Precisamos de um Homem-Gol!!!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Enfim, estreamos no Brasileirão! Jogaço: Flamengo e Atlético MG! O resultado refletiu o que vimos em campo, foi justo. As duas forças se equipararam. Nenhum dos dois times foi superior no jogo para ser merecedor dos três pontos. Ficou de bom tamanho. Mas o time do Flamengo, se quiser ser campeão, deverá aprimorar alguns quesitos precipuamente técnicos. O sistema tático do time é muito bom e nos fará brigar pelo título este ano, mas devemos melhorar nossa pontaria, fator fundamental para que não saíssemos com os três pontos do Maracanã na tarde de sábado.

O jogo foi de igual para igual. Duas equipes bem armadas em campo, dois técnicos muito competentes e jovens, vertente que se faz cada vez mais comum no futebol brasileiro. Acho que a hora da renovação chegou com força, haja vista a idade média dos técnicos da série A ter baixado muito do ano passado pra cá e estar abaixo dos 50 anos de média. O Flamengo começou com carga total mas o Galo, se apercebendo disso, igualou em vontade e ímpeto no ataque. Fomos coroados com um gol sem querer num cruzamento de Matheus Sávio onde houve disputa entre atacante e defensor bem à frente de Victor, que prestou atenção nos jogadores e esqueceu-se da bola que foi morrer no fundo do barbante. O primeiro tempo terminou assim.

Na segunda etapa, vimos um Atlético fulminante nos primeiros minutos. Devemos ressaltar aqui a atuação excelente de Rafael Vaz em matéria de cobertura e ocupação de espaços, pois ele salvou dois gols certos do adversário em cima da linha de nosso gol. Aliás, devo destacar também que nosso goleiro apresentou pequena melhora no jogo de anteontem. Pude percebê-lo jogando de líbero algumas vezes e saindo do gol com certa presteza na bola aérea em alguns poucos lances em que teve oportunidade. De resto, não comprmeteu em seus pontos falhos e continua seguro debaixo das traves, como sempre. Voltando à partida, mais uma vez tomamos um gol por falha conjunta de marcação onde Elias recebeu a bola sozinho para vencer Muralha que não tinha o que fazer no lance. Ao marcar, prestou respeito à Magnética e não saiu para comemoração do gol, afinal nossa torcida o acolheu e o apoiou incondicionalemente quando vestiu o manto sagrado com muita honra, respeito e orgulho.

Mas vamos às análises! Primeiramente gostaria de destacar que o time do Flamengo é um time quase pronto! Somos muito sólidos defensivamente. Sim, sólidos. Ou vocês acham que tomar um gol deste timaço do Atlético é muito? Os caras penaram para marcar contra nós. Somos um time duro, forte, bem montado, e que erra muito pouco. Além de errar pouco, quando erramos, ainda temos o Márcio Araújo, Rafael Vaz e cia. para nos salvar, como foi necessário no último sábado. Nosso sistema tático vem nos fazendo, há muito tempo, um time dificílimo de ser batido, pois cada jogador sabe exatamente seu papel tático em campo, tanto os títulares mais frequentes quanto os que entram ao longo das partidas e ainda os que jogam menos. Isso se apresenta devido à qualidade de nosso elenco e, fundamentalmente, ao que Zé Ricardo conseguiu: orientar e incutir na mente de nossos jogadores as posições que devem ocupar espacialmente em campo. Hoje, somos realmente uma equipe fortíssima.

Mas toda grande equipe tem um calcanhar de Aquiles. E o nosso é o tétrico poder de finalização. Para que possamos começar a pleitear o protagonismo nos campeonatos disputados, devemos acertar isso urgentemente! É para ontem! É gravíssima a situação! Isso já vem nos afligindo há tempos e foi um dos impeditivos para nos sagrarmos campeões no ano passado, quando além de termos entregado alguns resultados em jogos com gols de vantagem por puro nervosismo e falta de maturidade e também devido ao fato de estarmos estafados após 4 voltas ao mundo em viagens ao longo de 33 rodadas longe do Rio de Janeiro, também deixamos pelo caminho pontos preciosíssimos pelo nosso parco poder de meter a bola na rede. Aliás, nossas duas derrotas na Libertadores deste ano podem ser atribuídas em 90% a este fato!

Então conclamo aqui, neste espaço democrático, a necessidade extrema de um goleador, de um empurrador de bola, de um homem-gol! Não importa quem seja e nem aonde esteja. Se tivermos que contratar, que seja pra anteontem, se ele já estiver no elenco, que seja identificado, afinal temos um setor especializado e munido dos melhores softwares do mercado para captação de atletas. Afirmo peremptoriamente que, se continuarmos a desperdiçar tantas chances por jogo como tem sido visto, não seremos campeões. Simples assim! Foi assim no jogo de sábado! E não me venham com a história de que o Atlético MG também desperdiçou chances e coisa e tal, porque o que eu quero saber é do Flamengo! Eu não torço para outra agremiação! Nem dentro e nem fora do Brasil! Meu time de coração é e sempre será o Clube de Regatas do Flamengo, não importa onde eu estiver! Pra mim, só existe o Flamengo e o resto! E tenho dito! Não entendam como desdém aos demais, apenas como filosofia pessoal! Vejam que iniciei o texto com análise isenta, assim como TODOS por aqui procuram fazer. A torcida é incondicional e fervorosa, mas atém-se, apenas, durante o tempo em que a bola rola. Terminadas as partidas, deixamos de lado o coração e a emoção para analisarmos friamente o que percebemos dos jogos. E tenho como premissa a seguinte máxima: quanto mais fortes os adversários a serem batidos, mais forte nos tornaremos como equipe. Isso é líquido e certo!

