A insanidade na fritura de Zé Ricardo

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Ah, o que seria do Flamengo sem essa aura de turbulência a todo momento que nos é tão peculiar? Quando se pensa que o assunto da vez é um logo outro acontecimento toma conta do noticiário e da mente dos Rubro Negros. A bola da vez segunda feira era o técnico Zé Ricardo, grande responsável pela enorme crise (???) pela qual o Flamengo passa hoje. E mesmo com a mudança completa de foco por conta da excelente contratação do Everton Ribeiro, acho importante falar sobre esse processo de fritura esdrúxulo que parte da torcida quer impor ao nosso técnico.

Nos mais de 2 anos que escrevo essa coluna sempre fiz um esforço enorme para falar com vocês de forma simples e ao mesmo tempo trazendo uma opinião racional, tentando sempre deixar o lado torcedor em segundo plano. E por mais incômodo que que isso possa ser, não farei diferente agora. Sinceramente, os pedidos da cabeça do ZR em uma bandeja de prata que tenho visto me parecem absolutamente despropositados. E já peço perdão pela enorme coluna, mas peço a paciência do meu leitor. Esse assunto precisa ser debatido.

“Ah, mas você não é Flamengo. Não é possível que você não veja que o time esta muito mal”. Calma lá amiguinho. Antes de julgar a minha torcida ou a minha análise ao menos faça uma força para ser menos passional e mais racional ao avaliar a questão. Vejam as pérolas que aparecem quando vamos ver as críticas ao nosso técnico:

*Flamengo 3º colocado do Brasileiro 2016: Sempre começa com a BALELA de que o Flamengo tinha obrigação de ser campeão brasileiro em 2016 e não foi por CULPA do Zé Ricardo. Mesmo com a troca de técnico, com o elenco fechado em julho para agosto e mesmo com todo o problema de logística que foi enfrentado ano passado. Mesmo com todo o desgaste do elenco. O contexto não importa. É mais fácil culpar o técnico do que tentar entender todas as questões envolvidas. E ai sempre caímos na conversa que não temos que comemorar o 3º lugar. Como se alguém tivesse ido as ruas para comemorar tal “façanha”. Que piada.

*Vexames: Ah, os vexames. Enchem a boca pra falar da desclassificação na atual Libertadores e também da derrota para o pequeno Palestino, novamente sem ligar de forma alguma para qualquer ponderação. E logo em seguida pedem “o Flamengo de volta”. Um Flamengo que ganhou 3 títulos importantes em 20 anos ( Mercosul em 99, Copa do Brasil em 2006 e o Brasileiro de 2009). Comparam 20 anos com 4, dizendo que bom era quando, nesses 20 anos, tinhamos um brilhareco qualquer e depois eram 2 ou 3 anos brigando para não cair. “Ah, mas era bom por que ganhávamos o Carioca”. Sem mais…

Posição na tabela: Estamos na 4ª rodada. E já na 4ª rodada já temos questionamentos sobre a nossa posição em relação a outros times. Apenas 4 rodadas….isso beira a insanidade. Me digam quantos times foram campeões na era “pontos corridos” e estavam na liderança na 4ª rodada do campeonato? Agora, me digam quantos ocupavam essa mesma posição e nada conquistaram ao fim do ano? No mais, basta olhar a posição dos outros “favoritos” na atual tabela para concluir que: 1- É muito cedo ainda. 2 – O campeonato aqui é muito difícil e equilibrado. Bom senso faz bem de vez em quando.

Desempenho: É um fato que o desempenho do time caiu. Caiu quando o Diego se machucou e caiu muito mais nos jogos contra o San Lorenzo e contra o Atlético GO. Contudo, acredito que pensar nisso sem ponderar sobre os desfalques que tivemos é até leviano. Diego, Everton, Berrio, Donatti, Ederson, entre outros que ficaram de fora menos tempo como o Guerrero e o Mancuello. Todos titulares ou jogadores que brigam por posição. Usem a cabeça amigos…nem o Barcelona vai manter o nível de desempenho do time com tantos desfalques. Desempenho que, por sinal, apresenta melhora depois do tenebroso jogo contra o time goiano. Basta ter o mínimo de boa vontade para ver. E a tendência é melhorar mais. E rapidamente.

3 volantes: o Mauro Cezar Pereira já explicou 2 vezes ao menos isso. NÃO É UM ESQUEMA COM 3 JOGADORES EXECUTANDO FUNÇÃO DE VOLANTES DE FATO. Tenho certeza que ele é mais qualificado do que eu para explicar isso. Mas recomendo muito que alguns torcedores vejam esses vídeos. Enriquece o conteúdo do debate. Sai da mesmice.

Isso sem falar os achaques de sempre: Paneleiro, amante de perebas, complô contra os estrangeiros, retranqueiro, covarde, burro, frouxo e outras coisas que lembram mais matérias de revistas de fofocas do que uma discussão futebolística com o nível mínimo exigido. E o que mais me espanta é a autoridade com a qual alguns falam. “Ah, como o Zé Ricardo é burro. Por que ele escalou jogador “A” quando eu tenho certeza absoluta que seria muito melhor o jogador “B”? Isso do auto do sofá do cidadão, de frente a TV, com uma cerva na mão e com um Smartfone na outra. Algumas vezes até no afã até de se tornar mais um desses “famosinhos” do Twitter, destilando seu veneno sem o menor pudor. Mas sem saber quase nada da parte tática do jogo, nem pra onde vai um treino. Sem acompanhar o dia a dia do clube, sem conhecer os jogadores e sem ter a mínima noção do que acontece num vestiário. Opinião todo mundo pode e deve ter. Mas a certeza na hora de condenar as escolhas tomadas assusta. Muito. O tom e o volume das críticas também.

“Ah, mas não é possível que você esteja gostando do que está vendo. Você só pode ser torcedor de chapa, de diretoria, de técnico. Aqui é Flamengo”. Calma amiguinho. Pra começar, se eu tivesse direito a voto na eleição passada, sequer teria votado no Bandeira. No mais não é questão de gostar ou não. É questão de ser sensato na hora de avaliar. E de entender que troca de técnico é algo que tem que ser feito em último caso. Algo que não é o nosso caso. “Mas em 2009 trocamos e fomos campeões. Em 2013 também”. É. E em 2010, 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016 também trocamos. E não fomos campeões de nada relevante. Assim como em 2007,2008,2005,2004,etc. Troca de técnico tem que ser algo muito bem pensado, planejado e motivado. Não pode ser a maré da torcida. Senão cai na ciranda do nosso futebol, que nunca evolui, entre outras coisas por isso. Dirigentes sem convicção, que contratam mal e demitem pior ainda. Amadores que a qualquer sinal de pressão demitem e contratam técnicos, como escudos para a própria incompetência. Espero sinceramente que nossa diretoria não caia nesse erro novamente.

E já falei outras vezes aqui que acho perfeitamente normal o torcedor ser absolutamente emotivo. E nisso fazer “avaliações” que beiram a infantilidade, tais como sempre vincular um bom trabalho a títulos de imediato, por exemplo. Afinal, o torcedor quando torcedor não tem obrigação ( e muitas vezes nem vontade ) de tentar entender as nuances e detalhes que cercam um clube de futebol. Estrutura, logística, planejamento… tudo isso é blablabla para alguns. Se foi campeão é bom. Se não foi é péssimo. Ainda mais um torcedor carente de grandes conquistas recentes, como o nosso. Torcedor que saber de bola na rede. Até ai Ok. Contudo, com o advento das redes sociais a voz desse torcedor é cada vez mais audível. E juntando isso com esse torcedor que acaba por tentar ser analista temos um problema: Uma análise completamente emotiva. Desprovida do mínimo de imparcialidade. Que exagera nos problemas e ignora as qualidades. Que foge de qualquer debate mais profundo. Que ignora qualquer ponderação. Que não se da ao trabalho de sequer tentar compreender o motivo de certas escolhas, preferindo sempre a chacota, o deboche, a ofensa, a gritaria, a crítica pouco construtiva e descontextualizada. O famoso corneta.

Notem que eu não acho que o Zé Ricardo é incontestável. Apesar dos bons números que tem e do claro plano de jogo que o Flamengo costuma exibir quando tem seu elenco minimamente em condições, o momento é ruim e é óbvio que existem coisas que tem que melhorar. Por exemplo, acho um retrocesso imenso manter o Gabriel no elenco. Também acho que o Vaz deveria ficar no banco, seja pro Juan, zagueiro monstruoso, ou pro jovem Leo Duarte. Também é notório que nosso contra ataque precisa melhorar muito. Mas me espanta a convicção de alguns nas críticas. Me espanta enormemente a soberba em alguns comentários. Não que eu ache as divergências de opinião algo negativo. Mas é tamanha a certeza de alguns que eu até aconselho que mandem seus currículos para o Flamengo, uma vez que tamanha segurança em certas afirmações e críticas só pode esconder um talentoso técnico, injustiçado pelo destino, pronto para ser descoberto e brilhar.

É amigos. Acho absurdo que nesse momento peçam a cabeça do ZR. Torço muito para que os próximos resultados sejam positivos e que nossa diretoria não caia no círculo vicioso de trocar de técnico a qualquer momento por pressão de torcedores. Seria um retrocesso monstruoso. Seria um começo do zero que não nos beneficia em nada neste momento. Eu sei que é difícil para o torcedor entender, mas paciência se faz necessária. Estamos em um momento delicado. Em termos de estrutura,elenco e planejamento nunca estivemos tão bem. E tenho certeza que isso se reverterá em vitórias e glórias. Entre erros e acertos o trabalho da comissão técnica é bom. E como torcedores precisamos sair do “lugar comum” de torcedor raivoso. É preciso apoiar e ter paciência. Tenho convicção no trabalho que vem sendo feito. Muita glórias nos aguardam. Quem viver, verá.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada: Rever. Péssima partida do nosso zagueiro contra o Botafogo. Se fosse o Vaz a Flasofá já tinha surtado…

Cumpriu tabela: Zé Ricardo. Então… você também precisa se ajudar Zé. O Vaz não pode voltar no próximo jogo. Você também precisa entender o seu momento Zé. Por melhores que sejam suas ideias e o seu trabalho, os frutos só poderão ser colhidos por você se você estiver ai…

Golaço: Diego. Finalmente nosso maestro atual voltou da sua contusão. É notório a falta que ele faz pra esse time. Prevejo melhora já no jogo de quarta feira.

Golaço: Vinícius Júnior. Como joga fácil esse garoto. Pena que não vai ficar por aqui muito tempo. Mas é tempo suficiente para nos ajudar muito e mostrar um pouco do seu talento. Com calma, tranquilidade, tenho certeza que nos dará muitas alegrias.

Golaço: Everton Ribeiro. Excelente contratação. Tenho certeza que será muito útil ao Flamengo. Mas…ele não ia pro Palmeiras???

Golaço: Rodrigo Caetano. Então…Ao ler as palavras do empresário do Everton Ribeiro e ver os termos divulgados até o momento sobre a negociação, só tenho uma palavra a dizer: Parabéns!

Seção Gato Mestre: De um lado o Campeão Brasileiro de 1987, entre outras muitas glórias. Do outro, um genérico metido a besta, minúsculo, que vive na nossa aba a 30 anos. Ganharemos. E será o ponto de partida para um segundo semestre glorioso. Sport 1×2 Flamengo.

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Olá amigos Rubro Negroa , o apelo não negociado sob as alegações dando conta
    da permanência do Zé Ricardo no cargo , ou não é rubro negro , ou é torcedor de um dos adversários querendo enfraquecer o clube da Gávea, beneficiando é claro
    seus clubes , no que avalio radicalismo clubista . Mas em análise mais profunda,
    lembramos o início da administração e bandeira de Mello ,quando assume dívidas
    volumosas da ex-presidente Patrícia Amorim , mais que dobrou uma dívida de R$ 360.MI ,colocando em mãos do novo presidente EBM, que endossou suavemente
    o perdão daquela dívida , assumindo-a , com a responsabilidade de solvê-la sem
    nenhum receio quanto ao sua liquidação . Esse passo no meu entender o torna
    conivente , com os abusos de gestões anteriores , objetivando similaridade , no
    próximo pleito . Sua gestão em relação à recuperação financeira , nota 10 com
    louvor , com o devido reconhecimento , com aumento significativo em vendas de
    grande número de novos títulos patrimoniais/ proprietários ,onde me incluo. Mas é preciso separar o joio do trigo , no isolamento entre o Caixa e exercício Esportivo
    do carro chefe ,”O Futebol”, que ficou a deriva sem a devida atenção que urgia ao
    complemento de um elenco fraco de qualidade e falta de quantidade . Hoje eu vejo negociatas
    envolvendo milhares de reais , sem nenhum comprometimento com a qualidade
    dos contratado caros ,
    com idosos , sem retribuição profissional adequado ao investimento , sem qualquer
    probabilidade de retorno do investimento , por ser final de carreira sem a
    devida avaliação
    econômica envolvida nas negociações anteriormente verificada .
    Imaginem nesta hora
    da venda do menino , entrando R$ 165 MI , que segundo li na mídia ao
    Clube de Regatas Flamengo caberia
    desta maravilhosa importância apenas R$ 66MI , onde gostaria
    saber onde irão os R$ 100 MI reatantes ,
    por que já se iniciou a farta distribuições desta verba em negociatas
    para enxugar de forma “LEGAL” esta
    dinheirama RUBRO NEGRA , precisamos todos os flamenguistas começar
    as cobranças .

    FLAMENGO ATÉ MORRER , EU SOU

  • Palha esta coluna! SRN

  • Acho ZR treinador de um esquema só, o clássico 4-3-3. Ele gosta de jogadores rápidos pelos cantos, mas quando o time fica sem um deles, acaba entortando. E parece não termos variações, 4-4-2, 4-5-1, 3-5-2. Afinal, foi ele mesmo quem disse que prefere jogadores velozes a inteligentes…

  • Insanidade é manter Muralha, Vaz, Márcio Araújo e Arão jogando, isso nos custou e está custando caro!!

  • Caro Colunista,

    Você lembra a passividade e o conformismo do nosso técnico. Sempre com os mesmos discursos, assim como ZR.

    Você deveria ser psicólogo do clube…

    SRN!!1

    • Há uma enorme diferença entre ser passivo, conformado e ser ponderado. Contextualizar as coisas antes de disparar a metralhadora.

      Esperava ver o time q eu via em abril. Um time equilibrado. Um time competitivo. Infelizmente não vimos nada disso. O time não reage desde a eliminação traumática na libertadores…

      Se de domingo até ontem havia fritura, agora a chapa dele esquentou de vez.

      • (Continuando) Não se trata apenas da sua última coluna, mas das suas últimas 100 colunas no site.

        SRN!

        • Novamente…é uma enorme diferença entre ser passivo e ser ponderado. Eu me considero ponderado. Apenas isso. Não curto muito chegar aqui é esculhambar o trabalho do técnico por que ele é “covarde, burro, tosco” enquanto eu “tenho todas as soluções dos problemas do time”.

          No mais, são 86 colunas, com essa.

          Abraços!

          • Eu me considero ponderado. Para isso veja meus comentários…

            Ponderado?? Não me recordo de ver isso nas suas 96 colunas. Sempre apoiando. Ou será que ficar em cima do muro é ponderar??

            Se achares um comentário de minha parte na qual esculhambo o trabalho do técnico com termos esdrúxulos, mostre.

            SRN!!!

            • Então… Certamente eu não me referi especificamente a você quando falei de torcedores que tem essa mentanlidade e fazem comentários absolutamente emocionais…

              Eu não fico em cima do muro em nada. Quando acho errado, critico. Quando acho certo, elogio. Notadamente, hoje, em linhas gerais, vejo mais coisas dignas de elogios do que de que criticas no Flamengo. Mas, de cabeça, me recordo de 2 colunas, uma sobre a manutenção o MA no elenco e outra sobre não ter ido atrás do estadio da ilha ano passado, o que acabou por ser feito em 2017…

              Eu não “só elogio”. Nem fico em cima do muro. Mas aceito sugestões de temas para as próximas colunas…

              Abraços!

  • Os comentaristas desse site acham que sabem mais de Flamengo que a maioria da torcida, mas se enganam constantemente. Quem viu os ultimos jogos, e a performance do time em campo, além da panela óbvia, sabe que o técnico deveria ter sido demitido quando caiu da Liberta. #ForaZéRicardo.

    • Pessoalmente eu não acho que sei mais de Flamengo que ninguém. Só faço meu papel como colunista de dou minhas opiniões. E tento fazer isso forma ponderada. Sempre tentando ser o “menos torcedor possível nessa hora”.

      O que eu mais quis ressaltar nessa coluna é o contrário. È que boa parte da torcida acha que sabe mais de futebol do que quem está lá, trabalhando nisso todo dia..

      Demitir o ZR quando o time caiu na libertadores nada mais seria do que a ciranda nefasta que se alastra no nosso futebol…

      Agora…é impossivel não admitir que o time ainda sente muito a queda na Liberta. E que cabe a ele dar a chacoalhada que o time precisa. Caso contrário… ele será limado.

      Panela…isso é coisa de revista contigo.

      Abraços!

      • O caso da idolatria pelo Zé Ricardo é inexplicavel. Se demite não só pelo insucesso na Liberta, mas pela insistência num esquema tatico unico que é sempre anulado pelo 4-5-1 (que foi o que o Luxa fez ontem) e por um tecnico paneleiro que sempre escala as mesmas peças que não trazem resultado, e assim vamos nos arrastando. Em futebol, a tomada de decisão deve passar sinal de pulso forte, o que essa diretoria não tem com nenhum técnico que passou na Gavea. A indecisão da turminha do EBM, tem a ver com muitos terem vindos do funcionalismo publico onde não se decide nada sem 200 reuniões, só que no funcionalismo publico se algo da errado e gera prejuizo a conta fica pra viuva (nós mesmos) mas no Flamengo vai ficar para o clube. Zé Ricardo é fraco, não sabe substituir, não apresentou variação tatica, e está mostrando tudo isso na falta do Diego (que ontem ainda se mostrou sem ritmo de jogo), e vamos insistindo nele até a desclassificação na Copa do Brasil….#ForaZeRicardo….e antes que diga que não sugeri um nome, o melhor nome para esse elenco é o Dorival (eu preferia o Abel no inicio do ano, mas não contrataram).

  • Bom dia pra você que não perdeu tempo lendo esse post lixo, pois já sabia exatamente o desfecho… Fora Ze Ricardo, Fora Muralha, Fora MA, fora Arao

    • Bom dia pra você que comentou por aqui.

      Continue participando.

      Abraços!

      • Faz tempo que não leio nada seu, pode ter certeza… Seu perfil de colunista mediador não me agrada…
        abraço pra você e Ze Ruela

        • Interessante. Não lê mas vem aqui prestigiar nos comentários…

          Você tem todo direito de não apreciar meu perfil. E nem por isso vou deixar de procurar ser equilibrado nas minhas ponderações…

          SRN.

  • Será que o Zé Ricardo não tem vergonha na cara ? ele deveria pedir demissão e pronto! Muralha…. Deveria ter vergonha nada cara e ele mesmo pedir para se afastar por um tempo! O resto, é um bando dentro de campo. Conseguem serem pior quando enfrentam times de segunda e terceira divisão. PRESIDENTE Banana de Mello omisso e arrogante . Contratações em quase sua totalidade, mal feitas. Diego e Éverton Ribeiro e só, o resto, só enganação. ACORDA NAÇÃO! SRN..:.

    • Omisso não … Conivente

  • kkkkk vim rir aqui desse post.

  • Zé Ricardo respondeu a questão.

  • Mas podemos ficar tranquilos com relacao a fritura do zeh.
    Pq assim que ele for demitido, vai arrumar emprego na hora e vai fazer um trabalho primoroso no próximo clube.

    • Ele é um bom treinador. Mas pra mim chegou no no máximo. Ele não vai conseguir tirar mais. Eu o colocaria de volta na base se ele aceitasse.

  • Pq meu texto foi apagado?

    • Eu não sei responder. Não faço a moderação do site. Tinha algum link nele?

  • Torci pra que você tivesse razão, pois gosto da ideia de um treinador de longo prazo. Mas fomos humilhados hoje. Isso é fato. Ou nosso elenco é uma merda ou o técnico é que deve ir pro banco. De derrota em empate vamos sofrer esse ano.

    • Ontem o ZR foi para as cordas. A ferida da Libertadores não estanca. O time de ontem em nada lembra o time ali por meados de Abril. O Jogo do Avai será decisivo….

  • Esse texto ainda tá no ar ?

    • Está

  • Péssima previsão. FORA ZÉ

    • De fato. Eu esperava ver um time mais próximo do time que via ali por meados de Abril. Mas não foi nem parecido…

      • Que bom que você reconhece, e isso é muito nobre de sua parte. Creio que o sentimento geral da nação era a esperança de que ZR desse certo, e que sustentasse a pressão que é trabalhar no Flamengo e lidar diretamente com o dia a dia do torcedor rubro-negro, que é a escalação do time. Não vou dizer que ele não deu certo, mas acredito que todos concordamos que o ZR tem um limite, e parece ter alcançado. Talvez a falta de experiência o leve a acreditar em algumas convicções equivocadas para o momento, que deram certo nos juniores, mas que não estão encaixando no profissional. Ou talvez a eliminação na Libertadores tenha machucado mais a ele e ao time do que a nós. A pergunta que fica é: será se o ZR vai conseguir recolocar a cabeça no lugar e, mais ainda, colocar a cabeça do grupo no lugar, a tempo? Pelo que eu já vi do ZR e do time, vejo potencial. Mas pelo que eu venho vendo nos últimos jogos, se nada mudar, principalmente na cabeça do técnico, pode ser que fique só no potencial. Tenho pena do ZR, pois sinto que falta rodagem e uma casca mais grossa. Mas, é aquela coisa, quem aceitou o desafio foi ele. SRN

  • Insanidade é permanecer com Zé Ricardo como técnico

  • Como eu havia previsto, colocar favoritismo sobre os ombros do Flamengo e der Zebra, é prato cheio pros corneteiros!
    Dito e feito!
    Agora aguenta Gato Mestre�

    • Faz parte. Eu esperava ver um time mais parecido com o time que via em Abril. Mas não vi nada nem parecido com isso…

      ZR esta nas cordas, cambaleando. A ferida da Libertadores não cicatriza…

      Situação complicada.

  • E agora??

    • Agora a coluna segue no ar. Não mudei minha opinião pelo jogo de ontem. Mas… o ZR está cambaleando. Muito.

      • Kkkkkkkkkkkkk

  • Essa coluna agora ta até engraçada

  • Parabéns pelo post.
    .
    Estou longe de achar o ZR um excelente técnico, mas tenho certeza que não tem nenhum técnico disponível que possa melhorar o flamengo de hoje.
    .
    Jogo ruim hj .. mas bola pra frente !!
    .
    Só acho que temos que repatriar o Paulo Victor urgente …
    Muralha sem confiança nenhuma !!

    • Vai dormir, Ricardete

      • Ricardete….

    • Concordo que a troca tenha que ser pensada e etc. Mas não trocar porque “não tem outro no mercado” é a mesma coisa que estar numa casa pegando fogo e desabando, e não fugir só porque não tem pra onde ir.

    • Obrigado.

      Eu lembro que sempre achei o PV no mesmo nível do Muralha. Pra mim são equivalentes. Mas o muralha vive uma fase que meu Deus do céu…

    • Bebeu cachaça antes d digitar???

  • Ricardete kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Ricardete…

  • Insanidade é um post desse! Fora Zé ruela

  • Ficou feio kkkk

    • Não acho. Opinar é isso ai. A minha opinião segue a mesma, apesar do péssimo jogo de ontem.

      Agora…o ZR esta nas cordas….cambaleando….

      • Sua opinião é comprada … CHAPA BRANCA DESCARADO

        • Isso baseado em….nada.

  • Cara, o que comentar sobre isso?! Sei lá! O próprio “texto” se comenta….

    • Ainda bem que o próprio texto se comenta.

  • Hauauahahhauaha.
    Tadinho do zeh. Todo mundo fritando ele quando ele nao tem culpa nenhuma. Eh um complo.
    To com peninha dele.
    E do carequinha do bandeira tb. Tao simpatiquinho aquele velhinho. Carinho de vô legal que deixa a gente fazer merdah quando eh pequeno… tadinho do ebm.

  • Cadê o cagador de regra agora ?

    • Não cago regra pra ninguém….

      apenas prego por ponderação nas avaliações. Algo díficil as vezes…

  • já escolhi meu lado… #ForaZéTeam

  • Tchau Tchau Zé Ricardo. Depois desse jogo ficou provado que ele não tem a envergadura pra continuar no Flamengo. era um bando em campo.

    • De fato foi um jogo muito fraco do Fla, principalmente no segundo tempo.

      • Cara, para de querer defender o indefensável… tá feio já…

        • Não estou defendendo o indefensavel….

  • Tem escalado o Flamengo mal demais.

    • Hoje ele escalou mal? Mesmo?

      • Logico .. ou vc achou mesmo que com a nossa dupla de volantes e Damiao o time riria bem ??w o time nao tem saida de bola e tem um atacante que nao faz gol..

        • Hora…essa saída de bola deveria ser feita pela Arão. Eu acredito que a queda de rendimento do Arão teve relação com a ausência do Diego. Contudo, ontem novamente, ele foi mal, assim como o resto do time….

          A siutação do ZR ficou muito díficil….

      • Gente boa, você acha mesmo que MA e Arão estão merecendo ficar no time titular? Se escalar eles, não é algo mal feito, eu não sei o que é.

        • Eu acredito que o MA tem uma razão e ser no time. Mas é fato que ofensivamente é um jogador nulo.

          O Arão eu até defendi a titularidade dele por que acho que a queda de rendimento de alguma forma se relaciona com a ausência do Diego…

          Mas agora o tempo fechou legal pro ZR…

          • Vc está falando de dois câncer do Time, fora o goleiro….

  • 23;50 passando só pra dizer uma coisa pro colunista…. RICARDETEEEEE

    • Que absurdo…

      • absurdo é voce torcer por treinador RICARDETEEE

        • Não torço por treinador… sou ponderado. É diferente.

          Agora…hj ele deu um passo enorme em direção ao abismo.

          Torço para que ele se recupere justamente por me preocupar muito com essa sucessão que alguns tanto desejam…

          • KKKKKKKKKKKKKKK
            Você está preocupado é com seu texto e sua reputação enquanto “escritor”. SRN

            • Um ledo engano da sua parte. Não imagino de onde você tirou isso…

    • Kkkkkk ?????????

  • Defende ele agora aí!

    • O texto permanece no ar.

      • Então tira…

        • Tira nao. Hauahuaa.

        • Não há necessidade alguma…

      • Então faz uma errata

        • Não é necessário. A opinião segue a mesma, apesar do péssimo jogo de ontem…

          Agora…a situação do ZR se deteriorou muito ontem…

          • Você está de brincadeira achando despropositada a saída dele. Infelizmente meu amigo você está sozinho nessa. E retifico o que disse, não cabe uma errata, cabe uma nota de arrependimento.

            • Despropositada foi o processo de fritura que ele passou de Domingo até ontem, especificamente. O volume das reclamações e a avaliação do trabahlo como um todo, muito descontextualizada, em muitos momentos.

              É inegavel que o time se apresentou muito mal, novamente. Eu esperava ver o time que vi em abril. Um time seguro, equilibrado. Não vimos.

              Não cabe errata nem arrependimento. E vou te dizer…não estou sozinho nessa.

  • KKKK AGORA QUERO VER DEFENDER O ZÉ RICARDO

    • Ue…o texto continua no ar.

      • Da impressão q a galera torce contra o Flamengo pra poder vir cornetar. É impressionante

        • A galera volta pra comentar negativamente por conta do posicionamento forte no texto. Se tivesse ganho o jogo não estariam aqui.

          Faz parte.

        • Não meu caro… vc está enganado!!

  • E aí. .eh insanidade pedir a demissão do zé bosta?!
    Depois de TUDO que foi visto hj?!

    • Um jogo muito ruim. Hoje o ZR vai as cordas. A pressão vai aumentar muito.

      Se o time não reagir já no próximo jogo ele vai ficar numa situação muito complicada…

      • Me explica pq ele NUNCA mexe no intervalo ? espera sempre dar 10 / 15 pra fazer alteração…

        • Ele muda sim, quando o MAncuello pe titular …sera por que ne ??

        • Esse é um péssimo hábito que muitos treinadores tem…

          É a confiança no tal papo de intervalo. AS vezes funciona. As vezes não.

      • Ele não passa de hoje Luiz, acreditava no trabalho dele , mas a insistência com os mesmos que não rendem nada é absurda, com o tempo tomamos implicância dessas coisas,

      • Um jogo muito ruim como foi contra o Atlético go e ganhamos por providência divina…um jogo muito ruim com foi contra o botafogo…o galo…o Atlético Paranaense…
        Não adianta…Quem escala eh ele…
        Então a culpa eh dele…Se o muralha falha e continua titular. .a culpa eh dele…Se o ma, o vaz, o gabriel e o Damião não jogam nada…aa culpa eh dele que escala…Se o time toma 7 gols de cabeça em 8…a culpa é dele…
        A culpa é do chefe…e no caso…eh ele…pq eh ele quem escala.
        Ele inventou um esquema com 4 laterais pq não sabe outro esquema q não seja o 433…o Arão já tá pedindo banco desde o ano passado…e quando ficou!?
        A vdd eh que JÁ DEU pro estagiário
        ..fui um entusiasta da efetivação dele..mas ACABOU! O tempo dele já passou.

        • Se a culpa eh do chefe, entao pq nao do chefe do chefe!?

          • Também eh culpa dele…que deveria ter demitido o técnico na queda da libertadores.

        • Eu esperava ver um time mais parecido com o que eu via em meados de Abril, Um time equilibrado e consistente. Não vimos nada disso ontem…

      • Já está em uma situação complicada e não é de hoje, sabemos muito bem disso. O time vem jogando mal a muito tempo, não é de agora. Os melhores jogos foram na libertadores, exceto o contra SAN. Vai rolar protesto na sexta. Mais um simplesmente empate ele cai.

        • De fato, qq coisa que não seja uma vitória ele vai cair…

  • E aí, será insanidade msm?

    • Hoje o ZR foi as cordas. Nem acho que ele fez parte do problema desse tanto…mas a pressão vai crescer muito.

      • O ZR tem escalado mal e substituido pior ainda.
        A realidade pela frente é a queda do mesmo.
        Do jeito que tá não pode ficar

        • Ou o time melhora ou entao não vai conseguir se manter…

          Acho que o proximo jogo será definitivo…

          • Outro problema que eu acredito que irrita a maior parte da torcida, eh a postura dele a beira do campo.
            Quase sempre calado, com as mãos na cintura, mesmo o time jogando mal como vem jogando.
            Os jogadores precisam ser cobrados, precisam de alguém que mexa com os ânimos e não que passa a imagem de abatimento maior ainda.

