Chega de burocracia tática!

Compartilhe com os amigos

00O Flamengo tornou-se Hexacampeão em 2009 com um técnico que fazia o simples: escalava os melhores jogadores, que não eram tantos como no elenco atual, dava confiança a eles e não atrapalhava.

No entanto, o técnico Zé Ricardo, que é visto por muitos com potencial superior ao de Andrade, parece não ter aprendido a lição e constantemente escala jogadores ruins simplesmente porque são obedientes taticamente.

A bem da realidade, a maior qualidade de um extremo, ou ponta, não é marcar o lateral adversário, mas sim produzir ofensivamente, municiando os companheiros e, sempre que possível, também auxiliando com gols.

O elenco atual do Flamengo não é perfeito, inclusive porque não tem um goleiro que inspire confiança, mas é, sem dúvida, um dos três melhores do Brasil, proporcionando muitas opções interessantes ao treinador.

Desta forma, se a titularidade de atletas do nível de Márcio Araújo, Rafael Vaz, Gabriel e Matheus Sávio seria vista com normalidade em 2013, hoje se tornou totalmente injustificável. São jogadores para, no máximo, substituir casualmente os titulares.

O Mengão não precisa mais sobrevalorizar atletas meramente “esforçados”. Craques foram contratados para atuar com constância e ajudar efetivamente a equipe na consecução de seus objetivos. Se, eventualmente, um jogador melhor não for tão disciplinado taticamente, caberá ao técnico aperfeiçoar sua postura e encontrar o equilíbrio.

Não seremos campeões brasileiros se Zé Ricardo insistir em escalações excessivamente precavidas e burocráticas contra times de menor qualificação técnica, como é o caso do Bahia, o qual, inclusive quando teve um jogador expulso, continuou indo para cima do Flamengo no 1º Tempo.

Não seremos campeões se o limitado Márcio Araújo for titular absoluto, deixando Cuéllar e o promissor Ronaldo no banco. Também não seremos campeões com Gabriel ou Matheus Sávio pelas pontas, sendo Vinícius Júnior e Conca relegados à condição de reservas habituais, “guardados” para o tal “momento certo”.

O técnico Zé Ricardo é privilegiado por ter no elenco vários atletas consistentes e outros com capacidade para, sozinhos, desequilibrar e mudar a história das partidas. A cobrança, todavia, será proporcional à capacidade do plantel e à grandeza do Flamengo.

Nunca é tarde para aprender, Zé Ricardo: basta de acanhamento e burocracia tática; basta de abraçar medíocres e deixar alguns dos melhores no banco de reservas.

Queremos um Mengão qualificado, incisivo e valente! Pra cima deles!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Aqui está uma das situações que sempre coloquei como prováveis para explicar determinados comportamentos de Diretoria e Comissão Técnica sobre o que “parece que somente eles não vêem” e passamos mês após mês reclamando e questionando aqui e a mídia em geral…

    Joguem no youtube na caixa de pesquisa e assistam:
    JORNAL DO MEIO DIA – UMA VERDADE INCONVENIENTE

    Ouçam e conheçam um pouco do “mercado” do futebol e o valor do dinheiro e influência nos bastidores de TODOS os Clubes e tristemente também o que agora acontece no Flamengo.

    Reflitam sobre o que vão ouvir…

    Preocupadas e entristecidas saudações.

  • Engraçado, parece que alguns comentários estão sendo deletados…bom a questão fundamental ai é a falta de reconhecimento do que está errado e a coragem de tirar as peças ruins de fato e escalar os bons. Sempre o Zé arruma uma desculpa para manter os dele. Argumentos que não convencem são usados para se justificar o que não é a verdade total, como no caso de Cuellar, ele diz que saiu porque tinha que ter um cara atrás com velocidade para compôr, isso não vi. MA vem mal há muito. MA vem jogando sempre contra A, B, C…então porque ele não sai também pelo mesmo critério? Ou todos os times jogam igual? A questão é que o treinador o quer no time. Simples assim, mesmo que custe caro. É o que está claro para mim. Sacrifica a qualidade da saída de bola, mas não importa…
    Só sei que do modo como as coisas estão, o time oscilando muito, as peças fracas na equipe, não vai ser só um vexame (saída da liberta), que vamos lamentar…

  • Esse discurso estamos fazendo a meses ja, não adianta, esse paneleiro não vai mudar e deixou claro em entrevista que segue um padrão de lealdade com os titulares, é na minha opinião a maior aberração do futebol do Flamengo em anos. Ciente que pode perder o emprego e mesmo assim segue com teimosia, o pior que quem perde com isso é Flamengo. Acorda EBM deixa de ser banana.

