A insanidade na fritura de Zé Ricardo

Caros Rubro Negros,

Ah, o que seria do Flamengo sem essa aura de turbulência a todo momento que nos é tão peculiar? Quando se pensa que o assunto da vez é um logo outro acontecimento toma conta do noticiário e da mente dos Rubro Negros. A bola da vez segunda feira era o técnico Zé Ricardo, grande responsável pela enorme crise (???) pela qual o Flamengo passa hoje. E mesmo com a mudança completa de foco por conta da excelente contratação do Everton Ribeiro, acho importante falar sobre esse processo de fritura esdrúxulo que parte da torcida quer impor ao nosso técnico.

Nos mais de 2 anos que escrevo essa coluna sempre fiz um esforço enorme para falar com vocês de forma simples e ao mesmo tempo trazendo uma opinião racional, tentando sempre deixar o lado torcedor em segundo plano. E por mais incômodo que que isso possa ser, não farei diferente agora. Sinceramente, os pedidos da cabeça do ZR em uma bandeja de prata que tenho visto me parecem absolutamente despropositados. E já peço perdão pela enorme coluna, mas peço a paciência do meu leitor. Esse assunto precisa ser debatido.

“Ah, mas você não é Flamengo. Não é possível que você não veja que o time esta muito mal”. Calma lá amiguinho. Antes de julgar a minha torcida ou a minha análise ao menos faça uma força para ser menos passional e mais racional ao avaliar a questão. Vejam as pérolas que aparecem quando vamos ver as críticas ao nosso técnico:

*Flamengo 3º colocado do Brasileiro 2016: Sempre começa com a BALELA de que o Flamengo tinha obrigação de ser campeão brasileiro em 2016 e não foi por CULPA do Zé Ricardo. Mesmo com a troca de técnico, com o elenco fechado em julho para agosto e mesmo com todo o problema de logística que foi enfrentado ano passado. Mesmo com todo o desgaste do elenco. O contexto não importa. É mais fácil culpar o técnico do que tentar entender todas as questões envolvidas. E ai sempre caímos na conversa que não temos que comemorar o 3º lugar. Como se alguém tivesse ido as ruas para comemorar tal “façanha”. Que piada.

*Vexames: Ah, os vexames. Enchem a boca pra falar da desclassificação na atual Libertadores e também da derrota para o pequeno Palestino, novamente sem ligar de forma alguma para qualquer ponderação. E logo em seguida pedem “o Flamengo de volta”. Um Flamengo que ganhou 3 títulos importantes em 20 anos ( Mercosul em 99, Copa do Brasil em 2006 e o Brasileiro de 2009). Comparam 20 anos com 4, dizendo que bom era quando, nesses 20 anos, tinhamos um brilhareco qualquer e depois eram 2 ou 3 anos brigando para não cair. “Ah, mas era bom por que ganhávamos o Carioca”. Sem mais…

Posição na tabela: Estamos na 4ª rodada. E já na 4ª rodada já temos questionamentos sobre a nossa posição em relação a outros times. Apenas 4 rodadas….isso beira a insanidade. Me digam quantos times foram campeões na era “pontos corridos” e estavam na liderança na 4ª rodada do campeonato? Agora, me digam quantos ocupavam essa mesma posição e nada conquistaram ao fim do ano? No mais, basta olhar a posição dos outros “favoritos” na atual tabela para concluir que: 1- É muito cedo ainda. 2 – O campeonato aqui é muito difícil e equilibrado. Bom senso faz bem de vez em quando.

Desempenho: É um fato que o desempenho do time caiu. Caiu quando o Diego se machucou e caiu muito mais nos jogos contra o San Lorenzo e contra o Atlético GO. Contudo, acredito que pensar nisso sem ponderar sobre os desfalques que tivemos é até leviano. Diego, Everton, Berrio, Donatti, Ederson, entre outros que ficaram de fora menos tempo como o Guerrero e o Mancuello. Todos titulares ou jogadores que brigam por posição. Usem a cabeça amigos…nem o Barcelona vai manter o nível de desempenho do time com tantos desfalques. Desempenho que, por sinal, apresenta melhora depois do tenebroso jogo contra o time goiano. Basta ter o mínimo de boa vontade para ver. E a tendência é melhorar mais. E rapidamente.

3 volantes: o Mauro Cezar Pereira já explicou 2 vezes ao menos isso. NÃO É UM ESQUEMA COM 3 JOGADORES EXECUTANDO FUNÇÃO DE VOLANTES DE FATO. Tenho certeza que ele é mais qualificado do que eu para explicar isso. Mas recomendo muito que alguns torcedores vejam esses vídeos. Enriquece o conteúdo do debate. Sai da mesmice.

Isso sem falar os achaques de sempre: Paneleiro, amante de perebas, complô contra os estrangeiros, retranqueiro, covarde, burro, frouxo e outras coisas que lembram mais matérias de revistas de fofocas do que uma discussão futebolística com o nível mínimo exigido. E o que mais me espanta é a autoridade com a qual alguns falam. “Ah, como o Zé Ricardo é burro. Por que ele escalou jogador “A” quando eu tenho certeza absoluta que seria muito melhor o jogador “B”? Isso do auto do sofá do cidadão, de frente a TV, com uma cerva na mão e com um Smartfone na outra. Algumas vezes até no afã até de se tornar mais um desses “famosinhos” do Twitter, destilando seu veneno sem o menor pudor. Mas sem saber quase nada da parte tática do jogo, nem pra onde vai um treino. Sem acompanhar o dia a dia do clube, sem conhecer os jogadores e sem ter a mínima noção do que acontece num vestiário. Opinião todo mundo pode e deve ter. Mas a certeza na hora de condenar as escolhas tomadas assusta. Muito. O tom e o volume das críticas também.

“Ah, mas não é possível que você esteja gostando do que está vendo. Você só pode ser torcedor de chapa, de diretoria, de técnico. Aqui é Flamengo”. Calma amiguinho. Pra começar, se eu tivesse direito a voto na eleição passada, sequer teria votado no Bandeira. No mais não é questão de gostar ou não. É questão de ser sensato na hora de avaliar. E de entender que troca de técnico é algo que tem que ser feito em último caso. Algo que não é o nosso caso. “Mas em 2009 trocamos e fomos campeões. Em 2013 também”. É. E em 2010, 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016 também trocamos. E não fomos campeões de nada relevante. Assim como em 2007,2008,2005,2004,etc. Troca de técnico tem que ser algo muito bem pensado, planejado e motivado. Não pode ser a maré da torcida. Senão cai na ciranda do nosso futebol, que nunca evolui, entre outras coisas por isso. Dirigentes sem convicção, que contratam mal e demitem pior ainda. Amadores que a qualquer sinal de pressão demitem e contratam técnicos, como escudos para a própria incompetência. Espero sinceramente que nossa diretoria não caia nesse erro novamente.

E já falei outras vezes aqui que acho perfeitamente normal o torcedor ser absolutamente emotivo. E nisso fazer “avaliações” que beiram a infantilidade, tais como sempre vincular um bom trabalho a títulos de imediato, por exemplo. Afinal, o torcedor quando torcedor não tem obrigação ( e muitas vezes nem vontade ) de tentar entender as nuances e detalhes que cercam um clube de futebol. Estrutura, logística, planejamento… tudo isso é blablabla para alguns. Se foi campeão é bom. Se não foi é péssimo. Ainda mais um torcedor carente de grandes conquistas recentes, como o nosso. Torcedor que saber de bola na rede. Até ai Ok. Contudo, com o advento das redes sociais a voz desse torcedor é cada vez mais audível. E juntando isso com esse torcedor que acaba por tentar ser analista temos um problema: Uma análise completamente emotiva. Desprovida do mínimo de imparcialidade. Que exagera nos problemas e ignora as qualidades. Que foge de qualquer debate mais profundo. Que ignora qualquer ponderação. Que não se da ao trabalho de sequer tentar compreender o motivo de certas escolhas, preferindo sempre a chacota, o deboche, a ofensa, a gritaria, a crítica pouco construtiva e descontextualizada. O famoso corneta.

Notem que eu não acho que o Zé Ricardo é incontestável. Apesar dos bons números que tem e do claro plano de jogo que o Flamengo costuma exibir quando tem seu elenco minimamente em condições, o momento é ruim e é óbvio que existem coisas que tem que melhorar. Por exemplo, acho um retrocesso imenso manter o Gabriel no elenco. Também acho que o Vaz deveria ficar no banco, seja pro Juan, zagueiro monstruoso, ou pro jovem Leo Duarte. Também é notório que nosso contra ataque precisa melhorar muito. Mas me espanta a convicção de alguns nas críticas. Me espanta enormemente a soberba em alguns comentários. Não que eu ache as divergências de opinião algo negativo. Mas é tamanha a certeza de alguns que eu até aconselho que mandem seus currículos para o Flamengo, uma vez que tamanha segurança em certas afirmações e críticas só pode esconder um talentoso técnico, injustiçado pelo destino, pronto para ser descoberto e brilhar.

É amigos. Acho absurdo que nesse momento peçam a cabeça do ZR. Torço muito para que os próximos resultados sejam positivos e que nossa diretoria não caia no círculo vicioso de trocar de técnico a qualquer momento por pressão de torcedores. Seria um retrocesso monstruoso. Seria um começo do zero que não nos beneficia em nada neste momento. Eu sei que é difícil para o torcedor entender, mas paciência se faz necessária. Estamos em um momento delicado. Em termos de estrutura,elenco e planejamento nunca estivemos tão bem. E tenho certeza que isso se reverterá em vitórias e glórias. Entre erros e acertos o trabalho da comissão técnica é bom. E como torcedores precisamos sair do “lugar comum” de torcedor raivoso. É preciso apoiar e ter paciência. Tenho convicção no trabalho que vem sendo feito. Muita glórias nos aguardam. Quem viver, verá.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada: Rever. Péssima partida do nosso zagueiro contra o Botafogo. Se fosse o Vaz a Flasofá já tinha surtado…

Cumpriu tabela: Zé Ricardo. Então… você também precisa se ajudar Zé. O Vaz não pode voltar no próximo jogo. Você também precisa entender o seu momento Zé. Por melhores que sejam suas ideias e o seu trabalho, os frutos só poderão ser colhidos por você se você estiver ai…

Golaço: Diego. Finalmente nosso maestro atual voltou da sua contusão. É notório a falta que ele faz pra esse time. Prevejo melhora já no jogo de quarta feira.

Golaço: Vinícius Júnior. Como joga fácil esse garoto. Pena que não vai ficar por aqui muito tempo. Mas é tempo suficiente para nos ajudar muito e mostrar um pouco do seu talento. Com calma, tranquilidade, tenho certeza que nos dará muitas alegrias.

Golaço: Everton Ribeiro. Excelente contratação. Tenho certeza que será muito útil ao Flamengo. Mas…ele não ia pro Palmeiras???

Golaço: Rodrigo Caetano. Então…Ao ler as palavras do empresário do Everton Ribeiro e ver os termos divulgados até o momento sobre a negociação, só tenho uma palavra a dizer: Parabéns!

Seção Gato Mestre: De um lado o Campeão Brasileiro de 1987, entre outras muitas glórias. Do outro, um genérico metido a besta, minúsculo, que vive na nossa aba a 30 anos. Ganharemos. E será o ponto de partida para um segundo semestre glorioso. Sport 1×2 Flamengo.

Luiz Henrique Amorim

contato@colunadoflamengo.com

  • Olá amigos Rubro Negroa , o apelo não negociado sob as alegações dando conta
    da permanência do Zé Ricardo no cargo , ou não é rubro negro , ou é torcedor de um dos adversários querendo enfraquecer o clube da Gávea, beneficiando é claro
    seus clubes , no que avalio radicalismo clubista . Mas em análise mais profunda,
    lembramos o início da administração e bandeira de Mello ,quando assume dívidas
    volumosas da ex-presidente Patrícia Amorim , mais que dobrou uma dívida de R$ 360.MI ,colocando em mãos do novo presidente EBM, que endossou suavemente
    o perdão daquela dívida , assumindo-a , com a responsabilidade de solvê-la sem
    nenhum receio quanto ao sua liquidação . Esse passo no meu entender o torna
    conivente , com os abusos de gestões anteriores , objetivando similaridade , no
    próximo pleito . Sua gestão em relação à recuperação financeira , nota 10 com
    louvor , com o devido reconhecimento , com aumento significativo em vendas de
    grande número de novos títulos patrimoniais/ proprietários ,onde me incluo. Mas é preciso separar o joio do trigo , no isolamento entre o Caixa e exercício Esportivo
    do carro chefe ,”O Futebol”, que ficou a deriva sem a devida atenção que urgia ao
    complemento de um elenco fraco de qualidade e falta de quantidade . Hoje eu vejo negociatas
    envolvendo milhares de reais , sem nenhum comprometimento com a qualidade
    dos contratado caros ,
    com idosos , sem retribuição profissional adequado ao investimento , sem qualquer
    probabilidade de retorno do investimento , por ser final de carreira sem a
    devida avaliação
    econômica envolvida nas negociações anteriormente verificada .
    Imaginem nesta hora
    da venda do menino , entrando R$ 165 MI , que segundo li na mídia ao
    Clube de Regatas Flamengo caberia
    desta maravilhosa importância apenas R$ 66MI , onde gostaria
    saber onde irão os R$ 100 MI reatantes ,
    por que já se iniciou a farta distribuições desta verba em negociatas
    para enxugar de forma “LEGAL” esta
    dinheirama RUBRO NEGRA , precisamos todos os flamenguistas começar
    as cobranças .

    FLAMENGO ATÉ MORRER , EU SOU

  • Palha esta coluna! SRN

  • Acho ZR treinador de um esquema só, o clássico 4-3-3. Ele gosta de jogadores rápidos pelos cantos, mas quando o time fica sem um deles, acaba entortando. E parece não termos variações, 4-4-2, 4-5-1, 3-5-2. Afinal, foi ele mesmo quem disse que prefere jogadores velozes a inteligentes…

  • Insanidade é manter Muralha, Vaz, Márcio Araújo e Arão jogando, isso nos custou e está custando caro!!

  • Caro Colunista,

    Você lembra a passividade e o conformismo do nosso técnico. Sempre com os mesmos discursos, assim como ZR.

    Você deveria ser psicólogo do clube…

    SRN!!1

    • Há uma enorme diferença entre ser passivo, conformado e ser ponderado. Contextualizar as coisas antes de disparar a metralhadora.

      Esperava ver o time q eu via em abril. Um time equilibrado. Um time competitivo. Infelizmente não vimos nada disso. O time não reage desde a eliminação traumática na libertadores…

      Se de domingo até ontem havia fritura, agora a chapa dele esquentou de vez.

      • (Continuando) Não se trata apenas da sua última coluna, mas das suas últimas 100 colunas no site.

        SRN!

        • Novamente…é uma enorme diferença entre ser passivo e ser ponderado. Eu me considero ponderado. Apenas isso. Não curto muito chegar aqui é esculhambar o trabalho do técnico por que ele é “covarde, burro, tosco” enquanto eu “tenho todas as soluções dos problemas do time”.

          No mais, são 86 colunas, com essa.

          Abraços!

          • Eu me considero ponderado. Para isso veja meus comentários…

            Ponderado?? Não me recordo de ver isso nas suas 96 colunas. Sempre apoiando. Ou será que ficar em cima do muro é ponderar??

            Se achares um comentário de minha parte na qual esculhambo o trabalho do técnico com termos esdrúxulos, mostre.

            SRN!!!

          • Então… Certamente eu não me referi especificamente a você quando falei de torcedores que tem essa mentanlidade e fazem comentários absolutamente emocionais…

            Eu não fico em cima do muro em nada. Quando acho errado, critico. Quando acho certo, elogio. Notadamente, hoje, em linhas gerais, vejo mais coisas dignas de elogios do que de que criticas no Flamengo. Mas, de cabeça, me recordo de 2 colunas, uma sobre a manutenção o MA no elenco e outra sobre não ter ido atrás do estadio da ilha ano passado, o que acabou por ser feito em 2017…

            Eu não “só elogio”. Nem fico em cima do muro. Mas aceito sugestões de temas para as próximas colunas…

            Abraços!