Por isso, tratemos de meter a bola na rede! Como diria nosso querido amigo Marcão Betton, temos que meter a bola na casinha! E temos falhado demasiadamente neste quesito e não somos nem nota 5. Quem sabe um 4 ou quiçá um 3,5!!! As chances são criadas e desperdiçadas com uma displicência de dar medo! Chega a ser medonho ver o atleta chegar na área e não saber o que fazer com a bola ou ainda mesmo ter medo de finalizar a gol. É vergonhoso em algumas ocasiões. Bolas fáceis, onde os atletas chegam inteiros para a finalização, onde a probabilidade de o gol ser marcado é muito maior do que a do goleiro defender ou até mesmo a bola ser chutada para fora. Cabeçadas equilibradas e no tempo certo que são erradas por pura falta de concentração e um pouquinho mais de esmero. Falta tranquilidade, falta qualidade, falta treinamento, falta capricho. Espero que o Zé Ricardo esteja atento a este detalhe para que possamos começar a marcar pelo menos 50% dos gols nas situações criadas. Se essa meta estivese sendo alcançada, estaríamos tanto comemorando os 3 primeiros pontos no Brasileirão quanto nos classificando com o melhor desempenho da Libertadores, com 15 pontos ganhos. É torcer! E esperar para que esse problema seja resolvido o mais breve possível, pois essa contínua dalta de pontaria já está tirando todos nós do sério. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações rubro-negras a todos!

Fabio Monken.

Gostou? Não gostou? Concorda, discorda? Ótimo!
O Debate sempre será salutar!
Deixe seus comentários e interaja conosco!
Pontos de vista divergentes são essenciais à evolução do homem.
Mas lembre-se: Somos todos Flamengo!
A intolerância e a falta de argumentos são os combustíveis para o fracasso!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A falta de pontaria é reflexo da displicência por parte dos jogadores e da comissão técnica no trato desse problema crônico. O Zé Ricardo poderia fazer com que os jogadores assistissem os lances de gols perdidos e fazer uma simulação para treinar as alternativas para uma melhor tomada de decisão. Por exemplo: Naquele lance do Guerrero que fica de costas, gira e o seu chute passa longe contra as galinhas. Poderia simular esse lance, dando opções para o Guerrero escolher uma melhor decisão. Quanto ao sistema defensivo que concordo, melhorou muito, continua nos vacilos de posicionamento escancarando as deficiências técnicas do Caramujo que não consegue acertar passes quando pressionado, entre outros problemas corriqueiros. Acredito que vamos fazer um bom campeonato, mas sem empolgação.
    Nota: O Coritiba ganhou de 4×1 no Atlético-GO que proporcionou grande dificuldade para o nosso time “reserva”.

    • Podia simular o mesmo lance, mas sem afobação, com uma fração de segundo para refletir, teria feito o gol.

  • quem viu R9 e R11 jogar, vai demorar pra ver homem gol jogar novamente

  • De maneira geral, os comentários aqui postados vão na mesma direção, ou seja, concluem pela necessidade de que pelo menos um dos nossos atacantes de lado jogue mais próximo ao Guerrero, este atuando como centroavante, ou da escalação de um outro centroavante realmente goleador, do qual o Guerrero, como atacante de lado, atue também mais próximo.
    Acontece que no esquema implantado pelo Zé, os dois atacantes de lado são igualmente exigidos na tarefa de recomposição da primeira linha de marcação, inclusive acompanhando as eventuais subidas dos laterais adversários, quando perdemos a posse de bola e, se isso nos fortalece defensivamente, também desfavorece o nosso desempenho ofensivo, pois provoca excessivo desgaste físico nos jogadores que devem garantir não só uma rápida transição da defesa para o ataque, como, adicionalmente, têm a incumbência de finalizar com eficácia, juntamente com o centroavante, a maioria das nossas jogadas ofensivas.
    Na minha opinião, tal conceito tático, além de isolar completamente o centroavante na disputa desigual contra a zaga adversária, só tem condições de funcionar ofensivamente nos primeiros minutos de cada um dos dois tempos regulamentares, quando os pontas, ou atacantes de lado, estão menos desgastados fisicamente.
    Em consequência, se em jogos tecnicamente equilibrados o Flamengo é efetivamente um time difícil de ser batido, não é menos verdade que os gols marcados pela equipe são majoritariamente acidentais ou decorrentes de situações de bola parada, não se configurando como resultantes de jogadas ofensivas articuladas e objetivas como, por exemplo, tabelas, triangulações e assistências precisas.
    SRN!

  • Por mais rígida que a torcida seja, já temos o Guerrero, que é um grande jogador, sem ele e o Diego, esse time é não fica nem no top 10 da serie A. a minha análise é que falta um meia atacante craque e habilidoso, assim como o nenê do vasco, Robinho do atlético, Rafael Sobis do cruzeiro, Luan do Grêmio, Dudu do Palmeiras, ou seja, todo grande clube tem seu jogador que desestabiliza, exceto o Fla, que o mais perto que tem é o Everton, que só não está nessa lista porque não é um finalizador. Se o Everton Ribeiro Vier e o Vinicius Jr comer bola, acredito que nossas carências serão supridas.

