Gabriela Moreira: “Polícia em alerta para união de facções em clássico com São Paulo na nova casa do Fla”

Compartilhe com os amigos

As polícias do Rio e São Paulo monitoram as torcidas Jovem Fla e Independente para o jogo do próximo domingo, entre Flamengo e São Paulo, na Ilha do Urubu. Proibida de frequentar estádios por três anos, a pedido do Ministério Público, a organizada do Flamengo tem a facção paulista como uma aliada e as autoridades suspeitam que as duas se unam para promover ataques no entorno do estádio recém inaugurado.

As ações seriam retaliação à decisão do MP, que provocou o cancelamento do plano de Sócio Torcedor Corporativo por parte do Flamengo. Integrantes da Jovem, assim como outras organizadas, faziam parte do programa, mas tiveram seus cadastros excluídos após a medida judicial, determinada em abril deste ano.

Além de não poderem ir aos estádios, a organizada também não pode se organizar para qualquer ato, incluindo protestos como fez no Ninho do Urubu, no início do mês. De acordo com as autoridades, no jogo de inauguração da Ilha do Urubu, contra a Ponte Preta, a torcida promoveu “bondes” nos acessos dos setores norte e leste, provocando tumulto e até furtos.

Já no segundo jogo, contra a Chapecoense, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (GEPE) conseguiu deter 34 integrantes da facção que tentavam entrar no estádio, mesmo estando sem ingressos e proibidos de frequentar o local. Eles foram autuados pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim), por desobediência. Outros 12 torcedores foram detidos na mesma ocasião, mas que não faziam parte da lista de proibidos.

Histórico de mortes

Dividia em pelotões, a Jovem tem na Ilha do Governador, bairro onde fica o estádio, um dos seus maiores grupos, o 11º pelotão. Entre os crimes relacionados à torcida, pelo menos dois provocaram a morte de torcedores rivais nos últimos anos. Do vascaíno Diego Martins Leal, em 2012, e do botafoguense Diego Silva dos Santos, em fevereiro deste ano, no entorno do estádio Nilton Santos, na zona norte do Rio.

O presidente da Jovem Fla, Wallace Costa Mota, é considerado foragido pela Justiça do Rio.

Nos links abaixo, você pode acessar matérias publicadas sobre a morte de Diego Martins Leal e Diego Silva Santos. No inquérito que investigou a morte de Leal, em 2012, a polícia flagrou em escutas telefônicas os então dirigentes do Flamengo fornecendo dinheiro e apoio jurídico aos envolvidos no assassinato.

Fonte: Gabriela Moreira | ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A polícia já tinha que sentar a borrachada na hora que se colocar o pé para fora do busa. Com marginal, o papo tem que ser cantado na base da bala e do pescotapa!
    Direitos dos manos minha ova!

  • Essa torcida do SP que bangunçou ano passado em Brasília.

  • É simples, é só prender, se alguém tenta matar uma pessoa vai presa, mas parece que no futebol essa lei não se aplica, só quem já frequentou as torcidas organizadas sabem como elas são nocivas ao futebol, já vida cada coisa que eu fiquei estarrecido, mas parece que os caras tem autonomia para brigar e matar, até por que os próprios dirigentes financiam as torcidas organizadas; isso só vai acabar quando alguém importante se der mal, é preciso prender os criminosos travestidos de torcedores.

    SRN #PrendeEssesCanalhas

  • Isso é marginal e não torcedor. Lugar de gente assim é na cadeia.

  • “O presidente da Jovem Fla, Wallace Costa Mota, é considerado foragido pela Justiça do Rio.”

    acho que isso é mais do que suficiente pra tirar uma conclusão sobre o assunto. como algum flamenguista pode se unir com um rival pra tumultuar o nosso próprio recém-inaugurado estádio?

    • Não são Flamenguistas de verdade, simples assim!
      Porque se juntar com rival para tumultuar o estádio podendo fazer o clube perder o mando de campo prejudicando a equipe, pra mim não é coisa de Flamenguista ou torcedor.

  • Ai eu pergunto: Estes caras são mesmos torcedores do Flamengo? Estes caras são mesmo torcida? Estão se lixando se vão prejudicar o time do “coração” se vão trazer problemas para os outros torcedores.

  • Aqui está uma das situações que sempre coloquei como prováveis para explicar determinados comportamentos de Diretoria e Comissão Técnica sobre o que “parece que somente eles não vêem” e passamos mês após mês reclamando e questionando aqui e a mídia em geral…

    Joguem no youtube na caixa de pesquisa e assistam:
    JORNAL DO MEIO DIA – UMA VERDADE INCONVENIENTE

    Ouçam e conheçam um pouco do “mercado” do futebol e o valor do dinheiro e influência nos bastidores de TODOS os Clubes e tristemente também o que agora acontece no Flamengo.

    Reflitam sobre o que vão ouvir…

    Preocupadas e entristecidas saudações

    • Carlos,

      Comecei a ver mas os argumentos estão meio que sem pé nem cabeça na narrativa construída pelo canal.

      Tem muita incoerência pois uma hora ele afirma que os garotos estão se doando nos treinamentos, em outra ele coloca que eles estão ficando relaxados.

      O Adryan fazendo gol em todos os jogos treinos é uma informação incorreta. Falar do Conca de 2012 e comparar com o Conca que acabou de se recuperar de uma cirurgia seríssima de joelho em 2017 não faz sentido, etc, etc.

