Zé é pressionado no Fla, mas clube divide responsabilidades e projeta ajustes

Compartilhe com os amigos

Os erros de Zé Ricardo, que causaram a eliminação do Flamengo na Libertadores, serão divididos internamente no clube. A diretoria banca a continuidade do trabalho, apesar de crescente pressão sobre o jovem treinador. E entende que a responsabilidade é compartilhada com toda a comissão técnica.

Hoje, participam de decisões estratégicas médicos, preparadores, analistas e dirigentes, como o gerente e coordenador técnico Mozer e o diretor Rodrigo Caetano. Mas quem escala é o técnico. E quem joga são os jogadores. Por isso, haverá uma reavaliação de elenco para o segundo semestre, e saídas não estão descartadas.

A contratação de Everton Ribeiro, próxima, e a chegada de um goleiro e um zagueiro, está nos planos. A troca de Mancuello por Walter, goleiro do Corinthians, é uma opção.

Embora a inexperiência pese contra, Zé Ricardo tem boa impressão de jogadores e crédito com a direção por ter reconstruído um time em menos de um ano, que acabou campeão Estadual. No entanto, nas horas decisivas na Libertadores, as escalações e substituições falharam. Mantendo-se preso ao esquema tático encontrado, Zé não ousou e, pelo contrário, se acovardou nos jogos fora de casa, especialmente contra o San Lorenzo.

Lançar Matheus Sávio, de 20 anos, com Ederson recuperado no banco, foi o principal equívoco, que gerou a virada argentina. Antes, porém, o técnico recuou o time com Rômulo na vaga de Berrío e Juan no fim na de Everton. Ao colocar mais um zagueiro nos minutos finais, a equipe se resignou a apenas rebater, abriu mão da posse de bola que sempre a caracterizou e cedeu mais de 80 metros de campo a um time argentino que operava no abafa. Isso foi a gota d’água.

– Nossa ideia era a melhorar a posse, a entrada do Romulo e do Matheus foi para isso. No final, a subida do Angelleri fez com que botássemos o Juan. O gol acabou saindo pelo chão, numa jogada muito rápida – justificou o técnico.

As opções no banco também não eram dignas de um elenco tão badalado. Diversas peças passaram recentemente pelo departamento médico, como Donatti, Mancuello, Gabriel, Berrío e o próprio Rômulo. A falta de ritmo pesou para alguns na fase decisiva. Mas o recuo foi fatal. E não foi a primeira vez. Ano passado, Zé fechou o time e acabou deixando vitórias escaparem no Brasileiro.

O treinador sofre críticas não somente pelas decisões recentes. A utilização constante de jogadores considerados aquém do poder de investimento do clube – Gabriel e Marcio Araújo, por exemplo – é uma das reclamações principais, mesmo com as vitórias. Soma-se a isso a falta de oportunidades a opções do elenco como Cuéllar e Felipe Vizeu. Há quem reconheça predileção do técnico por determinados atletas mesmo que haja outros em melhor fase técnica. E ha quem entenda que Zé tem seus atletas de mais confiança para cumprir funções.

Fonte: Extra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O autor falou tudo, nem preciso comentar mais nada.

  • Não sei quem fez esse texto, mas caraca, O CARA ACERTOU EM TODAS AS ANÁLISES SOBRE O ZÉ RICARDO, É EXATAMENTE ISSO!!!

  • Zé Ricardo adorava teletubbies, só pode…. pra ele tudo é “de novo”… De novo a mesma escalação, de novo a mesma formação, de novo a mesma desculpa após resultados ruins. Enfim…. difícil.

  • Presidente FDP incompetente, técnico fraco, idiota, amador, diretor de futebol que não entendi de futebol, cadê o conselho deliberativo do clube vai ficar assistindo todo ano essas humilhações, esses vexames sem fazer nada.

  • Esse tecnico eh uma m3rda. Todo mundo sabe disso. Ele nao sabe nem o feijao com arroz. Entao se as decisoes sao divididas, compratilhadas e etc… tem que mandar uns 10 embora. Vp de futebol( bandeira) mozer, rc, jayme e principalmente zeh ricardo. Quem compactua com crime eh criminoso. Logo, quem compactua com incompetencia, eh incompetente.

