“Berrío é um jogador útil para qualquer time no Brasil”, afirma Bruno Pet

Compartilhe com os amigos

Na última sexta-feira (24), o Resenha, da Tv Coluna do Flamengo, foi voltado para discussão sobre o sistema ofensivo do Fla e as opções disponíveis para o técnico Zé Ricardo.

Os participantes do programa – Simon Ledo, Arthur Costa, Rodrigo Ferreira e Bruno Pet -, chegaram a um consenso em relação à quantidade de vagas disponíveis no ataque, afirmando que 3 jogadores teriam vaga cativa na equipe titular (considerando a formação utilizada por Zé Ricardo), sendo eles: Diego, Everton Ribeiro e Guerrero, assim deixando uma vaga do ataque em disputa.

Dentre as opções para o setor ofensivo, o nome do colombiano Berrío foi citado, e Bruno Pet fez sua análise sobre o atleta.

“Berrío é um jogador útil para qualquer time no Brasil, no banco! Independente das opções que o time tenha […] Titular ele seria em alguns clubes, não no Flamengo, Palmeiras, nem Atlético-MG, pelo seguinte motivo, o Berrío é um cara muito rápido, com uma velocidade absurda, desprovido de técnica.” afirmou Bruno.

Ele ainda completou, ressaltando uma qualidade e um defeito do camisa 28, visualizando-as em situações de jogo.

“Ele entrando no 2° tempo, com o time ganhando de 1×0, num jogo complicado, fora de casa, o contra-ataque do Flamengo seria uma arma letal […] é só ele saber aproveitar, dar o último passe, aprender a diferenciar quando ele tem que chutar e quando tem que dar o passe, se treinar isso, pra ele saber o que fazer quando recebe a bola, ele vai receber todas lá na frente […] O Berrío entrando no início, o que complica é, no início ninguém se abre e vai pra frente igual um louco, é muito difícil, e ele não tem técnica pra fazer o drible, pra furar, ele precisa de espaço para jogar”, completou Bruno.

____________________________________________________

Você concorda? Discorda? Assista ao Resenha na íntegra e opine sobre esse e os demais assuntos discutidos no programa.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Já li muita gente aqui falando do Cirino. Foi contratado pra ser extrema, por conta da velocidade e força, mas Luxemburgo, o “Prof. Pardal” da época, viu potencial de centroavante nele, e o colocava pra jogar fora de posição. Um jogador de alta velocidade pelas extremas, um especialista, virara um “cone” fixo na área. Fez uns golzinhos no Estadual, e a torcida achou que Luxemburgo havia reinventado a roda. Bom, hj Cirino está no rebaixado Inter, e o endeuzado e “megastar” Luxemburgo treina o Sport…deu um nó na cabeça do jogador e perdeu o emprego. Aquilo deu certo? Óbvio que não. Prejudicou o jogador, fazendo-o jogar fora de posição, e ficou desempregado durante anos, até alguém se apiedar de sua alma e lhe oferecer um recomeço em Pernambuco. Futebol não tem mistério, só os factóides intelectualóides é que complicam. Muita invencionice, prosopopéia, verborragia, palavrório, informatiquês,…
    Outro exemplo, a base, que serve para observação, caracterização e aperfeiçoamento de fundamentos, ainda apresenta deficiência na formação do jogador. Quando aparece um talento nato, driblador, insinuante, que parte pra cima, os treinadores, em sua maioria, correm a enquadrá-lo num “esquema” que o obriga a marcar, marcar, marcar, voltar pra marcar, marcar a saída de bola, o lateral, o meia adversário, o goleiro, etc… Treinador de base tbm tem família e não quer perder o emprego, então o garoto tem que “marcar”, em vez de desenvolver suas potencialidades. Fora Vinicius Jr., que se não fosse o contrato com o Real Madrid estaria ainda no sub-17, ou sub-20, qual outro jogador do Flamengo faz o que ele faz? Dribla, dá chapéu, parte pra cima, dá canetas, é imprevisível, não tem medo de arriscar uma jogada, não tem medo de zagueiro grande. Mas, já estão incutindo na cabeça dele a ideia da “marcação”, e o garoto, hj diferenciado, qualquer dia estará como todos os outros, previsível, dando passes pra trás e pros lados, não dribla mais, não arrisca, não surpreende mais. Quem sabe os europeus não abortam esse processo?

