Caros amigos, vem muita grana por aí. O Flamengo, recentemente viciado em controlar gastos e produzir superávits para quitar antigas dívidas, acorda com um presente que passa da casa dos 100 milhões de reais, justamente no momento onde as contas já não apertam tanto e o dinheiro começa a fluir mais livremente. É algo magnífico e revolucionário para nosso futuro – para se ter ideia, o montante bruto da venda é equivalente ao faturamento do Botafogo em 2016 e ao dobro da receita da Chapecoense, no mesmo ano.
Empolgados com nosso futuro, é absolutamente considerável normal que planejemos e especulemos o destino dessa quantia. Obviamente, há espaço para investimentos no CT, no tão sonhado estádio próprio e ainda na qualificação do elenco. Entretanto, como não temos conhecimento suficiente para opinar sobre o custo dos dois primeiros itens, me atentarei, por aqui, ao último: os reforços.
O principal motivo de estar aqui dissertando sobre o tema é a veiculação da informação de que o Flamengo busca contratar o zagueiro Rhodolfo junto ao Besiktas-TUR, enquanto especula-se que também estamos fechados com Éverton Ribeiro. Pois vamos lá.
A contratação de Éverton Ribeiro é precisa e necessária, ao meu ver, pela grande falta de qualidade no lado direito do ataque. Entretanto, ela não deixa de encobrir outro erro pontual: a contratação de Orlando Berrío. Não quero tocar minha corneta tão estrondosamente e torço sinceramente para ter minha língua queimada, mas o colombiano mostra cada vez mais que não vale metade dos 11 milhões investidos. Montantes elevados e, para muitos, desperdiçados já foram aplicados também em jogadores reservas, como Cuéllar, Mancuello e até Leandro Damião, considerando-se os altos vencimentos mensais.
Cito esses nomes para voltar no tópico original, Rhodolfo. Não podemos negar que o referido tem qualidade suficiente para tomar a titularidade por aqui, devido aos longos problemas que apresentamos com nossa zaga. Porém nem isso o torna um jogador incontestável, que é o caso de Réver, guardadas as devidas as proporções que atendem a nossa realidade. Meu ponto é que, se não for pra ser incontestável, é melhor não trazer.
Ainda precisamos de alguns jogadores-chave para fortalecer a espinha dorsal do clube. Mesmo com a chegada de Ribeiro, nos faltariam um goleiro e um zagueiro acima da média para fecharem o elenco de maneira indiscutível. E por que não aproveitamos este momento para realizar estes investimentos? Vamos trazer alguém de qualidade. Vale a pena um esforço por Geromel, Gil ou Anderson Martins. Para o gol, também podemos avançar por Júlio César ou Alisson, para citar exemplos. A pergunta aqui é até onde vai nossa ambição, pois se for pra se contentar com pouco eu prefiro manter o que já temos e não inchar mais a folha salarial com jogadores medianos. Não podemos avançar?! Por que não, Flamengo?! Gastem o dinheiro de maneira consciente e com segurança! Basta de jogadores paliativos!
SRN!
Rodrigo Coli
@_rodrigocoli
Ótimo texto. Argumentos consistentes.
Mas ainda assim acho que a diretoria se colocou em posição de refém de empresários.
Goleiro tem que ser Prioridade Total, mas eu acho que um Volante melhor também seria bom, a dupla de volantes hoje é um lixo.
Alisson vá lá…Julio Cesar? Aí pegou pesado…Eu investiria em Diego Alves…Gastaria uma boa quantia mas para um goleiro top 5… Agora vamos aos outros…Cuellar pela idade é investimento não foi dinheiro jogado fora… Mancuello como diria o ditado foi um ponto fora dá curva…Bom jogador mas para o futebol argentino…Aqui não rendeu mas gosto do futebol dele..Chegamos a Orlando Berrío…Ainda não tem como avalia lo mas é bom jogador investimento ainda a dar frutos.Como não contratar e fiado um dos três destaques dá campanha vitoriosa do surpreendente Atlético nacional?Vide q o Palmeiras pagou incríveis 35 milhões de reais em Miguel Borja e até agora vive as turras com torcida e técnicos ( porque cuca já é o segundo dá era galliote..Então com Berrío e Cuellar vamos ter paciência…
O Mancuello não joga na posição dele que é no lugar do Arão. Arão parece que nem ser substituído é, parece vaga cativa mesmo jogando mal.