            • Mas sei lá…acho isso meio bobo. Tipo…se o cara ficar lá tendo um infatro e berrando o tempo todo faz dele um técnico melhor?

              A impressão que eu tenho quando vejo técnicos assim é que eles não treinam o time.

              Mas assim… a situação do ZR se deteriorou muito ontem…

  • Caro senhor Luiz Henrique Amorim pegue o Zé Ricardo e enfie naquele lugar.

    • Que nível hein….

  • O argumento das Ricardetes é sempre o mesmo. Ano passado isso, ano passado aquilo. Estatísticas, tantos jogos sem perder.
    Primeiro vamos colocar alguns pingos nos is.
    Zé Bucet… é o primeiro técnico da história do Mengão a pegar o time com estrutura diferenciada, salários em dias e possibilidade de contratações de acordo com sua vontade.
    Nenhum outro na história teve tais
    O que vimos até agora é um técnico covarde, paneleiro, retranqueiro e de um esquema só.
    Ele não aproveita as peças de acordo com suas características com vistas a tirar o máximo de cada jogador, ele tem apenas um esquema na cabeça e os jogadores tem de se adaptar a ele para terem alguma chance de jogar.
    Zé ainda tem uma tara por jogadores medíocres como: VSQ, Gabriel, Cirino e Damião.
    Zé tem uma clara má vontade com jogadores como: Mancuello, Vizeu, Cuellar, Donatti, Berrío.
    Zé não gosta de fazer gol logo no início das partidas, pois, assim que faz um gol, seu time passa a jogar pelo resultado mínimo.
    Zé adora laterais e volantes, principalmente os volantes de capacidade técnica limitada, se pudesse seu time teria 1 goleiro, 4 laterais e 6 volantes.
    Zé matou qualquer possibilidade de melhores resultados no campeonato brasileiro do ano passado ao errar nas escalações e substituições na partidas mais importantes do ano passado (Inter, Botafogo, Corinthians, Palmeiras).
    Zé nos tirou da libertadores porque foi enfrentar o Universidad Católica com três volantes.
    Zé escalou Gabriel contra o San Lorenzo. Gabriel. Vou repetir Gabriel. Vou falar de novo bando de filh… d… u… p…. GABRIEL. Ouviram GABRIEL.
    Se tudo isso não é suficiente só depois de sermos eliminados da Copa do Brasil, Brasileiro, Sul Americana.
    SRN

    • Nitidamente temos uma enorme discordância sobre o trabalho do ZR…

      Abraços!

      • Tá aí o trabalho do Zé. Qualquer cego enxerga a zona tática que é o time do flamengo.

        • Não era em abril. E ainda acho que pode voltar a não ser.

      • Temos sim….vc eh apaixonado por ele…e eu sou apaixonado pelo flamengo

        • Que absurdo…

      • Se temos!!! Continue assim, apoiando um cara que prefere Damião ao Vizeu. Aliás, esse merd… está tentando queimar o Vizeu.

    • Excelente!

  • PARA DE APAGAR MEU COMENTÁRIO!!!!

  • Na hora de comprarmos produtos oficiais caríssimos, assinarmos programa de sócio-torcedor unicamente pela paixão e emoção, podemos ser irracionais e agir pela emoção.

    Agora, na hora de pedirmos a saída de um técnico medíocre, retranqueiro e covarde do time em que mantemos, não podemos, pois estaremos agindo pela emoção.

    Mesmo que agíssemos pela emoção, temos o direito de pedir sua saída pelos resultados frustrantes e vergonhosos do time.

    Mas, não estamos agindo pela emoção. Agimos baseados em fatos. É totalmente racional e razoável que ele seja demitido.

    Pelo amor de Deus, olha a eliminação da libertadores, em que não passamos da primeira fase, num grupo que nem de longe era o da morte.

    Olha o futebol apresentado, medíocre, despretensioso, sem gana, sem vontade e pior, sem padrão nenhum, é um bando correndo. Isso passa pela mão do técnico sem sombra de dúvidas. Veja as jogadas ensaiadas, que é motivo de chacota por todo mundo, beira ao ridículo.

    Ele já teve tempo suficiente para mostrar que realmente é um técnico de verdade, mas não é isso o que vemos. Elenco qualificado, várias opções, e o time não evoluí, ao contrário, regrediu do ano passado pra cá.

    Fora Zé Ricardo.

    • Concordo plenamente. Cara estou tentando postar meu comentário a um tempão, mas estão apagando pq não aceitam críticas. Penso exatamente igual a vc

      • Pois é. Exato. É o tal de ” respeito a sua opinião”, mas vou apagar seu comentário. Rs. Hipocrisia à solta meu amigo.

        • Isso nunca partiu de mim. Não sou responsável por moderação. E lido bem com criticas. Acho eles engrandecedoras e também não tenho intenção alguma de ser dono da verdade.

      • Isso nunca partiu de mim. Não sou responsável por moderação. E lido bem com criticas. Acho eles engrandecedoras e também não tenho intenção alguma de ser dono da verdade….

    • Fora ZR panelinha e perebas. Técnico de um esquema de jogo só, 2 atacantes para marcar lateral, será que os volantes não tem capacidade para marcar, então qual a utilidade do super marcador MA titular indiscutível, teimoso e paneleiro com um elenco muito qualificado nas mãos, Imagina se o ZR fosse técnico do Corinthians ou do Botafogo, Z4 seria pouco.

    • Já defendi o Zé, porém hoje foi a gota d’água, situação insustentável, ele quer sair e deixa isso nítido​.

    • Mandou bem
      Demais !!!

  • Com mais de um ano no comando, apresentar declínio no futebol, com eliminações precoces vexatórias, é sim motivo suficiente para mudar de técnico. Faça uma pesquisa de opinião através do IPOBE e DATAFOLHA, para constatar que a maior parte da torcida não concorda com as escolhas do ZR, e quer a todo custo sua saída, pois ele não tem a menor condição de comandar o time do Flamengo. Se apega em números, que a menos que seja campeão, ou apresente um futebol convincente proporcional ao elenco que possui, não significa NADA.

    • Nenhum defensor do Zé Estudioso, com futuro promissor?

    • Não tenho a menor convicção de que sua pesquisa resultaria nesse resultado de “a maior parte” discorda. Alias….discordar até pode ser. Mas dai a pedir a demissão do cara…

      acho que não….

      Eu mesmo não me apeguei a números e sim ao futebol equilibrado e consistente que vi até o inicio dessa série de Lesões…

      abraços!

    • O Carille imita veemente o Tite.. e ver no que está dando…. Ze Ricardo não consegue aprender nada?? Brincadeira.

  • Alguém me explica, por favor, o motivo pela escolha do Damião, ao invés do Vizeu. Felipe Vizeu é realidade, não é promessa, têm credito com a torcida, não vai ser queimado, joga fácil, tem visão de jogo, se posiciona e finaliza bem. Por gentileza, defensores do ZR, quero saber a opinião de vocês por essa escolha do nosso estimado técnico estudioso e com futuro promissor.

    • Eu te respondo…mais uma vez o Zé esfrega na cara de 40 milhões de torcedores sua arrogância…essa eh a explicação…
      Talvez seja explicação que podemos dar ao autor do texto acima…
      O que me faz “fritar” o zé panela não eh seu desempenho…São suas escolhas bizarras…ma gabriel Damião e Vaz. ..eh sua postura na beira do campo, sem sangue…eh sua “meritocracia”…ehhhh seu esquema com três VOLANTES…Não importa como eles os posicionou em campo…São VOLANTES…sua opção por deixar uma jóia do futebol brasileiro no banco…sua demora pra substituir…
      São “só” esses motivos…e mais nenhum!

      • O vaz até teve uma razão de ser…assim como o Damião….

        Achar que o VJ tem que ser titular hj…. isso é uma temeridade.

        Ele é sensacional. Mas ainda não tem condição de responder taticamente por 90 minutos. Vamos com calma com ele, que ainda vai nos ajudar muito….

        • O ma, o gabriel, o vaz, o Damião e o muralha provaram, mais uma vez, que NÃO têm condições de responder técnica e taticamente por 1 minuto sequer…e são prioridades para serem escalados…pare de tapar o sol com a peneira…fomos eliminados de maneira VEXATÓRIA da libertadores e só não fomos eliminados da CB pq Deus não quis…Não jogamos NADA. E hoje eh a prova disso…o time eh MAL treinado…só tem um esquema tático…mal escalado…e o técnico eh ridículo….e eu aposto meu salário q ele vai dar aquela entrevista padrão dizendo coisas lindas do jogo

          • A entrevista não foi bem essa.

    • Nitidamente o Vizeu carrega questões extra campo que extrapolam o ZR…

  • O cara apagou o meu comentário pq não aceita críticas. O que é isso uma ditadura? Não ofendi ngm, apenas critiquei o texto e o Zé. Quero explicações do pq não posso manifestar minha opinião. Vamos lá autor da coluna me responda.

  • Concordo, não tem melhor que ele no mercado.
    Ele não perde gol sozinho com o goleiro.
    Não dá uma furada na pequena área.
    Não erra passes infantis.
    Não faz gol contra e não tem mão de algace.
    Os “craques da base” se jogarem 3 partidas seguidas vão ser queimados pela torcida pois não são tudo isso que acham que são.
    Enfim tô com o técnico que estuda futebol, erra como todos os figurões mundiais e muito menos que a caterva brasileira e sul-americana que tem no mercado atual da bola.

    • Onde assino???

    • Mas ele coloca em campo os jogadores que fazem isso

  • Sera que ninguém repara que o Guerrero perde DMAAAIS gols IMPERDIVEIS…..Não levo mais nem fé qdo ele fica cara a cara com os goleiros… Pô ta demais não accham?

  • Insanidade é o treinador escalar um meio campo com 3 volantes que não criam nada!

  • Pq meu comentário foi apagado? Só pq critiquei o texto? Não aceita críticas amigão?

    • Eu não sou responsável pela moderação. No mais,como da pra ver nos comentários ai, eu não tenho problema algum com críticas. Acho que são engrandecedoras. Além disso eu só dou minha opinião aqui. Não sou dono da verdade…rs

      Abraços.

  • eu tento torcer pro ZR, mas tá difícil, ele tem o mesmo time de 2106, conhece os jogadores de trás pra frente, recebeu algumas peças, porém o time não vem bem, não se pode atribuir a culpa na eliminação da libertadores pq o time já não vinha jogando bem. Hoje vc não vê uma triangulação, erros de posicionamento na defesa, e é a mesma defesa de 2016, time sem contra ataque pq os pontas marcam laterais aí não tem jogador pra puxar o ataque. O FLA poderia facilitar a vida de seus jogadores e treinar na formação da seleção brasileira 4141, não sei dá pra fazer isso, pq não fez na pré-temporada ou ZR não sabe isso, o time reserva precisa treinar na mesma formação do titular assim que um jogador se machucar quem entrar vai saber o que fazer, o time precisa estar compacto, assim corre-se menos, cansa menos. Vamos ZR assiste os vídeos do TITE.

    • Acabei de falar isso agora a pouco…. Carille imita claramente o Tite, e veja o que está acontecendo…!!

  • Minhas críticas ao Zé Ricardo vão no sentido de que, quando podia (carioca), testou muito mal a base; sempre apresentou um time nervoso e sem comando em jogos decisivos desde o ano passado (Inter, Curíntia, Botafogo, Curitiba, Palestino) este ano (Libertadores fora); Outra coisa que me incomoda é a baixa intensidade no jogo, falta de roubadas de bola no meio com contra ataques rápidos (o jogo do Fla não flui).
    Por essas e outras que acho ele um bom técnico, porém imaturo e por isso inseguro.
    SRN

    • Bingo…. baixa intensidade e pouca movimentação….

  • PELAMORDIDEUS DAMIÃO NÃÃÃOOOOOOOOOO……..Hoje pode até fazer gol……….VIZEU FARIA O DOBRO ……É muito melhor …luta ….Tem DNA RUBRO NEGRO CARAAAAAAAI.

  • Quando já tava desanimando li essa matéria. Só tenho a agradecer. Confesso que não entendo de tática de futebol. mas a escalação insistente de gabriel, MA e Vaz já estava me irritando. Continuo chateado, mas acho que você tem razão no essencial. Tenho dois sonhos pro Mengo: uma torcida que apoia o time mesmo perdendo, mesmo passando vergonha e um técnico mantido por muito tempo. Nem devo estar certo, mas é assim que penso.

  • Em off:
    Por isso nunca critiquei o RC na transfermarkt o ER é o mais valioso do Brasil junto com luan do Grêmio 12 milhões de euros ou seja quase 41 milhões de reais e a mídia bostejando que Flamengo pagou caro. kkkkkkkkkkkkkkk

  • O problema do Zé é teimosia.

    Tente algo realmente novo, pqp… Da agonia.

    Paquetá, Vizeu, Ronaldo, Cafu não jogam e se precisar deles estarão sem ritmo.

    Algo diferente.

    Quero jogar com 3 volantes.

    Pq não Cuellar – Ronaldo e até tentar encaixar o Cafu.
    Vai que rende… ai o Arão acorda.

    Guerrero perdendo gol… Coloca Vizeu pelo menos no segundo tempo.

    Vaz… Deixa no banco.
    Tem Léo e Donnati voltando.

    Qual é a dificuldade de tentar algo novo? não precisa ser o que os torcedores pedem… mas jogadores diferentes pode dar uma cara nova ao time.

    Ai terá o apoio de volta.

    Ele simplismente parou no tempo.

    • deveria testar Ronaldo + 1 (MA, cuellar ou Arão) , mas ele não tem essa coragem, prefere ser demitido.

    • Qual é a linha entre a teimosia e a convicção? È uma pergunta interessante….

      Abraços!

  • sem oferecer perigo ao adversario

  • Bela coluna. Equilibrado, sem babação cega ou malhação demagógica.
    Essas discussões sobre treinador no Brasil são muito irracionais, por isso que não tem nenhum clube da série A com o mesmo treinador desde janeiro do ano passado, uma coisa maluca isso. Nenhum treinador há 18 meses no cargo!!!
    As pessoas não analisam as escolhas dos treinadores pela lógica das escolhas em si, as pessoas analisam como se os treinadores fossem obrigados a terem a mesma opinião da maioria da torcida, sendo que a maioria de qualquer torcida tem uma visão limitada por uma razão muito simples: a maioria das pessoas só consegue assistir futebol pela TV, e não no campo de jogo. E pela TV é impossível analisar se o jogador X ou Y se posiciona corretamente ao longo do jogo ou não. E no meu caso, se tiver tomando uma gelada na hora e vendo pela TV, aí é que eu não analiso nada mesmo.
    E torcedor em geral não tem saco pra ficar elocubrando por exemplo se a zaga do time dele é rápida o suficiente para dispensar a presença de um volante limitado mas que é rápido, por exemplo. Ou se determinado jogador do meio pra frente é útil porque ele consegue prender a bola no ataque.

    • Comungo da mesma opinião.. adiciono a mídia nessa explicação

    • com verteza você não entende nada de futebol , pois este seu adorado tecnico joga com três volantes e mais quatro laterais , deixando de relacionar para o jogo jogadores importantes como , Ederson contra o San Lorenzo e Conca contra o Botafogo , aí você vem aqui falar de que mesmo . outra coisa recorde os jogos em que ele quando está ganhando coloca o time para recuar e deixar perder ou empatar jogos infantis , este projeto de tecnico não serve nem para treinar time da serie “D” , se o Flamengo continuar com este lixo , não vamos a lugar algum. FORA ZÉ RICARDO , PEDE PARA CAGAR E SAIA.

      • Quantos jogos o ZR jogou com 3 volantes com função de volantes e 4 laterais? E quantos jogos ele já tem pelo Fla como técnico?

        Ele tem erros. E tem acertos. Eu não considero os erros suficientes pra pedir a demissão dele.

        Abraços!!!

      • Trauco encaixa excelentes lançamentos para os atacantes como um típico meia-armador e o Rodinei é veloz e agressivo como todo atacante de ponta deveria ser. E os volantes W. Arão e Mancuello aparecem mais como apoiados a que volantes! Então, onde está a lógica da sua argumentação? &;-D

    • Muito obrigado pelos elogios…

      Sobre seus comentários…

      Onde assino?

      Abraços!!!!

    • Concordo plenamente! Porém, dá sim para analisar (ainda que de forma limitada) o posicionamento da equipe pela TV. Faço isso o tempo todo… &;-D

      • Mas no estádio é bem melhor!!! kkkkk

        • Claro! Visão a 360 graus! &;-D

  • Parabéns pelo texto, muito bem escrito.

    Discordo, e muito, sobre a “insanidade” de pedir a saída de ZR. Um ano de trabalho, eliminações vexatórias, falta de variação tática, e diversos outros óbvios ululantes que são negados ou relegados em detrimento de um suposto futuro de glórias que teima em chegar.

    Quem sabe daqui a um ou dois anos, depois de muito dinheiro e tempo perdido, ele vire o técnico de que necessitamos.

    • A “insanidade” não está sobre ele sair, mas no momento em que pedem para ele sair… &;-D

      • Verdade. Mês passado teria sido um momento bem melhor.

      • Esse era um bom momento em!? Não?! Vamos esperar a próxima eliminação ou chegar na ZR?

        • Vamos avaliar o trabalho do Zé Ricardo no final da temporada e aí sim, decidir se deve ficar ou não. Na prática, essa é a 1a. crise na qual ele está inserido e tirá-lo agora (sem dar chance para se recuperar) seria covadia… &;-D

          • Covardia é deixar de retirar ele do comando. Vamos esperar mais uma temporada para perceber que não deu certo?

            • Então, na temporada passada, ele “deu errado”? &;-D

              • Vou te responder com outra pergunta: se no final dessa temporada ZR conseguir os mesmos feitos do que na passada, você encara isso como um sucesso?

                • Boa pergunta! E sim, encaro como sucesso (pois estaremos classificados para a Libertadores)… &;-D

    • Eu ainda tenho confiança no trabalho que esta sendo executado…

  • Bom texto

  • Normalmente eu aprecio muito seu texto. Mas dessa vez você se superou. Não tiro uma vírgula e é uma pena que sejamos minoria.

    • Não somos minoria! Te garanto! A maioria não quer a saída do Zé! Só uma turminha barulhenta da Fla depressão, Fla Twitter! Quem quer a continuidade não fica na internet fazendo campanha. Eu não escrevia faz muito tempo, mas não aguentava mais essas hienas cornetando e o bode voltou pra oprimir os chorões! SRN

      • Boa. O pior é que isso passa pra grupos políticos do clube… chegam aos dirigentes… e daí, coitado do técnico… #ficaZe

      • com verteza você não entende nada de futebol , pois este seu adorado tecnico joga com três volantes e mais quatro laterais , deixando de relacionar para o jogo jogadores importantes como , Ederson contra o San Lorenzo e Conca contra o Botafogo , aí você vem aqui falar de que mesmo . outra coisa recorde os jogos em que ele quando está ganhando coloca o time para recuar e deixar perder ou empatar jogos infantis , este projeto de tecnico não serve nem para treinar time da serie “D” , se o Flamengo continuar com este lixo , não vamos a lugar algum. FORA ZÉ RICARDO , PEDE PARA CAGAR E SAIA. Com este chifre que carrega deve entender mais das caias que leva

      • Perfeito! Isso me lembrou de um tempo atrás em que “a torcida em peso” queria M. Araújo fora do time e o GE fez uma enquete sobre o assunto. Um monte de babacas declaravam ter votado umas 20x contra e ainda assim, a enquete foi favorável ao volante… &;-D

      • Tb acho que não somos tão minoria assim não…

    • Muito, muito obrigado pelos elogios!!!!

      Abraços!!!!

  • O que vou falar é chover no molhado, mas temos 4 derrotas desde Outubro do ano passado, e muito disso se deve aos desfalques, jogamos a Libertadores sem Diego, sem Éderson, que deveria ter voltado no fim do ano passado e vários outros pontualmente. Para mim não tem treinador disponível melhor que ele, torcedores pedem Marcelo Oliveira, mas a torcida de Pameiras e Galo queriam matar ele!!!!! Realmente fico puto com Vaz e Marcio Araújo, mas Donatti e Rômulo tbm não ajudam, vivem lesionados. Pessoal, vamos apoiar e manter o trabalho, recomeçar seria pior, os desfalques estão acabando!!! Saudações

    • Concordo com muita coisa. Abraços!!!

  • Parabéns pelo texto Luiz Amorim, como sempre muito bom com as palavras e também coerente.
    Não corcondamos no assunto “ZR”, mais sempre estaremos prestigiando as suas colunas.

    Ramon, tmj Elite!

    • O que eu posso dizer…muito obrigado por me prestigiar aqui.

      A discordância faz parte do processo!!!

      Abraços e continue nos acompanhando!!!

  • Quem tá fritando o técnico é ele mesmo com suas escolhas e seus métodos manjados de fazer o time jogar.

    Cara já tá mais de um ano no profissional e a cada dia parece que o time está regredindo. Até hoje não temos jogadas ensaiadas, não tem triangulações, toques curtos, contra-ataque então é raríssimo, erros de posicionamento e a postura medrosa de recuar quando sai na frente.

    Zé Ricardo só pode culpar ele mesmo e ninguém mais.

    • Eu só acho que avaliar o momento do Fla sem levar em consideração os desfalques e o proprio contexto é um erro…

      Abraços!

    • Concordo. Nossas jogadas ensaiadas são uma piada. Além disso nosso time não saber armar contra ataque. Quando fazemos 1×0 o Zé entrega a bola pro adversário, mas em vez de ser um time capaz de assustar nos contra-ataques, literalmente abandona a partida, abre mão do jogo. Assim foi ano passado e assim tem sido esse ano. SRN

  • “Troca de técnico tem que ser algo muito bem pensado, planejado e motivado. Não pode ser a maré da torcida. Senão cai na ciranda do nosso futebol, que nunca evolui, entre outras coisas por isso. Dirigentes sem convicção, que contratam mal e demitem pior ainda. Amadores que a qualquer sinal de pressão demitem e contratam técnicos, como escudos para a própria incompetência. Espero sinceramente que nossa diretoria não caia nesse erro novamente.”

    Mandou muito na frase.

    Vamos parar de agir com amadorismo. Espera o final do ano. Se o trabalho for ruim. Tira, se for bom deixa.

    Pra tirar um técnico assim no meio da temporada tem que estar um caos no time e não é isso o que acontece, deveríamos estar melhor, mas ainda podemos facilmente alcançar o que se espera desse time.

  • Fatalmente essa pressão sobre o ZR, de nunca agradar pesa sobre as escolhas dele. Se a torcida em geral pede a saída dele a cada empate, imagina nos bastidores. Então, o ZR joga para não perder. Isso é fácil de ver, o cara não tem tranquilidade para trabalhar, e mesmo vencendo, ainda é questionado. Estando muito mais preocupado em não perder do que em arriscar para ganhar é que surgem Márcios Araujos da vida. Segundo um conhecido que trabalha no SportTV, a idéia do ZR é totalmente diversa, muito mais agressiva (e sem o MA), mas ele não implementa porque sabe que se perder duas vezes seguidas ele roda, por isso opta pelo seguro.
    Todo mundo aqui conhece o Sir Alex Ferguson, lendário técnico do Manchester United, de 1986 a 2013, quando se aposentou. Pois é, o Sir Ferguson passou 3 anos para ganhar uma FA Cup e 5 para ganhar a Premier League. Nesses 3 primeiros anos, colocaram até uma faixa no Old Trafford pedindo a saída dele. Depois desse hiato, foram 13 Premier League, 5 FA Cup, 2 Champions, 2 Mundial (é palmares… vc tomou) e mais alguns, perfazendo 38 conquistas. Será se um técnico aqui sobreviveria por 3 anos sem título? E principalmente, nesses 3 anos, o MUFC ficou no meio da tabela.

  • Cansei deste assunto ele não sei.Tomara q se encontre do contrario

  • Excelente posicionamento. A saída do ZR nesse momento é um enorme retrocesso. Seria uma perda irreparável.
    Infelizmente, muitos dos torcedoresdo Flamengo são imediatistas e imaturos, principalmente esses que ficam cornetando pelas redes sociais.
    Só não aprovei sua opinião na seção “Gato Mestre”, pois esse favoritismo explicitado, no caso de uma eventual relinchada da Zebra, é um prato cheio para os corneiros de plantão!
    Parabéns pelo texto.
    Abraço

  • O zé é tudo de que não precisamos agora. O treinador está perdido, faz sempre o mesmo e taticamente não sabe juntar e nem dar movimentação ao time, e o principal, não sabe escolher as peças, não sai do lugar comum, não cria. Está sendo fritado pela sua própria imcompetência em mudar esse futebol horrível que o flamengo apresenta. Os vexames são bem maiores do que esses resultados colocados pelo Luiz, aliás resultados importa menos, O que importa é jogar bem. Me aponta três jogos que o flamengo jogou bem desde que o ze panela assumiu! Foi o brasileiro mais fácil que tínhamos pra ganhar, porque todos os times tropeçavam em erros e o flamengo não se aproveitou porque errou muito mais. Compreendo que temos 4 zagueiros fracos técnica e fisicamente falando e lentos, agora chega o quinto pereba o Rodolfo. Os volantes Araújo, Arão, Romulo, Cuellar e Mencuello com iguais defeitos dos zagueiros, isso explica porque não marcamos ninguém. O ZÉ tem culpa por aceitar essas contratações, ou melhor por colocá-los em campo, porque se colocasse os zagueiros do sub-20 e o Ronaldo na volancia defenderiamos muito melhor. Alem de tudo, o Zé é covarde, não tem coragem pra achar uma solução na base, se compararmos os elencos flamengo e bostafogo e o futebol praticado , teremos a certeza que o nosso atraso está no banco . Ps: hoje pra variar teremos Damião e não Vizeu, é muita covardia com os meninos da base, que ele próprio elogiada tanto, e nesse momento é o vilão na carreira desses meninos. FORA ZE PANELA OU ZE RUELA, os dois servem.

  • Belo texto

  • ZR assiste os vídeos do TITE, por favor, não seja orgulhoso, aprenda a fazer triangulação, cruzamento na área, posicionamento da defesa etc

  • Mandar MA, Gabriel e etc. embora, pra levarem seus métodos de treinamento para outros clubes, só quando o time estiver ganhando independente do adversário e sem precisar mudar a forma de jogar de acordo com o adversário.
    Creio que é essa a ambição do ZR, e isso leva tempo.
    Talvez menos tempo, com o time que agora está sendo remontado.

    • Tomara…por que se os resultados não vierem, a pressão vai aumentar…

      • Acredito que vem pelo menos um título entre Copa do Brasil e Sul-americana, e terminando novamente entre os 3 primeiros no brasileirão, quem sabe também o título.

  • ZR não nasceu técnico do flamengo e provavelmente não vai morrer também. daí que pedir sua saída faz parte do regime profissional de futebol e não se é mais ou menos torcedor, torcedor raiz ou nutella ou verdadeiro ou falso – nesse último caso só aceite acusações vindas do EBM. o trabalho do ZR que tinha tudo para deslanchar este ano; salários em dia, montagem do elenco, experiência no cargo em 2016, centro de treinamentos, pré-temporada, não deslanchou. vacilamos na principal competição do ano e muito por responsabilidade dele – escalar gabriel na função de meia no jogo decisivo em BA, já que como MCP explicou os caras não jogam como três volantes, além das alterações desastrosas durante o jogo. Ah tá o diego não pôde jogar mas, ZR por sua vez não conseguiu ser criativo e arrumar uma solução, teve tempo para isso diego não se contundiu na véspera nem na rodada anterior, e não encontrou solução mesmo contando com o elenco – segundo a maioria incluindo dirigentes e comissão – dos melhores do país atualmente senão o melhor. ZR paga por suas teimosias, a insistência de dar sobrevida a jogadores que já cansaram de mostrar que não merecem – a meritocracia tão citada às avessas. não foi capaz de corrigir por exemplo a fragilidade defensiva e a falta de ofensividade na bola aérea. mais: o time até hoje pena por erros de passes principalmente na saída de jogo – basta o adversário apertar e ir subindo a marcação que o jogo não sai. mais : a falta de ofensividade do ataque. jogadores como gabriel, éverton, só para citar dois, chutam em gol raramente e pior, muito mal. e o maior dos vacilos não dá a base a atenção que merece. salvo o VJR que com 16 anos já passou a frente de todos. tudo bem é diferenciado e tem potencial mas e aì onde fica a tal meritocracia para quem está há dois anos na fila? SRN

    • Em momento nenhum eu me referi a ser “mais ou menos flamenguista” do que ninguém. Pedir a saída de técnico é o “modus operandi” do nosso futebol. Se a avaliação é que o trabalho não é bom, ok. Mas via de regra essa avaliação é atrelada a resultados ruins de forma imediata e a análises muito passionais e parciais.

      O Flamengo de antes da série de lesões e da eliminação precoce na Libertadores me agravada. Era um time que controlava o jogo e que , via de regra, criava mais que os adversários.

      Concordo que existam certas discordâncias e até erros por parte do técnico. Mas dai a mandar ele embora agora, no meio da temporada, pra trazer…sei lá quem e começar tudo do zero? Acho um grande passo pra trás.

      Na minha avaliação o trabalho é bom. O bom desempenho voltará e os resultados virão.

      Abraços!

      • a primeira expressão que você grifa em seu texto embora hipoteticamente atribuída a quem o lê vai mais ou menos neste caminho e é muito do que tenho ouvido quando se coloca a possibilidade de troca do técnico. não defendo sua saída já, mas creio que como todo treinador profissional deva ser avaliado pelos resultados obtidos. entendo que os do ano passado são bem superiores aos do ano atual – mesmo considerando o vexame diante do Palestino. Se a permanente troca de treinadores não é solução, a paciência absoluta de que estamos no caminho certo ou a confiança inabalável na capacidade técnica dos profissionais, também não é.SRN

        • Entendo que não só os resultados devem ser avaliados como também o contexto e o trabalho feito no dia a dia…

          Abraços

  • “E de entender que troca de técnico é algo que tem que ser feito em último caso. Algo que não é o nosso caso.”
    Então quer dizer que nós também temos que ser eliminados na copa do Brasil, na sul-americana e ficar a 30 pontos do líder do Brasileirão pra podermos trocar de técnico ?
    Kkkkkkkkkkkkkk
    Essa foi a coisa mais idiota que eu li esse ano, e olha que alguns dos meus amigos são vascaídos e eles acham mesmo que tem chances de ir pra libertadores kkkkkkk

    • Sinceramente eu leio coisas mais idiotas no meu contato com parte da torcida durante esses anos de coluna, então tá tranquilo.

      No mais, na maioria das trocas de técnico que torcedores apaixonados pedem o problema real não é o técnico, e sim um bode expiatório. Novamente dessa vez, nosso problema não é o técnico.

