Cuéllar titular

Compartilhe com os amigos

A posição de primeiro volante, antes renegada aos “cães de guarda”, pouco a pouco vem sendo tomada por jogadores modernos. O futebol de hoje exige que a armação já comece na parte defensiva do campo, e que a saída de bola seja feita de maneira rápida e incisiva de forma que surpreenda fortes marcações.

Nesse contexto é curioso como Zé Ricardo, um estudioso da bola, e que quando era treinador da base, usava o incrível Ronaldo nessa função, sempre opta pelo inexpressivo Márcio Araújo, mesmo tendo como opção o colombiano Cuéllar que foi um elevado investimento da diretoria.

Cuéllar jogou em todas as seleções de base da Colômbia, é jovem, e a tendência é só evoluir. Ele apresenta um futebol moderno, e tem como principal característica o passe, além de ter ter raça e o sangue nos olhos que todo jogador do Flamengo precisa ter.

O vídeo abaixo mostra um pouco do quanto uma boa saída de bola é fundamental para o time ofensivamente, e Cuéllar demonstra isso com bom passe e muita movimentação, vejam com ele dá opções para a equipe, o tempo todo.

Com poucas chances com o treinador, o colombiano é pretendido por outros clubes, mas o Flamengo estaria fazendo um mal negócio se não insistir nesse jogador por mais tempo. É fato que ele ainda não recebeu sequência aqui. Colocar o jogador em algumas partidas com o time reserva, sem ritmo de jogo não pode ser encarado como uma verdadeira oportunidade. Ele no mínimo merece as mesmas chances do intocável Márcio Araújo.

#CuellarTitular

Saudações Rubro Negras direto do Rj.

Por: Wesley Paulo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cuéllar de titular, sempre, com o Ronaldo sendo seu substituto imediato. Nada do câncer MA. Nunca mais! Coloca essa porcaria pra fora do Mengão.

  • Cuéllar é o melhor volante do Brasil.
    Vieram enxergar o futebol moderno, raçudo e bonito ao estilo Europeu do Cuéllar agora! Que visão e entendimento hem! Desde de que chegou em 2016 e do início da temporada de 2017 junto com o casemiRonaldo eles fazem a melhor dupla de volantes do Flamengo, mas o ZRUELA prefere MA!

  • só vai jogar pq será 3 volantes, Diego banco.

  • Cuellar já!

    E pensar que querem negociá-lo pra ficar com MA e Arão, absurdo.

  • Cuellar, Rafael carioca e Moisés ( dos porcos) são os cabeças de área modernos atuando no Brasil.

    • Meu Deus, depois entendo o pq o povo ficar nervoso e pedindo saída de técnico ou jogador, cara não jogou, teve falhas absurdas ano passado, bastou UM jogo e já estão endeusando o cara, colocando ele como um dos melhores do Brasil…vamos com calma, vamos deixar o cara jogar, deixa desenvolver o futebol, depois de uns 10 jogos como titular a gente faz uma análise.

      • Dá 200 jogos para ele e dps falamos sobre o seu desempenho.

    • Cuellar é um dos volantes mais modernos do país? Ahhh cara, vc só pode estar de brincadeira. Cuellar nem jogou uma quantidade de jogos suficientes no brasileiro ou na copa do Brasil! Nem teve sequência de jogos. Como ele pode ser um dos mais modernos voltantes em atuação no Brasil???? Só se for no achismo da sua cabeça! É cada uma viu?! Fala Sério!

      • Acompanho os treinos amigo, em um simples passe, quem tem noção de futebol sabe da qualidade do jogador ao bater na redonda. Assim como o Ronaldo da base. Cuellar tem visão de jogo,aparece pra receber a bola, bom passe. Talvez peque na marcação.

  • Sempre gosto de realçar que não entendo de tática de futebol, mas não posso deixar de pensar que deveríamos por Ronaldo no lugar de MA e tentar Cuellar no de Arão, já que, parece, não estar numa boa fase. Eu ainda daria uma chance a Leo na posição de Vaz. Claro que faria isso em mais de um jogo. Me arriscaria mais, colocando o goleiro Tiago no lugar de Muralha, nem que fosse para ele se recuperar no banco. Talvez não precisemos contratar volante, zagueiro e goleiro. Talvez eles já estejam em casa.

    • Com certeza.

    • Ao meu ver, formam a melhor dupla de volantes.
      Não sei o pq ainda não testou insistentemente o Tiago que já mostrou ser mais seguro que o Muralha, mas ficam só falando que é novo, inexperiente, o jogador jovem tem a vantagem de somente crescer e o Thiago é seuro, principalmente nas saídas pelo alto, onde o Muralha é um desastre!

  • https:(duas barras)youtu(ponto)be(barra)sl1P4bt2qbo
    Vocês viram esse video do MA? Seria hilario se não fosse triste ter esse cara no time!
    O cara que comemora eliminação pra descansar e diz que não joga pra torcida!

    • Fico imaginando o funcionário numa empresa comemorando a perda de um contrato, pq assim será para ele um trabalho a menos, e ele poderá descansar um pouco mais.

      Depois daquela declaração, era para ele, no mínimo, levar uma advertência ou ser afastado, e se caso tivesse o contrato rescindido seria justificável. MAs não, a diretoria fez questão de peitar a torcida e renovou o contrato dele, aumentando seu salário.

      Seria interessante passar o vídeo do Rondinelli fazendo uma declaração de amor à torcida e ao Flamengo para o merdaraujo ao vivo, e perguntar a ele pq ele disse que não joga para a torcida.

  • Ele deve ser titular no lugar do Arão que ta conseguindo ser pior que MA, pra o lugar do MA deveria ser Ronaldo mas nosso tecnico nãu muda nada é um medroso.

  • O ze só sabe entregar Camisa …..

  • Assino embaixo!

  • Falem isso pro Zé Ricardo!

