Rica Perrone: “Sempre tem um ‘Zé'”

Compartilhe com os amigos

Toda vez que um time perde o brasileiro precisa encontrar um “Zé” qualquer para colocar a culpa. A cultura do herói é a mesma que sustenta o vilão, e por isso sempre tentaremos encontra-lo e condena-lo, mesmo que isso seja um absurdo.

Zé Ricardo não é o Tite. Não tem outro Tite. O Flamengo tem um treinador novo, moderno, que vai cometer erros e acertos de quem acaba de chegar com novas idéias. Ontem, nas alterações, ele errou. Mas o Flamengo não “perdeu” a Libertadores por causa disso.

Foram muito mais determinantes e absurdos os erros do Guerrero e do Damião contra o Atlético PR, por exemplo. Bolas na frente do gol, chutadas pra cima, cabeceadas pra longe. Foram determinantes erros individuais como o do Muralha outro dia, o do Sávio ontem, ou o do Vaz em outra partida qualquer.

O conceito de coletivo passa também por saber dividir os méritos e as derrotas.

Mas sempre precisamos achar um “Zé”.

O Flamengo tem padrão de jogo, perde muito pouco, joga e controla o adversário na maioria das partidas e tem aproveitamento de 70%. Bem acima da média. É campeão carioca invicto, foi terceiro no Brasileiro…

“Ah, mas com esse time!”…

Que time? Um bom time.

Onde que Pará, Vaz, Marcio Araujo, Berrio, Everton, Gabriel formam um timaço? Eles são parte de um time que o rubro-negro colocou num patamar que não deveria, mas que sua megalomania não conseguiu se conter. O Diego joga muito, o Arão, o Réver, embora já com idade, e o Rômulo, quando jogar o que jogou no Vasco.

O timaço não existe. O Flamengo tem setores bastante carentes de qualidade técnica e se isso não faz dele um azarão, pois não está abaixo do nivel da maioria, também não faz dele um timaço.

O trabalho do Zé é muito bom. Talvez a idéia de assistir campeonato alemão e espanhol nos faça esperar dos nossos times um festival de 4×0 com show de bola, mas…. lamento informar, aqui na América do Sul ainda há jogo. Esse super time que goleia todo mundo não existe, se deus quiser nunca vai existir.

O trabalho do Flamengo entre diretoria, comissão técnica, departamento de futebol, em geral, é muito bom. O resultado neste torneio não foi, mas ainda assim não é um absurdo pelos adversários do grupo. O Flamengo não perdeu NENHUM jogo onde o vencedor fosse uma zebra.

Analisar resultado é o que todos fazem e se afundam em dívidas. Analisar desempenho é o que deveríamos fazer para evita-las. Para piorar, o Flamengo agora joga uma sequencia de partidas fora. Só volta ao Rio dia 4 de junho. Se permitirem achar a “crise” que a mídia tanto procura, tudo vai pelo ralo.

Siga. Embora seja irritante todo ano passar vergonha na Libertadores, o caminho tá certo.

Fonte: Rica Perrone

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não se iludam. O fla tem um dos melhores elenco do país. O problema é o técnico que não soube sequer dar um padrão de jogo ao fla até hoje. Sequer sabe escalar o time até hoje. Sequer sabe definir quem tá jogando melhor até hoje. A cada jogo é uma estratégia diferente. Numa hora dar certo outra da errado. ora, futebol é tudo muito simples, coloca em campo os melhores e dá padrão de jogo. Mudar jogador, esquema e estratégia a cada jogo é abdicar do conjunto, que todo time tem que adquiier com os treinamentos e os jogos.

  • que vergonha, acho que o fla foi o único time brasileiro a não se classificar. Não quero ver jogo do fla tão cedo na minha vida. Muito chacota de torcedores de timecos, agora aguenta Bandeira que bancou o Zé. Não sei mais se posso chamar algum outro time de timeco, porque agora eu tenho que olhar primeiro pra este time do fla. Será que também não é um timeco.

  • a política de contratar jogador a custo zero deu resultado. A política de não gastar com técnico deu resultado. Edersom já deveria ter ritimo há muito tempo, mas o Zé gosta de Gabriel. Se eu fosse Mancuelo, Cuejar, Vizeu, Ronaldo, dava linha e saia do fla, porque enquanto tiver o Zé no comando, só vai jogar quem gosta de tocar pra traz ou fechar o corredor. Fora Zé urgente.

  • perdemos o BR16 por causa do Zé, passamos a maior vergonha do mundo ontem por causa do Zé, vamos passar outra vergonha sábado, por causa do Zé. Se o Bandeira quiser garantir o Zé, vai se dar mal.

  • Se continuar com o Zé to fora, não assisto mais jogo do fla.

