Verdadeiros Rubro-Negros

Compartilhe com os amigos
Após a terrível eliminação de 17/05, em Buenos Aires, chamou a atenção o fato de o Presidente do Flamengo, em entrevista, ter declarado: “Eu sei que tem algumas pessoas que estão comemorando, que já devem estar no Twitter, falsos rubro-negros que sempre torceram contra.”
Não se sabe se o objetivo de Eduardo Bandeira de Mello foi, mesmo no calor de uma contundente derrota, atingir Luiz Eduardo Baptista, o Bap, ou Wallim Vasconcellos, seus desafetos declarados, mas o fato é que a inusitada declaração soou arrogante e mexeu com os brios de grande parte dos torcedores rubro-negros, os quais, a título de ironia, passaram a seu autodenominarem “falsos” em seus perfis.
A postura do Presidente, criticada muitas vezes pelo excesso de comedimento e pela aparente passividade, teve tom de bravata e confirmou à Nação uma péssima característica, talvez de Eduardo Bandeira de Mello, talvez de seus aliados: a de não admitir erros e a de achar que resultados financeiros – fantásticos, aliás – justificam todo o resto, em especial a leniência com eliminações toscas e a falta de uma cobrança firme junto ao técnico e a alguns jogadores do elenco, os quais recebem polpudas remunerações, rigorosamente em dia.
Com efeito, sabe-se amplamente que o técnico Zé Ricardo, apesar de seu potencial, tem pouca experiência, especialmente em torneios eliminatórios de peso. Sabe-se também que o próprio Zé Ricardo abusa de lançar jogadores medíocres, os quais tiram espaço dos jovens vindos das nossas divisões de base.
É visível que o elenco, apesar de mais qualificado que os das temporadas anteriores, detém deficiências no gol, na zaga, na cabeça de área e nas pontas, isso sem falar de alguns jogadores sem gana vencedora e que “tiram o pé” nas horas difíceis.
Ora, então por qual motivo o Presidente do Clube, mesmo exaltando os avanços administrativos e financeiros, não pode, humildemente, atentar às críticas construtivas, vinda de comentaristas esportivos e de torcedores, menos ou mais ilustres?
As pessoas que criticam, lançando mão de argumentos plausíveis, normalmente querem ver os erros corrigidos, querem o bem do Flamengo e almejam ter o prazer de voltar a assistir um time que honre verdadeiramente as centenárias tradições rubro-negras.
O próprio Zico, que sempre se dispôs a ajudar o Clube e a participar de todas as campanhas e eventos propostos pela gestão atual, tem feito críticas e sugestões que merecem ser ouvidas, pois, além de ídolo-mor da Nação, ele é vasto conhecedor de futebol e do Flamengo.
Desta forma, sem deixar de reconhecer os avanços, que foram muitos, a hora é de a Diretoria falar menos e corrigir urgentemente os pontos falhos, sem ter medo de, se necessário, cortar na própria pele ou dar meia volta em algumas estratégias.
O “sangue nos olhos” dos jogadores depende do “sangue nos olhos” de seus comandantes, a começar pelos dirigentes, que precisam mostrar liderança e autoridade.
O Flamengo é uma instituição gigantesca e nunca haverá satisfação total de sua aficionada massa torcedora enquanto o Clube não voltar ao seu lugar de efetivo destaque no cenário nacional e internacional.
O “ISTO AQUI É FLAMENGO” não pode virar expressão retórica, restrita à magnitude da torcida e da história rubro-negra!
O “ISTO AQUI É FLAMENGO” deve se traduzir em postura enfática e vencedora de todos no Clube, a começar pelo Presidente.
O Flamengo precisa relampejar de vez em quando para que o trem volte aos trilhos das grandes conquistas. Nada de acomodação… Nada de conformismo… Há ainda muito a fazer e a Nação tem pressa!
E, dos verdadeiros rubro-negros, a Diretoria deve esperar não apenas elogios. Já dizia Santo Agostinho: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”.
Vamos, Flamengo!
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Como vcs podem censurar quem concorda com quem escreveu a coluna? Indiretamente, estão censurando quem a escreveu. O nível de moderadores precisa melhorar e muito.

