Gabriela Moreira: “Futebol é para héteros, lésbicas, gays, bis, travestis e trans. Flamengo sai na frente pela diversidade”

Compartilhe com os amigos

Foram dezenas de tentativas de entrevistas. A maior parte negada. Fizemos um texto padrão para convencer quem estava do outro lado do whatsapp, que começava assim: “Oi, estamos fazendo uma série especial sobre LGBTfobia no futebol e gostaríamos de entrevistar fulano a respeito”. O sinal de que a mensagem havia sido lida dava até um frio na barriga. Mas o retorno quase sempre era: “o nosso clube, entenda, não é preconceito, mas não vai se manifestar. Você sabe que o meio é muito machista ainda”.

Como dissemos na série “Futebol Fora do Armário”, que termina nesta quarta-feira, Dia do Orgulho LGBT, futebol é muito grande pra ser só de macho. Futebol é um esporte pra quem tem coragem. E até agora, apenas um time teve a bravura de se manifestar em apoio à causa LGBT, o Rio Claro, pequeno clube do interior de São Paulo.

Nesta quarta-feira, após longas reuniões desde o último domingo, o Flamengo também o fez. Lançou nesta manhã, uma campanha nas redes sociais do clube pedindo respeito às diferenças. Na arte, um jogador se apresenta de costas, vestindo a camisa 12, com a palavra “Diversidade’. Um enorme passo para a discussão do tema, de um time que se identifica como a torcida mais plural do Brasil.

Faltam, no entanto, outras cores nessa campanha. Em conversas com assessores, empresários, jogadores e publicitários durante a produção da série de reportagens, soubemos de clubes nos quais ideias de ações como essa do Flamengo foram levadas para as diretorias, VPs, CEOs desse futebol que se diz moderno, mas o assunto fora engavetado, geralmente depois de longas risadas e interrupções para piadas de arquibancada.

O futebol é mesmo coisa pra macho? Estamos esperando até agora os machos baterem no peito e responderem aos nossos pedidos de entrevista sobre o assunto. “Falar sobre o tema não significa que o jogador ou o dirigente seja gay, ok?”, era uma das nossas respostas nas tentativas de demover as inúmeras negativas que tivemos.

A CBF, claro, foi procurada. Disse que não tem nada programado para a data.

João Palomino: O futebol saiu do armário

O STJD foi ouvido na série, disse que espera que os xingamentos homofóbicos sejam relatados em súmula pelos árbitros _ assim como passaram a fazer com o racismo _ para que possa aplicar as sanções previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O órgão precisa ouvir da boca dos juízes que o preconceito existe no futebol. Eu ouço, tu ouves, eles ouvem. Falta o futebol ouvir.

Abaixo, você pode acessar os dois episódios da série de três matérias Futebol Fora do Armário (o terceiro vai ao ar nesta quarta-feira e assim que for exibido será listado abaixo).

1º capítulo: A homofobia e a dificuldade de assumir a homossexualidade no vestiário

2º capítulo: Por que os LGBTs continuam fora do estádio?

Se acima, falamos de quem fugiu do assunto, aqui, queremos deixar nosso agradecimento às centenas de atletas amadores gays, lésbicas, transgêneros, transsexuais, bissexuais, travestis que entrevistamos. Vocês (não é de hoje) são um exemplo de coragem para todos que participaram da produção.

I Jogos da Diversidade LGBT (Ibirapuera)

Desejamos vida longa aos Beesccats Soccer Boys, Unicórnios, Natus, Sarradas do Brejo F.C, Meninos Bons de Bola, Rosa Negra e tantos outros times LGBTs que conhecemos nessa reportagem.

Agradecimento especial a alguns clubes, como o Santos, que até a TV institucional colocou à disposição para nos auxiliar e facilitou o acesso aos seus jogadores, treinador e à psicóloga do clube, Juliane Fechio.

No Palmeiras, agradecimento especial a Fernando Prass. Com a frieza de quem escolhe um canto no pênalti, ele escolheu falar abertamente sobre o preconceito. Reconheceu que existe, disse que já jogou com atletas gays, não se escondeu da marcação, nem de qualquer pergunta. Flávio Adauto, do Corinthians, também merece nossos cumprimentos ao não se esquivar da responsabilidade na omissão do debate dentro dos clubes.