  • Os caras passam 4 horas por dia treinando, durante 10, 20 anos e não conseguem conduzir uma bola enquanto corre, não conseguem se posicionar para efetuar um chute praticamente dentro da pequena área com um goleiro estirado no chão, não conseguem dominar uma bola tocada a 5 metros distancia sem se enrolar, correm de cabeça baixa, mas custam seis, dez, doze milhões. E sabe o que é pior? Ainda tem fdp que paga, mantem, protege e apoia esses lixos. Qual é, Berrío não consegue conduzir uma bola enquanto corre, vocês tem noção do absurdo que é ele ter custado 12 milhões? Estão jogando o dinheiro do Flamengo no ralo.

  • A outra chapa tem a mesma linha de raciocínio, eram o msm grupo. No entanto, a outra chapa tem pulso forte, é mais enérgica, sem essa passividade, o bandeira é ótimo adm mas precisa olhar mais para o torcedor, queremos respeito. Certos jogadores não merecem estar ali. Alguns pupilos do vascaino Carlos leite, não citarei nomes( Gabriel e MA). O cara odeia gringos, mas prefere esses merda metido a craque ( Vaz e arao). Rodinei, rever,guerreiro são dignos de usar essa camisa.

  • Tá Damião Vaz mureta…mas qm escala? Ele é fraco SÓ torcedor de diretoria e q acreditava…não existe milagre ele ainda é verde e daria cagada…levou sorte uma penca de jogos mexendo mau e acabava o cara fazendo gol..ontem não aconteceu o imponderável e a verdade ficou escrachada…

  • Kkkkkkkkk fora Ze Ruela

  • Zé covarde… Não aprende ser humilde, cabeça dura… Agora aguenta seu fdp. Morre com Vaz,arao,MA e Gabriel.

  • Ja parei de ler quando disse que o Zé e moderno, tá mais para um Celso roth

    • Ontem, quando vi aquela retranca, não teve como não lembrar do Celso Roth, igualzinho.

  • Quanta viagem. Primeiro não é só nesse jogo meu caro que Zé vem se equivocando. Quem escala o time? Quem acompanha os treinos? Quem monta o esquema? Pode responder? Por coincidência é o Zé. O mesmo Zé que ganhou um “carioquinha”, nossa em!!! E foi perfeito? As atuações em clássicos foram medianas: time reserva do botinha: 2X1 e sendo pressionado, 0X0 com o fraco vasco, perdeu a taça Guanabara para o Fluminense, na final ganhou as duas, pelo individual (Guerrero) que você mesmo critica sendo o destaque.
    Não se trata e escolher um Zé, mas de cobrar do Zé responsabilidade. É vergonhoso sim uma eliminação dessas. Nada justifica. E quer que o torcedor fique quieto, e achando tudo bom? Ridículo. MA, Gabriel para mim são farinha do mesmo saco, sendo que MA ainda faz alguma coisa, mas está muito aquém para vestir a camisa 8 que já foi de “Adílio”, mas que goza da preferência do treinador, isso eu já me cansei de comentar. Gabriel é caso de teimosia, sem a menor justificativa. Não é que se arrume um Zé, o Zé existe e está ai. Na sua visão só podemos criar o Zé nas glórias, nos enganando com “carioquinha”. Tu pensa pequeno de mais.

    • Gabriel concordo, MA não dê graças a Deus de ter ele prá marcar, pq se depender de Arão e Rômulo complica, não culpo só o Zé Ricardo tb não, time tem atacantes que sabem fazer gols, mas na hora H vacilam, não perdemos ontem não, perdemos no Chile, no Paraná e etc.

  • Cara, que coluna pífia. Mais um torcedor de treinador, não do Flamengo.
    O Zé Ruela ontem foi um covarde mediocre. Chamou o fraco time argentino para o nosso campo. Treinador covarde, fraco, que vive sendo salvo pelo elenco que tem (não é um elenco de primeira linha,
    Mas para nível de Libertadores e Brasileiro é bom).

    • Elenco e treinador são fraquíssimos. DP de futebol então, nem se fala. Talvez em 2019 com a saída da atual gestão a gente ganhe alguma coisa.

      • E isso ai..Bandeira acumula a pasta de vpf não cobra caetsno q não cobra de ruela q faz o q quer e monta panela..
        SÓ poderia dar nosso…

  • Perrone, se mata!

  • O problema td q não é de hj q esse ze mexe mal, ja vem um bom tempo, e ele não aprendeu cm os erros, qnd erramos, o correto e fazermos de tudo pra aprendermos cm os erros e nunca mais comete-los, errar faz parte da natureza humana, agora insistir categoricamente nos mesmos erros, ja deu. E tem mais corre o risco mt grande de sermos eliminado da copa do brasil, temos histórico de sermos eliminados por “times pequenos”,lembram do Santo André?

  • Não da pra defender o Zé dessa vez. É sim o maior culpado. Ele sabe sim armar um time competitivo, mas peca demais nas escolhas e na leitura do jogo na hora de fazer as substituições. Não adianta armar bem bem o time e colocar jogadores ridiculos ou em fase ruim em campo. Ele ja tinha que ter aprendido isso.

