Caros amigos, vem muita grana por aí. O Flamengo, recentemente viciado em controlar gastos e produzir superávits para quitar antigas dívidas, acorda com um presente que passa da casa dos 100 milhões de reais, justamente no momento onde as contas já não apertam tanto e o dinheiro começa a fluir mais livremente. É algo magnífico e revolucionário para nosso futuro – para se ter ideia, o montante bruto da venda é equivalente ao faturamento do Botafogo em 2016 e ao dobro da receita da Chapecoense, no mesmo ano.
Empolgados com nosso futuro, é absolutamente considerável normal que planejemos e especulemos o destino dessa quantia. Obviamente, há espaço para investimentos no CT, no tão sonhado estádio próprio e ainda na qualificação do elenco. Entretanto, como não temos conhecimento suficiente para opinar sobre o custo dos dois primeiros itens, me atentarei, por aqui, ao último: os reforços.
O principal motivo de estar aqui dissertando sobre o tema é a veiculação da informação de que o Flamengo busca contratar o zagueiro Rhodolfo junto ao Besiktas-TUR, enquanto especula-se que também estamos fechados com Éverton Ribeiro. Pois vamos lá.
A contratação de Éverton Ribeiro é precisa e necessária, ao meu ver, pela grande falta de qualidade no lado direito do ataque. Entretanto, ela não deixa de encobrir outro erro pontual: a contratação de Orlando Berrío. Não quero tocar minha corneta tão estrondosamente e torço sinceramente para ter minha língua queimada, mas o colombiano mostra cada vez mais que não vale metade dos 11 milhões investidos. Montantes elevados e, para muitos, desperdiçados já foram aplicados também em jogadores reservas, como Cuéllar, Mancuello e até Leandro Damião, considerando-se os altos vencimentos mensais.
Cito esses nomes para voltar no tópico original, Rhodolfo. Não podemos negar que o referido tem qualidade suficiente para tomar a titularidade por aqui, devido aos longos problemas que apresentamos com nossa zaga. Porém nem isso o torna um jogador incontestável, que é o caso de Réver, guardadas as devidas as proporções que atendem a nossa realidade. Meu ponto é que, se não for pra ser incontestável, é melhor não trazer.
Ainda precisamos de alguns jogadores-chave para fortalecer a espinha dorsal do clube. Mesmo com a chegada de Ribeiro, nos faltariam um goleiro e um zagueiro acima da média para fecharem o elenco de maneira indiscutível. E por que não aproveitamos este momento para realizar estes investimentos? Vamos trazer alguém de qualidade. Vale a pena um esforço por Geromel, Gil ou Anderson Martins. Para o gol, também podemos avançar por Júlio César ou Alisson, para citar exemplos. A pergunta aqui é até onde vai nossa ambição, pois se for pra se contentar com pouco eu prefiro manter o que já temos e não inchar mais a folha salarial com jogadores medianos. Não podemos avançar?! Por que não, Flamengo?! Gastem o dinheiro de maneira consciente e com segurança! Basta de jogadores paliativos!
SRN!
Rodrigo Coli
@_rodrigocoli
Ver comentários
Goleiro tem que ser Prioridade Total, mas eu acho que um Volante melhor também seria bom, a dupla de volantes hoje é um lixo.
Ótimo texto. Argumentos consistentes.
Mas ainda assim acho que a diretoria se colocou em posição de refém de empresários.
Alisson vá lá...Julio Cesar? Aí pegou pesado...Eu investiria em Diego Alves...Gastaria uma boa quantia mas para um goleiro top 5... Agora vamos aos outros...Cuellar pela idade é investimento não foi dinheiro jogado fora... Mancuello como diria o ditado foi um ponto fora dá curva...Bom jogador mas para o futebol argentino...Aqui não rendeu mas gosto do futebol dele..Chegamos a Orlando Berrío...Ainda não tem como avalia lo mas é bom jogador investimento ainda a dar frutos.Como não contratar e fiado um dos três destaques dá campanha vitoriosa do surpreendente Atlético nacional?Vide q o Palmeiras pagou incríveis 35 milhões de reais em Miguel Borja e até agora vive as turras com torcida e técnicos ( porque cuca já é o segundo dá era galliote..Então com Berrío e Cuellar vamos ter paciência...