  • VocÊs querem apostar que contra o AT-GO o ZE RIcardo vai continuar mantendo no time o Vaz, o MA (enganador), Arão MOleza, GAbriel (nao sei o que esse cara faz em campo), certamente deve tirar o berrio e por o Romulo, jogar com 3 volantes, 2 pontas abertos e deixar o GUerrero Isolado la na frente, e no banco ele vai colocar o DAmião.

    • Mas o Vaz não vem mal…não teve culpa nos gols do San Lorenzo e nos salvou duas x contra o galo no sábado e fora que foi bem na partida contra os goianos pela copa do Brasil ….podemos questionar o Arão. ..o trauco…por berrio para fazer trabalho técnico como domínio e passe pois so toca bola quandrada….e mulhara que deixou de passar confiança desde que serviu a seleção brasileira!!!

      • Hã? Ele abaixou a cabeça no primeiro gol. Achou que não teria ninguem atras. O banco fez bem a ele, voltou melhor…mas cá entre nós, não é zagueiro de Flamengo.

    • pior se perder o empatar, na coletiva vai dizer que foi normal

  • Ele tem que usa o esquema 4-4-2.. pra mim esse é o melhor esquema tático. .

  • O Flamengo pagou o preço por manter um estagiário no cargo de técnico. O Palmeiras corrigiu isso contratando o Cuca e o Rodrigo Caetano engoliu mosca mais uma vez.

  • Não tem que despesar ninguém tem que botar moral nem que precise meter a mão no tronco das zorea de uns ali e mostrar quem manda ali.

  • Eu não acho o Zé um técnico fraco. Acho que ele tem um bom potencial de crescimento, mas por enquanto tem vários defeitos.
    Quando o Flamengo faz um gol, ele recua, perde posse de bola, troca menos passes, enfim, se desinteressa pelo jogo. Isso tem dedo do técnico. Isso é covardia e culpa do Zé Ricardo.

    Insistência absurda em Gabriel e Damião, ou é opção dele ou da diretoria que permite que empresários escalem jogadores. Se for opção dele, mais uma coisa negativa.

    Flamengo precisa ver esses problemas em conjunto.
    Hoje, quinta feita com chuva, o Flamengo está treinando, ou está descansando ? Não duvido terem dado férias aos jogadores.

    • Vdd ele recua muito.
      . Envez de colocar o time mas pra frente ..E ficar com mas posse de bola .

    • “Quando o Flamengo faz um gol, ele recua, perde posse de bola, troca menos passes, enfim, se desinteressa pelo jogo. Isso tem dedo do técnico. Isso é covardia e culpa do Zé Ricardo.” — Acho que vocês não leram direitinho…

      A entrada do Rômulo e o do M. Sávio foi justamente para segurar a bola no campo de ataque e dar mais consistência ao meio-campo. Gabriel e Berrio fizeram partidas ruins e as suas substituições vieram justamente para recompor um meio-campo que já estava sem a posse de bola. Somente quando os jogadores deles subiram é que foi promovida a entrada do Juan. À meu ver, ele fez as substituições corretas! O que ninguém contava era a apatia do Rômulo, a falha do M. Sávio e o “cruzamento-relâmpago” que resultou no gol.

      É fácil elogiar ou criticar as mudanças depois do jogo, mas NINGUÉM questiona quando elas são feitas no exato instante que elas são feitas… &;-D

      • Ednei, acho que ate meu filho de 8 anos sabe que nao poderia colocar o msavio num jogo desse porte. Talvez minha filha de 7 saiba tb que o romulo antes mesmo de se machucar ja nao estava rendendo nada, como o cara poderia render logo nessa partida? Com relacao a entrada do juan nao da nem pra comentar, foi o mais completo desepero de nao saber o que fazer e se entrincherar na area rezando pra nao tomar gol. O time do flamengo nao jogou bola. Deu dois chutes ao gol em 95 minutos. Um que foi o gol caido do ceu e um chute do everton no segundo tempo. O time nao sabia o que fazer com a bola. Tudo isso eh culpa do tecnico sim.