  • Aposto meu DeLorean que o Márcio Araújo vai ser titular contra o Santos.

  • Calma Galera,

    Zé Retardo vai nos desclassificar da Copa do Brasil e aí ficaremos livres dele.
    Já fico imaginando o Zé Retardo na coletiva após a derrota para o Santos: Na verdade … o time jogou bem, se esforçou muito, mas o time do Santos era uma grande equipe…o Márcio Araújo foi uma fênix em campo.

    • Ele fala assim mesmo…”É,….na verdade….kkkkkk

  • CHEGA DE ZÉ RICARDO!!

  • Muito fraquinho esse técnico. ..essa topeira e cagão do zé ruela com essa insistência com esses dois volantes tira qualquer um do serio…Quando for demitido vai ter o mesmo fim de Andrade e Jaime. ..Se ainda tiver aqui na coluna algum lunático defensor dessa ameba do zé ruela que acha que ele vai ser um grande técnico. ..aí vai uma dica pra vê se deixa de ser ILUDIDO. .Quem vai ter uma carreira promissora como técnico serão o técnico do corinthias ..Fábio Carille e jair ventura do botafogo …Esses tem futuro. ..ZÉ RUELA …enfia essa MERITROCAÇIA bem fundo nesse teu C..

    • Podem até me cruficicar, mas até o Renato Gaúcho é melhor que ZR.

      • Sem a menor dúvida.

  • Prefiro continuar ganhando igual o curica tomando sufoco e liderando o campeonato, ele só não é cobrado igual o fla por não ter um elenco qualificado como o nosso, mas prefiro ganhar feio do q perder bonito!

  • De fato, esses jogadores citados não possuem a menor condição de figurar no time titular do Flamengo, principalmente o horroroso Márcio Araújo e o garoto perebinha-entregador de paçoca, antigo e eterno reserva da base, de nome Matheus Sávio.

  • O que fizeram com o Vizeu, Ronaldo e Cuellar é inadimissível. O primeiro daqui a pouco vira o novo Adryan: teve poucas oportunidades, mesmo mostrando alguma coisa, somem com ele até do banco e aparecem as desculpas de que está vendido e que não é comprometido nos treinos ou que vive na balada etc. Esses merecem uma tonelada de caneladas do L. Perebão, que por sinal não deveria nem ser contratado. O segundo só recebeu 3 ou 4 “oportunidades” com o time reserva na Sul-americana ou Carioquinha, não é nem relacionado para os jogos e é reserva de dois perebas que chamam de volante. O terceiro espera por um ano por uma oportunidade que já deveria ter recebido há bastante tempo devido aos “volantes” estarem essa draga desde o início do segundo turno do BR do ano passado, joga bem, fica todo sorridente na entrevista por ter recebido a oportunidade e volta para o banco sem motivo para ver um zumbi se arrastando em campo de novo. É tão revoltante que me faz sentir ódio dos responsáveis.

    • Meu sentimento é o mesmo

  • Quase fomos campeões apesar do treineiro ano passado. E apesar de ser o mesmo treineiro, agora não temos só Diego, temos Guerrero jogando bola de verdade, e agora Geuvânio, VJ e Ribeiro. Acho que seremos campeões apesar do treineiro (que se fosse um técnico experiente, poderia ter levado o Brasileiro do ano passado, que essa imprensa safada comprada mensaleira diz que foi por causa do treineiro que arrancamos ano passado, sendo que todo mundo viu que foi por causa do Diego).

    • ESquece cara .. so seremos campeoes se o corinthians desandar, pois o time deles joga certinho, muito bem treinando. O carille fez um time parecido com o do tite, so venceremos o campeonato se vencermos as duas partidas contra eles, e sabemos que com o ZR medroso isso é dificil, so ver ano passado.