  • Diretoria cometeu um erro ao pensar que o Guerrero era fazedor de gols e tinha resolvido problema do ataque. Ou o Vizeu jogar ou o flamengo trás aquele jogador de lado de Campo q decide.

  • Só uma pergunta, amigos? Alguém tem idéia de quantos gols Ederson fez na CARREIRA? Não? Então lá vai…
    Desde 2004 (há 13 anos!!!) como profissional, Ederson fez míseros 37 gols, sendo 4 no Fla, aonde se acomodou desde 2015…
    Isso lhe dá uma média de menos que 3 gols por ano????!!!!
    Por favor, à partir de agora, pensem um pouco mais antes de mencioná-lo como opção para melhorar a artilharia do Flamengo. SRN!

    • Caramba, se bobear até eu fiz mais!

  • Simples. Por meritocracia não precisa mudar nenhum jogador hoje. É só Z.R. deixar de ser medroso e armar o time na formação 4.4.2, colocando um dos pontas mais próximo de guerreiro penetrando bastante em direção ao gol.

    • Perfeito sua analise…

  • O homem gol ja esta la, se chama Vizeu

  • Ederson com Guerrero no ataque e Diego no meio acaba esse problema.

  • tragam o brocador de volta kkkkkkkkkk

  • Temos esse homem: Vizeu.

    Guerrero não é e nunca será centro avante, se o técnico fosse mais esperto colocava Vizeu, Guerrero e Éverton/M.Sávio como trio de ataque, isso enquanto Vinicius Jr. não pega a vaga.

  • E como vocês querem que o guerrero faça gol com esses esquema de jogo furado do ZR ??? o cara joga praticamente sozinho no ataque, e se ele nao vim buscar a bola, carregar e chutar dificilmente terá boas condições de fazer gol. O time do flamengo nao tem jogada trabalhada, nao tem aproximação entre guerrero e os pontas, o jogador que joga como meia fica isolado também na armação da jogadas, so ver que o A.P. nao dava certo, o mancuello nao deu certo, o trauco qdo foi fazer essa função e nem o Matheus savio (fez apenas o gol). O diego aparece mais por que o cara é craque fora de serio, busca a bola na defesa, carrega e toca no GUerrero, mesmo assim joga sacrificado.

    O ZR tem que mudar 2 coisas ao meu ver, pro time jogar bem:
    1) Tirar o MA do time. Sim, ele pode ate fazer alguns desarmes, mas não é nosso principal jogador nesse quesito, sendo que o Arão tem mais roubadas de bola que ele. Tirando isso, o cara nao se apresenta pro jogo, não da conta de dar passe pra frente e erra passes de mais de 3m. Sabado ele deu um passe pra fogueira pro arão, e voltou andando. QUe bosta de cobertura é essa que esse cara faz, se o time toma gol em tds os jogos ??? .. so nao tomamos em 2 com ele em campo, mesmo assim, se for pra continuar tomando gol, que coloque um jogador melhor pra sua posição.
    2) Se o MA faz tão bem a cobertura defensiva, por que o ZR tem que colocar 2 pontas com a finalidade exclusiva de marcar o lateral ??? os caras primeiro tem que marcar pra depois fazer algo ofensivamente, isso alem de desgastar o jogador, deixa ele longe do guerrero. Muda esse esquema de jogo, não precisamos de jogadores rápidos … quantos gols o flamengo fez de contra ataque esse ano ???

    Ou muda esse esquema pro 442 com um jogador próximo ao guerrero, seja ele ederson ou o Vizeu, ou entao mude o time e coloque 3 zagueiros e libera os laterais, ja que o MA faz um papel de 3º zagueiro mas so pra roubar bolas, as saidas de bola tem que ser feitas pelos zagueiros, seja o vaz dando 1000 lançamentos no jogo ou o rever pegando a bola e avançando ate o ataque.

    • Não tem esquema que justifique o Guerrero perder gols tipo aquele no primeiro tempo sábado.

    • Falou tudo amigo

    • “Tirar o MA do time. Sim, ele pode ate fazer alguns desarmes, mas não é nosso principal jogador nesse quesito, sendo que o Arão tem mais roubadas de bola que ele.” — Se esqueceu de um pequeno detalhe: W. Arão não marca p**** nenhuma! No máximo, “engana” a maioria dos torcedores com as suas roubadas de bola (o único quesito em termos de marcação em que se sai bem).

      Um bom marcador tem que dominar uma série de fundamentos no quesito marcação e na maioria deles, o M. Araújo se sai muito melhor que os nossos volantes disponíveis no planel. Infelizmente, o nosso Baiduzinho não exibe a mesma força na parte ofensiva (embora também tenha as suas qualidades) e é justamente neste quesito o qual os demais volantes se sobressaem em comparação à ele. Mas quando colocam o Cuellar, o Rômulo ou até mesmo o W. Arão no seu lugar, uma série de deficiências começam a aparecer: a dificuldade de preencher espaços, a facilidade em ser envolvidos em triangulações, a falta de velocidade, as limitações na cobertura,a falta de orientação e por aí vai. E só para constar: o papel PRINCIPAL do volante é a marcação. Se ele não executa isto bem, aí sim temos um sério problema. &;-D

    • Se tirar o Massaraujo do time, estamos fudidos, não fala besteira, o problema é que contratamos o Berrío prá ser esse jogador, mas até agora não deu certo, além disso Diego se machucou, com a volta dele e com a recuperação do Ederson, vc vai ver…

      • Se tirarmos ele, e colocar um volante que saiba jogar, ai sim teremos um time de verdade. Lembra da seleção do Dunga com Luiz gustavo e a do tite com o CAsemiro, tendo o restante do time os mesmos jogadores ??? olha a diferença que é.
        Se MA fosse tao bom, em 2014 e 2015 o time nao tomaria tantos gols, ja que ele era titular …. POr que isso acontecia ??