  • Os comentaristas desse site acham que sabem mais de Flamengo que a maioria da torcida, mas se enganam constantemente. Quem viu os ultimos jogos, e a performance do time em campo, além da panela óbvia, sabe que o técnico deveria ter sido demitido quando caiu da Liberta. #ForaZéRicardo.

    • Pessoalmente eu não acho que sei mais de Flamengo que ninguém. Só faço meu papel como colunista de dou minhas opiniões. E tento fazer isso forma ponderada. Sempre tentando ser o “menos torcedor possível nessa hora”.

      O que eu mais quis ressaltar nessa coluna é o contrário. È que boa parte da torcida acha que sabe mais de futebol do que quem está lá, trabalhando nisso todo dia..

      Demitir o ZR quando o time caiu na libertadores nada mais seria do que a ciranda nefasta que se alastra no nosso futebol…

      Agora…é impossivel não admitir que o time ainda sente muito a queda na Liberta. E que cabe a ele dar a chacoalhada que o time precisa. Caso contrário… ele será limado.

      Panela…isso é coisa de revista contigo.

      Abraços!

      • O caso da idolatria pelo Zé Ricardo é inexplicavel. Se demite não só pelo insucesso na Liberta, mas pela insistência num esquema tatico unico que é sempre anulado pelo 4-5-1 (que foi o que o Luxa fez ontem) e por um tecnico paneleiro que sempre escala as mesmas peças que não trazem resultado, e assim vamos nos arrastando. Em futebol, a tomada de decisão deve passar sinal de pulso forte, o que essa diretoria não tem com nenhum técnico que passou na Gavea. A indecisão da turminha do EBM, tem a ver com muitos terem vindos do funcionalismo publico onde não se decide nada sem 200 reuniões, só que no funcionalismo publico se algo da errado e gera prejuizo a conta fica pra viuva (nós mesmos) mas no Flamengo vai ficar para o clube. Zé Ricardo é fraco, não sabe substituir, não apresentou variação tatica, e está mostrando tudo isso na falta do Diego (que ontem ainda se mostrou sem ritmo de jogo), e vamos insistindo nele até a desclassificação na Copa do Brasil….#ForaZeRicardo….e antes que diga que não sugeri um nome, o melhor nome para esse elenco é o Dorival (eu preferia o Abel no inicio do ano, mas não contrataram).

  • Bom dia pra você que não perdeu tempo lendo esse post lixo, pois já sabia exatamente o desfecho… Fora Ze Ricardo, Fora Muralha, Fora MA, fora Arao

    • Bom dia pra você que comentou por aqui.

      Continue participando.

      Abraços!

      • Faz tempo que não leio nada seu, pode ter certeza… Seu perfil de colunista mediador não me agrada…
        abraço pra você e Ze Ruela

        • Interessante. Não lê mas vem aqui prestigiar nos comentários…

          Você tem todo direito de não apreciar meu perfil. E nem por isso vou deixar de procurar ser equilibrado nas minhas ponderações…

          SRN.

  • Será que o Zé Ricardo não tem vergonha na cara ? ele deveria pedir demissão e pronto! Muralha…. Deveria ter vergonha nada cara e ele mesmo pedir para se afastar por um tempo! O resto, é um bando dentro de campo. Conseguem serem pior quando enfrentam times de segunda e terceira divisão. PRESIDENTE Banana de Mello omisso e arrogante . Contratações em quase sua totalidade, mal feitas. Diego e Éverton Ribeiro e só, o resto, só enganação. ACORDA NAÇÃO! SRN..:.

    • Omisso não … Conivente

  • kkkkk vim rir aqui desse post.

  • Zé Ricardo respondeu a questão.

  • Mas podemos ficar tranquilos com relacao a fritura do zeh.
    Pq assim que ele for demitido, vai arrumar emprego na hora e vai fazer um trabalho primoroso no próximo clube.

    • Ele é um bom treinador. Mas pra mim chegou no no máximo. Ele não vai conseguir tirar mais. Eu o colocaria de volta na base se ele aceitasse.

  • Pq meu texto foi apagado?

    • Eu não sei responder. Não faço a moderação do site. Tinha algum link nele?

  • Torci pra que você tivesse razão, pois gosto da ideia de um treinador de longo prazo. Mas fomos humilhados hoje. Isso é fato. Ou nosso elenco é uma merda ou o técnico é que deve ir pro banco. De derrota em empate vamos sofrer esse ano.

    • Ontem o ZR foi para as cordas. A ferida da Libertadores não estanca. O time de ontem em nada lembra o time ali por meados de Abril. O Jogo do Avai será decisivo….

  • Esse texto ainda tá no ar ?

    • Está

  • Péssima previsão. FORA ZÉ

    • De fato. Eu esperava ver um time mais próximo do time que via ali por meados de Abril. Mas não foi nem parecido…

      • Que bom que você reconhece, e isso é muito nobre de sua parte. Creio que o sentimento geral da nação era a esperança de que ZR desse certo, e que sustentasse a pressão que é trabalhar no Flamengo e lidar diretamente com o dia a dia do torcedor rubro-negro, que é a escalação do time. Não vou dizer que ele não deu certo, mas acredito que todos concordamos que o ZR tem um limite, e parece ter alcançado. Talvez a falta de experiência o leve a acreditar em algumas convicções equivocadas para o momento, que deram certo nos juniores, mas que não estão encaixando no profissional. Ou talvez a eliminação na Libertadores tenha machucado mais a ele e ao time do que a nós. A pergunta que fica é: será se o ZR vai conseguir recolocar a cabeça no lugar e, mais ainda, colocar a cabeça do grupo no lugar, a tempo? Pelo que eu já vi do ZR e do time, vejo potencial. Mas pelo que eu venho vendo nos últimos jogos, se nada mudar, principalmente na cabeça do técnico, pode ser que fique só no potencial. Tenho pena do ZR, pois sinto que falta rodagem e uma casca mais grossa. Mas, é aquela coisa, quem aceitou o desafio foi ele. SRN

  • Insanidade é permanecer com Zé Ricardo como técnico

  • Como eu havia previsto, colocar favoritismo sobre os ombros do Flamengo e der Zebra, é prato cheio pros corneteiros!
    Dito e feito!
    Agora aguenta Gato Mestre�

    • Faz parte. Eu esperava ver um time mais parecido com o time que via em Abril. Mas não vi nada nem parecido com isso…

      ZR esta nas cordas, cambaleando. A ferida da Libertadores não cicatriza…

      Situação complicada.

  • E agora??

    • Agora a coluna segue no ar. Não mudei minha opinião pelo jogo de ontem. Mas… o ZR está cambaleando. Muito.

      • Kkkkkkkkkkkkk

  • Essa coluna agora ta até engraçada

  • Parabéns pelo post.
    .
    Estou longe de achar o ZR um excelente técnico, mas tenho certeza que não tem nenhum técnico disponível que possa melhorar o flamengo de hoje.
    .
    Jogo ruim hj .. mas bola pra frente !!
    .
    Só acho que temos que repatriar o Paulo Victor urgente …
    Muralha sem confiança nenhuma !!

    • Vai dormir, Ricardete

      • Ricardete….

    • Concordo que a troca tenha que ser pensada e etc. Mas não trocar porque “não tem outro no mercado” é a mesma coisa que estar numa casa pegando fogo e desabando, e não fugir só porque não tem pra onde ir.

    • Obrigado.

      Eu lembro que sempre achei o PV no mesmo nível do Muralha. Pra mim são equivalentes. Mas o muralha vive uma fase que meu Deus do céu…

    • Bebeu cachaça antes d digitar???

  • Ricardete kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Ricardete…

  • Insanidade é um post desse! Fora Zé ruela

  • Ficou feio kkkk

    • Não acho. Opinar é isso ai. A minha opinião segue a mesma, apesar do péssimo jogo de ontem.

      Agora…o ZR esta nas cordas….cambaleando….

      • Sua opinião é comprada … CHAPA BRANCA DESCARADO

        • Isso baseado em….nada.

  • Cara, o que comentar sobre isso?! Sei lá! O próprio “texto” se comenta….

    • Ainda bem que o próprio texto se comenta.

  • Hauauahahhauaha.
    Tadinho do zeh. Todo mundo fritando ele quando ele nao tem culpa nenhuma. Eh um complo.
    To com peninha dele.
    E do carequinha do bandeira tb. Tao simpatiquinho aquele velhinho. Carinho de vô legal que deixa a gente fazer merdah quando eh pequeno… tadinho do ebm.

  • Cadê o cagador de regra agora ?

    • Não cago regra pra ninguém….

      apenas prego por ponderação nas avaliações. Algo díficil as vezes…

  • já escolhi meu lado… #ForaZéTeam

  • Tchau Tchau Zé Ricardo. Depois desse jogo ficou provado que ele não tem a envergadura pra continuar no Flamengo. era um bando em campo.

    • De fato foi um jogo muito fraco do Fla, principalmente no segundo tempo.

      • Cara, para de querer defender o indefensável… tá feio já…

        • Não estou defendendo o indefensavel….

  • Tem escalado o Flamengo mal demais.

    • Hoje ele escalou mal? Mesmo?

      • Logico .. ou vc achou mesmo que com a nossa dupla de volantes e Damiao o time riria bem ??w o time nao tem saida de bola e tem um atacante que nao faz gol..

        • Hora…essa saída de bola deveria ser feita pela Arão. Eu acredito que a queda de rendimento do Arão teve relação com a ausência do Diego. Contudo, ontem novamente, ele foi mal, assim como o resto do time….

          A siutação do ZR ficou muito díficil….

      • Gente boa, você acha mesmo que MA e Arão estão merecendo ficar no time titular? Se escalar eles, não é algo mal feito, eu não sei o que é.

        • Eu acredito que o MA tem uma razão e ser no time. Mas é fato que ofensivamente é um jogador nulo.

          O Arão eu até defendi a titularidade dele por que acho que a queda de rendimento de alguma forma se relaciona com a ausência do Diego…

          Mas agora o tempo fechou legal pro ZR…

          • Vc está falando de dois câncer do Time, fora o goleiro….

  • 23;50 passando só pra dizer uma coisa pro colunista…. RICARDETEEEEE

    • Que absurdo…

      • absurdo é voce torcer por treinador RICARDETEEE

        • Não torço por treinador… sou ponderado. É diferente.

          Agora…hj ele deu um passo enorme em direção ao abismo.

          Torço para que ele se recupere justamente por me preocupar muito com essa sucessão que alguns tanto desejam…

          • KKKKKKKKKKKKKKK
            Você está preocupado é com seu texto e sua reputação enquanto “escritor”. SRN

          • Um ledo engano da sua parte. Não imagino de onde você tirou isso…

    • Kkkkkk ?????????

  • Defende ele agora aí!

    • O texto permanece no ar.

      • Então tira…

        • Tira nao. Hauahuaa.

        • Não há necessidade alguma…

      • Então faz uma errata

        • Não é necessário. A opinião segue a mesma, apesar do péssimo jogo de ontem…

          Agora…a situação do ZR se deteriorou muito ontem…

          • Você está de brincadeira achando despropositada a saída dele. Infelizmente meu amigo você está sozinho nessa. E retifico o que disse, não cabe uma errata, cabe uma nota de arrependimento.

          • Despropositada foi o processo de fritura que ele passou de Domingo até ontem, especificamente. O volume das reclamações e a avaliação do trabahlo como um todo, muito descontextualizada, em muitos momentos.

            É inegavel que o time se apresentou muito mal, novamente. Eu esperava ver o time que vi em abril. Um time seguro, equilibrado. Não vimos.

            Não cabe errata nem arrependimento. E vou te dizer…não estou sozinho nessa.

  • KKKK AGORA QUERO VER DEFENDER O ZÉ RICARDO

    • Ue…o texto continua no ar.

      • Da impressão q a galera torce contra o Flamengo pra poder vir cornetar. É impressionante

        • A galera volta pra comentar negativamente por conta do posicionamento forte no texto. Se tivesse ganho o jogo não estariam aqui.

          Faz parte.

        • Não meu caro… vc está enganado!!

  • E aí. .eh insanidade pedir a demissão do zé bosta?!
    Depois de TUDO que foi visto hj?!

    • Um jogo muito ruim. Hoje o ZR vai as cordas. A pressão vai aumentar muito.

      Se o time não reagir já no próximo jogo ele vai ficar numa situação muito complicada…

      • Me explica pq ele NUNCA mexe no intervalo ? espera sempre dar 10 / 15 pra fazer alteração…

        • Ele muda sim, quando o MAncuello pe titular …sera por que ne ??

        • Esse é um péssimo hábito que muitos treinadores tem…

          É a confiança no tal papo de intervalo. AS vezes funciona. As vezes não.

      • Ele não passa de hoje Luiz, acreditava no trabalho dele , mas a insistência com os mesmos que não rendem nada é absurda, com o tempo tomamos implicância dessas coisas,

      • Um jogo muito ruim como foi contra o Atlético go e ganhamos por providência divina…um jogo muito ruim com foi contra o botafogo…o galo…o Atlético Paranaense…
        Não adianta…Quem escala eh ele…
        Então a culpa eh dele…Se o muralha falha e continua titular. .a culpa eh dele…Se o ma, o vaz, o gabriel e o Damião não jogam nada…aa culpa eh dele que escala…Se o time toma 7 gols de cabeça em 8…a culpa é dele…
        A culpa é do chefe…e no caso…eh ele…pq eh ele quem escala.
        Ele inventou um esquema com 4 laterais pq não sabe outro esquema q não seja o 433…o Arão já tá pedindo banco desde o ano passado…e quando ficou!?
        A vdd eh que JÁ DEU pro estagiário
        ..fui um entusiasta da efetivação dele..mas ACABOU! O tempo dele já passou.

        • Se a culpa eh do chefe, entao pq nao do chefe do chefe!?

          • Também eh culpa dele…que deveria ter demitido o técnico na queda da libertadores.

        • Eu esperava ver um time mais parecido com o que eu via em meados de Abril, Um time equilibrado e consistente. Não vimos nada disso ontem…

      • Já está em uma situação complicada e não é de hoje, sabemos muito bem disso. O time vem jogando mal a muito tempo, não é de agora. Os melhores jogos foram na libertadores, exceto o contra SAN. Vai rolar protesto na sexta. Mais um simplesmente empate ele cai.

        • De fato, qq coisa que não seja uma vitória ele vai cair…

  • E aí, será insanidade msm?

    • Hoje o ZR foi as cordas. Nem acho que ele fez parte do problema desse tanto…mas a pressão vai crescer muito.

      • O ZR tem escalado mal e substituido pior ainda.
        A realidade pela frente é a queda do mesmo.
        Do jeito que tá não pode ficar

        • Ou o time melhora ou entao não vai conseguir se manter…

          Acho que o proximo jogo será definitivo…

          • Outro problema que eu acredito que irrita a maior parte da torcida, eh a postura dele a beira do campo.
            Quase sempre calado, com as mãos na cintura, mesmo o time jogando mal como vem jogando.
            Os jogadores precisam ser cobrados, precisam de alguém que mexa com os ânimos e não que passa a imagem de abatimento maior ainda.

          • Mas sei lá…acho isso meio bobo. Tipo…se o cara ficar lá tendo um infatro e berrando o tempo todo faz dele um técnico melhor?

            A impressão que eu tenho quando vejo técnicos assim é que eles não treinam o time.

            Mas assim… a situação do ZR se deteriorou muito ontem…

  • Caro senhor Luiz Henrique Amorim pegue o Zé Ricardo e enfie naquele lugar.

    • Que nível hein….