      • Concordo….confesso que vibrei qd berrio e gabilixo saíram pois como Ninguém é adivinha jamais imaginaria que faltando 15 minutos pros 2 jogos acabaram e tanto flamengo qt católica levariam uma virada histórica em 15 minutos!!!! Garanto que ninguém imaginava a façanha do patético em ganhar no Chile visto que a católica tb precisava ganhar e mesmo que não se classificadas pras oitavas eles beliscariam a sulamericana!!!!

        • Em suma: o mais IMPROVÁVEL dos resultados aconteceu! Disse tudo! &;-D

    • Gente namoral a insistência em Gabriel so pode ser força externa pq não é possível que nem os familiares do ze digam a ele que o Gabriel é um lixo e mesmo assim ele o põe de titular!!!

  • Prometo que Vitória ou derrota todos os dias da minha vida fora de Ricardo se gabilixo é caramujo é escalados culpa dele

  • O problema do Zé é ele ser paneleiro, insistir com jogadores horríveis q não deveriam nem estar no elenco.

  • Flamengo só me faz vergonha, até o foguinho se classificou, brincaderia.

  • Uma pergunta séria a quem defende a demissão do Zé. Quem seria uma boa opção para substituí-lo e porque? Minha dúvida é porque não vejo ninguém que me passe confiança disponível no mercado. Já quis muito o Marcelo Oliveira no Flamengo, mas depois dos dois últimos dois clubes que ele treinou, eu tenho algum receio.

    • wagner diniz, joga pra frente.

      • Fernando. E no flamengo nunca daria certo. Pro fernando diniz dar certo depende de 100% de aceitacao dos jogadores. Isso funciona com jogadores em inicio de carreira ou medianos querendo crescer. Com jogadores cascudos, nao daria certo.

    • E o que adianta continuar com um tecnico, que desde o ano passado vem cometendo os mesmos erros:
      1) Recuar o time qdo faz 1 a 0;
      2) Fazer a maioria das substituições erradas;
      3)Utilizar jogadores mediocres e deixar outros com mt mais tecnica de fora;
      4) Nao utiliza a base.

      Eu daria uma chance ao MO, o cara ganhou 2 campeonatos seguidos, deve ter qualidade pra ter feito isso. Ta certo que seus ultimos trabalhos nao foram bons, mas ainda sim ganhou a CB com o Palmeiras, onde la tem uma briga de bastidores mt grande (é por que nao sai na midia, ,que é paulista) e no ATM o cara nao fez um bom trabalho por que varios jogadores ano passado machucaram durante o campeonato, pode ter ctz q se tivesse tds a disposição, o ATM tinha chegado mais longe.

      Outro que eu gostaria de ver no flamengo é o Levir Culpi, parece que o cara gosta de seus times joguem pra frente.
      OUtro que é uma aposta, mas que fez mais que o ZR foi o Fernando Diniz, que ganhou um paulista com um time do interior, claro que na serie B ele foi mal, o time praticamente perdeu tds as peças importantes.

      SO gostaria de entender por que endeusa-o tanto o ZR. O que ele ganhou de importante pro flamengo ??? Acho que vcs pegam o trabalho do Muricy que foi tao ruim, que parece que o ZR é excelente e não é, vale lembrar que vários jogadores chegaram pro flamengo. Tira o DIego, Rever, DOnatti, CONCA, ROmulo do time e deixa o ZR montar pra ver se vai longe.

      • Desses nomes citados ai o meu preferido é o Marcelo Oliveira…
        mas calma que se o flamengo nao toma aquele gol no ultimo lance, ninguem tava pedindo a cabeça do Zé Ricardo aqui não…
        Deixa o Diego voltar e o Conca estrear pra gente ver se vai continuar na mesma…são mais 15 dias de trabalho, 2 jogos contra atletico Go e se cair na copa do Brasil aí fica insustentável pro Zé…

    • Rueda. O atl nacional acabou de ser eliminado. Estou dando um exemplo como vc pediu.

