Feitiço do Tempo

Compartilhe com os amigos

Em 1993, Bill Murray protagonizou um clássico do cinema, Feitiço do Tempo, para aqueles que não assistiram ao longa-metragem, no filme ele viveu um homem que acordava todas as manhãs no mesmo dia, literalmente, sempre a mesma data, mesmos acontecimentos.

17 de maio, mais de um mês, 10 jogos depois, e por alguma espécie de feitiço, parece que é sempre a mesma data, as mesmas atuações fracas, os mesmos discursos e, principalmente, as mesmas teimosias!

Não vou fazer uma analogia tão aprofundada hoje; atualmente o Flamengo figura na zona de classificação pra Libertadores, terceiro colocado… ?A nove pontos do líder! Nove pontos! A mesma distância para o Vitória, décimo oitavo colocado, como disse o Mauro Cezar da ESPN: “não podemos olhar pra tabela de classificação como uma criança de cinco anos de idade”.

O time fez 10 jogos desde a pífia eliminação no Nuevo Gasómetro, todos com atuações não tão melhores como os números possam parecer, cinco vitórias, sendo duas contra o Atlético Goianiense, onde nem querendo perder o Flamengo conseguiria; além dos dois jogos na Ilha do Urubu, contra uma Ponte Preta perdida em campo e uma Chapecoense adotando uma postura suicida semelhante ao jogo em que perdera para o Grêmio pelo elástico placar de 6×3, contra um Flamengo numa noite individualmente brilhante de Diego e Guerrero; além do jogo de ontem, onde tivemos uma vitória difícil de engolir.

Na semana passada afirmei que tínhamos pela frente uma sequência de três jogos que poderia alavancar uma subida astronômica na tabela de classificação; de fato conquistamos o resultado em duas delas e nós realmente chegamos à segunda colocação, eu sei que não posso ser aquele que crítica quando necessário e não elogia quando “merece”, mas até que ponto?

Desde a fatídica eliminação do dia 17 de maio, parece que todos os dias são 17 de maio, as mesmas atuações a baixo, as mesmas insistências, os mesmos nomes que seguem atrapalhando a sequência; enquanto Cuéllar faz uma ou duas boas partidas, ele é barrado pra entrada do “Você Sabe Quem”, que nunca convenceu, ou de Willian Arão, que ano passado eu dizia ser o melhor jogador que o Flamengo tinha, e hoje joga como se tivesse fazendo um favor ao clube que paga seu salário.

A falta de coerência… O excesso de controvérsias… Começam a por em dúvida não só a qualidade do treinador ou a capacidade de evolução da equipe, mas agora começo a questionar se não seria melhor ouvir da boca do Zé uma declaração afirmando de uma vez a preferência por determinados jogadores, porque hoje as atitudes do treinador esfregam isso na cara de qualquer pessoa com a mínima capacidade de dedução, e sr. Mannarino, atitudes falam muito mais do que palavras!

Cobramos evolução no futebol da equipe; cobramos coerência quando o técnico diz uma coisa e faz outra; cobramos mudanças de postura, dentro de campo e fora dele; porque a nossa parte fazemos, a Ilha está pronta, e mesmo com ingressos chegando até 380 reais, vamos aos jogos, estamos lá, nós cumprimos o “onde estiver estarei”, para ver o Flamengo jogar esse futebol? O discurso recente do Bandeira dizia “No momento que menos merecemos é quando mais precisamos!” Referindo-se ao apoio da torcida, para quê? Para dar a facada no torcedor de 200, 300 reais,ce ainda assistir o time jogar com essa qualidade fantástica?

O time desembarcou falando em Corinthians, nove pontos atrás! Isso é um absurdo! Ganhou dois jogos… Dois jogos e já é “te cuida Corinthians!”? O time está nove pontos atrás, mas “tranquilo, a gente chega lá”, como que chega? Tipo o cheirinho ano passado? Quer falar em disputar com o Corinthians? Tenha o mesmo desempenho! Apresente um futebol coletivo minimamente comparável ao do Corinthians!

Já fomos mais consistentes esse ano, não é possível que a evolução do time seja ao avesso, não é possível que todo dia seja a mesma coisa, sempre a mesma história, Zé, faça-me o favor, alguma coisa precisa mudar, não me faça acreditar ainda mais que “essa coisa” seja o profissional que exerce a sua função no clube, então antes que essa seja a conclusão de todos, mude, qualquer coisa, mas mude… Alguma coisa, qualquer coisa, tudo, não importa, mas algo precisa mudar; novamente me sinto na obrigação de lembrar que isso aqui é Flamengo!

Nick Marques

Siga também no Twitter: @TheNickMarques

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vocês estão muito engraçados com essas matérias, o ilusionista, feitiço do tempo, falha no encanto, desmistificando volante moderno, estou me divertindo

  • Corneto o Zé desde o começo da temporada e muita gente aqui me xingava mas hj quase todos já percebem que no Fla hj o que vale é a lealdade do técnico aos jogadores, não existe critério técnico. No Fla a base não tem vez, jogadores entram jogam bem e saem sem nenhum explicação coerente e os amigos do Zé continuam prestigiados. Enfim o Zé vai morrer abraçado com seus apaniguados e recebendo carinho do EBM, uma pena que vai levar a nação junto com eles.

  • Meu deus!!!! Mas quando vejo Renato Gaúcho como um dos melhores técnicos q o Brasil tem hj, me pergunto se o nível dos técnicos brasileiros diminuiu ou se eu acordei de um coma num mundo as avessas?

