rolando, herdou um trabalho do Muricy que não tinha dado certo e conseguiu fazer o time jogar. O time encaixou e fez um bom campeonato, tivemos inclusive chance de ser campeão.
    Ele errou? Sim. Normal pra qualquer treinador, inclusive os mais experientes.
    Quando assumiu tinha a mania de encher o time de zagueiros e volantes quando conseguia a vantagem no placar, depois que deu errado a primeira vez parou de fazer. Mostra que aprende com os erros e quer melhorar.
    Faz um excelente trabalho, com um aproveitamento muito alto e quase não perde.
    Levo em consideração também que os reforços que chegaram para esse ano não foram 100% os que ele pretendia, apesar de muitos terem dado certo. O Trauco veio do Peru, com certeza o Zé não acompanha o campeonato peruano, o Rômulo veio por indicação do Rodrigo Caetano e o Conca foi oportunidade de mercado. O Berrío talvez estivesse na lista do Zé, mas com certeza o Marinho, Vargas e Cecílio estavam na frente.
    Ele monta bem o time, os jogadores conseguem criar, mas falta poder de decisão. E não é tático, é técnico. Nossos jogadores não são grandes finalizadores, com pouquíssimas excessões.
    Com todas as deficiências e dificuldades, somos um dos times com melhor aproveitamento no ano e me arrisco a dizer que dos times brasileiros que estão na Libertadores somos o de melhor aproveitamento no ano.
    Então por esses fatores, acredito que pro Zé sair só se viesse o Tite ou o Sampaolli. Nada de Cuca, Abel, Marcelo Oliveira ou coisa parecida.
    E não me venham com: mas ele continuou com Gabriel, com X ou com Y.
    Nossa situação financeira está melhor, mas não é a ideal ainda. Pra trazer o Berrío já foi uma briga, imagina se tivéssemos que trazer outro ponta. O Thiago Santos se machucou nas férias, jogou uma grande oportunidade fora. O Vinícius Jr só tem 16 anos e não tinha jogado esse copa São Paulo ainda quando planejaram o elenco.
    Dentro do que ele tem e se propõe a fazer está indo muito bem. Agora é dar tempo pro cara trabalhar, acredito que será um dos me técnicos da história do Flamengo.

    • _ Endosso tudo o que disse, comentário mais sensato que li durante todo o tempo nesta coluna!

  • Acredito que o trabalho do Zé não está ruim. Mesmo com inúmeros desfalques (Rômulo, Conca, Ederson, Diego, Thiago Santos,Donatti), ele acerta no mais difícil pra um técnico,que é dar padrão e consistência à equipe,e erra no mais fácil. Nessa última coisa, ele tem convicções pessoais acima da qualidade do elenco que tem à disposição, preferindo jogadores limitados como Gabriel e jogando Sávio pra escanteio, por exemplo.Espero que isso fique pra trás depois do jogo de domingo.

    Com a volta dos lesionados, contando que todos estejam com a parte técnica e física 100%, se Deus quiser, a qualidade da equipe melhorará. Caso sejam cometidos equívocos depois dessa, aí sim determinadas críticas mais contundentes devem ser feitas. Se o problema for o jogador,por exemplo,aí não é culpa do técnico. Porém,a partir do momento em que todos percebem que o jogador tem uma sequência ridícula e não é barrado,a problema não será só o jogador. Rafael Vaz há um tempinho desses que o diga.

    Se o padrão tático do time for mantido, os “reforços” do DM voltarem bem na parte física e com o técnico sendo mais atento e ríspido com os equívocos na equipe,o desempenho melhorará ainda mais.

    OBS: pronto, amiguinhos. Fiz uma crítica construtiva, ok? Se tem gente que gosta de defender técnico como fanáticos religiosos defendem suas crenças ou como fãs histéricas defendem Justin Bieber, nem venham comentar.

  • critiquei muito o Zé, mas hoje conseguimos ver como o time evoluiu, ainda não se tornou um time competitivo, mas os próximos dias nos mostrarão sua capacidade; “Decisão” contra Universidade Católica, depois Flor de novo e oitavas da Copa do Brasil, em dias ele pode ir “do céu ao inferno”, por isso torço pelo céu, torço pelo zé e principalmente por ele está a frente do meu MENGÃO!

