Prezado Zé Ricardo,
Sabe, confesso que vi sua assunção ao posto de nosso técnico com certa desconfiança. Você ainda era “interino” e eu me perguntava sobre as possibilidades que tínhamos e o que você poderia entregar.
Não posso e nem devo me esquecer que meu conhecimento sobre seus trabalhos na base eram bons. Com algumas reservas, muito respeito e uma bela dose de crédito, gostei do que vi em sua interinidade e optei pelo voto de confiança.
Sempre soube que a pressão seria grande e não sabia se você e a diretoria dariam conta dessa “aposta” em meio a um período de urgência por títulos e protagonismo. Sabia também que a aposta em um jovem valor no comando nos traria um pacote de ônus e bônus.
Ainda dentro desta mesma linha de raciocínio, sempre refutei e achei injusto o rótulo de trainee, treineiro, estágiário e tantos outros que vieram com o tempo. Você transformou um bando comandado por um medalhão em um time competitivo e coeso.
Encerrei o ano defendendo sua manutenção e apanhando um tanto por isso. Gostei de muita coisa do que vi nos últimos 70 jogos, mas acho que precisamos falar um pouco mais sério agora.
Sejamos sinceros, Zé. Você pode mais! Eu entendo que o Flamengo não seja um ambiente para amadores, eu entendo que o encaixe encontrado ano passado acabou seduzindo você e deixando parte de suas convicções de lado.
Afinal, você SEMPRE gostou de volantes dinâmicos e habilidosos. Você se lembra? Zé, às vezes tenho a impressão de que você se esqueceu um pouco de como você era, das convicções que você tinha e também de onde você veio.
É fundamental que você se recorde que você fez com que esses garotos virassem jovens promissores. Esses mesmos, que às vezes você esquece. Eu tenho certeza que eles se lembram de como eles também fizeram com que muitos soubessem quem você era e olhassem pra você quando a saúde do Muricy não deu conta. Eles mesmos, que às vezes você esquece.
Zé, agua demais mata planta. Os meninos precisam aprender como são as coisas. Eles, você e nós, o Flamengo, precisamos saber se serão ou não profissionais e em que nível. Você tá fazendo isso com o Matheus Sávio, vem fazendo com o Vinícius, mas você pode mais, Zé. Você deve mais!
Entendo que a manutenção do seu emprego e sua consolidação como treinador dependam de resultados, mas você tem tempo de Flamengo suficiente pra nos conhecer. Aproveite que a concorrência anda baixa no mercado de treinadores e a blindagem que você vem tendo, arrisque!
Nenhum momento poderia ser melhor do que agora, Zé. Vai por mim, e olha que ando sem a menor paciência contigo. Tenho certeza de que um pequeno resgate em suas convicções verdadeiras devem surtir um efeito incrível em campo.
Olhe para os meninos com carinho e respeito, mas também com responsabilidade. Afinal, é preciso que se tornem homens! Esse caminho não será trilhado com excesso de cuidados.
Mais que isso, lembre-se sempre de como você SEMPRE utilizou volantes técnicos e se recorde de como o Ronaldo deu ao nosso meio segurança e dinamismo.
Você fez o mais difícil no profissional. Deu padrão, controle e competitividade a um time, quase que independente de peças. Mas é preciso repensar algumas escolhas.
Seja teimoso! Seja teimoso, sim! Mas seja teimoso com quem merece e pode entregar, Zé!
Vou te dar um conselho, mas um conselho de quem, mesmo revoltado contigo, ainda torce pelo seu sucesso à frente do time que amo. Repense.
Tenho a certeza de que ou você dá fim ao ciclo de jogadores questionáveis no time titular ou esses jogadores questionáveis decretarão o fim do seu ciclo no comando do Flamengo.
Um abraço, Zé!
Thigu Soares
Twitter: @thigusoares
Elenco do Flamengo viaja para Belo Horizonte nesta terça-feira (05) Vice-presidente de futebol do Flamengo,…
Erick Pulgar tem vínculo com o Flamengo até dezembro de 2025 Desde que chegou ao…
Flamengo vai até Belo Horizonte encarar o Cruzeiro, pela 32ª rodada do Brasileirão O elenco…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), na Arena Independência Apurado por: Mônica Alves O…
Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Ver comentários
Perfeito, é o texto que representa muito bem o que penso sobre o Zé. Parabéns ao autor.