      Você teria alguma minutagem específica onde a informação se torna mais interessante?

      SRN

      • André…
        Esse é um “Canal amador”, onde o Fabricio traz essas notícias como ele mesmo disse de “fontes dentro do Clube”.
        Quanto a essa fonte É LÓGICO que não se pode revelar quem ou as pessoas que deixaram vazar uma situação como essa, são pessoas que “informalmente” comentam com ele coisas do dia a dia que só quem lá dentro está pode vivenciar, ver ou ouvir falar.
        Devemos nos focar no âmago e cerne da questão, que é a confirmação de influência “indiretamente externa” no trabalho do Zé Ricardo.
        Coisa que EU já desconfiava à tempos e até já havia comentado aqui.
        No Flamengo e como em todo lugar onde há uma relação de superiores e hierarquia organizacional, sempre funcionará a velha máxima…
        “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”…
        Tente se lembrar de como ELE sempre se posiciona em entrevistas como funcionário do Clube e como volta e meia cita a necessidade de atender a cobranças superiores e o atendimento às expectativas do “Flamengo” (leia-se Diretoria e seus Comandantes).
        Por conta disso que trouxe aqui a oportunidade de nossos colegas Rubro Negros terem acesso a essas informações e pontos de vista para que dentro de entendimento pessoal e individualizado, cada um enriqueça seu conhecimento sobre o que lá dentro acontece.
        A meu ver tudo faz sentido se unirmos as peças como em um quebra cabeça.
        No mais o resto do conteúdo é bate papo e observações de cunho pessoal dele…
        Detalhe: acompanho esse Canal a MUITO tempo e o nome “Verdade em Vermelho e Preto” tem feito sempre jus por merecer seu um significado tão nobre.
        Grande abraço.

        • Carlos,

          Então é na segunda metade que tem esse trecho? Assisti uns 20 minutos e quando vi ele falando do Rômulo como se fosse da base eu desisti. Vou assistir então.

          Obrigado pelas explicações.

          SRN

          • Sim… está mais do meio para o final…
            Vale a pena.
            Agora estou ouvindo ao VIVO o “Verdade cem Vermelho e Preto” edição da noite.
            Às vezes se confunde um pouco, mas no “bojo” valem as informações.
            Está falando agora de goleiros no Flamengo… Danilo Fernandes do Inter…

            • Carlos,

              O que ele, Fabrício, disse é mais ou menos o que eu venho dizendo já tem um certo tempo.

              Tem tempo que eu peço a lista de jogadores do Flamengo por empresário;
              O Damião já ficou claro que é imposição da Doyen que trouxe a Carabao e permitiu a “saída” do Marcelo Cirino.

              Só que eu não tenho fontes, ele como tem, deveria ter dado os nomes dos jogadores. Ficou, pelo menos para mim, uma situação genérica onde ele diz que tem a informação. Se eu fosse fazer uma ilação baseando-me no live, Vaz e MA tem a pressão de empresários para jogar uma vez que ele cita do descontentamento do Leo Duarte e do Ronaldo.

              Provavelmente temos algo também em relação ao Gabriel.

              Em relação ao Matheus Sávio o Zé parece ter uma fé muito grande por opção própria.

              Um Abraço

              • O Gabriel é do Carlos Leite… esse eu tenho certeza.
                Esse Carlos Leite e talvez mais outro empresário, desconfio serem os “caras” que ajudam o RCaetano tanto para “sair” com jogadores e os realocarem em outras equipes com também a “azeitar” negócios de chegadas de novas peças.
                Quanto à relação, já fiz de TUDO pra garimpar alguma coisa no Google mas nada aparece…
                Essas figuras, NÃO tem interesse nenhum em aparecer ou estarem em evidência procurando o anonimato e a ilusão da invisibilidade aos olhos dos críticos de escalações ou permanências de seus jogadores, não só no Flamengo mas também em outras instituições também.
                Concordo contigo, sobre o Vaz o Massa e o envolvimento Doyen/Carabao nas movimentações internas e externas tanto do Damião como o Cirino também…
                É a questão do “Se quer sorrir, tem que fazer sorrir”…
                Enquanto isso nós aqui ficamos inutilmente esgoelando e pedindo mais coerência, num jogo de mercado onde o que vale é o “quem pode mais”.

                Surpreendentes e emputecidas saudações Rubro Negras.

    • Não encontrei o tal vídeo. Será que o tiraram? Alguém pode enviar o link?

      • O “barulho” foi tão sério que o Canal deletou o vídeo…
        Alguém deve te-lo aconselhado a fazer isso, para não prejudicar ninguém de suas fontes ou até ele mesmo em sua atual ou futura relação com o Clube e seus integrantes…
        Sinto cheiro de fritura diretamente da cozinha do Ninho…

        • Eu consegui assistir depois da sua dica e antes de ser apagado.

          • Aguardando os próximos capítulos e o fim da novela ao fim da temporada 2017…
            Grande abraço Master !!!

  • Culpa das autoridades que não mantém presos marginais que se denominam torcedores.

  • São marginais vestindo a camisa do Flamengo, nada mais.

  • Essas organizadas ou facções o termo mais correto para se utilizar, desrespeitam a Nação Rubro-Negra. SRN !

Comentários não são permitidos.