O Mancuello não joga na posição dele que é no lugar do Arão. Arão parece que nem ser substituído é, parece vaga cativa mesmo jogando mal.
Flamengo gastou 25 milhões de reais agora com Everton ribeiro, dava + 25 milhões em Miranda.
E com esse mesmo time terminaria essa temporada.
Na próxima contrataremos um Goleiro de Qualidade, Zagueiro rápido para fazer dupla com um dos nossos zagueiros experientes.
E um 2° volante para que chegue ou tome a vaga de willian arão ou que pelo menos faça medo dele perde a vaga de titular absoluto.
Damião e Virzeu, podem sair, e contratar realmente um camisa 9 fazedor de gols.
Parabéns pelo texto !
Everton Ribeiro é necessário !, agora Rodolpho ????, jogador velho e incerto , não contrataria.
Hj já ouvi falar em varias contratações, espero que a diretoria não esteja contagiada por este clima pois senão os R$ 100 Mi do vinicius Jr vão embora com jogadores meia boca.
Sempre acompanho o coluna e por diversas vezes coloco minha opinião. De todos os nomes que li, 2 me agradam; Everton ribeiro ( praticamente contratado ) e Gil. Para um FLA forte para 2017 eu começaria dispensando ( emprestando ou trocando ): Gabriel, MA, Vaz, Damião e Mancuello, não precisamos, sequer contratar para repor. Vejo o Berrio como um jogador que nos ajudará muito ainda e, na minha opinião, nossa desclassificação passou por sua retirada de campo. Com o dinheiro do VJR traria ( tentaria ), além do ER, o Gil ou o Geromel; o Tardelli e um volante como o Otávio do Atl-Pr. Fecharia o elenco e deixaria o ZR trabalhar. SRN
E o goleiro de alto nível técnico, nível seleção? O Flamengo só tem o Thiago ainda em preparação, tem que contratarbum goleiro e negociar o Muralha urgente!
E lateral direito? Para volante tem o Ronaldo.
Lateral direito não tem muitas opções, no momento temos 2 laterais medianos em boa fase.
Acho que os nossos laterais estão em um nível acima dos demais do BR17
Realmente o Geromel seria uma ótima opção!
Rodrigo Coli, você tem razão no seu texto. Sugiro mais uma contratação: um volante incontestável. Pela carreira e lastro, sugiro o Lucas Leiva do Liverpool que poderia vir apenas com acerto salarial, porqur após 10 anos de Liverpool e apenas 30 anos, nao renovou contrato e o atual vence dia 30/06/2017.
Everton já estando certo, falta, um bom goleiro, ( Walter ou J César )um atacante ( Tardelli), um zagueiro ( A Martins). Fechou o elenco para até o meio do ano q vem.
O Júlio César é nome ideal, pode ter certeza, tem 37 anos e pode jogar quem Savé até aos 40 anos em alto nível ganhando títulos importantes pelo Fla, pode passar experiência para o Thiago seu sucessor depois de 3 anos sendo quem sabe convocado, além de ensinar o Thiago a pegar pênaltis melhor! O Buffon por exemplo ainda joga idenpendente de idade, o que importa mesmo é a qualidade técnica e o Júlio tem muita!
O Zé errou, mas pode corrigir os erros e chegar no auge, tem apenas um ano no cargo, pouco tempo, quem sabe seja que nem o Alex Ferguson do Manchester United e ganhe vários títulos por anos, o que o Flamengo precisa realmente é de reforços pontuais, uns 4 ou 5 reforços, um para o ataque goleador e outra para o sistema defensivo.