  • Ó!!!! Ele está a um empate do “poderoso” carioca. Brother, na boa?! O Zé só vai ter sossego definitivamente se pelo menos classificar o fla para as oitavas da Libertadores na quarta-Feira. Deixemos os elogios e críticas exacerbadas após a classificação da Liberta. Antes disso, melhor apenas torcer para que tudo dê certo para o Fla. SRN!

  • aos modinhas: VÃO TOMAR NO RABO!!!

  • Eu gosto do trabalho dele, minha crítica é pouca oportunidade para jogador da base, tirando isso o trabalho dele é satisfatório, sem falar que nenhum técnico teve a estrutura é elenco que ele tem

    • Mas já considerou o fato de que ele conquistou esses resultados JUSTAMENTE por optar a não escalar os garotos da base? &;-D

  • Melhor técnico dos últimos tempos. Pelas minhas contas só tivemos duas derrotas esse ano (fora de casa e jogando bem) o que nos deixa com um aproveitamento de 75,36%. (52 pontos em 69 possíveis). É aproveitamento de time campeão. Antes de ficarem falando bobagem olhem para os números que verão que é um dos melhores técnicos do Brasil na atualidade. Novo, pensamento moderno, discreto e trabalhador. Depois do que foi dito ainda querem trocar de técnico? Então merecem o Cristóvão Borges. SRN

    • Suas contas estão certas. Na verdade são duas derrotas desde setembro do ano passado. Depois de pedir a cabeça do Ze e até do Bandeira, o que esses caras merecem não é trocar de técnico. É trocar de time. Deviam fazer um favor pra gente e ir torcer pro Vasco ou Botafogo, que é lugar de torcedor infeliz

    • Considerando só os times de série A o aproveitamento é bem menor.

  • Cuca é aquele que ganhou um campeonato brasileiro depois 1.500 anos tentando? Que continue no seu ano sabático.

    • Sabe quando ele vai ganhar outro?

  • os torcedores de rede social querem o Cuca, e esquecem que esse mesmo cuca não conseguiu nada no fla e agora os modinhas querem ele, torço pelo zé, ele erra e claro tem hora que da vontade de mata, mas o cara ja provou que e bom e tem que continuar.

    • O melhor disso é que provavelmente a diretoria nem pensa em trocar de treinador. Estamos bem com o ZR e a tendência é melhorar cada vez mais.

  • O Zé tem 45 anos, é jovem e está aprendendo, o principal éq ele é inteligente, se fosse burro não teria jeito, nego falando q ele demora para substituir, se ele estivesse substituído cedo ficaríamos com jogadores a menos ou baleados em campo, pois ele esperou q os jogadores pedissem substituições por lesão, antes éramos engolidos taticamente pelo Abel, agora foi diferente!!! acho q dá ainda para melhorar o elenco, precisamos d um atacante q faça gols, saiba finalizar tipo o Tardelli, SRN

    • Seria ótimo. E já já entra Conca, Diego volta, talvez E Ribeiro. Brasileirão, pontos corridos, vamos brigar entre os 3 novamente

  • Aqui é trabalho?

  • Eu, de minha parte apoio o Zé, mas isso não quer dizer apoio incondicional. Quando ele escala mal ou erra nas modificações, merece crítica como qualquer outro.

    Mas não quero derrubar o ZR, quero apenas que ele faça o melhor para o time.

    • Exatamente! O problema é quem tem gente que torce pro zé ricardo e não pro Flamengo…
      O treineiro se mostrou inteligente e estudioso…mas sua insistência em jogadores inúteis minam nossa paciência…
      Mas não podemos reclamar…temos que ver satisfeitos Gabriel, Vaz, Damião e ma desfilarem seu futebol medíocre enquanto, ao mesmo tempo, vemos Cuellar, Ronaldo, Vizeu, Matheus Savio e Paquetá no banco ou nem sendo selecionado…
      Mas, se reclamamos, somos “cornetas”.
      SRN

      • exatamente.