Alguns jogadores e treinadores, como Thiago, goleiro do Flamengo, Zé Ricardo, técnico, Ricardinho, e Zé Elias, também toparam dar entrevistas mas acabamos não aproveitando por falta de espaço.

A série “Futebol Fora do Armário” foi produzida e executada por:

Produção: Cacau Custório, Clara Gomes, Rogério Oliveira, Leandro Carrasco
Imagens: Fábio Lonardi, Marcelo D´Sants, Robson Celano, Nelson Batista, Rosemberg Farias, Fábio Barbosa, Nilson Pas, Anderson Hipólito, Cristiano Lopes, Cristóvão Britto e Daniel Lichotti Assistentes: Fernando Cunha, Eduardo Braz, Wilson de Aguiar, Bruno Britto e Sandra Lichotti
Edição: William Zuvela, Leandro Ferreira e Giovanna
Finalização: William Zuvela e Matheus Nora
Coordenação (edição): Bibian Carvalho
Editor-executivo: Conrado Giullieti
Reportagem e texto: Gabriela Moreira

Fonte: Gabriela Moreira/ESPN

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • F. Flor? kakaka

  • A mulher incluiu o zoológico inteiro na lista!

    Ninguém deve aceitar uma pessoa pelo o que ela pensa de si própria e quer impor isso a todos os demais. Você não vai nos obrigar a chamar João, de Maria. Ponto final.

    Mantenha a sua respectiva sexualidade dentro de sua própria calça, para vocês mesmo. Ninguém são quer lhes reconhecer na condição de gays ou nomeie, mas apenas como seres humanos comuns como a todos nós, bando de chorões dos infernos. Vão lutar pela honra de mais de 100 mil vítimas mortas e as famílias devastadas pela bandidagem que seus amiguinhos esquerdistas ajudaram trabalhando duro para emergir-se nas últimas três décadas.

    LGBTfobia??? A melhor piada do ano! Vai se vitimizar lá na casa da mãe/pai Joana/João e pare de inventar inimigos nessa safada dança da acusação escrota e mentirosa.

    Puro hegelianismo.
    Tese: heterossexualidade e masculinidade
    Antítese: homossexualidade e afins
    Síntese: ninguém é de ninguém e faça o que quiser

    • Lançou um hegel na parada. Taí a diferença entre humanos que vão atrás de conhecimento e dos que vão atrás do pepino.

      • Obrigado. Conhecimento é a nossa única e verdadeira arma contra os servidores do mal, caro Urubu Planador. Sei que você sabe disso, portanto, não me surpreende quando vejo que você se posiciona com inteligência perante assuntos sérios reservados para adultos.

        Quando digo servidores do mal, me refiro às cabeças da corja maldita, mas não aos bobalhões, pobres vítimas e seríssimos canditados a personagens da distopia alucinante da novela 1984, de George Orwell, que macaqueando os chavões da esquerda acham que aquilo foi um raciocínio que brotou de suas próprias cabecinhas e são tidas como conclusões absolutas e racionais sobre a vida dos outros.

        Eu digo de um vaquinha como essa que fica lançando termos fdps para todos os lados, como LGBTfobia, assim incitando o ódio e discórdia entra nós.

        Se calar diante disso é suicídio. Não se informar, é eutanásia assistida.

        • Sinceramente fiquei feliz em ler esse comentário bro. Vejo que na sua forma de pensar é pautada pela lógica formal e um profundo conhecimento de artimanhas de destruição. Óbvio que, gente que como nós já percebeu tramas pervesas de controle não podemos ficar calados. Cara é vou te dizer te falo assim pq sei que você sabe exatamente o que eu tou falando. E como os nossos colegas que aqui passeiam, em sua grande maioria já foram lobotomizados é mais fácil falar com aqueles que entendem pingos como letras falando em doses homeopáticas. Afinal muitos aqui já são profissionais no duplispensar. Muitos já desejam o ministério da paz e irão recortar jornais para contr a estória dos Masters of puppets. Infelizmente, acho que se deixar ser controlado sem nenhuma resistência é vil. Não tou nem querendo falar só dos feministos, garotos novos que querem comer as gordas de cabelo roxo com seu discurso de papagaio. Como você mesmo falou: o conhecimento é libertação e se tornar alheio ou tolerante, como você bem pontuou é

          • “Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; e Ignorância é Força”

            Tá sabendo mesmo, hein, velho?

