Coluna do Torcedor: ‘Questionar faz parte!’

Compartilhe com os amigos

Eu, assim como grande parte dos torcedores, me pego reclamando constantemente sobre várias coisas a respeito do atual time do Flamengo. Eis que me vejo refletindo: “Com razão ou apenas acostumei-me a questionar?”.

Bom, fiz o exercício de retornar há alguns anos em minha memória e lembrei do nosso “galático” time de 2005. Entre tantas peças, citarei brevemente algumas como o Diego, Fábio, Fabiano, Fabiano Oliveira,
Emerson Geninho, Bruno Mezenga… Que esquadrão era esse, hein?! E acredite, sobrevivemos.

Minha cabeça começou a viajar e lembrei de vários elencos, jogadores, técnicos que não deram certo, muitos esquecidos ou até mesmo alguns que ganharam a simpatia do torcedor por serem carismáticos ou fazerem gols em clássicos, mas que na verdade eram ruins demasiadamente.

Comecei a duvidar e lembrar de momentos bons que vi e senti. Um dos mais recentes, 2013. Copa do Brasil, um time bom (será?), formado por Felipe, André Santos, Elias, Luiz Antônio, Hernane, Paulinho. Me perguntei, quantas vezes não reclamamos destes mesmos jogadores? Foram campeões, mas no campeonato brasileiro corremos sérios riscos de rebaixamento, nos livrando nas últimas rodadas. Jayme de Almeida era o técnico. Tão questionado quanto qualquer outro “professor” que havia passado pelo clube nos últimos 7 anos.

Então cheguei a uma conclusão simplista, eu sou rubro-negro e tal como sou questionador, reclamão, marrento e odiado por rivais. Todos nos admiram e invejam, sabe por quê? Pois somos inconstantes, felizes e raivosos. Estamos com um dos melhores elencos dos nossos últimos 20 anos e mesmo assim questionamos. Alguns a diretoria, outros a comissão técnica, muitos são as reticências, mas a verdade é que faz parte do nosso sangue vermelho e preto.

Muitos talvez não saibam dos protestos feitos aos nossos grandes ídolos como Junior, Zico, Rondinelli… Inclusive, em 1980 tais craques receberam vaias após uma vitória de 2×0 contra o Bonsucesso, na estreia do campeonato carioca daquele ano e em 1983, após um derrota para o mesmo Bonsucesso, torcedores protestando e questionando as atuações do time, xingando exageradamente o Junior, nosso ídolo, tendo um destes torcedores sendo agredido com um soco.

Bom, nós somos reclamões, somos questionadores, somos rubro negros e só nos satisfazemos com uma coisa: TÍTULOS! E há quem diga que mesmo após títulos, já questionamos novamente… Somos chatos? Talvez. Afinal, não se chega ao patamar de melhor torcida do Brasil à toa.

Saudações Rubro Negras.

Aguinaldo Jr.

____________________________________________________

Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail [email protected] 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Reclamar e contestar sempre, torcer contra nunca.

  • Marcio , a palavra é livre , concordo com vc Administração igual a essa acho que vai ser difícil é só ver na Gávea tem uns sócios que não chega a 50 pois aquele manifesto que 86 assinaram , no dia seguinte que eles descobriram o que tinham assinado foram lá e tiraram o nome deles , se ver o numero de sócios que o Flamengo tem, isso não chega a 0,5% o que não concordo é com alguns comentários aqui que xingam , ofendem chamam de câncer , pilantras e outros mais graves, também sei que esse tipo de ser humano não é Flamenguistas e sim torcedor de outro Clube com inveja da nossa Administração ou Pau mandado dos que querem ter o poder para abastecer seus instintos de ganância. Amigo Marcio Parabéns pela sua lucidez. Um Abraço.

  • Para alguns quem questiona é falso rubro-negro.
    Torcedor atual tem que santificar o Bandeira e colocá-lo acima do Flamengo e do Zico, só porque ele tá pagando DARFs.

    Admito, é a melhor gestão do Flamengo no SÉCULO, vida longa aos Blues, porém ainda tem erros que precisam ser corrigidos e pra isso a torcida precisa falar e questionar mesmo.

    #ForaVictorHugo
    #VoltaRunco
    #menoscovardiazericardo

    • Não concordo quando você fala dos falsos rubro negros, referindo-se aos que reclamam. É óbvio que o presidente não quis dizer isso. Ele claramente​ se referia àqueles dentro do clube que iriam se aproveitar da ocasião para inflamar os torcedores e criar problemas dentro do clube para se favorecer. Um comentário do Kleber leite logo depois mostrou isso. O presidente do Flamengo sabe que não somos falsos rubro negros. Não sou defensor do EBM nem do Zé Ricardo. Não concordo com tudo que eles fazem, mas também não discordo de tudo. Eles acertam e erram, como qualquer ser humano. Precisamos ser mais racionais e menos passionais.

    • “Para alguns quem questiona é falso rubro-negro.” — Nada disso! Falso rubro-negro é aquele que torce contra! Mas no restante, está certo… &;-D

Comentários não são permitidos.