Saudações bipolares

Compartilhe com os amigos

Eis que a clássica bipolaridade rubro-negra apareceu com tudo após a trágica eliminação da Libertadores. As redes sociais ferveram, apareceram 40 milhões de especialistas em planejamento de futebol, insatisfeitos (com razão), e avaliando o Flamengo de cabeça quente.

Também pudera, o time em campo é a personificação da identidade bipolar rubro-negra, é o termômetro disso tudo, mas já é da natureza do torcedor flamenguista se lançar do céu ao inferno quase que instantaneamente. Somos os maiores, e por isso aqui tudo é muito maior, seja o drama ou a felicidade.

É claro que os resultados estão longe de ser os que realmente deveriam, a eliminação da nossa maior obsessão na temporada doeu sim, teve um ar de vexame, o Flamengo não conseguiu se impor e não conquistou sequer um pontinho fora de casa.

A passividade post-mortem do Bandeira, e do Zé Ricardo, foram lamentáveis, virou a faísca para iniciar um verdadeiro incêndio na Nação. Ela, que já sofria com o fim de toda a expectativa, e empolgação criada na competição que não conquistamos há 36 anos.

Poderia ficar aqui usando argumentos para tudo ficar mais fácil, como o fato de que se caso os confrontos do grupo fossem em mata-mata não teríamos sido eliminados para ninguém, e que não perdemos no Maracanã, ou então chorar que na reta final perdemos o nosso principal jogador.

Mas não vou tentar me iludir inventando desculpas para amenizar os efeitos da nossa bipolaridade. Sabemos que o projeto do Flamengo é o melhor possível, sabemos também que o time é um dos melhores do Brasil, precisamos corrigir nossas falhas, começar do zero é burrice.

Enfim, foi triste… Mas nessas horas vale ressaltar, e deixar bem claro para todos que jamais existirá vexame maior do que frequentar divisões inferiores do futebol nacional, TIME GRANDE NÃO CAI! Por isso, em respeito ao tamanho do gigante Flamengo, precisamos tocar a vida.

Bola pra frente!

Não temos motivos para demitir um treinador que em menos de um ano sofreu apenas 4 derrotas em 7 meses , e que acaba debutar na principal competição continental. Precisamos ter paciência, assim como o Corinthians teve em 2011, quando segurou o Tite após a eliminação para o Tolima.

Jamais iremos evoluir se continuarmos no mesmo ciclo vicioso dessa cultura imediatista que deturpa o medíocre futebol brasileiro. Pra mim essa é a receita certa do fracasso, é injusto, e não sei quanto tempo perderemos para implantar o novo conceito desse novo treinador.

Não acho que as opções do mercado possam se tornar tiros tão certos como falam por aí, posso até simpatizar com o Marcelo de Oliveira, mas todos sabem que historicamente os nossos títulos sempre chegam com os treinadores prata-da-casa.

É claro que não tem que passar a mão na cabeça de ninguém, Zé Ricardo precisa tomar uma chamada da diretoria, mas aposto que o próprio deve se cobrar e tenho certeza que essas lições servirão para que o jovem treinador fique cascudo.

É a bipolaridade maligna, se não temos paciência com um treinador que veio da base, com bom aproveitamento, será que teremos paciência com o Vinícius Jr.? Ou faremos como muitos que já estão queimando o menino Matheus Sávio?! Lamentável!

Calma, respira!

Entraremos com tudo, mais favoritos do que já éramos no Campeonato Brasileiro. A Sul-americana pode servir como um bom vestibular para a Libertadores do ano que vem, além de ser uma verdadeira mamata. Ainda tem a Copa do Brasil, que já entramos nos momentos derradeiros.

Zé terá trabalho para corrigir as falhas, mas após esse episódio certamente o foco da equipe será bem maior, entrarão mordidos para mostrar o seu valor. Aquele mesmo valor que já conhecemos, que superestimamos ao extremo, mas que agora subestimamos na mesma proporção.

Precisamos digerir a situação, e cair na real, pois uma crise pode ser extremamente prejudicial em uma temporada que ainda tem tudo para ser histórica para o Flamengo. Cancelar o sócio-torcedor é covardia, coisa de torcedor modinha.

