GE: “Chuta, mas não faz: Flamengo tem um dos ataques menos eficientes da Série A”

Compartilhe com os amigos

O Flamengo vive momento turbulento dentro e fora de campo. Em meio a protestos da torcida, a equipe encara fase irregular no Brasileirão e pressão para o jogo deste domingo, contra o Avaí, às 16h (de Brasília), na Ressacada. Os resultados ruins estão diretamente ligados com a dificuldade do time de Zé Ricardo para balançar as redes. Foram cinco gols em cinco jogos e um dos piores aproveitamentos entre as equipes da Série A nas finalizações.

O Rubro-negro, até aqui, precisou de aproximadamente 15 chutes a gol para balançar a rede. O aproveitamento de alguns jogadores é ainda pior. Guerrero, quem mais finalizou pela equipe na competição (14 vezes), ainda não deixou sua marca. Leandro Damião, reserva imediato do peruano, tem 13 finalizações e apenas um gol – na vitória por 3 a 0 contra o Atlético-GO.

Aproveitamento de finalizações dos clubes da Série A (Foto: GloboEsporte.com)

A comparação entre os times que disputam a Série A deixa clara a ineficiência ofensiva do Flamengo. O Rubro-negro só tem média de finalizações por gol (15,6) superior a três times: Cruzeiro (19,6), Avaí (56) e Vitória (56). No oposto da tabela, Grêmio (3,9), Corinthians (5,8) e Fluminense (6,9) aparecem com os ataques mais letais.

– Nós temos que buscar o equilíbrio. O mais importante é sempre ter um time equilibrado, com a defesa bem e aproveitando as chances na frente. Não temos como negar que não é nosso melhor momento no ano, com certeza alguns setores vão sofrer mais críticas do que outros, mas temos que, acima de tudo, crescer como um time e voltar a ter esse equilíbrio que tínhamos antes. Fazer os gols e não sofrer tantos, porque só assim vamos conseguir subir na tabela – destacou o zagueiro Juan, que ganhou a vaga de Rafael Vaz entre os titulares.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Nesta sexta, Zé Ricardo fez um esboço de time com Vinicius Junior. O garoto, apesar do pouco tempo em campo como profissional, é o terceiro que mais finaliza na equipe. Foram seis bolas na direção do gol, uma parando na trave de Gatito Fernández no 0 a 0 contra o Botafogo.

Escalação provável para enfrentar o Avaí:Thiago; Pará, Réver, Juan e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Everton, Vinicius Júnior e Leandro Damião

Fonte: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Flamengo de muitos anos pra cá, sempre contratou jogadores que tem muitas dificuldades de finalização,ou gols,com raras exceções. Nossa base sofre do mesmo problema,Matheus Sávio, Paquetá, Adryan, Negueba,e outros,tinham(tem) muita.Vizeu, não é goleador como o Douglas Baggio gói na base,mas é muito mais jogador. Eu contrataria um ex atacante,pra dar aula na base,e até nos profissionais. Ewerton,Gabriel, Cirino,sempre erraram demais,aliás daí o Ewerton até que faz uns golzinhos. Tem que contratar jogadores que saibam fazer gol,não adianta correr e chutar mal.E precisa um Primeiro Volante(que marque e saúba sair),no lugar do M.A.não é possível o Flamengo achar normal ele ser titular absoluto.

  • O mais triste é que as deficiências ofensivas expõem o sistema defensivo e mascaram certos números! Por exemplo, é de EXTREMA importância que o meio/ataque segure as bolas e que dêem opções para a saída de bola e triangulações (o que não vem acontecendo). E os mesmos que questionam o Guerrero, lembrem-se de que os números referentes a gols/ano deste ano é superior aos demais da sua carreira… &;-D

  • Eu reclamó disso desde o año pasado, esse time não sabe fazer gol.
    Damião denovo? MA e Arão denovo? Troca só o Goleiro no máximo invés de perder empatamos.
    Desde que trocou René por trauco nunca mais vencemos un jogo…

  • O time não tem penetraçao com jogada trabalhada há muito tempo. Vive de cruzamentos ou lampejos individuais. Dificilmente o chute a gol é açucarado (e os poucos que existem neguinho faz a gentileza de perder). Com chutes menos trabalhados o erro é maior e a estatística vai pro saco

  • Esse Everton é um péssimo finalizador. Dá pra fazer um compilado de mais de 2 hs só com gols perdidos dele. Além de ser um jogador que sempre entra em impedimento.

  • Só no Flamengo que contrata um camisa 9 que não é artilheiro, falam que ele e importante pq mata a bola no peito, ai eu te pergunto e futebol ou futevolei? Centro avante tem que ser artilheiro!!! Guerrero precisa de 14 chutes pra fazer um gol ! é ou não é um pé torto!??