        • 1º Qual o volante no Flamengo marca igual a ele e sabe jogar?
          2º Ele é volante e não zagueiro, não pode cobrar somente dele os gols que levamos.
          3º Hoje ele é muito melhor que em 2014 e 2015.

        • Tem que colocar dois volantes nesse time. Com MA e Arão não temos nenhum.

  • Mas tudo melhora quando Diego voltar e Conca estrear. E com Vinicius Jr, ganhamos muito poder de finalização. Vai dar liga…

  • Não existem pontas no Flamengo, e o esquema é todo baseado em 2 pontas.
    O irmão gêmeo do Cirino veio com status de grande jogador, e até o momento, parece um jogagor que teve uma grande temporada. Gabriel…é Gabriel. E Everton não acerta o gol nem com um mapa. Mancuello é lento e não funcionou na ponta.

    Tomara que com Ederson e Conca isso mude. Mas ainda assim, o quê precisa, talvez, não é nem o homem-gol, mas fazer mais treinos de finalizações.

    Podiam por Guerrero de atacante avançado e saindo da área, e o Hernane fixo. Saudade de escutar toda semana que ele era caneludo, e toda semana ver os gols dele. Sabe como é…o caneludo foi o artilheiro nacional geral só…32 a 35 gols, algo assim. De cada duas bolas que caía no pé dele, UMA entrava. E olha que a bola quase não chegava nele!

  • Guerrero perde 10 pra fazer 1, assim fica difícil

  • Lembrete – Galera, estamos quase ultrapassando o São Paulo no número de inscritos no YouTube, se vcs se esforçarem divulgando a FLA TV vamos passar os bambis fácil.

  • Calma ai pesssoal rs, Guerreiro é bom, mas não é matador. Precisa de um esquema com dois atacantes ou no caso que os pontas finalizem e bem! Everton é bom, mas não é um grande finalizador e Berrío tem medo de chutar rs. Mas vamos ver se o Everton Ribeiro vim e jogar o que sabe, e o Ederson pegar ritmo e dando mais oportunidade para Vinicius Jr. Com a volta de Diego que é um dos que mais finaliza e bem muda a história.

  • Concordo em número e gênero, porquê perdemos pra galinhas mortas no carioca, por falta de pontaria, agora vamos e convenhamos nao temos homem gol, nem na esquerda e nem na direita, tanto é quê fomos salvos por gols de laterais improvisados e Guerreiro quando está inspirado pra fazer gol. Então, penso quê pra poder ofensivo é pouco pra quem sonha alto!!!

  • Esse Fábio mokem tá querendo fazer inferno e bagunçar o ambiente.

    • Por que? Por identificar um problema recorrente desde o ano passado?

      • Perfeito

      • A melhor resposta, boa Yan.

      • Então é só pedi pro Zé , pra fala com os pontas q é pra fazer gol , n adianta só marca lateral n , q isso n ajudar em nada

      • O guerrero,Diego ,Everton resolvi

  • ué não era o guerrero o cara que levava o time nas costas sem o diego?
    tá faltando homem-gol não
    tá faltando é botar esses caras pra treinar finalização e último passe (principalmente éverton e berrío)

  • Com essa bolinha que o Flamengo está jogando tá ruim de fazer algo de bom no Brasileirão.

  • posso estar errado, mas acho que este homem gol, bem q poderia ser Diego Tardelli, só não seria fácil e nem barato! é claro que o ER é ótimo jogador, mas ainda não é o goleador..

  • Concordo em partes. Ainda acho que o problema do flamengo é entrar com pouca gente na área do adversário. Temos um “esquema” com 3 atacantes mas na hora de finalizar o time so tem o guerreiro dentro da área. É preciso que um ponta e um dos meias caia por ali nas jogadas rapidas de contra-ataques.
    Eu sempre comparo com o Real Madri que tem Bale, Benzema e CR7 no ataque mas eles dão espaço para os alas jogarem e tem sempre 2 ou 3 na area aguardando o primeiro passe. Sem falar no fator meio campo que sempre chega um de surpresa.
    Acredito que falta isso no esquema tatico do flamengo e não contratação de jogador.
    SRN!

  • O Fla poderia mudar o esquema sacar o ponta direita e colocar o Vizeu, o Guerrero jogaria mais pela direita e um volante cobriria as subidas do Pará, não dá para sacar o Guerrero eo Everton do time nesse momento, o nosso poder d fogo aumentaria pois teríamos o Vizeu no time como foi o Imperador junto com o Love, o Fla marcou quando não contratou o Elias, ele é do nível do Diego e do E.Ribeiro, talvez será o melhor jogador do Brasileiro, agora aguenta tomar coco dele, quando jogou o Damião eo Vizeu juntos, apesar d ter sido a Portuguesa, o Damião fez 3 gols, SRN

  • Caramba, nossa torcida de verdade é corneteira demais. Guerrero era craque até sexta-feira….hoje ja pedem para vender, trocar o cara….ta doido viu…olhem os times brasileiros e veja se nao temos um dos 3 melhores centroavantes do Brasil. Os corneteiros merecem é Wanderlei, Obina, Walter Minhoca, Paulo Sérgio entre outros craques que passaram em nosso time !!!