  • O argumento das Ricardetes é sempre o mesmo. Ano passado isso, ano passado aquilo. Estatísticas, tantos jogos sem perder.
    Primeiro vamos colocar alguns pingos nos is.
    Zé Bucet… é o primeiro técnico da história do Mengão a pegar o time com estrutura diferenciada, salários em dias e possibilidade de contratações de acordo com sua vontade.
    Nenhum outro na história teve tais
    O que vimos até agora é um técnico covarde, paneleiro, retranqueiro e de um esquema só.
    Ele não aproveita as peças de acordo com suas características com vistas a tirar o máximo de cada jogador, ele tem apenas um esquema na cabeça e os jogadores tem de se adaptar a ele para terem alguma chance de jogar.
    Zé ainda tem uma tara por jogadores medíocres como: VSQ, Gabriel, Cirino e Damião.
    Zé tem uma clara má vontade com jogadores como: Mancuello, Vizeu, Cuellar, Donatti, Berrío.
    Zé não gosta de fazer gol logo no início das partidas, pois, assim que faz um gol, seu time passa a jogar pelo resultado mínimo.
    Zé adora laterais e volantes, principalmente os volantes de capacidade técnica limitada, se pudesse seu time teria 1 goleiro, 4 laterais e 6 volantes.
    Zé matou qualquer possibilidade de melhores resultados no campeonato brasileiro do ano passado ao errar nas escalações e substituições na partidas mais importantes do ano passado (Inter, Botafogo, Corinthians, Palmeiras).
    Zé nos tirou da libertadores porque foi enfrentar o Universidad Católica com três volantes.
    Zé escalou Gabriel contra o San Lorenzo. Gabriel. Vou repetir Gabriel. Vou falar de novo bando de filh… d… u… p…. GABRIEL. Ouviram GABRIEL.
    Se tudo isso não é suficiente só depois de sermos eliminados da Copa do Brasil, Brasileiro, Sul Americana.
    SRN

    • Nitidamente temos uma enorme discordância sobre o trabalho do ZR…

      Abraços!

      • Tá aí o trabalho do Zé. Qualquer cego enxerga a zona tática que é o time do flamengo.

        • Não era em abril. E ainda acho que pode voltar a não ser.

      • Temos sim….vc eh apaixonado por ele…e eu sou apaixonado pelo flamengo

        • Que absurdo…

      • Se temos!!! Continue assim, apoiando um cara que prefere Damião ao Vizeu. Aliás, esse merd… está tentando queimar o Vizeu.

    • Excelente!

  • PARA DE APAGAR MEU COMENTÁRIO!!!!

  • Na hora de comprarmos produtos oficiais caríssimos, assinarmos programa de sócio-torcedor unicamente pela paixão e emoção, podemos ser irracionais e agir pela emoção.

    Agora, na hora de pedirmos a saída de um técnico medíocre, retranqueiro e covarde do time em que mantemos, não podemos, pois estaremos agindo pela emoção.

    Mesmo que agíssemos pela emoção, temos o direito de pedir sua saída pelos resultados frustrantes e vergonhosos do time.

    Mas, não estamos agindo pela emoção. Agimos baseados em fatos. É totalmente racional e razoável que ele seja demitido.

    Pelo amor de Deus, olha a eliminação da libertadores, em que não passamos da primeira fase, num grupo que nem de longe era o da morte.

    Olha o futebol apresentado, medíocre, despretensioso, sem gana, sem vontade e pior, sem padrão nenhum, é um bando correndo. Isso passa pela mão do técnico sem sombra de dúvidas. Veja as jogadas ensaiadas, que é motivo de chacota por todo mundo, beira ao ridículo.

    Ele já teve tempo suficiente para mostrar que realmente é um técnico de verdade, mas não é isso o que vemos. Elenco qualificado, várias opções, e o time não evoluí, ao contrário, regrediu do ano passado pra cá.

    Fora Zé Ricardo.

    • Concordo plenamente. Cara estou tentando postar meu comentário a um tempão, mas estão apagando pq não aceitam críticas. Penso exatamente igual a vc

      • Pois é. Exato. É o tal de ” respeito a sua opinião”, mas vou apagar seu comentário. Rs. Hipocrisia à solta meu amigo.

        • Isso nunca partiu de mim. Não sou responsável por moderação. E lido bem com criticas. Acho eles engrandecedoras e também não tenho intenção alguma de ser dono da verdade.

      • Isso nunca partiu de mim. Não sou responsável por moderação. E lido bem com criticas. Acho eles engrandecedoras e também não tenho intenção alguma de ser dono da verdade….

    • Fora ZR panelinha e perebas. Técnico de um esquema de jogo só, 2 atacantes para marcar lateral, será que os volantes não tem capacidade para marcar, então qual a utilidade do super marcador MA titular indiscutível, teimoso e paneleiro com um elenco muito qualificado nas mãos, Imagina se o ZR fosse técnico do Corinthians ou do Botafogo, Z4 seria pouco.

    • Já defendi o Zé, porém hoje foi a gota d’água, situação insustentável, ele quer sair e deixa isso nítido​.

    • Mandou bem
      Demais !!!

  • Com mais de um ano no comando, apresentar declínio no futebol, com eliminações precoces vexatórias, é sim motivo suficiente para mudar de técnico. Faça uma pesquisa de opinião através do IPOBE e DATAFOLHA, para constatar que a maior parte da torcida não concorda com as escolhas do ZR, e quer a todo custo sua saída, pois ele não tem a menor condição de comandar o time do Flamengo. Se apega em números, que a menos que seja campeão, ou apresente um futebol convincente proporcional ao elenco que possui, não significa NADA.

    • Nenhum defensor do Zé Estudioso, com futuro promissor?

    • Não tenho a menor convicção de que sua pesquisa resultaria nesse resultado de “a maior parte” discorda. Alias….discordar até pode ser. Mas dai a pedir a demissão do cara…

      acho que não….

      Eu mesmo não me apeguei a números e sim ao futebol equilibrado e consistente que vi até o inicio dessa série de Lesões…

      abraços!

    • O Carille imita veemente o Tite.. e ver no que está dando…. Ze Ricardo não consegue aprender nada?? Brincadeira.

  • Alguém me explica, por favor, o motivo pela escolha do Damião, ao invés do Vizeu. Felipe Vizeu é realidade, não é promessa, têm credito com a torcida, não vai ser queimado, joga fácil, tem visão de jogo, se posiciona e finaliza bem. Por gentileza, defensores do ZR, quero saber a opinião de vocês por essa escolha do nosso estimado técnico estudioso e com futuro promissor.

    • Eu te respondo…mais uma vez o Zé esfrega na cara de 40 milhões de torcedores sua arrogância…essa eh a explicação…
      Talvez seja explicação que podemos dar ao autor do texto acima…
      O que me faz “fritar” o zé panela não eh seu desempenho…São suas escolhas bizarras…ma gabriel Damião e Vaz. ..eh sua postura na beira do campo, sem sangue…eh sua “meritocracia”…ehhhh seu esquema com três VOLANTES…Não importa como eles os posicionou em campo…São VOLANTES…sua opção por deixar uma jóia do futebol brasileiro no banco…sua demora pra substituir…
      São “só” esses motivos…e mais nenhum!

      • O vaz até teve uma razão de ser…assim como o Damião….

        Achar que o VJ tem que ser titular hj…. isso é uma temeridade.

        Ele é sensacional. Mas ainda não tem condição de responder taticamente por 90 minutos. Vamos com calma com ele, que ainda vai nos ajudar muito….

        • O ma, o gabriel, o vaz, o Damião e o muralha provaram, mais uma vez, que NÃO têm condições de responder técnica e taticamente por 1 minuto sequer…e são prioridades para serem escalados…pare de tapar o sol com a peneira…fomos eliminados de maneira VEXATÓRIA da libertadores e só não fomos eliminados da CB pq Deus não quis…Não jogamos NADA. E hoje eh a prova disso…o time eh MAL treinado…só tem um esquema tático…mal escalado…e o técnico eh ridículo….e eu aposto meu salário q ele vai dar aquela entrevista padrão dizendo coisas lindas do jogo

          • A entrevista não foi bem essa.

    • Nitidamente o Vizeu carrega questões extra campo que extrapolam o ZR…

  • O cara apagou o meu comentário pq não aceita críticas. O que é isso uma ditadura? Não ofendi ngm, apenas critiquei o texto e o Zé. Quero explicações do pq não posso manifestar minha opinião. Vamos lá autor da coluna me responda.

  • Concordo, não tem melhor que ele no mercado.
    Ele não perde gol sozinho com o goleiro.
    Não dá uma furada na pequena área.
    Não erra passes infantis.
    Não faz gol contra e não tem mão de algace.
    Os “craques da base” se jogarem 3 partidas seguidas vão ser queimados pela torcida pois não são tudo isso que acham que são.
    Enfim tô com o técnico que estuda futebol, erra como todos os figurões mundiais e muito menos que a caterva brasileira e sul-americana que tem no mercado atual da bola.

    • Onde assino???

    • Mas ele coloca em campo os jogadores que fazem isso

  • Sera que ninguém repara que o Guerrero perde DMAAAIS gols IMPERDIVEIS…..Não levo mais nem fé qdo ele fica cara a cara com os goleiros… Pô ta demais não accham?

  • Insanidade é o treinador escalar um meio campo com 3 volantes que não criam nada!

  • Pq meu comentário foi apagado? Só pq critiquei o texto? Não aceita críticas amigão?

    • Eu não sou responsável pela moderação. No mais,como da pra ver nos comentários ai, eu não tenho problema algum com críticas. Acho que são engrandecedoras. Além disso eu só dou minha opinião aqui. Não sou dono da verdade…rs

      Abraços.

  • eu tento torcer pro ZR, mas tá difícil, ele tem o mesmo time de 2106, conhece os jogadores de trás pra frente, recebeu algumas peças, porém o time não vem bem, não se pode atribuir a culpa na eliminação da libertadores pq o time já não vinha jogando bem. Hoje vc não vê uma triangulação, erros de posicionamento na defesa, e é a mesma defesa de 2016, time sem contra ataque pq os pontas marcam laterais aí não tem jogador pra puxar o ataque. O FLA poderia facilitar a vida de seus jogadores e treinar na formação da seleção brasileira 4141, não sei dá pra fazer isso, pq não fez na pré-temporada ou ZR não sabe isso, o time reserva precisa treinar na mesma formação do titular assim que um jogador se machucar quem entrar vai saber o que fazer, o time precisa estar compacto, assim corre-se menos, cansa menos. Vamos ZR assiste os vídeos do TITE.

    • Acabei de falar isso agora a pouco…. Carille imita claramente o Tite, e veja o que está acontecendo…!!

  • Minhas críticas ao Zé Ricardo vão no sentido de que, quando podia (carioca), testou muito mal a base; sempre apresentou um time nervoso e sem comando em jogos decisivos desde o ano passado (Inter, Curíntia, Botafogo, Curitiba, Palestino) este ano (Libertadores fora); Outra coisa que me incomoda é a baixa intensidade no jogo, falta de roubadas de bola no meio com contra ataques rápidos (o jogo do Fla não flui).
    Por essas e outras que acho ele um bom técnico, porém imaturo e por isso inseguro.
    SRN

    • Bingo…. baixa intensidade e pouca movimentação….

  • PELAMORDIDEUS DAMIÃO NÃÃÃOOOOOOOOOO……..Hoje pode até fazer gol……….VIZEU FARIA O DOBRO ……É muito melhor …luta ….Tem DNA RUBRO NEGRO CARAAAAAAAI.

  • Quando já tava desanimando li essa matéria. Só tenho a agradecer. Confesso que não entendo de tática de futebol. mas a escalação insistente de gabriel, MA e Vaz já estava me irritando. Continuo chateado, mas acho que você tem razão no essencial. Tenho dois sonhos pro Mengo: uma torcida que apoia o time mesmo perdendo, mesmo passando vergonha e um técnico mantido por muito tempo. Nem devo estar certo, mas é assim que penso.

  • Em off:
    Por isso nunca critiquei o RC na transfermarkt o ER é o mais valioso do Brasil junto com luan do Grêmio 12 milhões de euros ou seja quase 41 milhões de reais e a mídia bostejando que Flamengo pagou caro. kkkkkkkkkkkkkkk

  • O problema do Zé é teimosia.

    Tente algo realmente novo, pqp… Da agonia.

    Paquetá, Vizeu, Ronaldo, Cafu não jogam e se precisar deles estarão sem ritmo.

    Algo diferente.

    Quero jogar com 3 volantes.

    Pq não Cuellar – Ronaldo e até tentar encaixar o Cafu.
    Vai que rende… ai o Arão acorda.

    Guerrero perdendo gol… Coloca Vizeu pelo menos no segundo tempo.

    Vaz… Deixa no banco.
    Tem Léo e Donnati voltando.

    Qual é a dificuldade de tentar algo novo? não precisa ser o que os torcedores pedem… mas jogadores diferentes pode dar uma cara nova ao time.

    Ai terá o apoio de volta.

    Ele simplismente parou no tempo.

    • deveria testar Ronaldo + 1 (MA, cuellar ou Arão) , mas ele não tem essa coragem, prefere ser demitido.

    • Qual é a linha entre a teimosia e a convicção? È uma pergunta interessante….

      Abraços!

  • sem oferecer perigo ao adversario

  • Bela coluna. Equilibrado, sem babação cega ou malhação demagógica.
    Essas discussões sobre treinador no Brasil são muito irracionais, por isso que não tem nenhum clube da série A com o mesmo treinador desde janeiro do ano passado, uma coisa maluca isso. Nenhum treinador há 18 meses no cargo!!!
    As pessoas não analisam as escolhas dos treinadores pela lógica das escolhas em si, as pessoas analisam como se os treinadores fossem obrigados a terem a mesma opinião da maioria da torcida, sendo que a maioria de qualquer torcida tem uma visão limitada por uma razão muito simples: a maioria das pessoas só consegue assistir futebol pela TV, e não no campo de jogo. E pela TV é impossível analisar se o jogador X ou Y se posiciona corretamente ao longo do jogo ou não. E no meu caso, se tiver tomando uma gelada na hora e vendo pela TV, aí é que eu não analiso nada mesmo.
    E torcedor em geral não tem saco pra ficar elocubrando por exemplo se a zaga do time dele é rápida o suficiente para dispensar a presença de um volante limitado mas que é rápido, por exemplo. Ou se determinado jogador do meio pra frente é útil porque ele consegue prender a bola no ataque.

    • Comungo da mesma opinião.. adiciono a mídia nessa explicação

    • com verteza você não entende nada de futebol , pois este seu adorado tecnico joga com três volantes e mais quatro laterais , deixando de relacionar para o jogo jogadores importantes como , Ederson contra o San Lorenzo e Conca contra o Botafogo , aí você vem aqui falar de que mesmo . outra coisa recorde os jogos em que ele quando está ganhando coloca o time para recuar e deixar perder ou empatar jogos infantis , este projeto de tecnico não serve nem para treinar time da serie “D” , se o Flamengo continuar com este lixo , não vamos a lugar algum. FORA ZÉ RICARDO , PEDE PARA CAGAR E SAIA.

      • Quantos jogos o ZR jogou com 3 volantes com função de volantes e 4 laterais? E quantos jogos ele já tem pelo Fla como técnico?

        Ele tem erros. E tem acertos. Eu não considero os erros suficientes pra pedir a demissão dele.

        Abraços!!!

      • Trauco encaixa excelentes lançamentos para os atacantes como um típico meia-armador e o Rodinei é veloz e agressivo como todo atacante de ponta deveria ser. E os volantes W. Arão e Mancuello aparecem mais como apoiados a que volantes! Então, onde está a lógica da sua argumentação? &;-D

    • Muito obrigado pelos elogios…

      Sobre seus comentários…

      Onde assino?

      Abraços!!!!

    • Concordo plenamente! Porém, dá sim para analisar (ainda que de forma limitada) o posicionamento da equipe pela TV. Faço isso o tempo todo… &;-D

      • Mas no estádio é bem melhor!!! kkkkk

        • Claro! Visão a 360 graus! &;-D

  • Parabéns pelo texto, muito bem escrito.