Flamengo gastou 25 milhões de reais agora com Everton ribeiro, dava + 25 milhões em Miranda.
E com esse mesmo time terminaria essa temporada.
Na próxima contrataremos um Goleiro de Qualidade, Zagueiro rápido para fazer dupla com um dos nossos zagueiros experientes.
E um 2° volante para que chegue ou tome a vaga de willian arão ou que pelo menos faça medo dele perde a vaga de titular absoluto.
Damião e Virzeu, podem sair, e contratar realmente um camisa 9 fazedor de gols.
Parabéns pelo texto !
Everton Ribeiro é necessário !, agora Rodolpho ????, jogador velho e incerto , não contrataria.
Hj já ouvi falar em varias contratações, espero que a diretoria não esteja contagiada por este clima pois senão os R$ 100 Mi do vinicius Jr vão embora com jogadores meia boca.
Sempre acompanho o coluna e por diversas vezes coloco minha opinião. De todos os nomes que li, 2 me agradam; Everton ribeiro ( praticamente contratado ) e Gil. Para um FLA forte para 2017 eu começaria dispensando ( emprestando ou trocando ): Gabriel, MA, Vaz, Damião e Mancuello, não precisamos, sequer contratar para repor. Vejo o Berrio como um jogador que nos ajudará muito ainda e, na minha opinião, nossa desclassificação passou por sua retirada de campo. Com o dinheiro do VJR traria ( tentaria ), além do ER, o Gil ou o Geromel; o Tardelli e um volante como o Otávio do Atl-Pr. Fecharia o elenco e deixaria o ZR trabalhar. SRN
E o goleiro de alto nível técnico, nível seleção? O Flamengo só tem o Thiago ainda em preparação, tem que contratarbum goleiro e negociar o Muralha urgente!
E lateral direito? Para volante tem o Ronaldo.
Lateral direito não tem muitas opções, no momento temos 2 laterais medianos em boa fase.
Acho que os nossos laterais estão em um nível acima dos demais do BR17
Realmente o Geromel seria uma ótima opção!
Rodrigo Coli, você tem razão no seu texto. Sugiro mais uma contratação: um volante incontestável. Pela carreira e lastro, sugiro o Lucas Leiva do Liverpool que poderia vir apenas com acerto salarial, porqur após 10 anos de Liverpool e apenas 30 anos, nao renovou contrato e o atual vence dia 30/06/2017.
Everton já estando certo, falta, um bom goleiro, ( Walter ou J César )um atacante ( Tardelli), um zagueiro ( A Martins). Fechou o elenco para até o meio do ano q vem.
O Júlio César é nome ideal, pode ter certeza, tem 37 anos e pode jogar quem Savé até aos 40 anos em alto nível ganhando títulos importantes pelo Fla, pode passar experiência para o Thiago seu sucessor depois de 3 anos sendo quem sabe convocado, além de ensinar o Thiago a pegar pênaltis melhor! O Buffon por exemplo ainda joga idenpendente de idade, o que importa mesmo é a qualidade técnica e o Júlio tem muita!
O Zé errou, mas pode corrigir os erros e chegar no auge, tem apenas um ano no cargo, pouco tempo, quem sabe seja que nem o Alex Ferguson do Manchester United e ganhe vários títulos por anos, o que o Flamengo precisa realmente é de reforços pontuais, uns 4 ou 5 reforços, um para o ataque goleador e outra para o sistema defensivo.
“Gastem o dinheiro de maneira consciente e com segurança! Basta de jogadores paliativos!”
