Em 29 de maio de 2016, Zé Ricardo, ainda interino, fez sua estreia como técnico do Flamengo, em vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta. Exatamente um ano depois, ele está pressionado como nunca, mas ostenta um dos melhores aproveitamentos entre todos os que comandaram a equipe neste século.
Promovido das categorias de base rubro-negra, Zé Ricardo tem 70 jogos oficiais como técnico do time principal, com 40 vitórias, 19 empates e 11 derrotas, em um aproveitamento de 66,1% – considerando também o revés em amistoso contra o Vila Nova, no início de 2017, a marca cairia para 65,2%.
Nenhum outro técnico conseguiu números tão bons quando Zé Ricardo desde Andrade, que também começou como interino e acabou efetivado entre 2009 e 2010. Em 51 jogos, foram 32 vitórias, dez empates e nove derrotas, em aproveitamento de 69,3%, com direito a título do Campeonato Brasileiro.
Desde 2000, além de Andrade, só um outro treinador tem aproveitamento melhor que Zé, mas também com menos jogos. Na passagem entre 2007 e 2008, Joel Santana conseguiu marca de 69,1% em 54 partidas, com 35 vitórias, sete empates e 12 derrotas, em passagem com título do Carioca de 2008.
Quem chega mais perto do trio em termos de aproveitamento é Waldemar Lemos, que, em 2003, conseguiu 63,6%, mas em apenas 11 jogos a frente do time (seis vitórias, três empates e duas derrotas).
Já em tempo de permanência, Zé também tem posição de destaque no Flamengo dos anos 2000. Com seus 70 jogos, o técnico já o mais longevo desde a passagem de 84 partidas de Vanderlei Luxemburgo entre 2010 e 2012 – essa, inclusive, é a maior permanência de um técnico no clube no século.
Também tiveram mais jogos que Zé: Ney Franco, que completou 74 partidas entre 2006 e 2007, com títulos da Copa do Brasil e do Carioca; e Zagallo, 79 duelos entre 2000 e 2001 – venceu Estadual e a Copa dos Campeões.
Em aproveitamento, porém, nenhum treinador que ficou tanto tempo quanto Zé conseguiu melhores números. Luxemburgo teve 57,9%, Ney Franco, 52,3% e Zagallo, 51,9%.
Números à parte, o atual técnico do Flamengo vive momento delicado, embora o presidente Eduardo Bandeira de Mello tenha garantido que ele não será demitido. Apesar do título carioca em 2017, o técnico viu a pressão crescer com a eliminação precoce na Copa Libertadores, ainda na fase de grupos.
Fonte: Espn
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Sou a favor que ele continue até o final desse ano, até pq agora que o time vai ganhar as peças que faltavam no ataque e na defesa. Se até o final do ano ele não conseguir dar um padrão ao time, aí é hora de contratar um bom técnico pra iniciar a temporada e realizar um trabalho desde o início, como tem que ser feito.
Parabéns pela lucidez amigo...
Ao fim do ano, será reavaliado e se não for bem, pensam em alguém melhor e mais experiente que tenha identificação com o Flamengo...
Gostaria em caso de sua saída, ver o Petcovick nesse posto.
Acho que é o segundo ano como técnico...
Grande abraço.
Também sou a favor que ele fique ate o final do ano.
Se Garantir vaga na libertadores ( principalmente se for direto na fase de grupos).
Os poucos nomes que tem o mercado só o Carpegiani e Levir culpi que trariam uma certa experiência. o nome de marcelo oliveira seria ma aposta.
Minha visão...
Carpegiani... aposentado.
Levir, pergunta aos Flores se deixou saudade... quando pressionado abandonou o time e o Clube, disse que perder ou ganhar tanto fazia.
Marcelo Oliveira... Um tempão desempregado (isso já diz muito) e como o Levir, no Cruzeiro não deixou saudades.
Grande abraço.
Aqui ninguém postada nada...
Porque será...
Será porque alguém que não comente aqui escreve algo de bom senso e não tem como ir contra e passar vergonha ???
Me divirto muito com os buchas...
Não entendo essa perseguição com o Zé, muito tempo que não via o Fla bem organizado em campo assim... Galera deve estar com saudades do Muricy, Luxembugo, Cristóvão...
A galera tem necessidade de um teatro, de um circo... Se o cara não der um berro, pra eles não adianta...
Sei lá cara...
Muita reclamação e pouca "crítica"...
Rotulam o cara de tudo...
Fico de zoação com essa turma pois nem "criticar" sabem, só reclamam, reclamam, reclamam...
Com outros técnicos vi o Flamengo indo bem pior !!!
Se no fim do ano for mau avaliado e substituído, gostaria de ver o Petcovick na frente de nossa Comissão Técnica.
Saudações.
Com outros técnicos vi o Flamengo indo bem pior !!!
Elencos bem piores também.
Pois é Marcinho...
Tudo é muito relativo...
Valeu meu irmão !!!
Grande abraço !!!
Flamengo sempre, criticar sempre quando preciso... mas fama de Chorão jamais!!!
Fora Treineiro...volta Luxa, Ney Franco, papai Joel, Andrade, Lula Pereira, Apolinho...aproveitem e tragam o Kleber Leite com vocês. Tá na hora de voltar a ser GRANDE...