  • Lindo texto. Uma pena que o super estudioso Zé Ricardo não concorda. Zé não gosta de jogador bom. Gosta de cabeça de bagre corredor.

  • Como assim? Se o Caramujo sair do time, quem vai ficar recuando bola pros zagueiros, e se escondendo pra não receber de volta? Quem vai ficar apontando prs longe, pra ninguém tocar pra ele.Quem vai entregar a paçoca nos pés do atacante adversário? Quem vai acertar 150 passes de meio metro pra trás?Uma perda enorme esse cara fora do time.

    • Kkkkkk é isso mesmo!

    • É exatamente isso. E tem torcedor q ainda chama esse pereba de mito. Pqp..

    • ele não vai sair do time, é pq surgiu uma vaga no meio, ZR vai de 3 volantes kkkkkkkkkkkkkk

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkk ZRUELA gosta do MA!

  • Esse cara é MUITO titular, não é pouco não! Acho que pelo poder de criação que o Cuellar têm compensa uma marcação um pouco menos eficiente que o do merda do caramujo que pelas entregas que nos têm proporcionado tá pior que a do Cuellar…..

    • Acho que concordar com tudo que falou é chover no molhado, mas vale o registro por todos.
      Acho até que ele não deixaria tanto a desejar na marcação, mas para isso seria preciso é claro, treinar o sistema defensivo como um todo, delegando a divisão dessa função (marcação) para o 2° volante também.
      Acredito até que o ZR tentou isso no início do ano com o Rômulo, mas percebeu que além da condição física deste ter atrapalhado, que seria necessário muitos treinos. E aí como ainda não tem bagagem e quer segurar o emprego decidiu pelo simples e colocou o Mito que faz a marcação automaticamente (sem ser necessário treinar ou orientar).
      Infelizmente o estagiário não percebe o quanto isso limita o time.

  • Cuellar como primeiro volante vai ser uma fábrica de tomar gols…nossa zaga é lenta, ele é doido na marcação, vai ficar pendurado muitas vezes.
    Ou é Ronaldo ou MA na posição.
    Cuellar é fraco, não entendo essa babação de ovo por um cara que nunca ganhou nada seja pelo flamengo seja em outro clube.
    SRN

    • Ele Pode Pegar a vaga do arão
      no mais eu concordo contigo

      • Na primeira volância deveria ser o Ronaldo. Agora achar que é babação de ovo pelo Cuellar por supostamente ser fraquinho, o que seria o que ocorre com o MA então?

        • O MA é um caso a parte eu defendo as características dele dentro das limitações dele, sei que ele é fraco/médio mas sei também que nesse esquema é útil…agora os cuellar mania acham que ele é kroos ou o Pirlo.
          SRN

          • Com certeza o Cuellar está anos luz de ser um jogador próximo desse nível, sem dúvida!
            Mas se na última partida ficou nítida a diferença de saída de bola quando o Cuellar inclusive exerceu essa função ( é que seria do 1° volante) em 100% das jogadas.
            Concordo que ele é bem mais fraco na marcação, mas buscando-se um equilíbrio para o time não seria mais correto colocar o Arão (ou outro 2°volante) para cumprir essa função no momento sem bola e dessa forma ocupar melhor os espaços com todos do setor?

            • Não vi toda essa melhora não e por não se tratar de um craque, não vejo pq mudar o time para se adequar a ele e não o contrário.
              O Cuellar tem um passe muito bom, nisso concordo, mas o Canteros também tinha e era no mesmo estilo na marcação…marcação frouxa e meio maluco.

              • Mas não é ai que está um dos grandes problemas do Flamengo?
                – Márcio Araújo – sabe apenas marcar (e não é essa maravilha que os seus defensores falam aqui não) e mata todas as saídas de bola do Flamengo;
                – Arão – não marca NINGUEM, apenas ataca como um louco, não guarda o minimo de posicionamento.
                – Romulo – totalmente fora-de-forma.
                – Cuellar – tem um passe razovel, mas, é igual ao Arão ou seja é pssimo na marcação.
                – Ronaldo – das vezes que vi, me pareceu ter um bom passe, mas é meio lento.
                RESUMINDO: TEMOS 05 VOLANTES E NÃO TEMOS, NO MOMENTO, NENHUM QUE PRESTE.
                Dispensando 01 ou 02 dos volantes citados acima,será que não seria necessaria a contratação de 01 volante estilo Felipe Melo, tipo xerifão? :

                • Acho q parte do problema é a zaga lenta e o próprio esquema que exige um cara rápido para cobrir espaços. Se mudasse o esquema ou os zagueiros acredito que o MA poderia sair e dar lugar a um jogador mais técnico que o MA, mas não pode ser doido ou tão displicente na marcação.
                  SRN

              • Concordo que o Cuellar está longe de ser craque, se vc observar especificamente essa função (saída de bola) verá que o Cuellar dá muito mais fluidez e dinâmica.
                E concordo que a marcação dele é mais baixa, por isso acho que o 1° volante deveria ser o Ronaldo.
                Não é questão de mudar esquema por causa dele não, mas a cada jogo passa a impressão que todos aprenderam a jogar contra nós, e se vc observar bem em todos os jogos nossos movimentos são sempre os mesmos, não acontecem movimentações e troca de posições para confundir a marcação adversária, daí vejo necessidade de buscarmos um equilíbrio e diversidade que não temos com jogadores que exercem somente uma função.

                • Não vejo dessa forma de previsibilidade, já que nosso problema não é bem criação e sim finalização.. Quase todos os jogos q passamos sufuco ou que perdemos foi falta de pontaria. Lógico que pode e deve melhor esses dois quesitos com os jogadores contratados e nossos que vem do DM.
                  SRN

                  • Até criamos sim, mas quando pegamos times com forte sistema defensivo, ou até mesmo os que se propõem a apenas nos marcar, ficamos “encaixotados”, por estarmos acostumados a atacar apenas pelas laterais.
                    O que eu sinto falta é do time ser mais incisivo, com jogadas verticais, que jogue para matar o jogo, e não fique às vezes com muita posse de bola, cria chances e não tem gana pelo gol.
                    E acho que a leitura da diretoria passa um pouco por isso também, considerando os reforços que estão em negociação.