  • Isso com o Flamengo em 3…. Meus Deus…. quanta corneta!!! Kkkkkkk e os outros 17 times abaixo? Fora técnicos, elencos ruins, jogadores ineficientes… passe amanhã.

    • Falta desempenho ! empurrando com a barriga não dá, uma hora a casa cai ! Mas tudo bem, se quiser se iludir e acha q ta tudo bem na base do “deixa o Zé trabalhar, já estamos em terceiro” depois não reclame !

  • A sorte do Zé Cuzudo é que ainda não pegou uma sequência dura de verdade, porque do jeito que está se ele perde duas seguidas não se segura.

    Mas o mais lamentável de tudo é que até lá ele já terá feito um estrago, arrastando um elenco milionário para vitórias burocráticas, isso quando ganha.

    Ontem, com um a mais, fez um a zero e tirou um atacante pra botar um volante. Tô cansado de tanta mediocridade.

    Bandeira de Mello é um banana que vai passar o bastão com um mero título de expressão, anos de jejum e vergonhas acumuladas e covardia de mudar na hora que devia.

  • Ontem eu assisti Cortinthians x gremio e depois o jogo do flamengo contra o BAhia, mdssssss……. O time do corinthians e do gremio jogando é outro nivel, nao tem nem o que falar, times que jogam sem medo, tem jogadas ensaiadas, tabelas, os jogadores se aproximam… Falaram tanto do Muricy, mas pra mim o time hoje comandado pelo Zr é MUITO pior, o problema do muricy é que ele era o cara, super vencedor e esperavamos dms dele e ele nao correspondeu a curto prazo, já o ZR qualquer coisa ja era lucro, pois nao existia nenhum trabalho feito por ele ate entao no profissional.
    E nao me venha falar de melhor campanha no brasileiro, cada campeonato é um campeonato, tem suas particularidades, dificuldades e mesmo ano passado o time nao jogou NADA nas ultimas 10 rodadas…. Esse ano ganhou o campeonato carioca com um regulamento LIXO, foi o único brasileiro eliminado por nao ter conseguido pontos fora de casa, começou o campeonato com um aproveitamento pifio e so pegou babas no campeonato até agora, os jogos mais difícies empatou.
    OLhando o corinthians jogar, a gente so tira o titulo deles se vencermos 10 de 10 jogos seguidos e olhe la, o time deles jogam mt bem, mt bem treinado pelo carille.

  • Você viajou no tempo pra trazer essa referência.

  • Falou tudo

  • Vou defender o Ze Ricardo nao, mas o futebol que o Corinthians vem mostrando não pode ser comparado não. É ruim mesmo. Mas, de resultado.

    Gremio ontem jogou muito mais bola que o Corinthians, como vem jogando até agora.

    Só que o Corinhians joga por uma bola. Fato.

  • “O time desembarcou falando em Corinthians, nove pontos atrás! Isso é um absurdo! Ganhou dois jogos… Dois jogos e já é “te cuida Corinthians!”? Tipo o cheirinho ano passado?”

    Perfeito, exatamente isso, tem de melhorar muito pra falar em qualquer tipo de concorrência ao título.

    • Isso se chama amor.triangulo amoroso entre perebas…

  • Acho que nunca mais vou dormir . Caramba que legal bacana mesmo quanta sabedoria e o Brasil entregue na mão destes politicos. Mente brilhante se perdendo no tempo, é muito feitiço.

  • Excelente analogia com um excelente filme… realmente a impressão é que a gente vem acordando no dia da marmota desde o jogo com o San Lorenzo mesmo, mas acho que com a gente o animal é outro… é o dia do burro.

  • É muito mimiimi, é muito chororroro, mas o zéruelismo dá resutlado, já estamos no G4.
    É um esquema defensivo, ideal para pontos corridos. Foi bem no brasileiro 2016, carioca 2017 e está bem no brasileiro 2017.

    Agora para mata-mata o zr precisa se reinventar.
    Parece que vai dar sorte de novo, vai pegar o santos todo desconfigurado.

    • Oooooolhaaa a i-lu-são?

    • Se o Flamengo está uma m**** em 3o. lugar, imagina os demais 17 clubes… &;-D

      • exatamente, o povo tá enjoado demais… como espetáculo quase sempre é sofrível ver este time do zr jogar, exceções este ano foram fla 3×3 flu, fla 4×0 san lorenzo, fla 3×0 uc, fla 5×1 chape…mas o time primeiro tem que dar resultados, o espetáculo é secundário.

        vimos seleção de 1982 dar espetáculo e uma geração que ganhou nada.

        • Correção: Fla 3×1 Uc.

        • Não precisamos de espetáculos, só quero que o time não passe sufoco em jogos contra um Bahia com 1 a menos durante 2/3 do jogo, não quero que o time empate com o Avaí (último colocado), não precisa ser espetáculo, mas no mínimo um jogo consistente

        • “mas o time primeiro tem que dar resultados, o espetáculo é secundário” — Estamos em sintonia! &;-D

      • Vai mamar no seu ídolo caramujo vascaino de merda

      • terceiro lugar nao é nada. 9 pontos atras do lider, sendo que na nossa primeira metade da tabela pegamos menos times qualificados.

        Sobre o expectativa resultado, com ctz a do Flamengo esta ruim, porque a expectativa é de titulo e isso esta bem complicado.

  • Um dos meus filmes favoritos, o cara revive sempre o “Dia da Marmota”.

Comentários não são permitidos.