Amir Somoggi: O preço alto do calendário do futebol brasileiro

Compartilhe com os amigos

Infelizmente o calendário do futebol brasileiro é um tema recorrente aqui em minha coluna.

Gostaria que fosse diferente, mas infelizmente quem comanda o nosso futebol nada fez para que isso fosse alterado.

A seleção brasileira jogará¡ nos dias 09 e 13 de junho contra Argentina e Austrália e contará com atletas que atuam no Brasil. O mesmo vale para atletas estrangeiros convocados para suas seleções.

Todos os anos é a mesma coisa, os times brasileiros que contam com jogadores convocados, sofrem com a ausência de seus principais atletas.

Isso porque diferente de outras partes do mundo, aqui nossa principal competição nacional não é paralisada para que os times possam ceder seus jogadores para as seleções

A ausência de paradas nas datas FIFA é um descalabro, um absurdo que existe no nosso mercado.

Os times são punidos por investirem em jogadores de qualidade, ou por manterem jovens promessas que acabam chegando à seleção. Sem falar em craques estrangeiros contratados a peso de ouro.

Segundo levantamento do Lance! serão 20 jogadores de 11 times que foram convocados por seleções que desfalcarão suas equipes.

Essa punição somente ocorre porque a CBF e as federações estaduais impõem um calendário irracional e inchado para atender a seus interesses.

Os campeonatos estaduais são um fardo tão pesado que acabam afetando todo o ano dos clubes.

Sem a obrigação dos estaduais teríamos um calendário mais que suficiente para as paradas quando as seleções jogarem, como em qualquer liga seria do mundo.

Infelizmente aqui não temos nem uma liga, nem somos sérios.

Os clubes ficam calados, com medo de serem punidos nas competições e posteriormente crucificados pela torcida.

A realidade é essa, a seleção é a principal prioridade do nosso mercado, por puro interesse da CBF.

Os 20 maiores clubes do Brasil faturam quase R$ 5 bilhões, mas agem como se fossem insignificantes. São disparados os mais importantes players do futebol nacional.

Mas infelizmente não lutam por seus interesses, não exigem mudanças, não se unem em prol de objetivos coletivos. Todos apenas olham para o próprio umbigo, pensando em como ser campeão.

Um erro, pois no final das contas todo esse descalabro acaba punido os próprios clubes.

A perda de pontos nessas partidas sem seus principais jogadores acaba tirando o tão sonhado título da Série A, ou uma vaga na Libertadores da América.

Nos pontos corridos, os três pontos em disputa em cada partida são relevantes. Parece que apenas nossos dirigentes não perceberam isso. Ou fazem de conta não perceber.

Ou mudamos o calendário ou ele será¡ eternamente um limitador para o desenvolvimento do nosso futebol.

Campeonato Brasileiro precisa ser valorizado

No Brasil, todos exaltam o excelente trabalho realizado pelas ligas da Europa, mas nada fazem para que mudemos nosso cenário e nos adequemos ao que de mais profissional ocorre por lá.

Nos principais mercados europeus tudo é feito para que as competições domésticas sejam valorizadas.

Reprodução: Lancenet

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “Mas infelizmente não lutam por seus interesses, não exigem mudanças, não
    se unem em prol de objetivos coletivos. Todos apenas olham para o
    próprio umbigo, pensando em como ser campeão.”

    Este parágrafo resume muito bem o texto. A CBF é uma porcaria e corrupta. Contudo, os principais interessados quem tem “poder” de mudança – dirigentes dos clubes -, nada fazem para modificar este cenário.

  • certissimo, tambem sou a favor de acabar com o estadual mas se ja diminuir um pouco ja ajuda, mas os clubes mostraram que não dão contra de organizar nada olha a primeira liga uma bagunça.

Comentários não são permitidos.