Os cabelo branquinhos e as rugas não negam: são 105 anos de uma vida bem vivida. E curtindo ao máximo um grande amor, o Flamengo. Moradora de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, Dona Ida nasceu no mesmo ano de fundação do time de futebol do Rubro-Negro, em 1911, e teve o privilégio de acompanhar praticamente toda história nos gramados do clube – que iniciou as atividades no remo muito antes, em 1885. Muito lúcida, ela foi personagem de uma reportagem veiculada pelo RJ Inter TV 1ª Edição neste sábado, que pode ser vista no vídeo abaixo, e não escondeu: continua torcendo fanaticamente até os dias de hoje.
– Eu largo tudo para assistir aos jogos. Eu choro, grito e falo sozinha comigo mesma (risos). Eu nessa idade ainda torço. Falou em Flamengo, eu largo tudo e vou assistir – declarou.
Com experiência de sobra para falar sobre títulos, afinal, pôde acompanhar quase todos do Flamengo, Dona Ida espera comemorar mais um neste domingo, contra o Fluminense. A vovó de Friburgo, inclusive, deu um palpite para o confronto decisivo do Campeonato Carioca. É o presente que ela espera para o aniversário de 106 anos, que será celebrado no próximo dia 22.
– Eu acho que vai ser 2 a 1. Flamengo campeão – opinou.
Como torcedora do Flamengo que se preze, a vovó tem Zico como o maior ídolo. Ela conta que ficava parada em frente à TV acompanhando os jogos do eterno camisa 10, e se derrete ao recordar a emoção de ver o craque rubro-negro em campo.
– Eu achava que ele entrava em campo com uma força, ele confiava nas pernas dele, nos pés dele. Então, eu olhava para ele e achava ele tão bonitinho (risos).
Ciente da paixão dela, um grupo de torcedores do Fla fez com que todo esse carinho chegasse ao conhecimento do Galinho, que gravou uma mensagem carinhosa para Dona Ida nesta semana.
– Espero que a senhora esteja muito bem, feliz. Nosso Mengo tem nos dado muitas alegrias. A senhora emocionou bastante a todos nós, na mensagem que mandou para os jogadores. Acho isso importante, eles saberem que têm pessoas de longe torcendo sempre por eles. Quem sabe um dia a gente possa se encontrar, teria muito prazer em te conhecer, por tudo que acho que representei na sua vida. As pernas estão boas, eram realmente fortes pra chegar e fazer os gols, dar os passes e realizar as conquistas. Um beijo grande, muita saúde, e saudações Rubro-Negras! – disse o Galinho, em um vídeo.
Apesar do fanatismo, Dona Ida nunca visitou o Maracanã. Mas ainda nutre o sonho de um dia acompanhar o clube do coração bem de perto, junto com a Nação Rubro-Negra.
– Eu tenho vontade. Eu posso andar, eu vou mancando. Eu gostaria muito – afirmou a torcedora, que espera em breve realizar este sonho.
Flamengo e Fluminense decidem o Campeonato Carioca neste domingo, no Maracanã, a partir das 16h. Por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, o Rubro-Negro entra em campo com a vantagem do empate. Caso o clube seja derrotado pelo Tricolor por um gol de diferença, o título será decidido nos pênaltis. Em caso de vitória do Flu por dois ou mais gols de diferença, a taça será levada para as Laranjeiras. O GloboEsporte.com vai acompanhar as emoções do confronto em Tempo Real.
* Nota: O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 1885. Em 1911, o clube deu início ao departamento de futebol. Em 1912, realizou a primeira partida e estreou nos gramados.
Reprodução: Globo Esporte
podia ter uma ação maneira com a senhorinha bem-vestida, na estreia na ilha.
A nota está errada o ano de fundação do Flamengo é 1895.