            Ignorance is Strength!!!

            – “Não imaginava que chegaria o dia de falar desses assuntos com a nação.”

            Nem eu, brother. Nem eu! Fico feliz de verdade por encontrar um perdido sagaz que nem a ti próprio por aqui.

            Eu quero estar aonde a massa está. E se der para colocar um pingo de luz na cabeça de meia dúzia de gente inteligente, mas que de alguma desviaram-se do curso natural de suas vidas, eu já morreria satisfeito.

            O apodrecimento, o definhamento intelectual da maioria é realmente assustador. São escravos sem fazer a menor idéia que os são – dignos de pena.

            É o que eu sinto, pena. Não dá para ficar com raiva de uma criança porque ela fez xixi na cama, dá?!

            E sabe qual é o melhor de tudo? Um dia nós vamos vencer a ignorância quase que crimal dos outros; esmagaremos seus líderes assim que Deus comandar, a vingança será arrasadora e não restará pedra sobre pedra. Um dia, sim, a verdade tem que prevalecer. O futuro no pertence. É prometido ao homem de coração, cabeça e alma justos.

            Tenho certeza que você está entre eles.

            Grande abraço, Urubu Planador.

            SRn e estamos juntos

  • Cada um escolhe o melhor pra sua vida, cabe a nós respeitarmos.

  • Esse jogador é o Márcio Araújo kkkkkl

  • Nossa desnecessário. Não tem nada haver uma coisa com a outra. Respeito a opção sexual de cada um. Mas querem impor a homosexualidade de qualquer jeito. Daqui a pouco tá proibido ser hetero. Não misturem as coisas.

  • Tá difícil dar opinião aqui hein?

  • Futebol é pra macho e ponto final, viadagem é no jogo de volei.

    • kakakaka Eu até que gosto de um bom jogo de volei. O nome não é volleyballs? Então! kakaka

      • nem no volei o pessoal ta tão afeminado como no futebol. Fredy mercurio era mais macho que muita gente que faz comentário nessa coluna.

        • O cara certamente falava grosso e não ficava de baitcholagens por aí!

          O nome do esporte não é volleyballs (vou-lhe-balls)? Os caras se socam por debaixo da rede, bother. É massa de se ver alguém tomando uma medalhada na fuça ou no meio do peito hehehe.

          Eu assisto um pouco hockey por aqui. Sou torcedor do Montreal Canadiens, La Sainte-Flanelle, time que por mais oportunidades conquistou a NHL na história, e é tipo o Mengão do gelo aqui do Canadá.

          No hockey, certamente não há espaços para a casquetagem abestada. Se um jogador encerra a carreira sem se quer ter perdido um mísero dente, sua reputação não passará da de um frango e ele estará condenado ao ostracismo do mundo esportivo para todo o sempre. Belo exemplo!

          SRn

          No

  • Material do Zé Ricardo não foi aproveitado porque ele falou 3 segundos sobre o tema e já mudou o assunto para o Márcio Araújo…

  • Órgão Excretor Não Reproduz.

    Censura aí, Coluna do Flamengo.

  • A página já está censurando comentários. Já está ficando politicamente correta. PARABÉNS. Vamos partir para objetivos maiores, como tentar calar mais de 50 mil vozes que tentarem usar termos chulos.

    • Pois é, parece que não se pode dar mais opinião aqui

      • Ao que parece o uso de algumas palavrinhas já estão sendo motivo para os comentários não serem publicados.
        Eu quero ver como fazer isso em um estádio quando o próximo jogador que ter relações sexuais com travesti aparecer pra jogar contra a gente.

        • Putz! hahaha

          O gordo Ronaldo já deu o primeiro passo para censurar a bagaça!

          Urubu, é isso mesmo que tá rolando, censura na cara dura e ninguém fala nada!

