Zé Ricardo tira da cartola formação com 4 laterais para Fla vencer na Liberta. E funciona

Compartilhe com os amigos

O Flamengo precisou se reinventar antes e durante a vitória por 3 a 1 sobre o Universidad Católica. Com desfalques importantes como Diego (se recuperando de cirurgia), Berrío (suspenso) e Rômulo (torceu o joelho no domingo), a escalação com Mancuello e a volta de Gabriel não encaixou na etapa incial. Era um time desorganizado e que corria perigo com facilidade. A ausência da referência do camisa 35 nunca foi tão sentida como nos primeiros 45 minutos. Foi necessário o técnico Zé Ricardo mexer na formação.

O argentino Mancuello não auxiliava a marcação no meio de campo e mostrava lentidão quando precisava voltar e acompanhar o ataque dos chilenos. E não ajudava na ligação do ataque. O Fla não agradou aos mais de 60 mil torcedores que foram ao Maracanã e precisaria, sim, de mudanças no intervalo. Zé Ricardo mexeu até antes do habitual.

As opções no banco não eram muitas: além dos dois laterais, o técnico rubro-negro tinha à disposição os jovens Matheus Sávio e Felipe Vizeu, além do volante Cuéllar e do zagueiro Léo Duarte. Nenhum planejamento do clube para essa temporada previa chegar em um dos jogos mais importantes com este cenário. Era preciso mesmo tirar um ”coelho da cartola”.

Primeiro, a sacada foi partir com tudo pela direita. Rodinei entrou no lugar de Mancuello. Gabriel, que pouco conseguia incomodar e ouvia algumas vaias, foi deslocado para o meio. O cenário já mudava bastante com a dupla de laterais Rodinei e Pará. Em pouco tempo, os dois deram muito mais problemas à defesa rival do que a equipe do etapa inicial. O camisa 2 ainda foi premiado com seu gol mais importante desde que chegou ao Flamengo, abrindo o placar.

Na verdade, Renê e Trauco não é novidade, é a terceira ou quarta partida nesse expediente. Rodinei também, inclusive na estreia do Carioca, contra o Boavista, ele fez a dobradinha com o Pará. Mesmo de uma forma menos sistemática, eles fazem isso no dia a dia. Rodinei tem uma saúde invejável. No final, precisamos do Renê, que sabe o quanto nos utilizamos esse artifício – explicou o técnico Zé Ricardo.

O gol sofrido após falha da defesa poderia ter desmoronado todo o plano rubro-negro. Mas seis minutos depois, o Flamengo contou com a estrela de seu artilheiro Guerrero. Alívio no Maracanã pouco antes da entrada de mais um lateral do time. Zé Ricardo apostou em Renê e colocou o quarto lateral rubro-negro no jogo. Trauco voltou a jogar centralizado, e a velocidade seria a arma para fechar o jogo.

O lateral peruano foi – merecidamente – brindado com o terceiro gol em lance de insistência. Após a partida, confessou uma indisposição e um pouco de dor no pé na partida. O foco agora é ne recuperação para a final do Campeonato Carioca.

Foi a primeira vez (que terminou um jogo com quatro laterais em campo). Mas o professor agora fez uma brincadeira, dizendo que posso jogar de 6, 8 e 10 – disse Trauco após a partida.

Novamente, o Rubro-Negro tem pouco tempo para descansar. No domingo, encara a final do Cameponato Carioca diante do Fluminense. O time entra em vantagem após ter vencido por 1 a 0 a primeira partida.

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Isso só demonstra a qualidade dos nossos pontas.

  • Tenho q admitir q o Flamengo melhorou com as mexidas do Zé, apesar de ser um crítico dele. Agora, se o time perde, a coisa iria ficar feia para o lado dele. Será sorte, ou competência mesmo ? Ainda bem q vencemos, mesmo achando loucura as ações do Zé Ricardo, sempre torço para vitória do meu Mengão ! Quem estava no estádio ontem (como eu), acharam loucura essas substituições. Só sei q eu teria tirado o Gabriel e o Mancuello, para colocar o Matheus Sávio e Vizeu.

    • bastaria apenas o Gabriel e entrado com o Rodinnei!

    • Concordo em parte!
      Ainda bem que o Flamengo tem bons recursos e jogadores técnicos, além dá camisa 12(NRN) e conseguimos um belo resultado, porque se dependesse do treinador que colocou 2 laterais direitos e 3 laterais esquerdos em campo ao mesmo tempo e deixou o nosso meio de campo vazio, só com o ARÃO, a coisa poderia ficar feia.

      Temi pelo resultado ontem(quem disser que não, está mentindo)!
      A vontade dos jogadores que em jogadas individuais, devido as qualidades deles, foi quem nos premiou com essa importante vitória apesar do Zé tentar atrapalhá-los.

      Me diga se você não temeu pelo resultado quando viu o atacante chileno sair na cara do Muralhinha no 1º tempo e quando o Santiago empatou no 2º tempo??

      Você veja que o Zé até que foi muito bem contra o FLU e ontem agiu como que “desaprendeu” o que tinha feito antes!

      Quero agradecer aos jogadores pela vitória, principalmente ao Guerrero(melhor jogador), Trauco, Rodinei pelos gols “achados” e ao ARÃO pela sua disposição e luta incessante no meio de campo eles foram os meus destaques maiores no jogo. Ainda bem que temos eles!!

      Aquele abraço

      • Foi muito tenso Douglas, foi um jogo nervoso. Confesso q fiquei muito “p” da vida com o gol deles (isso sim foi um gol achado), mas ainda bem q desta vez conseguimos acertar o pé em algumas jogadas. SRN

        • Essa é a jogada principal do time deles, ir até a linha de fundo e cruzar forte para o Santiago desviar de cabeça, não foi um gol achado foi de uma jogada ensaiada.
          Gols achados foram os nossos devido a vontade de ganhar e a qualidade individual dos nossos jogadores que salvaram o Flamengo dos erros do Zé!