  • Resumiu com bastante propriedade o que ocorre no Flamengo. Aqui no site, as críticas não são bem aceitas e quem as faz são chamados de falsos rubro-negros. Foi cirúrgico tanto nos problemas da gestão do futebol como nas deficiências do time e do elenco. E colocou muito bem ao enfatizar que o sucesso administrativo e financeiro não pode dar ao presidente Eduardo Bandeira de Melo imunidade a equívocos cometidos no futebol. Lembrou também das eliminações precoces e até vergonhosas que tivemos em 2016 em várias competições como também do insucesso na Libertadores. Quero parabenizá-lo pelo excelente texto. Muito bem escrito e que reflete meus anseios como torcedor apaixonado pelo Flamengo. Foi prazeroso ler sua coluna. Obrigado, Cláudio Sampaio.

  • ATENÇÃO !!!!

    A TODOS que aqui postam seus comentários e que já cansei de falar que são reclamões e chorões e os mesmos se dizem “críticos”, aqui estão as diferenças entre a VERDADEIRA CRÍTICA e o tão praticado CHORAFOGUISMO RECLAMATIVO…

    Observem que existem algumas diferenças entre uma posição e outra.

    Por isso irmãos Rubro Negros, reflitam antes de teclar suas insatisfações desenfreadas para que não caiam na esparrela do mimimi depreciativo e depois se digam injustiçados se achando “críticos” quando são criticados, porém na maioria das vezes sem assim ser ou proceder de forma verdadeiramente crítica.

    Leiam com atenção e reflitam nas diferenças…

    – RECLAMAÇÃO: É a manifestação de insatisfação, desagrado, protesto sobre um serviço prestado (atuação em jogo ou administrativa), ação ou omissão da administração em geral e/ou Dirigente, Comissão Técnica e jogadores que o manifestante considera ineficiente, ineficaz e não efetivo.

    – DENÚNCIA: É a manifestação revestida de gravidade, atribuindo a responsabilidade do fato a instituição, órgão externo ou interno à instituição, Dirigente, pessoa física ou pessoa jurídica.

    – CRÍTICA: Manifestação que implica censura a ato, procedimento ou posição adotada pela instituição, por meio de sua administração, Diretorias, Comissão Técnica ou jogadores.

    – SUGESTÃO: É a proposta de melhoria, aprimoramento dos serviços prestados dentro e fora das quatro linhas ou ao que concerne toda administração.

    Colegas de Coluna, não estou aqui querendo ser melhor que ninguém…
    Mas deixo claro meu IMENSO desejo de elevarmos o padrão de nosso espaço.

    Críticas SÃO SEMPRE BEM VINDAS e podem somar alguma coisa em algum momento…

    Reclamações também, mas reclamação DEMAIS não traz bem algum, só tumultua…

    O grande barato é aprendermos as diferenças e nos posicionar da melhor forma para o Clube e Instituição.

    Reflitam sobre isso.

    Saudações a todos.

    CRF sempre.

    • A questão não é a crítica em si, mas a forma desrespeitosa que é feita e a maneira pela qual descaracteriza e bagunça todo um trabalho de base feito. Reconheço que nem sempre todas as tomadas de decisões e respectivas ações dão certo, mas ao invés de analisar (e criticar) os seus resultados, SEMPRE considero avaliá-la com as informações que temos até aquele determinado momento. Pois criticar (ou elogiar) após ver os resultados é fácil… &;-D

      • O colunista explanou tudo que penso e já escrevi nesse site. Planejar no futebol é muito importante. Cobrar desempenho e resultados é obrigação da diretoria. O EBM apesar do excelente desempenho na parte administrativa e financeira não pode ser imune a críticas. Nosso time tem enormes carências. O Fla é um ‘Gigante” e merece ser tratado como tal. Pela primeira vez no site, vi alguém (colunista) que encarna o espírito do verdadeiro rubro-negro. Que não defende os perebas do time: Muralha Vaz; Márcio Araújo, entre outros, e cobra reforços para sermos respeitados como a Potência que somos. Infelizmente, tem muita gente que pensa pequeno e não entende o significado de que “Isto aqui é Flamengo”.