    • Guerrero pode até ser bom jogador, mas se tem uma coisa que ele não é, é centroavante.

    • kkkkkkkkkkkk pior!

  • Opinião própria: A extinção dos secretários de lateral (pontas).
    1) Éverton sabe jogar pela ponta, mas também sabe jogar pela meia. Temos um problema de afirmação pela direita, que ninguém tem resolvido. Que então o Diego jogue por lá.
    Com essa nova posição do Diego (de meia pela direita e não de ponta), a outra vaga, fica pra outro atacante (Damião/Vizeu). Trazendo o time do 4-2-3-1 pro 4-4-2.
    2) Mudança de função dos volantes Arão e M.Araújo: Ao invés dos pontas acompanharem lateral, são eles que farão essa função, sendo Arão pela direita e MA pela esquerda.
    3) E o espaço vazio deixado pelos volantes no meio, será preenchido pelos meias Diego e Éverton (ou Conca).

    Resumo:
    Quem vai marcar o corredor, será justamente quem tem aptidão de marcação, ou seja, volantes. Dessa forma, basta os meias recuarem pra preencher o time (As famosas 2 linhas de 4). Como os meias vão preencher a função dos volantes, a saída de bola será com muito mais qualidade e não vai precisar sacrificar os jogadores, visto que a bola é que deve correr, e não o jogador.
    E os 2 atacantes, ao invés de dar combate aos laterais, vão jogar às costas deles, recebem os passes sempre isolados ou caso estes não subam, ficar no mano a mano, imprensando o adversário.

    Esse time é voltado pro 4-4-2, esse lance de 4-5-1 não se aplica a um meio campo tão técnico como o nosso.

    SRN

  • A Verdade é que o ataque do tá um lixo, porque pra trazer bons atacantes é preciso gastar, e as últimas vezes que gastamos foi pra trazer 3 reservas (Mancuello, Cuéllar e Donatti).

    • Lixo???? Kkkk ta certo, te garanto q 100% dos times iriam qrer everton, guerrero e berrio, mas claro, pra certos torcedores o bom e borja, dourado, kayke e jo kkkkkk

      • O ataque não está dando resultado, ou seja, não está fazendo gols, no jogo no Maracanã contra a Católica criamos bastante oportunidades mas os gols saíram de 2 laterais improvisados no ataque e do Guerrero (depois dele ter perdido umas 30 oportunidades), as partidas fora pela Libertadores o time criava mas finalizava mal, os jogos contra Atlético-Go e Atlético-Mg o time criava mas finalizava mal, e no futebol existe uma dura regra que é: “Quem não faz Leva”, e essa regra foi aplicada à nós no último sábado, lá em Santiago e na Arena da Baixada.

      • Me diga 1 jogador do ataque do Flamengo que seja bom finalizador ?

  • Que o Flamengo precisa de um poder ofensivo mais eficaz, capaz de fazer mais gols, não resta dúvida.
    Mas será que precisa mesmo de um homem gol?
    Não consigo imaginar o Guerrero reserva desse time.
    Então, seria um centroavante para jogar ao lado do Guerrero, tipo o Vizeu, que já temos no elenco?
    Mas como seria o sistema de marcação em um time com Diego, Guerrero e Vizeu juntos? Provavelmente teríamos que jogar com 3 homens de boa marcação no meio, como fez o próprio Galo. Poderia ser Arão pela direita, MA pelo meio e Mancuello pela esquerda, OK.
    Mas como faríamos jogadas pelos lados? Nenhum deste sexteto é veloz, e os laterais não podem ser maratonistas todos os jogos.
    Acho que o Flamengo não precisa de um homem gol específico. Acho que o Flamengo precisa de meias ou pontas pelos lados que consigam dividir com o Diego e com o Guerrero a responsabilidade por fazer gols, principalmente pelo lado direito (Conca? Éderson? Éverton Ribeiro?), porque pelo lado esquerdo não consigo ver no curto prazo o Éverton sendo barrado (toda vez que desfalca o time, a queda de rendimento é nítida, ele é uma espécie de motor, mas que faz pouco gols). E nosso segundo volante também precisa se aprimorar nesse sentido na hora de chutar a gol. Quase todo jogo alguma chance é desperdiçada em chute do Arão.

    • Um exemplo prático tira berrio é Everton e põe Everton ribeiro é Vitinho pronto o ataque ia meter mais gols e os dois sabem defender ..