  • Eu não tenho nada contra LGBT, trato todo mundo igual.
    Só acho que tem muito mimimi de querer punir o clube pq a torcida chama goleiro de BIX* quando vai chutar a bola OU Algum jogador de vea**
    Procurem no YouTube a ” homenagem” da torcida do Flamengo ao Ronaldinho, esse tipo de brincadeira não existirá mais, acho que o futebol perde a graça.

    • ” Eh tu vai morrer, tu vai morre, ihh voce comeu o travestii, a sua família toda chora, não tem remédio pra curar

      “aí tem um bando de corno, agora chegou uma biiiicha, pra que eu quero esse gordo, enfia no cuuu cutintias”

      “O time do curintias só tem viiiado roberto carlos come o ronaldo”

      Se fosse hoje 10 jogos de suspensão.

  • Quem saiu na frente foi o Fluminense. O primeito clube LGBTSWC do Brasil.

  • Muito bacana.
    Respeito ao próximo.
    SRN

  • Orientação sexual é um negócio que só diz respeito a própria pessoa. Pessoalmente não dou a mínima. A zoação faz parte. Quando a gente ia no estádio e gritava “Renato vi…” não é avacalhando a opção sexual do cara, até pq o que se sabe é que ele pegava mulher pra cacete, é só pra provocar mesmo. Tirar isso do futebol é complicado e tudo ia ficar muito chato. Daqui a pouco não vão deixar falar palavrão, xingar o juiz e etc…

    • Exato. É para essa realidade que caminhamos. Quanto aquelas homenagens ao roanaldo levariam o clube a uma punição.

    • É o cidadão comportadinho da nova ordem mundial!

      • bem educadinho. Bem globalista. Gosta de cuspir quando ouve a palavra gatilho “fascista” mesmo sem saber o que isso significa.

        • Esse termo “fascista” gera orgasmos múltiplos nesse povo!

          De acordo com a malucada, nós somos “fascitas”.

          Me divirto com a patacoada da macacada, velho!

  • Boa! Não apenas o futebol é para todos, a vida em sociedade também deve ser. Todos precisam ser respeitados e incluídos, independente de qualquer diferença, seja de cor, gênero, orientação sexual ou classe social. No dia que entendermos isso daremos um passo importante pra um mundo melhor.

    • E quanto aos cantos das torcidas? As torcidas terão que seguir uma cartilha do tipo: isso pode, isso não, etc. O que você pensa sobre?

      • Existem inúmeros motivos e elementos pra exaltar o próprio time, a paixão pelo clube ou zoar um rival. Não é necessário ser machista, racista ou homofóbico pra isso. A música do chororô endereçada ao Botafogo é um exemplo disso.

        • Particularmente, eu achei demais aquele jogo contra o corinthias que a torcida sacaneou o ronaldo. Foi machista, sexista e homofóbica. Aposto que ninguém zoaria o ronaldo daquele jeito em um evento social. Mas, um fato importante a ser considerado é a psicologia das massas. O humano tem comportamentos não usuais quando está em grupo. Caso ocorra um desses comportamentos citados eu quero crer que você defenderá a punição do clube, não? a fim de ser coerente. O que você acha de clubes serem penalizados por palavras cantadas? Ou seja por opiniões?

          • Qual é o ponto? Elogiei a postura inclusiva do Flamengo. Uma instituição que fala para milhões pode ter um papel importante no combate ao preconceito. Então você perguntou como isso afetaria o canto da torcida, como se fosse conflitante o clube demonstar apoio e respeito à diversidade e a manifestação do torcedor. Respondi que isso pouco afetaria, já que há inúmeras músicas exaltando o clube, a paixão pelo time e várias formas de zoar rivais sem precisar recorrer a gritos preconceituosos. O preço dos ingressos, torcida única e a proibição de levar sinalizadores e instrumentos musicais em vários estádios influenciam muito mais a forma de torcer, por exemplo. Agora você quer saber o que penso sobre punição a clubes por atos de torcedores? Tudo isso pra recriminar a ação do Flamengo? O clube fez exatamente o que lhe cabe, que é dar exemplo. Que outros façam o mesmo. Se há um comportamento reprovável em massa, como no caso do Aranha na arena do Grêmio, cabe às autoridades identificarem as pessoas envolvidas na ação e puni-las. Com a quantidade de câmeras existentes hoje isso é perfeitamente possível e muito mais eficaz do que punir a instituição. Defendo o mesmo no caso de vandalismo e brigas.