  • Boa análise. Na volta do intervalo poderia ter colocado o Mateus Sávio também, que além de ser mais incisivo que o Gabriel, ajuda a trabalhar mais a bola, mas preferiu apostar na força e na velocidade do Rodinei e deu certo. Aí contamos com uma dose de sorte também do próprio Rodinei fazer o gol, com menos de 5 minutos, no rebote de uma jogada que começou errada.

    O que chama atenção em terminar com 4 laterais é a falta de qualidade nas pontas e a ausência de um reserva confiável pro Diego. Dou um desconto no caso do reserva porque seria o Mancuello, que não vive bom momento, mas com relação aos pontas muito se cobrou que contratassem pelo menos dois jogadores para os lados, que chegassem em condições de jogar. Não aconteceu. Trouxeram apenas o Berrío e o Conca como uma aposta, já sabendo que não contaríamos com ele até o final da fase de grupos. Fora a dúvida se ele vai se adaptar à função de meia/ponta direita. Pode ser que o Zé se veja obrigado a mudar a forma de jogar do time para encaixá-lo, isso no meio da temporada. Deixamos de buscar o Thiago Neves, que está acostumado a jogar pelo lado e estava bem fisicamente, além do que viria em definitivo, por uma aposta que pareceu mais um fetiche, dada as circunstâncias. E aí chegamos ao jogo mais importante do ano com menos opções do que tínhamos ano passado. Não foi só acaso, foi erro no planejamento também.

    • Rubro-Negro,

      Não acho que o berrio esteja já adaptado ao Flamengo, ao esquema ou no melhor da sua forma física. Independentemente disso, ele ainda estava suspenso e o Thiago Santos se machucou no começo do ano. Então nem ponta tinha.

      Eu já cansei de discutir a presença do Gabriel. Contra o Fluminense ele foi o melhor em campo para mim porque nem entrou :D. Mas é o Zé quem vê e trabalha o dia a dia, então ele deve ter os seus motivos.

      Um ponto que achei interessante ontem e que ainda não vi nenhum comentário sobre foi o fato do Zé ter optado pelo Vizeu e não pelo Damião para compor o banco.

      Thiago Neves não é mais o jogador que tínhamos na memória e não foi para o Cruzeiro bem fisicamente não. Mas poderia ser uma opção já que já conhece como as coisas funcionam na Gávea. Talvez a equação financeira não tenha fechado dentro daquilo que o Flamengo dispunha naquele momento.

      Um ponto que precisa ser analisado pelo Flamengo é o aquecimento dos reservas. Em um jogo, principalmente na Libertadores, o jogador não pode entrar tão defasado da pilha da partida. Ontem eu fiquei com essa sensação em relação ao Cuellar. Será que existem alternativas para minimizar esse fato?

      SRN

      • Fala, André! Então, ontem não contávamos com o Berrio e era como se não tivéssemos mais pontas disponíveis, porque Gabriel é um a menos e o Cafú ainda muito verde. Isso reforça o que falei, que deveriam ter contratado mais um jogador para essa função. Citei o Thiago Neves porque estava livre e em condições de jogar. Seria um reforço para agora, não para junho/julho e não precisaria ser adaptado, pois está acostumado a atuar aberto. Pode não ser mais o mesmo, embora tenha visto um jogo recente do Cruzeiro em que ele foi muito bem, mas é mais efetivo que os nossos pontas e agregaria outras características ao time, que talvez só o Ederson possua, mas esse é outra incógnita. O fundamental era que trouxessem mais uma opção, para não chegar no momento decisivo da fase de grupos tendo que recorrer aos laterais para ter com quem jogar.

        Lembrando ainda que saíram o Emerson, Fernandinho e Alan Patrick, o Cirino já estava num vai-não vai, o Thiago Santos se machucou antes da pré-temporada, então até por uma questão matemática era necessário uma reposição, de preferência que elevasse o nível na posição. Sobre o aquecimento dos jogadores, não sei dizer. Imagino que qualquer atleta que entre no decorrer de um jogo corrido vai ter dificuldade.

        SRN

      • Só discordo do que disse do Thiago Neves, tenho um brother cruzeirense e assisto vários jogos do cruzeiro com ele, cruzeiro joga bem e TN7 é um dos melhores do time muito fácil, além de ser decisivo, faz gols em partidas importantes sempre! Joga muito TN7! Depois dos jogos que vi ele fazendo esse ano no cruzeiro, bateu uma saudade boa!

    • Pra mim o erro do Zé foi ter escalado o Gabriel, que apesar de ter facilidade de cair para o meio e até jogar na esquerda, esse fator foi determinante pra atrapalhar o Mancuello, se o Zé tivesse saído com um cara para segurar os extremos do católica, como foi o caso do Rodinnei a atauação do Mancu seria outra, assim como ocorreu com o Trauco, enquanto o Zé não tirou o Gabriel a linha de quatro defensiva estava toda bagunçada! Por isso o texto mencionou desorganização do time, porque realmente a linha de quatro do meio estava quebrada!

  • Aí é pra matar os “fora Ze Ricardo”…
    Sumiram todos!
    Ahhahahah

  • Só não tirou 10 ontem pq insistiu com o Gabriel.

    • Só não tirou 10 porque insistiu com Gabriel, que não vem produzindo nada na ponta, e com o Mancuello, que também vem mal. Corrigiu no segundo tempo.

Comentários não são permitidos.