      • Exato. Teríamos 4 jogadores fazendo gols (Guerrero, Diego, Vitinho e Éverton Ribeiro), criando jogadas em um misto de habilidade e mobilidade, sem perder a consistência na hora de recompor sem a bola. E não teríamos nenhum homem gol

        • Que Vitinho? o do Inter? onde ele faz gol?
          SRN

          • Em 98 jogos pelo Inter, Vitinho fez 29 gols. Uma média de 3 gols a cada 10 jogos. É uma boa média para um jogador de lado de campo.
            O Éverton, nosso melhor atual ponta (VJr é futuro), para poder comparar, tem apenas 26 gols em 160 jogos pelo Fla desde 2014.
            O bom jogador Dudu do Palmeiras, tem apenas 30 gols em 127 jogos pelo porco. Melhor do que a do Éverton, mas pior que a do Vitinho.
            O Vitinho seria uma peça que ajudaria fazendo gols dentro de uma engrenagem com outros jogadores que também estariam contribuindo com gols. E por jogar pelo lado de campo, teria um pouco menos de responsabilidade nisto que o Guerrero e que o Diego, que jogam centralizados e também costumam ter menos responsabilidades de marcação.
            O problema do Vitinho é a cabecinha, que de tempo em tempos dá pau. SRN

            • Ajudar eu concordo, resolver já discordo, ainda mais pelo preço q provavelmente viria.
              Com o Everton eu não comparo pois esse finaliza mal demais mesmo, mas tem uma recomposição bem melhor…se perde em alguns pontos e se ganha em outros.
              SRN

    • É análise mais proxima que vi até agora que reflete o que eu penso.
      SRN!

    • “Mas como faríamos jogadas pelos lados? Nenhum deste sexteto é veloz, e os laterais não podem ser maratonistas todos os jogos.”

      e ai te pergunto, quantos gols o flamengo fez esse ano com jogadas de cruzamento na aréa pelos pontas ou por contra ataque???

      • Os 4 últimos gols que o Fla fez foram: a) jogada individual do Trauco contra a católica, entrando na raça e habilidade driblando a partir do lado do campo para dentro da área; b) cruzamento do Gabriel para cabeçada do Réver e rebote do Guerrero; c) contrataque do Rodinei contra o Flu, aproveitando a superioridade numérica conquistada graças a outro contrataque do mesmo Rodinei; d) cruzamento errado do Mateus Sávio.
        Um time não precisa de pontas para fazer jogadas pelo lado, até mesmo porque o Éverton Ribeiro não é ponta. O Tche Tche não é ponta, mas tem velocidade, e saiu para fazer jogadas pela lateral contra o fiasco.
        É muito difícil armar um esquema sem opções de jogadas de velocidade. Ou sem aproveitar os espaços dos lados de campo.
        E jogar pelos lados do campo não é sinônimo de cruzamento necessariamente. O Atlético Nacional jogava em alta velocidade, mas muitas vezes entrando na diagonal, no facão, e não pelos lados.
        Um time não pode viver só de jogadas de velocidade. Mas acho quase impossível fazer o inverso, armar um time sem opções de velocidade.

        • a) foi jogada individual, nao foi trabalhada.
          b) isso foi de bola parada, escanteio. Estou falando de jogadas em velocidade onde o cara vai ate a linha de fundo e cruza a bola.
          c) Essa jogada só aconteceu por que era final de campeonato e o time do flu já tava perdendo o campeonato, então foram pro tdo ou nada, sem falar que eles estavam com 1 a menos e sem o goleiro titular. Se fosse o cavaliere, nao tomaria aquele gol.

          “Um time não precisa de pontas para fazer jogadas pelo lado, até mesmo porque o Éverton Ribeiro não é ponta.”
          MAs é isso que eu defendo uai .. o time nao precisa de velocista de 100 m rasos, precisa de jogadores talentosos.

  • Calleri! Nos jogos que ele fez no SP ele precisava só de uma bola pra fazer o gol, no 2×2 em Brasília, em tese nós “dominamos” o jogo mas não colocamos a bola pra dentro e nas únicas chances que o SP teve o Calleri botou a bola pra dentro.

  • Precisamos é de um centroavante de verdade

    • Acho que só se mudar o esquema, pois do jeito que jogamos, se jogarmos com um jogador finalizador acho que não criaríamos muito, visto que o Guerrero saí muito da área e o posicionamento ajuda a deslocar a marcação. Se os “pontas” melhorarem as finalizações (com os prováveis titulares) o Flamengo passará a fazer mais gols.
      SRN

    • Olha o Leandro Damião aí minha gente kkkkk

      • Damião nem jogador é kkkkkkk

  • Rapaz, Guerrero é muito bom, mas realmente peca no faro de gol.
    Calleri tem muito mais isso de que ele, mas não tem 1/3 da qualidade do Paolo.
    Agora, vou te falar, se o Flamengo trouxer o Everton Ribeiro, trazer o Guerrero pra fora do área, e colocar o Damião(por pior que seja com a bola no pé), ele faz gol e tem muito mais faro do que o Guerrero, ou o próprio Vizeu.
    Essa formação com pontas isolados só ferra o centroavante, o Guerrero só se destaca porque tem qualidade pra parar uma bola, o Damião se complica porque não tem essa qualidade.
    Mas com uma formação com dois meias e dois atacantes, o Damião faria muito gol.
    Enfim, contrata o Everton Ribeiro e o Taison, ou Tardelli pra jogar com Guerrero.
    Se for pensar em vender o Guerrero, se antecipa logo com Calleri, que é ótimo goleador.

    • Parei em Damião

      • A sua sorte é que seu texto foi pequeno, então não deu pra parar no Yan Balduino.

  • Calerri ,gignac.. mas eu lembro mesmo era do Edilson capetinha

  • Defesa sólida com uma entregada de bola daquela e na sequência com uma bola nas costas dentro da área sem ninguém na marcação, com 2 bolas salvas em cima da linha… Vaz salvou, mas pra mim isso não significa solidez. Tenho uma defesa boa, não sólida! E outra, pra mim Arão é muito superestimado, não acho ele esse craque todo que alguns vêem.