    • exatamente!
      Cuellar é bom com bola no pé, mas é fraco na cobertura e em fechar espaços.
      Primeiro volante tem que ser o Ronaldo, esse sim joga MUITO.
      Cuellar deveria jogar na vaga do Arão, que nao vem jogando nd a mt tempo

      • Esse é o mais justo, e o Ronaldo além de poder de marcação sabe jogar futebol também.

  • Cuellar é bom jogador, mas ele daria muito certo se jogasse com Ronaldo, com Ronaldo ao lado dele, não a frente dele abandonando a marcação como o Arão faz.
    O Zé prefere o MA porque diversas vezes o Arão não consegue voltar pra marcar, e nesse caso, as vezes o Márcio Araújo consegue se sair bem pela velocidade.
    Mas se jogássemos com dois volantes, um ao lado do outro, dois que saibam marcar e saibam sair jogando, o Cuellar seria um ótimo jogador, porque tem boa pegada, é raçudo e sabe sair jogando, o problema é que ele é lento, e o Arão abandona a marcação, sobrecarregando ele na marcação.

    • Então que se desista do Arão, que não tá jogando nada há tempos.

      • Não tá jogando nada mesmo, nunca jogou nada.
        Nunca fez nada demais, o triste é isso.

  • Márcio ano passado ficou em terceiro entre os que fizeram mais desarmes no elenco, perdendo pra Jorge (hoje no Mônaco), o lateral que “não sabe marcar”, e William Arão. Dentre os demais jogadores do Brasileirão, foi o que teve o maior número de desarmes errados.

    Dizer palavras do tipo “ele é esforçado” ou “essa é apenas a função dele” são argumentos pra lá de manjados. Uma das razões da nossa zaga ser tão rebatedora (nessa eu até livrarei um pouco o Vaz, apesar do seu ridículo excesso de confiança), por exemplo, é a grande quantidade de toques sem objetividade justamente lá atrás, pois o segundo volante caiu de produção e o nosso “cão-de-guarda” entrega pra quem está mais perto. Além disso, quem observa bem os jogos do Flamengo verá o Diego (antes da lesão,claro) descendo ao campo de defesa pra iniciar a saída de bola. Se tivéssemos um volante com toque de bola mais “refinado”, coisa que existe no elenco, seria necessário um desgaste enorme pro nosso maestro?

    Por fim, vale a comparação do desempenho de MA e Arão com volantes de outras grandes equipes. Gostaria de saber se caras como Felipe Melo, Ramiro, Jucilei, Orejuela, Rafael Carioca e Thiago Maia são simples carregadores de piano ou se ficam em campo mesmo com uma sequência horrorosa. Ou o Rômulo se recupera ou o Zé cairá abraçado com peças inúteis, já que faz um par romântico com a teimosia.

    • Poderia testar o menino Ronaldo

  • Nego que defende o Caramujo titular deveria torcer pra outro time e não ser torcedor de um time grande da dimensão do flamengo. O Caramujo è totalmente limitado, ja caiu pra 2o divisão duas vezes e não consegue fazer um passe de profundidade!!

  • #CuellarTitular

    Por favor, peçam #CuellarTitular

    Ele é rápido, raçudo e sai verticalmente com ótimo aproveitamento de passes. E quer MUITO jogar de verdade. E é novo, pode render muito em campo, e lá na frente, ainda render uma boa grana.

    Ao contrário do Caramujo, não quer descansar. E Cuéllar leva em consideração a opinião da torcida…era só ver o quê ele postava nas redes sociais quando teve oportunidades com Muricy.

    Se ele jogar 5 seguidas, na mesma posição, quero ver ele sair.

    O Diego vai voltar com fome de bola, o Ribeiro também, e se o Conca vier bem, do jeito que o VJ vem pedindo espaço, QUEM SABE, o técnico vai SE RENDER a contragosto ao:

    ——Cuéllar
    –Diego–Conca
    -E.Ribeiro—VJ
    —–Guerrero

    Com Ederson reserva de luxo, e Everton quando um lado do adversário estiver muito forte.

    • Não sabemos se Cuellar, ou mesmo Ronaldo, é a solução, pois não está tendo chances; Rômulo foi muito mal em todas, então não; uma coisa é certa, MA não pode continuar.

  • Fato q ele não marca como o Márcio Araújo mas é mais fácil ensinar ele a marcar do q o Baidu jogar bola

  • Pra mim, é uma das posições mais importantes do time. É onde o jogo começa a ser armado. O Diego recua ali a todo momento, por que hoje em dia com duas linhas de 4 com cinco metros de distância, é complicado ter espaço pra drible e enfiada de bola.

    Os times que se desenvolverem bem nessa área de campo, terão maior êxito (Grêmio, CAM, Santos, Corinthians). Até o Corinthians tem o Gabriel, que tem pegada, mas sabe chutar a gol, distribuir jogadas, rápido, voluntarioso.

    O próprio Palmeiras vem tendo problemas de acertar essa posição. Não é simplesmente colocar o Felipe Melo ali, apesar de ser ótimo jogador. Muda-se muitos setores do campo, Tchê Tchê tem outro papel que cai muito o futebol dele.

    Nós temos uma figura lendária ocupando a posição de primeiro volante. Misteriosamente reduz o futebol de Canteros, Cuellar, Rômulo, e agora está sugando toda qualidade vista no Arão.

    Brincadeiras a parte, quando Cuellar teve atuações dentro do esperado, o futebol do arão subiu demais. Não precisava ser o responsável por iniciar as jogadas a todo momento.

