Pressionado, Zé Ricardo faz um ano de Fla entre maiores aproveitamentos do século; compare

Compartilhe com os amigos

Em 29 de maio de 2016, Zé Ricardo, ainda interino, fez sua estreia como técnico do Flamengo, em vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta. Exatamente um ano depois, ele está pressionado como nunca, mas ostenta um dos melhores aproveitamentos entre todos os que comandaram a equipe neste século.

Promovido das categorias de base rubro-negra, Zé Ricardo tem 70 jogos oficiais como técnico do time principal, com 40 vitórias, 19 empates e 11 derrotas, em um aproveitamento de 66,1% – considerando também o revés em amistoso contra o Vila Nova, no início de 2017, a marca cairia para 65,2%.

Nenhum outro técnico conseguiu números tão bons quando Zé Ricardo desde Andrade, que também começou como interino e acabou efetivado entre 2009 e 2010. Em 51 jogos, foram 32 vitórias, dez empates e nove derrotas, em aproveitamento de 69,3%, com direito a título do Campeonato Brasileiro.

Desde 2000, além de Andrade, só um outro treinador tem aproveitamento melhor que Zé, mas também com menos jogos. Na passagem entre 2007 e 2008, Joel Santana conseguiu marca de 69,1% em 54 partidas, com 35 vitórias, sete empates e 12 derrotas, em passagem com título do Carioca de 2008.

Quem chega mais perto do trio em termos de aproveitamento é Waldemar Lemos, que, em 2003, conseguiu 63,6%, mas em apenas 11 jogos a frente do time (seis vitórias, três empates e duas derrotas).

Já em tempo de permanência, Zé também tem posição de destaque no Flamengo dos anos 2000. Com seus 70 jogos, o técnico já o mais longevo desde a passagem de 84 partidas de Vanderlei Luxemburgo entre 2010 e 2012 – essa, inclusive, é a maior permanência de um técnico no clube no século.

Também tiveram mais jogos que Zé: Ney Franco, que completou 74 partidas entre 2006 e 2007, com títulos da Copa do Brasil e do Carioca; e Zagallo, 79 duelos entre 2000 e 2001 – venceu Estadual e a Copa dos Campeões.

Em aproveitamento, porém, nenhum treinador que ficou tanto tempo quanto Zé conseguiu melhores números. Luxemburgo teve 57,9%, Ney Franco, 52,3% e Zagallo, 51,9%.

Números à parte, o atual técnico do Flamengo vive momento delicado, embora o presidente Eduardo Bandeira de Mello tenha garantido que ele não será demitido. Apesar do título carioca em 2017, o técnico viu a pressão crescer com a eliminação precoce na Copa Libertadores, ainda na fase de grupos.

Fonte: Espn

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não acho o ZR um mal treinador, ainda mais que não vejo ninguém com um currículo conhecedor do Flamengo quanto ele.

    Podem citar um monte de nomes, Marcelo Oliveira multi campeão, Tite apaziguador (essa é uma grande virtude dele) e etc. Talvez um técnico estrangeiro, mas será que teríamos paciência para aguardar ele colocar sua filosofia em prática?

    Um grande erro do ZR, na minha modesta opinião, é insistir em alguns jogadores em detrimento de outros que fizeram ou fazem boas partidas quando entram. Ele tem suas convicções e demora para admitir que é necessária uma mudança, uma nova estratégia, um olhar diferente para posicionamento e atitude dos jogadores.

    Nos últimos jogos a insistência em continuar com o mesmo esquema tático, que diga-se de passagem já está muito manjado e em contar com jogadores que normalmente são -1 em campo. Abaixo, alguns pecados que os jogadores vem cometendo:

    GABRIEL Chassi de Grilo: Já foi um jogador ofensivo, poderia ser um garçom, mas atualmente se limita a dar toques para trás ou para o lado. Ajuda recompor o meio defensivamente, mas mata todas as jogadas de contra-ataques, onde poderia se destacar e servir os homens de frente e até mesmo fazer gols. Está sem confiança e nenhuma.