            • E será que existe mesmo esse preconceito todo, Johny_Fla?

              Velho ,defender essa causa é defender a vontade de um grupelho de pessoas que querem ser reconhecidas através de seus desejos sexuais.

              É defender Sodoma e Gomorra, é ofender a Deus acima de tudo.

              Será que alguém aqui poderia lutar pelos meus desejos íntimos de dormir com cinco mulheres gatas de uma vez só, incluindo a irmã gostosa de um de vocês, por obséquio?

              Quem compra essa? Ninguém, pô! Por que você fica aí defendendo a idéia de que devemos aceitar as pessoas de acordo com o que elas querem e pensam de si próprias? Sexualidade não é motivo de queixa. É algo pessoal que deve ser tratado a quatro paredes. Não é um estilo de vida ou algo para se ter orgulho.

              Levar algumas piadinhas nas costas, faz parte da vida. Eu mesmo já levei as minhas, todavia sempre me sai com categoria diante da maldade dos outros. É assim que se faz, porra. Não se pode ser casquete, nem debaixo de outro frango! Se alguém me insulta, eu dobro a aposta.

              Esse movimento psicopático e sua causa demandam ter direitos que nem mesmo nós héteros possuímos.

              Preconceito… ninguém abre a boca para falar da exploração sexual sistemática de menininhas, crianças, que come solta no Nordeste do país, mas casquetagem e o direito de nos obrigar a acomodar os sentimentos e os anseios sexuais dos outros são causas nobres, de acordo com os macaquinhos de estimação qie ficam em um chilique infindável repetindo os chavões da esquerda por todos lados.

              Já conseguiram o direito de se “casar” para acasalar legamente e ainda a obrigar os religiosos a casá-los, de arrastar pobres orfãos para o mundo da pederastia, de fletar com shortinho enfiado no rego na rua e ensinar criancinhas nas escolas que dar o bumbum é maneiríssimo. Então, o que eles querem mais? Isso não aparenta ter fim, sendo o provável próximo passo tentar roubar nossos filhos de nós. Não acredita, bro? Então vai.

              Michael Swift, um dos líderes e psicopataço de um então embrionário movimento tchôla em NY, que viria a servir de modelo para o movimento LGBT no futuro , escreveu a seguinte barbaridade em The Homosexual Manifesto, em 1987:

              “Nós devemos sodomizar seus filhos, emblemas de sua débil masculinidade,… Nós devemos seduzi-los nas escolas, nos dormitórios… nos banheiros das salas de cinema.”

              “Eles vão nos desejar e adorar”

              “We shall sodomize your sons, emblems of your feeble masculinity, of your shallow dreams and vulgar lies. We shall seduce them in your schools, in your dormitories, in your gymnasiums, in your locker rooms, in your sports arenas, in your seminaries, in your youth groups, in your movie theater bathrooms, in your army bunkhouses, in your truck stops, in your all male clubs, in your houses of Congress, wherever men
              are with men together. Your sons shall become our minions and do our bidding. They will be recast in our image. They will come to crave and adore us.”

              “Eles irão ser remodelados a nossa imagem”

              Você já ouviu falar disso na mídia? Eu me pergunto, por que não?

              Diversidade é a prateleira de bolachas no supermercado.

              Lanço a campanha agasalhe um croquete na sua casa, não na minha.

      • Urubu Planador,

        Já vivemos isso em tantas esferas que essa será apenas mais uma camada do politicamente correto mas chato para cacete.

        Exemplos:
        Culinária: Bolo afro descendente com distúrbio psiquiátricos = bolo nega maluca
        Folclore: afro descendente sertanejo de raiz = negrinho do pastoreio
        Literatura Infantil: vamos revisar todas as obras do Monteiro Lobato?

        O preconceito não está na palavra mas sim na intenção da pessoa. Como a intenção é uma coisa subjetiva e hipócrita de se definir, fica essa cartilha e patrulhamento chatos.

        SRN

        • É, brother, a situation está afro descendente mermo!

