Tironi: “‘Isso aqui é Flamengo’”

Compartilhe com os amigos

Você já ouviu a frase do título desta coluna ao longo de sua vida várias vezes. Ela tem um significado amplo: de que é um clube guerreiro, gigante, importantíssimo… ou provavelmente tudo isso junto, de forma que a melhor maneira de resumir é dizer que – Isso aqui é Flamengo.

O time conquistou uma vitória muito difícil em condições desfavoráveis? É porque “isso aqui é Flamengo”. Torcedores apareceram em peso na porta de um hotel do outro lado do mundo? É porque “isso aqui é Flamengo”.

Ronaldinho Gaúcho, encantado com sua apresentação na Gávea conseguiu falar pouco mais do que “Flamengo é Flamengo”, uma espécie de variação sobre o mesmo tema.

De modo que o Rubro-Negro, sua torcida e seus jogadores podem ser qualquer coisa, mas não podem ser indiferentes nem se mostrarem indiferentes em determinados momentos.

Racionalidade e frieza são atributos fundamentais para um dirigente de clube. A história mostra que atitudes intempestivas muitas vezes resultam em prejuízo a médio prazo. O contrário indica que o caminho à frente pode render bons frutos. A manutenção de Tite no comando do Corinthians após o vexame diante do Tolima talvez seja a prova mais recente disso. O Timão papou quase todos os títulos possíveis depois daquele triste episódio de 2011.

Para deixar muito claro: não há aqui uma defesa de rompimento de um trabalho ou, para ser mais claro: “Zé Ricardo não deve ser demitido do Flamengo após a inacreditável eliminação da Libertadores na noite de quarta-feira.” Mas por outro lado ela não pode ser encarada apenas como mais uma derrota.

Estar fora da Libertadores, ainda na primeira fase da competição é algo grave. É para se lamentar demais, sobretudo se o holofote for apontado para um passado recente: o Rubro-Negro está se tornando um especialista em eliminações vexatórias de torneios internacionais. O clube esteve pela última vez numa semifinal de Libertadores em 1984. Levantou seu último e único título em 1981, com o mítico esquadrão de Zico e companhia.

Toda esta longa introdução para chegar ao ponto central da questão. O presidente do Flamengo não poderia encarar o que se passou em Buenos Aires quarta-feira com a sua fleuma característica. Se não é momento de grandes mudanças na rota (e não é mesmo), ao menos o torcedor teria de sentir que o seu principal mandatário está sofrendo como ele, torcedor comum.

Claro que cada um tem o direito de sentir um revés de formas diferentes. É possível que Bandeira de Melo estivesse destruído por dentro quando deu sua entrevista pós-eliminação. E foi importante ele deixar claro que não haverá mudanças, até para tranquilizar o ambiente.

Mas seria muito importante também que ele reconhecesse o fracasso esportivo do Flamengo nos anos da gestão da Chapa Azul e que ao menos sinalizasse com algum tipo de interferência ou análise. Lembrando: até agora na atual gestão apenas um título nacional foi conquistado (a Copa do Brasil). Pouco para o clube de maior orçamento e maior torcida do país.

Bandeira de Melo e seu grupo fazem um trabalho irrepreensível do ponto de vista financeiro. Há um processo de reerguimento de um gigante que parecia impossível. Os frutos inevitavelmente virão. Mas na madrugada trágica de quarta para quinta-feira o torcedor queria mais do que a confiança no trabalho. Queria ver o presidente dizer que “Isso aqui é Flamengo”.

Reprodução: Lance!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu acho engraçado que, se essa diretoria não tivesse assumido, era a Paty que continuaria. Dá para imaginar o mar de lama que estaríamos hoje com essa simples mudança de rota na nossa história ? Por isso, para mim, o cara que critica uma diretoria dessas, que abdica de sua vida em prol de um clube sem nada receber em troca, é um grande babaca.