    Discordo, e muito, sobre a “insanidade” de pedir a saída de ZR. Um ano de trabalho, eliminações vexatórias, falta de variação tática, e diversos outros óbvios ululantes que são negados ou relegados em detrimento de um suposto futuro de glórias que teima em chegar.

    Quem sabe daqui a um ou dois anos, depois de muito dinheiro e tempo perdido, ele vire o técnico de que necessitamos.

    • A “insanidade” não está sobre ele sair, mas no momento em que pedem para ele sair… &;-D

      • Verdade. Mês passado teria sido um momento bem melhor.

      • Esse era um bom momento em!? Não?! Vamos esperar a próxima eliminação ou chegar na ZR?

        • Vamos avaliar o trabalho do Zé Ricardo no final da temporada e aí sim, decidir se deve ficar ou não. Na prática, essa é a 1a. crise na qual ele está inserido e tirá-lo agora (sem dar chance para se recuperar) seria covadia… &;-D

          • Covardia é deixar de retirar ele do comando. Vamos esperar mais uma temporada para perceber que não deu certo?

          • Então, na temporada passada, ele “deu errado”? &;-D

          • Vou te responder com outra pergunta: se no final dessa temporada ZR conseguir os mesmos feitos do que na passada, você encara isso como um sucesso?

          • Boa pergunta! E sim, encaro como sucesso (pois estaremos classificados para a Libertadores)… &;-D

    • Eu ainda tenho confiança no trabalho que esta sendo executado…

  • Bom texto

  • Normalmente eu aprecio muito seu texto. Mas dessa vez você se superou. Não tiro uma vírgula e é uma pena que sejamos minoria.

    • Não somos minoria! Te garanto! A maioria não quer a saída do Zé! Só uma turminha barulhenta da Fla depressão, Fla Twitter! Quem quer a continuidade não fica na internet fazendo campanha. Eu não escrevia faz muito tempo, mas não aguentava mais essas hienas cornetando e o bode voltou pra oprimir os chorões! SRN

      • Boa. O pior é que isso passa pra grupos políticos do clube… chegam aos dirigentes… e daí, coitado do técnico… #ficaZe

      • com verteza você não entende nada de futebol , pois este seu adorado tecnico joga com três volantes e mais quatro laterais , deixando de relacionar para o jogo jogadores importantes como , Ederson contra o San Lorenzo e Conca contra o Botafogo , aí você vem aqui falar de que mesmo . outra coisa recorde os jogos em que ele quando está ganhando coloca o time para recuar e deixar perder ou empatar jogos infantis , este projeto de tecnico não serve nem para treinar time da serie “D” , se o Flamengo continuar com este lixo , não vamos a lugar algum. FORA ZÉ RICARDO , PEDE PARA CAGAR E SAIA. Com este chifre que carrega deve entender mais das caias que leva

      • Perfeito! Isso me lembrou de um tempo atrás em que “a torcida em peso” queria M. Araújo fora do time e o GE fez uma enquete sobre o assunto. Um monte de babacas declaravam ter votado umas 20x contra e ainda assim, a enquete foi favorável ao volante… &;-D

      • Tb acho que não somos tão minoria assim não…

    • Muito, muito obrigado pelos elogios!!!!

      Abraços!!!!

  • O que vou falar é chover no molhado, mas temos 4 derrotas desde Outubro do ano passado, e muito disso se deve aos desfalques, jogamos a Libertadores sem Diego, sem Éderson, que deveria ter voltado no fim do ano passado e vários outros pontualmente. Para mim não tem treinador disponível melhor que ele, torcedores pedem Marcelo Oliveira, mas a torcida de Pameiras e Galo queriam matar ele!!!!! Realmente fico puto com Vaz e Marcio Araújo, mas Donatti e Rômulo tbm não ajudam, vivem lesionados. Pessoal, vamos apoiar e manter o trabalho, recomeçar seria pior, os desfalques estão acabando!!! Saudações

    • Concordo com muita coisa. Abraços!!!

  • Parabéns pelo texto Luiz Amorim, como sempre muito bom com as palavras e também coerente.
    Não corcondamos no assunto “ZR”, mais sempre estaremos prestigiando as suas colunas.

    Ramon, tmj Elite!

    • O que eu posso dizer…muito obrigado por me prestigiar aqui.

      A discordância faz parte do processo!!!

      Abraços e continue nos acompanhando!!!

  • Quem tá fritando o técnico é ele mesmo com suas escolhas e seus métodos manjados de fazer o time jogar.

    Cara já tá mais de um ano no profissional e a cada dia parece que o time está regredindo. Até hoje não temos jogadas ensaiadas, não tem triangulações, toques curtos, contra-ataque então é raríssimo, erros de posicionamento e a postura medrosa de recuar quando sai na frente.

    Zé Ricardo só pode culpar ele mesmo e ninguém mais.

    • Eu só acho que avaliar o momento do Fla sem levar em consideração os desfalques e o proprio contexto é um erro…

      Abraços!

    • Concordo. Nossas jogadas ensaiadas são uma piada. Além disso nosso time não saber armar contra ataque. Quando fazemos 1×0 o Zé entrega a bola pro adversário, mas em vez de ser um time capaz de assustar nos contra-ataques, literalmente abandona a partida, abre mão do jogo. Assim foi ano passado e assim tem sido esse ano. SRN

  • “Troca de técnico tem que ser algo muito bem pensado, planejado e motivado. Não pode ser a maré da torcida. Senão cai na ciranda do nosso futebol, que nunca evolui, entre outras coisas por isso. Dirigentes sem convicção, que contratam mal e demitem pior ainda. Amadores que a qualquer sinal de pressão demitem e contratam técnicos, como escudos para a própria incompetência. Espero sinceramente que nossa diretoria não caia nesse erro novamente.”

    Mandou muito na frase.

    Vamos parar de agir com amadorismo. Espera o final do ano. Se o trabalho for ruim. Tira, se for bom deixa.

    Pra tirar um técnico assim no meio da temporada tem que estar um caos no time e não é isso o que acontece, deveríamos estar melhor, mas ainda podemos facilmente alcançar o que se espera desse time.

  • Fatalmente essa pressão sobre o ZR, de nunca agradar pesa sobre as escolhas dele. Se a torcida em geral pede a saída dele a cada empate, imagina nos bastidores. Então, o ZR joga para não perder. Isso é fácil de ver, o cara não tem tranquilidade para trabalhar, e mesmo vencendo, ainda é questionado. Estando muito mais preocupado em não perder do que em arriscar para ganhar é que surgem Márcios Araujos da vida. Segundo um conhecido que trabalha no SportTV, a idéia do ZR é totalmente diversa, muito mais agressiva (e sem o MA), mas ele não implementa porque sabe que se perder duas vezes seguidas ele roda, por isso opta pelo seguro.
    Todo mundo aqui conhece o Sir Alex Ferguson, lendário técnico do Manchester United, de 1986 a 2013, quando se aposentou. Pois é, o Sir Ferguson passou 3 anos para ganhar uma FA Cup e 5 para ganhar a Premier League. Nesses 3 primeiros anos, colocaram até uma faixa no Old Trafford pedindo a saída dele. Depois desse hiato, foram 13 Premier League, 5 FA Cup, 2 Champions, 2 Mundial (é palmares… vc tomou) e mais alguns, perfazendo 38 conquistas. Será se um técnico aqui sobreviveria por 3 anos sem título? E principalmente, nesses 3 anos, o MUFC ficou no meio da tabela.

  • Cansei deste assunto ele não sei.Tomara q se encontre do contrario

  • Excelente posicionamento. A saída do ZR nesse momento é um enorme retrocesso. Seria uma perda irreparável.
    Infelizmente, muitos dos torcedoresdo Flamengo são imediatistas e imaturos, principalmente esses que ficam cornetando pelas redes sociais.
    Só não aprovei sua opinião na seção “Gato Mestre”, pois esse favoritismo explicitado, no caso de uma eventual relinchada da Zebra, é um prato cheio para os corneiros de plantão!
    Parabéns pelo texto.
    Abraço

  • O zé é tudo de que não precisamos agora. O treinador está perdido, faz sempre o mesmo e taticamente não sabe juntar e nem dar movimentação ao time, e o principal, não sabe escolher as peças, não sai do lugar comum, não cria. Está sendo fritado pela sua própria imcompetência em mudar esse futebol horrível que o flamengo apresenta. Os vexames são bem maiores do que esses resultados colocados pelo Luiz, aliás resultados importa menos, O que importa é jogar bem. Me aponta três jogos que o flamengo jogou bem desde que o ze panela assumiu! Foi o brasileiro mais fácil que tínhamos pra ganhar, porque todos os times tropeçavam em erros e o flamengo não se aproveitou porque errou muito mais. Compreendo que temos 4 zagueiros fracos técnica e fisicamente falando e lentos, agora chega o quinto pereba o Rodolfo. Os volantes Araújo, Arão, Romulo, Cuellar e Mencuello com iguais defeitos dos zagueiros, isso explica porque não marcamos ninguém. O ZÉ tem culpa por aceitar essas contratações, ou melhor por colocá-los em campo, porque se colocasse os zagueiros do sub-20 e o Ronaldo na volancia defenderiamos muito melhor. Alem de tudo, o Zé é covarde, não tem coragem pra achar uma solução na base, se compararmos os elencos flamengo e bostafogo e o futebol praticado , teremos a certeza que o nosso atraso está no banco . Ps: hoje pra variar teremos Damião e não Vizeu, é muita covardia com os meninos da base, que ele próprio elogiada tanto, e nesse momento é o vilão na carreira desses meninos. FORA ZE PANELA OU ZE RUELA, os dois servem.

  • Belo texto

  • ZR assiste os vídeos do TITE, por favor, não seja orgulhoso, aprenda a fazer triangulação, cruzamento na área, posicionamento da defesa etc

  • Mandar MA, Gabriel e etc. embora, pra levarem seus métodos de treinamento para outros clubes, só quando o time estiver ganhando independente do adversário e sem precisar mudar a forma de jogar de acordo com o adversário.
    Creio que é essa a ambição do ZR, e isso leva tempo.
    Talvez menos tempo, com o time que agora está sendo remontado.

    • Tomara…por que se os resultados não vierem, a pressão vai aumentar…

      • Acredito que vem pelo menos um título entre Copa do Brasil e Sul-americana, e terminando novamente entre os 3 primeiros no brasileirão, quem sabe também o título.

  • ZR não nasceu técnico do flamengo e provavelmente não vai morrer também. daí que pedir sua saída faz parte do regime profissional de futebol e não se é mais ou menos torcedor, torcedor raiz ou nutella ou verdadeiro ou falso – nesse último caso só aceite acusações vindas do EBM. o trabalho do ZR que tinha tudo para deslanchar este ano; salários em dia, montagem do elenco, experiência no cargo em 2016, centro de treinamentos, pré-temporada, não deslanchou. vacilamos na principal competição do ano e muito por responsabilidade dele – escalar gabriel na função de meia no jogo decisivo em BA, já que como MCP explicou os caras não jogam como três volantes, além das alterações desastrosas durante o jogo. Ah tá o diego não pôde jogar mas, ZR por sua vez não conseguiu ser criativo e arrumar uma solução, teve tempo para isso diego não se contundiu na véspera nem na rodada anterior, e não encontrou solução mesmo contando com o elenco – segundo a maioria incluindo dirigentes e comissão – dos melhores do país atualmente senão o melhor. ZR paga por suas teimosias, a insistência de dar sobrevida a jogadores que já cansaram de mostrar que não merecem – a meritocracia tão citada às avessas. não foi capaz de corrigir por exemplo a fragilidade defensiva e a falta de ofensividade na bola aérea. mais: o time até hoje pena por erros de passes principalmente na saída de jogo – basta o adversário apertar e ir subindo a marcação que o jogo não sai. mais : a falta de ofensividade do ataque. jogadores como gabriel, éverton, só para citar dois, chutam em gol raramente e pior, muito mal. e o maior dos vacilos não dá a base a atenção que merece. salvo o VJR que com 16 anos já passou a frente de todos. tudo bem é diferenciado e tem potencial mas e aì onde fica a tal meritocracia para quem está há dois anos na fila? SRN

    • Em momento nenhum eu me referi a ser “mais ou menos flamenguista” do que ninguém. Pedir a saída de técnico é o “modus operandi” do nosso futebol. Se a avaliação é que o trabalho não é bom, ok. Mas via de regra essa avaliação é atrelada a resultados ruins de forma imediata e a análises muito passionais e parciais.

      O Flamengo de antes da série de lesões e da eliminação precoce na Libertadores me agravada. Era um time que controlava o jogo e que , via de regra, criava mais que os adversários.

      Concordo que existam certas discordâncias e até erros por parte do técnico. Mas dai a mandar ele embora agora, no meio da temporada, pra trazer…sei lá quem e começar tudo do zero? Acho um grande passo pra trás.

      Na minha avaliação o trabalho é bom. O bom desempenho voltará e os resultados virão.

      Abraços!

      • a primeira expressão que você grifa em seu texto embora hipoteticamente atribuída a quem o lê vai mais ou menos neste caminho e é muito do que tenho ouvido quando se coloca a possibilidade de troca do técnico. não defendo sua saída já, mas creio que como todo treinador profissional deva ser avaliado pelos resultados obtidos. entendo que os do ano passado são bem superiores aos do ano atual – mesmo considerando o vexame diante do Palestino. Se a permanente troca de treinadores não é solução, a paciência absoluta de que estamos no caminho certo ou a confiança inabalável na capacidade técnica dos profissionais, também não é.SRN

        • Entendo que não só os resultados devem ser avaliados como também o contexto e o trabalho feito no dia a dia…

          Abraços

  • “E de entender que troca de técnico é algo que tem que ser feito em último caso. Algo que não é o nosso caso.”
    Então quer dizer que nós também temos que ser eliminados na copa do Brasil, na sul-americana e ficar a 30 pontos do líder do Brasileirão pra podermos trocar de técnico ?
    Kkkkkkkkkkkkkk
    Essa foi a coisa mais idiota que eu li esse ano, e olha que alguns dos meus amigos são vascaídos e eles acham mesmo que tem chances de ir pra libertadores kkkkkkk

    • Sinceramente eu leio coisas mais idiotas no meu contato com parte da torcida durante esses anos de coluna, então tá tranquilo.

      No mais, na maioria das trocas de técnico que torcedores apaixonados pedem o problema real não é o técnico, e sim um bode expiatório. Novamente dessa vez, nosso problema não é o técnico.

      No mais, segundo você, se formos eliminados nas copas e ficarmos a 30 rodadas do Brasileiro então o trabalho de fato será ruim e a demissão seria justificada agora. E se bater campeão de uma das copas, por exemplo, e do Brasileiro? Faz o que? Chama de Zé Ricardiola??? Vamos mais devagar…

      Racionalmente, o trabalho, entre erros e acertos, é bom…

      • Não entenda errado. Não tenho nada contra o Zé, e aliás como eu poderia ter se eu nem o conheço.
        Eu estou falando de futebol aqui.
        Pra mim ele é sim o maior culpado desse momento ruim que o time vem tendo, porque alguns desses problemas que o time tem dentro de campo nem se quer deveriam existir, caso ele desse padrão, usasse triangulações e jogadas ensaiadas ao invés de só fazer colocar pontas inoperantes para alçar a bola dentro da área adversária para que o centroavante super estimado mande de qualquer jeito para as redes, esse estilo de jogo previsível que todo mundo já manjou.
        E por mim, ele pode até nos levar ao hépta campeonato, mas se o time continuar jogando desse jeito vou continuar a criticar e achar que ele não fez mais que a obrigação.
        Não sou medíocre para me contentar com vitórias mesmo o time jogando mal, e eu torço para o Flamengo e não para técnicos.

