Colunas

Vinicius Jr., reforços e investimentos

Caros amigos, vem muita grana por aí. O Flamengo, recentemente viciado em controlar gastos e produzir superávits para quitar antigas dívidas, acorda com um presente que passa da casa dos 100 milhões de reais, justamente no momento onde as contas já não apertam tanto e o dinheiro começa a fluir mais livremente. É algo magnífico e revolucionário para nosso futuro – para se ter ideia, o montante bruto da venda é equivalente ao faturamento do Botafogo em 2016 e ao dobro da receita da Chapecoense, no mesmo ano.

Empolgados com nosso futuro, é absolutamente considerável normal que planejemos e especulemos o destino dessa quantia. Obviamente, há espaço para investimentos no CT, no tão sonhado estádio próprio e ainda na qualificação do elenco. Entretanto, como não temos conhecimento suficiente para opinar sobre o custo dos dois primeiros itens, me atentarei, por aqui, ao último: os reforços.

O principal motivo de estar aqui dissertando sobre o tema é a veiculação da informação de que o Flamengo busca contratar o zagueiro Rhodolfo junto ao Besiktas-TUR, enquanto especula-se que também estamos fechados com Éverton Ribeiro. Pois vamos lá.

A contratação de Éverton Ribeiro é precisa e necessária, ao meu ver, pela grande falta de qualidade no lado direito do ataque. Entretanto, ela não deixa de encobrir outro erro pontual: a contratação de Orlando Berrío. Não quero tocar minha corneta tão estrondosamente e torço sinceramente para ter minha língua queimada, mas o colombiano mostra cada vez mais que não vale metade dos 11 milhões investidos. Montantes elevados e, para muitos, desperdiçados já foram aplicados também em jogadores reservas, como Cuéllar, Mancuello e até Leandro Damião, considerando-se os altos vencimentos mensais.

Cito esses nomes para voltar no tópico original, Rhodolfo. Não podemos negar que o referido tem qualidade suficiente para tomar a titularidade por aqui, devido aos longos problemas que apresentamos com nossa zaga. Porém nem isso o torna um jogador incontestável, que é o caso de Réver, guardadas as devidas as proporções que atendem a nossa realidade. Meu ponto é que, se não for pra ser incontestável, é melhor não trazer.

Ainda precisamos de alguns jogadores-chave para fortalecer a espinha dorsal do clube. Mesmo com a chegada de Ribeiro, nos faltariam um goleiro e um zagueiro acima da média para fecharem o elenco de maneira indiscutível. E por que não aproveitamos este momento para realizar estes investimentos? Vamos trazer alguém de qualidade. Vale a pena um esforço por Geromel, Gil ou Anderson Martins. Para o gol, também podemos avançar por Júlio César ou Alisson, para citar exemplos. A pergunta aqui é até onde vai nossa ambição, pois se for pra se contentar com pouco eu prefiro manter o que já temos e não inchar mais a folha salarial com jogadores medianos. Não podemos avançar?! Por que não, Flamengo?! Gastem o dinheiro de maneira consciente e com segurança! Basta de jogadores paliativos!

SRN!

Rodrigo Coli

@_rodrigocoli

Ver comentários

  • Goleiro tem que ser Prioridade Total, mas eu acho que um Volante melhor também seria bom, a dupla de volantes hoje é um lixo.

  • Ótimo texto. Argumentos consistentes​.
    Mas ainda​ assim acho que a diretoria se colocou em posição de refém de empresários.

  • Alisson vá lá...Julio Cesar? Aí pegou pesado...Eu investiria em Diego Alves...Gastaria uma boa quantia mas para um goleiro top 5... Agora vamos aos outros...Cuellar pela idade é investimento não foi dinheiro jogado fora... Mancuello como diria o ditado foi um ponto fora dá curva...Bom jogador mas para o futebol argentino...Aqui não rendeu mas gosto do futebol dele..Chegamos a Orlando Berrío...Ainda não tem como avalia lo mas é bom jogador investimento ainda a dar frutos.Como não contratar e fiado um dos três destaques dá campanha vitoriosa do surpreendente Atlético nacional?Vide q o Palmeiras pagou incríveis 35 milhões de reais em Miguel Borja e até agora vive as turras com torcida e técnicos ( porque cuca já é o segundo dá era galliote..Então com Berrío e Cuellar vamos ter paciência...