    ARÃO – Esse não cagha e nem sai da moita. Raros gols, salvadores de cabeça. Ainda bem que perdeu a mania de querer chutar de longe e achar que o gol é futebol americano. Tem que recompor a defesa e ser surpresa no ataque, tipo um Paulinho ex-gambá. Mas corre de um lado para o outro e só cisca.

    VAZ – Fez somente um excelente lançamento para o gol, salvo engano do Arão e só. Nunca fez um gol de falta em que ele insiste em bater, lançamento e chutão para frente é o seu forte. Marca a bola e esquece completamente o jogador adversário.

    MURALHA – Esse para mim é a grande decepção. Não é culpa do ZR, esse é do Caetano que não contrata um goleiro rápido e que pelo menos pegue penaltis.

    MANCU – Tem que acertar a posição do Gringo. Ja vi ele fazer jogos pela meia/esquerda apoiando bem o ataque.

    EVERTON – Pô, o cara tem que voltar a ser o “motorzinho” do time. Para um atacante acho que poderia fazer mais gols, ter uma presença de área mais incômoda, puxando a marcação e abrindo espaços para quem vem de trás (Diego/Conca/Mancu etc).

    MASSARAÚJO – Está em baixa. Errando tudo o que pode e o que não pode. Fez alguns belissimos jogos pelo Carioqueta e voltou a ser o velho Caramujo. Até na defesa em que era bom, piorou. Temos o Ronaldo e Cuellar pedindo passagem e o ZR insiste no MA.

    DAMIÃO – ainda continua a ser uma incógnita, um ser que pode surpreender, sempre achando que o cara vai estourar a fazer gols – e até agora nada.

    BERRIO – decepção. Um Marcelo Cirino bombado. Tem que ter presença na área, jogar com o Guerreiro, chutar para o gol, quem sabe o goleiro não dá um rebote.

    No demais, o time como um todo, não pode só depender do Guerreiro para fazer gols, chutar, arriscar, mas desde que seja em direção ao gol. sem rifar a bola.

    ZR, estuda para não demorar de fazer as mudanças necessárias em um jogo, dar aquele nó tático no adversário. Continua com VJ mesmo entrando aos poucos o moleque vai mostrar o seu valor de R$ 165M.

    Vamos Flamengo, até morrer!!!!

    • chassi de grilo foi boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Números são bons, mais não reflete no futebol apresentado em campo, no Flamengo é obrigação jogar melhor que o adversário, mesmo se não der na técnica, tem que ter entrega, aqui não analisamos só resultado, e mesmo se fosse analisar, o que ganhou com esse time? Torneio de verão? ele é retranqueiro, e pior de tudo: é paneleiro.

    Mais uma coisa: nenhum outro técnico pegou um elenco tão bom como esse, não tem vários craque, mais se for bem montado é de longe o melhor elenco, de 2010 pra cá.

    Muitos falam que que o luxa parou no tempo.. aonde?? um dos poucos que montam o time pra frente, inteligente demais (as vezes é teimoso), mais com ele tem vibração, não gosta de perder. E nos últimos anos (de 2010 pra cá) só pegou time limitado, Fluminense (rebaixado), Flamengo (só tinha uns 3 jogadores bons), esqueci os outros.. mais de todos nenhum tinha um bom elenco, digo e repito: esse elenco não é ruim, é mal montado, e falta o mais importante: TESÃO EM VESTIR A CAMISA DO FLAMENGO.
    Aos torcedores de perebas e dirigente: vão tomar no olho do cu de vocês.

  • De tudo que foi discutido até agora, só não consigo entender pq o Ronaldo não tem chance nesse time. Não pra titularidade ainda, mas pelo menos pra tentar mostrar que merece brigar. Apesar de achar o Zé uma mula em alguns momentos, não sou a favor de sua saída…..ainda!

  • Amigos Rubronegros, após todo jogo em que o Flamengo joga mal e leva sorte de não perder jogos para times medianos, medíocres e inexpressivos, vem matérias como essa pra dizer que ele é o melhor nos números das estatísticas!
    Em campo vemos atuações fracas, mesma formação e perebas da panela dele que estragam os jogos e deixa os torcedores Rubronegros irritados e desânimados. E, o time jogando recuado e na retranca, “chamando os adversários pra jogar no nosso campo”, principalmente após fazer 1 mísero golzinho – ISSO É ATITUDE DE TIME PEQUENO!