      No mais, segundo você, se formos eliminados nas copas e ficarmos a 30 rodadas do Brasileiro então o trabalho de fato será ruim e a demissão seria justificada agora. E se bater campeão de uma das copas, por exemplo, e do Brasileiro? Faz o que? Chama de Zé Ricardiola??? Vamos mais devagar…

      Racionalmente, o trabalho, entre erros e acertos, é bom…

      • Não entenda errado. Não tenho nada contra o Zé, e aliás como eu poderia ter se eu nem o conheço.
        Eu estou falando de futebol aqui.
        Pra mim ele é sim o maior culpado desse momento ruim que o time vem tendo, porque alguns desses problemas que o time tem dentro de campo nem se quer deveriam existir, caso ele desse padrão, usasse triangulações e jogadas ensaiadas ao invés de só fazer colocar pontas inoperantes para alçar a bola dentro da área adversária para que o centroavante super estimado mande de qualquer jeito para as redes, esse estilo de jogo previsível que todo mundo já manjou.
        E por mim, ele pode até nos levar ao hépta campeonato, mas se o time continuar jogando desse jeito vou continuar a criticar e achar que ele não fez mais que a obrigação.
        Não sou medíocre para me contentar com vitórias mesmo o time jogando mal, e eu torço para o Flamengo e não para técnicos.

        • O Flamengo do mês de Abril me agradava. Um time equilibrado, consciente, consistente. Espero ver esse time logo em campo

          • E aí meu caro, o desempenho do time hoje lhe agradou ?
            Ainda não temos motivos o suficiente para trocarmos esse treinero por um técnico decente ?

            • Certamente não agradou. Esperava ver aquele time de Abril. Não vi.

              O cerne do texto não é exatamente a troca do técnico, que eu acho sim uma temeridade. É a avaliação do trabalho. É a falta de ponderação de alguns na hora de julgar certas escolhas, sem ao menos considerar o por que delas.

              No mais, a menos de 2 meses esse time jogava um futebol consistente e equilibrado. Será que esqueceram?

              De toda forma a batata do ZR esta assando. Qualquer coisa menor que uma sequência de vitórias e o pescoço dele será cortado.

              • O Zé não me engana mais, na verdade nunca enganou.
                Sempre achei e continuo achando que ele tem no máximo potencial pra ser um bom técnico algum dia.
                Não vi com ele no comando, o Flamengo jogar de forma inteligente com padrão, tabelas, triangulações, jogadas ensaiadas, etc.
                Os jogos em que vi o Flamengo jogar bem de verdade foi unicamente por competência de jogadores acima da média que o time tem, e não porque o Zé teve algo a ver.
                Já parei de me iludir achando que nós vamos ganhar algo de relevante com alguém tão despreparado no comando, sugiro como um irmão rubro-negro que você faça o mesmo.
                Isso evita decepções.

  • Perdeu tanto tempo da sua vida escrevendo isso? Todos os erros tem consequências, ele errou (e ainda erra) várias vezes e se a cobrança não vem da direção que ver um vexame como na libertadores como somente mais uma derrota, virá da torcida. Estamos jogando o ano inteiro pelo empate , não vir ainda essa evolução que só vc viu depois do jogo Contra o atlético goianiense, as desculpas por estarmos jogando um futebol feio e sem títulos já já acaba.

    • Todos os erros tem consequências…e a cobrança existe. Mas o processo de fritura atual é motivado por uma cultura péssima que existe no futebol brasileiro, que é a da supervalorização do técnico e a descontextualização dos fatos.

      Eu não acho o futebol que praticávamos até a série de lesões feio e ruim. Acho que era um time equilibrado e competitivo. Espero que voltemos a jogar bem e espero uma melhora muito rápida de agora em diante.

      No mais, nunca é perda de tempo escrever aqui e ter contato com parte da nossa torcida… A divergência de opiniões faz parte.

  • Mais um ponto para a diretoria, bancando um treinador da casa, competente e de futuro vitorioso.

    • Amém.

  • O interessante q antes n tínhamos elencos e estrutura que temos hj. Era difícil ver o fla numa libertadores, mas convenhamos q se fosse outro técnico estaríamos bem melhor q agora com o time q temos. Penso q poderia estar classificados, mas por inexperiência e medo, estamos nessa? Acho q esse cara da coluna acima viu o jogo de ontem. Onde o bostinha todo desfalcado, nosso técnico colocou 3 cabeças de área, ele como cabeça de bagre deveria ter pelo menos começado com dois meias e 2 atacantes. Mas o medo de perder n faz o time ganhar. Se estamos nessa condição eh por culpa dele, por manter Gabriel, Vaz e MA no time , onde temos mais 2 bons jogadores por posição. N me venha dizer q estava dando certo pq n estava. N vou torcer para o Gabriel continuar machucado. Mas fato eh q no fla nem deveria nem estar. Fernando Diniz do Audax foi vice com ousadia e sem medo. Assim q tem q ser. SRN.

    • Então…eu acho que analisar a desclassificação na Liberta olhando apenas para o jogo do San Lorenzo ou colocando tudo na conta do técnico é um erro…

      Assim como falar dos “3 cabeças de área” que de fato não eram 3 cabeças de área, como bem explicou o MCP.

      Claro que existem erros do ZR. E discordâncias são normais. Mas dai a demitir o técnico, vai uma distância enorme.

      Abraços!

  • Achei o texto fraco, não discute os fatos, nao apresenta argumentos para justificar a defesa do Zé Ricardo. Critico o fato do Flamengo jogar com 3 volantes, muito mesmo, mas não pelo fato de ser 3 volantes, o Flamengo jogar até com 4 volantes, desde que os 4 soubessem jogar. O problema é que o Márcio Araújo é um anencefálo com a bola nos pés. A Juventus, quando foi campeã do Champions League, ainda na época do Tevez, jogava com 4 volantes, Pirlo, Marchisio, Vidal e Pogba, todos marcavam e todos sabiam jogar. O Márcio Araújo não sabe jogar, se ele jogasse com 3 volantes, mas tirasse o Márcio Araujo, botasse o Romulo ou Cuellar, ótimo, questão de escolha, mas ao deixar o Márcio Araujo, é covardia mesmo. No futebol moderno você não pode jogar com 10 em campo, e o Flamengo joga com 10 quando tem a bola nos pés.

    • Poxa…. contextualizo a questão do campeonato de 2016. Contextualizo a Libertadores de 2017. Falo que falar de posição na tabela na 4ª rodada não faz sentido. Falo que o desempenho do time era bom até a série de lesões… E ainda assim não trago fatos para a defesa do ZR? Ta bom…

      No mais, o MA, por mais limitado que seja, tem uma razão de ser ali… mas tem que querer entender…
      No mais, tudo que vc falou sobre “volantes que sabem jogar” você tem razão.

      Eu queria entender por que o Cuellar entra nessa discussão sobre o MA… cada dia que passa vejo o colombiano muito mais na posição do Arão do que na do MA. Por características dele mesmo. E o Romulo…bom…o Romulo ficou muito tempo sem jogar e temos que ter paciência com ele…mas até agora…não mostrou a que veio..isso é fato.

      • Eu respeito, mas realmente acho que os seus argumentos na defesa do Zé Ricardo foram muito fracos. Você chegou a defender o Rodrigo Caetano que errou muito mais do que acertou nas contratações. Passou ao largo das questões dos vexames, não enfrentou a naturalidade com que o Zé Ricardo enxerga as derrotas (no último jogo ele mudou um pouco o discurso), sempre parabenizando a equipe pelo empenho e minimizando a falta de sorte de não ter aproveitado as chances. O que ele chama de falta de sorte eu chamo incompetência.

        O Zé Ricardo deveria ter sido demitido no jogo contra o Atlético Paranaense, quando no final do primeiro tempo determinou que o time recuasse a bola ao invés de tentar o gol. Mostrou sua face covarde, não serve para ser técnico do Flamengo.

        Quanto a questão do Márcio Araújo está lá por uma razão de ser, eu entendo a razão, e com todo o respeito, acho que é você que não entende. Quanto ao Cuellar, foi mais um erro do Rodrigo Caetano (ou de quem indicou o Cuellar) que não entende de futebol. O Cuellar joga sim como primeiro volante, jogava no Junior Barranquilla, e era o principal jogador do time, a ponto de fazer parte do elenco da forte seleção da Colômbia. Mas o Júnior Barranquilla, joga de forma similar ao Botafogo hoje, bem retrancado, se posicionando atrás da linha da bola na espera do contracheque. Dessa feita, durante toda a sua vida, o Cuellar esperava o time adversário e o marcava de frente, e quando recuperava a bola, já fazia algum lançamento para poder criar o contra-ataque, por isso ele tem um passe muito apurado. O Flamengo não jogava assim, ano passado o Flamengo era um time ofensivo, que quase todas as partidas (até quando perdia), tinha muito mais posse de bola, e ficava exposto a contra-ataques. Como o time do Cuellar não sofria muitos contra-ataques, ele não precisava de velocidade, só precisava ser certeiro no bote. Nesta função de deter contra-ataques rápidos o Márcio Araujo é melhor pois é muito veloz. O erro foi de quem contratou o Cuellar sem analisar a forma que ele jogava no Junior Barranquilla. Esta é a razão de ser do Márcio Araújo ter sido titular ano passado, poder fazer a recomposição rápida e a troca de lados para a marcação, que os boleiros chamam de facão. Agora, a partir do momento que o Zé Ricardo muda a forma do Flamengo jogar, passando a brigar pela hegemonia no meio de campo, colocando mais volantes para deixar o time mais compacto e não exposto a contra-ataques, não há razão de ser para o Márcio Araújo ser titular. Ele não precisa de um volante que funcione como um falso zagueiro, já que não terá tanto espaço assim no meio de campo. Neste caso ele precisa de volantes que também saibam sair para o jogo, que saibam fazer lançamentos. Em suma, ele é covarde,

        Por fim, qual é a variedade tática que o Zé Ricardo apresenta? Nenhuma, é sempre a mesma coisa, realmente acho que ele não tem condições de levar o Flamengo a grandes títulos de mata a mata. O Brasileiro, por ser pontos corridos, onde a força do elenco se sobressai, ele até pode ganhar, mas na Libertadores, onde em 2 jogos um elimina o outro, não vejo chances para o Flamengo com esse técnico.

  • Alguém aqui me GARANTE com 100% de certeza que se o Zé Ricardo Sair do Flamengo assumir um botafogo. um vasco. um atletico PR.um São paulo, ele fara um bom trabalho levara esses times a titulos ou vagas na libertadores? ou SUMIRA do mapa de tecnicos igual ao andrade depois de 2009? pois ele não é T E C N I C O. apenas um aprendiz de Fraldinhas vulgo BASE? Treinar o Mengão hoje com elenco CT dinheiro salario em dia e craques é mole quero ver ele fazer um bom “TRABALHO” em outros clubes kkkkk

    • Considerando que é normal que treinador de futebol comece pela base, esse comentário vale para qualquer técnico, não? Mesmo assim, não deve ser “mole” não…

      • Eu fiz uma pergunta, e não disse minha preferencia, LEIA DIREITO, você me daria a 100% de certeza que esse enganador faria um bom trabalho levaria aqueles times citados a cima a titulos ou vagas na libertadores? Só responde.. rs

        • ui que meda, só respondendo então… rsrs
          Se tivesse 100% de certeza, nem ia mais aos jogos do Mengão, perderia a graça. E ainda ganhava na mega-sena.
          Entendeu ou quer que desenhe?

          • DESENHE pois não respondeu minha pergunta. parece que nem a entendeu, REPITO, Leia direito. Lá em cima está bem nitida a pergunta.. [[ Alguém aqui me GARANTE com 100% de certeza que se o Zé Ricardo Sair do Flamengo assumir um botafogo. um vasco. um atletico PR.um São paulo, ele fara um bom trabalho levara esses times a titulos ou vagas na libertadores? ou SUMIRA do mapa de tecnicos igual ao andrade depois de 2009? pois ele não é T E C N I C O. apenas um aprendiz de Fraldinhas vulgo BASE? Treinar o Mengão hoje com elenco CT dinheiro salario em dia e craques é mole quero ver ele fazer um bom “TRABALHO” em outros clubes kkkkk ]]

            • kkkkk
              tá me zuando né? só pode…
              SRN

              • Kkkkkkk. não estou não,

                Amigo, eu mesmo vou responder minha pergunta só pra encerrarmos a discussão..

                Sabe por que ninguém garante que o zé ricardo fara um bom trabalho em outro time? por que ele é fraco limitado nem treinador ainda é.. NÓS temos elenco CT de primeiro mundo dinheiro pra contratar, salario em dia. craques. uma torcida fantastica um estadio mitico ( maraca) tudo isso e muito mais que ajuda o FRACO Zé ricardo a fazer “um bom trabalho” no mengão, entre aspas por que já demonstrou que pra titulos importantes “Libertadores, brasileiro. sulamericana” ja perdeu todos tanto ano passado tanto esse ano.. não serve pra ser nosso treinador. QUEM SABE num futuro próximo possa vir a ser com mais experiencia.. SRN

                • Para de bostejar brother… Só um pouquinho… Só fala merda vc

    • Garantia, garantia a gente só tem de que um dia vamos morrer. Não tem como garantir q ele fará bons trabalhos em outros clubes…nem que não vai…

  • ZR precisa mudar sua postura, entrar pra vencer sempre seja em casa ou fora, se empatar fora ok, mas pensamento é de vencer, escalar 3 volantes pq vai jogar fora não é o que se espera de treinador do FLA, empatar, empatar, empatar não trará título, empata 3 jogos são 3 pontos, 1 vitória são 3 pontos, tem que entrar pra vencer sempre, escalar certos jogadores tbm não faz sentido, Gabriel que até 20 anos era jogador de várzea não dá, só pq ajuda na marcação, defesa mal posicionada não é só culpa dos zagueiros, isso é treinamento, e pra isso ganha o ZR.
    ZR só seguirá tranquilo se vencer, vencer, vencer! mudando sua mentalidade, é preciso fazer jogadores acordarem da eliminação, libertadores acabou!

    • Mas essa estória do Flamengo jogar com 03 volantes é bem interessante.
      No jogo passado contra o Botafogo, iniciamos o jogo assim:

      -Muralha-

      -Pará – Rever – Juan – Trauco

      – Marcio Araujo

      – Arão – Cuellar

      – Ederson – Guerrero – Everton

      Sendo que o Arão é um porra-loca que está sempre lá perdido do ataque.
      Então para mim não jogamos com 03 volantes(obs: exercendo a função).
      Duvidas:
      ZR só sabe jogar no 4 – 3 – 3?
      Quando Everton Ribeiro estrear o sistema de jogo continua o mesmo? O ZR vai fixa-lo como mais um ponta?
      O sistema ideal não seria o 4 – 4 – 2, com 02 volantes + Diego + Everton Ribeiro no meio de campo e Guerrero + Vinicius Jr ou Geovânio (se vier) no ataque?

      • ZR oga no 433 ou joga no 4231? jogar com 3 volantes com Arão fazendo função na frente não está certo, tendo M. Savio no banco, com Arão e MA jogando nada, primeiro tempo foi um jogo feio, que só melhorou quando entrou Diego e VJ.
        Quanto ao 442 não sei, só saberia se fosse testado.

        • 4231. Mas ja jogou num 442 bem moderno, no jogo da católica, no macaranã, por exemplo, com o Diego bem solto e flutuando entre as linhas. Foi um bom jogo.

      • 422 tá ultrapassado, o Dunga jogava assim na seleção, Tite chegou e implantou o 4141, formação moderna do 433, facilitando a triangulação.

      • Achei interessante o seu comentário. Concordo com o que vc disse sobre o fla no jogo do faísca.

        Sovre o 433 ( ou 4231 como eles preferem hj ): O Fla jogou outras partidas em outros esquemas. COntudo, é nitido que existe uma predileção por esse. Até por que o time parece mais solto mesmo, via de regra.

        No momento atual, contudo, depois da Eliminação na Liberta e também do péssimo jogo da copa do Brasil, até por uma questão psicologica do time e de segurança ele “segurou” mais o time.

        Prevejo mudanças e melhora logo.

    • Eu acho que a ideia é ter um time seguro e equilibrado. Note que o time do Fla até a série de lesões era assim. Sofria muito pouco e criava muito mais que os adversários.

      Gabriel não tem o que falar. Não tem explicação.

      • no inicio empolgou, tinha triangulação, melhor ataque, mas hj não joga bem, vc vê erros de posicionamento na zaga, sem triangulação, não tem contra ataque já que os pontas estão marcando laterais.

  • Não dá mais para o Zé!
    Sabemos bem como é o Flamengo. Quando começa a balançar, o treinador cai!
    O Zé não vai ter paz. Qualquer tropeço será amplificado por causa da vergonha na Libertadores.
    Se o time ao menos estivesse jogando um futebol digno e organizado, daria para aceitar, mas não é esse o caso! O futebol do Flamengo hoje é horroroso. Não se vê uma tabela, triangulações, a saída de bola da defesa é horrível, as jogadas ensaiadas que decidem tantos jogos não existem no Flamengo. O Zé tem culpa em tudo isso!
    Essa insistência dele em jogadores que 99% da torcida sabe muito bem que não servem, já deu. Ele preferiu morrer abraçado com Gabriel, Vaz, Márcio Araújo…
    A sombra do Dorival aumentará ainda mais a pressão para que ele caia!
    Batem no peito sobre a “vitoriosa” campanha do 3º lugar no Brasileirão do ano passado, mas comandar Diego, Guerrero, Réver, Jorge é fácil, queria vê-lo comandando Val, Feijão, Carlos Eduardo, Diego Silva, Wallace, etc.
    O elenco hoje é muito superior, mas o futebol é pior do que o jogado em 2013.

    • Exatamente, se ele não consegue montar um time e fazê-lo jogar um futebol convincente com esse elenco, queria ver ele montar um time competitivo no Audax, Madureira, Santo André, eis aí a diferença.

      Vc falou bem, no Fla quando a situação chega nesse limite, qualquer tropeço será o fim. E que fique bem claro, foi ele quem deixou chegar nessa situação agarrando-se às suas ‘convicções’, e peitando a torcida. A torcida é o termômetro. Ela sabe das coisas. Não estou falando de grupos ou facções organizadas, mas do clamor público e comum da massa que pede a saída de Walace, Caramujo, Gabriel, e a entrada de Vinicius Jr. Caramujo foi apoiado na libertadores como um representante do time, pois a torcida estava com o espírito de apoiar incondicionalmente, mas basta voltar com seu corpo mole se escondendo do jogo que ela pedirá sua saída.

      Zé, vc deu mole em não ouvir a torcida.

      E mais: o Flamengo não é time para amadores..

      • Concordo.
        Eu particularmente prefiro um treinador mais enérgico e que joga junto com o time à beira do gramado. Pegue o Tite como um exemplo. Acaba o jogo e parece que ele esteve em campo só de ver o tanto que ele ficou suado.
        Já o Zé, só fica de braços cruzados durante o jogo.
        Outro ponto que me desagrada demais no Zé é com relação a não utilização do elenco. Se ele fosse um pouco estudioso como muitos falam, ele teria tirado o Arão há muito tempo do time titular, até mesmo para preservá-lo e dar chance a outro que está no banco.
        Essa insistência do Zé com o Arão jogando mal, acabou criando uma antipatia de boa parte da torcida pelo nosso camisa 5(que não é um péssimo jogador) e foi o Zé que deixou isso acontecer. Foi a mesma coisa com o Vaz. Hoje o Vaz não tem a menor confiança por ter sido queimado com a torcida. Se o Zé tivesse tirado o Vaz depois de uma sequencia de 3 jogos ruins, hoje ele não seria tão odiado como é.
        Assim que começa o processo de desvalorização do jogador, descontentamento de quem fica no banco para um cara que não rende, etc.

        • Com certeza.

  • Felizmente o Flamengo tem futuro. 95 acreditei no maior ladrão que passou pelo Fla, Kléber leite, ganhamos nada,Kléber contratou todos jogadores caros,amigos, colocou o Apolinho como técnico. Lavou dinheiro, e a dívida ficou p Flamengo pagar.Kléber leite saiu rico,e pagamos até hoje.Achei que fosse morrer e ver o Flamengo virar um botafogo,pobre,caloteiro, sucateado,sem torcida.Por isso sou grato a gestão atual,resgatou auto-estima,pagou mais da metade da dívida impagável,construiu CT,revitalizou a Gávea, está colhendo frutos da base.4 anos,o que não fizeram em 110 anos?Tem que ter gratidão sim,se entra uma corrente pró -Kléber leite, e muda o estatuto de responsabilidade, dá pra mudar, aí a vaca vai pro brejo.Aí quem malha os caras vão ver.Eles tem muitos erros,sim,criticar sem destruir

    • matéria é sobre ZR ou gestão EBM? não entendi

  • Escreveu um livro pra dizer nada!! Desculpa de quem nao quer ver os problemas que vem do comando do time #FORAZERICARDO!!

  • Escreveu um livro pra dizer nada!! Desculpa de quem nao quer ver os problemas que vem do comando do time #FORAZERICARDO

  • Zé Ricardo tem culpa sim, mas não a ponto de ser dispensado. – Pelo menos por enquanto. O que nos falta são reforços em alguns setores. Goleiro, Zagueiro, volante e atacante finalizador. Meio de campo e laterais são posições que estão bem preenchidas e não merecem observações.

    • Mas o que adianta virem os reforços se o Zé Ricardo não muda o time nunca?
      Se os seus jogadores de “confiança” estão sempre lá??

  • Não quero a saida do Zé Ricardo so quero q ele seja menos teimoso e ouça mais a voz da razão, ate msm pq agora ele esta com o time completo e com reforços ai sim da pra avaliar seu trabalho e não vejo técnico a altura e que vá acrescentar algo mais no mercado

  • Sensacional Luís Henrique ! Este artigo ( mesmo que enorme kkk ) Traduz todos os sentimentos de milhões de flamenguistas espalhados por esse Brasil à fora . Parabéns amigo . Tite só é o que é porquê a diretoria do Corinthians após uma vergonhosa eliminação de Libertadores, teve a sabedoria de o manter no cargo. As derrotas também ajudam ao homem a aprender a vencer.

    • Fale por você parceiro…esse texto do Luiz Henrique não traduz o sentimento da imensidão da torcida rubro negra…a minha não traduz…. então não fale em nome de milhões de torcedores fale por você… abraço..

      • Traduz sim . Você assim como outros tantos torcedores Nutella, não me representam jamais. No texto eu disse e repito : a opinião de Luiz é a mesma de milhões de rubro negros no Brasil. O verdadeiro flamenguista torce pelo clube nas alegrias e nas dores. Uma vez flamengo, sempre flamengo.

        • Kkkkkk

    • O Tite ganhou muito coisa antes daquilo. Não exagere.

  • Problema do Flamengo não é Vaz, não é zagueiro. Tomamos bem menos gols que o Flu e estamos a 4 pontos deles. Se o time não é capaz de fazer gols, fica difícil vencer.

    • Como é que o time vai fazer gol com este monte de volante q nào sabem chegar na frente, a exceção seria WA mas tá mortinho mortinho errando passes de 5mts e se arrastando em campo, mas é jogador de estimação do ZR, então p os cegos tomem os óculos!

  • Aos críticos de Rodrigo Caetano:

    Diego (5 mi), Everton Ribeiro (22 mi), Conca (sem custo), Trauco (sem custo), Willian Arão (sem custo), Rever (sem custo), Rodholfo (5mi). 7 posições, mais da metade de um time. Todos esses tem bola pra ser titular em qualquer equipe do Brasil.

    Muralha (2mi), Rene (3mi), Rodinei (2.5mi), Juan (sem custo), Vaz (sem custo), Donatti (5mi), Cuellar (8mi), Romulo (sem custo), Mancuello (13mi), Berrio (11mi), Damião (sem custo). Desses, acho que Berrio custou mais do que vale, apesar que ainda é cedo pra julgar. Tambem acho que não tinha necessidade do Damião, pois apesar de ter vindo sem custo, tem um salário alto e tirou oportunidades do Vizeu. O detalhe é que Damião e Berrío foram pedidos da comissão técnica. Caetano apenas negociou e trouxe os jogadores.

    Com excessão do Berrío, todas as contratações foram excelentes negócios. Não estou dizendo que todos os jogadores renderam o esperado, mas sim que a época da contratação, era um nome desejado e veio por um bom valor. Nenhum Gerente de futebol no Brasil teve tamanha competência em negociações. Alexandre Matos, que é supervalorizado por imprensa e torcedores, teve muito mais dinheiro a disposição e montou um elenco mais fraco que o do Flamengo. Torcedor modinha reclama de boca cheia!

    • Mancu, Cuellar, Berrio e. Donnati
      37 milhões reais no banco?
      Não sei nao

    • Alto lá. Transferências sem custo envolvem luvas e comissões que na maioria das vezes não são mencionadas, mas ok. Você também esqueceu ou não quis citar Armero tendo Jorge na base, Canteros comedor de feijoada e seu amigo imaginário, Cesar Martins, Ayrton, Antônio Carlos e Arthur que nem jogaram, Jonas, Sheik, Ederson canela de cristal, Chiquinho, Mancu caríssimo e erro de avaliação, Cuellar preço do Elias e não engraxa a chuteira deste, Fernandinho chamado de SONHO na apresentação, crise na zaga no primeiro semestre de 2016, Berrio erro de avaliação absurdo e mais caro que Cazares e do Ottero juntos… Eram outros tempos ou legados, você pode dizer, mas são contemporâneos de alguns que você julgou como “excelentes negócios”. Para mim, alguns são sim, de fato… Mas outros… Em resumo, RC também deu umas bolas fora inacreditáveis, e o saldo disso tudo medimos na nossa participação nos campeonatos que disputamos até aqui: MEDÍOCRE. SRN.

  • Parabens ao autor do texto. Excelente! Melhor matéria que ja li aqui na coluna.

    • Muito obrigado!!!

      Continue nos acompanhando

  • Uma coisa é pedir a cabeça do treinador, não é o meu caso, mas também não condeno quem esteja pedindo… Pois a insistência, teimosia, sei lá o q, está acabando com a paciência dos torcedores! outra coisa é achar que tudo que está sendo feito até aqui está ótimo, e se apoiar em cima de um aproveitamento de 65% do treinador…
    Não está bom… são eliminações precoce (não incluo o brasileiro), e rendimentos muito abaixo do esperado… Não vejo evolução no time, padrão tático é uma coisa (isso o time tem, mas não precisa ser estático nesse padrão). O time parece um robô, com o Diego esse robô mexe apenas os braços… o q eu quero dizer, falta movimentação, tabelas, infiltrações, chute de longa distância, etc. Não estou querendo dizer que o time é uma porcaria, não é isso… É competitivo sim (nos últimos jogos não, tá se acovardando)… Mas precisamos de mais técnica, controle de bola, nossos jogos estão duro de assistir, parece pelada, muita correria.
    O que falta para o nosso time é mais intensidade “não entenda correria” e movimentação, também “não entenda correria”.

  • Para enxugar o elenco sugiro que a diretoria ofereça ao vasco 4 jogadores e 1 tec. Promissor.
    Vaz
    MA
    Berrio
    Gabriel
    ZR

    • kkkkkk

  • Eu era um dos defensores de Z.R. Porém, hoje vejo que ele não tem experiência pra lidar com esse time que é o melhor dessas últimas das décadas. Dois fatores fizeram mudar de opinião: O Z.R. não é autocrítico(vejo isso nas entrevistas dele), quem não consegue enxergar seus próprios erros já mais vai conseguir evoluir. Segundo, o técnico que escala passando mais em neutralizar seu adversário, do que impor seu jogo (não que esteja errado, mais tem que ter equilíbrio) é muito medroso e não quer ganhar.

  • As Ricardetes devem está feliz com o texto.

    • Estão soltando rojão…kkkkkkk.

    • Inclusive acabou a minha caixa aqui, to indo comprar mais fogos!

      Retrata muito bem o que eu penso.

      Baita de um texto, aliás!

      • Fala Ruan.. a maioria que discorda do texto quer a saída do Zé.. assim como quem gostou quer que ele continue ou seja não tem muito oque argumentar.. abraço…

        • É mais ou menos por ai, sempre foi. Vai da diretoria agora, comprar a torcida e mudar no meio da temporada, ou manter o que eles vem dizendo sobre trabalho a longo prazo. Vamos acompanhar.

          Agora, metade dos que comentam criticando não tem argumentos, ou até não leram o texto. Credibilidade zero.

      • Compra mais e solta no final do Brasileiro se ele ainda estiver la.

        • Deixa comigo, meu querido! Abração!

  • O MELHOR ARTIGO QUE JÁ LI AQUI NA COLUNA! PARABÉNS!!! &;-D

    • Muito Obrigado!!!

      Continue nos acompanhando!!!

  • Ficou a semana toda treinando e o que aconteceu colocou três volantes sendo dois com atuações bizarras(Márcio e Arão) e tome chuveirinho, contra um Botafogo desfalcado e retrancado. Zr veio com sua nova invenção viu que o time não produzia nada puxou Ederson pro meio e jogou o craque lento Arão na ponta. Em vez de voltar com diego no inicio de segundo tempo,voltou com o arao na ponta pois ele é teimoso e a qualquer momento ia sair um gol,quando lançou o diego e depois o VJ o jogo mudou completamente. Fica difícil defender um técnico “panela” no momento que o gabriel voltou de contusão foi relacionado e jogou, marcio araujo não dá carrinho,se escondendo do jogo ultimamente dá um passe pro lado e fica andando,quem tem cartola pode olhar nas estatísticas que guerrero tem mais roubada de bola que o caramujo isso é uma piada mano,arão está numa fase péssima e pra piorar tem marcio araujo como parceiro na volancia e acaba sobrecarregado,vaz esse ta no patamar do caramujo todos os jogos que o vaz ta em campo entrega a paçoca pro adversário, muralha ta uma negação e por que o ZR não saca esses caras do time? Abel barrou cavalieri, cuca barrou felipe mello, milton barrou o nenê… vê a diferença.
    Sempre apoiarei meu time, chega uma hora que cansa começou a fritura porque ele procurou.

    • Então…o MCP explicou essa questão dos 3 jogadores que, de fato, não tinham função de volante, mas a torcida insiste rotular que eram 3 volantes em campo.
      Ele é mais competente do que eu para explicar isso, mas é um fato que função e algo diferente de posição. A ideia do Arão, por exemplo, ali não foi nunca ser um ponta pra fazer a mesma coisa que o Berrio faria, por exemplo.

      Sobre o Diego. Existe um PLANEJAMENTO feito pelo DM para a volta de jogadores depois de longos periodos de lesão. Esse planejamento indicou que o Diego deveria jogar por 30 minutos.

      Panela… isso é coisa de revista contigo.

      MA tem um motivo de ser. Talvez explore isso na próxima coluna.

      A fase do Arão eu associo muito a lesão do Diego. Espero que ele evolua com a volta do Diego.

      O Muralha não esta bem, mas não esta tão mal quanto pintam…

      Cuca acabou de chegar no time, assim como o Milton. É muito diferente. Vai da convicção de alguém que acabou de chegar lá.

      Abraços!