  • Está aí o que cansei de falar desde o ano passado. Problema do fla não é zaga , não é futebol e nem time sem garra ou raça é sim apenas um detalhe: um detalhe super importante no jogo que o time é sim deficiente: fazer gol. Qual jogo tomamos mais de 2 gols de um time esse ano? só contra o flu no 3 á 3 que não valia de nada aquela final da guanabara. e qual jogo ano passado levamos de golada com o Zé? só contra o corinthians lá 2° tempo que ouve um apagão do time. Fora isso esse ano 2 do furacão na liberta lá e do san lorenzo ídem. Quantidade de gols normais 2 gols na casa do adversário. E cade o ataque pra contribuir, igualar em 2 tb? não teve competencia pra isso. está aí. Só o guerrero contra a católica aqui finalizou umas 15 vezes pra fazer 1. Corinthinas vendo o vt contra o vasco nem assustar assustava e quando ia lá no ataque fazia um e só neste jogo fez 5. Tá na cara que é um time que aproveita as poucas chances que tem e o fla é ao contrário disso tem que criar umas 10 pra fazer 1 e olhe lá. Falta de treinamento? jogadores que não sabem finalizar? ou é pressão enorme nas costa mesmo por jogar no flamengo que torcida e mídia exigem títulos grandes pelo time que teme que na hora ali treme em balançar a rede? não sei o que é, o que sei é que Everton, Damião, gabriel e Matheus sávio tem suas qualidades e virtudes mas no quesito gol não tem nem bons arremates pra meta adversária que dirá ser goleador ou fazer gols de vez enquando; Então sim, o problema do fla está lá na frente pois volto a repetir tomamos no máximo 2 gols esse ano nos jogos e o ataque nem capacidade teve de fazer os mesmo pra igualar nas derrotas. cade o grande time com investimento alto que nem pra fazer 2 por partida não consegue? então tem sim que contratar atacante agudo que parte pra cima e que arrisca e finaliza bem pois é aí a deficiÊncia do fla pois levar gols todo time leva e todo goleiro franga apesar que Muralha não é super goleiro mas tb não é nenhuma peneira e sim o ataque está preoucupando com baixo aproveitamento de gols. O sport fazer 2 e a gente nem 1 isso sim que assusta de nem ao menos igualar com o limitado time do sport!!!

  • Quem não tinha essa sensação? Só foi reforçado com números, para não ter mimimi

  • Com o guerrero d sacanagem perdendo gols fáceis e fazendo difíceis na seleção dele não tem saída!! E o pior q faz cara d choro qnd perde tipo q é culpa d Deus! Enganador nato!! Melhor pivô e pior finalizador do campeonato brasileiro

  • Arão no banco com certeza… vejo o time dos porcos tbm tem um elenco bom mas o juca ta pedindo jogador pra ele acertar o time….então por isso não adianta trocar o tecnico… nos precisamos de um goleador e um bom goleiro. So isso…

    • Discordo. Precisamos é de 2 atacantes de lado que dêem volume de jogo e de um 2o. volante com mais poder de marcação. Sim, Guerrero teve uma queda de desempenho, mas lembre-se de que joga praticamente isolado do ataque e segura a bola “para ninguém” (se ele fosse “ruim”, como ele consegue alcançar os resultados que obtém na seleção peruana?). E quando estamos sem a bola, o sistema defensivo sofre por ter “de fato” apenas um único volante de marcação… &;-D

  • Bandeira diz:
    – Zé fique tranquilo que mesmo que vc perca vc continuará no cargo!
    Zé Ricardo pensa:
    – Que benção, vou poder usar o Márcio Araújo e o Arão novamente!

    Qual foi a grande mudança que ele falou q ia fazer ?… Márcio Araújo e Arão continuam no time, porra, tira pelo menos um desses dois e da uma sequência ao Cuellar!

    • Esqueceu do Damicone. Prefiro o Vizeu, pelo menos é uma tentativa e interesse de mudar.

  • Excelente matéria – chuta mas não faz – venho comentando isso a tempo, não adianta trocar toda a zaga, se o ataque não faz gol, vai sempre sobrar para o goleiro ou o zagueiro etc….tem q fazer gol, o fla perde um caminhão de gol por partida. Acredito que o Muralha deve ir pra reserva pq ele não sabe pegar penalti, só por isso, precisa o fla contratar um ex goleiro q foi mestre em catar penalti e treinar nossos goleiros. Precisamos de um goleiro pegador de penalti e um goleador, na minha opinião pode até vender o guerrero se o fla tiver um goleador + vizeu e um otimo goleiro, mas fla tem q pegar penalti.

  • O abelão não para de elogiar o flamengo, temos que trazer ele o quanto antes se quisermos ganhar algo esse ano ou ano que vem. Precisamos de um técnico com atitude e experiente, olha o que ele conseguiu fazer com o limitado elenco do fluminense.