        • No mundo ideal, com o clube SEM dívidas e um elenco onde todos jogadores ENCAIXAM dentro do esquema tático, essas críticas seriam muito válidas. O problema é a maioria não se deu conta de que vivemos no mundo real e essas mudanças levam tempo… &;-D

          • Estou sendo censurado. Não posso respondê-lo. Lamentável!

            • Evidente, que somos entusiastas e orgulhosos da nova infraestrutura do clube. Mas não podemos perder de vista jamais que o Fla vive e respira de títulos. Houve muitos erros na montagem de elenco. Essa idolatria a um dirigente em qual votei duas vezes é no mínimo absurda. Reconheça que erraram no futebol por ainda estarem aprendendo. O EBM não pode acumular funções e ser responsável pelas cobranças no Departamento de futebol. Felizmente, com as cobranças, o presidente prometeu contratações onde existe demanda de mercado e não só oportunidades com muito risco de não dar certo. Vamos contratar bons jogadores enfim. CHEGOU O MOMENTO DE MOSTRAREM QUE “ISTO AQUI É FLAMENGO.

          • Claro, que somos entusiastas e orgulhosos da nova infraestrutura do clube. Mas não podemos perder de vista jamais que o Fla vive e respira de títulos. Houve muitos erros na montagem de elenco. O Mauro Cezar está certo ao afirmar não entender tal idolatria a um dirigente, muito menos a imunidade aos erros na gestão de futebol que são visíveis. Reconhecer que erraram no futebol por falta de experiencia é importante pra evoluirmos.. O EBM não pode acumular funções e ser responsável pelas cobranças no Departamento de futebol. Felizmente, por força das cobranças que reputo válidas, virão contratações onde existe demanda de mercado e não só oportunidades com muito risco de não dar certo. Vamos enfim contratar bons jogadores . CHEGOU O MOMENTO DE MOSTRAREM QUE “ISTO AQUI É FLAMENGO.

            • Bem colocado! &;-D

          • VC se esquece que fomos eliminados precocemente de quase todas as competições de 2016 e da Libertadores de 2017. VC falou que queria MA e Cuellar como volantes titulares e Eduardo Silva recontratado como atacante. Vc deseja um timinho. E não venha me falar de esquema tático, porque modéstia a parte entendo bem do assunto. E do mimi mimi de que daqui a algum tempo, disputaremos tudo.

            • Sim, disse isso tudo. E continuo reafirmando… &;-D

      • Não precisamos de saber resultados pra ver o que era tão claro: que o time estava mal e não estava evoluindo. Quem não enxergou o óbvio, não pode dizer que entende de futebol.

  • Daqui a pouco vão querer que o Bandeira de Melo faça gol também, o cara é disparado o melhor presidente do mengão nos últimos anos, o que ele e sua equipe estão fazendo é digna de aplausos, não tenho dúvidas que mais cedo ou mais tarde os títulos virão isso é questão de tempo, também fiquei chateado com a eliminação, mas bola pra frente continuo acreditando que esse ano vem coisa boa.

    • E mais ou menos por aí mesmo…
      Só acho que falta a ele um pouco mais de pulso na cobrança da Comissão Técnica e jogadores já que acumula um cargo que era do Godinho no DP de Futebol.
      No mais é isso mesmo.
      Parabéns pelo espírito Rubro Negro.
      Saudações.
      CRF sempre.

      • Valeu irmão

        • Tamos juntos !!!
          Saudações.