  • “Lançar Matheus Sávio, de 20 anos, com Ederson recuperado no banco, foi o principal equívoco, que gerou a virada argentina.”

    – concordo com essa afirmação pois o Mateus não tem maturidade pra entrar num jogo de Libertadores na Argentina contra u mtime pressionando muito o nosso, o mais acertado seria optar pelo Ederson que tem mais experiencia e poderia segurar a bola junto com o Guerrero no ataque, mas olhando agora com o beneficio da restrospectiva fica muito fácil.

    “Antes, porém, o técnico recuou o time com Rômulo na vaga de Berrío e Juan no fim na de Everton. Ao colocar mais um zagueiro nos minutos finais, a equipe se resignou a apenas rebater, abriu mão da posse de bola que sempre a caracterizou e cedeu mais de 80 metros de campo a um time argentino que operava no abafa. Isso foi a gota d’água.”

    Esse é o maior defeito do time do Flamengo (junto com deficiencia nas finalizações), mas esse problema do recuo exagerado e desistencia da ofensividade não é nova nem é obra do Zé Ricardo, faz parte do DNA do Flamengo. eu lembro do gfatidico jogo contra o Atletico MG (4×1) quando Luxemburro era o treinador, após fazer o Gol o Flamengo abdicou de jogar e ficou apenas em sua intermediária destruindo jogadas e permitindo a pressão…bom todo mundo lembra né?

    “As opções no banco também não eram dignas de um elenco tão badalado. Diversas peças passaram recentemente pelo departamento médico, como Donatti, Mancuello, Gabriel, Berrío e o próprio Rômulo.”

    – A culpa aqui não é do Zé, mas do setor de analise que indica jogadores que não se encaixam no nosso tipo de jogo ou jogadores medíocres…é como tentar encaixar um pino quadrado num buraco redondo.

    “A falta de ritmo pesou para alguns na fase decisiva. Mas o recuo foi fatal. E não foi a primeira vez. Ano passado, Zé fechou o time e acabou deixando vitórias escaparem no Brasileiro.”

    Um problema grave da falta de planejamento e que expoe deficiencias do departamento médico. Antes de expor o GAroto Mateus Sávio num jogo daqueles o Flamengo deveria ter dado rodagens para esses garotos no carioca, mas resolveram jogar os garotos na fogueira. As previsões de recuperação de jogadores sempre é frustrada, levando muito mais tempo do que o previsto, basta lembrar do caso Ederson, eu cheguei a pensar que o Rapaz tinha quebrado o pescoço (10 meses de recuperação? caramba!)

    Meu diagnóstico é que o Flamengo está indo no caminho certo, estou chateado como todos os torcedores, mas quando banhamos um bebê, jogamos fora a água do banho e não o bebê, precisamos entender o que está errado e tomar as medidas necessárias pra melhorar. Jogamos no grupo mais difícil, fizemos 5 dos 6 jogos onde fomos melhores que o nosso adversário, lideramos o grupo até 87 min do jogo final…nem tudo está perdido e creio que vamos dar a volta por cima

  • Os mesmos erros desde o ano passado, e esse professor de educação física não muda, mas há mané que ver evolução nesse aprendiz. PQP

  • Tinha que a torcida se organizar e lá no treino e exigir raça , dedicação, amor a camisa .

  • Fora Zé Ricardo com vc não vamos ser campeões de nada , seu medroso.

  • Bandeira de Mello, nunca respeitou a torcida e não vai ser agora que vai respeitar, vai continuar com o Zé panela.

  • Para com essa porcaria de 4-3-3
    Volta para o 4-4-2…temos qualidade no ataque mas a defesa tá uma bosta

    • Concordo Allan, principalmente porque não temos os pontas decisivos que fazem gols e dão assistencias, eu jogaria com Massaraújo/ Rômulo – Arão- Diego e Conca/Ederson
      na frente Vinicius/Everton Ribeiro (se vier) e Guerrero

Comentários não são permitidos.