O Campeonato Brasileiro tem uma peculiaridade. As atenções se dividem entre o time de hoje e o que está por vir. Há sempre um reforço por estrear. No imaginário do torcedor, há sempre um time que ainda não existe, mas que pode vir a ser melhor do que aquele que se vê em campo. O Flamengo tem suas apostas: Conca estreou nesta quarta-feira, ainda há Éverton Ribeiro e Rhodolfo. Só que, mais do que reforços, o rubro-negro tinha um estádio por estrear. E ter casa sempre ajuda.
Optou por uma no estilo alçapão, o que acredita-se ter lá a sua serventia. Na Ilha do Urubu, venceu a Ponte Preta por 2 a 0 e resolveu a maior das urgências do momento: ganhar, ainda mais no jogo em que punha a prova sua solução para encerrar a recente sina de time itinerante. Mas também ficou claro ser necessário algo além do alçapão. Para ser consistente, a qualidade de jogo do Flamengo ainda precisa melhorar. Talvez o alívio da vitória crie as condições para o próximo passo.
Sob o ponto de vista das chances concedidas a um rival tímido, devotado à defesa e a esporádicos avanços, o Flamengo fez uma partida segura. Na construção de jogadas, houve longos momentos de pouca imaginação.
Enquanto Vinícius Júnior fez a diferença, o que se sentiu notadamente nos 20 minutos iniciais, o futebol do Flamengo teve algo distinto em relação aos últimos jogos. Depois, tornou-se previsível, com um domínio da bola que, invariavelmente, acabava num cruzamento feito da intermediária, facilitando a defesa.
Sobre Vinícius Júnior, talvez o jogo indique que o déficit que hoje o separa dos jogadores já mais “adultos” seja físico. Porque a forma como deslizou pelo campo no início do jogo chamou atenção. Iluminou o jogo do Flamengo, por vezes na lateral da área, por vezes mais pelo centro, abrindo a defesa da Ponte Preta. Em três cruzamentos dele, originados de lances de virtude individual do jovem, Leandro Damião teve ótimas chances. No último, Aranha evitou o gol.
Aos poucos, o passar dos minutos fez Vinícius perder precisão na execução das jogadas e deixar de levar vantagem no drible. Como se tivesse perdido o frescor do início do jogo. Com a inspiração de sua promessa, foi-se também a inventividade do Flamengo.
MINUTOS PARA CONCA
Houve momentos em que a Ponte Prata passou a ter a bola e enervar o rubro-negro. A saída de bola com Cuéllar no lugar de Willian Arão não criou mecanismos de fazer o time chegar com qualidade à frente. Márcio Araújo andou assumindo funções mais ofensivas, sem sucesso. Diego chegou a recuar para iniciar os lances, afastando-se da zona ofensiva. A solução só viria num córner, nos acréscimos da primeira etapa, quando Réver cabeceou para a rede.
O gol foi um achado porque clareou o segundo tempo, oferecendo espaços. O Flamengo não chegou a ser uma avalanche de contragolpes, mas como marcava bem e anulava a Ponte Preta, jamais indicou ter a vitória em risco. E ainda permitiu o primeiro passe para gol de Vinícius Júnior, aos 14 minutos. Após uma bola longa que Damião ganhou pelo alto, o menino cruzou na cabeça do centroavante, que fez o 2 a 0.
Alívio na Ilha do Urubu, o que permitiu a Zé Ricardo até dar minutos a Conca: os primeiros 11 minutos do argentino. Não era o Conca habitual, nem poderia. O quanto vai progredir, o futuro dirá. O que será o Flamengo na Ilha, o Flamengo de Éverton Ribeiro, o futuro também dirá. No futebol brasileiro, o futuro é cheio de interrogações.
Reprodução: O Globo
Volta logo Trauco!!!!!
Concordo . Quando ER estiver apto e assumir aquela Ponta Direita , eu vejo Rodinei + ER como uma bela dupla pela direita assim como Trauco + Vinícius JR pela esquerda . E claro que é um time ofensivo , mas esse é o DNA do Flamengo . E torcer para o ZBurro não encucar que o lado esquerdo tem que ser o Renê + o Everton .
????
Pará entrou hoje doido demais, fez uma falta desnecessária, agora uma coisa tem de ser falada, Rafael Vaz jogou uma partida que a muito se tempo não vi um zagueiro do flamengo jogar. ( ele fazendo o simples é um bom zagueiro e ponto. nada mais que isso).
Vdd. Sombra do Rodolfo fez efeito.
Efeito banco. Quando Donatti assumiu a titularidade tb foi assim.
