A Primavera Técnica que se anuncia no novo Flamengo

Compartilhe com os amigos

Diego, Guerrero, Trauco, Mancuello, Ederson, Conca, Vinícius Jr, Everton Ribeiro. A primavera chegou, meus amigos. Não. Não é da estação das flores de que estamos falando. Estamos falando do Flamengo mais técnico que vemos em muito tempo. E isto anima o coração como nunca antes.

É muito flagrante, nestes últimos tempos, que o Flamengo está se preparando para voltar a ser o protagonista do cenário sulamericano novamente. Sempre gosto de lembrar que a base do time vem se transformando ano a ano e os jogadores técnicos também. 2015 Guerrero e Ederson, 2016 Diego, 2017 Trauco, Conca, Vinícius Jr e Everton Ribeiro. E, sim. Estou contando Everton Ribeiro, porque a notícia não saiu da boca de jornalistas que vivem de fofoca, mas de um cara sério e confiável.

Se pensarmos quando fora a última vez que o Flamengo tivera um elenco tão recheado de peças habilidosas, vamos certamente nos remeter a década de 80. O nosso histórico recente mal dá para comparar. O time de Ronaldinho em 2011, embora tivesse Thiago Neves, Botinelli e o próprio Ronaldinho, possuía menos peças. Mais atrás podemos nos lembrar do time do melhor ataque do mundo possuía Sávio, Romário, Edmundo e Nélio, talvez. Entre eles existiu time de 2000 que tinha Denilson, Alex, Petkovic, Edilson, Athirson e Adriano. É o time que mais se aproxima deste Flamengo 17, mas que foi um fracasso fazendo figuração na Copa João Havelange. Também não vou comparar com a geração de 80, porque seria covardia com o elenco atual, claro.

O ano está só no começo. Sábado iniciamos a nossa caminhada rumo ao brasileiro. Temos um elenco tão farto, que esses oito jogadores nem podem jogar juntos. E também não estou aqui para ficar defendendo “a” ou “b”. Todos sabemos que o argentino tem qualidade, apesar de estar devendo. Que Ederson, embora nunca jogue, também a possua e por aí vai.

O desafio de Zé Ricardo é montar um time com o máximo dessas peças e administrar os egos daqueles que, por ventura ficarem como opção. Claro que vejo um Mancuello cada vez mais atrás nessa disputa, mas, um louco megalomaníaco como eu, não pode se furtar cada vez mais em sonhar em ver esse time jogando junto. É claro que muita gente ainda vai estrear, no caso de Ederson re-estrear, porém fica uma impressão maravilhosa.

Já imaginou a defesa que vem jogando com Arão, Conca/Mancuello, Diego, Everton Ribeiro, Vinícius Jr e Guerrero? Já sei que vou ler comentários com “Quem marca nesse time”? E mais uma vez vou usar o exemplo da seleção de Tite. Todos marcam. A bola precisará ser recuperada à frente.

Mas não se preocupem! Isto é só um devaneio de um otimista megalômano e é um esquema sofisticado demais para o futebol brasileiro. Mas lembrem-se, essas ideias precisam ser discutidas, porque o nosso clube sempre fora vanguardista em todos os momentos. A subida de qualidade do futebol nacional começa com o Flamengo e quanto mais jogadores habilidosos não jogarem, mais opções no banco. Ok. Mas que seria uma pena, seria.

E você? Quais jogadores escolheria para jogar. Quais sentariam? Vamos imaginar que estão todos disponíveis, e aí? Comente, opine, vamos bater aquele papo!

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • https://uploads.disquscdn.com/images/b1ead2877587b177ee5ac06b5eca4e0a841a603462a37ea86d6d3a5e9447329b.png

    Teríamos Diego e Conca como excelentes retentores de bola no meio-campo, com boa capacidade de criação, além de 2 meias nas pontas direita e esquerda voltando pra recompor a defesa, fazendo eventualmente o facão no setor defensivo acaso necessário, facilitando e muito a vida do volante.

    Essa disposição tática importaria em um maior poderio ofensivo, de maior técnica e posse de bola, além de oferecer poucas oportunidades de contra-ataque ao adversário, resultando em uma boa recomposição defensiva.

  • Na boa, dos principais times do Rio, o Fla é o que tem o pior goleiro, e pra mim Réver e Donatti disputam uma posição, ainda precisamos de um zagueiro rápido.