    Vivemos apenas de resultados em que a qualidade técnica de boa parte do elenco é quem faz gols em jogadas individuais e, ou rebotes de bolas alçadas na área do time adversários, pois, não vemos uma única jogada ensaiada sendo repetida em campo.

    FORA ZÉ RICARDO, MARCIO ARAUJO, GABRIEL, RAFAEL VAZco e RODRIGO CAETANO – queremos um treinador de verdade e não “um aprendiz que não aprende” e fica só repetindo os mesmos erros – queremos que sejam contratados jogadores de qualidade comprovada pra ser titulares, fortes, altos, jovens, rápidos e principalmente que não tenham histórico de lesões e sejam bons caráter!!!!!!!

    Aquele abraço a Todos

    • Márcio Araújo e o melhor em estatística tbm kkk, então isso não e parâmetro

    • Altos, fortes, jovens….. Hummmn… Çei

  • Enquanto a torcida não vaiar o tempo todo, Márcio Araújo, Vaz, arrao, o técnico (que pelo visto não vai cair) não vai mudar.
    NÃO adianta vir com esse papo de apio incondicionalmente, jogadores medíocres não dá mais

    • Vixxxiiiii…..tu não está bem. Tem que aumentar a dose do se gardenal

  • Técnico Paneleiro, medroso e teimoso. Muda a escalação do time todo o jogo, não tem convicção do time correto, se acha que o time tem que jogar com 3 volantes que faça isso por pelo menos 3 partidas, se acha que será com 3 atacantes, faça isso por três partidas, o que não dá é mudar esquema e escalação todo jogo, isso não é jogo de PS4 que você muda toda hora, não aguento mais o VAZ, ARÃO e MARCIO ARAÚJO.
    Para errar da maneira que eles errão, vamos escalar o LEO DUARTE e RONALDO, prefiro um moleque errando que estes merdas.

    • O time deve ser mudado quando for preciso. Que história é essa de 3 jogos?

      • Sim, eu também acho isso, só que ele tem momentos que acha que a convicção dele é mais importante, ou melhor a teimosia dele, então ele tem que bancar esta teimosia, olha quantas vezes ele teimou com Gabriel ?? Olha quantas vezes teima com VAZ ? Arão ? e teima com 4-3-3.

  • Esse aproveitamento não nos levará a nada, porque o futebol do time não é constante e não convence. ZR, quer ganhar a confiança da torcida? Simples, LARGA DE SER PANELEIRO. Só vejo gente defendendo ele pelos desfalques, mas apesar de achar esse elenco não qualificado, ele é sim, NUMEROSO. Não tem uma posição no elenco que só exista um jogador da posição. Logo, quem não está bem, tem que sair e entrar o seu reserva. Vejam bem, a nossa linha defensiva é praticamente a mesma desde que o ZR assumiu. E vários jogadores “passaram do prazo de validade”, ou seja, estão em má fase há muito tempo, comprometendo a nossa defesa. Diego, Conca e Éverton Ribeiro não formam a linha defensiva, logo a volta/chegada deles não resolverá o problema. ZR precisa PRA ONTEM dar banco à MURALHA, VAZ, MA e ARÃO. Só isso que eu peço por enquanto. Já deveria fazer isso há muito tempo. Eles não começaram a ter más atuações ao mesmo, mas o ZR deixou criar uma bola de neve de maneira que todos estão INSUPORTÁVEIS. Portanto essa instabilidade no time não nada a ver com desfalques, mas devido à cadeira cativa de certos jogadores no time, sobretudo na defesa. No ataque ele poderia muito também manter o esquema, mas com um meia de ofício e “pontas” mais técnicos, aos invés de velocistas. Não existe essa de “ai, não tem quem colocar”, “ai, vai queimar o jogador”, “ai, não é jogo pra ele”. Tem elenco pra quê? Para os mesmos 11 iniciais jogarem mesmo estando péssimos? Ele não confia na base, ignora os gringos e insiste com perebas e jogadores em má fase. O resultado é esse aí que estamos vendo hoje.