        • O Flamengo do mês de Abril me agradava. Um time equilibrado, consciente, consistente. Espero ver esse time logo em campo

          • E aí meu caro, o desempenho do time hoje lhe agradou ?
            Ainda não temos motivos o suficiente para trocarmos esse treinero por um técnico decente ?

          • Certamente não agradou. Esperava ver aquele time de Abril. Não vi.

            O cerne do texto não é exatamente a troca do técnico, que eu acho sim uma temeridade. É a avaliação do trabalho. É a falta de ponderação de alguns na hora de julgar certas escolhas, sem ao menos considerar o por que delas.

            No mais, a menos de 2 meses esse time jogava um futebol consistente e equilibrado. Será que esqueceram?

            De toda forma a batata do ZR esta assando. Qualquer coisa menor que uma sequência de vitórias e o pescoço dele será cortado.

          • O Zé não me engana mais, na verdade nunca enganou.
            Sempre achei e continuo achando que ele tem no máximo potencial pra ser um bom técnico algum dia.
            Não vi com ele no comando, o Flamengo jogar de forma inteligente com padrão, tabelas, triangulações, jogadas ensaiadas, etc.
            Os jogos em que vi o Flamengo jogar bem de verdade foi unicamente por competência de jogadores acima da média que o time tem, e não porque o Zé teve algo a ver.
            Já parei de me iludir achando que nós vamos ganhar algo de relevante com alguém tão despreparado no comando, sugiro como um irmão rubro-negro que você faça o mesmo.
            Isso evita decepções.

  • Perdeu tanto tempo da sua vida escrevendo isso? Todos os erros tem consequências, ele errou (e ainda erra) várias vezes e se a cobrança não vem da direção que ver um vexame como na libertadores como somente mais uma derrota, virá da torcida. Estamos jogando o ano inteiro pelo empate , não vir ainda essa evolução que só vc viu depois do jogo Contra o atlético goianiense, as desculpas por estarmos jogando um futebol feio e sem títulos já já acaba.

    • Todos os erros tem consequências…e a cobrança existe. Mas o processo de fritura atual é motivado por uma cultura péssima que existe no futebol brasileiro, que é a da supervalorização do técnico e a descontextualização dos fatos.

      Eu não acho o futebol que praticávamos até a série de lesões feio e ruim. Acho que era um time equilibrado e competitivo. Espero que voltemos a jogar bem e espero uma melhora muito rápida de agora em diante.

      No mais, nunca é perda de tempo escrever aqui e ter contato com parte da nossa torcida… A divergência de opiniões faz parte.

  • Mais um ponto para a diretoria, bancando um treinador da casa, competente e de futuro vitorioso.

    • Amém.

  • O interessante q antes n tínhamos elencos e estrutura que temos hj. Era difícil ver o fla numa libertadores, mas convenhamos q se fosse outro técnico estaríamos bem melhor q agora com o time q temos. Penso q poderia estar classificados, mas por inexperiência e medo, estamos nessa? Acho q esse cara da coluna acima viu o jogo de ontem. Onde o bostinha todo desfalcado, nosso técnico colocou 3 cabeças de área, ele como cabeça de bagre deveria ter pelo menos começado com dois meias e 2 atacantes. Mas o medo de perder n faz o time ganhar. Se estamos nessa condição eh por culpa dele, por manter Gabriel, Vaz e MA no time , onde temos mais 2 bons jogadores por posição. N me venha dizer q estava dando certo pq n estava. N vou torcer para o Gabriel continuar machucado. Mas fato eh q no fla nem deveria nem estar. Fernando Diniz do Audax foi vice com ousadia e sem medo. Assim q tem q ser. SRN.

    • Então…eu acho que analisar a desclassificação na Liberta olhando apenas para o jogo do San Lorenzo ou colocando tudo na conta do técnico é um erro…

      Assim como falar dos “3 cabeças de área” que de fato não eram 3 cabeças de área, como bem explicou o MCP.

      Claro que existem erros do ZR. E discordâncias são normais. Mas dai a demitir o técnico, vai uma distância enorme.

      Abraços!

  • Achei o texto fraco, não discute os fatos, nao apresenta argumentos para justificar a defesa do Zé Ricardo. Critico o fato do Flamengo jogar com 3 volantes, muito mesmo, mas não pelo fato de ser 3 volantes, o Flamengo jogar até com 4 volantes, desde que os 4 soubessem jogar. O problema é que o Márcio Araújo é um anencefálo com a bola nos pés. A Juventus, quando foi campeã do Champions League, ainda na época do Tevez, jogava com 4 volantes, Pirlo, Marchisio, Vidal e Pogba, todos marcavam e todos sabiam jogar. O Márcio Araújo não sabe jogar, se ele jogasse com 3 volantes, mas tirasse o Márcio Araujo, botasse o Romulo ou Cuellar, ótimo, questão de escolha, mas ao deixar o Márcio Araujo, é covardia mesmo. No futebol moderno você não pode jogar com 10 em campo, e o Flamengo joga com 10 quando tem a bola nos pés.

    • Poxa…. contextualizo a questão do campeonato de 2016. Contextualizo a Libertadores de 2017. Falo que falar de posição na tabela na 4ª rodada não faz sentido. Falo que o desempenho do time era bom até a série de lesões… E ainda assim não trago fatos para a defesa do ZR? Ta bom…

      No mais, o MA, por mais limitado que seja, tem uma razão de ser ali… mas tem que querer entender…
      No mais, tudo que vc falou sobre “volantes que sabem jogar” você tem razão.

      Eu queria entender por que o Cuellar entra nessa discussão sobre o MA… cada dia que passa vejo o colombiano muito mais na posição do Arão do que na do MA. Por características dele mesmo. E o Romulo…bom…o Romulo ficou muito tempo sem jogar e temos que ter paciência com ele…mas até agora…não mostrou a que veio..isso é fato.

      • Eu respeito, mas realmente acho que os seus argumentos na defesa do Zé Ricardo foram muito fracos. Você chegou a defender o Rodrigo Caetano que errou muito mais do que acertou nas contratações. Passou ao largo das questões dos vexames, não enfrentou a naturalidade com que o Zé Ricardo enxerga as derrotas (no último jogo ele mudou um pouco o discurso), sempre parabenizando a equipe pelo empenho e minimizando a falta de sorte de não ter aproveitado as chances. O que ele chama de falta de sorte eu chamo incompetência.

        O Zé Ricardo deveria ter sido demitido no jogo contra o Atlético Paranaense, quando no final do primeiro tempo determinou que o time recuasse a bola ao invés de tentar o gol. Mostrou sua face covarde, não serve para ser técnico do Flamengo.

        Quanto a questão do Márcio Araújo está lá por uma razão de ser, eu entendo a razão, e com todo o respeito, acho que é você que não entende. Quanto ao Cuellar, foi mais um erro do Rodrigo Caetano (ou de quem indicou o Cuellar) que não entende de futebol. O Cuellar joga sim como primeiro volante, jogava no Junior Barranquilla, e era o principal jogador do time, a ponto de fazer parte do elenco da forte seleção da Colômbia. Mas o Júnior Barranquilla, joga de forma similar ao Botafogo hoje, bem retrancado, se posicionando atrás da linha da bola na espera do contracheque. Dessa feita, durante toda a sua vida, o Cuellar esperava o time adversário e o marcava de frente, e quando recuperava a bola, já fazia algum lançamento para poder criar o contra-ataque, por isso ele tem um passe muito apurado. O Flamengo não jogava assim, ano passado o Flamengo era um time ofensivo, que quase todas as partidas (até quando perdia), tinha muito mais posse de bola, e ficava exposto a contra-ataques. Como o time do Cuellar não sofria muitos contra-ataques, ele não precisava de velocidade, só precisava ser certeiro no bote. Nesta função de deter contra-ataques rápidos o Márcio Araujo é melhor pois é muito veloz. O erro foi de quem contratou o Cuellar sem analisar a forma que ele jogava no Junior Barranquilla. Esta é a razão de ser do Márcio Araújo ter sido titular ano passado, poder fazer a recomposição rápida e a troca de lados para a marcação, que os boleiros chamam de facão. Agora, a partir do momento que o Zé Ricardo muda a forma do Flamengo jogar, passando a brigar pela hegemonia no meio de campo, colocando mais volantes para deixar o time mais compacto e não exposto a contra-ataques, não há razão de ser para o Márcio Araújo ser titular. Ele não precisa de um volante que funcione como um falso zagueiro, já que não terá tanto espaço assim no meio de campo. Neste caso ele precisa de volantes que também saibam sair para o jogo, que saibam fazer lançamentos. Em suma, ele é covarde,

        Por fim, qual é a variedade tática que o Zé Ricardo apresenta? Nenhuma, é sempre a mesma coisa, realmente acho que ele não tem condições de levar o Flamengo a grandes títulos de mata a mata. O Brasileiro, por ser pontos corridos, onde a força do elenco se sobressai, ele até pode ganhar, mas na Libertadores, onde em 2 jogos um elimina o outro, não vejo chances para o Flamengo com esse técnico.

  • Alguém aqui me GARANTE com 100% de certeza que se o Zé Ricardo Sair do Flamengo assumir um botafogo. um vasco. um atletico PR.um São paulo, ele fara um bom trabalho levara esses times a titulos ou vagas na libertadores? ou SUMIRA do mapa de tecnicos igual ao andrade depois de 2009? pois ele não é T E C N I C O. apenas um aprendiz de Fraldinhas vulgo BASE? Treinar o Mengão hoje com elenco CT dinheiro salario em dia e craques é mole quero ver ele fazer um bom “TRABALHO” em outros clubes kkkkk

    • Considerando que é normal que treinador de futebol comece pela base, esse comentário vale para qualquer técnico, não? Mesmo assim, não deve ser “mole” não…

      • Eu fiz uma pergunta, e não disse minha preferencia, LEIA DIREITO, você me daria a 100% de certeza que esse enganador faria um bom trabalho levaria aqueles times citados a cima a titulos ou vagas na libertadores? Só responde.. rs

        • ui que meda, só respondendo então… rsrs
          Se tivesse 100% de certeza, nem ia mais aos jogos do Mengão, perderia a graça. E ainda ganhava na mega-sena.
          Entendeu ou quer que desenhe?

          • DESENHE pois não respondeu minha pergunta. parece que nem a entendeu, REPITO, Leia direito. Lá em cima está bem nitida a pergunta.. [[ Alguém aqui me GARANTE com 100% de certeza que se o Zé Ricardo Sair do Flamengo assumir um botafogo. um vasco. um atletico PR.um São paulo, ele fara um bom trabalho levara esses times a titulos ou vagas na libertadores? ou SUMIRA do mapa de tecnicos igual ao andrade depois de 2009? pois ele não é T E C N I C O. apenas um aprendiz de Fraldinhas vulgo BASE? Treinar o Mengão hoje com elenco CT dinheiro salario em dia e craques é mole quero ver ele fazer um bom “TRABALHO” em outros clubes kkkkk ]]

          • kkkkk
            tá me zuando né? só pode…
            SRN

          • Kkkkkkk. não estou não,

            Amigo, eu mesmo vou responder minha pergunta só pra encerrarmos a discussão..

            Sabe por que ninguém garante que o zé ricardo fara um bom trabalho em outro time? por que ele é fraco limitado nem treinador ainda é.. NÓS temos elenco CT de primeiro mundo dinheiro pra contratar, salario em dia. craques. uma torcida fantastica um estadio mitico ( maraca) tudo isso e muito mais que ajuda o FRACO Zé ricardo a fazer “um bom trabalho” no mengão, entre aspas por que já demonstrou que pra titulos importantes “Libertadores, brasileiro. sulamericana” ja perdeu todos tanto ano passado tanto esse ano.. não serve pra ser nosso treinador. QUEM SABE num futuro próximo possa vir a ser com mais experiencia.. SRN

          • Para de bostejar brother… Só um pouquinho… Só fala merda vc

    • Garantia, garantia a gente só tem de que um dia vamos morrer. Não tem como garantir q ele fará bons trabalhos em outros clubes…nem que não vai…

  • ZR precisa mudar sua postura, entrar pra vencer sempre seja em casa ou fora, se empatar fora ok, mas pensamento é de vencer, escalar 3 volantes pq vai jogar fora não é o que se espera de treinador do FLA, empatar, empatar, empatar não trará título, empata 3 jogos são 3 pontos, 1 vitória são 3 pontos, tem que entrar pra vencer sempre, escalar certos jogadores tbm não faz sentido, Gabriel que até 20 anos era jogador de várzea não dá, só pq ajuda na marcação, defesa mal posicionada não é só culpa dos zagueiros, isso é treinamento, e pra isso ganha o ZR.
    ZR só seguirá tranquilo se vencer, vencer, vencer! mudando sua mentalidade, é preciso fazer jogadores acordarem da eliminação, libertadores acabou!

    • Mas essa estória do Flamengo jogar com 03 volantes é bem interessante.
      No jogo passado contra o Botafogo, iniciamos o jogo assim:

      -Muralha-

      -Pará – Rever – Juan – Trauco

      – Marcio Araujo

      – Arão – Cuellar

      – Ederson – Guerrero – Everton

      Sendo que o Arão é um porra-loca que está sempre lá perdido do ataque.
      Então para mim não jogamos com 03 volantes(obs: exercendo a função).
      Duvidas:
      ZR só sabe jogar no 4 – 3 – 3?
      Quando Everton Ribeiro estrear o sistema de jogo continua o mesmo? O ZR vai fixa-lo como mais um ponta?
      O sistema ideal não seria o 4 – 4 – 2, com 02 volantes + Diego + Everton Ribeiro no meio de campo e Guerrero + Vinicius Jr ou Geovânio (se vier) no ataque?

      • ZR oga no 433 ou joga no 4231? jogar com 3 volantes com Arão fazendo função na frente não está certo, tendo M. Savio no banco, com Arão e MA jogando nada, primeiro tempo foi um jogo feio, que só melhorou quando entrou Diego e VJ.
        Quanto ao 442 não sei, só saberia se fosse testado.

        • 4231. Mas ja jogou num 442 bem moderno, no jogo da católica, no macaranã, por exemplo, com o Diego bem solto e flutuando entre as linhas. Foi um bom jogo.

      • 422 tá ultrapassado, o Dunga jogava assim na seleção, Tite chegou e implantou o 4141, formação moderna do 433, facilitando a triangulação.

      • Achei interessante o seu comentário. Concordo com o que vc disse sobre o fla no jogo do faísca.

        Sovre o 433 ( ou 4231 como eles preferem hj ): O Fla jogou outras partidas em outros esquemas. COntudo, é nitido que existe uma predileção por esse. Até por que o time parece mais solto mesmo, via de regra.

        No momento atual, contudo, depois da Eliminação na Liberta e também do péssimo jogo da copa do Brasil, até por uma questão psicologica do time e de segurança ele “segurou” mais o time.

        Prevejo mudanças e melhora logo.

    • Eu acho que a ideia é ter um time seguro e equilibrado. Note que o time do Fla até a série de lesões era assim. Sofria muito pouco e criava muito mais que os adversários.

      Gabriel não tem o que falar. Não tem explicação.

      • no inicio empolgou, tinha triangulação, melhor ataque, mas hj não joga bem, vc vê erros de posicionamento na zaga, sem triangulação, não tem contra ataque já que os pontas estão marcando laterais.

  • Não dá mais para o Zé!
    Sabemos bem como é o Flamengo. Quando começa a balançar, o treinador cai!
    O Zé não vai ter paz. Qualquer tropeço será amplificado por causa da vergonha na Libertadores.
    Se o time ao menos estivesse jogando um futebol digno e organizado, daria para aceitar, mas não é esse o caso! O futebol do Flamengo hoje é horroroso. Não se vê uma tabela, triangulações, a saída de bola da defesa é horrível, as jogadas ensaiadas que decidem tantos jogos não existem no Flamengo. O Zé tem culpa em tudo isso!
    Essa insistência dele em jogadores que 99% da torcida sabe muito bem que não servem, já deu. Ele preferiu morrer abraçado com Gabriel, Vaz, Márcio Araújo…
    A sombra do Dorival aumentará ainda mais a pressão para que ele caia!
    Batem no peito sobre a “vitoriosa” campanha do 3º lugar no Brasileirão do ano passado, mas comandar Diego, Guerrero, Réver, Jorge é fácil, queria vê-lo comandando Val, Feijão, Carlos Eduardo, Diego Silva, Wallace, etc.
    O elenco hoje é muito superior, mas o futebol é pior do que o jogado em 2013.