          • Flamaster,

            Se formos mais para o Sul,

            The situation is “Florida”. 😀

            SRN

            • Demais! hehehe

  • Todos devem participar do futebol, só não venham querer mudar a regra do jogo, o mundo não tem que se adequar pra agradar ninguém.
    Viad# continuará ser gritado na arquibancada, goste ou não, se sentir ofendido é só não participar, eu não vou nos desfiles de moda pra ficar de mimimi com as regras de lá.

    • Que comentário infeliz.

      • É a minha opinião. Não gostou? A minha opinião continua a mesma.

        A torcida do Flamengo não vai se tornar politicamente correta porque o mundo quer. No futuro haverão punições a isso. Só estou me posicionando contra de antemão.

        • Urubu, esses caras acham que nós odiamos as bibas. Eles já se
          encontram em um estado de mazela intelectual que está abaixo dos bovídeos, pois são implacáveis defensores de suas algemas.

          ——————–“—————————“———————
          Bando de antas, ninguém é contra homossexuais nem aqui, nem na China. Somos contra o movimento LGBT e o que eles estão querendo fazer com os valores familiares, a liberdade de se expressar e ser e contra as regras de conduta moral, fundamentais para se viver em qualquer sociedade organizada e próspera.

          Orgulho de ser tchôla uma peia, isso poderia ser no máximo motivo para ficar calado na sua, como todo hétero faz.

      • Isso que você pensa do comentário de uma das pouquíssimas pessoas sensatas e inteligentes que aparece por aqui (assim como em toda parte)?

        O que seria um bom comentário a respeito do mesmo tema para o colega? (provavelmente um que apalpasse as nádegas do movimento contra a família, o escroto LGBT – pelo direito de serem analmente benquistos e especiais por fazerem sexo com os orgãos excretores ou anatomicamente incompatíveis).

        Será mesmo que o comentário foi infeliz como você achou? Opinião não é igual o botão da LGBTezada que é da geral, mas cada um tem a sua própria. Agora, fale o porquê de ser assim. Não cuspa na cara dos outros para depois sair correndo. Isto se chama covardia do tipo Começão da Verdade.

  • Futebol é para todos sim! E todos merecem RESPEITO. O mundo vai haver paz o dia que tiver respeito!

    • Arasou, Lucas! É isso mesmo, colega! Tô de zoas. Kkkkk

      • Kkkk

  • Idai?

  • Futebol ta perdendo a graça meus amigos… E muito mimimi tempo era na época de Romário aquilo era futebol

    • Romário e Kleber Leite praticamente acabaram com o Flamengo!!!

      • Eu falei de futebol não de gestão…

        • Nem do futebol eu gostei na passagem de Romário na Gavea.
          Muita farra.
          Muita confusão.
          E titulos. Praticamente nada.

          • E meu amigo falta a VC a interpretação … Pra começo de conversa eu falei da época do jogador. msm assim o Romário jogo muito não especificamente no flamengo (nunca disse que jogou muito no fla) e VC vem fala de gestão ?

            • O que eu quis dizer é que NO FLAMENGO, Kleber Leite lembra Romário e vice-versa. Um fato está ligado a outro (pessimo futebol x pessima administração).
              Quanto a qualidade em geral do futebol apresentado na decada de 90 (Brasil e Mundo) , epoca do Romario no Flamengo, NA MINHA OPINIÃO, foi de razoavel a bom, nada de excepcional.

          • Média de quase um gol por jogo, é muito ruim a passagem dele, que sem noção.

            • E titulos????
              No Basco tambem ele atingiu a marca de 1000 gols e o time quase foi para o vinagre…….
              Vc tem MUITA noção, fera……

              • Títulos é coletivo inteligente, ele não joga sozinho, ou você já viu jogador sozinho levantar taça ? A parte dele ele sempre fez

                • Voce tem a coragem de dizer que ele jogou sozinho?
                  Durante os “praticamente” 04 anos em que esteve no Mengão ele sempre teve bons atletas ao lado. Ou Sávio, Edmundo, Rodrigo Fabri, Lira (lateral esquerdo), Dejair, Willian (ex-Vasco), Caio Ribeiro, Reinaldo e outros eram pernas de pau?
                  Pode ser que ele não jogou em uma seleção como o Real Madrid. MAS, com os times que foram montados naquela epoca as conquistas DEVERIAM ser bem maiores.