  • O aproveitamento e excelente mas tem q seguir o exemplo do Milton Mendes..afastar quem tem q ser afastado e dar espaço a quem pode entregar mais..não sabemos como funciona o dia a dia mas e impossivel nao imaginar q nas internas nao tenha descontentamento com a falta de meritocracia pra quem entra em campo..teve um jogo q o arao saiu e deu chilique no banco por exemplo… não achei o time mal ontem foi um alento ver cuellar e mancu jogando bem e ver o time jogando sem os pontas tocando mais a bola…pena que temos ervas daninhas no time..se o ze tirar vai fazer o time crescer novamente e nao vejo problema de continuar pelo contrário sairemos ganhando agora se continuar do jeito q ele está fazendo e de 5 pra baixo na tabela…

  • Com o elenco que ele tem (14 jogadores com passagem pela seleção!) até o Celso Roth teria um bom aproveitamento!
    O pobre do Jayme foi execrado pela eliminação da Libertadores, mas tinha a disposição Carlos Eduardo, Val, Feijão, João Paulo, etc, mesmo assim bateu campeão Carioca e Copa do Brasil. O Zé mesmo com um elenco bem melhor não consegue dar uma cara ao time e ainda nos proporcionou 2 vexames em um ano. Se bobear colocam o Zé como mais ídolo que o Zico sem ele nunca ter chutado uma bola.

  • Eu não sou Ricardete, mas gosto sim do trabalho do Zé Ricardo. Os defeitos são os que todos conhecem: 1) apego aos perebas (Gabriel, Vaz e MA); 2) um pouco medroso na escalação quando está ganhando o jogo; e, por fim, 3) demora a substituir.

    Quanto aos perebas cabe a torcida xingá-los em campo, pois um pouco de pressão funciona. Quanto ao medo, ontem, parece que ele mudou o seu perfil, vejam que na casa do Patético Paranaense, um jogo bem difícil por sinal, e ele colocou o time pra frente. O jogo ficou bem aberto e muito bonito de se ver. E, quanto a demora em substituir é ainda o sinal fraco dele. Mas nesse ponto acho que com a entrada do Diego e Everton Ribeiro, acredito que ele vá ter mais confiança e vá melhorar.

    Ora, vale a pena esperar até o final do ano para ver o trabalho do ZR. Acredito que vamos papar mais um título esse ano, nem que seja a SULAMERICANA.

  • Geral criticando Zé mas tamos com 7 desfalque sem nosso melhor jogado ontem coloco oque tinha de melhor agora com a volta de Diego Éverton conca se realmente e.ribeiro vim mesmo assim se não da liga ai pode colocar Zé na berlinda

    • Mesmo com esses feras voltando , tem que melhorar a zaga , tá uma avenida ali

  • O Zé não é um técnico ruim, mas claramente vai morrer abraçado ao Vaz, MA, Arão e o Muralha. O fato é que se continuar com essas escalações fatalmente continuaremos a acumular mal resultados.

  • to vendo que a torcida vai derrubar o Ze igual fizeram com o PV, pq tinha a certeza que o Muralha era melhor, hj em dia tão ai xingando o Muralha que foi superestimado pela torcida ano passado. É notório que o time caiu de rendimento dps do jogo com o san lorenzo e o Ze vem escalando e substituindo mal, mas isso nao reflete o trabalho inteiro dele ate aq no Fla onde o msm ja teve grandes acertos e fez esse time jogar bem, inclusive em 2017 msm.

  • Rever disse:”jogar contra o Atlético aqui é sempre muito difícil,AINDA MAIS QUANDO A GENTE SAI NA FRENTE NO PLACAR “.Que mentalidade pequena, a solução então é sempre começar perdendo?

    • Também não consigo entender essa linha de raciocínio

  • Vejo muitos comentários aqui dizendo q o elenco q o Zé tem na mão é muito mais qualificado q os demais, o q é fato. Porém, garanto q boa parte dos q citam isso dizem também q a diretoria não sabe contratar, então vá entender!