    • Eles querem que o presidente seja um covarde e fale mau de toda a equipe em público, em rede nacional. Preferem aqueles cartolas que “entendem de futebol” e contratam Nico López por 40 milhões, ou vendem Neymar e levam 30 milhões, e em qualquer pressãozinha da torcida, chega criticando a comissão técnica inteira em público (que ele mesmo contratou). Preferem 4 ou 5 técnicos por ano. Quem disse que não teve cobrança? A diferença entre esses “cartolas que entendem de futebol” e a gestão profissional é que apesar de serem colocados como arrogantes, não ficam se intrometendo no trabalho dos outros, lavam roupa suja em casa, e fazem o SEU trabalho bem feito.

      Todo mundo tem direito de ficar chateado, e ficar de cabeça quente, menos o que está lá trabalhando o dia inteiro há anos. Esse não tem direito de dar uma declaração mais áspera num momento desses.

      E assino embaixo, existem muitos falsos rubro-negros sim, porque pra mim quem torce mais para “estar certo” quando critica do que pro Flamengo, é FALSO RUBRO-NEGRO.

      • Absurdo, vcs censurarem quem diverge. Vivemos num democracia.

      • Como vc pode censurar quem concorda com quem escreveu a coluna?

      • Meu Deus! O EBM apesar do excelente desempenho na parte administrativa e financeira não pode ser imune a críticas. Isto é absurdo. Votei nele duas vezes mas há equívocos no futebol que precisam ser sanados. Evoluir consertando erros é fundamental em qualquer atividade. Mauro Cezar está corretíssimo quando afirma que é inacreditável o que está acontecendo com uma grande parte da torcida do Fla. Meu ídolo é o Zico amigo.

    • O EBM apesar do excelente desempenho na parte administrativa e financeira não pode ser imune a críticas. Isto é absurdo. Votei nele duas vezes mas há equívocos no futebol que precisam ser sanados. Evoluir consertando erros é fundamental em qualquer atividade. Como diz Mauro Cezar com bastante propriedade, é inacreditável o que está acontecendo com uma grande parte da torcida do Fla. Meu ídolo é o Zico.

  • Eis, um momento imperdível para certos torcedores aproveitarem a oportunidade para despejarem as frustrações de suas vidas pessoais, em comentários negativos e sem utilidade! &;-D

    • Fala Dinei !!!
      Como sempre uma palavra filosófica…
      Já abordei MUITO esse assunto também aqui e já fui IMENSAMENTE criticado por isso…
      Cuidado com a fúria dos Arautos de sempre…
      Rsrsrs
      Grande abraço !!!

      • A maioria dos integrantes do site precisa entender que a excelente gestão administrativa e financeira não pode apagar erros no comando do futebol. Os arautos proclamam a necessidade do time evoluir, de reforços e de mudança nos critérios de contratação. Erramos demais. Entendemos também que o EBM não deve acumular funções. Comandando uma ótima equipe de técnicos conseguiu equilibrar as finanças mas peca no futebol. Ninguém deve ser imune a críticas. O fato da recuperação das finanças não pode ocultar os erros do futebol. Precisa urgente de um diretor de futebol para fazer as cobranças necessárias de desempenho e resultados.

        • Santos…
          Tu é um cara inteligente.
          O problema que tanto bato boca com uns e outros aqui, é que essas pessoas não sabem distinguir a verdadeira crítica de uma reles reclamação…
          Seu recado veio com uma crítica pertinente e não uma reclamação vazia.
          Parabéns por isso…
          Críticas e reclamações são diferentes.
          Críticas, sempre serão bem vindas…
          Reclamação, ok, também… mas atento sempre para o fato do EXCESSO de reclamação que só tumultua o ambiente e nubla tanto que parece termos uma nuvem negra com raios e trovões, somente a pairar sobre nossas cabeças…
          Somente com críticas que levem ao positivo e muito menos reclamação vazia, certamente irá colaborar para elevarmos nosso ambiente no Coluna.
          Grande abraço.
          Flamengo sempre…