Esse tem sido o nosso problema, não adianta nada ter grana se não souber contratar, recentemente contratamos alguns gringos que já querem dispensar, renovamos com jogadores que não tem condições de vestir a camisa do clube Gabriel, Massaarújo, Damião, isso sem falar no Vaz(caíno), acho que essa grana vai gerar um responsabilidade enorme para os dirigentes e o técnico por que se nem com dinheiro conseguirem montar um um time vencedor a torcida não vai perdoar pois o copo já está cheio é só balançar um pouco que vai derramar.
SRN #MuitaCalmaNessaHora
nao concordo muito com rodolpho e nao concordo nada com Julio Cesar, preferia Geromel, Everton Ribeiro, Walter ou Alisson, Anderson Martin, subiria o lateral direto do flamengo da base pra ja ir integrando aos profissionais pois o carinha é bom, daria mais oportunidades para Ronaldo, mas n como primeiro volante e sim como segundo no lugar do Arão que convenhamos tem deixado muito a desejar, e o Ronaldo pode sim ser mais uma grata revelação do Flamengo…..o time em si nao é ruim mas tem uma forma que esta muito mecanica de jogar, falta criatividade falta o cara que pega a bola na ponta ir pra cima do marcador, falta ousadia, ja cansei de ver a bola chegar nos lado e ser recuada pra traz ou cruzada pra area, se tiver alguem ousado ali nos lados o flamengo pode sim e vai render muito mais! se vitinho ou marinho tivessem vindo no inicio do ano tenho plena certeza que estariamos jogando muito melhor!
Geromel seria excelente! Mas duvido q o Grêmio liberaria. Qto a goleiro, o Matheus mereceria uma chance, antes de contratar outro.
nao existe essa de nao liberar, o flamengo pagando a multa nao tem o que o clube fazer, ai o Geromel so nao vem se nao querer!
*quiser
Alisson franga até na seleção
Já sobre goleiro, o Júlio César é nome ideal, pode ter certeza, tem 37 anos e pode jogar quem Savé até aos 40 anos em alto nível ganhando títulos importantes pelo Fla, pode passar experiência para o Thiago seu sucessor depois de 3 anos sendo quem sabe convocado, além de ensinar o Thiago a pegar pênaltis melhor! O Buffon por exemplo ainda joga independente de idade, o que importa mesmo é a qualidade técnica e o Júlio tem muita!
É a oitava vez que leio esse comentário… Rsrsrs
E aí parceiro. Estou iniciando um GRUPO no whats do Flamengo (enchi o saco dos que eu tava rsrs), e estou procurando uma galera de BOM SENSO, pra compartilhar notícias checadas, imagens, vídeos, discussões, enquetes, críticas construtivas, meme nos rivais, humor, etc. Apenas futebol e Flamengo. (e fugindo dos corneteiros que atira pra todo lado carente de atenção rsrs, sem critério ou entendimento) estou começando agora, se interessar, me chama lá 77 981229029. SRN
O Zé sofreu poucas derrotas, estudioso, pode fazer cursos na Europa, ele recuou o time pelas opções de jogadores que tinha, mas não deve fazer mais isso com reforços. Teve medo de perder e perdeu na Libertadores, só que aprendeu, perdeu poucos jogos, tem tudo para chegar no auge, variar a tática… Para isso precisa de um time maus qualificado, reforços da base e contratado!
Concordo plenamente, o Flamengo perdeu 5 jogadores na mesma faixa de campo!!
Prefiro o A. Martins do que o Rodolpho, e se for contratar o goleiro iria atras do Alison!
Aprendeu kkkkkkk continua enchendo o time de perebas, não troca jogadores em má fase que estão afundando o time (4 dos 5 homens de defesa, fora os volantes), o time continua previsível no seu único esquema de jogo, a retranca na Libertadores não foi a primeira vez e ainda ousou repetir contra o Atlético-GO colocando Rômulo sem ritmo. Após um ano não corrigiu o gravíssimo problema do time fazer um gol, fazer marcação baixa e frouxa, deixando o adversário nos acuar no nosso campo de defesa, não se vê jogadas ensaidas e trabalhadas, bola aérea ofensiva fraca, contra-ataque inexistente (quantos tivemos desde que ele assumiu? Qual foi o último gol de contra-ataque?) etc. Depois de um ano o time não evolui e temos quase os mesmos jogadores no time titular, por mais que alguns não estejam rendendo nada. Tem elenco pra quê? Pro titular se arrastar em campo e mesmo assim permanecer intocável? Ele não sabe gerir o elenco e essas oscilações no time não são por acaso, o próprio técnico é responsável por isso.