      • Luiz nunca escondi que acho vc o melhor colunista da coluna do mengão,eu vi o MCP dizendo sobre os três volantes porém a minha raiva não é o caso de três e sim quem joga na posição se caramujo e arao estão péssimos porque não testar ronaldo,cuellar e mancuello?
        Abraços.
        Luiz o arao foi sucinto ao dizer que estava na ponta pow arao correndo na linha de fundo pra cruzar foi ridículo o cara não tinha nem noção do que estava fazendo.

        • sem contar Araujo jogando na esquerda? porque não colocou o Mancuello? ou Paquetá, que desenvolveriam melhor a saída de bola? esses errôneos conceitos futebolísticos do Zé e as peças utilizadas deixam o time completamente horrível

          • Marcio araujo tem menos roubadas de bola do que Guerrero no BR17.

          • Marcio araujo tem menos roubadas de bola do que Guerrero no BR17.

        • Como sempre, fico lisonjeado com tais elogios.

          Concordo que a escolha do Arão ali não foi boa. Só acho que as vezes existem ideias que, mesmo não dando certas, necessitam ser compreendidas para criticarmos o que de fato esta errado. Ele podia tentar outro jogador. Improvisou o Arão até para o Cuellar ( muito pedido por muitos ) jogar. E tinha um plano ali. Um plano parecido com o do Mancu. Que não deu certo. E agora, com o Arão, também não.

          Por sinal, achei a entrevista do Arão péssima. Podia ser mais polido né? Jogador não gosta de ser posto no fogo, mas gosta de colocar o técnico no fogo? Por que alguns dos revezes que tivemos esse ano vimos o Arão perdendo gols incriveis e nem por isso o técnico foi na coletiva pra meter o pau no jogador…

          No mais, existem erros do ZR. Claro. Mas a ponto de achar que tem que mandar ele embora pra trazer….sei la quem?

          Abraços!

      • tuas palavras indicam que o time é dependente do Diego, Arão ruim sempre com ou sem Diego, quem faz a saída de bola? Diego, pra que servem então Arão e Araujo? quando o time tinha o Alan Patrick ocorria o mesmo problema, e os volantes eram os mesmos.

        • Não foi só o Diego. Quando o Diego machucou o time ainda manteve o nível de atuação razoavel.

          Ai sairam o everton, o Berrio, o Mancuello etc. Mesmo não sendo titulares seriam peças importantes…

          Abraços!

      • Qual é a principal do função Arão, Cuellar e MA? Então como não eram três volantes? E pior, escalados de forma errada. Isso sim é ser estudioso.

    • Concordo plenamente, completamente equivocado torcedor achar que estavam faltando peças pro Zé, ele não escolhe as melhores e isso é fato!

      • Por que ele não testou três volantes ronaldo,cuellar e mancuello?
        Sempre há peças mano.
        SRN.

  • Apoio total

  • Concordo plenamente com tudo que está escrito. O verdadeiro torcedor vai apoiar sempre.
    Acredito q ZR faz uma boa campanha… Tem bons numeros. Nao lembro de outro técnico com campanha parecida. Já passaram luxa, muricy, oswaldo e sempre foi a mesma coisa.
    Com a volta d Diego, Donatti e a vinda d ER… Nosso time ganhará e muito c seus talentos.
    Minha torcida eh que ZR faça esse time brilhar o qto antes pois sei q agora temos força.
    SRN.

    • Muito obrigado!!!

      Continue participando!!!

      Abraços!!!

      • Parabéns…

    • “O verdadeiro torcedor vai apoiar sempre”… é piada né ?.. kkkkkkk…o mesmo papo do Bandeira de Melo…”falso torcedor”.kkkkk.de”corneteiro” evoluiu pra “falso torcedor”.kkkkkkkk

      • Assim como “o modinha” evoluiu para “ricardete”.

        Esses extremismos são ruins.

        Abraços!

        • Concordo..sou totalmente contra esse papo de ricardete e corneteiro só por não concordar com a opinião…

      • Tá virando blog de humor aqui, agora temos que apoiar incondicionalmente esse técnico, senão, não somos flamenguistas kkkkk

        • Fazer o que né. …kkkk

  • Concordo. Trocar o técnico agora é pedir para jogar fora a temporada. Não pelo Zé ser intocável, tem que cobrar, mas um técnico novo vai falar de tempo pra implementar o que quer, vai causar instabilidade porque o grupo não está rachado, não acho a melhor escolha.

  • O cara fez um testamento. Parei ler no segundo parágrafo. Deve ser parente do ZR.
    Futebol é resultado e desempenho.
    Em um ano e meio os resultados esportivos não vieram e o desempenho é ruim. O técnico escalou mal nos principais jogos do ano e substituiu pior ainda, insiste em peças improdutivas. Não acho que criticas são um processo de fritura, são oportunidades de melhora, principalmente quando são pertinentes.
    No ano de 2017 a diretoria vendeu um produto para a nação, que foi a libertadores da América, a torcida comprou mas não levou, vamos reclamar com quem agora amigo? Procon? Um clube como o Flamengo vive de títulos…não de treinadores e dirigentes…
    Se o ZR e o time conseguir ganhar jogos, com certeza terão o meu apoio, caso contrário terão as minhas críticas. E ponto!

    • Então….de fato foi uma coluna enorme. Mas não tinha como ser menor.
      Não, não sou parente do Zé Ricardo.
      Futebol não deve ser avaliado APENAS por resultados. Desempenho de fato é importante. E o desempenho do Flamengo até essa série de lesões era bem interessante. Um time que controlava o jogo e que costumava criar muito mais que seus adversários, passando pouco risco.
      Em alguns momentos o técnico errou. Como qualquer outro vai errar. Se for trocar de técnico a cada erro cometido vai ser a mesma “trituradora de técnicos” que fomos nos últimos anos…

      Vivemos de títulos…em 20 anos (93 até 2012) forma 3 títulos que eu considero relevantes… mais um em 2013. Vivemos de títulos, mas se a avaliação de quem manda no futebol for superficial, sem avaliar o trabalho e sem contextualizar as coisas continuaremos a viver de brilharecos.

      Fomos desclassificados da libertadores. Mas o ano não acabou. E não é hora de troca de técnico.

      Sigo confiante no bom trabalho.

      Abraços e continue participando!!!

      • você avalia o tme no carioca? sério?avalie os jogos da copa do brasil, os jogos da libertadores e as quatro rodadas do brasileiro…que flamengo é esse se não um bando correndo em campo, uma partida o flamengo terminar com 4 laterais, 3 volantes e 2 zagueiros e um atacante isso é normal?

        • Os jogos da Libertadores, em casa, o time apresentou boa performance. Mesmo nos fora de casa, perdendo, o desempenho foi bom ( exceto no desastroso jogo do San Lorenzo ) e não conseguimos coisa melhor muito por falhas individuais.

          Não dá pra negar que o ZR foi muito mal no jogo do San Lorenzo. Mas, não coloco só na conta dele essa eliminação. E não acho que seja motivo pra mandar ele embora…

          Abraços!

      • Brincadeiras a parte

        2 copas
        1 brasileiro
        2 tri
        1 Mercosul
        Isso com adms desastrosas.
        Agora com clube equilibrado produzimos pouco.

        • 20 anos de gestão. em 4 a atual gestão ganhou uma copa BR e ajustou o clube para disputar TUDO de agora em diante.

        • O bom que você compara períodos iguais né, ai fica bem justo de discutir e debater, legal, parabéns.

        • Muito pouco tempo ainda para avaliarmos. De fato nessas condições boas temos mesmo 2017. Esse é o primeiro ano. Começamos mal. Mas acredito que 2017 será um ano com muitas alegrias para nós.

          Abraços!

      • Cobrança No Fla vai sempre existir..
        Pra vestir o manto, “tem que ter colhon”.

        • Concordo. Mas assim, cobranças em excesso atrapalham

          Abraços!

      • Perfeito . Estou nessa contigo. Lembra de Tite no Corinthians? imagine se a diretoria do clube paulista tivesse mandado o cara embora após aquela eliminação vergonhosa na libertadores? Vamos com calma torcida do Mengão, o ano ainda está longe de acabar. Eu só queria ver a cara desses torcedores se acontecer de ZR e & vencer pelo menos 2 competições até o final do ano e todos os nossos adversários forem eliminados de todas as competições que disputam… Vou dar muitas gargalhadas .SRN.

        • Tamo junto!!!!

          SRN

    • Parou no segundo parágrafo? Perdeu a razão para comentar. Como o sujeito quer discutir algo que sequer leu? Como contra-argumentar uma opinião se não souber qual é a opinião?
      Que diretoria vendeu a libertadores e para quem? A diretoria fez 2 promessas à torcida: um time cada vez mais forte e uma gestão honesta e eficiente. Está entregando. A cada ano o time melhora, a cada ano mais e mais prêmios por boa gestão são conquistados. Título é consequência de um trabalho bem feito. Se o Flamengo disputar a libertadores com um time competitivo um ano após o outro, com certeza uma hora venceremos. Nenhuma diretoria no mundo seria leviana a ponto de prometer um título como o da liberta.

  • Pra mim tem um erro que culmina em tudo. O Flamengo só tem uma jogada, cruzar na área. Como a gente não usa bem esses cruzamentos, que são absurdamente muitos, a maioria deles acaba por gerar contra-ataques perigosos porque o time ta todo na frente. Ai o que o treinador pensa? Preciso me defender bem. Então enche de volantes que precisam correr atras dos atacantes adversários. O preferido é o mais rápido o pereba do MA, que por isso é imprescindível e tão defendido pelo Zé. Se o Flamengo parasse de cruzar tantas bolas e tentasse outras jogadas mais seguras, não haveriam tantos contra-ataques e logo não precisariamos talvez nem de 2 volantes. Assim poderiamos colocar por exemplo, ER, Diego, Conca , VJ e Guerrero sem medo. SRN

    • Amigo Vinicius, naquele contra ataque que o Roger perde o gol, mostra o quanto o time se desorganiza fácil, botafogo manteve postura durante todos os 90 minutos, e aquele erro: o Pará que deveria está fazendo a cobertura ao lado do indiscutível araujo, mas onde ele estava? batendo escanteio, e quem foi cobrir as subidas do dois zagueiros e dos dois laterais? ninguém…

      • Quando tem escanteio então. O time vai igual a um bando.

        • um bando mesmo

    • Então….olhando para o time ali pra meados de abril e até mesmo um pouco depois, eu até acho que o time já cruzava mais do que devia. Mas não “vivia disso”, na maioria dos jogos. No mais, sim, um time que joga nesse 4231 vai ter muitas jogadas de linha de fundo. Mas não necessariamente todas tem que culminar num balão para área.

      Concordo com vc quando fala dos contra ataques que isso tem gerado contra nós.

      Não necessariamente o Flamengo “se enche de volantes” por uma questão meramente defensiva. Isso, por sinal, aconteceu recentemente, num momento muito delicado por time, tanto psicologicamente quanto em questão de lesões. Com a volta dos lesionados acredito que isso vai mudar logo e veremos novamente um time equilibrado e seguro, que é o que tinhamos até meados de Abril.

      O MA, por mais limitado que seja, tem um motivo de ser… acho que vou explorar isso na minha próxima coluna…

      Abraços!!!

      • O Zé escalou voalntes para segurar a defesa, ele mesmo falou em entrevista coletiva, e ele tinha muitas opções no elenco, escolheu os de sempre….arão araujo e cia

      • vai perder seu tempo defendendo o Araujo?

        • Olha….é um assunto razoavel. Mas aceito sugestões de temas…rs

          Abraços!

  • Lembrando que no início do ano, o nosso time apresentava o melhor futebol do Brasil, inclusive nos 3 primeiros jogos da libertadores. Depois que perdemos o Diego principalmente, o Everton em algumas partidas, a lesão do Romulo e do Donatti, ai o nosso time caiu muito de rendimento. Acho justo o Zé Ricardo ter mais uma chance, ainda mais agora com as voltas dos principais jogadores do elenco. Se fosse pra trocar de treinador agora, só se fosse pra trazer o Tite, Cuca ou o Abel, mas ambos estão empregados. O Dorival é mais experiente, mas vejo ele no mesmo estado do Zé Ricardo no momento, passou por varias eliminações no Santos e não ganhou nada de importante em um elenco que também é considerado bom.

    • As pessoas esquecem rápido….kkkkkkkkk

      Abraços!

  • Resumindo!

    São 40 milhões de torcedores, nada, absolutamente NADA vai agradar a todos.

    Construiu o Estádiio da Ilha, teve gente reclamando que podia ser maior, estádio próprio etc
    Diretoria recuperou as finanças, mas a diretoria não entende de futebol, Flamengo não é banco…
    Construímos o CT, mas poderia ter usado o dinheiro em contratações…
    Trouxemos Éverton Ribeiro, mas muito dinheiro para um jogador de 28 anos, temos vários pontas, desnecessário a contratação…

    Se mandar Zé Ricardo embora, não importa quem venha, vai ter gente reclamando. Dorival, Cuca, Sampaoli, TIte, alguém vai reclamar…

    O mundo ideal é Fla ganhar todos os títulos e todos os anos, mas ainda assim acho que vai ter gente reclamando 😉

    • “Construímos o CT, mas poderia ter usado o dinheiro em contratações” quem falou uma insanidade dessas? kkkk

      • Dureza….

  • Treinador é como goleiro, tem que passar confiança. Não adianta ficar assustado na beira do campo, esperando a torcida pedir as substituições.

  • Quero ver se o time começar a vencer, emplacar umas 3 vitórias seguidas, esse pessoal vai voltar aqui para elogiar o ZR! rs

    • Fale por você.

    • fale por você amigo três vitorias consecutivas é obrigação sport, avai e ponte mais que obrigação esses times brigaram para não cair..ou não?

      • Ponte preta briga por libertadores, mas os outros dois é obrigação vencer, pois ambos vão brigar pra não cair.

        • libertadores?se considerarmos que Flamengo-Galo-Peppas brigam por título… e Corinthias-Gremio-São Paulo-Cruzeiro-Santos-Fluminense-Botafogo-Atletico-PR brigam pelo que? dizer que ponte briga por libertadores é colocar entres os seis melhores times do Brasil.Absurdo

          • Por enquanto é G6, mas muito provavelmente se tornará um G8 como foi no ano passado. A Ponte Preta tem jogado muito bem, ganhou inclusive ganhou do São Paulo no última rodada (um dos que vc apontou como candidato a vaga na libertadores), arrancou um empate contra o Galo fora, e tem feito um ótimo ano. Vejo a Ponte Preta e a Chapecoense no mesmo nível do Cruzeiro e do Fluminense hoje.

            • g8 em 2017? o México ficará com as duas vagas que foram abertas em 2016 para o Brasil, e no Brasileiro são cinco vagas, o Campeão da Copa do Brasil dá acesso. esqueceu? caso um dos campeões seja alguns dos 6 aí sim será g7

              • Não só a copa do Brasil mas tbm a Sul americana. Digamos

    • Quando ganhamos o carioca jogando bem, não apareceu nenhum para criticar…..rs

    • Vão sumir ou arrumar outro pra Cristo. Gostam de descontar as frustrações pessoais e o próprio fracasso e insignificância nos outros.

    • Né?

  • Me poupe né! Não quer que o técnico vá embora sim, beleza, mais questionar a cobrança da torcida, isso sim pra mim é uma insanidade total!!!!!!!

    O time não vem bem e quer que todos fiquem feliz e apoiando as bizarrice de sua escalações com Gabriel, Marcio e Vaz? Arão caiu muito de produção não pode ser barrado nem um jogo pra ver se outo pode render? Vizeu não joga mais e temos que ficar felizes com a escolha?

    O maior problema desse Técnico é sua teimosia com alguns jogares totalmente questionáveis até aqui na coluna, sinto muito mais o time não vem bem desde o final do ano passado e esse ano na mudou (jogos contra times pequenos do carioca pra minha pessoa não conta) contra os grandes da pra contar no dedo quando o time foi fora de Serie, o time não tem jogada ensaiada e nunca faz um gol de bola parada (Olhem o jogo contra o Faísca, tanta oportunidade), Desclassificação da Liberta enquanto nosso rivais com times muitos piores passaram com gloria. Por favor respeitem o Flamengo não me contento com essas derrotas, desclassificações e vexames que estamos passando com esse técnico que tem medo de Ganhar. Me poupe dessa proteção, quase fomos embora da Copa do Brasil também, tem que esperar o final do ano pra cobrar?

    • Não questionei a cobrança da torcida. E sim o tom da cobrança.

      O momento não é de trocar o técnico na minha opinião…

      Abraços!!!

      • Na minha opinião ficou feio mesmo “A insanidade na fritura de Zé Ricardo”, ficar defendendo um cara que não se defende fica feio pra você e para a própria coluna, já parou pra pensar alguns podem parar de acompanhar a coluna por causa desse seu texto? Você escreve muito bem, vou esperar o seu próximo texto explicando porque o Zé se queima tanto e porque devemos ainda acreditar nele!!!

        • Isso é muito pessoal. Por exemplo, tem gente que pode parar de acompanhar a coluna por conta de um texto incisivo dizendo que o ZR tem que ir pastar…

          Eu procuro fazer o meu trabalho da melhor forma possivel. Faço o que posso pra ser ponderado.

          Não sei sobre o que será a próxima coluna. Nem sabemos se o ZR ainda estará no Flamengo…

          Mas te adianto que grande parte da minha convicção vai da avaliação positiva que tenho desse time até meados do fim de Abril… Será que desaprenderam?

          Agradeço pelo elogio e aguardo seu comentário aqui e nas próximas colunas!

          Abraços!!!

  • Dizer que a torcida não pode questionar e que deveria aprender a torcer direito, isso pode. Mas dizer que o Zé Ricardo não pode errar mais nas escalações e deveria aprender a ter e apresentar mais variações táticas, isso é proibido?

    • Luiz Henrique Amorim: Vulgo líder do Fã clube Ricardetes unidas.

      • Que absurdo…

    • Poder questionar pode. Mas eu acho que certos questionamentos não são justos. Muitos dos “erros” do ZR não são erros de fato e sim divergências de opinião, tratadas como se fossem heresias por parte dele.

      Variações taticas… é nitido que hj o ZR tem uma predileção pelo 4231, que pra mim é um nome bonito para para o 433 “moderno” que parece mesmo é um 451, com jogadores mais abertos.

      Dito isso, em outros jogos da temporada o Flamengo apresentou outros esquemas taticos. No jogo contra a catolica, por exemplo, o flamengo jogo num 442 bem moderno, com o Diego bem livre…isso não fui só eu que vi. E tem outros jogos também.

      Contudo, até pelo momento q o time vive, com desfalques e com a eliminação traumatica, acho natural que ele “segure” um pouco o time, até para resolver um problema sério que vimos no péssimo jogo contra o Atl GO, por exemplo : Compactação. Eu entendi as escolhas dele contra o Atl PR e contra o faisca nesse sentido…

      Espero uma melhora substancial no time logo.

      Abraços!

  • Tadinho só Zé Retranca, que garoto injustiçado. Bilu,bilu,bilu La teteia!!! Espero que se sinta melhor agora.

  • Acho que tem censura aqui.

  • pqp. .perdi meu tempo lendo metade desse texto. … …poderia responder com argumentos cada situação colocada aí.. mais não vou mais perder meu tempo pois seria bater na mesma tecla..Vou so colocar uma situação. .Vamos esquecer a vergonha do palestino vamos esquecer o ano passado e vamos avaliar só esse ano do aprendiz. ..aí vou fazer só uma pergunta o trabalho desse ano é bom ?….que o diga a libertadores que foi colocado na conta do aprendiz. …até agora esse aprendiz só vem mostrando que estão certo os que o criticam ..

    • Boa. ZR aprendiz!

    • O ZR teve muito tempo para trabalhar a equipe, e não conseguiu nada de diferente, o mesmo chuveirinho que a equipe do coluna criticava o Muricy ocorre na mesma proporção ou até mais com o Zé e diga-se com material humano muito mais qualificado mais muito mais…

      • Sim….esse papo de ele esta evoluindo….tá evoluindo com passos de tartaruga , vamos esperar essa evolução até quando ? evolução que os seus defensores esperam sendo que esses criticam o Vaz ,Márcio, gabriel e Damião e o aprendiz nunca deixou de confiar nesses jogadores…qual é a lógica disso ? Eles defendem o aprendiz e criticam esses perebas sendo que o aprendiz tem esses perebas como importantes. ..

        • Exato Sr Silvio MArcelo…queria saber? mas todo mundo sabe empresario escala esses jogadores

    • Olha…eu lamento se você “perdeu seu tempo” lendo a coluna. Eu faço o melhor que eu posso, mas nem Jesus Cristo agradou a todos…quanto mais eu.

      No mais, saindo dos termos pejorativos e tal ao técnico o trabalho é bom pelo seguinte motivo:

      O Flamengo, até essa série de lesões, era um time muito seguro e equilibrado. Você pode não gostar do jeito que o time joga. Isso é um direito de cada um. Mas é inegável que o Flamengo tem padrão de jogo. Tem uma idéia. É um time que costuma controlar a maior parte das suas partidas, tendo mais chances contundentes de gol que seus adversários.

      Agora, com tantas lesões e problemas…complicou muito.

      Acredito em uma melhora grande e logo.

      Abraços.

      • Entendo… abraços..

  • O que tenho a dizer…
    Muita defesa em cima de pontos que criticavam o Muricy em 03 meses. Isso tudo chamo de hipocrisia…Muricy com um time com PV – Wallace-Cesar- na zaga, Rodinnei acabando de estrear, Jorge ainda em início de temporada, Cuellar-Arão-MAncuello ( tudo contratação nova, e Muricy foi quem realmente utilizou o Mancu na sua função) com Cirino- Fernandinho e Guerrero? cara olha esse time, e vejam quantas criticas ele recebeu?
    Zé Ricardo em um ano….merece realmente essas ponderações todas de defesa, sem contar que: Muricy reclamava que não tinha Maracanã, não tinha casa, CT terminado, era muita viajem, desgastava jogador, era início de temporada, precisava de reforços, e nada de alisa-lo passar mão na cabeça….
    agora vêm o Zé e tudo que criticavam Muricy passam mão na cabeça deste. Muita hipocrisia por parte de quem escreveu isso muita mesmo…
    Zé Ricardo em um ano com tantos reforços com Cariacica, e no final com Maracanã conseguiu o 3ª lugar sendo que perdeu pontos justamente dentro de casa…em 2017 ganha mais reforços, e ganha um carioca e eliminado da principal competição Libertadores, o time jogando mal, perdendo gol, e os jogadores criticados por muitos sempre sendo utilizados…e mão na cabeça do Zé??? Hipocrisia!!!

  • Bom texto.

  • Espero que o Flamengo passe logo por essa fase, aí vamos decolar e ngm segura mais!!
    A torcida tem que ajudar mais!

    • Eu tb. Vai começar hj, se Deus quiser. Ficar livre desses cornetas. Só atrapalham, imediatistas.

  • Respeito a opinião do colunista, mas não concordo.

    Indiscutivelmente o elenco é muito mais qualificado que outrora.

    Todas as situações que você expôs como eliminação na libertadores e diante do palestino na sul americana, aliado ao futebol medíocre apresentado, já são suficientes para mandar esse técnico para bem longe do Flamengo, com muita razão e imparcialidade.

    Grande parte da torcida, leia-se a maior parte da massa, não concorda com a manutenção do treineiro.

    A diretoria deveria ouvir o apelo da nação. ZR tá fazendo escola com a sua teimosia insana, disseminando esse mau hábito entre a diretoria.

    • A discordância faz parte do processo!!!

      Eu acho que existe toda uma contextualização que deve ser feita, tanto na eliminação para o Palestino como na mais recente, para o San Lorenzo.

      Palestino: A situação física e a logística pesou demais pro time naquele momento. O time jogou com 6 desfalques se bem me lembro e mesmo assim o time morreu fisicamente.

      Libertadores 2017: De fato no jogo com o San Lorenzo o ZR foi muito mal, assim como o resto do time. Mas eu acho um erro avaliar nossa desclassificação apenas por esse jogo. Perdermos outros 2 partidas em casa, nas quais tivemos domínio do jogo e falhas individuais de toda a espécie nos fizeram colher maus resultados.

      Tenho muita dúvida sobre essa “grande parte da torcida”. Seja por não achar que as redes sociais de fato representam fielmente o pensamento da torcida, seja pela recepção dessa coluna, aonde vejo muitos comentários divididos ou seja pelo momento ruim do time, que eleva a “bipolaridade” de boa parte da torcida. Muitos dos que hoje acham o ZR péssimo irão apoia-lo em caso de 2 ou 3 vitórias.

      No mais, espero que a diretoria não de ouvidos ao “apelo da nação”. Primeiro, por que trocar de técnico tem que ser algo muito bem pensado e feito apenas em situações extremas, na minha opinião. Segundo que, como li recentemente no bom blog “Olhar Cronico Esportivo” ficará claro que não são nada mais do que “torcedores no comando”, amadores, avalistas de resultados puramente e que se dobram ao bel prazer de qualquer Revés.

      Abraços e continue nos acompanhando!!!

      • Questões físicas e logisitica não eram aceitas aqui nessa coluna no pouco tempo que o Sr Muricy esteve a frente 03 meses. E ainda o culpavam de estar jogando contra a diretoria.

        • Não foram aceitas por mim especificamente?

          No mais, o time não era o titular contra o Palestino de forma alguma. E mesmo assim era um time nitidamente destruído fisicamente…

  • Esse texto é uma lufada de lucidez em meio a tanta corneta despropositada por aí. Parabéns!

    • Muito Obrigado!!!

      Continue nos acompanhando!

  • parabéns.

    • Obrigado!

  • Vinny Dunga fazendo escola!

    • Que absurdo… Nosso querido colega Vinny merece nossa admiração e respeito.

      Abraços!

  • O Flasofá está sempre atuante, nunca se contenta.

    • Né? Nunca ta bom. Bom era antes, falido, brigando pra não cair e com um brilhareco a cada eclipse lunar…

      Abraços!

      • mas ninguém está falando ou criticando as questões financeiras, estamos comentando “criticando” o retorno esportivo…que até agora nada nada…a insistência num time com o mesmo material humano, sem restrições

        • Acho o tempo de avaliação pequeno. De fato, com condições favoraveis e estrutura, temos esse 2017, que de fato também, nos trouxe uma decepção ernome. Mas o ano ainda não acabou. E eu acredito no trabalho que vem sendo feito.

          Abraços!

      • Outros tempos meu amigo. Evoluímos e temos que continuar progredindo, mas não com esse técnico falso estudioso. SRN

        • Não acho justo chamá-lo de falso estudioso…

    • Fla depressão… Famosa! 40 milhões né, deixemos os cornetas depressivos destilarem suas frustrações na web. SRN

  • Está torcida é muito vitimista , sempre acha alquem para se martilizar , se não é o técnico com seus incríveis 65 % de aproveitamento e um jogador , um medalhão e pasmem senhores até os jogadores dá base eles não perdoam a própria torcida tumultua o ambiente do clube . Que nojo dessa parte dá torcida.

    • Pois é. Já tem gente crucificando o Matheus Sávio. Lamentável.

      • Um tremendo absurdo!

      • A nossa torcida é assim. ..Não concordei com as vais ao Mateus savio. ..Assim como no maracana uma parte da torcida gritava o nome do Márcio Araújo …nossa torcida é assim seja no Rio..Fortaleza ou Belém. .brigar com isso é loucura. .

      • São sempre os mesmos cara. Repara! Perseguem todos. Nem dou bola, só pra quem saber argumentar futebol com o mínimo de razoabilidade.

        • Eu fico entristecido porque isso atrasa o processo de inserção dos jovens jogadores. Mas vida que segue. SRN

  • Excelente texto Luiz! Como de costume! Assino embaixo! Qto aos chorões… Sempre existiram e vão existir. O problema é que agora têm voz na rede social, com a tal inclusão digital. Concordo que algumas escolhas do Zé são questionáveis e que ele é teimoso. Qual técnico não é?! Mas a maioria q pede a cabeça do técnico não tem qualquer argumento plausível. Reclamam por reclamar,pra perseguir, difamar. Se cair o Zé, daqui a um mês já estarão chorando as pitangas. Devem sentir falta de Luxemburgo, Ney franco, Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira, Waldemar… Aliás, todos esses foram perseguidos duramente também, pelas mesmas hienas virtuais, frustados e insignificantes. Aos que debatem e criticam com educação e argumentos técnicos e lógicos minhas desculpas, esse texto não é pra vcs. SRN

  • DESASTRES QUE JA VI JOGAR NO FLAMENGO !!

    -RODRIGO ARROZ
    – GAVILAN
    -PAULINHO O COVEIRO
    – MURALHA
    -VAZ
    -FERNANDO (IRMAO DO CARLOS ALBERTO)
    – FERNANDO ZAGUEIRO
    – JAILTON
    – ALMIR EX BOSTA
    -FERNANDÃO
    – CRISTOOVÃO BORGES
    – WALDEMAR LEMOS
    – MANO MENEZES
    – CARLOS EDUARDO
    – MARCELO CIRINO
    – EDMUNDO
    – LEANDRO AMARAL
    – VAL BAIANO
    – JOSIEL
    -SAMBUEZA
    – PERALTA
    -SILÁS TECNICO
    – BRUNO SILVA
    – VAL
    – FERNANDO BAIANO
    ……… SE VOCE JA PASSOU MAL, JA CHOROU COM ESSES NOMES, DEIXE SEU DESLIKE, CONTE ALGUM RELATO QUE JA PASSOU COM ALGUM DESSES NOS COMENTS ………. DEUS NOS AJUDE !! SRN

    • Põe também o Dimba, Leo Medeiros, Valter Minhoca, Digão, Val. Chega se não vomito. . rsrs

      • lendo isso ai, dava pra ser jogador ne? kkkk

    • Se esse Paulinho coveiro é o cabeça de area de 2006, ele era ruim mas era 100x melhor que o Marcio Araujo, só pra quem não viu ter idéia da ruindade do MA.

      • acho que era mesmo nivel kkkkkk

      • Mesma merda os dois

    • Negreiros e Borja… tranquilamente os piores atacantes que eu vi com a camisa do Flamengo, e eu já vi muita coisa ruim.