  • E ai se bor bandeira? O mauro quando fala eh falso flamenguista. E o tiro e quando fala eh o que? Verdadeiro palmeirense que quer tu ultuar o ambiente no flamengo?! Daqui a pouco vc da uma de lula e diz aue isso eh coisa de uns poucos aloprados.

  • Ando pensando ultimamente que o Flamengo dificilmente conseguirá títulos de expressão com o Bandeira(espero está totalmente errado). O Bandeira cruzou a bola resta ao próximo que entrar em seu lugar fazer o “gol” de primeira.

    • EBM está fazendo o pivô, tá faltando fazer gol.

  • – Bandeira de Melo e seu grupo fazem um trabalho irrepreensível do ponto de vista financeiro. Há um processo de reerguimento de um gigante que parecia impossível. Os frutos inevitavelmente virão. Mas na madrugada trágica de quarta para quinta-feira o torcedor queria mais do que a confiança no trabalho. Queria ver o presidente dizer que “Isso aqui é Flamengo”. –

    Os caras querem que o Flamengo vire potência financeira, com estrutura e pagando os milhões de dívida de anos de gestões amadoras e, além de tudo isso, ainda ganhe vários títulos?

    Kkkkkkkkkkk

    O que tínhamos de títulos antes da gestão EBM?

    • Rapaz. Desculpe mas parece que vc ta comentando sem ler o texto.
      Ninguem ta obrigando a isso. A ser campeao de tudo.
      MAs ele deveria ter pelo menos a decencia em dizer que foi muito ruim, jogamos de forma covarde e isso nao pode acontecer no flamengo. Erramos, assumimos e nao vai mais acontecer. Depois de dito isso.
      Ele tinha que comer o rabo dos caras ( caetano, zeh, jogadores) com areia.
      Mas ele nao faz. Ou pq acha de fato que ta tudo bem. Tudo muito normal Ou de fato ele nao entende o proprio termo que o jornalista usa: isso aqui eh flamengo.

      • Não, não se deve ter essa atitude espalhafatosa.

        A Diretoria tomou a decisão certa em cobrar, mas de forma interna, o que mantém o clima mais coeso, mas com a cobrança necessária.

        Se o Bandeira faz isso que vc falou a mídia ia explodir em cima com esses acontecimentos, além de refletir diretamente nos patrocinadores essa crise instaurada por causa de certas atitudes.

        Época do Flamengo de antigamente não mais.

        • E quem disse que ele cobrou internamente? Vc esta inferindo. Se ele externaliza. Todo mundo sabe. Ele cobrou tb nas outras vezes que fizemos muito feio?
          Tudo aqui eh inferencia pois ninguem sabe de nada. Nem eu, nem vc.
          Eu tb presumo que nada aconteca pois nao eh a primeira vez e continua tudo azul. Ou melhor, tudo bandeira ja que ele acha que eh o don quixote

          • Tanto houve ajustes e cobranças que o próprio EBM falou além da notícia sobre isso.

            E agindo assim ele mantém o profissionalismo, pois se depender de muitos Rubro-Nengros aquilo vira um bordel.

  • Nação este técnico do Flamengo eu e um bom técnico, porém para ser técnico de um time em formação e não do Flamengo, ele precisa ser técnico do time da Nasa ou da agência aero espacial russa pois lá ele tem tempo para testar jogador pois ele que inventar uma nova forma de jogar futebol e patentear a forma dele jogar mas no Flamengo ele não tem tempo para isso no Flamengo ele só precisa ganhar nada mas , os três jogos que o Flamengo perdeu na libertadores quem perdeu foi ele não o time ele mexeu muito errado, a pressão do São Lourenço ao meu ver era uma pressão normal de um time estar jogando em casa, o time estava encaixando o contra ataque bem e não precisava tirar o Everton e colocar o Ryan, pois o Everton que estava segurando a bola no ataque , ele pegou o time do São Lourenço e colocou para jogar dentro dentro do campo do Flamengo.
    Por que este cara não colocou o Ederson para jogar no início do jogo ?