Juan está sendo o melhor zagueiro. Vaz, se fizer o simples, é um bom reserva. Daqui a pouco teremos de volta o Donatti. E ainda tem o Léo Duarte. Que raios de contratação foi essa do fraco Rhodolfo? Só pode ter vindo para contrapeso da negociação do Everton Ribeiro, não há nenhuma outra explicação!
É vai ser kkkk
problema é treinar jogadas, e não ficar só nos laterais e pontas pra cruzarem na área pro Guerrero que não é tão bom, e pior somente ele no meio de 4 jogadores, além da entrada do ER é preciso ter alternativas de furar o bloqueio adversário, jogadas pelo meio tabelas infiltração, isso não vejo
Renê não comprometeu.
Zé Ricardo e muito burro
Foi um jogo melhor que os últimos, mas ainda abaixo do que esse time pode render e do que se espera de uma equipe que joga junto há um ano. De positivo, a visão de um time mais compacto e a entrada do Cuéllar, que dá mais dinâmica tanto nos passes quanto nos desarmes. Precisa ter sequência. O Rômulo é outro que merece oportunidade pelo que vem mostrando nos treinos, o próprio Zé elogiou. Com os dois em forma e com ritmo de jogo, ganhamos muito na saída de bola.
Bom jogo. Deu pro gasto.
Cadê os chinelinhos Berrio e Donatti??
Só sei de uma coisa a pressão da Ilha do urubu foi algo surreal vendo pela TV me sentia lá cara , coisa de louco como falam os antis que ali é arena de rodeio , vamos derrubar vários bois nessa arena se preparem o rodeio apenas começou derrubando uma macaca .
Ontem reparei uma coisa durante o jogo e após na entrevista: um reporte perguntou pra o Zé Teimoso o porque não tira o Márcio Araújo já que ontem o Cuellar fez 7 desarmes, belos lançamentos e o Colombiano jogou de Primeiro Volante, posição de Márcio Araújo e este questionado Márcio Araújo jogou na posição do Arão…o Zé Medroso respondeu: “o Torcedor pode opinar o que quiser mas sou eu que estou no dia a dia do clube e o Márcio Araújo é o meu volante predileto…PQP Tá na cara que ele é fechado com alguns jogadores e fez as trocas por pressão da torcidas…Eu amo o Fla mas detesto esse técnico.
“Márcio Araújo é o meu volante predileto” sério que falou isso? então fudeu, esse MA deve ter pacto com …pq entra técnico sai técnico e todo mundo gosta dele.
Sério mesmo?
Eu tambem Roy, eu tambem!!
(8)Aqui nosso time é mais forte
A torcida é pika
Iiiiiiiih…
CAIU… Na Ilha do urubú virou carniça!!!
CAIU… Na Ilha do urubú virou carniça!!!
Cuéllar deu uma nova cara ao Flamengo. E será recompensado indo para o banco no próximo jogo.
“a qualidade de jogo do Flamengo ainda precisa melhorar.”, isso é verdade, o jogo do FLA é só chegar na lateral e fazer cruzamentos, um jogo que não favorece Guerrero, mas Damião. O FLA precisa encontrar outras formas de penetração da defesa adversária, quanto a saída de bola o jogador pra fazer essa função seria Arão que não está bem, não sai com a bola, não chega na área e nem defende, tá complicado achar esse jogador, mas ZR precisa testar, cuellar + Mancuello, Cuellar + Arão, temos dois volantes que não chegam nem perto da área, MAS ACREDITO que com a entrada de Éverton Ribeiro o time vai melhorar e muito, depende do ZR, se ele deixar o jogador jogar.
Concordo, mas acho que o Flamengo já encontrou; tanto ER quanto VJr são jogadores que possuem estilo de penetração na área adversária; VJr ainda está em evolução, muito novo e ainda sem confiança, mas acho que isto começará a ocorrer naturalmente; qto a ER, certamente possui plenas condições, com boa velocidade e drible, ainda mais se jogar acompanhado do Rodinei, que chega muito bem para o cruzamento, o que deixará a zaga doida sem saber que jogada poderá ser executada…
não tenho dúvida quanto aos jogadores, minha dúvida é treinamento, se não treinar não vinga, mas estou na FÉ assim como vc SRN
Ah sim, é uma jogada que precisa mesmo ser melhor trabalhada… também a sobra é algo que me parece merecer uma melhor atenção… aliás, é até difícil enumerar, há ainda muitos aspectos que merecem um melhor treinamento… vamos na fé, feliz com a vitória, esperançoso qto aos novos contratados…
Tirou Arão o time melhorou.
Tirar MA iremos voar.
Mas vamos curtir uma vitoria de cada vez.
Mantenho a opinião: Fora ZR.