      • “boa “lembrança kkkk

      • Nossa! Negreiros era tenso…

  • Vamos aos pontos
    1. Ninguém é mais flamenguista que ninguém, mas o time está mal faz tempo.Desde o fim de 2016
    2. Ninguém é obrigado a ser campeão. Campeão só tem 1. Pelo contrario, o zé fez uma campanha quase irretocável em 2016. Mas não é porque ele
    foi 3º em 2016 que ele será 2º em 2017. O Mourinho é conhecido por fazer um 2º ano muito melhor que o 1º, mas depois é ladeira abaixo. O time está mais encorpado, logo, se foi um grande feito classificar para libertadores ano passado, este ano não é;
    3. OK. Mas sua comparação ai também esta deturpada. Não tínhamos time/estrutura/dinheiro que temos hoje. Ser eliminado com wallace, André santos, negueba, amaral, paulinho é uma coisa totalmente diferente de Guerrero, Rever, Arão e por ai vai. Aliás, Gabriel e Marcio Araujo estavam lá também.
    4. Concordo. Estamos só na 4ª rodada. Mas no Brasileiro, vencer é preciso. Se você quer comparar posição de tabela, digo que o vasco tá na nossa frente, simplesmente porque venceu. Empate nem sempre é um bom resultado com esse critério de
    classificação. Alem disso, os outros favoritos, todos estão na libertadores, então suas criticas são aliviadas até serem eliminados..
    5. Discordo. É quando falta o craque que o time tem que ter elenco e o técnico tem que saber se virar e mostrar o que pode fazer. Dizer que o time tem um elenco qualificado e depois reclamar do desfalque soa muito falso. É mais fácil ser treinador quando o messi está em campo.
    6. Jogar com 3 voltantes não significa ser retranqueiro. Mas colocar os volantes em posições que eles não sabem fazer, é pior. Alias, o esquema com 3 volantes pode ter sido adotado para melhorar a saída de bola. O que chega a ser louco, se você parar e pensar.
    7. Os ataques de sempre, são feitos pelos modinhas do #Fora Ze Ricardo, mas as defesas de sempre são feitas pela turma do #Ze Ricardiola
    8. Concordo que a troca tenha que ser pensada e etc. Mas não trocar porque não “tem outro no mercado” é a mesma coisa que estar numa casa pegando fogo e desabando, e não fugir só porque não tem pra onde ir. Não acho que tinha que demitir o Ze depois da eliminação na libertadores, mas não dá pra culpar os maus flamenguistas e é bom começar a ter em um plano B
    9. Nem pode achar incontestável. Só pelo fato dele ser treinador do flamengo, já deve ser contestado. Agora apoiar e ter paciência também tem limite. É preciso entender que quanto mais se qualifica e fica mais forte, mais exigido você é. estamos com um time cada vez mais forte e não querem subir o padrão de exigência? Existe o lado bom e o lado ruim em querer ser o “real Madrid”

    • Perfeito Thiago…. bem colocado!!

      • É Flavio, kkk.

        • Kkkk…verdade

          • Esse colunista deve ta brincando de ser Flamenguista só pode. Perfeita Analise Flavio.

            • Não, não estou.

  • Muita defesa em cima de pontos que criticavam o Muricy em 03 meses. Isso tudo chamo de hipocrisia…Muricy com um time comPV – Wallace-Cesar- na zaga, Rodinnei acabando de estrear, Jorge ainda em início de temporada, Cuellar-Arão-MAncuello ( tudo contratação nova, e Muricy foi quem realmente utilizou o Mancu na sua função) com Cirino- Fernandinho e Guerrero? cara olha esse time, e vejam quantas criticas ele recebeu?
    Zé Ricardo em um ano….merece realmente essas ponderações todas de defesa, sem contar que: Muricy reclamava que não tinha Maracanã, não tinha casa, CT terminado, era muita viajem, desgastava jogador, era início de temporada, precisava de reforços, e nada de alisa-lo passar mão na cabeça….
    agora vêm o Zé e tudo que criticavam Muricy passam mão na cabeça deste. Muita hipocrisia por parte de quem escreveu isso muita mesmo…
    Zé Ricardo em um ano com tantos reforços com Cariacica, e no final com Maracanã conseguiu o 3ª lugar sendo que perdeu pontos justamente dentro de casa…em 2017 ganha mais reforços, e ganha um carioca e eliminado da principal competição Libertadores, o time jogando mal, perdendo gol, e os jogadores criticados por muitos sempre sendo utilizados…e mão na cabeça do Zé??? Hipocrisia!!

    • É esse o ponto. Justificam o injustificável por ser “técnico da casa”. Queria essa paciência com outros técnico também. Essa bajulação para diretoria é a pior coisa que possa existir no Flamengo.

  • Pra ser torcedor tenho que gostar do Vaz bater falta (técnico nao determina isso?), cobrança de falta ensaidas como contra o Atlético-PR do ataque pro goleiro (não vejo uma bola parada ensaiada), Arão estático (acha que é o Zidane), observar o Diego buscar bola no meio dos zagueiros, excesso de passes laterais, Berrío tropeçando com a bola, esqueci mais alguma coisa?

    • Hoje tem Damião em campo, Vizeu no banco

      • Tem Muralha calça cagada também… esqueci desse rs

    • Nossa é tanta coisa acostumamos a aceitar, lembrei do Gabriel agora…

  • Quer resgatar a confiança da torcida, Zé Ricardo? Então faça o seguinte:
    – Barre os dois cânceres do time, Márcio Araújo e Arão. Ou pelo menos um deles. E deixe Vaz por um bom tempo no banco.
    – Deixe os perebas sempre como última opção. Inadmissível L Perebão na frente de Vizeu. Gabriel, por favor, nem no banco. Além de ser inútil quando joga ocupa avaga de jogadores úteis.
    – Esqueça a formação com os três volantes. Toda vez o time ficapouco ofensivo nessa formação e só melhora quando troca um deles por um meia ofensivo ou um atacante. SE por acaso resolver escalá-los, que seja com volantes que saibam sair para o jogo e estejam jogando bem (Leia-se não MA e Arão).
    – Escale os 11 iniciais e monte o banco corretamente. Chega dar raiva ver o time errando tudo no jogo e ter como solução Damião, Gabriel, Rômulo e Berrío, deixando Paquetá, Mancuello (costuma entrar bem no 2o tempo), Cafu, Vizeu e outros.
    – Tenha e USE outros sistemas de jogo que envolvam dois e/ou dois centroavantes por exemplo.
    – SUBSTITUA NO INTERVALO QUANDO O JOGO ESTIVER RUIM.
    – E por fim tenha coragem de utilizar a base ao invés de preferir “experientes” perebas ou em má fase.

    Enquanto não fizer pelo menos algumas dessas mudanças será sempre o Zé Ruela

    • perfeito, assim ele terá uma vida tranquila no FLA

  • Acho que o treinador deve ter toda liberdade. Porém, está faltando um braço forte no futebol pra questionar o Ze Ricardo em vários aspectos. Como já disse aqui, não vejo o técnico cobrando o elenco, só vejo ele passando a mão na cabeça de jogador e valorizando empates. Meu Deus amigos, isso é Flamengo! Valorizar empate? Não acho que o Ze deva sair, mas ele deve rever seus conceitos nessa questão de “deixa a vida me levar” essa onda de “paz e amor”. E principalmente, parar de insistir em jogadores fracos e limitadissimos que ele trata como craque e que a cada partida corrompe a garra e a tática do time.

    • Eu acho que ele já começou a mudar, tirou o Vaz colocou o Juan… Tá tentando apostar no Cuellar, colocou o Vinicius mais tempo no jogo, colocou o time todo pra cima no segundo tempo … tá devagar, tem muita coisa dificil de engolir, mas parece que tá mudando

      • até a coletiva contra o Botafogo foi diferente, ele se mostrou indignado com o empate kkkkkkkkkkkkkk

        • Notei isso tb… já é um começo

      • Isso é verdade. Deus te ouça!

      • Mas ainda não percebeu q dois jogadores do.meio está enterrando o time, o coletivo MA e Arão… Precisa testar Cuellar e Ronaldo no time titular

    • A torcida esta cansada de sempre o mesmo discurso, de “Estamos no caminho”
      valorizando empate, valorizando 3º lugar, valorizando jogador medíocre(Marcio, Vaz, Gabriel e Damião).Queremos discursos com gana, não só discurso como atitudes, como raça, gana, vontade de vencer.
      Não queremos um time acomodado, achando que a vitória vai cair do céu, tem que impor medo no adversário.
      SRN

    • E remover por 6 meses a palavra “parabenizar” do vocabulário dele… quer ver eu ficar puto é ver o time mal em campo e o cara chegar na entrevista e parabeniza Deus e o mundo… é o mesmo que está me chamando de otário….

    • Por incrível que pareça, no último jogo ele mudou de postura.

  • Resumindo!

    São 40 milhões de torcedores, nada, absolutamente NADA vai agradar a todos.

    Construiu o Estádiio da Ilha, teve gente reclamando que podia ser maior, estádio próprio etc
    Diretoria recuperou as finanças, mas a diretoria não entende de futebol, Flamengo não é banco…
    Construímos o CT, mas poderia ter usado o dinheiro em contratações…
    Trouxemos Éverton Ribeiro, mas muito dinheiro para um jogador de 28 anos, temos vários pontas, desnecessário a contratação…

    Se mandar Zé Ricardo embora, não importa quem venha, vai ter gente reclamando. Dorival, Cuca, Sampaoli, TIte, alguém vai reclamar…

    O mundo ideal é Fla ganhar todos os títulos e todos os anos, mas ainda assim acho que vai ter gente reclamando 😉

  • Zé Ricardo, o melhor técnico que o Flamengo teve em muito, mas muito tempo.

  • O cara fez um testamento. Parei ler no segundo parágrafo. Deve ser parente do ZR.
    Futebol é resultado e desempenho.
    Em um ano e meio os resultados esportivos não vieram e o desempenho é ruim. O técnico escalou mal nos principais jogos do ano e substituiu pior ainda, insiste em peças improdutivas. Não acho que criticas são um processo de fritura, são oportunidades de melhora, principalmente quando são pertinentes.
    No ano de 2017 a diretoria vendeu um produto para a nação, que foi a libertadores da América, a torcida comprou mas não levou, vamos reclamar com quem agora amigo? Procon? Um clube como o Flamengo vive de títulos…não de treinadores e dirigentes…
    Se o ZR e o time conseguir ganhar jogos, com certeza terão o meu apoio, caso contrário terão as minhas críticas. E ponto!

    • Exato, os jogos falam por si só, palavras são só palavras. Não dá para defender o indefensável. O Zé é um bom técnico mas precisa melhorar bastante, o cara tem um elenco extraordinário nas mãos, mas não está sabendo usá-lo.

    • “Resultado e desempenho”.
      Falou tudo. Se o Flamengo estivesse jogando para o ataque, com dribles, bola na trave, jogadas de efeito, e mesmo assim empatasse por 1×1, não haveria essa insatisfação geral da torcida.

  • O Zé não precisa virar o Guardiola, se ele confiar mais na base que ele ajudou a criar (Vizeu, Ronaldo, Leo Duarte, Thiago) eu aposto com você que muita gente aqui vai voltar a apoiar muito o Zé….. mas é dificil apoiar alguém que prefere o Vaz e o Damião aos meninos da base

  • A defesa dos três volantes é interessante …. “Mauro Cezar Pereira já explicou 2 vezes ao menos isso. NÃO É UM ESQUEMA COM 3 JOGADORES EXECUTANDO FUNÇÃO DE VOLANTES DE FATO” … Ou seja, é pior ainda, porque ele coloca o Cuellar ou o Arão fora de posição … enquanto no banco fica quem sabe executar a função … não entendi se você usou pra falar bem ou mal do Zé

    Sobre a parte do Vexame: se o Flamengo for se basear em anos que foi governado por ladrões para decidir o que é vexame ou não, então qualquer coisa serve, hoje o Flamengo é diferente de todos é melhor que todos fora de campo, o que a torcida quer é que isso passe para o campo.

  • “O Zé é um motorista de fusca que tem que aprender a piltotar uma Ferrari”

    Eu ainda acredito que o Zé pode sim melhorar é acordar, porém se ele continuar com os jogadores medíocres como titular (Gabriel, Márcio Araújo e Vaz ), ele vai rodar com certeza.
    O que falta ao Zé e ao time é vontade de ganhar, time sem garra, sem raça, sem gana, acha que o resultado vai cair do céu.
    O Everton Ribeiro nem chegou é já tem mais vontade de ganhar do que o Zé Ricardo.
    Espero que eu esteja errado porém o que parece é que o Zé joga apenas para manter o cargo… como eu disse espero que está errado!!!
    Que essa mudança de atitude comece hoje!!
    SRN.

  • Não sei se o treinador seja tão burro penso que ale e obrigado a escalar alguns jogadores, o cara trabalha com os jogadores conhece a base(os garotos) e porque não escala os melhores, contra o time do Chiller no primeiro jogo e contra o atrético paranaense na segunda partida ele colocou o time para perder e foi o que aconteceu culpa exclusivamente dele perdemos com time e elenco melhor do que eles. mais uma vez o Guerreiro não é matador mas e bom jogador é só colocar o Damião para jogar com ele. (simples assim) e por favor mesmo com esse monte de contratações não vamos esquecer do ( Ronaldo, Paqueta, Matheus Sávio o Lateral direito que disputou a Copa São paulo a penúltima quando o flamengo foi campeão ele e muito bom) em fim se tiver que contratar um trinador por favor contratem um melhor que esse ou deixa esse mesmo.

  • O problema do Zé e ser muito paneleiro, não dar crédito e sequência de jogos aos jogadores que são visivelmente melhores e não variar o esquema tático. Todos já sabem de ante mão que ele gosta de jogar com 2 pontas auxiliares de laterais.

    Ele não pode ser tão previsível assim.

  • Esse ‘inimiginho’ prolixo e soberbinho só esqueceu de dizer que o cara está há um ano à frente do Flamengo e já era para o time estar em outro patamar de evolução, isto segundo o próprio Mauro César, que é para usar o mesmo argumento de autoridade do colunistinha aí cheio de si .

    Perdemos o brasileiro mais mole de vencer pela teimosia e falta de ousadia do treineiro, que se agarrou à sua panela com caramujo, Vaz, cirino, Gabriel e alambik, mesmo com esses praticando um futebol de baixíssimo nível técnico, sem jamais dar as mesmas chances e sequência (para pegar ritmo e confiança) a outros jogadores. Mancuello decidia jogos e ele em seguida o deixava no banco ou nem o relacionava por uns três jogos. Cuellar, na única partida que entrou desde o começo na sua posição (contra o figueirense) fizemos nossa melhor atuação no campeonato, e ele voltou com o colombiano pro banco para colocar o crack baidu, que entregou várias partidas (são Paulo, botafogo, inter, coríntians, galo, coritiba, e são os que eu me lembro de relance) e sem acrescentar em absolutamente nada tecnicamente ao time. Donatti errou feio na estreia e o treineiro nunca mais escalou o cara, como se o Vaz não tivesse feito coisa pior. Ah, em 2016 ainda tivemos o vexame na sul-americana que o pseudo colunista achou algo normal.

    Então chega 2017, e quando pensamos que 2016 e a pré temporada serviram para amadurecer as ideias do treineiro, ele me vem com a mesma panela e o manjadíssimo esquema, repetindo a postura covarde de recuar o time quando fazemos um a zerinho, contrariando o DNA ofensivo e lutador da história do Flamengo. Resultado: entregamos a libertadores por medo de vencer, quando esse entregador de colete ao fazer um a zero abdicou do jogo, tirando dois atacantes e colocando mais um zagueiro e mais outro , chamando o time argentino (que jogava em casa) para cima. Foi indignante perder daquele modo tão covarde, feito um time pequeno.

    E o que mudou depois do desastre? Absolutamente nada. O time continua perdido em campo, a panela continua de titular, o desempenho horroroso (quando foi que tivemos aquela atuação de encher os olhos?), três volantes (com caramujo e Arão matando todas as jogadas ), substituições tardias para mudar o jogo, enfim, um treineiro frouxo, incompetente, medroso, retranqueiro e um time sem alma. Isso como resultado de um ano de trabalho. Então devemos dar mais tempo?

    Se liga, inimiginho!

    Se ele ainda barrasse os que não estão jogando nada e apresentasse variações, mas não, teimosamente ele insiste nos mesmos erros, achando que está tudo bem ao escalar Arão de ponta, por exemplo.

    Além disso, a meritocracia dele não passa de um discurso vazio, como o do colunistinha bajulador e soberbo com aqueles que pensam diferente dele.

    Fora Zé Paneleiro e Medroso!

    • Mais um currículo pra Gávea ?

      • Eu sou mongoloide. Copio e colo e fico rindo! Daaaa

        • Porra, mais um time na mira….
          Manda currículo pro íbis tb!!!!
          Além de treinador, tb tem talento pra comédia aeeeeee

        • tu comentando isso, com essa foto, é muito engraçado cara kkkk

    • Mais um currículo pra Gávea ?

      • Eu sou mongoloide. Copio e colo e fico rindo! Daaa

        • Kkkkk são daquela espécie que come fezes e dá gargalhada.

    • O melhor comentário. ^

      • Valeu, Pilos!
        Tá sumido.
        Só acho que se estamos nessa chapa quente é porque o sr. treineiro o quis, insistindo em suas ‘convicções’ e escalações, mesmo contra os fatos e a torcida.

        • Pois é, irmão, fiquei uns 60 dias no hospital com meu velho, mas graças a Deus agora tá tudo bem.
          Concordo com tudo o que VC falou. E tem mais, é nítido que ele perdeu o pouco de respeito que ainda tinha com o grupo. Não tem mais clima.

          • Poxa, que Deus derrame bênçãos de saúde e paz sobre seu velho e toda sua família.

            • Amém. Desejo o mesmo pra você e sua família, estendendo pra todos os rubro-negros, pq nao? Kkkk.
              Um grande abraço.

        • Ah, sim…. discutir a eliminação na Liberta e colocar só na conta do ZR e na conta do jogo do San Lorenzo pra mim tb não faz sentido…Ah, sim…. discutir a eliminação na Liberta e colocar só na conta do ZR e na conta do jogo do San Lorenzo pra mim tb não faz sentido…

          • Quem escala o time, afinal?

            • Ele escala o time. Mas não perde gols na cara do gol e nem toma frangos rídiculos.

              A verdade é que eu esperava ontem um time parecido com o que eu via em Abril. Um time que controlava o jogo, equilibrado e consciente. Não vimos nada disso…

              A siutação do ZR se agravou muito ontem…

      • Me esculhambar pessoalmente faz um bom comentário…

        ok.

        • Eu me referia a explanação sobre o time e o técnico, não tenho nada contra VC, irmão. Pra dizer a verdade, nem li a matéria, só o título e os comentários. Mas e agora, ainda acha que o Zé deve continuar?

          • A questão central do texto não é nem a permanência do ZR. É o nivel, o tom e o volume das criticas. A descontextualização de boa parte dessas criticas.

            A situação dele se deteriorou enomemente desde ontem…

            Esperava ver o time que via em abril. Equilibrado. Seguro. Consciente. Não vi.

            Um resultado que não seja uma vitória contra o Avai tornaria a situação dele insustentavel. Assim como só uma sequencia de vitórias pode salvar o pescoço dele…

            Abraços!

    • “inimiguinho”. “Colunistinha”. Prolixo e soberbo. Bajulador. Pra que isso. Alguma vez eu lhe tratei mal particularmente pra justificar isso?

      Eu nem discuto mais o Brasileiro de 2016. Não tem condição de falar disso sem contextualizar a situação e achar que tava tudo na nossa mão…

      Panela….argumento de revista contigo.

      Mancuello, tipico jogador de segundo tempo. Cuellar. Supervalorizado por parte da torcida na minha humilde opinião.

      Donatti ganhou a posição do Vaz e se machucou 2 jogos depois…

      O time do Flamengo nitidamente era um time equilibrado e consciente até a série de lesões. Só ter um pouco de bom senso pra ver isso.

      Falar do momento do Flamengo sem contextualizar é algo muito complicado…

      No mais, obrigado pela participação, apesar da agressividade, e continue nos prestigiando. Você é sempre um assíduo leitor aqui no coluna. Não há necessidade de tanta agressividade…

      Abraços!

      • Vc foi tudo isso que eu disse e não retiro uma só palavra. Se vc acha que não foi hostil e sem noção nessa coluna , tentando soberbamente idiotizar quem pensa diferente, é porque lhe falta autocrítica. Assim como ao seu querido técnico.

        • Lamento que você pense assim.

          O tom da coluna foi forte? Foi. Bastante. Mas faz parte.

          Em momento algum fui desrespeitoso com ninguém. Nem tentei idiotizar ninguém. E muito menos tinve a intenção de ser soberbo.
          A coluna foi apenas um contraponto as diversas críticas que tenho visto nas redes sociais sobre o trabalho do ZR. Algumas que eu considero pertinentes e outras que considero exageradas. E o jogo de ontem não mudou minha opinião, apesar de ter deteriorado muito a situação do ZR.

          No mais, de mais de 800 comentários, forampoucos os que me levaram a mal. Especificamente nesse caminho, somente você. De toda forma eu levo sua crítica em consideração. Quando se opina sempre se está sujeito a críticas, seja relacionado ao conteúdo ou relacionado a forma.

          Quanto ao “meu querido técnico”…sem comentários…

          • Blz, viremos a página então.

            • Página virada. Hoje tem novo jogo, com expectativa de mudanças.

              Torcer pra dar certo.

              Abraços!

    • Vc é um ladrão… Roubou meus comentários…kkkkk
      Tamo junto desde sempre. KKKK
      SRN

  • Nenhuma palavra sobre a ineficiência e lentidão do Arão?

    • Acho que ele tem jogado mal. Tem oscilado. Até por conta da ausência do Diego.

      Espero melhora nele e no time pra logo.

  • Parabéns pelo excelente texto. Vale lembrar que a maioria dos títulos de expressão no Flamengo, foram conquistados por técnicos prata da casa!

  • Esses sao os autos do processo de defesa do zeh ricardo!? Hushuahua,
    Respeito suas opinioes e principalmente o seu tempo para escrever para a coluna.
    Entranto, usando o mesmo expediente que vc menciona no inicio( de forma simples) e objetiva:
    O time nao joga bola. Nao tem jogadas, nao tem tabelas, nao tem triangulacoes. Nao tem movimentacao para infiltracao. Os jogadores parecem que estao jogandos juntos pela primeira vez ( todo jogo).
    O tecnico escala mal, nao consegue variar de esquema ao longo do jogo ( salvo as excecoes de quando ele usa as peças logicas no remendo)
    Ver o jogo do flamengo nao esta prazeiroso.
    Perder e ganhar eh do jogo. Mas nao jogar bola e ainda por cima com o elenco que temos eh absolutamente inadmissivel.

    • Vc é um q podia mandar currículo para a Gávea ?

      • Eu sou mongoloide. Copio e colo e fico rindo! DaaaAaa

        • Disso ninguém nunca duvidou..

    • Vc é um q podia mandar currículo para a Gávea ?

      • Ja mandei. To aguardando

        • Coitado…

          • Eu sou mongoloide. Copio e colo e fico rindo! DaaaAa

        • Kkkkkk

    • O Flamengo tem posse de bola, mas lateraliza muito as jogadas. Se a idéia era aplicar um estilo ofensivo, de posse de bola como o Barcelona que joga no mesmo 4-3-3 as trocas de passe devem ser em diagonal. Como o próprio que escreveu o texto recomendou, eu gosto de me aprofundar, torço inclusive pro Arsenal na Premier League e gosto de ver as análises táticas, me aprofundar. A transição defesa pro ataque é lenta e desqualificada com Márcio Araújo que por vezes carrega demais a bola pra entregar no pé e não errar o passe. O Arão não dá dinâmica, é muito estático. Essas duas peças na minha opinião afundam qualquer pretensão de um futebol bem jogado.

      • Por isso os wingers cada vez mais jogam invertidos.

        • O mal de alguns aqui é desqualificar as críticas dos outros sem argumentos. O Zé Ricardo nao está conseguindo fazer o Flamengo jogar, isso é um fato. O Diego faz falta, porque ele é extra série e vem no miolo da zaga buscar a bola pra distribuir, ai quando ele não joga o pessoal marca o Arão e os outros, o MA se enrola sem ninguem pra tocar e entrega a paçoca. Não é porque não sou técnico profissional, que eu não tenha capacidade de dizer que isso tá muito errado…

          • Exato.

          • se diego vem buscar essa bola então ele não precisa de arão e araujo concorda também ou isso está certo?

            • Concordo, tá na hora de dar chances pra outros que possam desempenhar melhor essas funções, assim o Diego poderia produzir mais perto do gol.

      • Fabio, eu acrescentaria que a lentidão da zaga praticamente obriga a escalação do Márcio e a linha de marcação baixa. Isso gera o famigerado sufoco ao Fla assumir papel reativo ou obter vantagem mínima. Além disso, com a ausência do Diego não havia ninguém no meio com passe certo para armar os contra-ataques.

        • E a lentidão da zaga foi uma identificação e um pedido do Muricy desde o primeiro dia de trabalho. Sei que esse tipo de zagueiro está caro e foge da nossa realidade, mas ou se investe nessa peça ou procura dentro da base alguém pra atender essa necessidade. Senão, altera o esquema! Obrigado pela contribuição! SRN

    • Resumindo: pelo tempo de trabalho, o time deveria estar num patamar acima. Estagnou. Só que não conseguirá enquanto não limpar o elenco dos erros de avaliação e do legado de jogadores ruins.

    • Eu não vejo todos esses problemas no time. Ao menos não até a série de lesões e a eliminação na Libertadores…

  • O Zé Ricardo não acaba 2017 no comando do Flamengo, isso tá claro como água. A única dúvida é se vão demitir ele enquanto ainda dá pra se recuperar no brasileirão e brigar de fato pelo título ou se vão esperar até o Flamengo não ter mais condições de conquista no brasileiro e trazer alguém pra tentar levar o time pra libertadores e focar na copa do Brasil, pra tentar levantar ao menos mais uma taça. Falo isso pois mesmo com os reforços, se engana quem pensa que o ZR vai mudar suas convicções. Pra ele a primeira função do atacante de lado é marcar e não atacar, pra ele ter um jogador só de marcação no meio é primordial, mesmo que este devolva ao adversário as bolas que rouba, que se esconda dos companheiros na hora de receber a bola e que em jogos contra equipes mais fechadas ele seja um a menos em campo. O Flamengo só irá conseguir extrair o potencial máximo desse elenco sob o comando técnico de outro profissional. A forma como o Zé Ricardo enxerga o futebol não combina com a qualidade e o potencial dos jogadores que a equipe hoje possui. Simples assim.

  • Muito bom texto, com alguma ressalvas. Zé tá longe de ser perfeito. Tem muito a evoluir. Mas tirando o Tite não tem ninguém que me encha os olhos para justificar uma troca. Já propus aqui na coluna cada um dizer o técnico que gostaria no lugar dele. Duvido que tenha algum consenso, vai sair mais porrada do que já está.

    • Realmente não tem um nome que seja unanimidade.

  • Texto excelente!!

  • O melhor do texto é falar que estávamos sem nosso principal jogador kkkkkkkkkkkkkkkk então temos uma diego dependência ??? o técnico não consegue colocar o time pra jogar sem ele ??? … Se ele se machucar ou tomar amarelo nem precisa jogar então, já que não venceremos a partida.

    Vamos continuar acreditando no “excelente” trabalho do ZR que até agora so nos deu um carioquinha. E vamos ver qual vai ser a desculpa de hoje ao empatar mais uma partida.

    • Eu to quase convencido pelos argumentos dos defensores do ZR que o grande culpado por esse futebol ridiculo que to time joga é o Diego. FDP… não pode machucar, não pode tomar cartão, não pode ser convocado senão é melhor nem entrar em campo, toma o W.O.

      • Cara, não tá gostando torce pra outro time… Se a diretoria recuperou o clube e hoje temos jogadores como Diego, ER, Guerrero e outros, dá um pouco mais de confiança a eles então, e seja sócio torcedor também, só isso que te peço

        • Haaaa. Nao ta gostando, torce para outro time!? Hauahaua. Acho que esse foi o argumento mais bizarro eu eu ja vi na coluna ate hj. Haahahhahaha

          • hahahahaha Chora mais, talvez o Bandeira escute e mude de técnico, não adianta nada reclamar, só tem q apoiar e não ficar de mimimi, o trabalho é bom. Fla não precisa de torcedores como você =)

            • Agora que eu entendi. Vc acabou de chegar na coluna. Por isso obviamente esses comentarios bizarros.

            • Engano seu Yuri, é a torcida que mantém o Clube, se a torcida virar de vez contra o trabalho do Zé vai cair, e te falo mais, ou ele vence pelo menos 1 das 2 partidas contra Sport e avai ou segunda FEIRA a cabeça dele roda!

              • AO menos uma nao, tem que vencer as duas.

                • Na nossa visão sim, na da diretoria 1 vitória e 1 empate!

              • E se não rodar? O que a gente faz??

                Quantas vezes já reclamamos de Damião? Quem vai ser titular hoje?
                Vaz, Gabriel, MA… torcida apoia, mas não manda no clube. Os dirigentes que tomam as decisões, só tem de apoiar

                • Sabe de nada! O próprio conselho que tem relação direta com torcedores já querem a cabeça dele !

                  • E porque o Zé está lá ainda?

                    • Vamos ver se ele continua agora !!!!!!

                    • To esperando até agora…
                      Resumindo… quem manda é a diretoria haha

                    • To esperando até agora…
                      Resumindo… Quem manda lá é a diretoria haha

          • Mano, fico lendo seus comentários igual um mongoloide kkkkkk com aquela voz kkkkkkkkkk

        • Na boa… vc não me conhece. Não sabe quanto tempo tenho de arquibancada, quanto dinheiro eu gasto mes com o Flamengo, inclusive com ST (desde o inicio, sem interrupções), quer debater, vem na boa agora sem babaquice, nunca te vi na vida.

          • Então chora menos e apoia mais! Também nunca te vi na vida

            • Parei contigo… cresce depois a gente troca uma idéia.

            • Na boa, vc tb não me conhece.
              Agora, faça-me o favor, vai arrumar seu quarto e fazer a lição, seu moleque idiota.

      • Puxa, não tinha pensado nisso. A culpa é do Diego!! Rs

    • Você faz melhor? Manda seu currículo lá pra ser o novo técnico do Fla então

      • PRa fazer a mesma coisa do ZR, quem sabe eu mande um curriculo e falo que sou “estudioso” que nem ele kkkk.
        Estudioso que so tem um esquema tatico, prefere improvisar lateral e volante ao inves de mudar a forma de jogar. Nao tem uma jogada ensaiada. O time toma gols em praticamente todos os jogos e se o Diego machucar acabou o time.

        • Sim! Se o Muralha falha a culpa é do técnico, se perde gol na cara, a culpa é do técnico…

          Manda um currículo pra lá quem sabe você seja chamado

          • Se perde gol a culpa é dele sim, ou é eu que dou treino todo dia pro time ??????
            Se a pontaria do time esta ruim, por que nao reserva uma hora todo dis so pra melhorar esse fundamento, assim como o do goleiro ???

            • Concordo!
              Quantos jogadores arrebentam no treino e quando vai a jogo é uma negação?
              Hoje vão colocar Damião… o cara é horroroso, mas fazer o q? Eu vou torcer pro cara fazer gol, não posso fazer mais nada além disso

          • Se o Muralha falha seguidamente, sim é culpa do técnico que não tira ele do time.