    • Exatamente, se ele não consegue montar um time e fazê-lo jogar um futebol convincente com esse elenco, queria ver ele montar um time competitivo no Audax, Madureira, Santo André, eis aí a diferença.

      Vc falou bem, no Fla quando a situação chega nesse limite, qualquer tropeço será o fim. E que fique bem claro, foi ele quem deixou chegar nessa situação agarrando-se às suas ‘convicções’, e peitando a torcida. A torcida é o termômetro. Ela sabe das coisas. Não estou falando de grupos ou facções organizadas, mas do clamor público e comum da massa que pede a saída de Walace, Caramujo, Gabriel, e a entrada de Vinicius Jr. Caramujo foi apoiado na libertadores como um representante do time, pois a torcida estava com o espírito de apoiar incondicionalmente, mas basta voltar com seu corpo mole se escondendo do jogo que ela pedirá sua saída.

      Zé, vc deu mole em não ouvir a torcida.

      E mais: o Flamengo não é time para amadores..

      • Concordo.
        Eu particularmente prefiro um treinador mais enérgico e que joga junto com o time à beira do gramado. Pegue o Tite como um exemplo. Acaba o jogo e parece que ele esteve em campo só de ver o tanto que ele ficou suado.
        Já o Zé, só fica de braços cruzados durante o jogo.
        Outro ponto que me desagrada demais no Zé é com relação a não utilização do elenco. Se ele fosse um pouco estudioso como muitos falam, ele teria tirado o Arão há muito tempo do time titular, até mesmo para preservá-lo e dar chance a outro que está no banco.
        Essa insistência do Zé com o Arão jogando mal, acabou criando uma antipatia de boa parte da torcida pelo nosso camisa 5(que não é um péssimo jogador) e foi o Zé que deixou isso acontecer. Foi a mesma coisa com o Vaz. Hoje o Vaz não tem a menor confiança por ter sido queimado com a torcida. Se o Zé tivesse tirado o Vaz depois de uma sequencia de 3 jogos ruins, hoje ele não seria tão odiado como é.
        Assim que começa o processo de desvalorização do jogador, descontentamento de quem fica no banco para um cara que não rende, etc.

        • Com certeza.

  • Felizmente o Flamengo tem futuro. 95 acreditei no maior ladrão que passou pelo Fla, Kléber leite, ganhamos nada,Kléber contratou todos jogadores caros,amigos, colocou o Apolinho como técnico. Lavou dinheiro, e a dívida ficou p Flamengo pagar.Kléber leite saiu rico,e pagamos até hoje.Achei que fosse morrer e ver o Flamengo virar um botafogo,pobre,caloteiro, sucateado,sem torcida.Por isso sou grato a gestão atual,resgatou auto-estima,pagou mais da metade da dívida impagável,construiu CT,revitalizou a Gávea, está colhendo frutos da base.4 anos,o que não fizeram em 110 anos?Tem que ter gratidão sim,se entra uma corrente pró -Kléber leite, e muda o estatuto de responsabilidade, dá pra mudar, aí a vaca vai pro brejo.Aí quem malha os caras vão ver.Eles tem muitos erros,sim,criticar sem destruir

    • matéria é sobre ZR ou gestão EBM? não entendi

  • Escreveu um livro pra dizer nada!! Desculpa de quem nao quer ver os problemas que vem do comando do time #FORAZERICARDO!!

  • Escreveu um livro pra dizer nada!! Desculpa de quem nao quer ver os problemas que vem do comando do time #FORAZERICARDO

  • Zé Ricardo tem culpa sim, mas não a ponto de ser dispensado. – Pelo menos por enquanto. O que nos falta são reforços em alguns setores. Goleiro, Zagueiro, volante e atacante finalizador. Meio de campo e laterais são posições que estão bem preenchidas e não merecem observações.

    • Mas o que adianta virem os reforços se o Zé Ricardo não muda o time nunca?
      Se os seus jogadores de “confiança” estão sempre lá??

  • Não quero a saida do Zé Ricardo so quero q ele seja menos teimoso e ouça mais a voz da razão, ate msm pq agora ele esta com o time completo e com reforços ai sim da pra avaliar seu trabalho e não vejo técnico a altura e que vá acrescentar algo mais no mercado

  • Sensacional Luís Henrique ! Este artigo ( mesmo que enorme kkk ) Traduz todos os sentimentos de milhões de flamenguistas espalhados por esse Brasil à fora . Parabéns amigo . Tite só é o que é porquê a diretoria do Corinthians após uma vergonhosa eliminação de Libertadores, teve a sabedoria de o manter no cargo. As derrotas também ajudam ao homem a aprender a vencer.

    • Fale por você parceiro…esse texto do Luiz Henrique não traduz o sentimento da imensidão da torcida rubro negra…a minha não traduz…. então não fale em nome de milhões de torcedores fale por você… abraço..

      • Traduz sim . Você assim como outros tantos torcedores Nutella, não me representam jamais. No texto eu disse e repito : a opinião de Luiz é a mesma de milhões de rubro negros no Brasil. O verdadeiro flamenguista torce pelo clube nas alegrias e nas dores. Uma vez flamengo, sempre flamengo.

        • Kkkkkk

    • O Tite ganhou muito coisa antes daquilo. Não exagere.

  • Problema do Flamengo não é Vaz, não é zagueiro. Tomamos bem menos gols que o Flu e estamos a 4 pontos deles. Se o time não é capaz de fazer gols, fica difícil vencer.

    • Como é que o time vai fazer gol com este monte de volante q nào sabem chegar na frente, a exceção seria WA mas tá mortinho mortinho errando passes de 5mts e se arrastando em campo, mas é jogador de estimação do ZR, então p os cegos tomem os óculos!

  • Aos críticos de Rodrigo Caetano:

    Diego (5 mi), Everton Ribeiro (22 mi), Conca (sem custo), Trauco (sem custo), Willian Arão (sem custo), Rever (sem custo), Rodholfo (5mi). 7 posições, mais da metade de um time. Todos esses tem bola pra ser titular em qualquer equipe do Brasil.

    Muralha (2mi), Rene (3mi), Rodinei (2.5mi), Juan (sem custo), Vaz (sem custo), Donatti (5mi), Cuellar (8mi), Romulo (sem custo), Mancuello (13mi), Berrio (11mi), Damião (sem custo). Desses, acho que Berrio custou mais do que vale, apesar que ainda é cedo pra julgar. Tambem acho que não tinha necessidade do Damião, pois apesar de ter vindo sem custo, tem um salário alto e tirou oportunidades do Vizeu. O detalhe é que Damião e Berrío foram pedidos da comissão técnica. Caetano apenas negociou e trouxe os jogadores.

    Com excessão do Berrío, todas as contratações foram excelentes negócios. Não estou dizendo que todos os jogadores renderam o esperado, mas sim que a época da contratação, era um nome desejado e veio por um bom valor. Nenhum Gerente de futebol no Brasil teve tamanha competência em negociações. Alexandre Matos, que é supervalorizado por imprensa e torcedores, teve muito mais dinheiro a disposição e montou um elenco mais fraco que o do Flamengo. Torcedor modinha reclama de boca cheia!

    • Mancu, Cuellar, Berrio e. Donnati
      37 milhões reais no banco?
      Não sei nao

    • Alto lá. Transferências sem custo envolvem luvas e comissões que na maioria das vezes não são mencionadas, mas ok. Você também esqueceu ou não quis citar Armero tendo Jorge na base, Canteros comedor de feijoada e seu amigo imaginário, Cesar Martins, Ayrton, Antônio Carlos e Arthur que nem jogaram, Jonas, Sheik, Ederson canela de cristal, Chiquinho, Mancu caríssimo e erro de avaliação, Cuellar preço do Elias e não engraxa a chuteira deste, Fernandinho chamado de SONHO na apresentação, crise na zaga no primeiro semestre de 2016, Berrio erro de avaliação absurdo e mais caro que Cazares e do Ottero juntos… Eram outros tempos ou legados, você pode dizer, mas são contemporâneos de alguns que você julgou como “excelentes negócios”. Para mim, alguns são sim, de fato… Mas outros… Em resumo, RC também deu umas bolas fora inacreditáveis, e o saldo disso tudo medimos na nossa participação nos campeonatos que disputamos até aqui: MEDÍOCRE. SRN.

  • Parabens ao autor do texto. Excelente! Melhor matéria que ja li aqui na coluna.

    • Muito obrigado!!!

      Continue nos acompanhando

  • Uma coisa é pedir a cabeça do treinador, não é o meu caso, mas também não condeno quem esteja pedindo… Pois a insistência, teimosia, sei lá o q, está acabando com a paciência dos torcedores! outra coisa é achar que tudo que está sendo feito até aqui está ótimo, e se apoiar em cima de um aproveitamento de 65% do treinador…
    Não está bom… são eliminações precoce (não incluo o brasileiro), e rendimentos muito abaixo do esperado… Não vejo evolução no time, padrão tático é uma coisa (isso o time tem, mas não precisa ser estático nesse padrão). O time parece um robô, com o Diego esse robô mexe apenas os braços… o q eu quero dizer, falta movimentação, tabelas, infiltrações, chute de longa distância, etc. Não estou querendo dizer que o time é uma porcaria, não é isso… É competitivo sim (nos últimos jogos não, tá se acovardando)… Mas precisamos de mais técnica, controle de bola, nossos jogos estão duro de assistir, parece pelada, muita correria.
    O que falta para o nosso time é mais intensidade “não entenda correria” e movimentação, também “não entenda correria”.

  • Para enxugar o elenco sugiro que a diretoria ofereça ao vasco 4 jogadores e 1 tec. Promissor.
    Vaz
    MA
    Berrio
    Gabriel
    ZR

    • kkkkkk

  • Eu era um dos defensores de Z.R. Porém, hoje vejo que ele não tem experiência pra lidar com esse time que é o melhor dessas últimas das décadas. Dois fatores fizeram mudar de opinião: O Z.R. não é autocrítico(vejo isso nas entrevistas dele), quem não consegue enxergar seus próprios erros já mais vai conseguir evoluir. Segundo, o técnico que escala passando mais em neutralizar seu adversário, do que impor seu jogo (não que esteja errado, mais tem que ter equilíbrio) é muito medroso e não quer ganhar.

  • As Ricardetes devem está feliz com o texto.

    • Estão soltando rojão…kkkkkkk.

    • Inclusive acabou a minha caixa aqui, to indo comprar mais fogos!

      Retrata muito bem o que eu penso.

      Baita de um texto, aliás!

      • Fala Ruan.. a maioria que discorda do texto quer a saída do Zé.. assim como quem gostou quer que ele continue ou seja não tem muito oque argumentar.. abraço…

        • É mais ou menos por ai, sempre foi. Vai da diretoria agora, comprar a torcida e mudar no meio da temporada, ou manter o que eles vem dizendo sobre trabalho a longo prazo. Vamos acompanhar.

          Agora, metade dos que comentam criticando não tem argumentos, ou até não leram o texto. Credibilidade zero.

      • Compra mais e solta no final do Brasileiro se ele ainda estiver la.

        • Deixa comigo, meu querido! Abração!

  • O MELHOR ARTIGO QUE JÁ LI AQUI NA COLUNA! PARABÉNS!!! &;-D

    • Muito Obrigado!!!

      Continue nos acompanhando!!!

  • Ficou a semana toda treinando e o que aconteceu colocou três volantes sendo dois com atuações bizarras(Márcio e Arão) e tome chuveirinho, contra um Botafogo desfalcado e retrancado. Zr veio com sua nova invenção viu que o time não produzia nada puxou Ederson pro meio e jogou o craque lento Arão na ponta. Em vez de voltar com diego no inicio de segundo tempo,voltou com o arao na ponta pois ele é teimoso e a qualquer momento ia sair um gol,quando lançou o diego e depois o VJ o jogo mudou completamente. Fica difícil defender um técnico “panela” no momento que o gabriel voltou de contusão foi relacionado e jogou, marcio araujo não dá carrinho,se escondendo do jogo ultimamente dá um passe pro lado e fica andando,quem tem cartola pode olhar nas estatísticas que guerrero tem mais roubada de bola que o caramujo isso é uma piada mano,arão está numa fase péssima e pra piorar tem marcio araujo como parceiro na volancia e acaba sobrecarregado,vaz esse ta no patamar do caramujo todos os jogos que o vaz ta em campo entrega a paçoca pro adversário, muralha ta uma negação e por que o ZR não saca esses caras do time? Abel barrou cavalieri, cuca barrou felipe mello, milton barrou o nenê… vê a diferença.
    Sempre apoiarei meu time, chega uma hora que cansa começou a fritura porque ele procurou.

    • Então…o MCP explicou essa questão dos 3 jogadores que, de fato, não tinham função de volante, mas a torcida insiste rotular que eram 3 volantes em campo.
      Ele é mais competente do que eu para explicar isso, mas é um fato que função e algo diferente de posição. A ideia do Arão, por exemplo, ali não foi nunca ser um ponta pra fazer a mesma coisa que o Berrio faria, por exemplo.

      Sobre o Diego. Existe um PLANEJAMENTO feito pelo DM para a volta de jogadores depois de longos periodos de lesão. Esse planejamento indicou que o Diego deveria jogar por 30 minutos.

      Panela… isso é coisa de revista contigo.

      MA tem um motivo de ser. Talvez explore isso na próxima coluna.

      A fase do Arão eu associo muito a lesão do Diego. Espero que ele evolua com a volta do Diego.

      O Muralha não esta bem, mas não esta tão mal quanto pintam…

      Cuca acabou de chegar no time, assim como o Milton. É muito diferente. Vai da convicção de alguém que acabou de chegar lá.

      Abraços!

      • Luiz nunca escondi que acho vc o melhor colunista da coluna do mengão,eu vi o MCP dizendo sobre os três volantes porém a minha raiva não é o caso de três e sim quem joga na posição se caramujo e arao estão péssimos porque não testar ronaldo,cuellar e mancuello?
        Abraços.
        Luiz o arao foi sucinto ao dizer que estava na ponta pow arao correndo na linha de fundo pra cruzar foi ridículo o cara não tinha nem noção do que estava fazendo.

        • sem contar Araujo jogando na esquerda? porque não colocou o Mancuello? ou Paquetá, que desenvolveriam melhor a saída de bola? esses errôneos conceitos futebolísticos do Zé e as peças utilizadas deixam o time completamente horrível

          • Marcio araujo tem menos roubadas de bola do que Guerrero no BR17.

          • Marcio araujo tem menos roubadas de bola do que Guerrero no BR17.

        • Como sempre, fico lisonjeado com tais elogios.

          Concordo que a escolha do Arão ali não foi boa. Só acho que as vezes existem ideias que, mesmo não dando certas, necessitam ser compreendidas para criticarmos o que de fato esta errado. Ele podia tentar outro jogador. Improvisou o Arão até para o Cuellar ( muito pedido por muitos ) jogar. E tinha um plano ali. Um plano parecido com o do Mancu. Que não deu certo. E agora, com o Arão, também não.

          Por sinal, achei a entrevista do Arão péssima. Podia ser mais polido né? Jogador não gosta de ser posto no fogo, mas gosta de colocar o técnico no fogo? Por que alguns dos revezes que tivemos esse ano vimos o Arão perdendo gols incriveis e nem por isso o técnico foi na coletiva pra meter o pau no jogador…

          No mais, existem erros do ZR. Claro. Mas a ponto de achar que tem que mandar ele embora pra trazer….sei la quem?