Precisamos jogar juntos, cobrar, é claro, mas apoiar principalmente. Bora juntar os cacos e seguir em frente? Algumas boas vitórias, e o tempo serão os melhores remédios pra essa dor de cabeça. Não esmoreça, Lembrem-se sempre:

Se Isso aqui é Flamengo uma vez, Flamengo sempre hajamos de ser!

 ‘Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!’

Vinny Dunga

Siga no Twitter:  twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)

Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Foi isso que disse em outro post. Vamos lá e vai dar certo, não vamos confundir o jogar junto com proteger ou passar a mão na cabeça, cobrar, sem alarde, sem palhaçadas, mas, acima de tudo FLAMENGO.

  • Não aceito nada menos do que SANGUE deixado em campo a cada partida pelo time. Só assim pra se redimir de um fiasco como essa eliminação.

  • Falou o “Pic@” do conhecimento futebolístico. Como se tudo que ele dissera, nós torcedores já não sabíamos. Mesmo assim, errou em escrever que esse elenco do Flamengo é um dos melhores do Brasil. Sim! Depende da posição que você quer colocar. Me atrevo a dizer, que há grandes chances do Flamengo estar entre os dez melhores, nada mais que isso. Goleiro fraco, defesa fraca, laterais fracos, meio de campo somente com um bom jogador, ataque sem matador… Que elenco é esse?

  • Pelo que vi. .até a chape passará da primeira fase….dos 8 clubes apenas o nosso NÃO foi pras oitavas…..a vergonha ta aumento a medida que o tempo passa…mas enfim espero que isso sirva de combustível para esses jogadores passem a levar nosso Mengão e torcida a sério e não aceitarei perder nem no par ou ímpar na hora de escolher o lado de campo. ….temos que ser soberanos pois muitos times so vivem graças ao nosso tamanho…..

  • Queria que o ze Ricardo tivesse ao menos o temperamento do Abel Braga ou Muricy ( do São Paulo ) pois o Muricy do Fla tava uma seda…..sabe de chegar no vestiário pós esse jogo e ficar rouco de tanto gritar e xingar…fazer eles entrarem em campo no sábado pedindo dêsculpas a nação e mostrar em campo que aquele dia foi uma tragédia e que jamais irão cometer novos vexames……entrar com lágrimas nos olhos….mostrar pros adversários que so estão cumprindo tabela pois a Vitória ja é nossa…mas enfim o técnico é a imagem do seu presidente…uma seda e teremos que engolir essa forma serena de resolver tudo!!!

  • “Éverton ‘desnessário’ Ribeiro”, “Santa eliminação”

  • Eu infelizmente estava certo, nas poucas vezes q comentei no site sempre pedi a saída de ZR, MA e Gabriel, mesmo quando o time tinha bons resultados e aí vinha um monte de puxa saco de MA e ZR pra me criticar. Eu sei que as opções de treinadores são bem escassas, mas ZR tem q ser demitido, pelo jeito ele vai seguir o mesmo caminho fracassado de jayme e Andrade como treinadores.

    • Andrade não fracassou… Saiu campeão, Zé Ricardo é de longe o pior que apareceu, por ser paneleiro.

  • A coluna estava indo bem, até a hora em que apareceu o comentário de que a sulamericana seria uma “mamata”.
    Um dos vários motivos do Fla estar sempre se complicando nas competições internacionais é a soberba.
    A eliminação ano passado pelo desconhecido Palestino pelo visto de nada serviu. Estava como sempre presente no Klebão nesse fatídico dia ano passado e pude presenciar a moleza com que o time entrou em campo.

    • Disse isso no meu comentário também, é incrível… um “Deportivo qualquer merda” é sempre dificil pro Flamengo, e os caras não aprendem, não adianta… De que adianta “aprender com os erros”, pra errar do mesmo jeito de novo? E de novo?