      • uma coisa é criticar, outra fazer o que a maioria faz, dizendo que não presta. todos os técnicos insistem no Gabriel, Cuellar nunca mostrou a que veio, Matheus Savio e Vizeu perdem chances incríveis, paqueta é irregular, desses que falou o único que pode estar endo injustiçado é o Ronaldo que sempre entra bem, o resto ainda é novo e tem o que provar

        • Exato. Crítica construtiva é ótimo, Zé não é perfeito. Mas pedir Cuca & cia? Falta do que fazer

        • Todos os técnico insistem…e por isso ele eh bom?! Vc como torcedor, acha que ele merece essa insistência?! Quanto ao Cuellar era destaque no time de Muricy…ele sobra em relação ao ma, Arão e Rômulo..Será que ele não merece o mesmo nr de chances que o ma recebeu?! Matheus Savio e vizeu perdem chances incríveis, mas são piores que gabriel e Damião?! Não merecem as mesmas chances?! Paquetá é irregular?!? Mas que o Gabriel?!
          Todos estes que eu cito, que poderiam ser melhores aproveitados, são garotos novos e têm muito mais mercados do que a preferência do técnico…exceto o Cuellar, todos são pratas da casa…vc acha que estes q eu cito positivamente vão provar que são bons como?! Sendo terceiro reserva e sendo preteridos por essas carniças que NINGUÉM quer?!

          • ” Quanto ao Cuellar era destaque no time de Muricy…ele sobra em relação ao ma, Arão e Rômulo.” — O Cuellar se destacou em uma época em que o time estava todo bagunçado; mas quando teve as oportunidades de mostrar futebol com o time já organizado, não mostrou o mesmo nível que M. Araújo e W. Arão.. Sorry… &;-D

            • Sério?! Vc acha isso?! Meu amigo…eh questão de opinião…mas o Cuellar, sendo reserva, se vc colocar o mesmo preço nele e no ma, eu acho q ele sai antes…só acho…
              Afinal de contas…o ma ficou livre no fim do ano…Quem quis?! Foi escurraçado do galo e das peppa.
              Me diga por favor quais as oportunidades que ele teve…aquela no time reserva?! Que o Donatti que joga muito mais que o Vaz escorregou…fala sério. Quero 5 jogos seguidos dele no time titular…fala pra mim…

              • Rapaz, não fala mal de MA perto do Edinei não !!! No resto, concordo com vc. Cuellar é mais bola que todos os 3 volantes titulares.

              • Não questiono a qualidade do Cuellar, mas apenas que ele se encontrou mais livre em exercer o seu futebol em um time bagunçado, sem a responsabilidade de assumir funções em um esquema tático bem definido. Quando entrou na “era Zé Ricardo”, ele demonstrou uma certa falta de comprometimento em relação às funções táticas, além de ser afobado demais para jogar como primeiro volante. Zé Ricardo já havia percebido que Cuellar não era adequado para jogar naquela posição em seu esquema tático e por isto, colocou o M. Araújo em seu lugar, que por sua vez se mostrou superior nestes quesitos para as necessidades do time (embora não tenha uma saída de bola tão boa quanto ao do Cuellar).

                Dada as suas características, Cuellar teoricamente atuaria melhor como 2o. volante! Porém, o W. Arão vinha se destacando com uma força ofensiva muito superior a que o Cuellar (embora este último marcasse melhor), o que se tornou importante para o time em vista das limitações técnicas dos jogadores designados para as funções ofensivas. E graças a alguns gols seus que salvaram o time em várias ocasiões, o credenciaram como titular para a posição, deixando o Cuellar como o seu reserva imediato. Por fim quanto ao Rômulo, este infelizmente ainda não exibiu um futebol no mínimo convicente e por isto, não há como opinar.