  • Gignac joga muito muito melhor que Guerrero! Se sou quem decide venderia Guerrero pros chineses! 60 milhões por um jogador de 34 anos que perde 10 chances pra fazer 1. Venderia fácil!

    • Cara, já foi dito pelo Caetano que é boato, não existiu proposta pelo Guerrero!

      • ele vai muito dizer…

        • Na verdade, ele já disse! Tanto que ninguém mais fala do tema, se existisse algo real a história não teria morrido tão fácil, ainda estaria circulando nas redes, ainda mais se tratando do Guerrero.

          • Vc ainda nao percebeu que se tratando de negociações a diretoria não fala nada, sempre nega tudo, e só anuncia algo quando já está tudo certo! Ou vc nao acompanha as noticias do Fla? Eles nao falam nada! Seja proposta pra trazer jogador ou proposta pra sair. Ou vc ainda nao percebeu isso?

            • No mesmo programa (Seleção SporTV) em que ele negou categoricamente, com toda clareza do mundo que não houve proposta da China (surgiu uma nova de que haverá uma da Turquia), logo em seguida ele confirmou a possível saída do VJr, tbm não seria uma negociação? Sem contar que na novela Donatti, que comentavam abertamente. Pra mim mero torcedor, resta acreditar pois não vivo nem participo de decisões/negociações internas do clube. Mas desculpa ai integrante da Diretoria, não acompanho notícias do Flamengo não, tô aqui pq gosto de baseball!!! Droga, entrei no site errado novamente!!

    • Gignac não vem nem por um caminhão de dinheiro. Ele não é jogador livre no mercado, tem um passe vinculado a clube que não faz a menor questão de vender

      • é um mistério esse time nunca jogar no 442. até quando tá sem pontas alguém entra improvisado. nada contra o 433 (é o esquema certo pra característica majoritária do elenco), mas caberia o teste uma outra vez a depender do adversário.

        e concordo contigo sobre o isolamento.

        os pontas na verdade são wingers, ou alas avançados (num 352 seriam wingbacks?), mas fazem pouca jogada de fundo. e não encostam no centroavante. ou seja, nem cagam nem saem da moita. os “pontas” do barcelona e do real madrid, por exemplo são completamente diferentes.

  • Defesa e boa mas não e tao solida assim , na Libertadores tomamos gols em 4 dos 5 jogos , e gols bestas . E provavelmente iremos levar gol na Argentina . Se quer ser campeão precisa de 1 zagueiro de alto nível e do Everton Ribeiro , com o time que tem hoje sem reforços , não acredito que teremos força para levar a Libertadores ou o Brasileirão .

  • A única coisa q esse elenco precisa é de um goleiro. Homem gol temos 3, eles precisam é calibrar o pé, tomar vergonha na cara e fazer gol, como perde gol esse time, Deus do céu!

    • Acho que nosso esquema não os favorece.
      Se perceber, Guerrero quando recebe a bola, são sempre 2 ou 3 pra marcá-lo, justamente pra dar tempo dos pontas voltarem do nosso campo de defesa, pois são secretários de lateral.
      Se o time jogasse com 2 atacantes, pelo menos pro peruano ter alguém pra tabelar quando o time contra-atacasse, iriamos ter média de 2 gols por partida.

      O que o Fla precisa, é ter um time com Fred e Robinho, nesse caso, Guerrero e Damião/Vizeu em campo, pra podermos agredir o adversário.

      Nós não jogamos NUNCA no 4-3-3. Esse esquema 4-2-3-1 é o antigo esquema 4-5-1 que deixa o atacante isolado. Precisamos mudar isso e se preocupar mais em fazer gol do que marcar o adversário.

      obs: Observe o Atlético de Madri. Pq lá o Griezmann pode jogar ao lado do Fernando Torres e aqui o Guerrero não pode jogar com outro do lado?

      SRN

      • “Secretários de lateral” foi ótimo kkkk! eu sou fã do 442 classico, com marcinho e arão, M. Sávio e Ederson, na frente Guerrero e Damião. Mas sinceramente, acho bem impossivel entrarmos com uma formação dessa.
        SRN

        • Não entendo o porquê não.
          o que acontecia no futebol antes de 2008? Quem era “secretário de lateral” eram justamente aqueles que são bons de marcação, ou seja: Os volantes. Veja como ficaria simples a marcação encaixar:
          Arão pela direita e M.Araújo pela esquerda: Suponha que o adversário venha com um lateral ofensivo e um ponta pela direita e pela esquerda em ocasiões diferentes:
          Pela direita: Trauco plantado, combate dado pelo M. Araújo e o Vaz na sobra = 3 Fla x 2 Adversário;
          Pela esquerda: Pará plantado, combate dado pelo Arão e o Réver na sobra = 3 Fla x 2 Adversário;

          Em ambos os casos, os Meias (Diego e Conca) recuam e fazem a função de volantes, e ao retomarem a bola, fazem o passe longo pro domínio dos atacantes pro contra-ataque.

          Qual a dificuldade? Será que o futebol só começou em 2008, com o Barcelona?