    • A fase não é boa, mas ainda acho que voltando o Muralha do ano passado já estará de bom tamanho. Esse time tem tudo para não sofrer defensivamente. Se souber fazer direitinho, os adversários vão jogar sempre atrás da bola. Precisa sim de um zagueiro rápido, mas acho que o ideal era formar esse zagueiro. Esse tipo de zagueiro é muito caro de comprar. Mas, de novo, acho que só vamos precisar dele nas fases finais da Libertadores e no Mundial. Me anima demais ver o elenco já montado. Srn

  • Esquema base 4-2-3-1, com variações ao longo do jogo. Time teórico (teórico porque ninguém sabe se o Conca vai entrar bem ou não, e obviamente porque não contratamos ainda o E.R).
    Muralha (Thiago nas competições que podem ir para pênaltis);
    Pará (descansando alguns jogos, para entrar o Rodinei),
    Réver (descansando alguns jogos, para entrar qualquer 1 dos 3 zagueiros reservas),
    Donatti,
    Trauco (Renê nos jogos com ataque forte na direita do adversário);
    Arão (1º volante, sendo poupado em alguns jogos para descansar, entrando o Ronaldo) e
    Cuellar (2º volante, podendo entrar Mancu quando estiver perdendo ou Márcio Araújo quando a situação estiver feia na marcação durante o jogo);
    Éverton Ribeiro (Berrio ou Rodinei no segundo tempo se estiver ganhando. Éderson ou Mateus Sávio no segundo tempo se estiver empatando ou perdendo),
    Diego (Paquetá entrando durante os jogos sob controle para dar descanso),
    Conca (Éverton no segundo tempo se tiver ganhando. Éderson se estiver empatando ou perdendo. ou Trauco, se ele estiver no banco);
    Guerrero (Vizeu entrando durante os jogos sob controle para dar descanso).
    Se o Conca estiver mal e não der certo, poria o Éverton de volta.

    • Acho que vai ser isso ou bem perto disso. Ao menos era o que o Ze Ruela ensaiava no início do ano quando escalava Mancuello aberto na direita.

      • Essa seria minha escalação. O time do ZR acho que seria
        Muralha, Pará, Réver, Vaz ou Donatti e Trauco.
        Márcio e Arão (mais preso do que de hábito)
        Éverton Ribeiro, Diego, e Conca (se ele der errado, o Zé optará pelo Éverton ou Éderson)
        Guerrero

    • Percebo não ter dado bola para o VJr, proposital?

      • Na realidade, eu até esqueci do VJ. Como posso fazer uma coisa dessas, né?!
        Minha intuição diz que o Vinícius Jr fará sua estréia na primeira liga, a depender do adversário. Ou se estrear antes, será durante jogos com resultados sob controle no brasileirão.
        Acho que o aproveitamento dele será muito gradativo, a depender da desenvoltura que ele apresentar nos treinos e jogos.
        Se o ZR já é cauteloso exageradamente no aproveitamento de um jovem jogador maduro mental e fisicamente como o Vizeu, imagina só como será com um adolescente craque, mas franzino e por vezes pouco objetivo nas jogadas…
        Agora, vendo essa minha viagem na montagem do time, depois de assistir o jogo de ontem, confesso que perdi um pouco de otimismo quanto ao benefício de escalar Mateus Sávio e principalmente o Paquetá. Não me convenceram, mas ainda merecem outras oportunidades. SRN

        • Em razão do teu lapso, o RM refugou no negócio, não querem mais o VJr!
          Eu tb esperava um pouquinho mais da meninada ontem ..

  • ————–Muralha————–

    Pará—–Réver—Donatti –Trauco

    ———-Ferrolho Araújo———-

    ——-Diego——-Conca———

    E. Ribeiro—————–Ederson

    ————-Guerrero ————-

    Um 4-1-4-1 igual ao do Tite ma seleção, com nosso melhor marcador na volância, e dois meias habilidosos mais centralizados e dois pontas de qualidade que finalizam bem, até dá para trocar o Ederson por Everton que está em uma ótima fase e ajudaria o Trauco na defesa.
    SRN

  • Meu time com as peças que temos ficaria assim : muralha — Pará — Réver — Donatti — Trauco — Marcio Araujo — Arão — Conca — Diego — E. Ribeiro e Guerrero. pro segundo tempo tem : Everton, Berrio, Vizeu, Paquetá, Matheus Sávio, Rômulo, Rodinei, e se tudo der certo o Vinicin ta ai, ou seja, ele pode fazer qualquer tipo de mudança com qualidade dependendo do que o adversário pedir, se o Flamengo fechar com o Julio Cesar será elenco pra brigar forte tanto na Liberta quanto no Brasileiro.

    • Esse time seu não é ruim. Só acho que já temos elenco para brigar por tudo. Sobre Júlio César, disse que não quer o Flamengo. Srn

      • Já temos elenco sim, mas carente de alguns recursos que E. Ribeiro e o Julio agregariam, sobre as declarações são de quando? A 3 ou 4 anos ninguém queria o Flamengo mesmo

  • Nilson Araujo. Me desculpe a sinceridade, mas se você não acha Leandro “fora de série” você não sabe nada de futebol. Leandro foi o melhor lateral do mundo de sua época e teve diversas propostas para jogar na Europa. Nunca quis sair do Flamengo.
    E mais, Telê Santana, Falcão, Murici, Tite e outros falam constantemente que foi o jogador mais habilidoso da brilhante seleção de 82.