      • E desde quando precisa ser profissional na área para criticar o resultado do trabalho de alguém?
        Eu não sou chef de cozinha, mas se compro uma comida mal temperada, com carne podre, sem sal, em um restaurante, irei reclamar com o gerente e com o cozinheiro sim.
        É cada argumento que aparece por aqui….

        • Comida todo mundo come, isso não tem comparação…

          Agora tu vai falar que sabe mais que um médico, advogado, sem estudo e conhecimento da área? Ah sim…

      • Eu sou mongoloide. Copio e colo e fico rindo! DaaaAaaaaa

        • Você é engraçado cara 😉

    • Sempre defendi jogarmos o carioca com time alternativo, mas os modinhas diziam que o carioquinha era obrigação… perdemos o Diego no jogo contra o Vasco, perdemos aí a Libertadores… por isso a contratação do ER, pra não ficarmos na diegodependencia…

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        “perdemos o Diego no jogo contra o Vasco, perdemos aí a Libertadores.” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        NEm vou comentar, ja vii que você nem acompanha o flamengo.

      • contra o vasco? vc é flamenguista?

  • Incrível ver torcedores clamarem pela saída do Zé Ricardo…não existe no mercado nenhum treinador disponível com metade da competência dele…todos esqueceram que qd ele lançou os meninos da base, foram vaiados…o Diego ficou afastado por dois meses… o Berrio suspenso, o Éverton machucado… em nenhum momento escalou 3 volantes, Arao fazia o papel que no início do ano era feito pelo Mancuello….. se trocarmos de técnico será um retrocesso gigante… não seremos campeões de nada…

    • ” Arao fazia o papel que no início do ano era feito pelo Mancuello” … Isso mostra a icopetencia do técnico, que nao sabe montar o time em uma formação que nao seja de 2 pontas, mesmo sabendo que nao tem pontas no elenco. O time tem varios meias, mais ele prefere escalar volante e lateral pra fazer essa função. Muito limitado, se o flamengo for jogar contra o santos por exemplo e o diego sentir um desconforto esta eliminados entao, pois sem o Diego acaba o time.

      • Esse lance de jogar com pontas é a nova metodologia que o Muricy colocou no Fla depois do período de estudos no Barcelona. Da base ao profissional o esquema é sempre o mesmo, concordo que pode variar durante um jogo por ex, mas a ideia é manter para um jogador de base quando subir não sentir tanto

        • No papel lindo … o que adianta se ele é um técnico da base que nao usa a base ??? … vaz fazendo varias merdas, e nao da chance ao leo duarte que ano passado entrou numa fogueira e foi bem. Prefere o inutil do MA ao invés de dar chance ao ROnaldo. Tem o matheus savio e paqueta no time, mais nao usa eles como meias na ausencia do diego (foi usar um ou dois jogos antes daquele contra o sao lourenço, e ainda por cima usa o matheus savio na hora que o sao lourenço se mandou pro ataque e queimou o mlk, pois tem torcedor que é burro e acha q a culpa do gol foi dele, nao do vaz que ficou olhando a bola passar), tem o vizeu que é bom atacante, mas prefere o cone do damião. Tem o adryan, cafu mas prefere o gabriel.
          Um treinador que era da base e nao usa a base, o engraçado que ele treinou esses mlks, se nao estao preparados a culpa é de quem ???

        • Então precisam mudar o Centro de Inteligência, porque mapeou jogadores que nao se encaixam no perfil sugerido do 4-3-3. Na minha opinião é melhor ter humildade e adaptar o esquema pra escalar os melhores e extrair ao máximo do elenco, do que inutilizar boa parte dos jogadores contratados. O time hoje joga com posse de bola, no campo do adversário e o Flamengo contratou Berrío, um jogador nitidamente pra contra-ataque… qual a coerência? O Mancuello sempre jogou como um enganche, uma espécie de volante com pouca combatividade… una função muito utilizada na Argentina e que nao existe no futebol brasileiro, se a intenção não era usar o jogador aonde ele pode acrescentar pra quê gastar 12 milhões?

      • Quais meias??? Matheus Sávio??? Entro e na primeira falha foi vaiado… Paqueta??? Idem… qual outro meia???

        • O flamengo pode muito bem jogar num esquema com 3 volantes com ronaldo, cuellar, mancuello, arão, romulo algum desses pois sabe jogar. Um meia como matheus savio, paqueta, adryan. E no ataque guerrero de segundo atacante com vizeu de atacante dentro da área.
          ” Matheus Sávio??? Entro e na primeira falha foi vaiado… ” só torcedor idiota e burro acha que quem fez o flamengo perder pro São lourenço foi o Matheus savio. O cara chutou a bola que foi travada pelo adversario, o cara cruzou e o senhor VAZ (queridinho do ZR) ficou olhando um cara de 1,5 m de altura cabeçear a bola sozinho. Alem disso, ao inves de colocar o mlk logo no começo e fazer o time ter uma postura ofensiva, colocou o mlk qdo o sao lourenço ja nao tinha nd a perder e se mandou pro ataque, tirou nossos pontas e acabou com o contra ataque do time. Ainda por cima, coloca mais um zagueiro pra segurar o resultado.

        • Não sei se vc sabe, mas Gabriel e Caramujo costumam ser vaiados, mas estão sempre em campo.

    • Pra começar tanto Manuello como Arao são 2 volantes, então já está tudo errado escalados como pontas !! Não é a toa que começaram a ser queimados com a torcida por não renderem o esperado!

  • Ótimo texto e acredito que o Rodrigo Caetano também mereceria um texto igual. O trabalho que ele faz na minha opinião é muito bom mas a corneta sempre esta virada para ele também. SRN

  • O cara perde três partidas no ano e está assim!! Se o Atletico-PR não tivesse ganhado e o flamengo classificado na libertadores, tava todo mundo pensando diferente, mesmo o flamengo tendo os mesmos resultados!! Jogou duas partidas ruins, San Lorenzo e Atletico-GO. Só!! Agora, os atacantes não sabem fazer gol, e o goleiro não salva nada!! E aí?!?

  • Texto escrito e dirigido por: Luiz Ricardete Henrique Amorim.

    • Que absurdo….

  • pra ser técnico do FLA ou o técnico é cria do Flamengo (carlinhos, andrade) ou tem que ser um MEDALHÃO pra aguentar porrada, técnico meia boca não vai se criar no FLA, não é qualquer medalhão que vai chegar e se dar bem, antes de pedir a saída e novo técnico, saibam pedir. Cuca não está bem no Palmeiras, Roger no Atlético, Dorival no Ex-Santos, Dorival tinha problema com jogadores, diretoria, vamos pensar bem antes de pedir um técnico.
    Não estou muito contente com ZR pela sua mentalidade de retranca e a escalação dos jogadores, pra mim o que falta é o ZR motivar esse grupo, o FLA precisa de um trabalho motivacional, a eliminação da Libertadores deixou ferida e ainda não foi curada.
    ZR tem sua parcela de culpa sim, pela escalação, El Tanque só faz gol de cabeça e isso era pra ter sido identificado, não dá pro Pará marcá-lo, quem arruma a defesa é o ZR, quem vai marcar quem é o ZR, porém tudo conspirou pra o FLA não seguir na libertadores, lesão de jogadores etc.
    Antes de um técnico, gostaria que contratasse um VP LEONARDO KKK aquele que tem identificação, tem respeito, que vai chegar e falar, torcendo pra que venha.

    • falou bem amigo…
      so nao conheco o trabalho do Leonardo pra saber se ele faria alguma diferenca

      • Bem no Brasil não, como jogador foi grande profissional no FLA, PSG, seleção brasileiro, Milan, nesses clubes europeus fez parte de sua gestão, contratação de jogadores, o LEONARDO se preparou pra gerir clubes, e ele já trabalhou com isso na Europa.
        Desde 2002, Leonardo passou a trabalhar em diversas funções no Milan, dedicando-se com programas de assistencialismo social na Fundação Gol de Letra e na Fondazione Milan. Entre 2003 e 2009, também ocupou o cargo de dirigente e consultor de mercado do clube italiano, tendo sido o responsável direto pela contratação de Kaká, Pato e Thiago Silva.
        “Na Copa do Mundo de 2006, trabalhou como comentarista esportivo no programa Match of the Day, da rede de tv britânica BBC.
        Em junho de 2009, Leonardo deixou o cargo de dirigente do Milan e foi anunciado oficialmente como treinador do clube milanês, ficando apenas essa temporada.
        No dia 24 de dezembro de 2010, foi confirmado como treinador da Internazionale, arquirrival do rubro-negro milanês.
        No dia 29 de Maio de 2011, Leonardo conquista seu primeiro título como treinador. Ao vencer o Palermo por 3 a 1, a Internazionale fatura seu sétimo título da Copa da Itália. Em junho desse mesmo ano, deixou o cargo de treinador da equipe italiana, para voltar a ser dirigente no Paris Saint-Germain.”

        Pro cara ser dirigente do Milan e PSG não pode ser qualquer um.

        • Cara… Leonardo não volta pro Brasil, por questões pessoais inclusive. Casou com uma italiana maravilhosa e ele mesmo já comentou que a vida dele é na Europa.

          • será? tem certeza? olha lá

          • cara o Leonardo tem projetos para o futebol brasileiro, o mesmo sonha em dirigir a CBF

  • Vamos resumir colunista, o Flamengo veio a 2017 apenas para evoluir o que construiu na metade de 2016 onde saiu como 3° colocado do BR, pois bem, não é assim que está acontecendo, não estamos vendo evolução alguma de lá pra cá, mesmo com Diego a equipe jogava da mesma forma e por vezes sofria em campo, e como hoje, mais na base do abafa conseguia as vitórias, Diego foi e é o mais importante jogador atualmente do atual plantel, porém creditar o atual momento da equipe apenas a falta desse jogador é muito pouco, temos time suficiente para fazer melhores partidas sem Diego, não foi feito, tecnicamente certos jogadores estão bem abaixo do que poderiam render e não são substituídos, insistência em uma forma de jogar que cada dia que passa fica mais previsível, coletivas com insistentes e cansativas declarações de que, criamos, ficamos com a bola e faltou caprichar no último terço do campo, o time está bem, todos esses fatores indicam colunista que algo está errado, não que tudo seja o Zé, mas boa parte sim, e se para o torcedor contratações com ER enchem os olhos para o atual treinador serão como ” tiro de misericórdia”, ficará mais pressionado e terá que administrar todas as situações adversas, como, um elenco robusto, um garoto de 16 anos que pede passagem ou que pedirá passagem, pressão da torcida em todos os sentidos, etc…Não estamos bem de futebol e precisamos evoluir o quanto antes, e não tenham dúvida que o primeiro na reta será Zé Ricardo, não sou a favor da descontinuação do trabalho mas peço pra ontem uma evolução nesse time, e para será necessário ter um pouco mais de coragem e se desprender da sua teimosia!

    • É isso Leonardo

    • O mundo tem bilhões de pessoas, e não é possível que em milhões de opções, não exista um técnico mais adequado à filosofia de futebol planejada pelo Flamengo. Não acredito que a diretoria contrate Guerrero, Ederson, Everton Ribeiro, Diego, Conca, Mancuello e etc pensando em jogar um futebol tão pobre. Em um ano de cargo, o time não evoluiu e isso é nítido. Em relação ao ano passado o time não sofre mais com longas viagens, acrescentou um CT de ponta e todos esperavam o crescimento do time que não aconteceu. Não é fritura, mas o técnico insiste em opções fracas que cansaram de receber oportunidade enquanto não recebem chances. Daremos mais algumas rodadas pra ver a capacidade do técnico de se reinventar.

      • Prefeito Fábio!

      • Perfeito, e vô além Fábio, a questão não é só desenvolver a filosofia de jogo do Flamengo, o problema é maior, algo generalizado, gostaria de ver treinadores com conceitos de “Guardiola”, aqui o pessoal confunde muito a posse de bola, Vadão deu uma declaração ontem depois do jogo contra o BOA que a torcida é impaciente por o time fica tocando a bola, disse ele que o Barcelona girava a bola e era lindo, a confusão já começa dai, O Barcelona do Guardiola era objetivo sempre girava a bola rápido, transições rápidas, não ficava tocando a bola a 3 por hora, essa era a diferença, objetividade, ambição de jogo, de ganhar e querer mais, de fazer um gol e continuar em cima, sem sofrer, aqui o negócio é fazer um gol e se defender pra contra atacar, o nosso futebol é pobre!

        • Sim exatamente isso, e eu li sobre o tikitaka, inclusive existem estudos acadêmicos: a bola em diagonal somada a movimentação (como o rodízio em quadra do futsal) abrem espaços, ou seja , você toca a bola em busca de uma brecha na defesa adversária. O futebol brasileiro, no geral, quer apenas manter a bola sem o objetivo do gol. Esse nosso meio campo é muito estático. E não sou contra aos times que sabem explorar contra-ataques, mas esse tambem não é o caso do Flamengo, que recua excessivamente quando faz o gol e não consegue produzir jogadas de perigo. Só não enxerga quem não quer. Obrigado pela participação! SRN

          • Um ótimo exemplo de equipes que jogam em contra ataques mas que movimenta constantemente a bola quando a tem, sempre em direção ao gol, Juventus, AT. Madrid e porque não dizer o Real de Zidane, que não é um time que marca sempre em cima, propondo o jogo, joga de forma inteligente nos erros do adversário aproveitando na maioria das vezes a sua superioridade técnica, algo completamente oposto das equipes brasileiras, temos como grande exemplo o modesto time do Audax, vice campeão paulista mas dono de partidas pouco vistas nos últimos anos, toques rápidos, envolvimento em jogadas e de uma aplicação tática enorme, por ai entendemos que é possível sim praticar um futebol vistoso, eficiente e objetivo com bons jogadores apenas que prezem pelo básico do fundamento, dominar e passar, somados a movimentação tática que você já citou, porém como é difícil fazer certos jogadores aceitarem esse tipo de coisa, talvez seja o maior problema!

            • Verdade, o Campeão da Liga dos Campeões é um time com marcação baixa, mas com rapidez e técnica para decidir quando tem a bola. O problema, mais específico do Flamengo é querer implementar um estilo de jogo de posse de bola com jogadores estáticos e pouco inteligentes. Como outros também já citaram, a defesa do Flamengo é lenta e por isso não encaixa com o estilo que se tenta implementar. Então eu acho que o Zé Ricardo, tem sim que ser cobrado, porque o futebol praticado pelo clube hoje não é vistoso e é bem duvidoso que vá conquistar alguma coisa importante. SRN

              • Disse tudo, pensa exatamente como eu, que bom que não sou o único “louco” daqui, a verdade é que fica impossível ter um meio campo incisivo e de movimentação, dependendo de volantes sem capacidade alguma pra jogar, os mais lúcidos talvez, Ronaldo, Rômulo e Arão, o primeiro não tem oportunidades, o segundo veio absolutamente fora de ritmo e forma física e precisa se recuperar e Arão começou bem mas caiu bastante, talvez pela sequência de jogos, comodismo ou até mesmo as mudanças táticas proposta pelo treinador.

  • Vai a merda você que escreveu e o medroso do Zé ruela, tá achando bom o trabalho dele leve ele pra casa seu merda. O treinador retranqueiro do… E o cara ainda vem defender o cara da é raiva desses puxa saco.

  • O time tá totalmente desmotivado e acomodado. Se o resultado é ruim e ultimamente está sendo, o discurso é sempre o mesmo… ” Vamos trabalhar essa semana , ouvir o que o professor tem a dizer e recuperar no próximo jogo ” . E do jeito que estamos nada vai mudar se esse técnico não tomar uma atitude . A situação do santos está parecida com a nossa . Eu diria até melhor poq ainda estam na libertadores . E demitiram o Dorival antes que o pior aconteça… Eu temo que o Flamengo seja eliminado da copa do Brasil e chegue a ficar na zona de rebaixamento para que as mudanças necessárias aconteça. A situação está beirando o caos para o Flamengo e o Zé Ricardo escala o time como se fosse uma pelada qualquer . Arão tá jogando mal a tempos e não sai do time . Ele não dá oportunidade ao Ronaldo . Como o time irá reagir se as soluções que o técnico aplica quando encontramos algum problema são sempre as mesmas de tempos atrás. É melhor mudar antes que o time afunde mais e pessoas mais radicais invadam o clube causando mais problemas e constrangimento
    SRN

  • Ótima coluna.

  • Deixa o homem trabalhar! Kkk

  • O problema de Zé ricardo é a demora em entender a fase de cada jogador, é nítido que Rodinei tá ne uma fase melhor do que Pará, é nítido que Arão ta em uma fase de ir pro banco,
    Alguns jogadores caíram de produção e a diretoria fez um esforço para ter jogadores para entrarem.
    O engraçado disso tudo é que Ronaldo quando entra joga melhor que todos os volantes, e nunca dão oportunidades a ele. e com isso vai se acumulando e a torcida já vai perdendo a paciência.

  • Texto espetacular!!
    Parabéns pela sensatez!
    Concordo com 90% do que foi falado e apoio!

  • O Zé Ricardo é um bom treinador, porém não tem como defender um cara que escala jogadores que insistem sempre no mesmo erro, como Vaz, como Márcio e Gabriel, ambos são horríveis em todos os quesitos, e ele insiste com caras que não tem a mínima chance de evoluir, acredito que ele não tem peito e nem coragem pra escalar atletas muito melhores como Ronaldo, Vizeu e por aí vai…
    Dorival Júnior seria o treinador capaz de colocar em campo quem realmente joga bola e não quem tem empresário com influências na Gávea!

  • Excelente texto!

  • Existem um equívoco no texto em relação aos períodos.No parágrafo sobre os vexames, o Flamengo ganhou Mercosul, CB e Brasileirão num período entre 1999 e 2009. Ou seja, seriam 3 títulos em 10 anos, e não em 20.

    Sobre o esquema de três volantes, discordo tanto de você como do MCP. Esse esquema funciona num time que possua um primeiro volante com boa cobertura de zaga, forte marcação e boa saída de bola. Além disso, é necessário que existam dois meias que atuem de maneira compacta, atacando e defendendo com a mesma proporção. Cuellar, Rômulo e Arão estão longe de serem volantes horrorosos, mas não têm um perfil de um Moises (Palmeiras).

    Criticar construtivamente é válido. Mas rechaçar fazendo generalizações ou colocar pessoas num pedestal, acima do bem e do mal, como você fez, também são insanidades. Técnicos melhores existem no mercado sul-americano, e possuem tudo aquilo que tanto Zé quanto os técnicos daqui (os desempregados) não têm: são consagrados e ousados.

    • O problema é ser ousado no Flamengo onde TUDO ganha proporções gigantes, ZR é ousado, na ausência do Diego chegou ao ápice de escalar 4 laterais, esquema que deu certo em alguns jogos e em outros não. Veja o caso do Osorio no SP, fazia rodízios frequentes, mudava jogadores de posição, hora jogava bem, hora tomava baile, torcida chamava o cara de professor pardal, isso por que havia sido campeão com o Nacional em várias oportunidades. Quando se fala em técnico no Flamengo não há nem de perto uma unanimidade, você diz, por exemplo, que existem técnicos melhores no mercado sul americano, pois bem, cite um que esteja desempregado e que seja um nome unanime no Flamengo.

      • 4 laterais eh sinal de ousadia?hahaau. Me poupe neh fera. 4 laterais eh para matar de vez o ataque e proteger de fato a defesa. Sendo que a possibilidade do chuveirinho, unica jogadda que fazemos, praticamnete dobra.

      • Não precisa estar desempregado. A questão é a torcida e o clube ter a devida paciência com o treinador estrangeiro. Não tiveram com Aguirre, Fossati e Gareca.

        • O Bola da Vez do Mano ele fala sobre o Paulo Bento. Como ele ficou sabendo do trabalho e tal.

          Tentou implementar as ótimas ideias, dava treinos muito bons, variações. Mas chegava no jogo ele não conhecia como jogava um Reinaldo da Chapecoense, por exemplo. Ia enfrentar um Atlético Mineiro, e não sabia das dificuldades de marcação de um Fabio Santos, infiltrações constantes de um Elias.

          Por mais que exista um centro de inteligencia que te diga como o time joga, e particularidades de cada jogar (dei alguns poucos exemplos acima, só pra representar), é diferente de voce saber, acompanhar.

          Pelo nível de competitividade do campeoanto aqui, o equilibrio, eu acho muito difícil dar certo em pouco tempo. Sou a favor sim, de trazer um cara desse com antecedencia, planejado, com pré-temporada e no mínimo 6 meses de paciencia da torcida, total! Comprar a ideia.

          Flamengo tudo é gigante, é f0da de dar certo. Se for lá na argentina e trazer um dos vários bons que existem e falar pra ele “E ai, beleza, seja bem vindo, voce é bom. Toma aqui esse elenco, vamos te ajudar a montar o time. Domingo voce joga contra o Gremio em POA. Boa sorte!”

          Pode esquecer que vamos perder tempo.

      • Errado. 4 laterais não é ousadia, mas um improviso dado o erro de planejamento no depto de futebol, que só contratará mais dois pontas no meio do ano (Marcos e Geovânio). Pelo o que eu saiba, falei sobre técnicos BRASILEIROS desempregados, e não sul-americanos. Se a sua intenção é me induzir ao erro e pautar o debate, não é comigo que você conseguirá alguma coisa. Mas bem, Bauza foi mal com a seleção argentina, mas teve bons trabalhos no São Paulo e San Lorenzo. Reinaldo Rueda está tentando tirar leite de pedra com um Atlético Nacional desmontado, e seria uma boa trazê-lo.

    • Então….de 93 até 2012 foram esses mesmo títulos relevantes… procede?

      A discordância faz parte do processo. Eu também acho que não deu certo. Só acho que existem uma ideia por tras da escalação e não por que o técnico é burro, idiota, covarde, etc.

      Também acho que a critica construtiva é boa. E não coloquei ele acima do bem e do mal. Inclusive comentei pontos nos quais eu não concordo com o ZR. Mas se eu fosse falar disso agora ai a coluna, que ficou enorme, viraria um livro.

      Penso em fazer uma coluna sobre a possibilidade de técnicos estrangeiros. Normalmente quando se fala nisso se ignora o histórico e as dificuldades culturais que existem ai…

      Abraços!!!

  • Pára que ta feio Ricardete
    que texto parcial

    • texto “parcial” kkkkkkkk

      na proxima vez vamos tentar um texto ” em cima do muro ” colunista!!!!

    • Ricardete….

  • Você acha que só pq é da base vai subir e virar titular? ainda mais com o time com tantas opções. Na Quarta rodada do ano passado Palmeira era somente o 8º colocado (eliminado na 1ª fase da libertadores) e sabe quem era o lider? o Internacional.

  • Uma analogia : sabe aquele casamento que não tá dando certo e a mulher só faz coisas erradas, e ciumenta! O “cabra” chega em casa cansado do trabalho a comida não ta pronta ela apenas com apenas os afazeres de casa. O cara sofre mas fica insistindo, acha que uma dia a mulher vai mudar, mas não só piora! Ela começa a passar chifre nele, a relação só faz piorar, e ele insiste! Pesiste em sofrer com ela fazendo tudo errado! E o tal do corno passivo! Kkkkkkkk.

    E mais ou menos assim que vejo o Ze Ricardo no Fla. A insistência muitas fezes só faz mal!

    • Amigo, o problema é quando o cabra troca de mulher a cada três meses e só toma chifre delas, é o caso do corno crônico, entra mulher, sai mulher e o chifre não para, aí na ânsia de achar alguma que preste, acaba voltando naquela de 5,6 ou 10 anos atrás, que também não deu certo, mas agora ele acha que vai dar, é o corno crônico e iludido.

      • Eh, só que falta apenas um mês para fazer 1 ano que o Zé ja tá “casado” com o Fla e de lá pra cá, não só eu como muitas outras pessoas não vemos melhorias, pelo contrário parece quanto mais tempo ele tem para treinar mais o time só piora, sem falar na teimosia de usar algumas peças que não dão certo (os perebas) e seu medo de ganhar os jogos, sendo medroso e covarde!

        Descorda ?

  • Luiz Henrique, sempre o achei o melhor colunista daqui.
    Escreveu tudo que eu gostaria de dizer, muito obrigado.

    Ja pensou em ter seu proprio blog?

    • Muito Obrigado pelo elogio!!!

      Não tenho condição alguma de preencher um blog com conteúdo todos os dias… No mais sou muito feliz aqui na equipe coluna do Flamengo, que me acolheu tão bem há mais de 2 anos…

      Abraços!!!

      • Entendi, mas vc tem muito potencial.
        No aguardo da sua próxima coluna meu conterrâneo!

  • Racionalmente falando, o Zé Ricardo é o melhor técnico que tivemos nos últimos anos. Os números estão aí e demonstram isso.
    No livro do Guardiola, ele diz que se ganha um campeonato de pontos corridos nas 8 primeiras rodadas, quando não se pode se afastar dos líderes. Talvez no Brasil, em função do equilíbrio, possam ser 10 ou 12 rodadas. Então não há motivo para alarde, sob esse critério.
    O que vejo de crítico no time, hoje, é a ineficiência nas finalizações, o time perde muitas chances claras. E, por outro lado, uma quase total ausência de contra-ataques, o que muito atrapalha quando o adversário vem para cima e não temos uma válvula de escape.
    Independentemente de se gostar ou não do técnico, o que precisa ser feito, no meu entender, é manter o contrato até o final, de qualquer técnico, em qualquer time. Esse troca troca de técnico é a pior coisa que existe no futebol brasileiro.
    Finalmente, eu tiraria o Vaz do time. Ele é reserva. Só joga alguma coisa quando está em 150% da sua capacidade, e ninguém consegue manter isso para sempre.
    E quanto ao MA, o Flamengo tentou uma solução melhor, com o Rômulo, mas ele ainda não rendeu o esperado. Só vai render daqui a um ano, quando se adaptar. Então o jeito é ir administrando a situação.
    Salvo melhor juízo, é como eu penso.

  • Perfeita a análise do colunista Luiz Henrique Amorim! Acrescento ainda que há uma comissão técnica que acompanha diariamente os treinamentos e que, além da parte técnica, avalia também a parte física e tática dos jogadores. Ontem tinha torcedor cornetando o ZR por não colocar o Conca para jogar. Quem viu o jogo treino sabe que não é hora ainda para isso.
    Outro ponto: os times que estão no topo mudam pouco os jogadores, qualquer mudança tem que ser pensada pois envolve vários aspectos que podem impactar no resultado. O ZR está mudando muito o time, não por vontade dele, e sim por lesões e contratações. Vai demorar um tempo mesmo para o time encaixar.
    Na semana passada os cornetas estavam “eudeusando” o Roger do Galin Mineiro, que possui um elenco tão qualificado quanto o nosso. Podemos ver que não é tão simples assim, lá também os resultados não estão acontecendo.
    Finalmente a eliminação da libertadores foi doída e, na minha opinião, foi decidida por nossa incompetência de marcar gol nos 2 primeiros jogos fora de casa, especialmente pela ineficiência do Guerrero. Perder do San Lourenzo na Argentina por 2 a 1 não seria tragédia se em tais jogos tivéssemos acertado o pé.
    Ou seja, o ZR não tem culpa de que o Diego, Everton, Donatti tenham se machucado. Ele não tem culpa se o Guerreiro, desejado por quase todo mundo, erra tantos gols.

  • Antes de mais nada, parabéns pela coragem. Independente de analisar o Zé Ricardo, acho sempre interessante dar ouvidos a quem defende alguém num momento ruim. Geralmente tem mais credibilidade do que criticar por criticar, que é uma postura fácil. E pode ter certeza que apesar de discordar em alguns pontos, não vou te chamar de Ricardete. Até porque tem muito paga pau do Alexandre Mattos mas não vou chamá-los de Alexandretes (apesar de ele ter um elenco que não é melhor que o do Flamengo mesmo tendo 3 ou 4 vezes mais grana disponível pra contratações)

    Agora vamos ao Zé Ricardo.

    Acho que foi um erro efetivá-lo ano passado. Primeiro porque é um perfil completamente diferente do planejamento que a diretoria estava fazendo. Segundo, porque acho que deveria primeiro comandar um time da série B, subir o time, depois ir para um de bairro como algum Atlético ou Corinthians, daí sim poderia comandar o Maior do Mundo. Eu expressei essa opinião antes de ele ser efetivado, assim que foi efetivado, quando estava bem no Brasileiro, e também mantive a opinião quando foi eliminado na Libertadores. Ainda acho que ele poderia ter rodado pelo menos que sejam 2 anos em times profissionais. Acho que ano passado houveram fatores importantes mesmo. E principalmente, no 1º semestre pessoal comentava que iam lutar pra não cair, e no 2º de repente era campeão por obrigação. E acho até que houveram momentos onde ele mandou bem, como tirar o Diego naquele jogo contra o Palmeiras com torcida única e tendo um expulso por roubo do Palmerdas. Foi corajoso tirar o craque para estabilizar o time com um a menos, e arrancou um empate que teve gosto de derrota pro Palmerdas (fora bola na trave que quase arrancou vitória mesmo nessas condições). Mas teve jogos aí, que faltou experiência. Mas acho que o pior foi na Libertadores porque a margem para erro é pouca, e o chamar o SL para o campo de defesa no 2º tempo foi um absurdo. Foi culpa dele? Claro que não. Foi culpa da diretoria em efetivar ano passado alguém sem experiência nenhuma. Se eu não tivesse experiência, e tivesse sendo classificado, eu acho que o instinto seria mais forte e eu talvez colocaria mais volante ou zagueiro. Não consigo julgar, porque eu não garanto que se eu não tivesse experiência, não ia cair no instinto de segurar o resultado. Mas um treinador mais tarimbado talvez manteria o time no 2º tempo da mesma forma como no 1º. Isso custou a eliminação. Mas não acho que ao ponto de ser uma crise.

    MAS, já que ele é o treinador, é preciso ter um equilíbrio. Criticar de forma construtiva, e concordo que não se deve fritar quem tem 3 derrotas em 30 partidas. Deveria ser frito sim, caso fossem mais derrotas, como as 4 em menos de 8 partidas do Cuca, que ninguém comenta (até porque time de bairro ninguém quer saber).

    O que não impede de questionar porque usar Araujo até hoje, já que é um jogador DEFENSIVAMENTE FRACO. Sim, é péssimo pra defender. Que eu saiba, defender não é dar um pique do meio-campo e recuperar algumas bolas na área. Para mim, defesa é algo muito mais amplo, que envolve desde dar opção para passe (o quê evita a bola ser perdida por falta de opção de passe) e mais desarmes, como Arão na boa fase e Willians e Cáceres. Mas o Araújo se enfia entre os dois volantes adversários durante o ataque do Flamengo. Não acho que é obrigatório sempre o 1º volante ser um volante “moderno”. Pode ser um brucutu. Só acho que até pra brucutu, o Araujo não está no patamar do Flamengo. Não acho que o erro seja ser teimoso, acho que o erro é insistir em algo errado. Ele cai no erro de análise quando, como a maioria, acha que porque o Araujo é grosso, “ele deve ser bom defensivamente”. Acho que pra estudioso, a análise do Zé Ricardo está rasa.