    • O Mancuello não joga na posição dele que é no lugar do Arão. Arão parece que nem ser substituído é, parece vaga cativa mesmo jogando mal.

  • Flamengo gastou 25 milhões de reais agora com Everton ribeiro, dava + 25 milhões em Miranda.
    E com esse mesmo time terminaria essa temporada.
    Na próxima contrataremos um Goleiro de Qualidade, Zagueiro rápido para fazer dupla com um dos nossos zagueiros experientes.
    E um 2° volante para que chegue ou tome a vaga de willian arão ou que pelo menos faça medo dele perde a vaga de titular absoluto.

    Damião e Virzeu, podem sair, e contratar realmente um camisa 9 fazedor de gols.

  • Parabéns pelo texto !
    Everton Ribeiro é necessário !, agora Rodolpho ????, jogador velho e incerto , não contrataria.
    Hj já ouvi falar em varias contratações, espero que a diretoria não esteja contagiada por este clima pois senão os R$ 100 Mi do vinicius Jr vão embora com jogadores meia boca.

  • Sempre acompanho o coluna e por diversas vezes coloco minha opinião. De todos os nomes que li, 2 me agradam; Everton ribeiro ( praticamente contratado ) e Gil. Para um FLA forte para 2017 eu começaria dispensando ( emprestando ou trocando ): Gabriel, MA, Vaz, Damião e Mancuello, não precisamos, sequer contratar para repor. Vejo o Berrio como um jogador que nos ajudará muito ainda e, na minha opinião, nossa desclassificação passou por sua retirada de campo. Com o dinheiro do VJR traria ( tentaria ), além do ER, o Gil ou o Geromel; o Tardelli e um volante como o Otávio do Atl-Pr. Fecharia o elenco e deixaria o ZR trabalhar. SRN

    • E o goleiro de alto nível técnico, nível seleção? O Flamengo só tem o Thiago ainda em preparação, tem que contratarbum goleiro e negociar o Muralha urgente!

      • Lateral direito não tem muitas opções, no momento temos 2 laterais medianos em boa fase.

      • Acho que os nossos laterais estão em um nível acima dos demais do BR17

  • Rodrigo Coli, você tem razão no seu texto. Sugiro mais uma contratação: um volante incontestável. Pela carreira e lastro, sugiro o Lucas Leiva do Liverpool que poderia vir apenas com acerto salarial, porqur após 10 anos de Liverpool e apenas 30 anos, nao renovou contrato e o atual vence dia 30/06/2017.

  • Everton já estando certo, falta, um bom goleiro, ( Walter ou J César )um atacante ( Tardelli), um zagueiro ( A Martins). Fechou o elenco para até o meio do ano q vem.

    • O Júlio César é nome ideal, pode ter certeza, tem 37 anos e pode jogar quem Savé até aos 40 anos em alto nível ganhando títulos importantes pelo Fla, pode passar experiência para o Thiago seu sucessor depois de 3 anos sendo quem sabe convocado, além de ensinar o Thiago a pegar pênaltis melhor! O Buffon por exemplo ainda joga idenpendente de idade, o que importa mesmo é a qualidade técnica e o Júlio tem muita!

  • O Zé errou, mas pode corrigir os erros e chegar no auge, tem apenas um ano no cargo, pouco tempo, quem sabe seja que nem o Alex Ferguson do Manchester United e ganhe vários títulos por anos, o que o Flamengo precisa realmente é de reforços pontuais, uns 4 ou 5 reforços, um para o ataque goleador e outra para o sistema defensivo.