    Enquanto houver na base treinadores não formadores, descompromissados com o futebol bem jogado, e que só pensam em resultados, nossos jogadores continuarão a ser iguais a todo mundo. E enquanto existirem treinadores de profissionais com bola de cristal e potencial de cartomantes que “veem o que ninguém mais vê”, muitos Cirinos ainda aparecerão por aí. Luxemburgo poderia “descobrir”, por exemplo, potencial de goleiro no Berrío, e o colocaria no gol. Perderiamos um ponteiro jovem e com potencial de melhora, não ganharíamos um goleiro, e Luxa perderia o emprego. Como aconteceu com Cirino. Zé Ricardo caminha a passos largos pra chegar nesse “estágio”, colocando em campo 4 laterais, fazendo com que 1o. Volante jogue de 2o., e vice-versa, colocando centroavante de ofício (Vizeu) pra jogar de ponta, lateral esquerdo pra jogar de meia e quarto-zagueiro (Vaz) pra jogar de atacante ou meia “lançador”.
    Tite, por exemplo, só tem especialistas em cada posição, e o time joga por música. Seria impensável vê-lo colocar Neymar como cone fixo na área, ou fazer com que Marcelo, ou Miranda, virem centroavantes. Criou uma forma de jogar e coloca em campo os especialistas em cada posição, descobrindo eventualmente variações dentro do mesmo setor, como um zagueiro sair mais que o outro, um meia que recua pra melhorar a saída de bola, mas nunca coloca um meia de lateral ou um zagueiro de 2o. Volante, sem a adaptação (ou formação) necessária. Como em qualquer empresa, cada um na sua especialidade contribui para o “jogo harmônico”. Ninguém, em sã consciência, colocaria um engenheiro formado em Harvard pra servir cafezinho, e todo mundo sabe que um cafezinho bem feito pela D. Maria, e na hora certa, faz todo mundo sorrir e ajuda a produzir mais e melhor. Cada um na sua especialidade, e o “todo” se favorece e fortalece. Ou acham que colocar a D. Maria pra fazer projetos de engenharia sem a formação adequada poderia dar certo?
    O Flamengo, agora, tem pelo menos 2 especialistas para cada posição. Basta o treinador por a cabeça pra funcionar e criar um esquema com eles, pra poder fazê-los produzir mais e melhor, deixando de lado a ideia de que Thiago pode ser uma boa alternativa pro ataque, ou colocar Muralha de ponta esquerda.. A roda já foi inventada.
    Será que é tão difícil assim?

  • Agora só falta a adaptação ao futebol brasileiro. Os neurocirurgiões do Flamengo conseguiram, através de um procedimento, colocar o cérebro dele na posição correta, de cabeça pra cima, e ele agora já é capaz de diferençar a hora de passar da hora de chutar. Se não tiver complicações pós-operatórias, será um ótimo reforço pra temporada.

    • Nossa… kkkkkkkkk.

      • Deu trabalho….hehehe…mas deu certo. Soltou a bomba e a bola foi parar dentro do gol. Antes da operação, ela iria parar no último degrau no alto da arquibancada, ou nos pés do zagueiro. Valeu a pena! SRN

  • Hj ele nos deu os 3 pontos do título que iremos ganhar no fim do ano ?

  • Profetizou!!!

  • Eu acho q essa lesão dele foi fake… Devem ter montado especialmente p ele um treinamento onde treinou domínio, posse de bola, condicionamento físico p se adaptar o qto antes.
    Na minha opinião… Ele foi bem nos jogos q participou após retorno. Agora eh paciência.
    SRN

    • Eu disse.

  • Um cara de 26,27 anos que não sabe dominar uma bola, tem dificuldade pra acertar um passe e é burro como uma porta sequer deveria estar no Brasil,muito menos no Flamengo.

  • Concordo, parabéns pela análise.O Berrio pode melhorar ainda. Adaptação é sempre difícil…

    Também ressalto que ele não é mascarado e consegue entender o jogo com suas necessidades táticas. Poucos cobrem tão bem a lateral quanto o tanque colombiano.

    • Vdd, o q falta nele e o último passe

  • SE for no segundo tempo, SE o Flamengo estiver ganhando, SE o outro time não for fechado, SE o Flamengo fosse time de contra-ataque, SE estiver enfrentando um time de posse de bola, SE o Berrío acertar um passe ou uma finalização…

    .

  • Ata e o Everton tem?Nem lembro de um drible dele e chegando na cara do gol.O berrio msm desprovido de técnica ja fez um e ficou na cara do gol umas 4 ou 5 vzs.Everton 300 jogos e 20 gols.

  • Pode ser, ou pode não ser.
    Se for é porque é, se não for é que não é. Ou não…

    • Não concordo nem discordo, muito pelo contrário.

    • O certo eh q nao tem nd certo, independentemente da incerteza.

    • Mas o que vale é o que importa!

  • Berrio só pode jogar em uma situação específica… contra-ataque, lançar pra ele correr e rezar pra acertar o cruzamento. Jogador limitadíssimo, acho ele ainda pior que o Cirino.

    • Que isso cara. É sério??

  • Concordo em parte, de fato falta técnica, mas acho qud o problema maior é a adaptação. Nos últimos dois jogos ele foi razoavelmente bem. Vale lembrar que o Atlético Paranaense em 2013, jogava e bem, com Cirino de um lado, Everton do outro e Ederson na frente, e partia para cima. Funcionava tão bem o esquema que todos os clubes do Brasil correram para contratar o Cirino, infelizmente o Flamengo conseguiu mas quando o mesmo já estava em uma linha ascendente. Atlético Mineiro foi campeão da Libertadores com pontas velozes. Berrío pode dar certo, mas agora sofre concorrência pesada do Everton Ribeiro.

    • Se não fosse ele hoje era outro empate kkkk

  • O problema é justamente esse. 11 milhões num jogador útil foi um péssimo investimento.

    • É vc quem paga???

      • Ou você tem 12 anos e usa a foto do seu pai no perfil, ou não é rubro negro ou é simplesmente burro mesmo.

      • mas são os nossos olhos que doem

    • Podiam ter usado esse dinheiro pra trazer volantes de verdade ou um Goleiro de alto nível.

      • Pra ficar mofando no banco enquanto o inoxidável MA continua estragando o time?

        • Não! o Gabriel (volante),por exemplo, seria titular absoluto.

          • Na sua lógica, sim.
            Na do treineiro, acho que não.

  • Gabriel colocou o Berrío no banco de reservas.

Comentários não são permitidos.