    Agora, o quê eu acho um absurdo é pessoas usarem termos como “ricardetes”. Atacar pessoalmente, ou Ad Hominem, é uma falácia que só expõe a fraqueza dos argumentos. Apesar de não apoiar o Zé Ricardo, prefiro argumentar do que chamar quem o apoia de ricardete.

    Sobre a diretoria, mantenho minha opinião. A diretoria do Atlético-MG sempre disse publicamente que iria disputar sempre Libertadores, um dia acaba levando uma. Não é só montar um super time e achar que tem obrigação de levar de primeira. Mesma coisa, aquele ladrão do Andrés, que nisso estava certo, afirmava sempre que não era questão de montar um super time em um ano, e sim que era pra sempre disputar com chances, que um dia levaria uma Libertadores.

    Daí chega uma administração HONESTA e COMPETENTE, e diz melhor do que montar um super time e apostar tudo em um ano, era pra estruturar por anos, daí ter poderio para ter times competitivos todos os anos a partir de um certo momento. Daí os caras começaram a MUDANÇA DE PATAMAR quando trouzeram o Guerrero e depois o Diego…e a galera critica porque montaram um time competitivo para Libertadores pela primeira vez depois de 20 anos. E a culpa deles, é porque montaram um grande time e deixaram todos na expectativa. Expectativa é bom, temos que ter todos os anos. E VAMOS ACABAR LEVANDO UMA LIBERTA nos próximos 3 ou 4 anos. Mas a culpa não é de quem montou. Ainda acho a estratégia certa, montar grandes times e ter chances todos os anos daqui pra frente. Seria o ideal já no primeiro ano que eles abriram o cofre. Mas com 3 ou 4 grandes times, é certeza levar uma. Eu prefiro essa estratégia do que contratar um dream team de começo, por exemplo, há 2 anos atrás, e ter uma chance um ano somente e quebrar o Flamengo ainda mais, como sempre foi feito (veja exemplo do Ronaldinho).

    A certeza que eu tenho é que esse time é bom, está ficando cada vez melhor, e eu tenho convicção que não vai parar de crescer. Passa a impressão a todos até da imprensa que pode trazer grandes estrelas com o passar dos anos. E o Palmerdas? Que alguns jornalistas mau informados e com pouco conhecimento de finanças, colocam Palmerdas num patamar semelhante do Flamengo. Palmerdas tem um ST péssimo com lucratividade bem menor do que poderia ser,tem renda boa sim de Estádio mas é refém, até o locutor quem manda não é o Palmerdas, e depende muito de uma patrocinadora, como a Parmalat que depois de ficar conhecida, abandonou o Palmeiras e deixou eles amargando uma década e meia de derrotas. E isso vai acontecer de novo com o tempo, e estamos dando o exemplo do time que esses jornalistas ousam colocar num patamar semelhante ao Flamengo. Imagina então o resto, que a maioria está quebrado. Uns 15 ou 16 times da série A estão quebrando, o Vasco mesmo pode “declarar falência” em cerca de 3 anos, e o Corinthians não pagou um fornecedor de 13 mil reais. E muitos desses jornalistas falam que a diretoria rubro-negra “não entende de futebol”. Essas pessoas sim não entendem nem de futebol, nem de mundo real. Porque no mundo real elencos estrelados são pagos com dinheiro e não com bravata e gritaria, como Eumico Miranda da vida escalando time e demitindo técnicos covardemente a toda hora (técnicos que ele havia apoiado dias antes). Definir um plano realista para levar uma Libertadores e eventualmente até um mundial, sanando dívidas e aumentando faturamento por 3 a 4 anos, daí montar por mais 3 a 4 anos grandes times, isso sim é entender de futebol, porque entender de futebol não é só saber esquemas táticos, nem pra um treinador é só isso, porque envolve motivação e gerenciamento de pessoas também. Imagina então pra um presidente de clube, que precisa saber de todos os aspectos que envolvem o futebol. Qual a evidência que o Bandeira não entende de futebol? É porque ele não dá pitaco no esquema tático? Ou porque ele não comenta de jogadores em específico? Entender de futebol, no cargo dele, significa fazer dezenas coisas em prol de conseguir elencos competitivos. E com Diego, VJ, Conca, Trauco, Guerrero, Ribeiro, acho que está fazendo um excelente trabalho na gestão de futebol. Tem contratações equivocadas, mas erros acontecem e eu acho que a maioria das contratações foram boas, ainda mais vendo que temos o melhor elenco do Brasil custando 1 terço do que custou o Palmerdas (mas muitos pagam pau pro Alexandre Mattos. Mas não vou chamar de Alexandretes).

    • Essa efetivação do Zé, é idêntica ao do Dunga na seleção. Mas não discordo dela, ele estava indo super bem, porém, não mais.

      • Pois é…é algo que o erro não é apoiar depois, o erro foi lá no começo quando efetivaram. Mas já que efetivaram, não pode ficar trocando de técnico a cada eliminação, até porque todo time campeão no Brasil sofre umas 2 ou 3 eliminações por ano, ou teve algum time que levou estadual, brasileiro, copa do brasil, libertadores e mundial no mesmo ano? Nove técnicos da série A já foram trocados, isso é muito amadorismo no Brasil e não acontece na Europa nesse ritmo.

      • É IMPRESSIONANTE, o torcedor ler esse belíssimo texto que não INVENTOU nada para defender o trabalho do Zé Ricardo e vem aqui falar “ele estava indo super bem, porém, não mais.”. Se desenhasse em vez de escrever esse texto TALVEZ entendessem. SRN.

    • Muito Obrigado pelo prestigio.

      Então…Sua coluna ficou excelente!!!! kkkkkkkk

      Brincadeiras á parte, concordo com muita coisa que você disse, exceto sobre a efetivação do ZR. Nunca tinha visto alguém dizer isso. É um caso pra se pensar… Eu ainda acho que foi uma boa, apesar da falta de experiência. O Trabalho é bom. Confio em boas coisas esse ano ainda….

      Abraços e continue nos prestigiando

  • Todo comentarista acha que entende mais de futebol do que os torcedores, só que a maioria dos torcedores sabem e entende de futebol e Zé esta parecendo o Vanderley, esta ultrapassado, apesar de novo!

  • O dia em que ele abandonar os Perebas Caramujo, Gabilixo, Vaz e Damião vai ser idolatrado, até lá mais do mesmo!

  • A paciência é necessária, assim como a cobrança tb o é.

    Essa cobrança decorre dos maus resultados e graças a Deus a Diretoria faz isso internamente, sem alarde, mais um ponto positivo.

    Se, por acaso, no decorrer dessa temporada pós-cobrança, os resultados e a postura do time não forem satisfatórios, com uma conversa formal o Zé poderá se retirar do cargo, mas com o total respeito que é inerente ao Flamengo atual, sem holofotes e fogos de artifício.

    Como já dito no texto, o Flamengo caminha para um futuro promissor, ser protagonista de todos os campeonatos, fruto de uma gestão moral, séria, lícita, transparente e competente.

    Não se enganem, após um grande conquista (Libertadores, Brasileirão, Mundial) o planejamento é obrigatório e necessário, devendo o nível ser mantido durante toda a história de um Club, sob pena de cair no caminho do esquecimento tal qual ocorreu com Internacional, Corinthians, Cruzeiro, etc, lembram?

    O resumo de todo esforço e trabalho está na frase por nós conhecida:

    “Isso aqui é Flamengo!”

    • Parabéns Wander !!!!

      Um dos poucos clarões de LUCIDEZ no que tenho lido aqui nos últimos tempos…

      A Torcida é insana e parece querer e curtir a baderna e anarquia.

      Acabamos de fazer uma TREMENDA aquisição por 4 anos ao Clube…

      RCaetano declarando aceitar erros e prontidão para corrigi-los…

      Técnico com mudança de postura nas entrevistas, pela primeira vez ouvi se mostrar indignado com falta de agressividade e não passando a mão na cabeça do time…

      Técnico sem mudanças que joguem o time para trás no segundo tempo…

      Personalidade para barrar o Conca ainda combalido pelo tempo e cirurgias…

      A Torcida INSANA esquece que fomos eliminados sem o Diego em campo e para ele NÃO HAVIA substitutos à altura…

      Cobrar sim, mas sem atear fogo no Ninho e em um trabalho e planejamento da Diretoria e Comissão Técnica que estão se mexendo em prol de TODOS inclusive a gente.

      Se ao fim da temporada der ruim… avalia-se o Profissional e o substituam como em qualquer empresa.

      Saudações Rubro Negras e grande abraço.

      • Verdade Carlos, o Zé apresentou uma reação diferente na coletiva e parece que vai tomar certas atitudes.

        Espero que ele consiga fazer esse elenco jogar muita bola.

        Obrigado e SRN!

        • De nada amigo Rubro Negro…
          Fez por merecer.
          Saudações.

  • Li a coluna inteira e discordo de 2 pontos: primeiramente o título da coluna; a torcida não está fritando o Zé, estamos apenas insatisfeitos, uns mais, outros menos. Mas, como vc sabe, a bipolaridade da Nação não é nenhuma novidade. Se há 1 mês o colocavamos no patamar de futuro sucessor de Tite na seleção e hj pedimos sua cabeça, só os resultados dirão nossa opinião de amanhã. Não acho isso uma coisa ruim, o que não pode é a torcida se acomodar, já temos muitas cabeças racionais na diretoria e torcida é lugar de paixão e cobrança, na minha opinião.
    O segundo ponto é o uso excessivo de ironias na hora de argumentar. Acho isso desnecessário, pois seus argumentos são válidos. Tb acho que demitir seria mais do mesmo e creio que pelo menos até o fim do ano o Zé deva permanecer. Aí sim teríamos como avalia-lo com propriedade.
    É claro que tb enxergo vários problemas com nosso técnico, sendo o maior deles a falta de meritocracia. Me causou um pouco de inveja ver o Jair (que na infância era rubro negro) explicar que no time dele entra quem está melhor – chegando ao ponto de barrar até mesmo o Camilo. Acho o Zé realmente teimoso, colocando seus preferidos mesmo sem que mereçam e desistindo com uma facilidade imensa de outros tantos.
    Ahhh, tbm acho que o esquema de três volantes seja prejudicial, por mais que Arão não atue como tal, ele tá longe de ter as qualidades necessárias para ser eficaz na posição em que vem sendo escalado, sendo assim apenas mais um volante no time – sem contar o mal momento que vive.
    Bom, é isso. Achei válida a discussão.
    Abraços e SRN

    • Concordo com o que você falou sobre a bipolaridade da nossa torcida. Mas as redes sociais do Flamengo domingo e segunda feira foram insuportáveis…talvez isso explique as ironias tb…

      Tb não gosto do esquema com 3 volantes. Só quis dizer que havia uma ideia ali. Não foi feito por que o ZR é burro, idiota, covarde…

      Muito Obrigado pela participação!!! Continue nos prestigiando!

  • O desespero das Ricardetes só aumenta pq enfim a maioria já não cai mais nessa enganação que é o trabalho do Zé Ricardo, ontem já foi “ovacionado” no aeroporto. A verdade é que a batata tá assando e acho honestamente que não tem mais jeito, a cada jogo ridiculo mais e mais pessoas caem na real, mas somos todos passionais, imbecis e cegos como tenta passar essa coluna.

    • quem deveria ser o tecnico?

      • Qualquer um que tenha coragem de jogar pra frente.

        • cite 1 nome

          • Dorival Junior!

            • prezado Rodrigo! Es um fanfarrao!
              15 anos como tecnico – 1 titulo nacional (copa do brasil 2010 com Neymar)

              nao da’ cara…

              • E o ZR, qts titulos importantes ele ja ganhou, tendo um dos 3 melhores elencos do brasil desde que chegou. Lembrando que dorival ano passado terminou na frente dele mesmo nao tendo elenco e tendo seus principais jogadores convocados.

                • Ze ricardo tem 1 ano como tecnico…kkkkkkk

                  Terminou na frente ?! pegue o aproveitamento dos dois times apos a chegada do ZE (no meio do campeonato)

                  na boa, pense antes de escrever.

                  • No meio do campeonato ??????? o cara assumiu na 4 ou 5 rodada, isso é meio de campeonato que tem 38 rodadas ?? o SAntos teve 3 jogadores titulares convocados para seleção olimpica, entende isso ???? O santos tinha um bom time mas nao tinha elenco, e mesmo assim terminou na nossa frente estando o santos a uns 7 pontos no final atras do flamengo. MEnos o baba ovo do ZR.

                    obs.:Ele pegou o time na 4 ou 5 rodada com o aproveitamento melhor que o atual com ele mesmo kkkkk

                    • Ze ricardo brasileiro 2016
                      35j 19v 10e 6d – 64%

                      Dorival Junior
                      38j 22v 5e 11d – 62%

                    • Sera que se o ZR tivesse pegado o time desde o começo tinha ganhado do gremio la na arena ??? teria feito o mesmo aproveitamento. E DJ terminou na frente com desfalques no time principal, ciosa que o ZR nao teve em nenhum momento no campeonato.

                    • sera’ ? como saberemos o’ Deus?!

                    • se formos levar pro campo da subjetividade (selecao olimpica, elenco) posso tb dizer q flamengo nao tinha estadio e viajou muito mais que os adversarios…
                      o aproveitamento tai…

                      menos odio no seu coracao…

                    • Engraçado, que o principal argumento das ricardetes é justamente por que o time nao tinha o Diego.
                      FAlar que o flamengo viajou muito é desculpa, ja que sempre que tem uma semana pra treinar o time joga mal, isso desde o ano passado. E tinha estadio sim, tanto que venceu todas que jogou em cariacica e qdo voltou pro maracana foi 2 vexames.

                    • Ok Dorivete,
                      faca campanha pra ele !

                    • Quero um técnico que faça o time jogar pra frente, sem medo de perder. Se voce esta satisfeito com esse futebol mediocre do flamengo tudo bem. CApaz que voce nao assisti outros times do brasil jogar ne, flamengo é aquele time que a gente so assiste por que é flamenguista, pois o jogo feio de se ver.

                    • Segundo sua lógica o Flamengo tem que jogar para frente e não ganhar jogos?
                      Muricy ganhou 3 brasileiros jogando um futebol horrível de se ver em pelo menos 2, mas não vejo o SP falando que não contam os títulos que jogaram mal.
                      Eu não quero um técnico que jogue bonito e perca e sim um que ganhe…se não ganhar bonito enche a sala do mesmo jeito.
                      Obviamente eu prefiro assistir um time que jogue bem, mas o que importa no fim é ganhar.
                      SRN

              • Mas é um nom nome, técnico tem que ser escolhido pelo perfil e não pela grife (há muito tempo falo isso, sempre fui contra a contratação do Muricy, pois não é técnico para o Flamengo), e o perfil do Dorival bate com o Flamengo, ele é ousado, ofensivo, não só usa, mas sabe como usar a base e fez bons trabalhos, inclusive no Flamengo em 2013, ele ia bem e só saiu por causa do alto salário.

                • concordo com “bons trabalhos” mas queremos ser campeoes certo?
                  e como vc mesmo disse sobre alto salario…isso nao deixa de ser uma barreira.

                  grande abraco.

                  • Ele tem condições de ser campeão com esse time do Flamengo, e na questão do salário, é que na época o Flamengo não podia pagar o que ele recebia, mas hoje pode, além de que em nenhum outro lugar ele teve um contrato daqueles, aquilo foi claramente mais uma das aberrações da Patrícia Amorim.

                    • sobre o salario absurdo que a patricia assinou concordo 100% com vc

              • Caro Pablo, permita-me entrar na conversa.
                Cara, o Cuca até vencer a libertadores pelo Atlético era um técnico que organizava bons times mas lhe faltavam os títulos.
                Vejo o Dorival da mesma forma, ele sabe montar times que jogam um futebol competitivo, ofensivo e envolvente, mas ainda faltam os títulos. Enfim, não sou analista de números ou resultados, falo do desempenho e forma de jogar do time, que não me agrada.

                Isso não quer dizer que o Zé seja um péssimo técnico, ele é promissor, mas ainda é muito inexperiente, precisa pegar cancha, isso é notório, e leva tempo.

                Só acho que o Flamengo não é time para dar experiência a treinador algum. O cara tem que chegar pronto. Pense o seguinte, com o elenco que temos, vc acha que Tite, Cuca, Levir, Abelão ou Dorival, só pra citar os mais experientes, não conseguiriam montar um time pra vencer campeonatos?

                O problema do Panela é que ele insiste nas peças erradas (vaz, caramujo, gabriel, damião, arão), porque se ele desse chances iguais a todos e confiança para os mais técnicos executarem as funções que ele deseja em campo, nós estaríamos um patamar acima. Ou vai dizer que Donatti e Léo Duarte não são mais bola que Vaz? Que Vizeu não joga mais que Damião? Que Ronaldo e Cuellar não são muito melhores que Caramujo? (gabriel dispensa comentários)

                • Grande Elvis!

                  Boas observacoes, concordo em termos…

                  Sobre a inexperiencia eh indiscutivel. vc esta’ certo.
                  sobre as opcoes, nao podemos considerar os que estao indisponiveis, nao faz sentido cogitarmos isso…

                  Sobrando Levir e Dorival que citou eu acho mais do mesmo, Levir fez pessimo trabalho no Fluminense ano passado…

                  Outra coisa, vc nao acha que demitindo o Ze hj levaria tempo pra um novo tecnico implementar o trabalho?
                  nao perderiamos o ano por conta disso?

                  Sobre a escalacao tenho ressalvas:

                  – E’ obvio que Vizeu nao esta’ sendo preterido por escolha do tecnico nao acha? pra mim, infelizmente acho que ele esta’ vendido ou algo assim…
                  realmente nao faz sentido ele nao entrar nunca mais…
                  acho q e’ ordem de cima.

                  No resto das escolhas acho que vc esta’ certo, mas por acaso ja existiu um tecnico na estoria do flamengo que nao escalava gente inexplicavelmente?
                  sempre havera’ essas insistencias ridiculas…

                  grande abraco.

                  • Citei os técnicos para dar exemplo de experiência, não quis ser tão factível.

                    Só acho que com esse elenco, Dorival não levaria mais do que duas semanas para fazer o time se soltar e jogar um futebol mais técnico, porque o que está faltando é trocar três peças (vaz, baidu e arão), e o time seria outro, claro, treinando variações e pegando ritmo para dar mais consistência.

                    O lance, meu caro, é o seguinte, por que Ronaldo e Cuellar jamais foram testados juntos em nenhuma partida até hoje? E Ló Duarte?

                    Para mim, isso é pressão dos empresários sobre o Caetano, que repassa ao Panela, porque se esses dois primeiros entrassem no mínimo em três partidas seguidas, e o Zé dissesse a eles, “vcs terão três jogos, não vou substituí-los, depois avaliaremos”, duvido que esses caras sairiam do time.

                    • gosto do Leo Duarte tb…

                      eu nao colocaria Arao nesse seu trio calafrio nao, ele pode estar em ma’ fase mas e’ bom jogador…

                    • Concordo, falo apenas sobre aqueles que não estão em condições de serem titulares. O arão precisa pegar um banco faz tempo.

                    • sim, ele eh meio peladeiro

            • Otimo nome, mas ganhou o que nos clubes que passou? Uma copa do Brasil em 2010 pelo Santos, no resto só estadual…

              • O que o ZR ganhou ?????

                • ahahhahahhahahha

                • Ganhou um estadual, mesma coisa que o Dorival esta ganhando há 15 anos como treinador… Mas no Flamengo vai ser diferente? Vai sonhando

              • Se for escolher tecnico pelo currículo, é só trazer o Luxa, e se for assim a melhor forma de definir um treinador, Marcelo Oliveira passaria a ser um nom nome também, o que nós sabemos que não é.

          • Cara, eu poderia citar uns 5, mas não vai adiantar nada. Vc tem a sua posição que é a manutenção do ZR. Todos que eu citar aqui vc vai achar o ZR melhor… eu respeito mas penso diferente.

            • eu tb respeito sua opiniao cara,
              mas dos disponiveis hj so vejo ultrapassados que fracassaram nos ultimos anos…
              mudar por mudar (com um salario maior) nao vejo a necesidade.

  • Fica Zé. Fora marcio araujo, Gabriel, Vaz,Romulo, Mancu e mais meia duzia de perebas kkk

  • Muito bom texto parabéns. Sempre coerente.

  • Sai daeeeee!

  • Rapaz, que texto… só faltou uma ode ao Márcio Araújo.

    • Quem sabe semana que vem??? kkkkkkkkk

  • Por que Ze Ruela Ricardo precisa sair?
    Assumiu o time ano passado e promoveu uma única alteração tática,o recuo do Arão.
    A saída de bola segue com o inútil Márcio Araújo entre os zagueiros que sem opções ( Caramujo deveria ser opção) abusam dos chutoes ( padrão implementado ainda por Oswaldo de Oliveira ).
    Sempre que tem vantagem recua o time, entrega a bola pro adversário e fica apenas se defendendo. Tomamos sufoco ate do América MG ( lembram do 2×1?).
    É engessado num modelo de jogo em que o 9 fica isolado, os pontas marcam e o volante arma. Infelizmente não possui conhecimento ou disposição para acabar com esse esquema de jogo.
    Montou o elenco e não pensou numa opção para ausência do Diego. Só queria jogadores de velocidade ( pediu Berrio,Fernandinho e a renovação do Gabriel).
    Fez a pré temporada mas o time ate hoje não tem uma opção de esquema diferente ou uma mísera jogada ensaiada ( vergonhoso).
    Não sabe ler o jogo.
    Ele precisa sair.

    • Urgentemente ou caso contrário passaremos vergonha na copa do Brasil com este Paneleiro

    • Cara, vc tem q mandar o currículo pra Gávea urgente ?

      • Hauhauahau. Nao tem argumento dai mete um copy e paste de uma piadinha ridicula. Hahauahau

        • Porra maluco, vc já pode mandar currículo pro CCAA também !! ?? q orgulho ?

      • Eu sou mongoloide. Copio e colo e fico rindo! Daaaaaa

  • Se o ZR entrar pra ganhar, pode ganhar ou empatar, mas se entrar pensando em não perder, pode empatar ou perder, quero que o ZR acerte o time, mas certas preferências por Vaz, MA, Arão (não está bem), Gabriel e Damião a Vizeu é que a torcida não entende, pode ser que tenha alguém por trás disso, mas fica difícil a torcida entender, e esse jogo feio de chuveirinho, não tem triangulação, a bola chega na lateral e toma cruzamento pro guerrero que não é bom cabeceador.

  • #forazePaneleiro

  • E as covardes retrancas que nos custam pontos, e já nos proporcionou uma desclassificação na Libertadores?

  • Rapaz, se alguém me der uma Ferrari nas mãos, como dizem que o Flamengo é nas mãos do ZR, mas essa Ferrari, dia falta o freio, quando o freio tá bom fica ruim o câmbio, quando este está Ok vêm os pneus carecas…putz… essa Ferrari nunca vai estar 100% nas minhas mãos. Vai ficar ruim tirar o melhor dela. O pessoal vai exigir do ZR agora como se COnca, Everton Ribeiro, Berrio, Rômulo etc estivessem 100% fisicamente e jogando o fino da boa já hoje. Deixem o cara trabalhar, respeitem mais o profissional que ele é…

    • “Deixem o cara trabalhar”, até quando meu amigo? Já tem um ano e esse time não tem uma jogada ensaiada, aliás, tem sim, recua a bola para o goleiro.

      • Não ter “jogada ensaiada” é o seu argumento? Flamengo apresentou padrão de jogo ano passado, quando teve um mínimo de constância do time considerado titular. Esse ano começou o ano bem, e veio a contusão do Diego… não tem técnico bom de “jogadas ensaiadas” que dê jeito num time que precise ficar trocando de peças a cada jogo… o Zé erra, mas quem te garante que o próximo técnico q viria com a saída dele irá colocar o time pra jogar do jeito que você quer, com os jogadores que você quer, com as jogadas ensaiadas que você quer

        • Tem jogada ensaiada? Só responde isso. Esse time treina finalizações? Jogo passado Arão reclamou por está sendo escalado em posição errada e não é só com ele que acontece isso. Guerrero fica lá no ataque sozinho, com o restante do time enfiado quase dentro do gol. Quais foram as melhores partida desse time para você dizer que começou bem? Tá colocando o carioca como parâmetro? Os únicos 5 jogos decentes foram os da Libertadores, restante foi ridículo. Empatou com times reservas de grêmio, Fluminense e botafogo. Tá muito bom esse trabalho.

          • Amigo, sobre as finalizações, esse fundamento é muito mais questão de qualidade do que só de treino. Guerrero nunca foi artilheiro, Everton sempre teve dificuldade, Gabriel nem se fala, dentre outros… Esses caras que não sabem finalizar teriam q parar a carreira e fazer 6 meses de curso intensivo pra fazer gol… sobre o trabalho esse ano, vc falou bem, os 5 primeiros jogos da liberta foram bons, e tudo o que o ZR precisava era de uma vitória fora de casa, um gol q saísse, só isso, pra não estar sendo tão criticado agora, já que q mais importa pra torcida e pter passado da fase de grupos da Libertadores.

            • Concordo…

            • Você sabe quem é o melhor jogador hoje do mundo ???? sabe por que ele é o melhor, por que treina muito. SAbe quem foi o melhor jogador de basquete do mundo ??? pois é, ele foi melhor por que treinava muito. Em qualquer coisa na vida, a gente so fica bom se treinar.

        • Concordo.

      • Alex Fergusson um mito, ficou os primeiros 6 anos no Manchester sem ganhar nada , sabia dessa ? Por isso o futebol brasileiro não evolui… Se não ganhar uma partida já querem mudar tudo.

        • Mas quem disse que eu quero mudar tudo cara? Só acho essa babação para esse técnico exagerada. Pq não tiveram essa paciência com os outros técnicos então? Não vi aqui essa bajulação para Cristóvão por exemplo. Zé insiste em peças ridículas. Recua o time quase sempre e não sabe escalar e substituir bem. Quando terminar o ano e ele não ganhar nada, vamos aqui continuar apoiando tá? Pq da libertadores já fomos eliminados de forma vergonhosa.

        • Por outro lado, Arsene Wenger está há mais de 20 anos no Arsenal e até agora nada, o clube tem se apequenado cada vez mais. O Zidane com 6 meses no Real ganhou uma Champions, e com um ano e meio ganhou duas Champions, futebol não é ciência exata, trabalhos bem feitos é que garantem resultados, e não trabalhos longos.
          E antes de falar sobre esses 6 anos do Ferguson, veja o que já tinha feito na carreira antes do Manchester, talvez assim vc saiba porque o Manchester tinha esperança nele.

          • independente disso, com alguns meses e umas eliminações vcs pediriam a cabeça dele no Flamengo.

            • E se o Manchester tivesse nessa época, trocado de técnico à cada 2 temporadas, será que não teriam ganho mais títulos do que ganharam nesse período?

          • Arsene Wenger foi campeão inglês invicto. Ou isso é nada ?

            • Em 20 anos? É quase nada!!!

        • Alex Fergusson primeiros 6 primeiros anos sem ganhar nada no Manchester? Acredito conhecer outro Alex Fergusson então…kkkkkkk
          E outra, é até de doer você fazer esse tipo de comparação, principalmente pela história que o cara já possuía anteriormente ao Manchester. SRN

          • então me diz o que ele ganhou no inicio dele no manchester. E outra não estou comparando os tecnicos, mas dizendo que é bom dar tempo ao tempo.

            • Copa da Inglaterra e Recopa Europeia, meu caro.

    • Parabéns.

      • Parabens (2)

    • Vc prefere uma ferrari precisando de ajustes ou de um chevette!? Pois eh. Tem nego de chevette andando mais do que a ferrari com pequenos ajustes.

  • É difícil entender algumas opções do Zé Ricardo,preferi Damião , Vaz Marcio Araújo, esquecendo da base , mantendo Muralha e Aarão intocáveis, dando entrevistas pôs jogos completamente superficiais, sem admitir os erros, parece que não quer enxergar a péssima participação de alguns jogadores; substituição sempre aos 20 do segundo tempo , mesmo com o time se arrastando em campo, opção por sempre colocar um volante ao final dos jogos( sem ambição de Vitória) , conformidade com o resultado- pouca cobrança para com seus jogadores. Semana para treinar sem apresentar qualquer melhora.Ele tem o melhor material humano de todos os técnicos que passaram pelo Flamengo, fora um ct de excelência… Já tive muita fé no ze ricardo, mas não consigo enxergar esse futuro vitorioso, espero estar errado.Nada explica não ter colocado o Ederson na argentina, optar por um garoto, gerando uma reação negativa da torcida por um jogador e desenvolvimento.
    Obs: todos dizem que tem o controle do grupo mas é aquela gafe contra o SAN lorenzo, mo qual foi perguntado porque não trouxera o mancuello e disse que fora por questão física, quando na verdade o mancuello estava apto para jogar… Quero saber se teria o mesmo descaso, confundindo a situação dos jogadores, se fosse com Damião Martinho e Gabriel
    Cadê a famosa meritocracia, se nem mesmo vemos os outros jogadores tendo chances….
    SRN

    • Ta na cara que o Vizeu ja ta vendido… nao eh culpa do tecnico.
      tam alguma coisa ali

  • O pessoal esquece, que antes os medalhões vinham pra cá pra treinar pereba.
    Marcelo Oliveira chegou em 3 finais de Copas do Brasil seguidas, classificou o time pra Libertadores em todos os últimos clubes que treinou.
    Roger Machado tá balançando no Galo, tem que ficar de olho.

    Eu tbm era resistente a corta da cabeça do Zé, mas não vai dar, ele tem piorado e recuado muito com míseros 1 a 0. Contra o Atlético-Pr no Maracanã foi ridículo o que ele fez, recuou aos 25min do primeiro tempo pra segurar os 2a0, eu estava no Maracanã. Podiamos ter goleado.

    Tenho pra mim que o Zé acha que se não perder, somente empatar, ele não vai cair.
    Elenco do Flamengo é pra vencer, elenco forte do meio campo pra frente, é pra jogar avançado e não colocar Gabriel pra correr atrás de lateral.
    Quando o Zé começar a queimar o Vinicius ou o Everton Ribeiro porque exige que eles marquem correndo atrás de lateral, o pessoal vai acordar.
    Se nós tomarmos 2 gols e fizermos 3, nós ganhamos o jogo. É melhor que não tomar nenhum gol mas também não fazer pois tem medo de jogar o time pra frente.