    • Acho que ambos deveriam ter um comportamento menos político no site e mais preocupado com o Fla. Não se trata de frustrações de cunho pessoal ou profissional. E sim que o time não evolui e todos sabem o porquê. Nosso elenco tem fragilidades. Nosso técnico é bastante promissor mas ainda tem uma longa estrada a percorrer e os erros dessa caminhada vão ocorrer no Fla. Os arautos proclamam a necessidade do time evoluir, de reforços e de mudança nos critérios de contratação. Erramos demais. O EBM não deve acumular funções. Comandando uma ótima equipe de técnicos conseguiu equilibrar as finanças mas peca no futebol. Ninguém deve ser imune a críticas. O fato da recuperação das finanças não pode ocultar os erros do futebol. Precisa urgente de um diretor de futebol para fazer as cobranças necessárias de desempenho e resultados. Os problemas táticos do time estamos “carecas de debater”.Não quero ser eliminado precocemente e vergonhosamente das competições como ocorreu em 2016 com exceção do terceiro lugar no Brasileiro de 2016 (nível técnico razoável apenas).

      • Não discordo, mas apenas levo em consideração que o desempenho do time deveu-se em grande parte às limitações do sistema ofensivo (e nem tanto do defensivo, embora também tenha as suas deficiências). Com os jogadores titulares, perdemos inúmeras oportunidades de sair com a vitória por desperdiçar gols; já sem os titulares, o time não conseguia manter a posse de bola no ataque. Isto sobrecarregou muito o sistema defensivo. Moral da história: sobram reclamações INJUSTAS para Vaz e M. Araújo. A direção já sabe disso, tanto que já estão providenciando as peças para a composição do elenco. Vem É. Ribeiro e algumas propostas para outros atacantes estão sendo feitas, além de mais um zagueiro para a recomposição do elenco (a permanência de Réver é duvidosa e o Juan se aposentará no fim de ano).

        O problema é que o torcedor “cri-cri” só vê o que quer… &;-D

        • Só não concordo que as reclamações com relação ao MA e Vaz sejam injustas. O Zinho disse que o Jorginho colocava o Jumar em vez dele quando o Luan estava suspenso. Sò entrava no decorrer de jogos. Suas últimas partidas foram bisonhas. E o MA é punido pela bola.

          • Considero injusta pelo fato de que o sistema defensivo está sobrecarregado, em vista da ausência do Diego e dos nossos pontas. Mas reconheço que são jogadores medianos e que a capacidade e qualidade técnica deles têm seus limites. E a galera se esquece de que no ano passado, com estas MESMAS peças tivemos um dos sistemas defensivos menos vazados do campeonato… &;-D

            • Mas fomos eliminados precocemente de quase todas as competições. Equilíbrio é fundamental. Cansei de pedir a saída do Wallace como faço com o Vaz e MA. Jogadores deficientes tecnicamente.

  • Excelente texto, concordo

  • A acusação de “falso Rubro-Negro” foi para o Mauro Cesar, foi notório! Dias atrás Mauro Cesar falou algumas verdades sobre o o futebol do flamengo, insistência em alguns jogadores fracos que não correspondem que todos nós sabemos quem são! Renovações bizaras e contratações que não deram certo. Tem no youtube ele falando! Eu concordei com tudo que o Mauro falou! Acho que sou também um “falso Rubro Negro”.

    A verdade e o seguinte, EBM e alguns torcedores que o idolatram não aceitam críticas, mesmo que sejam construtivas que tragam melhorias para o clube.

    Até parece que só os “verdadeiros Rubro Negros” tem razão sobre tudo não e mesmo!?