      • Já diz o sábio ditado, quem morre de véspera é peru. O jogo começa 0 a 0, entrar em campo achando que vai ganhar no nome, é sempre a mesma novela. SRN

  • Quando ano passado a diretoria anunciou zr como treinador em 2017 já deveriam saber tratar-se de um treinador novo com pouca experiência em um ano de muitas competições e entre elas a Libertadores. Quer dizer além do salário e prêmios haveria o preço do aprendizado. Tudo bem, foi decisão coerente. Mas o extra-preço foi pago por covardia. Jogamos covardemente. Recuamos o jogo inteiro e se não é a linha de fundo não sei onde iríamos parar. ZR começou bem ano passado. Este ano não está rendendo tanto. Desculpas do tipo : Diego fez falta, Conca não jogou Ederson nãose recuperou são apenas desculpas para um trabalho até aqui mal feito. Trabalho que começa na formação do elenco até a escalacao do time que vai pro jogo. Bom técnico para mim é aquele que monta um time superior ao elenco de que dispõe. ZR está devendo. Tem que melhorar seu trabalho. Tem de ser cobrado por isso pois condições ele tem mais e melhores do que qualquer outro teve em décadas. SRN

  • Bom dia,
    Saudações rubro-negras,
    Tinha prometido não ler esse colunista pela aversão às suas ideias inconsequentes. A contratação de Bruno, o Flamengo favoritaço, o Everton Ribeiro desnecessário, entre outras, demonstraram um nível de percepção muito baixo. Porém, como Flamenguista que ama o time e a instituição, não posso deixar de fazer algumas ponderações. Que a gestão Bandeira de Melo é excelente no que tange à responsabilidade fiscal e controle orçamentário não tenho a menor dúvida. Quanto ao futebol, é uma das mais fracas que vi. Não estou sendo oportunista pois reclamo há tempos. Todos que acompanham o site sabem disso. O nosso elenco está longe da qualidade que os “modinhas” rubro-negros alardeiam e de ser o favorito nas competições. Em qualquer atividade, a crítica é salutar. O verdadeiro rubro-negro, aquele que tem alma, cobra um Fla melhor. E o Fla respira futebol e vive de títulos. Muita coisa no Fla está errada. o Zé Ricardo é um técnico promissor mas será que a caminhada para ser um grande técnico tem que ser no FLA. Os erros do amadurecimento como técnico devem ocorrer no Fla? Claro que não. O Rodrigo Caetano já devia ter vazado desde o ano passado. A indicação do Tannure foi outro erro. E não sou falso rubro-negro pois amo meu Flamengo com muita paixão. E não sou bipolar também não. Meu time é um Gigante e não merece ter tantos perebas no time principal. A nova geração de torcedores do Fla colocando o Bandeira como super-herói e dando imunidade ao presidente contra as críticas me envergonha.Do jeito que pensam, vão ser tratados como massa de manobra sempre. O Bandeira não é um mito ou herói. Erra demais no que concerne ao futebol. E não duvidem de sermos eliminados da Copa do Brasil novamente precocemente.

  • Tinha prometido não ler esse colunista pela aversão às suas ideias inconsequentes. A contratação de Bruno, o Flamengo favoritaço, o Everton Ribeiro desnecessário, entre outras, demonstraram um nível de percepção muito baixo. Porém, como Flamenguista que ama o time e a instituição, não posso deixar de fazer algumas ponderações. Que a gestão Bandeira de Melo é excelente no que tange à responsabilidade fiscal e controle orçamentário não tenho a menor dúvida. Quanto ao futebol, é uma das mais fracas que vi. Não estou sendo oportunista pois reclamo há tempos. Todos que acompanham o site sabem disso. O nosso elenco está longe da qualidade que os “modinhas” rubro-negros alardeiam e de ser o favorito nas competições. Em qualquer atividade, a crítica é salutar. O verdadeiro rubro-negro, aquele que tem alma, cobra um Fla melhor. E o Fla respira futebol e vive de títulos. Muita coisa no Fla está errada. o Zé Ricardo é um técnico promissor mas será que a caminhada para ser um grande técnico tem que ser no FLA. Os erros do amadurecimento como técnico devem ocorrer no Fla? Claro que não. O Rodrigo Caetano já devia ter vazado desde o ano passado. A indicação do Tannure foi outro erro. E não sou falso rubro-negro pois amo meu Flamengo com muita paixão. E não sou bipolar também não. Meu time é um Gigante e não merece ter tantos perebas no time principal. A nova geração de torcedores do Fla colocando o Bandeira como super-herói e dando imunidade ao presidente contra as críticas me envergonha.Do jeito que vc pensa, vai ser tratado como massa de manobra sempre. O Bandeira não é um mito ou herói. Erram demais no que concerne ao futebol. E não duvide de sermos eliminados da Copa do Brasil novamente precocemente.

