Matadores nos Estaduais, agora eles sofrem e estão devendo no Brasileiro

Compartilhe com os amigos

Ser artilheiro no Estadual dá moral para o restante da temporada? Pode até ser verdade, mas ao menos neste ano não tem sido assim. Dos 20 clubes da Série A, seis fizeram um artilheiro nas disputas locais e agora vêm seus goleadores naufragarem no nacional.

O pior desempenho é do peruano Paolo Guerrero.. Ele foi o goleador máximo do Carioca, com dez bolas nas redes. Porém, passou em branco em quatro jogos na Série A.

Fred, Gilberto, Kléber e André Lima engrossam a lista de matatores em baixa. Cada um deles marcou somente um tento no Brasileiro, sem qualquer lembrança dos feitos nos Estaduais.

O atacante do Atlético-MG fez dez gols no Mineiro. No total, Fred tem 19 tentos em 26 partidas no ano. Apesar de ser um dos principais goleadores do futebol nacional em 2017, decepciona no Brasileiro: em seis compromissos fez um único gol.

Artilheiros devendo no Brasileiro: Guerrero, Fred e Gilberto

Gilberto fez nove gols pelo São Paulo no Paulista, dividindo a artilharia do torneio com Willian Pottker, então atacante da Ponte Preta. Mas no Brasileiro fez um tento em cinco jogos. Vale lembrar que Pottker não está neste “ranking” porque disputa a Série B pelo Inter.

Kléber, o Gladiador, fez 11 gols pelo Coritiba no Campeonato Paranaense. Já na Série A fez apenas um em sete confrontos e foi em cobrança de pênalti.

André Lima terminou como o artilheiro do Campeonato Baiano, com sete gols. Agora, em dois jogos no Campeonato Brasileiro, tem um gol marcado.

Além dos cinco nomes citados, há ainda o equatoriano Miller Bolaños, artilheiro do Gaúcho com sete gols. Mas o atacante do Grêmio ainda não consta no “ranking” porque não entrou em campo neste Brasileiro. Ele recupera-se de uma distensão muscular na coxa direita.

O Bahia não teve um artilheiro no Baiano, mas teve o goleador máximo na Copa do Nordeste. Foi o meia Régis: seis tentos. No Brasileiro, a média dele é boa: dois gols em dois jogos.

Vale lembrar que o artilheiro do Brasileiro é Henrique Dourado, do Fluminense, com oito gols em oito jogos. Tem a excelente média de um gol por jogo. No Carioca, ele fez seis e foi apenas o quinto na lista de artilharia geral.

Também estão devendo

Participam da Série A do Brasileiro clubes de nove estados diferentes. São baianos, cariocas, catarinenses, gaúchos, mineiros, paranaenses, paulistas, um goaino e um pernambucano.

De todos, apenas os representantes de Santa Catarina (Avaí e Chapecoense), Goiás (Atlético-GO) e Pernambucano (Sport) não fizeram um artilheiro no Estadual.

Se considerarmos os goleadores dessas equipes nos torneios locais, é possível concluir que o desempenho no Brasileiro também tem deixado a desejar.

O melhor marcador do Sport no Pernambucano foi Juninho, com três gols. No Brasileiro ele não fez nenhum. Situação idêntica à de Júnior Viçosa, com a diferença que este marcou seis tentos pelo Atlético no Campeonato Goiano.

Entre os catarinenses que jogam a Série A, o atacante Wellington Paulista, da Chapecoense, fez seis gols no Estadual. No Brasileiro, fez três em oitos jogos. Pelo Avaí, o atcante Denílson fez três tentos no Catarinense. Já na Série A foram três jogos e nenhum gol.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também