    • Não Evandro, o fato de o elenco ser mais qualificado não está tão diretamente ligado ao fato da diretoria contratar bem, e sim o fato que hoje há dinheiro em caixa para o Flamengo buscar jogadores melhores, mas não significa que o dinheiro foi bem investido. Importante salientar que o Flamengo já gastou quase 70 milhões na compra de jogadores em pouco mais de dois anos e quase 100 milhões em pouco mais de quatro anos, números totalmente inviáveis em outros tempos e pelo menos ao meu ver, a qualidade dos jogadores dentro de campo estão muito aquém do valor investido, é nesse ponto aonde as críticas em relação as contratações são feitas.

      • Amigo sem querer defender, mais a metade desse dinheiro foi pra comprar o passe da maioria dos jogadores da base, o clube (diretoria), quer ter uma porcentagem alta sobre os jogadores que sobem da base, isso é uma boa, mais não adianta ter a porcentagem alta sobre um jogador da base, se se o mesmo não joga. Diretoria fraca, complicado!

        • Xiii Vitor Hugo, nem estou levando em consideração os valores gastos na base, até porque, a longo prazo, acaba sendo um dos investimento onde mais se tem retorno quando feito corretamente, mas esses valores são dos profissionais mesmo

      • Os números eram totalmente inviáveis, mas mesmo assim se fazia, só que “pagar” muitas vezes ficava “pra depois”. SRN

        • Sim Evandro, nesse ponto, essa diretoria é fantástica e sempre recebe meus elogios, mas na hora de se investir, gasta-se muito por muito pouco.

  • Zé fraco e medroso. Com esse time até o Celso Roth seria campeão.

  • Na minha opiniao, eu continuaria com Ze Ricardo, pelo menos ate o final do ano, pois alterar um tecnico no meio de uma competicao so e pior para o elenco. Porem ele tem que fazer algumas correcoes na maneira de escalar e manter jogadores que estao numa fase descendente, visto Rafael Vaz, Arao e Marcio Araujo. As correcoes tem que ser feitas imediatas, fora isso, o tecnico demora muito substituir jogadores ao longo do jogo, de modo, aqueles que entram no time , nao tem tempo para mostrar o futebol.
    Outro caso que o tecnico tem intervir de modo diferente, e a maneira que o time esta jogando quando esta com a posse de bola, visto o jogo de domingo contra atletico paranaense, que o flamengo tinha uma falta ao seu favor proximo a area do time adversario, e ao bater, recuou a bola ate o seu campo, ou melhor, seu goleiro, isso e inadmissivel. Desperdicar um ataque com chances de gol para recuar a bola. O tecnico em alguns jogos, tem que esquecer um pouco da retranca, e partir para o ataque. Alem de orientar seus jogadores a chutarem bolas para o gol adversario de fora da area. No meu ver, o elenco e bom, fazendo algumas correcoes necessarias poderemos chegar aos nossos objetivos, mantendo o tecnico.

  • Números que enganam . Nenhum outro técnico teve disponível um elenco reforçado , até a base de antes era Negueba , Paulo Sérgio . Hoje é Vizeu , Vinícius JR . Elenco cheio de jogadores qualificados , alguns não renderam no Flamengo , talvez pelo esquema , pelo técnico , pela falta de adaptação ou por ser ruim mesmo . Resumindo , o elenco de hoje é muito mais muito superior aos passados , porém não está rendendo o máximo . O time tem salários em dias , um CT de alto nível , está jogando no Rio ( logo tem menos viagens ) . Poucos técnicos como ele tiveram uma longa pré-temporada organizada . Tem um apoio incondicional da diretoria e comissão técnica , a torcida está mais pacifica antigamente eles iriam no treino cobrar explicação . Resumo total : Ele tem tudo que não atrapalhe seu trabalho como era atrapalhado antigamente . Pra mim o trabalho e aquém do esperado pelo conjunto da obra . Porém sou contra sua demissão , vamos esperar até o fim do ano e se o mesmo com elenco completo não conseguir corresponder eu estarei comprovado de que ele não é técnico para o Flamengo .

  • Demitir o Zé não vai adiantar nada.

    Vamos aguardar a volta do Diego pra ver no que vai dar.

    Diretoria e depto médico de merda também.
    Jogadores tudo bichados com a saída do Runco.