  • Marcelo Oliveira é o treinador mais vitorioso e campeão neste milênio no Brasil – porque substima-lo?
    Na minha opinião ele é o melhor no momento para assumir o time do Flamengo!!

    • Nao não não não e não!!!

    • Se for pra trazer outro técnico, que seja um pra valer – Bielsa ou Rueda (sabem jogar competições internacionais)

    • Treinador fraco, um cruzeirense já me falou que ele teve uma sorte de conseguir encaixar o elenco do cruzeiro rapidamente. Pegou um baita elenco no palmeiras só fez merda, no galo também pegou um baita elenco e so fez merda.

  • Muralha
    Rodiney – Rever – Donatti – Renê
    Rômulo – Arão
    Conca – Diego – Trauco
    Guerrero

  • Não vai mudar em nada!! Tem que a ver caças as bruxas!
    Mas vcs ainda ficam na defesa da gestão (não que seja uma gestão ruim, pelo contrário), sendo que em um vexame desse nao ocorrer uma mudança significativa, é mesmo que jogar água para o mar…
    Se contente com no máximo até as Semis ou o Vice na copa do Brasil é apenas classificação para Liberta, apenas! Caso não reformule o departamento de futebol!

  • Enquanto o elenco não tiver uma reformulação.. não vamos ganhar nada essa é a verdade .. elenco mediano .. eu acho q os reservas do Palmeiras são melhores.. keno, Erick,o goleiro Jailson, Roger Guedes , Arouca ,Tiago santos e por aí vai o Veiga o hyoran .. nosso elenco é fraco. Tem o Diego e o guerreiro q são acima da média .. ninguém mais .. Conca machucado ..abrir os cofres e chega de jogador. Bixado … Donatti mancuello Ederson são bons jogadores mas só vivem machucados

  • O Flamengo ano passado podia ter tentado contratar o Abel Braga , falo desde o ano passado que esse Zé Ricardo é fraco ele tinha que ir treinar um time pequeno primeiro pra adquirir experiência. Ele que é o principal responsável pela eliminação quando fez alterações erradas.

    • Sem falar de Cuca (palmares) e Roger (galo), que também estiveram livres há pouco tempo.

  • Esse jornalistas são muito arrogantes, quem são eles pra dizer como alguém deve agir, sem sequer saber como as coisas funcionam internamente? Outro babaquinha igual ao Mauro Cesar. O Bandeira poderia muito bem dizer que vai enfiar a porrada em todo mundo e chegar na hora não fazer nada, assim ele estaria feliz? Admiro o Bandeira por não falar o que o Mauro Cesar quer que ele fale. Ele ainda chama o bandeira de arrogante, sendo que no final do jogo chamou o time de time de bananas. Até se o cara for banana vai ficar puto com isso. Ele simplesmente não sabe cumprir a função dele de jornalista e ainda quer exigir que o presidente fale o que ele quer. Ah vai a merda, mauro cesar!

    • João, o Mauro é um cara com olhar crítico e ácido somente…nunca vi esse cara falando bem de ninguem e quando tenta fazê-lo é pra usar a comparação pra detonar o outro lado.
      ele torce pro Racing da Argentina mas o que esse timeco dele ganhou, tá na Libertadores????

      ele é um hipócrita

      • Ele torce pra o Flamengo, mas ele deve ser um falso rubro negro né ? Zico também é um falso rubro negro é só está querendo fazer política com todas as críticas.
        Incrível como Brasileiro ama proteger político, não se esqueça da instituição Flamengo, ela não foi fundada pelo Bandeira, muito pelo contrário, com ele só encaramos vexames.