    • Tb acho que as críticas foram direcionadas ao Mauro; aliás, esta dualidade tb não casa bem, concordo com tudo o que o EBM faz e fala, mas tb concordo com todas as críticas que o Mauro costuma fazer; são questões complementares, assim, sendo o EBM quem está no comando, faria bem se ouvisse mesmo as críticas, pois sempre há como melhorar; o mesmo serve para o ZR.

  • Texto mais oportunista que este só aqui mesmo no Coluna. Cara aproveitando que a torcida está P**** da vida, sai pra jogar a galera contra a Administração, jogadores e torcedores contra torcedores. Parecendo pupilo do zico ou seja, só aparece na pobre pra tumultuar mais ainda.
    Eu já li aqui mesmo e vou plagiar: “O pior adversario do Flamengo é a própria torcida.”

  • Ele errou, não devia ter falado, mas ali claramente a emoção falou mais alto. O cara é presidente, mas na raíz é torcedor igual a gente. Errado, mas não precisa fazer uma tempestade por esse caso específico.

  • Show de bola! Texto sensato e vero

  • Um dos melhores textos que vi por aqui recentemente. Parabéns!

  • Minha maior dor, é que por algum motivo eu sinto que o Zé Ricardo é bom treinador, tem potencial de melhora.

    Gabriel foi titular com todos os técnicos. Empresário forte. Totalmente plausível que ele seja escalado por empresários, sendo assim, pode trazer o técnico que for que Gabriel ficará lá, de titular.

    A resposta do Bandeira sobre falsos rubro negros foi resposta política, quando deveria falar de futebol.
    Bom presidente, mas se preocupa mais com política do que com futebol.

    • Gabriel é investimento do Flávio Godin …

  • foi vexatória foi, foi triste foi, mas não justifica ficar criticando o presidente, o que o EBM esta fazendo e digno de oscar, eu credito a vexatória eliminação nos jogadores porque tiveram medo de colocar o pezinho na bola ou chutar pra fora.

    • Justifica sim. Não dá pra santificar o presidente e blindá-lo de críticas.
      EBM é bom, mas temos que levar em consideração que ele tá de frente no maior clube do Brasil em termos de arrecadação. Pagr contas no Flamengo com 40 milhões de torcedores é mais fácil que pagar do Internacional com 11 milhões.

      Hoje em dia todo clube tem que pagar suas dívidas, caso contrário é até rebaixado.

      É um bom presidente, mas no futebol ele escorrega

      • vc e louca, pagar divida do fla e facil, se o inter deve 10 reias a do fla e 100 x mais, tudo do fla e grande, tudo começou em 2013 não foi agora que começou a pagar o fla esta praticamente falido, devendo o EBM com unhas e dentes sabe o porque, pq sempre fui apaixonado pelo meu flamengo e tenho uma frase que o flamengo arrumando manda, e isso esta acontecendo, não e porque foi eliminado que tem que jogar tudo por agua abaixo, vamos se compreensivo e ver que o erro foi dos jogadores e técnico, o presidente trouxe quem o ze pediu. e esse negocio de que pagar e facil pode tirar o cavalinho da chuva.

  • Preparem-se, vamos de 4 laterais de novo domingo, porque o Zé Ruela nunca abrirá mão do único esquema que conhece o 4-3-3.

  • MA e Gabriel já ultrapassam qualquer tentativa de explicação, eu já acho que serão titulares ou reservas muito utilizados até o dia que saírem do clube não importa o elenco que tivermos. O Vaz se vai ser titular depois de tudo de errado que fez na quarta vai entrar pra esse time tbm, dos intocáveis mesmo quando não produzem nada. Wallace fazia parte desse time e só saiu porque pediu senão era titular até hoje.
    O Flamengo já se reforçou nessas posições, já subiu da base jogadores dessa posição e continua tudo igual…. Acho ilusão achar que se chegar Anderson Martins ele assume a vaga, se tivesse vindo Felipe Mello ele jogaria junto com o MA, quando tiver Everton Ribeiro, Diego, Conca em condições pode esperar pra ver muito o Gabriel