    • Calma marcinho…
      Se concentra mais nos treinos de passe… principalmente pra frente !!!
      Saudações.

      • Kkkkkkkkkk pra frente tá complicado

        • HEhehehe

  • Só acho que alguns aspectos não foram levados em conta como a qualidade desse elenco, valores investidos, o fato de que não há salários atrasados e tem um local de ponta para trabalhar em comparação aos outros treinadores citados. Sinceramente eu fiquei surpreso negativamente com essa porcentagem de aproveitamento, pensei que estava na casa dos 70% ainda.

    Acessar esse site pelo celular tem se tornado um verdadeiro desafio, parabéns aos envolvidos.

  • Isso que é bom Técnico mantem Márcio Araújo e Vaz titulares absolutos e vive queimando os gringos, Técnico que era da base e não gosta da base bom Técnico o Flamengo tem
    Torcida do Flamengo cega.

  • Zé Ricardo, teve problemas recorrentes na espinha dorsal da equipe, segundo o conceito do proprio ZR, ou seja, dos lados do campo, na meia de armação e na zaga, seja por contusões, substituições/adaptações, seja por baixo rendimento tecnico. Isso prejudicou algumas caracteristicas do time ao longo do ano, tais como: intensidade no ataque, preparação das jogadas na meiuca e ajustes defensivos, como cabeceio e saida de bola.
    Isso não é levado em conta hoje. O time tendo uma escalação mais constante com esses atletas principais, mais os reforços que estão chegando, deve superar as deficiencias e deve crescer. O rodizio a partir daí deve ser feito pontualmente sem prejudicar a funcionalidade da equipe.

  • E esse é um dos melhores elencos do século, talvez até mesmo melhor que 2009, apesar de não ter levado o Brasileirão ainda (mas pode levar esse ano).

    O time tem certo rendimento APESAR do técnico. Acho que apesar de ele atrapalhar, vamos levar o brasileiro desse ano. Estou é preocupado com Liberta do ano que vem, se rolar um oba-oba esse ano, levar o Brasileiro, daí esse técnico não sia nunca mais, daí ano que vem, ferrou, perde a Liberta em algum momento em que ele fizer alguma cagada como mandar o time recuar no 2º tempo contra SL.

  • Paneleiro FDP não sei como a torcida não tirou esse FDP do Flamengo se fosse a torcida do Corinthians já teria mandado esse safado embora.

  • Simplesmente qualquer treinador fará um ótimo trabalho… com o que terá em mãos. Quando o jogo for pra valer ou com peso … peida baixinho.

  • Tecnico Fraco, teimoso e paneleiro.

  • Sim tem ótimo aproveitamento mais quando chega na hora de fazer o diferencial de uma competição mata mata ou na reta final do campeonato brasileiro ele amarela na sula americana caiu para o poderoso palestino no brasileiro na hora de mostrar força o time caiu principalmente por substituições equivocadas na libertadores um vexame lembrando que nenhum técnico anterior a ele teve a estrutura que ele tem a sua disposição o flamengo hoje e clube estruturado o flamengo de antes Luxemburgo Joel Santana Andrade pegaram o clube com muitas dívidas e sem dinheiro para contratar.

  • Se vier Éverton Ribeiro, com Diego, Conca e Guerrero mais a contratação de pelo menos um bom zagueiro como o Miranda ou Gil só precisaria de alguém para escalar o melhor time. Só precisaria escalar o óbvio.
    Muralha(?), Pará, Rever, Miranda, Trauco, Rômulo (?), Arão, Conca, Diego, Everton Ribeiro, Guerrero. Acho que não precisa inventar.

    • Estou falando isso a séculos: O Flamengo precisa de um técnico de Brasfoot: Escala só os melhores!

      • Tb acho. O Zé Ricardo fica porque o flamengo não vê necessidade de pagar uma fortuna para treinadores com muita mais experiência. Realmente o que faz a diferença são a qualidade dos jogadores. Óbvio se escalar errado…

  • 11 derrotas sendo no mínimo 2 na conta do Muralha!

  • Tô a uma semana falando aqui: Dá uma sequência pro Mancuello e Cueja que eles são bons!

    • Quem é Cueja?