    Márcio Araújo não tem a capacidade de começar o jogo pessoal, não cobrem isso dele, não dêem a bola pra ele. A torcida tem que parar de reclamar de chutão. Tem hora que não dá! Tem que meter bola no Guerrero mesmo, o primeiro volante é um zero!

    • Foi com um volante com ótima saída que vencemos a Copa do Brasil de 2013.

      • Mas na época tinha Amaral kkkk. Acho que a presença de cabeças de bagre por anos no elenco prejudicou a capacidade cognitiva de alguns rubro-negros.

        • Tínhamos Amaral e Luiz Antônio de volantes, com Elias jogando mais adiantado. Nem sei como conseguimos ser campeão da Copa do Brasil de 2013. O time era bem limitado!

          • Detalhe é que sempre jogava com 1 a menos(Carlos Eduardo), realmente não sei que mágica o Jayme fez naquele 2013

            • Para mim, o Jayme apenas deu confiança ao time organizado pelo MAno, principalmente a Luiz Antonio, que era jovem e comeu a bola, e Amaral, que entrou no lugar do Cáceres contundido, sob desconfiança da torcida e jogou sem inventar, sabendo das suas limitações (algo que falta ao vaz).

              No mais, era um time experiente com Felipe, Leo Moura, André Santos, Chicão e Elias, que comandaram o time, tendo o Paulinho jogando com muita entrega e habilidade (antes de se perder na noitada carioca) e Brocador fazendo gol de tudo qto foi jeito, voltando para marcar até em escanteio.

              Enfim, era um time que mesclou experiência e juventude, e sobretudo jogou com alma e raça, empurrado pela torcida no maracanã, mesmo jogando com um a menos, já que cadu sempre foi um zero à esquerda escalado pelo Carlos Leite.

              Aquela vitória contra o cruzeiro foi a superação, mas a goleada de 4 a zero no foguinho foi a certeza do título.

              Esse time, mesmo limitado tecnicamente, honrava a camisa e tinha o espírito rubro negro, algo que falta ao de hoje.

              • Acho que fizeram a diferença Elias e Brocador.

                Galera sempre subestimou o Brocador falando que é grosso. Queria ter um grosso pra compor elenco que consegue fazer 35 gols no ano.

      • Amaral não é lá tão bom também.

        O Elias no segundo tempo era liberado pra jogar mais a frente, por ser decisivo.

  • Uma coisa que me impressiona no Cuellar e que o cara corre pra se apresentar o jogo todo, não tem a velocidade do Marcinho mas sua contribuição é maior, o Márcio usa a velocidade pra desarmar (muitas vezes Pq ele devolveu a bola pro adversário, entregou na fogueira pro companheiro ou deixou o adversário passar como fez com o Rodriguinho ano passado.) E sua contribuição não passa disso, nao me venham com essa de que o Márcio que protege a zaga por ser veloz, oque mais vemos hj em dia é esquemas com volantes mais técnicos mas bem montados e compactados. Márcio tem o DNA de time pequeno, seus maiores títulos são de segunda divisão, acham mesmo que será com isso que ganharemos algo?

  • Cuellar não é primeiro volante! Ele é segundo volante. É a posição que ele foi convocado para a seleção colombiana. Inclusive ele já deu declarações de que a posição de origem dele é segundo voltante.

    • Kct, nao tem diferença quem joga de 1o volante joga de 2o tb. È uma questão de posicionamento e subir menos ao ataque. …

      • Ah é? Então me explica pq o Arão não rende como primeiro voltante o que ele rende como segundo? É óbvio que o Arão não tem a mesma performance como primeiro volante! Se é assim, então poderíamos colocar o Mancuello como primeiro voltante que teríamos uma saída de bola excelente, mas o poder de marcação seria ZERO!

        • Claro que o Arão pode render como 1o volante, por que não? O Mancuello está mais pra meia atacante, e no maximo poderia jogar como 2o volante, o que não è o caso do Cuellar..que tem boa marcação e saída de bola…

          • Não disse que o Arão não rende como primeiro volante. Disse que ele não rende tanto como de segundo volante. Mancuello jogar como um segundo volante, ou um meia interior posicionado à frente do primeiro volante. E projetando-se ao ataque, preferencialmente, pela meia esquerda. Mas no indepiendente ele era segundo volante. Mancuello e Arão tem as mesmas funções, mas acredito que o Argentino é mais técnico enquanto o Arão é mais marcador!

            • Cuéllar é PRIMEIRO VOLANTE, quem inventou essa de segundo volante foi o treineiro. Na cabeça do treineiro, Cuéllar é técnico demais, sabe sair jogando, e na cabeça de vento dele, primeiro volante tem que ser cabeça de bagre igual o Caramujo.

              • Paollo, o próprio Cuellar deu declaração para o GE dizendo que ele pode jogar como primeiro ou segundo volante, mas que a posição de origem dele é SEGUNDO VOLANTE! Ele jogava no time colombiano de segundo volante e na seleção colombiana também!

                • Na peimeira coletiva dele, assim que chegou, ele fala apenas que é Primeiro Volante, usou até o termo “tapón”, que é como eles falam na Colômbia.

      • Não tem diferença? Pega o MA que é 1º volante e inverte a posição com WA que é 2º pra ver se não tem diferença.

    • Mas num time com os meias que o Flamengo tem, se Conca e Diego jogar pelo meio com VJ e Ribeiro (ou Ederson) pelos lados, ele tem que se virar e correr mais. E mesmo com dois volantes, se ele jogar com Arão a tendência é ficar mais recuado e Arão um pouco mais avançado (mas com os dois alternando, um sobe outro fica)

      • Sim, exatamente. O único motivo que o MA ainda é titular, é pq ele faz a melhor cobertura no esquema 4-1-4-1. Inclusive ele aparece no jogo fazendo a cobertura e só! MA se posiciona muito mal para a saída de bola e às vezes irrita, pois fica se escondendo, parece que não quer receber a bola. Daí pq damos tanto chutões quando a bola é recuada pra defesa. Rômulo deveria ser o primeiro voltante! Quando ele entrar em forma e ficar 100% acredito que barre o MA. Pelo menos a esperança é a última que morre rs

        • Mas já são 6 meses e o Rômulo não entra em forma. Acho que se der sequência ou pra Cuéllar ou Ronaldo, eles tomam a vaga. Porque os dois tem duas diferenças principais pro Caramujo: dão opção de toque e saem com qualidade. Nisso arma contra-ataques (atacar mais é uma forma de defesa pois afasta o perigo) e dando opção, eles evitam esse chutão que você lembrou (evitando perder a bola metade das vezes que dá o chutão).