Às vezes nem parece aquele cara que resgatou o Ronaldo da lateral direita e conseguiu faze-lo um dos melhores volantes dos times sub-20 no Brasil.
Zé pode muito mais, mas tem que ter coragem.
Coragem para mudar, coragem para ser sincero e mandar a real para uns que já foram importantes, e hoje atrapalham muito mais do que ajudam.
Zé Ricardo ainda tem chance. Porque é um cara inteligente, que não começou ontem a desempenhar o papel de treinador, motivador, orientador. É uma pessoa correta que arranca elogios até de vizinhos.
Coragem Zé, é o mínimo que a torcida pede. Raça. São duas premissas ainda mais importantes que a vitória quando se fala de Flamengo.
Obrigado, Edson! Observações perfeitas! SRN
Valeu Thigu, mandou bem muito bem! SRN
mas como diz bem o texto, ou ele dá fim ao ciclo de titularidades daqueles que tecnicamente estão abaixo do minimo para envergar o Manto ou as lambanças desses jogadores vão dar fim ao ciclo dele na Gavea.....e ainda falta variação tatica mais ousada, disposição para escalar dois atacantes e etc.....Tem uma coisa ainda mais séria, que é como ele vai fazer quando tiver Conca, Diego, Everton Ribeiro e etc a disposição?? Vai colocar 2 no banco??
Olha, seja lá com qual técnico fosse, acho que os três em campo em uma formação titular muito difícil de acontecer.
Creio que o meio campo será Diego, Everton Ribeiro e mais um, que pode ser o Everton, o Ederson ou o Vinícius Jr.
Em uma situação de jogo pode ser que vejamos os três atuando ao mesmo tempo, no time titular não.
Duvido muito, devido à qualidade. Imagine a situação hipotética, porém provável.
Conca no banco, a torcida pede, ele entra, mete duas ou três assistências pelo meio da zaga para o Vinicius ou Guerrero ou o Ribeiro fazerem o gol. Depois faz um lançamento daqueles milimétricos e cobra uma falta perfeita. Sim, ele é capaz disso, não é mesmo? E aí, como tirá-lo do time? kkk
Estamos falando do Conca, e não do Cadu.
Eu só acho que ele terá que pensar grande e agir proporcionalmente à grandeza do Fla. E será que ele terá essa capacidade? Desconfio muito que não.
O lance é que ele terá que abdicar da panela, senão já era. Imagina deixar Conca, Vinicius Jr., Ribeiro ou Ederson no banco e colocar Gabriel?
Kkkk A torcida come ele vivo.
O problema para mim está lá atrás, desde o muralha, passando pelo vaz, e chegando à dupla de volantes bisonhos caramujo e arão. Esses caras têm que sair e dar lugar a Thiago, donnati, Ronaldo e Cuellar.
Eu imagino Thiago, Trauco, Donnati, Rever e Pará; Ronaldo; Cuellar, Diego, Ribeiro, Conca; Guerrero, com Vinicius Jr. pedindo passagem e Ederson no banco.
Acho que Diego e Ribeiro podem fazer a recomposição, mas Conca, não. Mas por outro lado, qual time partirá para nos contratacar e ficará com menos de quatro defensores diante de um ataque com esses jogadores?
Você pode estar certo, seria bem ousado e ao mesmo tempo intimidaria o time adversário. Talvez dê para fazer. Com Diego e Everton Ribeiro compondo na linha de 4, e Conca e Guerrero sobrando.
Se o Zé insistir com Gabriel tendo Ederson, Everton Ribeiro, Conca, Diego, Sávio e Paquetá, aí eu desisto de vez rsrsrs. Sério mesmo.
Minha carta seria mais sucinta:
Deixa de ser frouxo e teimoso, acabe com essa panelice e coloque os melhores pra jogar em cima do adversário, porque o Flamengo não tem dna retranqueiro, seu medroso!