          Abraços!

      • tuas palavras indicam que o time é dependente do Diego, Arão ruim sempre com ou sem Diego, quem faz a saída de bola? Diego, pra que servem então Arão e Araujo? quando o time tinha o Alan Patrick ocorria o mesmo problema, e os volantes eram os mesmos.

        • Não foi só o Diego. Quando o Diego machucou o time ainda manteve o nível de atuação razoavel.

          Ai sairam o everton, o Berrio, o Mancuello etc. Mesmo não sendo titulares seriam peças importantes…

          Abraços!

      • Qual é a principal do função Arão, Cuellar e MA? Então como não eram três volantes? E pior, escalados de forma errada. Isso sim é ser estudioso.

    • Concordo plenamente, completamente equivocado torcedor achar que estavam faltando peças pro Zé, ele não escolhe as melhores e isso é fato!

      • Por que ele não testou três volantes ronaldo,cuellar e mancuello?
        Sempre há peças mano.
        SRN.

  • Apoio total

  • Concordo plenamente com tudo que está escrito. O verdadeiro torcedor vai apoiar sempre.
    Acredito q ZR faz uma boa campanha… Tem bons numeros. Nao lembro de outro técnico com campanha parecida. Já passaram luxa, muricy, oswaldo e sempre foi a mesma coisa.
    Com a volta d Diego, Donatti e a vinda d ER… Nosso time ganhará e muito c seus talentos.
    Minha torcida eh que ZR faça esse time brilhar o qto antes pois sei q agora temos força.
    SRN.

    • Muito obrigado!!!

      Continue participando!!!

      Abraços!!!

      • Parabéns…

    • “O verdadeiro torcedor vai apoiar sempre”… é piada né ?.. kkkkkkk…o mesmo papo do Bandeira de Melo…”falso torcedor”.kkkkk.de”corneteiro” evoluiu pra “falso torcedor”.kkkkkkkk

      • Assim como “o modinha” evoluiu para “ricardete”.

        Esses extremismos são ruins.

        Abraços!

        • Concordo..sou totalmente contra esse papo de ricardete e corneteiro só por não concordar com a opinião…

      • Tá virando blog de humor aqui, agora temos que apoiar incondicionalmente esse técnico, senão, não somos flamenguistas kkkkk

        • Fazer o que né. …kkkk

  • Concordo. Trocar o técnico agora é pedir para jogar fora a temporada. Não pelo Zé ser intocável, tem que cobrar, mas um técnico novo vai falar de tempo pra implementar o que quer, vai causar instabilidade porque o grupo não está rachado, não acho a melhor escolha.

  • O cara fez um testamento. Parei ler no segundo parágrafo. Deve ser parente do ZR.
    Futebol é resultado e desempenho.
    Em um ano e meio os resultados esportivos não vieram e o desempenho é ruim. O técnico escalou mal nos principais jogos do ano e substituiu pior ainda, insiste em peças improdutivas. Não acho que criticas são um processo de fritura, são oportunidades de melhora, principalmente quando são pertinentes.
    No ano de 2017 a diretoria vendeu um produto para a nação, que foi a libertadores da América, a torcida comprou mas não levou, vamos reclamar com quem agora amigo? Procon? Um clube como o Flamengo vive de títulos…não de treinadores e dirigentes…
    Se o ZR e o time conseguir ganhar jogos, com certeza terão o meu apoio, caso contrário terão as minhas críticas. E ponto!

    • Então….de fato foi uma coluna enorme. Mas não tinha como ser menor.
      Não, não sou parente do Zé Ricardo.
      Futebol não deve ser avaliado APENAS por resultados. Desempenho de fato é importante. E o desempenho do Flamengo até essa série de lesões era bem interessante. Um time que controlava o jogo e que costumava criar muito mais que seus adversários, passando pouco risco.
      Em alguns momentos o técnico errou. Como qualquer outro vai errar. Se for trocar de técnico a cada erro cometido vai ser a mesma “trituradora de técnicos” que fomos nos últimos anos…

      Vivemos de títulos…em 20 anos (93 até 2012) forma 3 títulos que eu considero relevantes… mais um em 2013. Vivemos de títulos, mas se a avaliação de quem manda no futebol for superficial, sem avaliar o trabalho e sem contextualizar as coisas continuaremos a viver de brilharecos.

      Fomos desclassificados da libertadores. Mas o ano não acabou. E não é hora de troca de técnico.

      Sigo confiante no bom trabalho.

      Abraços e continue participando!!!

      • você avalia o tme no carioca? sério?avalie os jogos da copa do brasil, os jogos da libertadores e as quatro rodadas do brasileiro…que flamengo é esse se não um bando correndo em campo, uma partida o flamengo terminar com 4 laterais, 3 volantes e 2 zagueiros e um atacante isso é normal?

        • Os jogos da Libertadores, em casa, o time apresentou boa performance. Mesmo nos fora de casa, perdendo, o desempenho foi bom ( exceto no desastroso jogo do San Lorenzo ) e não conseguimos coisa melhor muito por falhas individuais.

          Não dá pra negar que o ZR foi muito mal no jogo do San Lorenzo. Mas, não coloco só na conta dele essa eliminação. E não acho que seja motivo pra mandar ele embora…

          Abraços!

      • Brincadeiras a parte

        2 copas
        1 brasileiro
        2 tri
        1 Mercosul
        Isso com adms desastrosas.
        Agora com clube equilibrado produzimos pouco.

        • 20 anos de gestão. em 4 a atual gestão ganhou uma copa BR e ajustou o clube para disputar TUDO de agora em diante.

        • O bom que você compara períodos iguais né, ai fica bem justo de discutir e debater, legal, parabéns.

        • Muito pouco tempo ainda para avaliarmos. De fato nessas condições boas temos mesmo 2017. Esse é o primeiro ano. Começamos mal. Mas acredito que 2017 será um ano com muitas alegrias para nós.

          Abraços!

      • Cobrança No Fla vai sempre existir..
        Pra vestir o manto, “tem que ter colhon”.

        • Concordo. Mas assim, cobranças em excesso atrapalham

          Abraços!

      • Perfeito . Estou nessa contigo. Lembra de Tite no Corinthians? imagine se a diretoria do clube paulista tivesse mandado o cara embora após aquela eliminação vergonhosa na libertadores? Vamos com calma torcida do Mengão, o ano ainda está longe de acabar. Eu só queria ver a cara desses torcedores se acontecer de ZR e & vencer pelo menos 2 competições até o final do ano e todos os nossos adversários forem eliminados de todas as competições que disputam… Vou dar muitas gargalhadas .SRN.

        • Tamo junto!!!!

          SRN

    • Parou no segundo parágrafo? Perdeu a razão para comentar. Como o sujeito quer discutir algo que sequer leu? Como contra-argumentar uma opinião se não souber qual é a opinião?
      Que diretoria vendeu a libertadores e para quem? A diretoria fez 2 promessas à torcida: um time cada vez mais forte e uma gestão honesta e eficiente. Está entregando. A cada ano o time melhora, a cada ano mais e mais prêmios por boa gestão são conquistados. Título é consequência de um trabalho bem feito. Se o Flamengo disputar a libertadores com um time competitivo um ano após o outro, com certeza uma hora venceremos. Nenhuma diretoria no mundo seria leviana a ponto de prometer um título como o da liberta.

  • Pra mim tem um erro que culmina em tudo. O Flamengo só tem uma jogada, cruzar na área. Como a gente não usa bem esses cruzamentos, que são absurdamente muitos, a maioria deles acaba por gerar contra-ataques perigosos porque o time ta todo na frente. Ai o que o treinador pensa? Preciso me defender bem. Então enche de volantes que precisam correr atras dos atacantes adversários. O preferido é o mais rápido o pereba do MA, que por isso é imprescindível e tão defendido pelo Zé. Se o Flamengo parasse de cruzar tantas bolas e tentasse outras jogadas mais seguras, não haveriam tantos contra-ataques e logo não precisariamos talvez nem de 2 volantes. Assim poderiamos colocar por exemplo, ER, Diego, Conca , VJ e Guerrero sem medo. SRN

    • Amigo Vinicius, naquele contra ataque que o Roger perde o gol, mostra o quanto o time se desorganiza fácil, botafogo manteve postura durante todos os 90 minutos, e aquele erro: o Pará que deveria está fazendo a cobertura ao lado do indiscutível araujo, mas onde ele estava? batendo escanteio, e quem foi cobrir as subidas do dois zagueiros e dos dois laterais? ninguém…

      • Quando tem escanteio então. O time vai igual a um bando.

        • um bando mesmo

    • Então….olhando para o time ali pra meados de abril e até mesmo um pouco depois, eu até acho que o time já cruzava mais do que devia. Mas não “vivia disso”, na maioria dos jogos. No mais, sim, um time que joga nesse 4231 vai ter muitas jogadas de linha de fundo. Mas não necessariamente todas tem que culminar num balão para área.

      Concordo com vc quando fala dos contra ataques que isso tem gerado contra nós.

      Não necessariamente o Flamengo “se enche de volantes” por uma questão meramente defensiva. Isso, por sinal, aconteceu recentemente, num momento muito delicado por time, tanto psicologicamente quanto em questão de lesões. Com a volta dos lesionados acredito que isso vai mudar logo e veremos novamente um time equilibrado e seguro, que é o que tinhamos até meados de Abril.

      O MA, por mais limitado que seja, tem um motivo de ser… acho que vou explorar isso na minha próxima coluna…

      Abraços!!!

      • O Zé escalou voalntes para segurar a defesa, ele mesmo falou em entrevista coletiva, e ele tinha muitas opções no elenco, escolheu os de sempre….arão araujo e cia

      • vai perder seu tempo defendendo o Araujo?

        • Olha….é um assunto razoavel. Mas aceito sugestões de temas…rs

          Abraços!

  • Lembrando que no início do ano, o nosso time apresentava o melhor futebol do Brasil, inclusive nos 3 primeiros jogos da libertadores. Depois que perdemos o Diego principalmente, o Everton em algumas partidas, a lesão do Romulo e do Donatti, ai o nosso time caiu muito de rendimento. Acho justo o Zé Ricardo ter mais uma chance, ainda mais agora com as voltas dos principais jogadores do elenco. Se fosse pra trocar de treinador agora, só se fosse pra trazer o Tite, Cuca ou o Abel, mas ambos estão empregados. O Dorival é mais experiente, mas vejo ele no mesmo estado do Zé Ricardo no momento, passou por varias eliminações no Santos e não ganhou nada de importante em um elenco que também é considerado bom.

    • As pessoas esquecem rápido….kkkkkkkkk

      Abraços!

  • Resumindo!

    São 40 milhões de torcedores, nada, absolutamente NADA vai agradar a todos.

    Construiu o Estádiio da Ilha, teve gente reclamando que podia ser maior, estádio próprio etc
    Diretoria recuperou as finanças, mas a diretoria não entende de futebol, Flamengo não é banco…
    Construímos o CT, mas poderia ter usado o dinheiro em contratações…
    Trouxemos Éverton Ribeiro, mas muito dinheiro para um jogador de 28 anos, temos vários pontas, desnecessário a contratação…

    Se mandar Zé Ricardo embora, não importa quem venha, vai ter gente reclamando. Dorival, Cuca, Sampaoli, TIte, alguém vai reclamar…

    O mundo ideal é Fla ganhar todos os títulos e todos os anos, mas ainda assim acho que vai ter gente reclamando 😉

    • “Construímos o CT, mas poderia ter usado o dinheiro em contratações” quem falou uma insanidade dessas? kkkk

      • Dureza….

  • Treinador é como goleiro, tem que passar confiança. Não adianta ficar assustado na beira do campo, esperando a torcida pedir as substituições.

  • Quero ver se o time começar a vencer, emplacar umas 3 vitórias seguidas, esse pessoal vai voltar aqui para elogiar o ZR! rs

    • Fale por você.

    • fale por você amigo três vitorias consecutivas é obrigação sport, avai e ponte mais que obrigação esses times brigaram para não cair..ou não?

      • Ponte preta briga por libertadores, mas os outros dois é obrigação vencer, pois ambos vão brigar pra não cair.

        • libertadores?se considerarmos que Flamengo-Galo-Peppas brigam por título… e Corinthias-Gremio-São Paulo-Cruzeiro-Santos-Fluminense-Botafogo-Atletico-PR brigam pelo que? dizer que ponte briga por libertadores é colocar entres os seis melhores times do Brasil.Absurdo

          • Por enquanto é G6, mas muito provavelmente se tornará um G8 como foi no ano passado. A Ponte Preta tem jogado muito bem, ganhou inclusive ganhou do São Paulo no última rodada (um dos que vc apontou como candidato a vaga na libertadores), arrancou um empate contra o Galo fora, e tem feito um ótimo ano. Vejo a Ponte Preta e a Chapecoense no mesmo nível do Cruzeiro e do Fluminense hoje.

          • g8 em 2017? o México ficará com as duas vagas que foram abertas em 2016 para o Brasil, e no Brasileiro são cinco vagas, o Campeão da Copa do Brasil dá acesso. esqueceu? caso um dos campeões seja alguns dos 6 aí sim será g7

          • Não só a copa do Brasil mas tbm a Sul americana. Digamos

    • Quando ganhamos o carioca jogando bem, não apareceu nenhum para criticar…..rs

    • Vão sumir ou arrumar outro pra Cristo. Gostam de descontar as frustrações pessoais e o próprio fracasso e insignificância nos outros.

    • Né?

  • Me poupe né! Não quer que o técnico vá embora sim, beleza, mais questionar a cobrança da torcida, isso sim pra mim é uma insanidade total!!!!!!!

    O time não vem bem e quer que todos fiquem feliz e apoiando as bizarrice de sua escalações com Gabriel, Marcio e Vaz? Arão caiu muito de produção não pode ser barrado nem um jogo pra ver se outo pode render? Vizeu não joga mais e temos que ficar felizes com a escolha?

    O maior problema desse Técnico é sua teimosia com alguns jogares totalmente questionáveis até aqui na coluna, sinto muito mais o time não vem bem desde o final do ano passado e esse ano na mudou (jogos contra times pequenos do carioca pra minha pessoa não conta) contra os grandes da pra contar no dedo quando o time foi fora de Serie, o time não tem jogada ensaiada e nunca faz um gol de bola parada (Olhem o jogo contra o Faísca, tanta oportunidade), Desclassificação da Liberta enquanto nosso rivais com times muitos piores passaram com gloria. Por favor respeitem o Flamengo não me contento com essas derrotas, desclassificações e vexames que estamos passando com esse técnico que tem medo de Ganhar. Me poupe dessa proteção, quase fomos embora da Copa do Brasil também, tem que esperar o final do ano pra cobrar?

    • Não questionei a cobrança da torcida. E sim o tom da cobrança.

      O momento não é de trocar o técnico na minha opinião…

      Abraços!!!

      • Na minha opinião ficou feio mesmo “A insanidade na fritura de Zé Ricardo”, ficar defendendo um cara que não se defende fica feio pra você e para a própria coluna, já parou pra pensar alguns podem parar de acompanhar a coluna por causa desse seu texto? Você escreve muito bem, vou esperar o seu próximo texto explicando porque o Zé se queima tanto e porque devemos ainda acreditar nele!!!

        • Isso é muito pessoal. Por exemplo, tem gente que pode parar de acompanhar a coluna por conta de um texto incisivo dizendo que o ZR tem que ir pastar…

          Eu procuro fazer o meu trabalho da melhor forma possivel. Faço o que posso pra ser ponderado.

          Não sei sobre o que será a próxima coluna. Nem sabemos se o ZR ainda estará no Flamengo…

          Mas te adianto que grande parte da minha convicção vai da avaliação positiva que tenho desse time até meados do fim de Abril… Será que desaprenderam?

          Agradeço pelo elogio e aguardo seu comentário aqui e nas próximas colunas!

          Abraços!!!