  • Poisé com tanto erros e o time não tem mudança alguma continua os mesmos, pelo menos não é a torcida q escala nós só fazemos torce e não é d hj q todos nós estamos pedindo mudanças, mas quem poderia fazer isso era o Zé e não fez.

    • Isso que me deixa mais bravo, técnico e passivo, não muda, se acomoda ali e ptonto

    • O zé ricardo não muda de opinião sempre nas entrevista ele fala isso ”quem escala é eu ” o que adianta o jogador ir bem no treino e no jogo que é a prova real não render ? o que adianta no treino a escalação recuada ”VOLANÇIA” joga bem se no jogo não rende não faz gol ?

  • O maior culpado e sim o Zé Ricardo, geralmente gosto dos textos desse cara, mas não tem como querer defender o Zé.
    Começando pelo jogo, isso de fazer um gol e recuar exesivamente vem desde o brasileiro passado, Zé Ricardo não melhorou isso é ontem sofremos as consequências, então não venha dizer que foi algo atípico, pois não foi.
    Escalação/subistituicao: não justifica um técnico escalar um gabriel de titular, independe de ser bom ou ruim, da torcida pegar no pé, o Gabriel em seus últimos 5-6 jogos teve atuações péssima, não produz nem acrescenta nada, mas isso não foi o suficiente para deixá-lo no banco, Zé Ricardo morreu abraçado com ele ontem (diferente de Vaz, ou até o Araujo que as podem ir mal, recebem críticas, mas vira e mexem fazem bons jogos, tem participações importantes, o Gabriel não faz nada).
    Escalar o Rómulo totalmente sem ritimo para o jogo mais importante do ano tbm não é de se estender, bem como deixar o Ederson no banco.

    Então meus caros, o grande culpado foi sim o Zé, e por erros e insistências que vem desde o ano passado. Agora não creio que a diretoria irá subistituilo, que essa deserta sirva pra ele mudar algumas convicções e posturas, pq se entrar nos próximos jogos com gabriel ou jogadores ruins que estão em péssima fase, com essa postura retranqueira o Flamengo vai ter perdido um ano apostando nesse cara.

    • Tem q trocar sim..duvidava a panela vai continuar? Ele vive cagando na cabeça da torcida q nao faz nada…vai trocar quando? Quando estiver a15 pontos do lider no br?a torcida tem q exigir a saída dele

  • Que bela bosta de texto, o cara criticou os perebas e livrou o técnico sendo que quem sempre os escala é ele…

  • Padrao de jogo que recua o time aos 25min do primeiro tempo no Maracana e depois toma pressao o tempo inteiro.
    Padrao covarde

    Gabriel tem que parar de ser usado tambem. Inadmissível esse cara

  • Que texto ruim

  • Padrão de jogo que leva pressão do Vasco com um a menos .

  • Cara a raiz do problema a base do problema ou seja onde ele começa tudo aponta para o técnico vc dividiu a culpa ai no seu texto no jogadores damião, muralha,vaz,gabriel etc… quem que coloca eles no campo para jogar sera que é eu ? é o bandeira ? os dirigentes ? quem que acha o gabriel um jogador util sera que é eu? o bandeira ? o preparados de goleiros ? quem que fica com medo de atacar com um time de qualidade e usa 3 volantes 3 zagueiros sera que é eu ? todos os problemas apontam para o zé ricardo por que ele é o chefe se ne uma empresa os funcionarios dão trabalho, fazem besteira as pessoas cobram o gerente o chefe por que ele é o responsável pelo grupo mesma coisa ne uma familia as pessoas tiram satisfaçoes não é com o filho com a mãe é com o pai por que ele é o responsável

    • Sim, o problema é o Zé Ricardo, não adianta apontar culpados para ele sair como vítima. Nosso técnico é fraquíssimo

  • Lugar de aprender é no comando técnico do Flamengo

    Tá sertu

  • Vamos lá Rica, não é nem um pouco justo culpar o Zé pelo fracasso, como também não é justo passar a mão na cabeça do mesmo! errar todos vão errar, independe se for veterano ou até mesmo um treinador experiente. A unica critica que eu tenho, e que terei com o tal do Zé, é simplesmente pela covardia, e não digo só desse jogo, mais de outros, ao invés de ir buscar o ataque, tentar ter domínio na frente, segurar o jogo no ataque, ele simplesmente recua o time! O futebol é um jogo que não se pode prevê o placar, mas é um jogo onde pode-se evitar uma derrota! Então enquanto houver “Zés” que não tenham coragem, Culhões para encarar uma pressão! o Flamengo ainda continuará no quase em competições importantes.

    • exatamente isso cara o que esta faltando para o zé é peito,ousadia,coragem nosso elenco com qualidade sair vitorioso ele respeita demais os adversarios fica preocupado muito com a marcação e esqueçe de atacar “o medo de perde tira a vontade de ganhar” enfim ele é jovem e vai oscilar mais ele não pode aprender com o flamengo

  • Texto escroto.

Comentários não são permitidos.