  • Concordei com muita coisa xará, de fato ainda têm 3 competições, o brasileiro pode salvar o ano, a sul-americana é um bom teste e também que não podemos jogar tudo fora….. mas acho que isso aqui como argumento ó: “TIME GRANDE NÃO CAI!” Já tá virando o único orgulho nosso e tá chato também. Na Liberta já somos o time com maiores eliminações vexaminosas, são quase 10 anos sem o maior troféu do país e carioca não conta em nada. Então, espero mesmo que o Zé Ricardo fique mais “cascudo” (corre o risco é dele ficar mais descascado ainda) e que os jogadores que aqui estão e os que vão chegar, entre com vontade, com “sangue nos olhos”, nas três competições que restam. Precisamos ganhar o Máximo possível. SRN!

    • Boa Xará!
      Enfim, avante…
      Abraço! SRN!

    • Concordo, boas observações!

  • Outro técnico não vai aceitar o caetano interferindo nem Mozer ai está o problema empresários vai perder dinheiro

  • To louco pra ver a retranca do Ze panela

  • Na minha opiniao, agora devemos esquecer este mediocre jogo e pensarmos na partida do Brasileiro. Devemos entrar no jogo contra o Atletico Goiano, pensando so na vitoria. E se possivel, o tecnico realizar logo de cara uma alteracao..,Gabriel nao merece nem ficar no banco. Deve ser afastado para aprimorar a forma tecnica, em seu lugsr o Ederson, Mancuello, Trauco ou ate o Matheus.
    Agora, o cenario e outro, devemos por obrigacao disputar o Brasileiro bem para tentarmos voltar para Liberta em 2018.
    Salientamos ainda, que deveriamos chegar no minimo nas finais da copa Sudamericana, pois elenco para isso temos, so basta usar com sabedoria e chegarmos tambem as finais da copa do Brasil.
    Agora nao podemos nos abater, bola pra frente, no meu ponto de vista, enquanto o tecnico nao pode contar com o Diego e Conca, deveriamos fazer alteracoes, principalmente no meio, dando sequencia de jogo para o Mancu, pois so com sequencia ele voltara a ser o jogador do ano passado. Entrando o Donatti na Zaga no lugar do Rafael e o Cuellar no lugar do Arao, quando ele nao tiver jogando bem, como foi o caso de ontem.
    Derrota, faz parte do jogo, Mais como nos jogamos ontem, sem garra, sem vontade de definir a partida, tem que ser banida de nosso meio. Que sirva de experiencia para as outras competicoes….

  • e’ por ai mesmo vinny.

    • Valeu Pablo!
      Abraço, amigo!

  • Eu to chutando aquela bola do MS pra arquibancada toda noite nos meus sonhos….ô vida sofrida…

    • Agnaldo… não só você… eu também.
      Flamengo sempre.

    • E eu cara, aquele gol incrível que o Gabriel perdeu contra o patético.

  • “se caso os confrontos do grupo fossem em mata-mata não teríamos sido eliminados para ninguém.”

    Perderiamos pro CAP nos pênaltis, alguém duvida?

    • HAHAHAHAHA
      Boa, essa é a minha maior preocupação atualmente, por sinal.

  • Pro bem da minha saúde física e mental, para manter minha sanidade, eu estou tentando esquecer esse jogo. Focar no ano que resta, aliás fosse épocas de outrora a libertadores já estaria no auge de seus capítulos finais, tenho minhas dúvidas quanto ao ganho futebolístico dessa esticada de datas, e aumento de vagas, que premiam time que fizeram campanhas pífias em seus campeonatos locais, e empurrando com a barriga vão passando de fase.
    Mas enfim, 2017 Não acabou ainda, temos 3 campeonatos, sou a favor de criticas construtivas, mas sou contra vaia do 0’ ao 90’. Os jogadores tem os próximos 3 / 4 jogos pra mostrar o quão mordidos ficaram com essa derrota ridícula e vergonhosa. Vamos ver…
    SRN

    • Parabéns… tamo junto.