Na minha humilde opinião... ele até quer mudar.... Mas não tem coragem e peito para barrar!! Ou seja...é omisso e percebi isso naquela vexatória partida contra o Goianiense!! Só vive parabenizando!!! Toda entrevista tem um parabéns... parabens ao grupo, Parabéns para Atl, parabéns ao Cabo, Parabéns ao Paranaense, Parabéns ao Eduardo!! Por@$ isso ta irritando já!
Zelão, tira o caramujo. Não escala mais o Gabriel. Não coloque 4 laterais com 3 volantes. Não coloca mais volante depois de fazer um(1) gol. Segue as dicas e seremos campeões.
Bem por aí mesmo!
"Tenho a certeza de que ou você dá fim ao ciclo de jogadores questionáveis no time titular ou esses jogadores questionáveis decretarão o fim do seu ciclo no comando do Flamengo."
suor hétero escorrendo....
imagina esse sonho
um flamengo sem perebas?
huahauhauahuahuahauhauhau
salve diego tmj
Zé para de ser cagão e põe esse time pra frente. Ainda confio em vc , mas ta ficando difícil te defender.
Simples:
Muralha por César;
Vaz por Juan ou L. Duarte;
MA por Ronaldo;
Esqueça o Gabriel, pelo amor de Deus...
Pronto.
Ah e Trauco não é Lateral esquerdo... No máximo um meia esquerda.
Juan não, ta jogando De muleta mano
Arão por Cuellar.. meio campo do Fla clama pela dupla Ronaldo e Cuellar!!!
#RonaldoeCuellar.... testa pelo menos... virá o disco!!
Poupa além da conta
Aaah , já ia esquecendo: #ZéResenha --- vem participar do Resenha Zé, ia subir no conceito hein
kkkkkkkkkkkkkkk
bem lembrado
Boa carta ...pena que essa pessoa pra qual você escreve já demonstrou inúmeras vezes que não tem autocrítica. ....vai morrer abraçado com Márcio e Vaz...e sempre ter como décimo segundo jogadores Gabriel e Damião. ..esse Zé ruela está confiando como sempre que jogadores como Diego. ..conca e agora everton Ribeiro (deve mesmo vim) façam a diferença. ...Esse aprendiz ainda vai aprontar das suas. ..É engraçado ver essa galera que defende esse estagiário tendo uma paciência enorme com esse técnico e sempre apontando os seus erros e confiando que ele vá mudar. ..Kkkkkk. .pra min é a mesma coisa que esse aprendiz demonstra em relação aos seus perebas ..insistência e confiança cega em um técnico que nunca me passou segurança ....Depois que for demitido vai ter o mesmo fim de Andrade e Jaime. ..
Temos a mesma convicção é impressionante como temos tudo pra ir pra frente e parece que vamos sempre ficar na era Cléber Leite e Patricia Amorim com um time cheio de titulares m* medíocre e muitos torcedores estão satisfeitos com o carioca.
Essa torcida que defende esses perebas passou tanto tempo comendo farinha com água que quando ofereceram carne eles recusaram dizendo que gostam de farinha com água. ..
Toda vez vejo isso e não canso de falar, a P***@ desse carioca não é parâmetro nem pra rachão e muitos dos torcedores são iludidos, olhem o retrospecto do Flamengo contra times grandes e em decisões verá desclassificação na porcaria de taça alguma coisa e a surpreendente desclassificação da Libertadores, em decisões esse time ta uma M*, não tem postura e muitos aqui estão tão acostumados com a derrota que não vão ver isso nunca. Arão, Gabriel, Vaz, Caramujo os intocáveis desse técnico medroso irão acabar com o nosso ano. Não estou otimista só iremos ficar com o carioca mesmo, e mal uma vaga pra libertadores.
Desde 2015 na época do Cristóvão eu pedia o Zé Ricardo como técnico do time principal, pois esperava que ele ia chegar e implantar aquele futebol de toque de bola, ofensivo e criativo, com volantes sabem jogar, como ele fazia no sub-20, mas quando ele subiu ele fez diferente, ressuscitou o Caramujo e o Jamal no time titular, implantou um futebol medroso e de retranca, aí passei a querer a saida dele, a torcida queria ele e não Abel porque esperava um futebol mederno, já que ele não fez isso não merece o apoio da torcida. Mas se ele mudar à partir de agora, eu volto a apoia-lo, mas aí depende dele, até lá vou querer a saída dele.