      • kkkkkkk

  • Os números são de fato impressionantes, 11 derrotas em 70 jogos oficiais. Não é para qualquer um. E realmente, o trabalho dele é consistente.

    Só que o problema não é esse. A questão toda é o que o time pode entregar, e o que acontece na prática.

    Eu mais do que ninguém sou um defensor do Zé Ricardo por aqui, quem conhece meus comentários sabe. Mas tem muita coisa errada. A começar pela atitude do técnico e dos jogadores.

    Tudo tá sempre bem para eles. Tá faltando fibra, vontade, sangue no olho.

    O meu diagnóstico eu já dei, o problema vem lá de cima. O Zé é mais um funcionário – teimoso que só um capeta – no entanto, é apenas um funcionário.

    Na tentativa de transformar o Flamengo em um time mais competitivo, consistente e sério, acho que essa cúpula do clube trouxe uma cultura pragmática, fria demais. Como bem descrito no outro artigo publicado aqui.

    Exageraram na dose.

    Precisam parar um pouco, repensar e tentar encontrar o equilíbrio certo. E acima de tudo entender que não são capazes de fazer essa mudança, nenhum deles. É preciso trazer alguém com outra postura, outro temperamento, outra pegada, e colocar essa pessoa para comandar o futebol.

    Se continuar como está vamos perder o título brasileiro mais uma vez.

    • Não cansam de me rotular de “Defensor do Zé Ricardo”
      Mas finalmente encontrei uma crítica que realmente vale a pena ser lida e concordo completamente.
      “”Eu mais do que ninguém sou um defensor do Zé Ricardo por aqui, quem conhece meus comentários sabe. Mas tem muita coisa errada. A começar pela atitude do técnico e dos jogadores.

      Tudo tá sempre bem para eles. Tá faltando fibra, vontade, sangue no olho.

      O meu diagnóstico eu já dei, o problema vem lá de cima. O Zé é mais um funcionário – teimoso que só um capeta – no entanto, é apenas um funcionário.

      Na tentativa de transformar o Flamengo em um time mais competitivo, consistente e sério, acho que essa cúpula do clube trouxe uma cultura pragmática, fria demais. Como bem descrito no outro artigo publicado aqui.

      Exageraram na dose.

      Precisam parar um pouco, repensar e tentar encontrar o equilíbrio certo. E acima de tudo, entender que não são capazes de fazer essa mudança, nenhum deles. É preciso trazer alguém com outra postura, outro temperamento, outra pegada, e colocar essa pessoa para comandar o futebol.

      Se continuar como está vamos perder o título brasileiro mais uma vez.””

      Concordo.

    • Defender ele nao quer dizer ser cego ne mano e isso ai…

    • Essa falta de fibra vem muito nas escolhas do Zé também. Márcio Araújo, Vaz, Arão, Gabriel.. esses caras não têm alma de Flamengo.
      O técnico consegue sim extrair fibra e raça de um time. Pega o Fluminense do ano passado e o do Abel esse ano… são as mesmas peças, mas com outra alma.
      A seleção do Dunga com o do Tite é outro exemplo.
      Acho que o Flamengo está cheio de jogadores, diretores e comissão técnica com ideias diferentes. Falta sintonia de todos.
      Não vejo cobrança dos diretores, a comissão técnica é passiva com as derrotas, alguns jogadores dá para ver que querem fazer uma história no clube, mas outros não estão nem aí se o Flamengo ganha, empata ou perde.

  • Cássio Santana, respeito sua opinião, mas sou contra, ele já mostrou ser um técnico teimoso, insiste com Vaz, pará, m. araújo, arão, até rever está muito mal, sem falar no gabriel e mancueba. Porquê não dá chance a Ronaldo, Rodinei, Thiago (goleiro), Léo Duarte, vizeu, etc, outra coisa inventa muito, parece o prof. Pardal, olha o sufoco que o Fla levou do Atle. go, time de segunda divisão, pra quem quer ser campeão mundial tem alguma coisa errada,

  • É bom treinador mas acho que precisa de alguém para auxiliar que poderia ser o Luxemburgo ou Muricy Ramalho. Óbvio que a decisão seria sempre do Zé Ricardo. Infelizmente só se aprende errando. Kkkkk
    Bom mesmo é o Jair, treinador do Botafogo. Esse está fazendo milagre. Imagine esse Jair com o elenco que tem do Flamengo?

