CBF emite alerta para tentativa de ‘golpe’ contra arbitragem

Compartilhe com os amigos

A CBF emitiu nesta semana um alerta aos filiados para evitar a perda da credibilidade da arbitragem nacional. Segundo a De Prima apurou, a entidade está de olho em um “espertinho” que atua em duas frentes: ele tenta criar “armadilha” para árbitros e, posteriormente, coloca em xeque diante de clubes e federações a lisura da turma do apito.

O esquema consiste em um contato feito por um homem dizendo a determinado árbitro que há uma encomenda para ele em alguma parte do país, mais costumeiramente na região Nordeste. Se o árbitro “cai” e faz contato com o suposto “dono” da encomenda, um segundo indivíduo que atua no esquema, então o “malandrinho” autor do aliciamento inicial (com o registro desse contato entre árbitro e dono do “presente”) aciona outra parte da equação, em geral algum clube, dizendo que a arbitragem foi comprometida e está recebendo vantagens indevidas.

Em carta assinada pelo corregedor da arbitragem, Edson Rezende, a CBF citou a preocupação com a existência dessas de denúncias de que, em competições anteriores, “ocorreram contatos de terceiros com dirigentes de clubes, dando conta de possíveis favorecimentos concedidos a componentes da arbitragem”. No texto, Rezende faz questão de ressaltar aos filiados que “não acreditem nestas possíveis ações criminosas”.

O corregedor da CBF solicita ainda o apoio para que, caso haja conhecimento de episódios em que esses aliciadores estejam atuando, uma denúncia seja feita para uma identificação devida dos envolvidos.

Além da carta às federações, a CBF também emitiu uma circular aos árbitros para alertar sobre a ameaça. Os próprios árbitros contaram ao comando do apito nacional essa situação, que não é nova.

Um inquérito em âmbito judicial no estado de Santa Catarina apura essa operação. O responsável por essa “armadilha” tinha sumido, mas voltou a atuar. O nome não foi divulgado para não prejudicar a investigação. As autoridades judiciais e esportivas estão em alerta.

Fonte: De Prima

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A CBF deveria emitir alerta contra os seus próprios dirigentes, que não valem P… Nenhuma começando pelo seu presidente.

    SRN #CambadaDeFDP

  • Por falar em arbitragem, eu quero chamar a atenção aqui de um fato que anda incomodando. A persistente “malandragem” do jogador brasileiro, que, sempre que está na frente do placar, faz cera, simula faltas, finge contusão, principalmente os goleiros. Hoje em dia não existe UM goleiro que faça uma defesa difícil sem se “machucar” e ficar rolando 10 minutos no chão pra ganhar tempo.

    As últimas partidas contra Botafogo e Sport foram especialmente irritantes nesse quesito, mas os nossos também fazem isso, como todos os times.

    A conclusão disso é um futebol brasileiro chato, medíocre, e que como entretenimento, espetáculo e diversão é uma coisa lastimável.

    Se não fosse meu fanatismo pelo Flamengo eu já tinha parado de ver esse campeonato cheio de jogadores mau caráter, um pouco do retrato do brasileiro, pra ver qualquer outro campeonato internacional.

  • kkkkkk piada só a cbf mesmo

Comentários não são permitidos.