Certo Francinei…parceiro, estou iniciando um GRUPO no whats do Flamengo (enchi o saco dos que eu tava rsrs), e estou procurando uma galera de BOM SENSO, pra compartilhar notícias checadas, imagens, vídeos, discussões, enquetes, críticas construtivas, meme nos rivais, humor, etc. Apenas futebol e Flamengo. (e fugindo dos corneteiros que atira pra todo lado carente de atenção rsrs, sem critério ou entendimento) estou começando agora, se interessar, me chama lá 77 981229029. SRN
Alô diretoria! Vocês são os CARAS em relação administração e finanças. Mas estão deixando a desejar no quesito contratações. Salvo algumas excessões, como o Diego, Guerrero e Everton Ribeiro, vocês estão investindo em atletas que não deram retorno ao clube. Não tenham medo de ser feliz! Abram os cofres e contratem atletas de alto nível técnico e de qualidade indiscutível. Geromel ou Gil, Aranguiz ou Renato Augusto, um atacante e um goleiro para serem titulares incontestáveis. Zé Ricardo tem que aproveitar mais o Vizeu, Ronaldo, Lincohn, Paquetá, Vinicius jr.
O Flamengo é gigante e merece respeito e sua torcida é seu maior patrimônio.Não há espaço para vaidades e choque de egos. Flamengo em primeiro lugar!…sempre!
E aí parceiro. Estou iniciando um GRUPO no whats do Flamengo (enchi o saco dos que eu tava rsrs), e estou procurando uma galera de BOM SENSO, pra compartilhar notícias checadas, imagens, vídeos, discussões, enquetes, críticas construtivas, meme nos rivais, humor, etc. Apenas futebol e Flamengo. (e fugindo dos corneteiros que atira pra todo lado carente de atenção rsrs, sem critério ou entendimento) estou começando agora, se interessar, me chama lá 77 981229029. SRN
Com Diego voltando de lesão, Conca estreando, Vinícius integrado ao time principal, Everton Ribeiro e Rodolfo sendo contratados, nosso time vai ficar assim:
Alex
Pará—Rever—-Vaz—Trauco
Arão——-Márcio Araújo
Gabriel——Diego—–Éverton
Guerrero
Que time é esse amigos.
Kkkkkkkkkkkkkk
KKK ,boa!Se o Zé fizesse isso iria ser inovação total, iria surpreender todos os times, escalando os melhores, com time nunca antes escalado.
Os adversários ficariam completamente perdidos, sem saber pra onde correr kkkkk
Conca, Mancuello ou Berrio no lugar do Gabriel, por favor!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkk
Kkkkkk
Zé Ricardo cai domingo!! Anotem!
O Flamengo nunca vai ser campeão brasileiro com o Márcio Araújo titular. Ponto.
Com Conca, Diego e Éverton Ribeiro jogando bem o Caramujo pode ser o nosso “café com leite”!