  • Eu acho que ele é um bom tecnico mas precisa mudar algumas posturas. As entrevistas pós-jogo mostram um tecnico sem aquela vontade de vencer. Se não mudar eu sou a favor da demissão!

  • Todo apoio ao Zé, e digo que a torcida precisa ter paciência com o cara! Diferente do Andrade e do Jayme, que se apoiavam mais no aspecto motivacional, o Zé se apega ao aspecto técnico e tático. As torcidas em geral parecem que necessitam de um cara que fique berrando no lado do campo, jogando mais pra ela que pros jogadores. Eu prefiro um técnico como o Zé que reconhece suas limitações, virtudes e limitações de seu time, do adversário, que propõe ao time um estilo definido de jogo. E isso ele tem feito.

    O time está numa fase ruim, desfalcado até na zaga (Lembrando que Donatti ganhou a posição do Vaz), e ele tem feito limão sem limonada… Qual time não sentiria a falta de um jogador de seleção como o Diego, que dita o ritmo de jogo do time?

    Apoio ao Zé e vida longa no Fla, melhor técnico do século, segundo as estatísticas

  • Fora Treineiro…volta Luxa, Ney Franco, papai Joel, Andrade, Lula Pereira, Apolinho…aproveitem e tragam o Kleber Leite com vocês. Tá na hora de voltar a ser GRANDE…

  • Aqui ninguém postada nada…
    Porque será…
    Será porque alguém que não comente aqui escreve algo de bom senso e não tem como ir contra e passar vergonha ???
    Me divirto muito com os buchas…

    • Não entendo essa perseguição com o Zé, muito tempo que não via o Fla bem organizado em campo assim… Galera deve estar com saudades do Muricy, Luxembugo, Cristóvão…

      • A galera tem necessidade de um teatro, de um circo… Se o cara não der um berro, pra eles não adianta…

      • Sei lá cara…
        Muita reclamação e pouca “crítica”…
        Rotulam o cara de tudo…
        Fico de zoação com essa turma pois nem “criticar” sabem, só reclamam, reclamam, reclamam…
        Com outros técnicos vi o Flamengo indo bem pior !!!
        Se no fim do ano for mau avaliado e substituído, gostaria de ver o Petcovick na frente de nossa Comissão Técnica.
        Saudações.

        • Com outros técnicos vi o Flamengo indo bem pior !!!

          Elencos bem piores também.

          • Pois é Marcinho…
            Tudo é muito relativo…
            Valeu meu irmão !!!
            Grande abraço !!!
            Flamengo sempre, criticar sempre quando preciso… mas fama de Chorão jamais!!!

  • Sou a favor que ele continue até o final desse ano, até pq agora que o time vai ganhar as peças que faltavam no ataque e na defesa. Se até o final do ano ele não conseguir dar um padrão ao time, aí é hora de contratar um bom técnico pra iniciar a temporada e realizar um trabalho desde o início, como tem que ser feito.

    • Parabéns pela lucidez amigo…
      Ao fim do ano, será reavaliado e se não for bem, pensam em alguém melhor e mais experiente que tenha identificação com o Flamengo…
      Gostaria em caso de sua saída, ver o Petcovick nesse posto.
      Acho que é o segundo ano como técnico…
      Grande abraço.

      • Também sou a favor que ele fique ate o final do ano.
        Se Garantir vaga na libertadores ( principalmente se for direto na fase de grupos).
        Os poucos nomes que tem o mercado só o Carpegiani e Levir culpi que trariam uma certa experiência. o nome de marcelo oliveira seria ma aposta.

        • Minha visão…
          Carpegiani… aposentado.
          Levir, pergunta aos Flores se deixou saudade… quando pressionado abandonou o time e o Clube, disse que perder ou ganhar tanto fazia.
          Marcelo Oliveira… Um tempão desempregado (isso já diz muito) e como o Levir, no Cruzeiro não deixou saudades.
          Grande abraço.

Comentários não são permitidos.