“Falta conversa, comunicação, discussões”, diz Rondinelli sobre setor defensivo do Fla

Compartilhe com os amigos

Zagueiro de muita raça, como ficou conhecido depois e pouca técnica, como ele mesmo diz, Rondinelli, campeão brasileiro em 1980, da Libertadores e do Mundial pelo Flamengo em 1981, falou em entrevista ao Blog Ser Flamengo sobre o sistema defensivo da equipe.

Para Rondinelli, a defesa tem erros primários de marcação e usou como exemplo o gol sofrido contra o Atlético-GO, no segundo jogo da Copa do Brasil.

Tem erros primários. Vou citar o gol de lateral lá em Goiás (Contra o Atlético-GO). Aquilo pra mim é um erro primário. Você tem que saber que o adversário tem um lateral, um meia que joga a bola na área no lateral. Em primeiro lugar, o goleiro fica quase 3 metros se ele vai buscar essa bola no alto, em segundo lugar, essa bola é do zagueiro que está de frente, que sabe que não é uma batida de perna… Você vai disputar sabendo que essa bola vai chegar alçada e você tem toda visão sabendo que tem que ganhar do seu atacante.

Em seguida, Rondinelli falou da postura e da falta de comunicação dos jogadores dentro de campo. Para o “Deus da Raça”, falta comunicação e discussão entre os jogadores do Flamengo.

O goleiro e os dois zagueiros, que geralmente são as últimas linhas finais de uma defesa conversam e fazem orientação. Eu vi a reação do Réver no gol de empate do Atlético-GO e ele faz um gesto de: “não vou falar nada”. Gente, bate boca com o cara, deixa que o time adversário veja que vocês estão discutindo e acordados no jogo. Eu tomei um monte de ‘esculacho’ do Zico: “baixa o braço”, ele me dizia e eu: “não toca a bola perto da área não porque se perder os caras fazem o gol”. Agora, isso é um comentário positivo, construtivo. Hoje tem muito não-me-toque, não fale isso, muito dedo. Ah, para! Esporte coletivo requer discussões para construir coisas positivas. Não é entregar pra torcida, a torcida está para aplaudir, analisar… Se fizermos o melhor, acabou. Podemos perder, mas tentando fazer o melhor. Ganha todo mundo, perde todo mundo. Não pode ficar omisso. Falta muito falar. Eu não vejo. Vejo que os jogadores estão falando pouco e se orientando pouco. Hoje a coisa é muito juvenil. Não pode falar com fulano porque ele fica chateadinho. 

Veja a entrevista de Rondinelli na íntegra:

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O “Deus da Raça” sabia tudo, e ainda sabe. Futeboĺ é jogado e FALADO, na hora de dar esporro dá, e na hora do vacilo leva, e vida que segue. Não pode esquentar a cabeça e nem ficar fazendo beicinho. Futebol masculino é coisa PRA HOMEM. Chega de mimimi em campo.

  • Perfeita a colocação do deus da raça. Isso se chama frouxidão e falta de personalidade.

  • Falta organização do time, falta humildade em admitir os erros, falta comando dentro e fora de campo, falta um vice de futebol… falta muita coisa amigo, muita mesmo.

  • Falou tudo esse aí conhece bem. SEM COMENTÁRIOS.

  • Na verdade, o que me parece é que o motivo de não falarem uns com os outros é que aquele que pode chamar à atenção o outro para melhorar, sabe que ele próprio também tem falhas e não deseja ser chamado à atenção sobre elas. Daí ficam todos quietinhos e foi esse o sentido do sinal do Rever: Estou quieto nessa burrada sua, então não venha me encher o saco quando a burrada for minha.

  • Assim como o Zico ele também é modinha. Mais respeito, não admitimos críticas agora no Flamengo, respeito ao maior presidente de todos os tempos e o genial e estudioso técnico Zé Ricardo.

Comentários não são permitidos.