O Flamengo colocou mais um vexame em sua lista de participações na Copa Libertadores. Só que a derrota por 2 a 1 para o San Lorenzo foi mais que uma simples eliminação precoce. Em um cenário de grandes investimentos e priorização do torneio continental, o vexame dado em Buenos Aires é o maior golpe no projeto de um “novo Fla” que cerca o clube nos últimos anos.
Comandada por Eduardo Bandeira de Mello, a diretoria nunca escondeu que a principal competição do continente era o desejo maior no ano seguinte àquele em que brigou pelo título do Campeonato Brasileiro com o Palmeiras, mas também viu o bem-humorado “cheirinho” ficar pelo ar.
O impacto da eliminação é devastador nas pretensões de construir um novo Flamengo no aspecto esportivo. São três quedas ainda na primeira fase da Libertadores só nos últimos anos – 2012, 2014 e 2017. Os fracassos incomodam os torcedores, mas nenhum se compara ao da atual temporada.
Desde 2015, quando contratou Paolo Guerrero, o Rubro-negro iniciou um projeto para conquistar títulos e recuperar o prestígio esportivo com conquistas atuais e constantes. O peruano puxou a fila. Chegaram Diego, Conca – que nem sequer estreou – e outros nomes de relevância. Na opinião dos dirigentes, o Flamengo tinha, enfim, um elenco capaz de corresponder aos anseios da torcida.
Todo o roteiro estava desenhado na cabeça dos cartolas. O esforço foi tanto que alguns milhões de reais foram gastos para arrumar o Maracanã, que serviu de casa na primeira fase. Paralelamente, o clube firmou um contrato com a Portuguesa da Ilha para utilizar o estádio na competição. A queda na primeira fase foi tão inesperada que o local nem pôde ser estreado pelo Rubro-Negro, já que que segue em obras.
A expectativa de uma boa campanha fez o clube projetar premiações em seu orçamento para 2017 contando pelo menos com uma ida até a semifinal da Libertadores. O valor embolsado seria de R$ 15,3 milhões apenas em pagamentos da Conmebol. O clube deixou a competição com R$ 5,4 milhões, o que corresponde aos três jogos como mandante da primeira fase. A boa campanha, no mínimo, seria a cereja do bolo do trabalho de saneamento fora dos gramados no qual a gestão atual tem se empenhado desde que assumiu.
Em termos práticos, o projeto esportivo do Flamengo ainda não deu resultado. Se o clube trabalha para arrumar os aspectos financeiro e administrativo, em campo tem a comemorar apenas o título Carioca de 2017, que por tantas vezes foi esnobado pelos próprios dirigentes na briga sem fim com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).
No ano passado, o time chegou a ser eliminado três vezes em 56 dias sob o comando de Muricy Ramalho. Caiu no Carioca, na Primeira Liga e na Copa do Brasil. O cenário segue longe de estar favorável apesar de o Rubro-negro demonstrar evoluções em alguns aspectos. O problema é que o time se acostumou a falhar na hora da decisão. E o futebol cobra o seu preço. A bola pune, como costuma dizer o seu antigo treinador.
Em um elenco considerado muitas vezes entre os melhores do país, o Flamengo viu na hora da decisão a inexperiência de alguns jogadores, como Matheus Sávio, ter peso considerável no resultado final. Grandes medalhões do elenco ficaram no Rio de Janeiro. Diego e Conca se recuperam de cirurgias no joelho e Mancuello ficou fora por opção do técnico Zé Ricardo.
A dificuldade em equilibrar as ações, sobretudo fora de casa, é um problema flagrante do Flamengo atual. Construir um “Novo Fla”, capaz de conquistar resultados esportivos, passa fundamentalmente pela postura em campo, algo que o clube ainda busca. Enquanto não desvendar o “segredo”, contar com um dos “melhores elencos do país” dificilmente adiantará. Ainda restam Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e a já esquecida Primeira Liga para tentar transformar o sonho de um projeto esportivo em realidade.
Fonte: Uol
E o estadual? Titulo importantissimo
Kde os defensores do Márcio Araujo? Só lembro das pessoas que falavam ” com ele o meio de campo fica fechado , não ofremos pressão igual com o Rômulo no jogo de 3×3 com o fluminense”…
Levamos pressão em todos os jogos !!!!!! E ainda a saída de bola fica uma merda ! Enquanto torcedor ficar do lado de perebas assim , não amos ganhar algo relevante
Pessima partida do time todo.
Merecemos ser eliminados!!! Porque a diretoria se contenta com jogador que “não compromete” como Gabriel e Márcio Araújo.
Cuellar era pra ser titular no lugar do Márcio Araujo esse quando chegou ! Já teria se adaptado..
Mas não , insite em um cara sem técnico alguma! Quando pega pedreira , ele não faz nada !
Desculpe, mas era pra ter trago o Felipe Melo que é brasileiro do que trazer esse gringo por 10 milhões, aí é erro da gestão.
Põe na conta do estagiário, que não soube trabalhar as melhores opções que tinha no elenco.
Prefere sempre os apadrinhados.
Marcio Araújo foi ate bem
Bem aonde ???? O que ele fez ? Vi ele quase entregando uns dois gols , não acrescenta em nada
Time que tem Caramujo de titular nunca vai a lugar nenhum, sempre foi assim e sempre será.
Rapaz, acho que quem acredita que Marcio Araujo é solução para ajeitar qq time não vê muito futebol. Pior é achar que a estratégia do Zé Ricardo é boa mas fazer o q já me xingaram tanto pq critico o Zé mesmo depois de ganhar o Ferjão.
Tirando Diego e Guerrero, quais jogadores do Flamengo seriam titulares em Atlético-Mg e palmeiras ?
Temos uma folha de pagamento enorme, mas o elenco é fraco.
Últimos jogadores que o Flamengo comprou: Mancuello, Cuéllar, Donatti e Berrío.
Agora responda, o Flamengo sabe contratar ?
total 30 milhões jogados literalmente no lixo
Precisamos de um atacante goleador para jogar ao lado do Guerrero
Esquece o 4-4-2, ele não existe pro Zé Ricardo.
Concordo com o seu comentário cris Fernando, não vejo o elenco do Flamengo tão bom assim como muitos pintam mas oque me incomoda mais e a falta de raça !
Esse presidente Ebm, é muito passivo, ele entende só de pagar conta de futebol não sabe de nada.
Como eu falei..Flamengo caminhando a passos largos para ser o Arsenal da América do Sul.
Por isso eu fui a favor da contratação do Felipe Melo, falta alguém para gritar com todo mundo. Diego e o ” capitão ” rever são muito “bomzinho” .
Nem acredito que estou vendo esse tipo de reportagem mediócre, e mais ainda esses horrores de criticas nos comentários!!! O Flamengo é mais que isso!!! Existem coisas, que não tem explicação…Elas apenas acontecem… Ser Flamengo, defender e apoiar até a morte é uma delas!!! Sou Flamengo na Vitoria e na derrota, conte comigo sempre!!!
Hauahauha. Isso. Do flamengo O erdeu por obra divina. Não sei como as pessoas nAo entendem isso. Eh tão obvio
Muricy caiu no Carioca, na PL e na Copa do Brasil!
Zé Ricardo caiu na Liberta e vai cair na Copa do Brasil!
Defensores do Zé diziam que ele havia consertado o time, mas pelos resultados não vemos isso!