          • Complicado. Vc lembra qd o Cuellar e o Arão jogaram juntos no Carioca do ano passado? Putz, a defesa ficava muito exposta. Tomamos vários gols de contra ataque. E olha que não foi falta de treinamento não. Jogaram quase todo o Carioca os dois. Não deu liga!

  • Penso o seguinte:
    A) Cuellar jogou quase 90 minutos domingo. De acordo com as estatísticas do cartola, ele não conseguiu roubar uma única bola em todo o jogo. Acho difícil um primeiro volante que não consegue desarmar ninguém. Para tirar o MA e colocar o Cuellar, acho mais fácil recuar o Arão para primeiro homem volante, e deixar o Cuellar de segundo volante. Arão foi o cara que mais desarmou adversários em 2016 pelo Fla, poderia ser o primeiro volante.
    B) Caso o ZR decidisse fazer a alternativa da letra A, precisaria deixar bem claro ao Arão que ele teria que se segurar mais na defesa. Ano passado, quando os dois jogaram juntos com o Murici, os dois subiam ao mesmo tempo e deixavam a defesa no mano a mano. Em Manaus, os medíocres mas velozes Jorge henrique e Riascos ficavam toda hora no mano a mano com os zagueiros.
    C) Para tirar o MA, acho que seria mais simples testar uma sequência de jogos com o Ronaldo no brasileiro. Mexeria menos no time.
    D) No meu modo de ver, os verdadeiros rivais de Cuellar são Arão e Mancu. Rivais de MA são Ronaldo e Rômulo. O que não impede de testar a alternativa pensada na letra A. Mas ainda prefiro a alternativa da C.
    E) O Cuellar poderia ser mais utilizado pelo ZR mesmo sem virar titular. O Arão é o cara que mais partidas jogou no Fla desde jan/2016, pois não se machuca, nunca é suspenso e nunca é barrado. No final do ano passado, ele estava nitidamente meio morto de cansaço. O ZR poderia rodar mais o elenco, dando uma descansada no Arão um jogo ou outro e colocando o Cuellar no lugar dele.
    SRN

    • A)Zé Ricardo já fez isso durante alguns jogos em que o Fla estava perdendo. Ele saca o MA e recua o Arão para ser primeiro volante, colocando mais 1 atacante. Não acho que o Arão renda melhor como primeiro volante. Ele some do jogo. Pra mim, particularmente a melhor solução para a saída de bola do Fla seria Rômulo de primeiro volante e Arão de segundo. Rômulo tem uma saída de bola excelente e razoável poder de marcação,mas infelizmente não está numa boa fase.

      C)Ronaldo ainda não está pronto. O ZR testou o Ronaldo durante o Carioca e o moleque cometeu uns vacilos de jogador principiante, o que é normal. O nível do Brasileiro é infinitamente superior do que o Carioca. Fica muito complicado testá-lo sucessivamente. Ronaldo é o volante menos experiente do grupo. Ele terá que esperar chances melhores, afinal é o primeiro ano dele como profissional. Pra que a pressa?

      D)A alternativa C que vc mencionou (Ronaldo e Arão), ao meu ver seria a pior. Um jogador da base sem experiência ainda no profissional como titular absoluto como primeiro volante não é a solução ideal. Os atacantes adversários iam deitar e rolar pela falta da experiência do Ronaldo e até poderia queimá-lo no futuro.

      E)Arão só vai descansar se o CEP disse que ele precisa de descanso pra musculatura. Ser técnico do Fla é pressão pura. Perdeu 2 ou 3 jogos já fica com o lombo nas costas. Como o técnico vai deixar de contar com o seu melhor volante atualmente?

      • Guardião, a cada jogo, um jogador como o Arão percorre uns 10km. A São Silvestre, tem uns 15 km. Ou seja, nas semanas em que o Arão joga 3 partidas, ele praticamente corre duas são silvestres no espaço de 8 dias. Em apenas 1,5 ano, ele já fez 85 partidas, quase todas os 90 minutos. Justamente por ele ser nosso melhor volante é que eu acho que ele precisa ser poupado de vez em quando. Na reta final do brasileirão do ano passado, ele tava nitidamente cansado.
        Quanto ao Ronaldo, tenho visto vários clubes grandes (Flor, Vice, Peixe, Gaymio, Inter, Gambás, Bambis) lançando jovens volantes (Wendel, Douglas do Flor, Douglas do Vice, Thiago Maia, Arthur, Dourado, Maycon, João Schmidit), e todos estão se saindo razoavelmente bem. Acho que ele poderia ser testado por exemplo contra o Avaí na ressacada ou contra a Ponte Preta na Ilha. Até para dar um descanso ao MA também.
        Quanto ao Rômulo, tenho dúvida se ele tem condições de ser o primeiro volante a frente de uma zaga lenta como a nossa. Ele se destacou no Vice jogando às frente de dois zagueiros mais rápidos, que eram o Anderson Martins e principalmente o Dedé. Ele era bastante útil àquela zaga por que era uma zaga que precisava não de um volante rápido, mas de um volante com bom passe. No nosso caso, o Réver principalmente precisa de um primeiro volante rápido. SRN

        • Na reta final do Brasileirão do ano passado não era só o Arão que estava cansado não. Todos os jogadores estavam cansados, pois passaram a maior parte dos jogos voando de um estado pra outro pois o Maraca não estava liberado. A maioria dos volantes que vc falou já foram testados antes nos próprios times ou emprestados. Exemplo do Thiago Maia que se profissionalizou em 2014! Há 3 anos atrás. O João Schmidit do São Paulo é profissional desde 2012! João Schmidit chegou a ser emprestado em 2014 para um time de Portugal para adquirir experiência. De todos esses volantes que vc mencionou, acho que o único que subiu para o profissional no primeiro ano e virou titular foi o Wendel, mas também pq o Fluminense tem um elenco bem limitado!