  • Dizer que a torcida não pode questionar e que deveria aprender a torcer direito, isso pode. Mas dizer que o Zé Ricardo não pode errar mais nas escalações e deveria aprender a ter e apresentar mais variações táticas, isso é proibido?

    • Luiz Henrique Amorim: Vulgo líder do Fã clube Ricardetes unidas.

      • Que absurdo…

    • Poder questionar pode. Mas eu acho que certos questionamentos não são justos. Muitos dos “erros” do ZR não são erros de fato e sim divergências de opinião, tratadas como se fossem heresias por parte dele.

      Variações taticas… é nitido que hj o ZR tem uma predileção pelo 4231, que pra mim é um nome bonito para para o 433 “moderno” que parece mesmo é um 451, com jogadores mais abertos.

      Dito isso, em outros jogos da temporada o Flamengo apresentou outros esquemas taticos. No jogo contra a catolica, por exemplo, o flamengo jogo num 442 bem moderno, com o Diego bem livre…isso não fui só eu que vi. E tem outros jogos também.

      Contudo, até pelo momento q o time vive, com desfalques e com a eliminação traumatica, acho natural que ele “segure” um pouco o time, até para resolver um problema sério que vimos no péssimo jogo contra o Atl GO, por exemplo : Compactação. Eu entendi as escolhas dele contra o Atl PR e contra o faisca nesse sentido…

      Espero uma melhora substancial no time logo.

      Abraços!

  • Tadinho só Zé Retranca, que garoto injustiçado. Bilu,bilu,bilu La teteia!!! Espero que se sinta melhor agora.

  • Acho que tem censura aqui.

  • pqp. .perdi meu tempo lendo metade desse texto. … …poderia responder com argumentos cada situação colocada aí.. mais não vou mais perder meu tempo pois seria bater na mesma tecla..Vou so colocar uma situação. .Vamos esquecer a vergonha do palestino vamos esquecer o ano passado e vamos avaliar só esse ano do aprendiz. ..aí vou fazer só uma pergunta o trabalho desse ano é bom ?….que o diga a libertadores que foi colocado na conta do aprendiz. …até agora esse aprendiz só vem mostrando que estão certo os que o criticam ..

    • Boa. ZR aprendiz!

    • O ZR teve muito tempo para trabalhar a equipe, e não conseguiu nada de diferente, o mesmo chuveirinho que a equipe do coluna criticava o Muricy ocorre na mesma proporção ou até mais com o Zé e diga-se com material humano muito mais qualificado mais muito mais…

      • Sim….esse papo de ele esta evoluindo….tá evoluindo com passos de tartaruga , vamos esperar essa evolução até quando ? evolução que os seus defensores esperam sendo que esses criticam o Vaz ,Márcio, gabriel e Damião e o aprendiz nunca deixou de confiar nesses jogadores…qual é a lógica disso ? Eles defendem o aprendiz e criticam esses perebas sendo que o aprendiz tem esses perebas como importantes. ..

        • Exato Sr Silvio MArcelo…queria saber? mas todo mundo sabe empresario escala esses jogadores

    • Olha…eu lamento se você “perdeu seu tempo” lendo a coluna. Eu faço o melhor que eu posso, mas nem Jesus Cristo agradou a todos…quanto mais eu.

      No mais, saindo dos termos pejorativos e tal ao técnico o trabalho é bom pelo seguinte motivo:

      O Flamengo, até essa série de lesões, era um time muito seguro e equilibrado. Você pode não gostar do jeito que o time joga. Isso é um direito de cada um. Mas é inegável que o Flamengo tem padrão de jogo. Tem uma idéia. É um time que costuma controlar a maior parte das suas partidas, tendo mais chances contundentes de gol que seus adversários.

      Agora, com tantas lesões e problemas…complicou muito.

      Acredito em uma melhora grande e logo.

      Abraços.

      • Entendo… abraços..

  • O que tenho a dizer…
    Muita defesa em cima de pontos que criticavam o Muricy em 03 meses. Isso tudo chamo de hipocrisia…Muricy com um time com PV – Wallace-Cesar- na zaga, Rodinnei acabando de estrear, Jorge ainda em início de temporada, Cuellar-Arão-MAncuello ( tudo contratação nova, e Muricy foi quem realmente utilizou o Mancu na sua função) com Cirino- Fernandinho e Guerrero? cara olha esse time, e vejam quantas criticas ele recebeu?
    Zé Ricardo em um ano….merece realmente essas ponderações todas de defesa, sem contar que: Muricy reclamava que não tinha Maracanã, não tinha casa, CT terminado, era muita viajem, desgastava jogador, era início de temporada, precisava de reforços, e nada de alisa-lo passar mão na cabeça….
    agora vêm o Zé e tudo que criticavam Muricy passam mão na cabeça deste. Muita hipocrisia por parte de quem escreveu isso muita mesmo…
    Zé Ricardo em um ano com tantos reforços com Cariacica, e no final com Maracanã conseguiu o 3ª lugar sendo que perdeu pontos justamente dentro de casa…em 2017 ganha mais reforços, e ganha um carioca e eliminado da principal competição Libertadores, o time jogando mal, perdendo gol, e os jogadores criticados por muitos sempre sendo utilizados…e mão na cabeça do Zé??? Hipocrisia!!!

  • Bom texto.

  • Espero que o Flamengo passe logo por essa fase, aí vamos decolar e ngm segura mais!!
    A torcida tem que ajudar mais!

    • Eu tb. Vai começar hj, se Deus quiser. Ficar livre desses cornetas. Só atrapalham, imediatistas.

  • Respeito a opinião do colunista, mas não concordo.

    Indiscutivelmente o elenco é muito mais qualificado que outrora.

    Todas as situações que você expôs como eliminação na libertadores e diante do palestino na sul americana, aliado ao futebol medíocre apresentado, já são suficientes para mandar esse técnico para bem longe do Flamengo, com muita razão e imparcialidade.

    Grande parte da torcida, leia-se a maior parte da massa, não concorda com a manutenção do treineiro.

    A diretoria deveria ouvir o apelo da nação. ZR tá fazendo escola com a sua teimosia insana, disseminando esse mau hábito entre a diretoria.

    • A discordância faz parte do processo!!!

      Eu acho que existe toda uma contextualização que deve ser feita, tanto na eliminação para o Palestino como na mais recente, para o San Lorenzo.

      Palestino: A situação física e a logística pesou demais pro time naquele momento. O time jogou com 6 desfalques se bem me lembro e mesmo assim o time morreu fisicamente.

      Libertadores 2017: De fato no jogo com o San Lorenzo o ZR foi muito mal, assim como o resto do time. Mas eu acho um erro avaliar nossa desclassificação apenas por esse jogo. Perdermos outros 2 partidas em casa, nas quais tivemos domínio do jogo e falhas individuais de toda a espécie nos fizeram colher maus resultados.

      Tenho muita dúvida sobre essa “grande parte da torcida”. Seja por não achar que as redes sociais de fato representam fielmente o pensamento da torcida, seja pela recepção dessa coluna, aonde vejo muitos comentários divididos ou seja pelo momento ruim do time, que eleva a “bipolaridade” de boa parte da torcida. Muitos dos que hoje acham o ZR péssimo irão apoia-lo em caso de 2 ou 3 vitórias.

      No mais, espero que a diretoria não de ouvidos ao “apelo da nação”. Primeiro, por que trocar de técnico tem que ser algo muito bem pensado e feito apenas em situações extremas, na minha opinião. Segundo que, como li recentemente no bom blog “Olhar Cronico Esportivo” ficará claro que não são nada mais do que “torcedores no comando”, amadores, avalistas de resultados puramente e que se dobram ao bel prazer de qualquer Revés.

      Abraços e continue nos acompanhando!!!

      • Questões físicas e logisitica não eram aceitas aqui nessa coluna no pouco tempo que o Sr Muricy esteve a frente 03 meses. E ainda o culpavam de estar jogando contra a diretoria.

        • Não foram aceitas por mim especificamente?

          No mais, o time não era o titular contra o Palestino de forma alguma. E mesmo assim era um time nitidamente destruído fisicamente…

  • Esse texto é uma lufada de lucidez em meio a tanta corneta despropositada por aí. Parabéns!

    • Muito Obrigado!!!

      Continue nos acompanhando!

  • parabéns.

    • Obrigado!

  • Vinny Dunga fazendo escola!

    • Que absurdo… Nosso querido colega Vinny merece nossa admiração e respeito.

      Abraços!

  • O Flasofá está sempre atuante, nunca se contenta.

    • Né? Nunca ta bom. Bom era antes, falido, brigando pra não cair e com um brilhareco a cada eclipse lunar…

      Abraços!

      • mas ninguém está falando ou criticando as questões financeiras, estamos comentando “criticando” o retorno esportivo…que até agora nada nada…a insistência num time com o mesmo material humano, sem restrições

        • Acho o tempo de avaliação pequeno. De fato, com condições favoraveis e estrutura, temos esse 2017, que de fato também, nos trouxe uma decepção ernome. Mas o ano ainda não acabou. E eu acredito no trabalho que vem sendo feito.

          Abraços!

      • Outros tempos meu amigo. Evoluímos e temos que continuar progredindo, mas não com esse técnico falso estudioso. SRN

        • Não acho justo chamá-lo de falso estudioso…

    • Fla depressão… Famosa! 40 milhões né, deixemos os cornetas depressivos destilarem suas frustrações na web. SRN

  • Está torcida é muito vitimista , sempre acha alquem para se martilizar , se não é o técnico com seus incríveis 65 % de aproveitamento e um jogador , um medalhão e pasmem senhores até os jogadores dá base eles não perdoam a própria torcida tumultua o ambiente do clube . Que nojo dessa parte dá torcida.

    • Pois é. Já tem gente crucificando o Matheus Sávio. Lamentável.

      • Um tremendo absurdo!

      • A nossa torcida é assim. ..Não concordei com as vais ao Mateus savio. ..Assim como no maracana uma parte da torcida gritava o nome do Márcio Araújo …nossa torcida é assim seja no Rio..Fortaleza ou Belém. .brigar com isso é loucura. .

      • São sempre os mesmos cara. Repara! Perseguem todos. Nem dou bola, só pra quem saber argumentar futebol com o mínimo de razoabilidade.

        • Eu fico entristecido porque isso atrasa o processo de inserção dos jovens jogadores. Mas vida que segue. SRN

  • Excelente texto Luiz! Como de costume! Assino embaixo! Qto aos chorões… Sempre existiram e vão existir. O problema é que agora têm voz na rede social, com a tal inclusão digital. Concordo que algumas escolhas do Zé são questionáveis e que ele é teimoso. Qual técnico não é?! Mas a maioria q pede a cabeça do técnico não tem qualquer argumento plausível. Reclamam por reclamar,pra perseguir, difamar. Se cair o Zé, daqui a um mês já estarão chorando as pitangas. Devem sentir falta de Luxemburgo, Ney franco, Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira, Waldemar… Aliás, todos esses foram perseguidos duramente também, pelas mesmas hienas virtuais, frustados e insignificantes. Aos que debatem e criticam com educação e argumentos técnicos e lógicos minhas desculpas, esse texto não é pra vcs. SRN

  • DESASTRES QUE JA VI JOGAR NO FLAMENGO !!

    -RODRIGO ARROZ
    – GAVILAN
    -PAULINHO O COVEIRO
    – MURALHA
    -VAZ
    -FERNANDO (IRMAO DO CARLOS ALBERTO)
    – FERNANDO ZAGUEIRO
    – JAILTON
    – ALMIR EX BOSTA
    -FERNANDÃO
    – CRISTOOVÃO BORGES
    – WALDEMAR LEMOS
    – MANO MENEZES
    – CARLOS EDUARDO
    – MARCELO CIRINO
    – EDMUNDO
    – LEANDRO AMARAL
    – VAL BAIANO
    – JOSIEL
    -SAMBUEZA
    – PERALTA
    -SILÁS TECNICO
    – BRUNO SILVA
    – VAL
    – FERNANDO BAIANO
    ……… SE VOCE JA PASSOU MAL, JA CHOROU COM ESSES NOMES, DEIXE SEU DESLIKE, CONTE ALGUM RELATO QUE JA PASSOU COM ALGUM DESSES NOS COMENTS ………. DEUS NOS AJUDE !! SRN

    • Põe também o Dimba, Leo Medeiros, Valter Minhoca, Digão, Val. Chega se não vomito. . rsrs

      • lendo isso ai, dava pra ser jogador ne? kkkk

    • Se esse Paulinho coveiro é o cabeça de area de 2006, ele era ruim mas era 100x melhor que o Marcio Araujo, só pra quem não viu ter idéia da ruindade do MA.

      • acho que era mesmo nivel kkkkkk

      • Mesma merda os dois

    • Negreiros e Borja… tranquilamente os piores atacantes que eu vi com a camisa do Flamengo, e eu já vi muita coisa ruim.

      • “boa “lembrança kkkk

      • Nossa! Negreiros era tenso…

  • Vamos aos pontos
    1. Ninguém é mais flamenguista que ninguém, mas o time está mal faz tempo.Desde o fim de 2016
    2. Ninguém é obrigado a ser campeão. Campeão só tem 1. Pelo contrario, o zé fez uma campanha quase irretocável em 2016. Mas não é porque ele
    foi 3º em 2016 que ele será 2º em 2017. O Mourinho é conhecido por fazer um 2º ano muito melhor que o 1º, mas depois é ladeira abaixo. O time está mais encorpado, logo, se foi um grande feito classificar para libertadores ano passado, este ano não é;
    3. OK. Mas sua comparação ai também esta deturpada. Não tínhamos time/estrutura/dinheiro que temos hoje. Ser eliminado com wallace, André santos, negueba, amaral, paulinho é uma coisa totalmente diferente de Guerrero, Rever, Arão e por ai vai. Aliás, Gabriel e Marcio Araujo estavam lá também.
    4. Concordo. Estamos só na 4ª rodada. Mas no Brasileiro, vencer é preciso. Se você quer comparar posição de tabela, digo que o vasco tá na nossa frente, simplesmente porque venceu. Empate nem sempre é um bom resultado com esse critério de
    classificação. Alem disso, os outros favoritos, todos estão na libertadores, então suas criticas são aliviadas até serem eliminados..
    5. Discordo. É quando falta o craque que o time tem que ter elenco e o técnico tem que saber se virar e mostrar o que pode fazer. Dizer que o time tem um elenco qualificado e depois reclamar do desfalque soa muito falso. É mais fácil ser treinador quando o messi está em campo.
    6. Jogar com 3 voltantes não significa ser retranqueiro. Mas colocar os volantes em posições que eles não sabem fazer, é pior. Alias, o esquema com 3 volantes pode ter sido adotado para melhorar a saída de bola. O que chega a ser louco, se você parar e pensar.
    7. Os ataques de sempre, são feitos pelos modinhas do #Fora Ze Ricardo, mas as defesas de sempre são feitas pela turma do #Ze Ricardiola
    8. Concordo que a troca tenha que ser pensada e etc. Mas não trocar porque não “tem outro no mercado” é a mesma coisa que estar numa casa pegando fogo e desabando, e não fugir só porque não tem pra onde ir. Não acho que tinha que demitir o Ze depois da eliminação na libertadores, mas não dá pra culpar os maus flamenguistas e é bom começar a ter em um plano B
    9. Nem pode achar incontestável. Só pelo fato dele ser treinador do flamengo, já deve ser contestado. Agora apoiar e ter paciência também tem limite. É preciso entender que quanto mais se qualifica e fica mais forte, mais exigido você é. estamos com um time cada vez mais forte e não querem subir o padrão de exigência? Existe o lado bom e o lado ruim em querer ser o “real Madrid”

    • Perfeito Thiago…. bem colocado!!

      • É Flavio, kkk.

        • Kkkk…verdade

          • Esse colunista deve ta brincando de ser Flamenguista só pode. Perfeita Analise Flavio.

          • Não, não estou.