    Tem gente que usa a frase eles foram titulares com todos… pois é, por isso que nenhum continuou

    O Flamengo hoje desvaloriza(e por isso joga dinheiro fora) o Leo Duarte, o Ronaldo, o Paqueta, o Matheus Savio, o Vizeu em prol de Vaz, MA, Gabriel e Damião… só Deus(e tbm os empresários) sabe o motivo

  • Belo texto.
    “sabe-se amplamente que o técnico Zé Ricardo, apesar de seu potencial, tem pouca experiência, especialmente em torneios eliminatórios de peso. Sabe-se também que o próprio Zé Ricardo abusa de lançar jogadores medíocres, os quais tiram espaço dos jovens vindos das nossas divisões de base.” Exatamente nisso que bato. Temos visto potenciais no banco e peças ruins como titulares inquestionáveis, de valor duvidoso sempre sendo escalados em nome de uma “eficiência” apenas aparente e que não duram mais que dois jogos/ou lampejos ralos. É pouco para serem sempre escalados e não dar oportunidades a nomes mais promissores.
    O Campeonato carioca passou e não vi o Zé Ricardo dar uma sequência a Ronaldo um garoto de muito potencial, chegando a montar três volantes para manter MA no time, vindo de má fase…com pretexto de ser o “único que marca na sua função”. Papo furado, pois Ronaldo já mostrou que se movimenta bem e sabe marcar, é só adquirir rodagem, é uma revelação da base. Vimos dois jogos horríveis de MA voltando a ser o que ele é realmente. Ruim e limitado.
    Falta autocrítica BM, humildade. Eu sou e muito Rubro-negro, e por isso critico sim, pois quero o MELHOR pro Fla. Não vou me iludir com “cifras” isso é um outro departamento. Futebol é o carro chefe do CRF e não está nada bom não BM. Um Vexame não pode ser amenizado com reações intempestivas. Só pode elogiar? Não falar nada? Isso é coisa de alienado sem opinião própria. Nas criticas é que se mantém os pés no chão e o trabalho progride. Já estamos no final de maio. O tempo passa…não é hora de papo manso e sim de atitude, RESULTADO. Rubro-negro de verdade não se contenta com pouco meu caro, pois está acostumado a coisa grande. Torço pelo CRF não por nomes ou cifras. Tenha humildade nas horas boas e ruins. Isso é demonstrar grandeza. SRN.

  • “deficiências no gol, na zaga, na cabeça de área e nas pontas”, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc quer então meio time, so isso? Tem certeza? Não quer também mais uns 5 reservas não? Pqp, o torcedor qrer q o mengão melhore, fique forte, tudo bem, mas tem gente q escreve sem coerencia nenhuma, outra coisa, o Bandeira tem muitos defeitos como muitos tem, mas essa questão de falsos rubro-negros tem aos montes, e se alguem questionar com certeza faz parte, pq com certeza vi muito pseudotorcedor execrando o time, como se fosse pessimo, horrivel, ai sim a gente ve o falso torcedor, pois xingar, ficar puto, falar mal na hora da eliminação tudo bem, mas no outro dia não admitir q o time não é um dos melhores do Brasil, isso sim é falso torcedor, mas ja to esperando esses falsos torcedores virem aqui xingar e dizer q o time não presta, pois é, no final do ano se vier as conquistas q esses retardados voltem e digam q falaram merda com força.