    • Deu tranquilidade e oportunidade a aquele moleque Richarlyson, que parecia uma porta na sul-americana sub-20, já está jogando super bem, já vai render uma boa grana, até o Cuca quer ele para fazer a função que era do Gabriel Jesus, enquanto aqui se dá oportunidade ao inoxidável Marcio Araujo e ao imensurável Leandro Damião

  • Mais agora com Everton Ribeiro e geovanio vai melhorar é muito

  • ISSO É CULPA DOS JOGADORES E TÉCNICO que continua escalando esses perebas…

  • Com Everton e Guerero como nossos titulares absolutos no ataque, os sempre serão isso aí mesmo.

    • Everton o “motorzinho”, com média de gol de 0,1 por partida. Massa.

      • Defendemos ele pela media de assistências(foi o líder do fla ano passado)e pela grande participação no meio de campo e recomposição,nunca foi goleador,mas muito participativo.

        • Luís, você tem o número de assistências do everton no campeonato passado? Pois apesar dele ter sido o nosso líder em assistências, tenho quase certeza que não foram bons números neste aspecto, é que a coisa foi nivelada por baixo. Mas posso estar errado.

          • 7 assistências. Ele foi o 7º melhor assistente do campeonato. O Scarpa foi o líder em assistência com 10 no total.

            • Bom número de assistências, mas a média de 0,1 gol por partida ainda me incomoda. Tenho a impressão que o everton tenha caído no quesito assistência neste ano. Ele é um jogador bom para compor elenco na minha opinião, mas nada além disso. O flamengo deve continuar subindo de patamar, principalmente no dp de futebol e em quem treina o time.

              • O problema é que o Flamengo não contrata jogadores conforme a nossa necessidade. Precisávamos de um ponta incisivo, goleador e driblador, mas trouxeram mais um corredor sem técnica, o irmão colombiano do Cirino. Gabriel é um lixo completo, Ederson é irregular e frágil fisicamente. A esperannça até então é o VJr, que jogou muito bem por aquele lado. Eu nunca contestei a escalação do Éverton porque até então era o menos pior da posição. Mas no momento ele está em péssima fase e escancarando o problema ofensivo do Fla, visto os gols que ele e o Caozero vivem perdendo. Agora com VJr eu sou a favor de dar uma sequência de titular ao garoto e o Éverton Ribeiro assumir a ponta direita assim que puder jogar.

                • Perfeito! E só de pensar que nós gastamos 11 milhões no burrio e com essa grana o atlético-mg trouxe otero e cazares……

                  • Flamengo não sabe contrata jogadores estrangeiros, e quando contrata um q joga + ou – o Técnico não usa eles e prefere os Perebas BR.

                • Desde o início do ano, DEFENDI a necessidade de contratar 2 atacantes de lado. Não “fizeram” isso (embora trouxeram o Cirinão) e agora, os problemas surgem… &;-D

  • Vão continuar com caramujo e arão e Damião, vou nem assistir, vai cair abraçado com esses jogadores.

  • Se essa matéria fosse do Coluna, ficariamos envergonhados, mas isso ficaria entre nós, flamenguistas, ou seja, a vergonha em saber que temos uma folha salarial alta e um ataque pífio ficaria somente aqui no site para a nação, mas essa matéria é do GE, o que nos causa uma vergonha ainda maior, visto que nos expõe ao ridículo em rede nacional e isso é repugnante com a qualidade que temos e que ainda podemos ter melhor.

    • cara, é mt triste…

  • É volta o cão arrependido….. Márcio araujo intocável

  • “Na conversa, Bandeira garantiu a Zé que mesmo se ele perder no domingo vai ser mantido no cargo. ” Se isso for verdade, vou parar de acompanhar o Flamengo, preciso tomar conta da minha saúde e, não ferrar ela.

    • kkkkkkkkkkkkkkk

    • Defecou pelos dedos.

    • deve ter garantido msm, já que ele vai de Arão e Márcio Araújo DE NOVO!

  • Temos um peru perdedor de gols que tem o maior salário do elenco, mas gol que é bom nada, nosso nove é um péssimo centroavante até porque sua posição é de segundo atacante.

    • Na seleção peruana ele se transforma e no Flamengo ele só quer saber de reclamar e nada de fazer gols. Isso não é culpa do treinador, mas s falta de comprometimento dos jogadores. Na época do Zico, ele ficava depois do treino por vontade própria treinando finalizações.
      O problema do Flamengo é o ataque, pois “quem não faz, leva”.

      • Amigo na seleção Peruana ele é o “Deus”do futebol, se ele fosse tão ruim assim ele não era artilheiro de mais de uma copa América, lá até falta ele bate, já aqui o técnico manda Rafael Vaz bater. Aqui ele fica isolado lá na frente sozinho.

    • Só no Flamengo que contrata um camisa 9 que não é artilheiro, falam que ele e importante pq mata a bola no peito, ai eu te pergunto e futebol ou futevolei? Centro avante tem que ser artilheiro!!! Guerrero precisa de 14 chutes pra fazer um gol ! é ou não é um pé torto!?

  • Não acredito que ele vai continuar com Márcio Araújo, depois do protesto. Eu sempre fui a favor do Zé Ricardo mais ele está mais teimoso que o Felipão

Comentários não são permitidos.