  • O Brasileiro é um título maior, claro, mas a Sulamericana é questão de honra também agora… não é a Libertadores, mas vai ajudar a dar uma limpada no nosso nome na América (e tirar a zica de campeonatos internacionais tbm). E discordo totalmente, a Sulamericana não está uma mamata, tá mto mais forte que em anos anteriores… mais times vindo da Libertadores irão jogá-la, assim como a gente, fora alguns times tradicionais e fortes que já estão jogando…

    • Tudo é possível, se não o nome não seria “jogo”, seria certeza.
      Ganhar ou perder fazem parte.
      Prefiro enquanto o jogo não acaba acreditar sempre no Flamengo.
      Precisamos saber virar a página, de agora e do ano passado.
      Saudações.

    • Com ZR e seus queridos nao ganha nada.

      Comemorar vaga pra libertadores e ser eliminado na fase de grupos. Novamente.

  • Não gostaria de falar, mas acho que o Bandeira é meio pé frio rs

    Tudo conspirou contra nós na eliminação da Libertadores.

    Maldade .

    • Grande Maestro MA!
      ao se tratar de libertadores parece q todos os presidentes sao…kkkk.

      • Parabéns pelo equilíbrio e bom humor.
        Mengão sempre !

        • isso Carlos, chilique e’ coisa de arco iris…
          afinal, adianta agora espernear?
          vamos com tudo no Brasileirao e Copa Do Brasil!

          Saudacoes.

  • Nao passar da fase de grupos na principal competicao do ano é motivo pra demissao.

    Ainda mais errando o tanto que errou.

    Qual seria a meta pra salvar o ano do clube depois disso? Classificar pra libertadores é muito pouco.

    Ganhar competição sul americana com o ZR parece ser impossivel.

    Copa do Brasil? Nao sei.

    Só o titulo salvaria e eu realmente não acho o ZR capaz disso.

    • Eu investiria no Brasileiro e na Sul americana, o primeiro por que é a maior competição nacional, a segunda por que o Flamengo NECESSITA aprender a jogar contra times sul americanos.

      • Tem que aprender. Mas com ZR foca dificil vencer uma competicao sul americana.

        • Com o ZR,com o Caio Jr, Joel Santana, Luxemburgo, enfim, com todos os técnicos que tivemos até hoje. Não é o técnico, é o clube, o Flamengo, como clube, precisa aprender a ser grande fora de casa.

          • Problema que o elenco desse ano era muito melhor do que os dos outros anos e a bunda molice do nosso tecnico foi osso.

            • Cara não é o elenco, disputamos a liberta de 82, entramos na semifinal e fomos eliminados com Zico e tudo mais dentro do Maracana, voltamos em 83 e mesmo com um time espetacular fomos eliminados na primeira fase. Repito: Não é o elenco, não é técnico, é o clube. Flamengo completou 13 participações em Libertadores nesse ano, dessas 13, 5 o clube foi eliminado na fase de grupos, o Grêmio, em 17 participações só foi eliminado 2 vezes nessa mesma fase.

              • Naquela epoca libertadores nao era prioridade. Ja vi o Jr e o Zico falando disso mil vezes.

                Eu ainda to muito puto com a eliminacao e perdi totalmente a confianca no treinador.

                Sinto que quando precisa ele nao sabe o que fazer.

      • Tenha certeza, internamente, TUDO AGORA será foco principal, até purrinha ou cuspe à distância…
        Saudações.

        • A unica coisa que nao era pra ser principal é o carioca. E comemoram tanto que pssaram vergonha na libertadores.

          • Vida que segue…
            Flamengo sempre.

            • Grande Carlos!!!
              Estava a sua procura!!!!
              Hauahuahaua.
              Olha ai a motoquinha falando eu te disse eu te disse!

              • Perdigão…
                Infelizmente ainda não consigo sorrir.
                Muito triste… apesar de não concordar com 60% do que ando lendo aqui nos últimos dias, não tenho tido ânimo nem de escrever e contra-argumentar o que discordo.
                Parece que caiu um caminhão na minha cabeça…
                Mas vou dar a volta por cima, num outro dia sempre virá a brilhar o sol para um Rubro Negro apaixonado e Nosso Mais Querido Flamengo.
                Grande abraço.
                Entristecidas saudações.

                Flamengo sempre.

Comentários não são permitidos.