        • Cara dizer que só encaramos vexames chega a ser ridículo…a geração do Zico deveria ter ganho no mínimo umas Três Libertadores e tb não conseguiu, alguma coisa precisa mudar no futebol do Flamengo..mas não acho que estão tão errados assim, nosso time é bom, derrotas vão acontecer, seremos eliminados de outras competições, é hora de levantar a cabeça e se preparar….esse time vai nos dar muitas alegrias ainda…

          • Blza chefe? Tdu certo? Tem acho q estamos no caminho certo mas isso não quer dizer q não precisa de mudanças .. acho q isso q o Mauro disse .. não de técnico mas de mentalidade.. após o jogo contra o Atlético paranaense lá fora o time jogou mais e perdeu..na entrevista o Zé disse q iria dar os parabéns pelo jogo.. vc entendeu? Parabéns nada… Tinha q trazer um ponto ao menos .. as críticas hj são p ano q vem não se repetir essas coisas

          • Se você acha que eliminação pra Palestino, Fortaleza e duas vezes na fase de grupos no período de 4 anos não é vexame, você deve achar que o Flamengo é o Luverdense.
            A libertadores não era nem um pouco parecida com essa, só se classificava o primeiro do grupo por exemplo, a geração de Zico cumpriu o seu objetivo, venceu TUDO.
            Você criticar Mauro Cezar por dizer a verdade, enquanto você abraça a mediocridade do nosso time é loucura.

          • Isso ai eu tb concordo. Com aquele time do flamengo, de 78 ate 83 deveriamos ter ganho pelo menos 3 libertas e 3 mundiais.

      • Amigão blza? Chefe o Mauro é flamenguista.. e outra caras iguais ele são necessários.. até um q eu não gosto o RMP. são caras q metem o dedo na ferida .. pow vc viu uq ele disse? Gabriel perdeu um gol feito no jogo contra o Atlético paranaense.. e ganhou uma vaga de titular no jogo contra o San Lorenzo.. entendi? Não dá mais esses caras .. não dá .. Gabriel muralha.. e tantos outros q só de digitar da nojo

        • gabriel não decide um jogo, é só passe de lado, não é jogador, nem pra compor grupo pq acaba sendo usado

      • hauahauhauaha. Nunca li tanta desinformação.
        Vamos la. O mauro eh flamengo doente. Inclusive ele representa 0,1% dos jornalistas que sao autenticos e declaram o time que torcem.
        Pra vc ter uma ideia na espn soh ele e o juca tem times declarados o resto fica todo no armario.
        Ele de fato como jornalista deve se manter mais isento. Entao, ele escolheu torcer para o racing na impossibilidade de torcer descaradamente para o flamengo apenas por motivos profissionais.
        Quem vai encher o saco dele se ele torcer para o racing?
        Agora. Se ele torcer descaradamente para o flamengo. Vc acha que ele vai ter vida?

    • O Mauro parece o Leão Lobo. Só quer criar polêmica. Ficou enchendo o saco do EBM querendo saber q medidas drásticas seriam tomadas, mas ao mesmo tempo afirmava que não se tratava de caça às bruxas. Ele queria o q então? Que o EBM desse um soco na cara dele? Era o que eu faria por sinal.

      • Lembre-se que vc ia dar um soco mas vc teria 65 anos, 160cm e 50 quilos.
        A chance de ser bem sucedido apos um soco eh nula.

    • Nao da nem pra responder. Parece que vc nao entendeu nada.

  • Existe uma grande diferença daquele tite de 2011 e do Zé, o tite aprendeu com seu erro e buscou conserta-lo, o Zé teve participação em 3 vexames no ano passado e ao invés de botar um fim deu continuidade. hj como “o grande” Rodrigo Caetano disse nossa obrigação é de estar na libertadores 2018, meu querido eu quero é títulos nao e classificação em libertadores não, oque adianta brigar por brasileiro e passar mais vexame internacional.

    • 3 ?

      • O da copa do Brasil e do Carioca foi com o Muricy.

        • Se for corrigir alguém pelo menos o faça de forma correta, copa do Brasil na eliminação o time era comandado pelo Jayme e Almeida, já com o ameba do Zé até no banco auxiliando.