Feliz pela Vitória mas jogou mt mal. O técnico nao tem variacao tática. Escala e mexe mal. Técnico tem que gritar, chamar a atenção dos jogadores na beira do campo. Ele é defensivo. Abraçou certos jogadores e nao desgarra deles. Diretoria competente nas finanças mas amadora no futebol. Ze Ricardo tem que sair pra ontem daqui a pouco nao mais tempo de nada.
#ForaZeBosta
Fui ao jogo e gostei de tudo, estádio esta lindo , os banheiros normal entrei só quando cheguei, o gramado muito bonito e o time fez 27 minutos inicias maravilho era para sair do 1*tempo com dois a zero a ponte não andou em campo se fosse outro tecnico iam dizer que foi nó tático no segundo tempo a Forte equipe da Ponte tentou se engraçar para tentar empatar, mas não deu certo pois o sistema defensivo do Zé Ricardo estava quase perfeito jogão do Mengao, meus destaques : Tiago bom goleiro, Rodnei vai ganhar a posição, Rever exelente Central, Vaz vai sair para entrar o Rodolfo , Rene volta para o banco, M.A muito boa partida até lençol deu , Cuejar boa opção para alguns jogos, Diego é craque , Everton muito necessario para o time Damiao opção para segundo tempo e o menino Vinicius Junior e pura bola , liso, atrevido grande futuro pela frente falta ainda condições fisicas de um profissional só tem 16 anos Parabéns para toda torcida do mais querido.
bom comentário, mas na tv vi que o everton e desnecessário, o marcio araujo e fraco demais, e o cuellar tem que ser titular.
Curto e grosso, só faltou dizer que precisamos tambem defenestrar o Zé!
acho que não precisa disso
Tomara q os jogos seja sempre aí pq acho q vai fazer a diferença pra nós podermos ganhar títulos, é isso q nós estamos precisando
Se eu fosse o Bandeira já decretava, jogos Sulamericana e Copa do Brasil serão na Ilha do Urubu pelo menos até a semifinal.
queria ver o flamengo tocando a bola mais rapido, infiltração, tabela, chutes de fora da area, troca de posições com mais rapidez, mas e querer demais, mas quem sabe um dia
Talvez com a chegada do Ribeiro e a saída do Caramujo, quem sabe isso não acontece.
Isso mesmo. Só assim. Com MA a saída fica sempre ruim.
Primeiro teria que sair MA, com ele é complicado, pois não tem boa saída de bola, teria que colocar Cuellar e Arão para a transição ser rápida e com qualidade (Arão para mim tem um voto de confiança). Zé não tira o cara..ai é ligação direta e cruzamento o tempo todo. E isso é notório. Tem que ter o armador, o cara que faz a ligação: Conca com Diego/ ou Everton Ribeiro e Diego. Ficaria: Cuellar, Arão (volância), Conca, Everton Rieiro e Diego na criação/ou Everton Ribeiro e Diego. Ai meu o time vai voar e ter um futebol mais bonito. Palpite meu apenas. SRN.
Almir, mais uma vez concordo totalmente com a sua visão!!
não teve gol de vinícius…
Mas teve Vinicius no gol…colocou a bola na cabeça de Damião. Meio gol foi dele. 😉
Ainda tem muito a acertar. A vitória tinha que vir e qualquer jeito e a Ponte foi “presa” fácil, veio para se defender e pouco exigiu. Contra o Fluminense é que eu quero ver, ai sim serve de parâmetro. teste com time forte.
Foi um alívio e vi que os jogadores se dedicaram muito.Alguns pontos: Damião além de fazer o gol vejo nele muita garra, gostei da sua atuação, Vaz continua o mesmo (Juan deve voltar ou Donatti) para mim não muda, claro tem o Rhodolfo, mas só na próxima. **MA pouco contribui, e contra um adversário tão fraco até se lançou na frente, dava pena, ele não sabe fazer isso e ainda deixou um buraco para o contra-ataque, ele quis aproveitar para “enganar” de novo. Para mim nada muda (ruim sempre). Cuellar muito bem e pode ter uma sequência se a meritocracia realmente existir. E claro; Vinicius J. O melhor para mim. É questão de tempo ele fazer o seu gol e começar a dar show. Joga fácil. Muito chão pela frente. Foi bom pelo resultado, mas tem muito a ser feito. Boa sorte Zé. SRN.
Perfeito o seu comentário, ALMIR, como sempre, com muita lucidez e inteligência de quem sabe ver o futebol num contexto completo.
Se não sai aquele gol do REVER nos acréscimos do 1º tempo, sei não!!
Marcio Araujo e o Zé tem que serem defenestrados do time senão nunca vamos ter um time confiável, compacto na defesa e chegando a frente rápido e com qualidade.
Foi bom ver que o CUELLAR sózinho deu conta do recado a frente dos zagueiros e no passe de saída de bola.
Aquele abraço