                  • Eu disse que ele fez a parte dele, o que esperar mais de um atacante que praticamente guardava um gol por jogo? Se o Flamengo não venceu títulos não foi pelo baixo desempenho do baixinho.

                    • Vc tem a sua opinião. Eu tenho a minha.
                      Não acho que ele fez a parte dele.
                      E os numeros mostram, que para a instituição Flamengo, o Romário foi uma tragédia. Apenas isso.

                • Todo mundo sabe que titulo é coletivo.
                  Mas em 2009 voce acha que o Mengão teria levado o titulo sem Adriano e Pet.
                  Diferença que “baixinho” no Flamengo NUNCA fez.

                  • Se jogasse só eles dois obviamente não teria conquistado nada, engole o choro e aguenta, Romário jogou muito no Flamengo, uma das maiores médias de gol da história do Flamengo.

      • O cara quis dizer o tempo que o romário era jogador. Não enquanto jogava no Flamengo.

    • Ontem vi um vídeo com as maiores mitagens do baixinho. Tempos bons que jogadores falavam o que pensavam, partiam pra porrada no final de jogo contra jogador do madureira, dava porrada em torcedor que jogava galinha em campo. Chamava colega de time de bobo da corte. Era maneiro era uma atração a parte. Os caras eram gente como a gente (não falo do financeiro) e não tinha essa de pagar de bom moço de POLITICAMENTE CORRETO.

      • Resumo de tudo que eu quis dizer …

  • Futebol é negócio. Não se ganha dinheiro excluindo uma parcela do mercado consumidor em potencial. Fora que homofobia é coisa feia, vamos parar com esse preconceito galera.

    • Eu só não gostaria que o Flamengo fosse um dos primeiros a abraçar esta causa.
      Futebol é um meio muito agressivo onde os antis (vaxxcainos, florzinhas, chorafoguenses, gambazadas e afins) usam de qualquer artificio para atacar a torcida do Mengão.

      • Pois sinto orgulho do meu time ser um dos primeiros a abraçar essa causa. A sociedade precisa evoluir e o futebol não pode se alienar disso. Hoje o Vasco se vangloria de ter combatido o preconceito racial décadas atrás; ponto pra eles.

        • Engraçado Fred será que essa estoria do bacalhau não é apenas uma estorinha para boi dormir???
          Voce, sendo flamenguista, nunca ouviu aquela estorinha ridicula de que nossa torcida era de pretos, analfabetos, mendigos?
          Quem mais propagou esta bobagem foram justamente os vaxxcainos e flrozinhas.

          • Essa história é fartamente documentada. Os vices foram o primeiro grande clube a aceitar negros em seu elenco. Parabéns a eles! Deixo a rivalidade para dentro de campo. Se hoje a torcida é preconceituosa, problema deles.

            • Parabens para voce, então!!!!

              • ???????????????????????????

          • Se é para ter mais gays consumindo os produtos do Mengão, admitam. Só não venham me dizer que isso é INCLUSÃO. Já que nunca houve excluídos.

            • Minha opinião nada tem a ver com a orientação sexual dos consumidores. Defendo evolução social e respeito e ética nas relações humanas. SRN.

              • Booooooooooo! (vaias e tomates pobres na testa seguem) booooooooooooooooo!

                Sai da aê! Vai para San Francisco e não volte mais!

                • Débil mental!

        • Virar de bruços é evoluir agora? Impor casquetagem a família brasileira, as religiões e intituições é evolução???

          Deixe-me viver no e do passado, então, doido, e vá construir seu mundo casca lá na casa da piroca!

          • Pois pegue uma máquina do tempo e vá para o passado. Ah, faça um favor à humanidade, não tenha filhos!

            • Eu gostei desse insulto, Fred!

              “… faça um favor à humanidade, não tenha filhos!” hehehe muito bom, apesar de que creio eu que não será possível atender os seus anseios .

      • Cara que diferença isso faz. Fiquei bastante orgulhoso em saber que o Flamengo foi um dos primeiros.