          • De forma interina, logo Muricy quem era o técnico, logo vai para o currículo dele não do Zé ruela abaixa a bola ae estrelinha.

    • Nossos jogadores são fracos. A única coisa possível é brigar por Libertadores novamente. Não temos artilheiro, nem ladrão de bolas, nem zaga artilheira, nem goleiro salvador.

  • Vindo do Tirone eu pensei que vinha uma critica de um coração curintiano mas não é que ele só mandou verdades desta vez…

    • Concorda que o maldito, fraco e medroso Zé Ricardo deva ficar?

      • Parceiro …
        Coloca o nome do técnico que poderia substituí-lo ?
        Celso Roth?
        Jorginho ?
        Emerson Leão?
        Cristóvão Borges?
        Ney Franco ?
        Joel Santana?
        Vanderlei Luxemburgo?
        .
        O técnico tem suas limitações.. mas não vejo no mercado técnico menos pior que ele.
        Pense nisso!!!

        • Beto Campos!
          Sangue jovem e com experiência de títulos menores.
          Promove união do grupo, consegue fazer com que suas propostas sejam ouvidas assimiladas e praticadas.

          • Beto campos fez um otimo trabalho no Nova Hamburgo… mas não é pro flamengo …
            Precisa ser testado em time grande !!!
            Minha opinião !!

            • Marcelo Oliveira já foi testado com bons e maus resultados. Mas quem tenha só bons resultados não existe.

              • Campeão brasileiro com o cruzeiro e só.
                Saiu escurraçado do palmeiras e do atletico MG …
                Mas entre os técnicos que citei esse seria o menos pior mesmo !!

                • Bi

                  • Pois é… se fosse bom não estava desempregado !!!

                    • Com certeza!

              • Ele seria bom para o Vasco ele é rei dos vice da copa do Brasil kkkk

                • Ele saiu rapidinho do vasco por só ter emplacado derrotas quando foi técnico lá depois do coritiba.

              • Marcelo Oliveira é o treinador mais vitorioso e campeão deste milênio no Brasil – como podem substima-lo??

                • Nossa !!!
                  M.O Vitorioso !!
                  Tirando o título do brasileirão de 2013 e 2014 onde na sorte a equipe encaixou !!!
                  Foi vice campeão da copa do Brasil de 2011 / 2012 / 2014 / 2016
                  .
                  esse tinha que treinar o Vascu !!

        • Também fiz esse exercício mas é difícil pensar em um bom nome. Talvez o Fernando Denis técnico do Audax, mas tem pouca experiência.

          • Marcelo Oliveira!

        • Concordo com você todos os treinadores que você citou são piores que o Zé.

        • MO e Levir Culpi

        • Você que não se importa se o Flamengo perder jogos fáceis e ser desclassificado sem parar e perder de ganhar dezenas de milhões – NÃO PODE SER TORCEDOR DO FLAMENGO –

          • O problema da maioria dos flamenguistas é o imediatismo !! e esses mereciam ter o eumico como presidente do seu time !!
            Hoje entramos em todas as competições como candidato ao título !!!
            Antes a briga era pra não cair !!
            Parece que não se lembra de anos atrás !!!
            Título será consequência !!
            .
            Antes de ficar reclamando … trate de apoiar !!!

        • Hauahuahahaa. Sua tatica eh campea. Vc lista uns dez tecnicos ruins. E manda escolher.

          • Então lista técnico Bom desempregado amigo !!!

      • Por mim nem tinha entrado porque eu sempre daria preferência a um cabeça coroada e falei isso aqui várias vezes a um ano atrás mas no momento só temos Marcelo Oliveira que também tem seus altos e baixos e não expira tanta confiança, entonces…

    • Eu avho ele meio pela. Soh nao eh mais pela do que o jean odi pois aquele nao existe.
      Mas o texto dele esta muito bom.

Comentários não são permitidos.