    • Time sem padrão tático não vai lugar a algum. Ano passado, pela novidade do esquema do treineiro, nós tínhamos depois de anos algo que pudesse ser chamado de time. Quando os demais times aprenderam a marcar o Flamengo, a fraqueza do treineiro foi escancarada. Não tem repertório nem para mudar a forma do time jogar, além de ser refém das mesmas peças improdutivas de sempre. Hoje não temos padrão tático, logo não temos um time e sim um bando. Vimos também que não adianta apenas chegar os reforços e achar que os problemas coletivos do Flamengo irão desaparecer. Podemos estar em 3º lugar, mas jogamos um futebol de 14º colocado e ainda só enfrentamos as babas do campeonato.

      • A hora da verdade será as pedreiras que o Fla pegará. Joga contra Santos (duas vezes pela CB), São Paulo (em Casa), Vasco (Fora), Grêmio (casa), Cruzeiro (Fora), Palmeiras (casa) e Corinthians (fora). Se der merda em todos esses jogos, não restará motivos pra defender ZR como técnico do Flamengo.

        E mais: tem gente que reclama da falta de opções no mercado. Mas fora do Brasil temos Reinaldo Rueda e Carlos Bianchi sem clube.

  • Eu faria o simples, colocaria um 4-1-4-1 com Thiago, Rodinei “Come on girl”, Rhodolfo Frankstein, Réver, Trauco; Cuellar; ER, Diego, Conca, VJ; Guerrero.

    • Legal

    • Eu faria exatamente isso, deixando o Diego um pouco atrás do Conca pra ir distribuindo as bolas e o Conca ajudar nas jogadas pelo meio e toques de profundidade, pois o argentino é bom nesse fundamento.

      • Muito bom, eu tirava ainda um zagueiro e botava o Geuvânio. Esses jogadores que marcam nao servem pra nada. E quando fosse pegar uns times melhores acho que dava pra tirar o Rodinei e colocar o Ederson para forçar na direita. Jovem, está de parabéns a sua escalação, lá em 1965 seria supimpa.

        • Vc chegou a ver o jogo contra o Avaí quando o Flamengo jogou no 4-1-4-1 com Mancuello e Diego no meio?

          • É diferente jogar no abafa, no tudo ou nada por alguns minutos e o jogo todo. Ainda mais contra times mais fortes Ex: O próprio Sport q nem é tão bom, qnd o flamengo foi pro tudo ou nada, deu nada, pq abriu espaço pro 2o gol.

        • Muito boa! Kkkk

  • Chega de modinha, anti, falso rubro negro, corneta e afins.
    Viva o terceiro colocado.
    Zruelismo na veia.
    SRN

  • O nome do título esta errado deveria ser
    “BURROCRACIA PERSEGUIDOR”

  • Não é burocracia tática e sim BURROcracia porque misteriosamente ele tira os que jogam bem e volta com as tranqueiras. Tá com medo do massaraujo ficar de mal? Meritocracia, o que é isso? A sua idiotice o levará a ruína, fica esperto.

  • Nada mais justo que um dos melhores técnicos de futebol no Brasil hoje tenha em mãos um dos melhores times. Zé Ricardo não deve sair e sim arrumar, devagar e com inteligencia, junto com a comissão técnica, o plantel para futuras conquistas.

    • Deixa os modinhas espernearem

  • Fora ZR.

  • A impressao que eu tenho desse ano que será igual a 2016 qdo precisarmos ganhar vamos empatar e terminar em 3 ou 4 lugar, e vamos ouvir ZR dizer q está satisfeito que foi uma bela campanha, a estatistica do ZR é tao boa que Jair ventura com uma pior consegue ficar a frente do Fla no brasileirao mas como assim??? Pq uma vitoria vale mais que um empate simes assim, suamos pra ganhar do Bahia com 1 a mais eqdo ZR insistia com 2 volantes sendo 1 muito mal na partida, primeiro ZR deve-se pensar em ganhar e depois em nao perder “isso aqui é Flamengo”.
    Espero que esteja enganado com relaçao a esse ano.

  • O que eu acho engraçado no Zé é que escalou por muitas vezes o Ederson como titular na direita, ai ele tem a chance de colocar o camarada no lado que gosta de jogar ele me vem com Mateus Savio, parece brincadeira.

    • Tb achei isto estranho… até VJr era melhor na esquerda

      • Tbm tem o VJr que jogava do lado direito e qnd ele tem a chance de por o moleque do lado que gosta de jogar ele inventa, parece que o Zé gosta de fazer raiva na torcida, MA e Arão 98% da torcida ver a ruindade dos 2 mas ele insiste.