Todo apoio ao Zé, e digo que a torcida precisa ter paciência com o cara! Diferente do Andrade e do Jayme, que se apoiavam mais no aspecto motivacional, o Zé se apega ao aspecto técnico e tático. As torcidas em geral parecem que necessitam de um cara que fique berrando no lado do campo, jogando mais pra ela que pros jogadores. Eu prefiro um técnico como o Zé que reconhece suas limitações, virtudes e limitações de seu time, do adversário, que propõe ao time um estilo definido de jogo. E isso ele tem feito.
O time está numa fase ruim, desfalcado até na zaga (Lembrando que Donatti ganhou a posição do Vaz), e ele tem feito limão sem limonada... Qual time não sentiria a falta de um jogador de seleção como o Diego, que dita o ritmo de jogo do time?
Apoio ao Zé e vida longa no Fla, melhor técnico do século, segundo as estatísticas
Eu acho que ele é um bom tecnico mas precisa mudar algumas posturas. As entrevistas pós-jogo mostram um tecnico sem aquela vontade de vencer. Se não mudar eu sou a favor da demissão!
É bom treinador mas acho que precisa de alguém para auxiliar que poderia ser o Luxemburgo ou Muricy Ramalho. Óbvio que a decisão seria sempre do Zé Ricardo. Infelizmente só se aprende errando. Kkkkk
Bom mesmo é o Jair, treinador do Botafogo. Esse está fazendo milagre. Imagine esse Jair com o elenco que tem do Flamengo?
Cássio Santana, respeito sua opinião, mas sou contra, ele já mostrou ser um técnico teimoso, insiste com Vaz, pará, m. araújo, arão, até rever está muito mal, sem falar no gabriel e mancueba. Porquê não dá chance a Ronaldo, Rodinei, Thiago (goleiro), Léo Duarte, vizeu, etc, outra coisa inventa muito, parece o prof. Pardal, olha o sufoco que o Fla levou do Atle. go, time de segunda divisão, pra quem quer ser campeão mundial tem alguma coisa errada,
Os números são de fato impressionantes, 11 derrotas em 70 jogos oficiais. Não é para qualquer um. E realmente, o trabalho dele é consistente.
Só que o problema não é esse. A questão toda é o que o time pode entregar, e o que acontece na prática.
Eu mais do que ninguém sou um defensor do Zé Ricardo por aqui, quem conhece meus comentários sabe. Mas tem muita coisa errada. A começar pela atitude do técnico e dos jogadores.
Tudo tá sempre bem para eles. Tá faltando fibra, vontade, sangue no olho.
O meu diagnóstico eu já dei, o problema vem lá de cima. O Zé é mais um funcionário - teimoso que só um capeta - no entanto, é apenas um funcionário.
Na tentativa de transformar o Flamengo em um time mais competitivo, consistente e sério, acho que essa cúpula do clube trouxe uma cultura pragmática, fria demais. Como bem descrito no outro artigo publicado aqui.
Exageraram na dose.
Precisam parar um pouco, repensar e tentar encontrar o equilíbrio certo. E acima de tudo entender que não são capazes de fazer essa mudança, nenhum deles. É preciso trazer alguém com outra postura, outro temperamento, outra pegada, e colocar essa pessoa para comandar o futebol.
Se continuar como está vamos perder o título brasileiro mais uma vez.
Não cansam de me rotular de "Defensor do Zé Ricardo"
Mas finalmente encontrei uma crítica que realmente vale a pena ser lida e concordo completamente.
""Eu mais do que ninguém sou um defensor do Zé Ricardo por aqui, quem conhece meus comentários sabe. Mas tem muita coisa errada. A começar pela atitude do técnico e dos jogadores.
Tudo tá sempre bem para eles. Tá faltando fibra, vontade, sangue no olho.
O meu diagnóstico eu já dei, o problema vem lá de cima. O Zé é mais um funcionário - teimoso que só um capeta - no entanto, é apenas um funcionário.
Na tentativa de transformar o Flamengo em um time mais competitivo, consistente e sério, acho que essa cúpula do clube trouxe uma cultura pragmática, fria demais. Como bem descrito no outro artigo publicado aqui.
Exageraram na dose.
Precisam parar um pouco, repensar e tentar encontrar o equilíbrio certo. E acima de tudo, entender que não são capazes de fazer essa mudança, nenhum deles. É preciso trazer alguém com outra postura, outro temperamento, outra pegada, e colocar essa pessoa para comandar o futebol.
Se continuar como está vamos perder o título brasileiro mais uma vez.""
Concordo.
Defender ele nao quer dizer ser cego ne mano e isso ai...
Essa falta de fibra vem muito nas escolhas do Zé também. Márcio Araújo, Vaz, Arão, Gabriel.. esses caras não têm alma de Flamengo.
O técnico consegue sim extrair fibra e raça de um time. Pega o Fluminense do ano passado e o do Abel esse ano... são as mesmas peças, mas com outra alma.
A seleção do Dunga com o do Tite é outro exemplo.
Acho que o Flamengo está cheio de jogadores, diretores e comissão técnica com ideias diferentes. Falta sintonia de todos.
Não vejo cobrança dos diretores, a comissão técnica é passiva com as derrotas, alguns jogadores dá para ver que querem fazer uma história no clube, mas outros não estão nem aí se o Flamengo ganha, empata ou perde.
Tô a uma semana falando aqui: Dá uma sequência pro Mancuello e Cueja que eles são bons!
Quem é Cueja?
kkkkkkk
11 derrotas sendo no mínimo 2 na conta do Muralha!