    • Não vou te xingar não. mas eu vou dizer a verdade crua e nua que alguns não querem ver de jeito algum. além dos 5 que o colunista citou eu incluo o técnico que é fraco limitado e inexperiente junto.. afinal de contas TITULO IMPORTANTE até agora esses caras ainda não ganharam. e se fosse jogadores de alto niveis estariam na europa e não aqui sofrendo criticadas ano sim o outro também.. “Vaz, caramujo. gabriel. damião, muralha” entre outros servem no maximo no maximo pra porteiro do nosso lindo CT.. bando de jogador fraco e inútil! queremos um FLAMENGO forte e campeão de TUDO com esses perebas ai vai ser dificil viu? SRN

      • Kkkkkk se xingasse ou nao seria irrelevante, afinal xingar e o q eu vejo muitos pseudo torcedores fazerem, eu quase quebrei a mesa do bar q estava assistindo ao jogo da eliminacao, mas nao sou burro para no outro dia dizer q o time nao presta e tem q contratar 4 ou 5 jogadores como tem pseudotorcedores q sugerem, ai q me pergunto, o time com uma porrada de desfalques, esses voltam e o time volta a jogar bem e disputa o titulo ate o fim, esses pseudotorcedores vao voltar e dizer q o time nao e pessimo ou horrivel como vomitam aqui, a nao, ja sei, se ganham 5 seguidas e sorte, ai perde a sexta o time q nao presta kkkkkk Ja vi meu time perder para o Santo Andre final com o maracana cheio, entao ninguem muda q o mengao esta forte a cada ano e titulos nao virao em 17 anos como antigamente e sim a todos os anos, como somos esse ano favoritos, coisa q nao eramos a 30 anos klkkkk.

        • Mas muralha vaz e caramujo são titulares com ou sem desfalques continuaram jogando e fazendo merda, e nenhum foi a salvação da patria contra o san lorenzo pelo contrario foram muito mal, com ou sem desfalque é obrigação do Zé achar uma forma do time jogar sem dependencia de jogador A ou B. e se for analisar mais friamente vera que o único DESFALQUE de fato foi o “diego” pois o resto vem jogando sempre.. não muda o FATO de ter muitos perebas no elenco no titular e no reserva.. tapar o sol com penera é fácil Fabiano . logico que se no final de ano vinhermos ganhar algum titulo iremos comemorar eu você e a nação. somos FLAMENGO acima de tudo, mas precisa de uma mudança queremos o Flamengo com grandes jogadores e não com jogadores limitados que apenas não “comprometem”

          • Me desculpe quem NAO ta jogando nada e ARAO..

            • Também!

    • Falta de coerência onde, meu filho? Na questão da TITULARIDADE o autor está coberto de razão. Muralha é um goleiro fraco em cobranças de pênaltis, além de falhar em bolas aéreas. Rafael Vaz comete erros primários, chegando ao ponto de entregar a paçoca nos passes errados. Márcio Araújo tinha sua titularidade justificável nos anos de pindaíba como em 2014, sendo que hoje temos peças melhores na reserva. Nas pontas não temos um só jogador inteligente para realizar dribles desconcertantes, passes açucarados, movimentação tática pra puxar a marcação ou uma boa finalização (Everton não é esse cara, Ederson é meia, VJ é um moleque, Berrío é jogador pra segundo tempo e Gabriel é uma piada de mal gosto). Se não temos jogadores excepcionais nas pontas, sendo que temos meias aos montes no elenco, porque insistir num esquema manjado desses? As peças boas existem, o que não tem é um esquema tático que privilegie o que nosso elenco tem de melhor, ou seja, nossos meias (Rômulo, Arão, Ronaldo, Cuellar, Mancuello, Matheus Sávio, Lucas Paquetá, Ederson e em breve Diego, Conca e Everton Ribeiro).

      Repudio tanto os torcedores corneteiros , malucos que não propõem solução alguma é só latem , quanto os torcedores de jogador pereba, técnico e diretoria, que chamam de modinhas qualquer um que tenha opinões discordantes.

      O Flamengo não é essa coca-cola toda atualmente , mas também não é uma equipe ruim. Quem nega os problemas no time está vivendo numa realidade paralela. Caso contrário, se sabe do que está ocorrendo e teima em defender os mesmos atletas defeituosos, é evidentemente desonesto.

      SRN.

      • Excelente comentário. Parabéns.

Comentários não são permitidos.