    • Pra começar, você deve saber que em estatística o espaço amostral é a base da confiabilidade da conclusão em cima dos dados; quanto maior, mais confiável. E fica difícil analisar as estatísticas dele em um jogo só, ainda mais depois de voltar não ser utilizado por meses. Deixa ele jogar umas 5 seguidas e depois vamos ver as estatísticas dele, como passes certos, e principalmente, quantidade de contra-ataques armados.

      • Isso é verdade realmente. Estatística de um jogo só distorce. É só lembrar aquele jogo em que o Damião fez 3 gols kkkkkkkk
        Mas pelo estilo voluntarioso de subir ao ataque, acho mesmo que o Cuellar funciona melhor de segundo volante. Lembro de um jogo, acho que foi contra o Santa Cruz, que ele substituiu o MA, que tinha sido expulso contra o Porco. Com menos de 5 minutos de jogo, o Cuellar tava tentando roubar bola lá na ponta esquerda. Um primeiro volante não sobe desse jeito. SRN

  • Faltou colocar um vídeo de uma situação parecida que tivesse o Márcio Araújo de titular….ele estaria parado se escondendo atrás do jogador adversário levantando o braço e indicando onde deve prosseguir a jogada…a quem goste desse traste. .torcedores que passaram tanto tempo vendo jogador medíocre no time que quando aparece um Ronaldo. .cuellar da vida dizem que não jogam bola. ..torcedores como esses que no maracana gritam o nome de um jogador limitado como o Márcio que comemora desclassificação. .Esses torcedores merecem o 7 X 1 por pensar pequeno …

  • Sempre defendi o Zé, mas não esta dando mais. Acho que se tivéssemos um técnico tipo Sampaoli, Fernando Diniz ou Tite estaríamos melhor, mas pra tirar o Zé e colocar essas outras ínguas que nós vemos no Brasil não adianta. Precisamos de um técnico moderno. SRN

  • um dia quem sabe.

  • Atuais volantes tituares do Flamengo:

    [ ]
    [ ]

    Fim

  • Sonho distante ver o flamengo sem esse limitadíssimo jogador MA.
    Mas a esperança é a última que morre.

  • O Flamengo tem que jogar no 4-4-2:
    Márcio Araújo Cuéllar
    Diego Conca
    Guerreiro Éverton ou Ederson

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Ederson errado. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Acabaram de arrumar, a alegria durou pouco

    • O City já tava vindo ao Rio buscar o Ederson, mas o povo do UOL arrumou a noticia ai melou tudo

    • Kkkkkkkkk sério que eles fizeram isso?

  • Esse jogo contra o Figueirense foi o melhor jogo do Flamengo no ano passado, não deu um chutão, criou vários oportunidades pelo chão, não ficou no chuveirinho. E essa jogada foi sensacional, mas o Perebão tinha que estragar no final com aquele chute horroroso.

  • A desculpa de que MA marca melhor que todos nossos volantes vai por água quando se pega estatísticas e se verifica que tanto do BR 16 quanto no Carioca 17 ele ficou atrás do Arão e do Jorge ( antes de sair ) . Alem de ter sido o jogador que mais errou botes ( desarme sem sucesso ) . MA e fraco e até os números mostram isso , não tem defesa .

    • Ele acerta mais passes são 30000 passes certos, tudo de 1 metro ate eu acerto.

  • Acho que o Zé não bota o Cuellar de titular pq entende que ele nao é primeiro volante e sim segundo, nesse caso , ele disputaria vaga com o Arão.
    Tb acho que ele perdeu espaço por contata daquele jogo contra o figueirense pela sulamerica do nao passado onde perdemos por 4×2.
    Ele chegou a tirar o Cuellar e botar o Ronaldo.
    Na minha opnião deveria ser conversado e treinado pra ele fazer a função de primeiro voltante , pq o Cuellar é muito mais jogador que o MA

    • E então pq não coloca o próprio Arão de primeiro volante?
      O Arão é um dos que mais desarmam no time desde que foi contratado e poderia muito bem jogar recuado, como fez com maestria naquele time da cor sim CORNÃO que jogou a série B de 2014.

      Será que há uma pressão externa pra que o Baidu não saia do time titular?

      SRN

      • Eu acho que o proprio Cuellar deveria ser o primeiro volante, e deixar o Arão sair um pouco mais pro jogo, realmente MA não dá mais ele erra passes extremante faceis !!!! SRN

    • Aquela substituição não fez muito sentido. O Cuellar foi o melhor do Flamengo no primeiro tempo, lembro de ter comentado isso no intervalo e acrescentado que o Arão estava muito mal. Aí quem sai é o colombiano e o Arão joga os 90 minutos. Mas ainda que tivesse sido o contrário, quantos jogos ruins MA e Arão fizeram e são intocáveis? Falta critério.

  • Marcio Araujo tem 3 funções em campo, correr, dar passe de um metro pra trás e tentar não tropeçar na bola, quando ele faz isso o pessoal mais doido dá nota 8 pra ele…… Quando ele tá atrasado na jogada (90% das vezes) ele corre, fora isso ele anda e se esconde em campo; ultimo jogo ele conseguiu a façanha de errar 4 passes, um jogador profissional que era 4 passes de um metro pra trás jogando no Flamengo é pra matar qualquer um; sobre tropeçar na bola, pra um jogador que não conduz a bola deveria ser fácil, deveria

    Tem gente falando que com o MA o Fla não toma gol…. realmente o Flamengo tá um paredão na defesa, joga com 3 volantes, um lateral que só sabe marcar, com pontas que são laterais e mesmo assim não passa um jogo sem tomar gol

    • Tudo com o aval do Zéguardiola kkkk

    • No último jogo do Cuéllar, o colombiano tentou 52 passes. Acertou os 52.