        • Você se sente orgulho do Flamengo por o mesmo defender o desejo sexual dos outros impostos goela abaixo da maioria e da tentiva de ser fazer um mundo mais tchôla à força?

          • Sinto orgulho sim em saber que meu time do coração não faz distinção do seu torcedor. Vi também no vídeo, torcedores lgbts dizendo que não podem torcer da forma que gostariam por medo de serem agredidos por torcedores do mesmo time.
            E pelo seu comentário, você seria um desses.
            A opção sexual o outro não me diz respeito e não estou preocupado com isso.
            Ai eu te pergunto: Da maioria de que?

      • Opinião babaca! Me dá vergonha seu raciocínio sobre isso, ainda bem que a maioria está a favor da causa, muito orgulho do que o Flamengo fez!

        • Ai ai ai, a favor da “causa”… faça um favor a ti próprio. Desligue o seu televisor para o seu próprio bem.

          Será que essa “causa” é sua mesmo? Você acredita nessa empulhação? O que você sabe sobre o que se passa nos bastidores do movimento das bibas psicopáticas? Nada, porque anda defendendo essa porra du capeta por aí.

    • Concordo que futebol é negócio. Porém, pergunto: QUANDO QUE ALGUÉM JÁ FOI EXCLUÍDO?

      • Quando você é ofensivo Cintra determinado grupo, vc acaba excluindo esse grupo, simples assim

        • Nada a ver. Esse pequeno grupo que pertence a sociedade como um todo, assim então deve seguir as normas de civilidade e moralidade dessa sociedade sob o governo à luz da lei que deve ser regido com igual força para todos os cidadãos, ou seja, sendo tchôla ou nomeie deverá ter os mesmos direitos como qualquer um e não vantagens. Além do mais, nesse caso, os anseios do grupo representam o desejo sexual de uma minoria que não deve descer goela abaixo e a contra gosto de uma vasta maioria. Os caras estão tentando implementar direitos para serem reconhecidos impositivamente pelo seu apetite sexual, o que pensam de si próprios e entrar nas igrejas vestidos de mulherzinha para obrigar o padre a fazer o “casamento” contra os valores sagrados dele e nós pelo nosso direito a ter nossa liberdade de expressão livre das amarras do politicamente baitcholisticamente correto. Eles querem impor a nós um mudinho atcholado no qual atravessar empadas e embolar pentelhos é a norma, querem o nosso esporte, depois a poltrona de nossas casas, em seguida o direto de persuadir os nossos filhos. Isso nunca vai parar por aqui. Eles não pararam quando conquistaram o direito a casamento e o de ficar frertando por aê com shortinho atochado no rego. Por que se limitariam a casquetagem somente nos estádios? Tão pouco, mona. E nós? Só queremos continuar a respirar pensando em um mundo livre dessa psicopatada asquerosa.

          Amiguinho, um grupelho quer tentar se impor sob a pretensão de seus desejos sexuais como estilo de vida sobre quase toda população, mas você tá de boa com isso ainda?

          Não se vai ao estádio para dar o bumbum. Ninguém para o jogo para chorar pelas criancinhas coitdas que nascem na miséria devemos então parar para ouvir o choro da casquetagem?

      • Carai tu foi o primeiro cara que teve coragem de falar da existencia dessa torcida que se eu digitar o nome bloqueia meu comentário.

  • Flamengo, não comece a inventar…não se empolgue…

    • Por que não? Futebol é para todos.

      • É, bobão, futebol é para todos. Então avisa lá para as suas amiguinhas para elas virem a curtir em igual condição a todos, sem querem ser supra-anais!

  • Futebol tá ficando chato…

  • Ah…desnecessário…

    • É com esse tipo de mulher que eu casaria!

      Gostosa! Parabéns

  • Rapaz quer ser boiola ? Seja! oque eu tenho a ver com isso ?

  • Futebol profissional é pra homem.

  • Tenho a seguinte opinião: O que cada um faz em sua intimidade, não é problema meu! Se fosse um jogador que honrasse a camisa, fosse profissional etc, to nem ae.
    Não tenho interesse em ser fiscal de c#

    • Pois é Punisher…
      Fiscal de c# é rôla !!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • O futebol raíz vai prevalecer sempre!

Comentários não são permitidos.