    • Pq o Ederson é um meia atacante que não cai tanto para a ponta quanto o meia atacante Matheus Sávio. Só por isso.

      Perceba que ambos são improvisados ali.

  • Caetano tem que mandar esses caras embora é pronto sem jogador ruim só sobra os bons e o Ze vai ter que escalar

  • Utopia…só foi ganhar duas seguidas que ja voltou com a arrogância e prepotência,não tem jeito vai morrer abraçado com essas perebas.

  • Burrocracia tática, Zé Ricardo tá nos levando pro buraco com esse teimosia, não aguento mais ver Márcio araújo, Arão ou Gabriel em campo. Felizmente o Vaz já era pelo que Rodolfo mostrou não tem nem como sequer cogitar a hipótese.

    • Mais quando um machucar e for suspenso adivinha quem veM????

    • Rhodolfo??? Cara acho dificil, ZR vai de Rever e Vaz quer apostar?

      • Tá doido?? Ele não vai ter a cara se pau de fazer isso, aí tem que ter intervenção externa pra desmanchar a panela

  • Concordo, por um bom tempo eu vi potencial no Zé Ricardo, mas até para um cego já ficou bem claro que foi pura ilusao. Maluco tá fazendo hora extra no mengão, nunca vi um técnico tão perdido, acho que até o Babidi fazia melhor pqp pqp pqp

  • Cara já tá um pé no saco essa história de fora Zé Ricardo.
    O cara não vai sair.

    • Verdade.

  • Incrível é que o Flamengo tem 40 milhões de técnicos todos sabem o que é melhor para o Flamengo. Hoje a maioria da torcida quer o Cuellar como titular , bastam 3 derrotas com ele em campo daí vão dizer que com MA o time pelo menos não perdia , que o Cuellar é fraco , só sabe tocar a bola e blá blá blá.
    A verdade é que a torcida nunca vai estar satisfeita.

    • Torcida chata do kkcctt, sempre querem alguém pra sacrificar.
      Nunca enxergam um projeto,o clube,o futuro….

      • Kkkkkkk

      • Que projeto com o MA de titular??? … o cara é mediocre e deixa o time mediocre .. simples assim

        • Vocês criticam tanto o Márcio Araújo que ficam cegos e não enxergam que o Willian Arão é passivo, lento, sem criatividade, erra muitos passes todos os jogos, não produz nada. Por isso que o Diego fica sobrecarregado, muitas vezes tem que voltar pra buscar a bola, pois esse Arão não tem competência pra criar nada. Temos que ser mais coerentes e menos passionais.

  • Tá vendo pq não se deve colocar os meninos da base. Já estão queimando o Matheus Sávio.

    • Tem que por.

      • Também acho, mas a torcida não tem paciência e fica queimando os meninos pq jogar no Flamengo é muita pressão, é um time gigantesco. Mas são meninos ainda, precisam se acostumar com essa pressão. A torcida precisa entender. Olha a pressão no Thiago.

        • No Matheus Sávio tb.
          No VJr só não tem pq vai embora.

          • Em todos os meninos da base. O próprio VJ está se soltando aos poucos.

  • Cara esqueçam o Conca. O cara está totalmente fora de ritmo e fora de forma. Tem que cobrar VJR, Cuellar, Ronaldo. Conca não vai prestar.

    • Bota em jogo menor

  • chega de burrocracia tática

  • Alguns resultados bons estão mascarando o futebol pífio do Flamengo e levando muitos leigos e sem noção a se renderem a esse time sem consistência nenhuma! Acho que não vou mais assistir aos jogos do Fla…só passo raiva!

  • Discordo somente com relação ao Conca e ao Matheus.
    Matheus tem potencial, ficou marcado pelo erro na libertadores, mas fez boas partidas e marcou gols que nos deram uma classificação na Copa do Brasil e um empate contra o Atlético-MG na 1a rodada.
    Com relação ao Conca, ainda nem jogou, não fez nada e não deve fazer por algum tempo ainda. Totalmente fora de forma, lento, deveria estar em recuperação e pra piorar ainda fez uma cena, quer se escalar no time. Essa era já passou!

    No restante concordo, hoje o elenco tem capacidade de ir mais longe, mas jogamos sem prestigiar os melhores.

  • Zé Panela

Comentários não são permitidos.