      Sem mais. SRN

    • Discordo. Ele tbm aponta pra onde a vá deve ir.

  • Há q saudade desse jogo!! só uma observação aí, o MA estava suspenso pela expulsão contra o Palmeiras.. Cuellar e Arão de volante! Mas mesmo depois dessa partida espetacular, Cuellar voltou para o Banco e o MA voltou!

  • “Colocar o jogador em algumas partidas com o time reserva, sem ritmo de jogo não pode ser encarado como uma verdadeira oportunidade. Ele no mínimo merece as mesmas chances do intocável Márcio Araújo” . Belo resumo. Ótima análise. A mais pura verdade. MA esta demonstrando nas ultimas quatro partidas o quão ruim ele é. Te m muitas opções melhores, isso eu canso de postar aqui. NÃO TEM O PORQUE MA SER O TITULAR. Pura teima do Zé em nome de uma eficiência, que para mim não convence. Não podemos limitar o Flamengo dessa forma, temos um elenco muito forte, logo jogadores qualificados. MA nunca será mais do que mediano, dar corridinha de dois metros (quando erra ele já dispara), passes de meio metro (nossa! que precisão) e erra ainda. É muito pouco. Lá atrás no Carioca o Zé tinha que ter feito um rodízio entre os dois Ronaldo e Cuellar (Rômulo em forma é titular fácil também). A saída de bola fica ruim com MA em campo, isso é notório, não faz mais do que tocar pro lado e para trás. Eu cantei a bola aqui que a fase relâmpago (dois joguinhos) ia passar. Dito e feito. Ano passado terminou em baixa e teve o contrato renovado a pedido do Zé Ricardo (um cara de 32 anos, ultrapassado e limitado) tirando oportunidades de Ronaldo e Cuellar (mais novos e talentosos). O texto resume bem a questão e os fatos endossam. Perder um jogador promissor como Cuellar para ficar com MA é simplesmente burrice e um belo tiro no pé.

  • tem comentário na seção do facebook q não dá para acreditar.. rsrsrsr.. Cuellar Titular, sem mais!

  • Marcio Araujo é titular sim e se ficar de mimimi tite vai convicar ele e vai ter que aturar até na seleção …. Cuellar não é primeiro volante nunca, na verdade nem segunda pq ele não sabe marcar

    • tite nao tem mal gosto pra perebas, e nem defende jogador fraco so por que ele CORRE.

    • Nem o Ma eh jogador p o Flamengo

    • Cuellar renderia bem como volante “fixo” em uma linha de 2 (4-2-3-1), tanto recebendo quanto dando cobertura para o seu colega, que pode ser tanto M. Araújo (preferencial, em vista da velocidade) quanto Rômulo… &;-D

  • Caramujo desarma tanto mais tanto que esta desarmando e levando embora nossos titulos importantes a 4 anos 🙂

  • O problema é o treinador que não ensina tática de marcação compacta que envolve desde a saída de bola do adversário. A linha de frente joga distante da do meio,fazendo com que os jogadores do meio tenho que correr mais para marcar. Este é o claro motivo do MA ser titular no Flamengo, ou seja, hoje o time do Flamengo necessita mais de um marcador do que um jogador que marca menos e sabe jogar mais. Isso porque jogamos distantes, damos muitos espaços pros adversários. Do que adianta ter o MA como grande ladrão de bola e não sabe jogar. Pra mim jogamos com menos um, pois temos ele apenas para desarme e com a vontade que ele tem, sempre será elogiado, pois foi colocado ali para isso. Quando o time é compacto e organizado, não dependemos de uma peça com uma função só, que é marcar. Mais infelizmente o técnico não conseguiu organizar a equipe. Saudações!!!

    • Isso! Por isso, defendo o sistema 4-2-3-1 (ao invés do 4-1-4-1)… &;-D

      • isso é cod. de barra ou de telefone

    • Perfeito!
      Quer corrigir um erro com outro!!

    • marcio araujo volante Odebrecht rouba mas devolve

  • Fora MA!!!! Fora Arão!!!! Ronaldo e Cuellar titular.

  • Cara, isso já foi discutido, Cuellar não joga bem nessa posição do 1 em um 4-1-4-1. Também acho Marcio Araujo muito limitado, mas o único substituto adequado para ele é o Ronaldo. Aí que reside a teimosia do ZR em não jogar mais vezes com o garoto.

    Cuellar jogava mais a frente na Colômbia, já mostrou que não marca tanto. Também gostaria de vê-lo como titular, mas na segunda linha de 4 do 4-1-4-1.

    • Ronaldo e Márcio são do mesmo empresário.
      Enquanto Márcio estiver no clube, Ronaldo não joga nunca

      • Meu medo é esse, até onde empresários interferem. Por isso convém manter um técnico com menor expressão.

        • Respeito mas não concordo !!! Cuellar pode fazer a função de volante 1 desde que seus companheiros de meio campo tenham disciplinas táticas. Na época do Murici como muitos citam, Cuellar era sobrecarregado pois arão tinha função de meia…pouco combate defensivo..MA muito limitado p jogar no Flamengo

    • esse 4-1-4-1 é codigo de telefone ou é algum codigo de area ai no rio de janeiro

      • Esquema tático praticado em muitos clubes no mundo.

        • vc quer dizer 4 5 1

          • Não, 4-1-4-1. Pesquisa aí e depois me conta. Esse é o esquema variante do Zé quando ele não joga com 4-2-3-1.