  • Sinceramente, acompanho futebol desde 1978 e apesar dos inúmeros títulos, só vejo fora de série apenas Zico e Junior, estes com vagas cativas na seleção. Não adianta citarem nomes (sei todos) e conheço virtudes e defeitos de toda turma. Eram sim muito bons, mas também não eram essa “cocada” toda que desenham. Sou mais esse time atual, com toque em alta velocidade. Antigamente a marcação era frouxa e o jogo em um ritmo bem menos intenso.

  • ————————Arão——————–
    ———–Diego————–Conca———
    -E.Ribeiro(Ederson)———-Vinicius Jr–
    ——————-Guerrero 2017————

    • Esse é o meu desenho também. Tmj

  • Titular: Precisamos de um bom Goleiro, Pará, Rever, Vaz, Trauco, M. Araújo, Arão, Diego, E. Ribeiro e V. Júnior, Guerrero – Reserva: Muralha, Rodinei, Juan, Donatti, René, Rômulo, Mancuello, CONCA, Berrío, Everton e F. Vizeu

  • Teremos dois times isso é fato, um time da copa do Brasil e primeira liga e o time da libertadores e brasileiro.
    Thiago
    Rodnei, Juan e Donatti, René
    Cuellar e Rômulo
    Ederson, Conca e Gabriel
    Vizeu

    Muralha
    Para, Rever e Vaz, Trauco
    Márcio Araújo, Arão
    Everton, Diego, Everton Ribeiro
    Guerrero

    • Daí eu só trocaria Everton com Conca. Muito boa escalação

    • O time reserva é “interessante” e deveria jogar mais vezes… &;-D

  • Não podemos esquecer q tudo isso hj é possível graças a politica de responsabilidade e a seriedade com a qual nossos dirigentes cuidam do nosso Flamengo. Vemos melhoria não somente no futebol mas em toda a estrutura do clube. O Flamengo esta s preparando para subir ao posto q sempre deveria ser seu, não apenas rei do Rio, mas rei de toda a America. Parabéns a nossa gestao

    • Imagina sem dívida o que poderemos fazer.

  • Meu time seria:
    Muralha
    Pará, Rever, Donatti, Trauco
    Márcio Araújo
    E. Ribeiro, Arão, Diego, Everton
    Guerrero

    Tenho minhas dúvidas em relação ao futebol que o Conca apresentará, visto que está voltando de uma lesão grave e já tem seus 34 anos…

    • Confio bastante no Conca. Vai arrebentar aqui e vamos querer renovar o empréstimo… Infelizmente ganha muito

  • Boa leitura.
    Meu time seria.
    Muralha
    Pará, Rever, Donnati e trauco.
    Arão.
    Diego e conca.
    Everton Ribeiro, Ederson e Guerrero.
    4-14-1 muita qualidade em campo e com muito poder de definição. Futebol moderno todos marcam.

    • Do jeito que tá mais fácil sair Wilian Arão do que Marcio Araujo.

      • É bem provável, João Vitor

    • Nunca vai acontecer um time desse, esse ai era time pra era Muricy… O Ederson sai e entra o Marcio Araujo, ai talvez aconteça… Ederson vai fica na fila atrás do Everton

      • Vamos aguardar mas me agrada muito esse 4141 com muita qualidade.
        Ederson em forma e jogando é nosso melhor ponta.

    • Gosto desse time. Também tenho este em mente:

      ———————— Muralha ————————–

      Pará —— Donatti ——– Réver —— Trauco

      ———————— Rômulo ————————–

      Éverton R. —– Arão —- Diego —- Éderson

      ———————— Guerrero ————————–
      4 – 1 – 4 – 1
      Rômulo – bem fisicamente, dá muita saída de bola e fecha bem o miolo da zaga.
      Arão – Compõe a saída de bola e dá opções para triangulações; mantém- se como elemento surpresa no ataque.
      Diego – Muita movimentação pelo centro com triangulações;
      Éverton Ribeiro – Ponta armador agudo pela esquerda;
      Éderson – ponta armador agudo pela direita aproximando do Guerrero.
      Conca – eu sou novo, não lembro muito do posicionamento do Conca, mas pode se encaixar nesse time em alguns espaços. Eu apostaria, nessa hipótese, ou na saída de um ponta construtor ou num volante.

      Abraço, SRN.

      • É uma bo possibilidade também.
        Temos um baita elenco e o ZR que se vire para extrair ao máximo desse time.
        Conca dificilmente será reserva nesse time, ele tem muita qualidade e consegue resolver um jogo em uma jogada.

      • Vc deixaria o Conca no banco????? O cara foi simplesmente o melhor jogador da China entre 2015/16

        E olha que atualmente só vai monstro jogar no futebol chinês

Comentários não são permitidos.