          SRN

          • Assino embaixo do seu comentário cara, só acho improvável o Zé mudar tanto as caracteristicas táticas da equipe

        • Pude perceber as discussões de todos aqui e o que mais me chamou a minha atenção é o descontetamento dessde esquema tático.pois prefiro um 4 4 2 com um atacante que sai um pouco mais e um caneludo que a bola chega no pé dele e ele mete pra rede.Pra terminar é nessas horas que me da saudades do imperio do amor.

      • SO pegar a Juventus tbm… o time joga com dois centroavantes, sendo que um deles foi deslocado para a ponta esquerda, mesmo assim, não é um ponta veloz como se tem no flamengo, mas ajuda na marcação e ainda a fazer gols.
        Acho que sim certo o flamengo jogar com GUerrero e vizeu. DAmiao é horrivel e nao consegue fazer tabelas.

  • Homem Gol nós já temos. E digo mais, temos 2 (Vizeu e Damião)
    A diferença que o primeiro era homem gol das divisões de base e não está totalmente desenvolvido pra ser o 9 do time (Talvez com 21 ou 22 anos) e o outro parou de fazer gols depois que saiu do Brasil.
    Damião sabe fazer gols. Vizeu sabe fazer gols. Acontece que o esquema não os favorece. Eles não são bons dribladores como o Guerrero, que é um atacante muito mais armador que finalizador.
    Logo, a melhor coisa pro Fla seria repetir o Wolfsburg de 2008/2009 que fizeram história ao marcar 54 gols em uma única temporada.
    Mas como aqui, só se é campeão o time que não leva gols, até os atacantes jogam de assistente de lateral.
    O que eu não me conformo do futebol de hoje em dia, é essa palhaçada de que todos os times jogam com velocistas e craques em extinção.
    Ora, se o futebol é praticado há mais de 100 anos, como era jogado antes do Pelé, do Garrincha, do Zico, do Zidane, do Cruyff…?

    A melhor marcação é a posse de bola. Se vc jogar com pensadores, nem precisaríamos de volantes, quem dirá secretários de lateral. Mete o Éverton e o Berrio ou Éderson nas costas dos laterais que vc quebra o esquema dos outros.
    E passa a jogar com 2 atacantes que vai ser uma máquina de fazer gols.

    SRN

    • Boa Meu Amigooo !!!! Agora kd o técnico que o flamengo não tem para fazer isso ….???

    • Parei em Damião

        • Isso foi uma piada? Porque eu ri. Quer dizer que eu não serei mais um crítico desse pereba ex-jogador em atividade por causa do que fez pelo Inter há 6 anos atrás e curiosamente foi bonde e refugo em todos os clubes que defendeu posteriormente? Putz. Achava que só defendia (erroneamente) a permanência do Leandro Perebão por possíveis convocações ou ausências por motivos diversos de Guerrero e/ou Vizeu, mas pelo visto é mesmo um fanboy dele. Desculpe-me ter insultado o seu “craque”.

          • Tá bom pô! Já que o cara é perebão, então traz outro.
            Mas o que me preocupo não é nem com quem dispomos, mas sim do esquema.
            Diz aí: De que adianta trazer o Calleri, por exemplo, e mante-lo no banco até o Guerrero se ausentar do time?
            Já que o exemplo não se aplica ao Damião (justamente trombador definidor), que seja o Vizeu.

            O fato é que o nosso número de gols marcados não aumenta muito mais por esquema defensivo do que exclusivamente pela incapacidade do Guerrero. Toda vez que a bola sobra no pé dos pontas, é finalização perdida.
            A ideia é termos dupla de ataque, mas já que o time não tem um atacante à altura, que contrate. Mas o escale de titular ao lado do Peruano e não quando ele sair.

            SRN

            • O nosso problema do ataque se dá mais pela característica dos jogadores do que o esquema em si. Berrío, Éverton e Gabriel são jogadores que tem como característica a velocidade, mas são péssimos dribladores e finalizadores. Logo é só pôr o lateral adversário na frente deles que eles não sabem o que fazer. O Éverton ainda consegue sair da marcação e chegar na linha de fundo, porém cruza de cabeça baixa e raramente entra em direção ao gol para finalizar. O Berrío é uma piada tentando driblar. E quando chega em condições de finalizar eleJá se sabia que o nosso principal problema no atual esquema do ZR era o fato de não termos pontas dribladores. Contrataram mais um corredor. E me recuso a citar novamente o nome do terceiro.

              Já o “centroavante”, que de centroavante não tem nada, é um perdedor de gols nato. Eu sei que Guerrero está jogando e muito atualmente, mas para a função que foi contratado para fazer ele continua péssimo, que é a de fazer gols. Precisa de pelo menos 5 chances claras para fazer um gol. Mesmo nessa fase artilheiira dele ele continua com um aproveitamento pífio em finalizações. Aí soma o fato de Éverton também não saber finalizar, do Berrío, que ainda não se pode avaliar seu poder de finalização, já que tem medo de fazê-lo e do inonimável ser um completo inútil em todas as posições que ocupa, temos um dos piores ataques do Brasil no quesito de aproveitamento de chances.

              A preocupação excessiva dos pontas também contribui para o ataque

  • Concordo; o Flamengo perde gol demais.
    Na verdade, o Guerrero, que também não é nenhum goleador, joga sozinho no ataque, pois Everton faz gol de dez em dez jogos e o Berrio ainda esta se adptando ao time e ao futebol brasileiro, enfim. Mas com a entrada gradativa do Ederson acredito que a tendência é melhorar.

Comentários não são permitidos.