            • no caso são 4 defensores ,5 meios de campos e 1 atacante então me explica esses 4141

              • Não são 5 em linha. 1 volante atrás, e uma linha de 4 a frente. Pesquisou? Tite é o treinador brasileiro mais “famoso” por usar 4-1-4-1.

                • mas existe quantas posições no campo fora defesa meio e ataque

                  • Colega, as abreviações de esquema tático não são mais simplesmente 4-4-2, 4-3-3… Hoje tem variações que não é mais uma mera divisão entre defesa, meio e ataque. Pesquisa aí, cara, “4-1-4-1 Tite” no google, tem um monte de time brasileiro jogando. Só no Rio, Fla, Flu e Bota, Vasco não lembro porque é time pequeno kkkk

                    • essas variações só na cabeça de vcs que existe porque não passa disso ,sempre será esses mesmo esquema 442 352 433 e por ai vai esse 4141 nao passa de um 451

                    • Beleza, só existe na nossa cabeça. Tô vendo que você não teve a humildade de pesquisar na internet. O mundo não se resume a FIFA Soccer ou Cartola FC.

                    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • 4-2-3-1 seria o ideal para Cuellar. O problema é que “dependemos” do W. Arão para as ações ofensivas pelo lado direito (que infelizmente é fraco no apoio). Mas assim que Éverton R. chegar e acertar aquele lado, veremos que o W. Arão não será tão importante para o time e consequentemente, poderá ser substituído pelo Cuellar… &;-D

    • Agora pensa, se o Ronaldo que o Zé conhece desde sempre não recebe nem chances, o que adianta reclamar ou pedir a contratação de alguém… MA vai ser titular até os fins dos tempos

      • Kkkk, calma, colega. Vejo teimosia do Zé, mas diretoria não ajuda muito. Se tivesse um Casemiro no banco, aí sim, eu faria um despacho pra tirar o Zé de lá.

  • A torcida de que gritar o nome do Cuellar nos jogos, só assim pra mostrar o apoio ao jogador e tentar mudar a cabeça desse treinador teimoso

    • ótimo!!
      Zé Ricardo ta adorando não jogar na ilha, kkkk

  • Mermao, o último jogo do Flamengo mostrou pq ele n é titular.

    • Porque o Zé é paneleiro.

    • Concordo, Cuellar deu muito bote atrasado naquele jogo contra o Atlético. Não comprometeu, quero vê-lo de novo no 4-1-4-1. Mas não é tudo isso que esperam dele…

      • Mas tem o Arão que joga nada há séculos. Ele e o MA estão matando o meio de campo do Flamengo e seguem intocáveis.

        • Essa curiosidade que tenho, ver o Cuellar no lugar do Arão

          • Somos dois… &;-D

    • Vimos o craque caramujo criando varios lances de perigo, só q para o time errado

  • Porra parei no “incrível Ronaldo”…tá de sacanagem né!!! ele deve ser o Pogba, eu heim..tem uns caras que… Sei lá. Acho q o Cuellar tem q ser titular sim…mas o incrível doeu no peito. Pogba deve tá cheio de inveja do Ronaldo

    • Os jovens são incríveis somente enquanto estão no banco. Começam a jogar, querem queimar, igual já estão fazendo com o M Sávio.

  • Até quem não entende de futebol sabe que o Cuellar é mil vezes melhor, mas vai enfiar isso na cabeça do ZéPanela?

    Se o Cuellar tiver sequência de jogos, se torna titular tranquilamente. O Rômulo tbm precisa de sequência, o Donatti.

    Mas o Zé é um paneleiro.

    • não é só o Zé, tem uma multidão de apoiadores do Zé Panela, que para defendê-lo inventam que Cuellar não é primeiro volante, que o Marcio Araujo marca Bem (tanto marca que não é o lider de desarmes), que tem 90% de passes certos (todos para trás), e assim vamos vivendo essa dicotomia, na qual a melhor forma de defenderem um ídolo é justificar seus erros com argumentos absurdos….Cuellar não será titular com o Zé, e o caminho parece que vai ser mesmo a saida do clube, é esperar para ver…

      • Fãs de Márcio Araújo=fãs de Justin Bieber.

  • Verdade tão vendo o Lucas Barrio no gremio

  • Cuellar tinha que já ser titular há mt tempo, foi contratado pra isso.
    Essa panelinha do Jayme fode o clube. Absurdo

    • A panelinha é do zr. O treinador é ele

      • Mas foi o Jaime que barrou o Cuellar na saída do Muricy e voltou com o caramujo, e parece ter feito a cabeça do Zé, pq no início do trabalho ele e Jaime não se desgrudavam.

  • Desistam MA, Vaz e Gabriel não sai desse time nunca.

    • Triste mas real
      Desmotivante

    • tambem acho….Zé Panela, os tem como fiéis escudeiros…em tempo, quando o Donatti jogou passamos 3 jogos sem passar desesperos com lançamentos ridiculos e botes no vazio do Rafael Vaz…

      • Tbm prefiro o Donatti mas a culpa dos chutões é da falta de treinamento em saída de bola do Flamengo. Nossa saída de bola é ridícula. Não existe jogada pra desafogar ali. O time parece q foi feito só pra se defender.

        • Não temos saída de bola. Basta o adversário pressionar e o Vaz dá aquela bicuda devolvendo a bola pra eles.

        • A culpa de não ter saida de bola é usar um primeiro volante que não dá passes certos para frente (só para os zagueiros, eu contei 32 passes para trás da anta num jogo desses), e que ainda não dá opção de passe, pois o Jamal toca a bola para alguém faz um sinal com as mãos, e fica exatamente atrás do adversario para impedir que aquele que recebeu a bola tabele com ele (pode observar). O Vaz acha que é craque e por isso aproveita a ocasião para ficar dando esses chutões para frente…com o Cuellar o time teve uma saida melhor porque ele dá opção de passe e faz virada de jogo constante, já o Jamal….

Comentários não são permitidos.