Muralha – Rodiney – Rever – Donatti – Trauco – Ronaldo – Arão – Conca – Diego – Everton Ribeiro – Guerrero
Na realidade pura para o Flamengo, falta ainda um goleiro nível seleção brasileira, um zagueiro nível seleção para jogar com Donatti, o Réver é um ótimo reserva, parece não querer mais jogar, vem jogando mal, o Arão está jogando mal quem sabe pelo cansaço, Mancuello pode substituir, pois o treinador dele no time argentino falou que ele joga como volante, e vimos que chega ao ataque como elemento surpresa, já o Ronaldo titular, precisa de sequência, um artilheiro que pode ser Tardelli, Calleri, Jonas…, o E Ribeiro e quem sabe um lateral direito de ótima qualidade que faça gols, assistências, saiba marcar bem, desarmar, lançar, cruzar, lançar em profundidade, ter visão de jogo, errar poucos passes, cabecear para não falhar dentro da área, cobrir espaços, tabelar, correr muito, saber cadenciar, negociando Rodinei e Pará, pode-se contratar esse lateral tranquilo no mercado europeu ou sul-americano, subindo para a reserva o Kleber que está jogando muito bem na base apesar de não ganhar às vezes pelo alto por ser um pouco de baixa estatura, mas ganha bos desarmes por baixo, subir o zagueiro Dener tbm e o goleiro Gabriel Batista. Importante negociar quem ainda está um pouco valorizado no nercado ailnts que se desvalorize mais que é o Murulha, Vaz, M Araújo, Gabriel e Damião, quem sabe o Guerrero em 2018 para China e contratar um artilheiro de verdade que decida jogos decisivos que nem Calleri que é novo ainda, assim trazendo um goleiro experiente que já jogou em seleção e gosta do Fla, os da base vão crescer muito em produção treinando e sendo orientado por esse goleiro, assim podem susbitituir esse goleiro com uns 3 anos e serem titulares, revezarem no gol o Thiago e G.Batista e chegarem até a seleção. Esse planejamento é ótimo com certeza, não seria o semi-amador como foi feito para a Libertadores sem quase reservas e time titular pronto. Mas um time para ganhar tudo que disputar ou quase tudo nos próximos anos, e sem recuar o time jamais, dominar os jogos com mais posse de bola e finalizações, lançamentos, desarmes principalmente, um time vencedor é aquele que desarma mais e vai para o contra-ataque fazer os gols!
“Entretanto, ela não deixa de encobrir outro erro pontual: a contratação de Orlando Berrío.” — Pelo contrário: com a contratação do E. Ribeiro, o Berrío certamente ficará como o substituto imediato, que por sua vez poderá ser escalado no 2o. tempo especialmente para atender a algumas necessidades especiais, como explorar o contra-ataque quando o time estiver em vantagem no placar. Além de entrar em um sistema de jogo que encaixa no seu perfil, a menor cobrança (já que ele não é titular) e a vontade de firmar espaço no time o tornarão um jogador interessante e competitivo… &;-D
Também acho que o Berrio não foi bem um “erro” de contratação. Pra quem tem Gabriel, e tinha Cirino, deu um salto de qualidade, que ainda não mostrou ao que veio, mas mostra ser mais ofensivo e útil, principalmente para segundo tempo e jogadas de contra-ataque, será o substituto imediato do Everton Ribeiro pela direita …
Assim, como o Éverton pode encaixar no lado esquerdo! &;-D
Flamengo tem que contratar peças importantes e reduzir seu elenco, pra 26 ou 28 jogadores apenas, até pra poder economizar: O grupo deve ser este:
GOLEIROS:
Tiago
Muralha
(Contratar outro)
ZAGUEIROS:
Miranda(Contratar)
Réver
Léo Duarte
Donatti
LATERAIS DIREITOS:
Pará
Rodinei
LATERAIS ESQUERDOS:
Renê
Trauco
VOLANTES:
Ronaldo
Willian Arão
Márcio Araújo
Douglas (contratar)
MEIAS:
Conca
Diego
Paquetá
ATACANTES:
Éverton Ribeiro
Éderson
Berrio
Éverton
Vinicius Jr.
Matheus Sávio
CENTRO-AVANTES:
Guerrero
Vizeu
Na boa galera o ER vindo, o Walter dos gambas e mais esse Rodolpho se souber escalar e principalmente treinar com todos jogadores que temos no elenco vai ficar um time difícil de ser batido, mas se o Flamengo pudesse investir alto em qualquer jogador hoje eu diria que seria o Renato Augusto hoje na posição dele pra mim é um dos melhores e o melhor que até onde sei ele não tem um passe muito valorizado, o Renato Augusto da volume de jogo, além de marcar muito bem por zonas, com ele no time o Arão ia aprender o que é jogar bola. SRN