  • Vamos por partes: falo por mim. Eu me centro na manutenção de peças como você citou: Gabriel e junto MA como titulares, tendo opções boas e que nitidamente meu amigo não gozam das mesmas chances. Isso me desculpe, mas é notório e negar é tapar o Sol com a peneira. Ronaldo: quantas chances teve? LD? Vizeu? M.Sávio teve, mas me parece que já vai pro banco…e ele mesmo Zé Ricardo falou que iria dar oportunidades à base. Teimosias sim, com peças de valor “duvidoso” que já não servem para o Flamengo que aspira títulos, não de forma incontestável (então para que montar um ELENCO FORTE). Cadê o rodízio: colocar Cuellar e manter MA…porque não Cuellar e Ronaldo, Rômulo e Cuellar (já teve “ene” oportunidades para variar), mas insiste em ter o MA, que vem em má fase, ou você acha que não?
    O questionamento tem que existir…no início você coloca de um modo como se fosse um “pecado” criticar o Zé (eu entendi), só digo que pareceu…
    Sou contra essa de pedir a saída do Zé. Não é por ai, mas o Zé comete erros tolos sim e meu caro foi sim um Vexame, não dá para negar. E foi um erro primário colocar M.Sávio e Rômulo na quele fogo. Não trouxe Mancuello (Argentino, experiente) porque não quis (isto está em matéria: por escolha dele..)
    Quando se assume o futebol de um clube do tamanho do Flamengo tem que saber conviver com as cobranças, pressão…isso é natural, como é no Palmeiras, Corinthians…ate ai tudo OK. Essa é minha visão resumidamente dentro da sua coluna. Quero o bem do CRF e torço que Zé acerte, mas não me furto a criticar e elogiar quando for necessário e que seja respeitada todas as opiniões pró e contra. isso é debate. SRN.

    • Concordo Plenamente com você, mais Zé Ricardo não dá mais é só ver o que aconteceu com a Seleção Brasileira e o Corinthians quando trocou de Técnico, também não sou a favor de trocar de Técnico de mês em mês só que Zé já está a 1 ano e não melhora só piora sem falar das suas Panelas e erros grotescos.

    • Parabéns Almir, sempre ponderado nas suas colocações, a crítica tem que existir, pelo menos para gerar certo desconforto dentro do clube( às vezes parece inexistente).
      Srn

    • Concordo contigo Almir o problema não é criticar…
      O problema não é cobrar…
      O problema é como isso tem sido feito.
      A maioria aqui somente “reclama” e não “critica”…
      Acredito que nem sabem a diferença de uma coisa da outra.
      A crítica pode trazer algum bem futuro a curto, médio ou longo prazo.
      A reclamação “vazia”, ao contrário apenas traz discórdia, tumultua e nubla o ambiente…
      Nada acrescenta a não ser disseminar a IRA e ÓDIO onde se instala.
      A visão turva, e como uma turba insana pregam rótulos e não soluções viáveis á realidade do momento ou ao planejamento do Clube.
      Confio em quem lá está.
      Confio no Flamengo.
      Saudações, grande abraço !

  • Espero que o Flamengo faça uma boa partida e vença o jogo, caso contrário o Zé Ricardo não terá a oportunidade de contar com os reforços a partir do dia 20. Acho que os jogos contra Sport, Avai e Ponte serão decisivos para a permanência do treinador. Particularmente, analisando o que tem no mercado eu prefiro o Zé Ricardo. Contudo está ficando insustentável a permanência dele no time. Até o Conca mesmo fora de ritmo fez pressão.

  • PQP! Até que enfim um artigo sensato. Porém acho difícil, pra não dizer impossível, pedir que esses torcedores corneteiros agissem com sensatez e racionalidade. Eles agem como criancinhas mimadas e birrentas ou como os animais que só tem o instinto e não raciocinam. O técnico pode fazer tudo certinho, mas se o atacante não fizer o gol e o time não ganhar vão dizer que foi culpa do técnico. Haja paciência com essa galera. Tem que mandar esses caras irem “torcer” pro vaso e tumultuarem o ambiente de lá. Cambada de pelassaco. Caras chatos.

  • Vc tem razão em alguns pontos mas em outros não.
    Zé Ricardo vem dando muito mole sim, não é questão de escalar jogador específico, a questão é a insistência em jogadores (seja qual for, mas no Flamengo são sempre os mesmos e que todos sabem) que vem mal a 3-4 partidas seguidas e são mantidos no time titular. Foi preciso uma sequência de inúmeros jogos negativos para o Vaz sair do time, dps de inúmeras bobeadas, precisava chegar a tanto?
    A insistência do Ze com Damião em deterimento do vizeu e outro ponto que não há explicação.
    Como vc disse do Mauro Cesar, o mesmo semana passada fez um questionamento sobre a teimosia do Zé com relação a esses jogadores que não são pro Flamengo (Vaz, Araujo, gabriel, Damião, etc) e que todos sabem serem os preferidos do técnico, sugiro vc assistir esse vídeo.
    E pra finalizar meu caro, tem a questão do esquema tático, não sou técnico e nem estudioso do assunto, mas é claro que o Zé não quer, não gosta ou não sabe montar outro esquema, ele não abre mão dos ponteiros e pra isso coloca jogados fora de suas posições em favor do esquema rético, resultado, não rendem nada (cúmulo foi o arrao de meia mo último jogo.)
    Então o ze Ricardo não é isso tudo não, e se ele não rever seus conceitos vai tomar mais pressão e sair merecidamente do comandando do time do Flamengo.

  • PQP….FINALMENTE ALGUÉM LÚCIDO NESSA PÁGINA.. AMÉM SENHOR… FAÇO SUAS AS MINHAS PALAVRAS. PARABÉNS.

  • Se nao sao 3 volantes o ZR se equivocou em deixar o jogo ser armado pelo Arao e pelo Romulo.

    Se estão fritando o ZR é o mesmo que joga oleo.

    Ate quando Arao e MA serao titulares.

    Caro colunista lembre-se tambem que o Vaz saiu por pressao da torcida, ja que o treinador tem paciencia seletiva.

    Diz que tem elenco, mas os 11 titulares sao sempre os mesmos, jogadores acomodados e o ZR tratando uma eliminacao na primeira fase da libertadores como normal.

    Estamos a deriva e perceber isso com 10 rodadas sera prejudicial.

  • Tem analfabeto funcional que viu o título do texto, olhou para o tamanho e nem se deu ao trabalho de ler, e já começou a falar asneiras aí embaixo.
    Já falei, parece que Flamenguista esteve congelado desde a década de 80 e quando foi descongelado acha que estávamos ganhando tudo nos últimos anos. A cobrança que essa diretoria tem é acima de qualquer outra que eu me lembre. Zé Ricardo vem errando, mas bom é a grama do vizinho, falaram que o Roger era excelente e taí no Galo quase eliminado na Copa do Brasil pelo Paraná, lá embaixo no Br e ruim é nosso técnico. Bom é o Marcelo de Oliveira que não faz um bom trabalho a mais de 2 anos…isso que ano passado estava com um elenco melhor que o nosso.
    Excelente texto, eu também não acho o ZR incontestável e se tivessem melhores opções eu trocaria, mas não tem no mercado ninguém.
    SRN

    • “eu também não acho o ZR incontestável e se tivessem melhores opções eu trocaria, mas não tem no mercado ninguém” É disso que estou falando, imagina trocar ZR por um Cristovão Borges? kkkkkkkkkk

      • Guardada as devidas proporções, da forma como nosso elenco está se desenhando, basta o ZR fazer o que Zidane fez no Real Madrid, apenas corrigir alguns problemas táticos, e deixar o pessoal lá da frente resolver. Não lembro quem disse, mas concordo que ZiZu foi “genial em sua simplicidade”, e acho que o ZR deve fazer o mesmo.

        • eu acho que ele insiste demais em algumas incoerências, como Damicone como preferência de substituto ao invés do Vizeu (acho q serei massacrado, mas não acho o vizeu essa maravilha toda que alguns acham, mas obvio que é melhor que o atual momento do Damião), Vaz sempre fazendo umas merdas e as faltas de oportunidades para L Duarte e Donatti (quando está bem), mais chances para o Ronaldo (Cuellar eu acho um lixo, só serve se for de segundo volante aí talvez eu mude de opinião sobre ele)…Isso que ferra o ZR.

        • Penso assim, penso que os jogadores perdendo tantos gols tbm estão complicando a vida dele, pq treinar finalização treinam todo dia que a Flatv mostra, e todo jogo a gente perde uns gols nada a ver e toma uns tbm, o que eu concordo é com as saidas de Caramujo e Gabriel do elenco..

        • Se fosse facil o luis henrique teria feito o mesmo.

    • Roger classificou o seu time na libertadores………

      • Legal…apesar de q não foi só ele. E sem contar que pegou só timão: Libertad, o poderoso Godoy Cruz e mundialmente conhecido Sport Boys.
        Vamos contratar ele.
        SRN

        • E o catado da chape? Que soh nao entrou pelo extra campo!?

          • grupo fácil também. (não estou falando q não era obrigação do Flamengo passar)

    • A ensaiada do ze de recuar pro goleiro. Kkkkk
      Baita treinador o ze kkk
      Não tem ninguém melhor rs

      • Foi ordem do ZR né? Assistiu o treinamento dessa jogada né?

      • Foi a melhor jogada que eu vi na vida. E olha que estou contando em rodos os esportes coletivos.

      • Aquilo foi sensacional. Vivi pra ver.

  • Cuidado daqui a pouco vai começar a aparecer as Ricardetes,ai vão subir nos saltos e se rebelarem.

    • Já estão locas aiiii ……

    • Esse papo de “Ricardetes” parece até papo de esquerdista falando “coxinhas”… tentando diminuir os outro…amigo, seja racional… se fosse pela Paixão até o Rodrigo Caetano, agora idolatrado por ter trazido o Diego e o Everton Ribeiro, já teria sido escorraçado do Mengão

    • Já apareceu uma

    • Conversa de alto nível essa aqui, heim! kkkkkkkkk

  • Vida de técnico não é fácil, todos tem problemas, até o Dorival Jr. não era unânime no Santos, só não sou a favor de trocar treinador por qualquer um, que venha pra sugar o dinheiro do FLA.
    ZR precisa aprender a jogar pra vencer e não pensar em não perder, precisa escalar os melhores jogadores por meritocracia e não por indicação.

  • A sensação que eu tenho é que o Zé Paneleiro tem um excelente material humano nas mãos, consegue resultados satisfatórios, mas poderia tirar muito mais desse elenco, se não cometesse erros-chave em momentos decisivos.

    Nossas derrotas são sempre naquela hora que você precisa mostrar um algo a mais. Desde o final do ano passado, quando ele inventou Mancuello de ponta direita contra o Corinthians, passando pela derrota pífia contra o Palestino em cariacica, depois as derrotas nos dois turnos do campeonato carioca (que ainda se gabam que ganhamos “invicto” graças a um regulamento bisonho), até as estratégias erradas nos jogos da Libertadores.

    Além disso, a limitação a um único esquema manjado, a não utilização de jogadores que pedem passagem na base, como Vizeu e Ronaldo, além de teimosias irritantes com jogadores medíocres, são motivos suficientes para pedir a demissã do técnico sim senhor.

    • é uma ferrari nas mãos de uma criança….e já foi vaiado em Recife, é melhor ele se ligar…

      • Tamo junto!

    • Uma analogia : sabe aquele casamento que não tá dando certo e a mulher só faz coisas erradas, e ciumenta! O “cabra” chega em casa cansado do trabalho a comida não ta pronta ela apenas com apenas os afazeres de casa. O cara sofre mas fica insistindo, acha que uma dia a mulher vai mudar, mas não só piora! Ela começa a passar chifre nele, a relação só faz piorar, e ele insiste! Pesiste em sofrer com ela fazendo tudo errado! E o tal do corno passivo! Kkkkkkkk.

      E mais ou menos assim que vejo a teimosia em ter o Ze Ricardo no Fla. A insistência muitas fezes só faz mal! Kkkkkkk

      • Melhor separar antes que piore rsrs

    • Essa foi a tradução mais sucinta.

    • Almir, um relato particular:

      No jogo contra o SL, quando eu vi a escalação, pensei: “Errou, o Matheus Sávio vem bem! Deveria ter colocado o garoto, tá com confiança”

      Quando entrou, infelizmente, errou no lance do gol de empate.

      Acompanhando a coluna, vários pensaram como eu. Aquele jogo foi o maior erro do Zé Ricardo, sem dúvida, errou e errou muito. Na postura, em tudo.

      Mas não foi por aquele jogo que caímos. Jogos muito bem contra a Católica, criamos chances e mais chances, pra ganhar o jogo com vantagem. Perdemos todas. Nada na conta dele.

      Contra o Atlético, a mesma coisa, mas em um volume menor. Já sem o Diego, o time teve menos controle ofensivo. Mas, no mínimo, um empate.

      Os 3 jogos em casa não foram fáceis, e ele tem méritos nas suas escalações e posturas, inclusive sem o Diego, com Trauco muito bem pela esquerda. A diferença foi que naquele jogo contra o CAP, os jogadores que tem a obrigação de colocar a bola pra dentro, colocaram.

      • Perdemos também naquela bola do Gabriel na pequena área contra o patético lá na arena. Perdemos pq escalar gabriel de titular do Flamengo é um erro fatal, assim como baidu.

        • Na libertadores não questiono muito o Araujo não, fez bons jogos, e entregou o que se esperava. Fiquei mais tranquilo com ele ali do que com Rômulo, por sinal.

          Agora Gabriel é um caso a ser estudado, não há o que se debater sobre isso. São constatações, e não opiniões. Não é jogador de futebol pro clube de Regatas do Flamengo.

          • Ruan, se vc acha que caramujo corresponde às suas expectativas, aí eu não discuto, apenas rechaço radicalmente, porque um volante que rouba uma bolinha aqui e a entrega ali, e se omite do jogo, incapaz de sair jogando em velocidade, para mim não serve.

            Acho que se o Panela treinasse e orientasse Ronaldo ou Cuellar, dando-lhes as mesmas chances, sequência e ritmo que deu ao baidu, esses caras renderiam muito mais no time titular. Resta saber quais são suas justificativas. “Ah, os treinos…e blá blá blá”
            Fala sério.

            Para se ter uma ideia, o Panela declarou que caramujo era um jogador que tinha muito a evoluir, aos 33 anos, lembra-se?
            Pois, é. Se nossa situação está periclitante, isso se deve às escolhas e obsessões dele, o Zé Panela.

      • Concordaria com isso se fossem 2 jogos.

        Como foram 6 jogos, passaram as duas melhores equipes da chave, nao estou dizendo elenco.

        Ate porque nos so nao empatamos com o atletico pr no maracana por pura sorte. O final do jogo parecia um filme de terror.

        So quem nao tirou ponto do univ do chile em casa fomos nos, daquele time ruim.

        Agora se temos o melhor elenco e temos a terceira melhor equipe do grupo, o problema logicamente vem do treinador. A bola nao entrou? Muda o goleador. Ou ele nao tem gabarito pra isso. O cuca meteu o borja no banco. Esta com problemas depois que voltou? Esta. Mas o que ele muda ele faz sem cerimonia.

        Acho o Zr um treinador pro futuro, mas a torcida quer um treinador pro presente.

        • Que o Zé não tem a cancha do Cuca, Abel, isso não se discute, é constatação e não opinião.

          Tirar o Guerrero e colocar o Vizeu. Pra mim seria isso. Mas o Guerrero vinha bem, talvez na melhor fase dele no Flamengo. Não o tiraria também não. Nem agora eu sacaria ele da equipe, mas pelo menos daria muitos minutos ao Vizeu pra observar o que ele faz com Diego e Everton jogando ao redor dele. Ver movimentação, vontade, participação, seria interessante.

          Acontece que eu não vejo esse treinador pro presente. Gosto e admiro muito o Dorival Jr. Gosto dos times dele. Mas ele também erra, e a torcida tá chegando em um nível que parece que as coisas estão muito óbvias.

          Coisas como “tem que escalar os melhores”, “é claro que esse jogador não rende ai”, “por que não entrou com o Rene ao inves do Trauco?”, é muito fácil de observar depois do jogo, ai fica complicado.

          O técnico merece todas as críticas que vem tendo por que a equipe caiu de produção e ele não mostra uma vontade de ganhar ideal (mas já é bem diferente de ano passado, se pegar os dois jogos contra o Botafogo representam bem isso, ano passado ele meteu 23423 volantes, dessa vez colocou o VJR e Diego quando tinham que colocar, não me venham dizer que “era óbvio que tinha que por desde o início” que é muita mãe diná pra pouca torcida).

          Mas a falta de confiança no trabalho da magnitude que vem tendo, eu sinceramente não concordo. Respeito, mas nem de longe partilho de todas as opiniões.

  • O problema é que o trabalho do Zé tem piorado, ele está regredindo.
    Zé tem tudo pra dar certo, estádio,elenco qualificado, CT etc.
    Um técnico que sabe que nossos melhores jogadores estão na frente, e se concentra mais em defender não merece vencer.
    Por mim já deu de Zé Ricardo.

    • Tamo Junto!

  • Seus argumentos são bons, mas são claramente de alguém que analisa o Flamengo friamente. ZR pode ser inteligente e promissor, mas não pode continuar sendo o “líder” deste grupo, principalmente após a eliminação na Libertadores. Fico com as 2 frases mais certas sobre esta situação do ZR, a primeira do Zico e outra do Edmundo, respectivamente:
    “O medo de perder tira a vontade de ganhar”- Zico
    “É muito elenco e muita pressão para pouco treinador”-Edmundo

    • Eu também acho que é muito elenco pra pouco treinador…

      • A qualidade da torcida é ainda mais inferior.

        • Concordo. Bom é no Corinthians onde eles tiram jogador e técnico ruim de lá na pancada.

        • A torcida é quem sustenta tudo isso, se você acha a qualidade ruim é um direito seu, assim como é direito dos demais achar que o treinador não está a altura das tradições rubro-negras, principalmente no que diz nosso hino, vencer, vencer, vencer…..está acostumado com passar 3 anos sem titulos?? Eu não, e quero mais do meu time em campo, quero impeto de vitoria, e sangue nos olhos….

  • A torcida é mais inteligente que muitos colunistas… A mensagem é clara: sem pressão, não há futebol no Flamengo. Se a raça e o desejo pela vitória não existe naturalmente, com Obina ou Diego, a pressão vai existir. Joguem bola de verdade!

    • O torcedor tem que torcer de verdade também e não ficar só cornetando e pegando no pé to técnico ou jogador.

      • Nao da pra torcer na hora e cornetar em seguida ?
        Trocer e ai da por cima passar a mao na cabeca. Teremos um filho mimado.

      • Veio pro flamengo aguenta a pressao. Quem nao quiser pressao vai jogar no botafogo.

    • Deu certo essa pressão nos últimos 20 anos… nós ganhamos incontáveis títulos que quase não cabem na nossa sala de taças, 1 Br, 1 mercosul e 2 copas do Brasil (uma nessa gestão que não entende nada de futebol…o que mostra que as outras também não sabiam).
      Brigas por rebaixamento…só ano sim e ano não e olhe lá pq as vezes era ano sim e ano sim.
      Mas concordo q sempre vai existir a pressão.
      SRN

      • Acho que faltava elenco e controle das dívidas no passado.

        Agora nao tem mais isso.

  • A fritura do Zé tem a ver com a covardia na insistencia de um esquema tatico unico com pontas marcadores, mesmo tendo um elenco repleto de meio-campo e 3 atacantes de area (e somente 2 pontas Everton e Berrio). Tem a ver com a postura covarde de não impulsionar o time para matar os jogos fazendo 2, 3 gols e atacando, enquanto alimenta a conversinha de posse de bola tocando pra tras, e no final sempre tomamos o empate ou a virada nos jogos importantes. Os apoiadores cegos do Zé Ricardo, não querem ver que a subida do time no ano passado teve a ver com a chegada do Diego, ou seja, a influencia do técnico foi pequena no final do ano, tanto foi assim que no ano passado quando não tivemos o Diego fomos desclassificados ridiculamente, e esse ano tambem. Se o Diego não tivesse sido contratado teriamos terminado o ano em 10o lugar. A fritura dele tem a ver com a insistencia com peças que não funcionam e o não aproveitamento do elenco com meritocracia, basta ver há quanto tempo Arão, Ma e Vaz estão fazendo merda em campo, e os demais jogadores nunca são testados continuamente, ou alguém tem duvida que o Cuellar e o Ronaldo são mais jogadores que o MA, que o Juan e o Donatti são mais zagueiros que o Vaz, ou que a fase do Arão é para sentar no banco. A fritura do Zé tem a ver com sempre trocar 6 por meia duzia tentando manter um esquema que nem sempre funciona (toda vez que um time joga no 4-5-1 contra a gente perdemos o meio campo), e as primeiras peças escolhidas para entrar em campo são Damião e Gabriel. Essa é a razão da fritura do Zé, ele se quiser ficar no cargo vai precisar variar taticamente, e ter mais impeto ofensivo, nenhum técnico que deseja ganhar de 1 x 0 vai se manter muito tempo no cargo no Flamengo.

  • Do conforto do meu sofá, com o smartphone na mão mas sem a cerva citados, vejo o time não evoluir, apesar do tempo do Zé no comando, com pré-temporada e algumas vezes, uma semana inteira para treinar a equipe e, a cada jogo, temos q roer as unhas até o final. Já entendi q o elenco só tem 18 jogadores q podem ser aproveitados e q melhor do q perder é empatar. E quem sabe o dia-a-dia do Flamengo se os treinos todos são secretos…

  • Insanidade é pedir a cabeça de alguem que vive o Flamengo pra ser substituido por mais um Medalhão demitido de algum outro clube muito menor e que já passou por aqui e não fez nada e acharem que isso é sinal de melhora, amo o Flamengo, mas parte dessa torcida dando opinião me dá preguiça. SRN Bom Texto Luiz Henrique Amorim

  • Insanidade quem escreveu esse texto, deve ser uma das Ricardetes,
    Me diga então qual o bom trabalho ele vem fazendo?
    Porque ganhou o Carioca?

    • Me de um nome para substituir ele ó senhor da razão

      • Meu ovo

        • Que Argumento em Cara

          • Foi o que o colunista disse: esses caras não tem argumento e fogem do diálogo.

            • Exato, esse Jailton tá bostejando pela Coluna todo e não aparece com um argumento descente…

      • Fernando Diniz, Marcelo Oliveira, Gallardo, Jorginho, Popoca etc.
        Todos jogam pra frente, Zé joga covardemente.

        • Jorginho? é piada né? Diniz é tão bom que ninguém até hoje contratou. Marcelo Oliveira ano passado com um elenco melhor ficou atrás do “retranqueiro”, Gallardo não sei nem quem é.

          • Obrigado Elder, Eu estaria com a massa pedindo a cabeça dele se tivesse algum melhor que ele para treinar o nosso time, mas não tem nada melhor livre no mercado.

            • Além do técnico falta empenho dos atletas também…Flamengo foi eliminado não é só culpa do ZR, jogadores tem culpa igual ou maior…o time nunca deixou de criar. “ah mais quem escala os perebas é o ZR, por isso perder tantos gols”, que técnico que colocaria o Guerrero no banco? que garantia temos que o qualquer outro jogado no lugar do ridículo Jamal também não erraria? que culpa ele tem de colocar o MS e ele fazer merda (“ah mas o mlk não poderia ter entrado nesse jogo” engraçado pq o mlk do San Lorenzo entrou e não vi fazendo as mesmas merda que o MS, não estou falando que ele seja ruim nem nada…só que ele fez merda)? que técnico tendo só goleiros da base tiraria o Muralha?
              Se tivesse alguém q fosse bom mesmo duvido até que o ZR tinha virado o ano no comando.
              Eu acho que o ZR vai cair e vamos contratar uma bomba estilo Marcelo O. e não vamos ganhar nada.
              SRN

          • Jorginho quase livrou um Vasco cheio de perebas e velhos do rebaixamento. Fez excelente trabalhos onde passou mas nunca pegou um elenco forte.

            • Quase não é livrar. O Joel salvou a gente em 2005…quer contratar ele?
              Jorginho não fez um bom trabalho no Flamengo..Quase não subiu com o Vasco ano passado…mas isso não vamos comentar né?

          • Problema do diniz eh que ele precisa de um tempo. E ninguem nunca tem tempo

            • Acho que o problema do Diniz é simples…é um futebol bonito e rápido, mas o que sempre vai mandar é o resultado. Nenhum torcedor gosta de ver o time dele jogando mal, mas pergunta se entre ganhar um título e jogar bem, duvido quem vai falar jogar bem.
              SRN

        • Fernando Diniz é sacanagem só pode..

    • Não sou insano e nem sou Ricardete.

      Em várias ocasiões aqui na coluna disse que o Campeonato carioca Não vale nada. Zero.

      Considero o trabalho é bom pela avaliação que eu faço de desempenho. O time, antes da série de lesões, nitidamente era um time seguro e equilibrado e espero ver esse time de novo, com a volta dos lesionados e com os reforços.

      Agora…considero um erro tremendo avaliar o momento atual do time e algumas decisões do ZR sem levar em consideração o contexto que o time esta inserido agora.

      Espero grande melhora logo.

      Abraços!

  • Grupo Ninho da Nação , Quiser participar e so chama no what’s. 8387595417. SRN ?⚫

  • Insanidade é esses seus argumentos pífios. Já que gosta de falar de desempenho, fala só o da libertadores por exemplo. Brasileiro ano passado quase todos os times estavam mals, excessões, Flamengo, Palmeiras, Santos e Botafogo pelo elenco que tinha.Carioca não preciso citar que não é parâmetro para nada,né? Me fala da chape te classificado no campo, mesmo com todos os problemas e, o Flamengo com a segunda maior folha salarial não te ganho um mísero ponto fora de casa. Quer comparar o passado para justificar o fiasco do presente, mas vale ressaltar, não tínhamos o dinheiro que temos hoje. O problema não é a posição da tabela, é como esse time continua o mesmo depois da eliminados ridícula na libertadores. Técnico covarde que joga totalmente fechado e colocando jogadores em posições diferentes. Esses começamos o jogo com 4 laterais e 3 volantes, se isso não é covardia, eu não sei o que é. Time que faz um gol e fica recuado até tomar.

    • Juan, o Luiz é muito educado, escreve bem, porém sem querer ofende-lo mas me parece que ele tem um comprometimento com alguém do futebol do clube, do coluna seu lá. E difícil depois de tanto tempo com o ZÉ, esse ano estamos pior do que no ano passado e com tudo jogando a favor. Penso que tem que fazer uma reformação geral no DP DE FUTEBOL, tirar esses jogadores que eram encostados, quebrados e aposentados. Se não servem pra outro time não servem pro flamengo. O time não tem vontade, força física e é lento por conta desse perfil dos jogadores contratados. Não vamos ganhar com Guerreiro, Diego, H.Ribeiro e Conca porque não temos zaga e nem volantes, ninguém marca.

      • Posso te garantir que não tenho comprometimento algum com ninguém do Flamengo. Nem pense um negócio desse, por favor…
        Sou “Tudo pelo Flamengo e nada do Flamengo”.

        No mais, o futebol que jogavamos em Abril me convencia. Era um time equilibrado, consciente e consistente. Espero ver esse time em campo novamente logo logo…

        Abraços!!!

        • Luiz me desculpe por esse comentário. Mas quanto o futebol, certamente essa gestão será lembrada só pelo financeiro do clube, pois o futebol todos não deram nada pra lembrar. Gastam tanto dinheiro e não temos um zagueiro e um volante que merecam estar jogando em um time grande. E outra, flamengo é o único time do Rio que não tem treinador, o ZÉ esse ano conseguiu piorar o time. É uma vergonha sermos o pior do Rio.

  • A unica insanidade que vejo é essa babação de ovo para o Zé ricardo, será ele intocado por parte das ricarzetes. Já passou da hora desse pseudo treinador ser rebaixado para auxiliar.

    • Mas eu não vejo babação de ovo para com o ZR. Pelo contrário.

      Agora…vejo sim uma supervalorização da maioria dos treinadores que vemos por aqui…

      A torcida parece que adora um medalhão.

      Abraços!

      • Realmente, o mercado de técnicos esta escasso, mas o flamengo não pode ficar na mão de juvenil. Abraços, srn.

  • Verdade seja dita. O Zé Ricardo é um bom treinador, tem visão tática, sabe organizar o time com e sem a bola. Contudo, ele está sendo queimado pela insistência de continuar com seus próprios “monstros”. No jogo contra o Botafogo ele tirou o Vaz, já é um começo, entretanto ele não pode colocá-lo novamente como titular. Hoje o Guerrero não joga, então, Zé, não entre com Damião. Vá eliminando, pra ontem, alguns jogadores que não fazem a diferença, ou melhor, fazem, só que para o time adversário.

    Muralha – Pará – Réver – Juan – Renê; MA; Arão, Diego, Ederson, Éverton, Vizeu

    • Ele tem o que? Visão tática? Hhahhahahaahhahahahahahhahahahahahahhahahahahahhahah

      • Você tem, sabichão?

        • Não tem que ter.Ele não é treinador.

        • Calma moça.

    • Concordo com o que disse. Quanto à sua escalação, eu tiraria o Arão e entraria com o Cuellar.

      • No 4-1-4-1 mesmo ou colocaria no 4-2-3-1? SRN!!

        • 4-1-4-1

    • Ele mesmo se queima sozinho dessa forma.

    • Por mais que a torcida não goste, o mediocre MA tem sua razão de ser no time.

      Se tivermos um pouco mais de paciência tenho certeza que colheremos bons frutos esse ano ainda… Mas trocando de técnico, na “louca”, vai dificultar.

      Muralha – Pará – Réver – L[eo Duarte – Renê; MA; Arão, Diego, Everton Ribeiro, Éverton, Guerrero.

      Abraços!

      • Concordo, rubro negro!! O Márcio Araujo, como bem alertado pelo SporTV cumpre uma função tática importantíssima (difícil de explicar para quem não entende disso e só quer ver “dibre”). O Zé Ricardo, por mais que falem o contrário é um bom treinador sim. O problema é o imediatismo, o Flamengo empatou duas seguidas, se ganhar duas seguidas 50% dos que criticam vão mudar de opinião (de novo) e a outra metade vai sumir daqui da Coluna, só voltando quando o Flamengo capengar de novo. Um dia desses um senhor me chamou de alienado por eu falar sobre os “falsos rubro negros”, talvez a carapuça tenha servido para ele, que só aparece aqui para criticar.

        • Né?

      • Luiz essa do Márcio Araújo ter razão de ser no time, está.acima dos limites do que é comentar sobre futebol. Aliás Márcio Araújo, Arão, Manvuello, Rômulo, Rever, Vaz, Donatti, Juan, Damião, Berrio, Gabriel São pesos mortos no flamengo, o flamengo só vai mudar de nível quando se.livrar desses perebas e de mais alguns. A janela está aberta , quem vai querer alguém dessa trup? Ninguém. O maior dedo podre pra contratar é o do flamengo. Mudou um pouco com o H. RIBEIRO, mas veio a recaída com Rodolfo. Encostado, quebrado e sem jogar a um ano, esse é o perfil dos jogadores que agrada a esse DP de futebol.

Comentários não são permitidos.