                Mas vai ver, estas são apenas opiniões de um cara que “só sabe defender o Márcio Araújo”… &;-D

                • Eh…infeliz do Cuellar que defende melhor que o Arão e ataca melhor que o MA…
                  Ontem, com a saída de Rômulo, tive a esperança de ver o Cuellar entrar em campo…até pra manter o esquema de 3 volantes…mas…o zé ricardo preferiu escalar o Mancuello…que até ontem, jogava de “ponta pela direita”…Se isso eh coerência…sinceramente…

      • Convenhamos que existe este fanastimo dos dois lados, muitos corneteiros quando o flamengo vai bem aparece, e quando aparecem falam que a vitoria foi exclusiva do elenco que o flamengo joga como um bando etc.
        E claro que alguns que defendem ele tambem sao fanáticos e tudo que faz esta certo.
        O lado bom disto tudo que a maioria aqui esta no meio termo e critica e elogia no momento certo, o problema que este pequeno grupo de fanaticos tanto de um lado ou de outro e que se destacam.

  • Sabe qual é o problema do Zé, e por isso a rejeição em parte da torcida.
    É a insistência em colocar certos jogadores tipo Vaz, Damião, Gabriel e Marcio Araújo. Estes jogadore poderiam ser facilmente substituídos por jogadores da base(pouco utilizados). Ronaldo, Vizeu, Leo Duarte pedem passagem

  • Derrotas que eu lembro:

    Flamengo 1×2 palmeiras BR 0216
    Figueirense 1×0 Flamengo BR 2016
    Flamengo 1×2 fluminense BR 2016
    curintia 4×0 Flamengo BR 2016
    Sport 1×0 Flamengo BR 2016
    Figueirense 4×2 Flamengo Sul-americana 2016
    Flamengo 1×2 palestino Sul-americana 2016
    Internacional 2×1 Flamengo BR 2016
    Uni. Católica 1×0 Flamengo Liberta 2017
    Atlético-PR 2×1 Flamengo Liberta 2017

    • São essas aí mesmo. Sendo as duas na sul-americana com o time reserva, e naquela contra o Corinthians o ZR foi expulso injustamente no primeiro tempo após o lance no Éderson. Contra figueirense no BR, fluminense e nos dois jogos da libertadores perdemos mas jogamos bem.

      • Derrota é derrota..quero jogar mal e ganhar de 1×0 todas as partidas.
        Podemos listar as eliminações do ZR também? Até para potências como Palestinos … Lamentável..estamos aceitando o inaceitável

  • Perfeito.

    E no mais…

    Vai pra cima deles, MENGO e SRN para os rubro negros verdadeiros.

  • “”Os números mostram que a temporada está ainda melhor. Em 24 jogos, são 15 vitórias, 6 empates e apenas três derrotas, com aproveitamento de 70,83%. Isso tudo não é suficiente para tornar o Zé Ricardo um treinador mais “simpático” ao torcedor. Quando ele insiste com Rafael Vaz, vaia. Ao escalar Marcio Araújo, vaia. Afinal de contas, o que o torcedor quer de verdade?””

    • Só o carioca não vai sustentar ele brow. Vamos que vamos na quarta, apoiar, esse jogo (vindo a classificação) é primordial para ele trabalhar mais sossegado. A pressão é grande e justificável, afinal, não podemos fazer feio de novo na Libertadores.

      • “”Só o carioca não vai sustentar ele brow.””
        O Carioca vai lhe dar confiança e avalizar seu trabalho para que possamos seguir na Libertadores, Camp Brasileiro, Copado Brasil e etc…
        70% de aproveitamento esse ano…
        O título coroaria seu trabalho à frente do Flamengo.
        E também seria um ótimo pontapé inicial para a temporada.
        Até agora não fizemos feio e estamos indo muito bem obrigado !!!
        Estamos sem o Diego a um bom tempo e o time está se virando sem ele, quando voltar encontrará um time com mais opções e variedades de jogadas que antes da contusão.
        No fundo todos ganharemos com isso.
        Fazer feio na Libertadores… desde a década de 90 mais de 25 anos, SEMPRE FIZEMOS FEIO NA LIBERTA…
        Nem me preocupo tanto com isso.
        A primeira de TODAS que disputaremos daqui para frente.
        Com 52 anos já passei muito perrengue pior que isso.
        Se não der Liberta, temos ainda mais três para disputar esse ano.

Comentários não são permitidos.